Author: administrador

Presidente da Asplan comemora aprovação de PL que flexibiliza regras da legislação ambiental e diz que país ganha com isso

A aprovação do Projeto de Lei 2.159/2021, que estabelece um novo marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil, realizada pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (17), por 267 votos favoráveis e 116 contra, foi celebrada por setores ligados ao agronegócio, entre os quais o segmento canavieiro. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, foi um dos dirigentes que avalia como positiva a aprovação. “O país não deixa de ter regras rígidas e penas até maiores para quem desobedecer à legislação ambiental. Na realidade essa flexibilização permitirá destravar projetos e obras importantes que promoverão o desenvolvimento do país, sem comprometer o meio ambiente, gerando mais empregos e renda”, disse ele.
O dirigente canavieiro lembra que atual marco regulatório tem regras sobrepostas e algumas bem conservadoras e ultrapassadas, o que trava iniciativas importantes e desestimula investimentos responsáveis. “Toda vez que se tenta melhorar e modernizar a legislação ambiental, algumas pessoas se colocam contra e muitas delas até desconhecendo o conteúdo das propostas acusam equivocadamente o agronegócio ou alguém que queria empreender no setor primário no Brasil que não esteja nem ai para o meio ambiente. É preciso acabar, de uma vez por todas, com essa falsa ideia até porque quem planta só sobrevive se conviver em sintonia com a natureza”, afirmou.
 José Inácio reitera que o PL em questão, na realidade, uniformiza e simplifica os procedimentos apenas para os empreendimentos de menor impacto no meio ambiente. O projeto prevê a criação de novos tipos de licenças, diminui prazos de análises e simplifica adesões. Aprovado anteriormente no Senado com 54 votos favoráveis e 13 contrários, o texto voltou para a Câmara porque foi alterado pelos senadores com a inclusão de 29 emendas. Agora segue para sanção presidencial.
Presidente da Asplan, José Inácio elogiou aprovação do PL na Câmara que flexibiliza as regras ambientais

Grupo A.Cândido homenageia motoristas que se destacaram no 1º semestre no programa Operador Sustentável

Não se trata apenas de dirigir, mas de transportar com qualidade e contribuir com o aumento da segurança e conforto dos passageiros de ônibus, além de fazer a diferença no dia a dia, contribuindo com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, através da diminuição da emissão de poluentes no ar. Esses são pilares do Programa Operador Sustentável, uma iniciativa do Grupo A.Cândido, que é desenvolvido em empresas de transporte público urbano e metropolitano na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e que reconhece e premia os motoristas que vão além do dirigir e fazem algo mais. E na noite desta quarta-feira (16), o Grupo reuniu em um jantar e premiou 35 profissionais de João Pessoa que mais se destacaram dentro dos objetivos do Programa no 1º semestre. Foram 29 motoristas de transporte urbano e metropolitano e seis do fretamento.
Os diretores do Grupo, Alberto Pereira, Lorena Dantas e Larissa Nascimento deram as boas-vindas aos profissionais e seus acompanhantes e destacaram a importância daquele momento. “O Operador Sustentável é um Programa de preservação da natureza porque a gente com uma condução mais eficiente e econômica conseguimos preservar muitas árvores e diminuir a emissão de gás carbônico e vocês, nossos motoristas destaques, são protagonistas deste momento e peça fundamental para que isso aconteça”, destacou Lorena lembrando a evolução das empresas e motoristas ao longo dos cinco anos do Programa.
“A gente está em João Pessoa hoje, sábado passado (12) estávamos em Recife, ontem (16) em Campina Grande e quero registrar nossa alegria de estar aqui com vocês que são uma sementinha no meio de mais de mil motoristas e vocês se destacaram. Tenham orgulho  de estarem aqui porque isso significa que vocês fazem a diferença. Se vocês estão aqui é porque vocês fizeram o algo a mais. Todos os nossos motoristas são profissionais, mas vocês foram além disso”, reforçou Larissa.
“Nosso Grupo cresce a cada ano e vocês fazem parte deste crescimento e temos a satisfação de estar aqui, reforçando a importância de cada um fazer sua parte para crescermos juntos”, reforçou Alberto. Também falaram na ocasião, o gerente da Unitrans, Rogério Vieira, Alisson Ricarti, Ângela do Fretamento João Pessoa e Isaac Júnior, do Sintur. Todos reforçaram a importância do Programa e do engajamento dos profissionais para fortalecê-lo. “Esse é um dos Programas mais importantes do setor de transporte coletivo que conheço e vocês são exemplos de profissionais que orgulham todos nós”, reiterou Isaac.
“O Programa nos exige mais responsabilidade, mas com foco, determinação e compromisso é possível fazer a diferença e estar entre os destaques”, afirmou Douglas Lima de Azevedo, que atua no Fretamento há seis anos e foi um dos seis homenageados da categoria. “Só depende da gente porque a empresa nos dá as condições necessárias. Não vou dizer que é fácil, mas é possível ter o privilégio de estar aqui, basta que cada um se esforce e dê o seu melhor”, disse Oriston da Silva, que atua na linha 5110, está há 22 anos no Grupo e há 12 na Santa Maria. “Esse Programa nos estimula a dirigir melhor, a sermos melhores profissionais e a contribuir com o meio ambiente, então só tem coisas positivas. E se muitos conseguem, qualquer um pode também, mas é preciso ter foco e consciência de que melhorar também depende de cada um”, falou Silvio Roberto Araújo que atua há 19 anos no Grupo e, atualmente, está na Transnacional, na linha 5101. Ele entrou no Grupo como cobrador, foi promovido para manobreiro e há 13 anos atua como motorista.
Sobre o Programa
De acordo com estudos feitos por técnicos que acompanham o Programa, por ano, graças a essa iniciativa somente as empresas participantes de João Pessoa (PB) deixam de emitir 1.200 toneladas de Carbono na atmosfera e as de Campina Grande, algo em torno de 360 toneladas. O Programa surgiu na empresa Santa Maria Transportes e fretamento LTDA, em 2013, com outro nome. A partir de 2019, ele se expandiu para todas as empresas de transporte público urbano e metropolitano do Grupo A. Cândido na Paraíba e no Rio Grande do Norte e depois foi implantado nas garagens da Transnacional Locações na Paraíba, em João Pessoa, e em Pernambuco, nas praças de Jaboatão e Goiana.
“Esse é um Programa que não impacta apenas no âmbito das empresas de transporte, mas atinge também o nosso público e o meio ambiente, pois ao evitar freadas e arrancadas bruscas, curvas acentuadas, o operador torna a viagem mais tranquila e agradável para o passageiro. Ao reduzir o consumo de óleo diesel e de pneus, reduzimos também as emissões e descartes no meio ambiente”, finaliza o diretor do Grupo, Alberto Pereira.
Premiação reconheceu o compromisso dos profissionais com uma condução mais consciente
Oriston da Silva, homenageado da noite, e sua esposa Paloma
Lorena Dantas, Alberto Pereira e Larissa Nascimento, diretores do Grupo A.Cândido
Larissa Nascimento, diretora do Grupo, enalteceu a importância do Programa
Isaac Júnior do Sintur prestigiou as homenagens
Homenagens aconteceram num restaurante de João Pessoa
Equipe de instrutores do Grupo A.Cândido
Douglas Lima, um dos homenageados, com a esposa, Rosangela e o filho Júlio
Detalhe do display colocado na mesa dos homenageados
Alberto Pereira, diretor do Grupo A.Cândido,
Alberto Pereira, diretor do Grupo A.Cândido, parabenizou os motoristas
35 motoristas foram homenagedos pelo Grupo A.Cândido

Palestra mostra importância do maturador para a cana-de-açúcar e ganhos para o produtor

‘O manejo ideal para incrementar a qualidade da cana-de-açúcar’. Esse foi o mote de uma palestra técnica que aconteceu na última terça-feira (15), na Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa. O engenheiro agrônomo da Syngenta, Guilherme Corrêa, conduziu o evento abordando os principais fatores e parâmetros que influenciam na maturação da cana-de-açúcar e as vantagens do uso do produto Moddus neste processo. “Ao utilizar o maturador, o produtor tem assegurado maiores ganhos de ATR e TAH porque o maturador surge como ferramenta tecnológica para o aumento do ATR e, consequentemente, para a maior remuneração do produtor”, reiterou o palestrante.
Antes da palestra, o vice-presidente da Asplan, Pedro Neto, fez uma breve atualização sobre notícias do mercado, com foco na taxação anunciada pelo governo americano e seus impactos no preço da cana. “Em cada mercado há um impacto, tem o etanol anidro, o etanol hidratado, o açúcar no mercado interno, o açúcar refinado e a cota americana. Cada um tem um percentual que impacta na cotação do valor da matéria-prima e estimamos que sofreremos um impacto em torno de 19% na formação do preço da cana”, disse ele, reiterando que o produtor não interfere no mercado externo, mas precisa produzir uma cana mais rica, com menos custos.
Em seguida, o diretor do Departamento Técnico, Neto Siqueira, lembrou que é imprescindível que o produtor fique atento aos custos de produção. “Não existe mais aquele velho ditado que era plantar, chover, colher e ganhar. Isso já está ultrapassado. Se o fornecedor não fizer conta, não colocar no papel e conhecer seus custos, ele vai chegar na entressafra sem dinheiro. É preciso focar nestes quatro pilares: vender bem a cana, fazer seus tratos culturais, colher bem e receber bem. Se não produzir com qualidade, não há ganho”, reiterou Neto.
No início da palestra, Guilherme apresentou um vídeo educativo de como o produtor deve proceder corretamente em caso de uso de produtos agrícolas, com cinco regras básicas, passando pela leitura do rótulo dos produtos, pelo jeito correto de aplicação e manuseio, passando pela quantidade correta de aplicação, pela segurança de quem aplica e uso de EPIs e descarte correto das embalagens.
Para falar de maturação, Guilherme lembrou que é preciso entender também de fisiologia da planta, de solo e clima. “O crescimento da cana é irreversível, depois de plantada, ela vai crescer até o final, até florescer. E a partir daí a gente pode chegar a potenciais diversificados levando em consideração vários fatores, a exemplo de variedades, a compactação do solo, as plantas daninhas, as fito toxidades, as pragas e doenças etc. E pensando sobre o TCH, quanto antes a gente colher é melhor”, disse o palestrante.
Sobre a composição da cana, o palestrante lembrou que em torno de 70% da cana é água, e os 30% restantes formam a fibra (casca e bagaço) e o brix (sólidos solúveis). Ele lembrou que o maturador usado na cana tem duas funções. “No início de safra ele é usado como um foguete, para acelerar a curva de maturação, e no final de safra, é usado como paraquedas, para diminuir a queda de ATR no final, principalmente em canas irrigadas”, disse ele.
Apresentando dados de cinco anos de estudos na Zona da Mata de Pernambuco, o palestrante mostrou como equilibrar o ATR por quilo e ATR por hectare. E sobre como enriquecer a cana com o uso de maturadores e fazer a melhor escolha, o palestrante lembrou que é preciso optar por um maturador que seja eficiente, que realmente converta a glicose e frutose em sacarose e que tenha qualidade, sabendo que ele entra rápido na planta e vai funcionar. “É preciso que o maturador não induza o crescimento de sua planta, não corra risco de morte da sua gema pical e não danifique sua soqueira subsequente. Esses são os pontos principais que precisam ser levados em consideração quando se trata de maturador”, explicou Guilherme, lembrando que há três tipos de maturador no mercado, que são os: estressantes, hormonais e fisiológicos.
Sobre se o fertilizante foliar pode substituir o maturador, o palestrante respondeu que não, pois eles são tecnologias complementares que quando são utilizados associados aumentam a produtividade do canavial. Sobre o Moddus, ele lembrou que é um produto de maior rentabilidade e que melhora o ATR, otimizando os custos do produtor porque ele tira mais por hectare, que o mais importante que a dose é o tempo de permanência do produto na planta e que ele é um produto que se paga muito fácil.

Pedro Neto, Vice-presidente da Asplan e Neto Siqueira, diretor do DETEC
Pedro Neto fez avaliações do mercado
Palestra aconteceu no mini auditório da Asplan
Palestra aconteceu nesta terça-feira (15)
Guilherme da COAF teve ligeira participação
Diretor Técnico da Asplan, Neto Siqueira
A palestra foi realizada pelo engenheiro agrônomo da Syngenta, Guilherme Corrêa

Plantão do final de semana registra 195 atendimentos no Hospital de Coremas com maior procura por causa de dores

Entre a sexta-feira (11) e o domingo (13), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede estadual de saúde em Coremas, atendeu 195 pessoas entre entradas na urgência e consultas no ambulatório médico. Foram 50 atendimentos na sexta-feira, mais 75 consultas médicas no sábado e outras 70 no domingo. Neste período, 12 pessoas precisaram permanecer na unidade em observação após o atendimento ambulatorial ou de urgência.

As internações se deram por diversos motivos, entre os quais, pneumonia, trombose, intoxicação exógena, ferida infectada, dor abdominal, infecção do trato urinário, neoplasia pulmonar e etilismo.

Entre os motivos de maior demanda de procura pelo serviço no final de semana, destacam-se pessoas com queixas de dores, com 49 casos, seguidos de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 19 registros. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 17 casos de cefaleia, outros 17 de diarreia, além de seis pessoas com crise nervosa, outras seis com fraturas, e ainda seis pessoas vítimas de sinistros de trânsito com moto e quatro feridas com objetos perfuro/cortantes. Uma pessoa deu entrada na unidade por tentativa de suicídio por ingestão medicamentosa.

 

Hospital de Coremas atendeu 195 pessoas no plantão do final de semana

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 420 atendimentos na urgência e ambulatório e 18 cirurgias e sete partos no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual de saúde em Catolé do Rocha, realizou 428 atendimentos, entre urgências e consultas médicas em ambulatório, durante o plantão do final de semana. No período, ainda foram realizadas 18 cirurgias e sete partos, além de 408 exames laboratoriais, 79 Raios-X e 42 tomografias. Após avaliação médica, 33 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores entre a sexta-feira (11) e o domingo (13).

Foram 131 atendimentos na sexta-feira, outros 178 no sábado e mais 119 no domingo. As causas mais recorrentes de procura pelo serviço foram de pessoas com queixas de dores, com 52 registros, seguido de pacientes para aplicação de medicação própria, com 45 casos. Mas o hospital atendeu ainda 15 pacientes com cefaleia, outros 15 com lombalgia, além de 15 pessoas vítimas de acidentes, sendo 13 com motos e duas no trabalho. O hospital atendeu também pessoas com diarreia (13), com sintomas de síndrome gripal (13), com infecção (12) e com crise hipertensiva (12), entre outras demandas.

No período foram feitas ainda 14 avaliações ortopédicas, nove cardiológicas, quatro avaliações de exames, três avaliações cirúrgicas, além de uma avaliação pediátrica. As cirurgias realizadas durante o plantão foram de colecistectomia (remoção da vesícula biliar), hérnia incisional, perineoplastia (procedimento cirúrgico que visa reconstruir e fortalecer a região do períneo, a área entre a vagina e o ânus), laqueadura (procedimento cirúrgico que tem como objetivo impedir a passagem dos óvulos pelas trompas de Falópio, impedindo a fecundação e, consequentemente, a gravidez), fratura de radio e de úmero, além de uma passagem de fio K em punho (procedimento cirúrgico para estabilizar fraturas ou luxações, utilizando fios finos para alinhar e manter os ossos no lugar).

 

Uma das 18 cirurgias realizadas no Hospital de Catolé neste final de semana
Hospital de Catolé atendeu 428 pessoas no final de semana

Hospital Regional de Patos atende mais de 260 pessoas no final de semana; dores e quedas lideram procura pelo serviço

O plantão deste final de semana (11 a 13) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, ficou marcado pelo atendimento de 261 pessoas e a realização de 14 cirurgias, sendo 13 de urgência e uma eletiva. As queixas de dores e pessoas que sofreram quedas lideraram a procura pelo serviço, com 33 registros cada caso. O hospital atendeu ainda 25 pessoas vítimas de sinistros de trânsito.

Na sexta-feira (11), das 18h à meia-noite, o hospital atendeu 92 pessoas na Urgência e Emergência. No sábado (12) foram mais 80 pacientes e no domingo (13), no plantão de maior demanda, outras 89 pessoas deram entrada na unidade. Das 14 cirurgias realizadas, seis foram vasculares, cinco gerais, duas urológicas e uma ortopédica. No período, 51 pessoas precisaram ser internadas após atendimento médico para observação e cuidados posteriores.

Das 25 vítimas que deram entrada no hospital por causa de sinistros de trânsito, a maior parte delas acidentou-se com motocicletas, com 20 casos, outras três com bicicletas e duas com automóvel. A maior parte das vítimas foi da cidade de Patos, com 15 registros, mas o hospital atendeu também pacientes das cidades de Catingueira, Areia de Baraúnas, Condado, Desterro, Malta, Nova Olinda, Princesa Isabel, São Bento e São Jose de Espinharas.

Além dos 25 acidentados, das 33 pessoas com queixas de dores e das outras 33 que sofreram quedas, a Urgência e Emergência do hospital atendeu ainda 123 pessoas com traumas diversos, 10 por causa de pancadas, nove com dispneia, sete com cortes e outras sete com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de cinco vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), quatro que sofreram mordidas de animais, duas com crise nervosa, outras duas com intoxicação e uma por agressão física, entre outras demandas.

51 pessoas precisaram ser internadas durante o plantão do final de semana
Hospital de Patos atendeu na urgência 261 pessoas durante o plantão do final de semana
Uma das 14 cirurgias realizadas no final de semana no Hospital de Patos
Hospital de Patos realizou 14 cirurgias no plantão do final de semana
Das 14 cirurgias realizadas no final de semana, 13 foram de urgência

Hospital Regional de Patos realiza com sucesso cirurgia inédita na unidade em paciente oncológico

Um paciente do sexo masculino, da cidade de Sousa, de 72 anos, passou por um procedimento cirúrgico inédito nesta quinta-feira (10), em Patos. A cirurgia de lobectomia pulmonar (retirada dos lobos pulmonares) foi realizada pela primeira vez pela equipe do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) – pertencente à rede estadual de saúde –, sob a coordenação do cirurgião Rivaldo Fernandes. O procedimento durou três horas e foi considerado um sucesso pela equipe da unidade.

Esse tipo de procedimento, realizado de forma inédita no Hospital Regional de Patos, é indicado para pacientes que tem neoplasia pulmonar em estágio inicial e consiste na retirada dos lobos pulmonares. “Essa cirurgia é frequentemente utilizada no tratamento oncológico dos pulmões e tem o objetivo de remover uma parte do pulmão doente, normalmente em câncer de pulmão em estágio inicial que era o caso de nosso paciente”, afirma o cirurgião responsável pelo procedimento, reiterando que esse procedimento foi realizado na unidade pela primeira vez. “Isso é uma ampliação da assistência à população que ganha com mais um procedimento”, reitera o médico.

Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado para UTI onde permanecerá as próximas 48 horas em pós-operatório com acompanhamento intensivo de ausculta do tórax, monitorização de sinais vitais, verificação da frequência respiratória e profundidade da respiração, além da monitorização da gasometria arterial e da saturação.

 

O procedimento nunca tinha sido realizado no Hospital de Patos
O medico Rivaldo Fernandes coordenou a equipe e conduziu a cirurgia
Após a cirurgia o paciente foi encaminhado a UTI onde permanecerá por, pelo menos, 48h
A cirurgia foi realizada num paciente de 72 anos da cidade de Sousa
A cirurgia de lobectomia pulmonar foi feita pela primeira vez no Hospital de Patos
A cirurgia durou três horas

Hospital de Catolé do Rocha ganha nova sala para pequenas cirurgias

Os pacientes que precisam realizar pequenos procedimentos cirúrgicos de retiradas de cistos subcutâneos, remoção de sinais e outras intervenções eletivas de baixa complexidade já têm essa disponibilidade no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade do Governo da Paraíba, em Catolé do Rocha. O serviço começou a funcionar, nessa quinta-feira (10), com o atendimento de pacientes previamente agendados. As cirurgias são realizadas semanalmente (nas quintas e sextas-feiras).

Para ter acesso ao serviço, basta que o interessado se dirija até a recepção do hospital, na primeira quinta e sexta-feira de cada mês para preencher uma ficha, fazer a consulta, passar por uma avaliação e marcar a data do procedimento.

“Os procedimentos eletivos mais complexos precisam ser agendados previamente porque há todo um preparo prévio do paciente, inclusive com exames e preparação do bloco cirúrgico e equipes, mas essa ação de retirada de cistos e sinais é um procedimento simples que não necessita desse preparo e ocorre no espaço ambulatorial”, explica o médico Germano Lacerda,  responsável pelos procedimentos, junto com a equipe de apoio da enfermagem da unidade.

De acordo com o diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, para ordenar o serviço, escolheu-se manter a primeira quinta e sexta-feira de cada mês para as demandas de avaliações clínicas e as quintas e sextas-feiras subsequentes para a realização dos pequenos procedimentos. “Isso tanto agiliza a realização dos mesmos, atendendo de forma ágil a população, como ordena o serviço sem interferir nas demais demandas cotidianas de nossa unidade”, ressaltou.

A avaliação e o exame clínico são feitos no ambulatório do hospital e o paciente só precisa apresentar documentação e cartão do SUS para ser avaliado e ter seu agendamento confirmado.

O serviço de pequenas cirurgias agora conta com nova sala no Hospital de Catolé
O médico Germano Lacerda é o responsável pelos procedimentos
As pequenas cirurgias eletivas são realizadas as quintas e sextas-feiras no Hospital de Catolé

Hospital de Catolé do Rocha realiza Ciranda de Serviços e atende população de Riacho dos Cavalos e região

Das 9h às 17h desta quinta-feira (10), a população de Riacho dos Cavalos e municípios circunvizinhos pôde usufruir de diversos serviços médicos e exames de ultrassom sem precisar ir ao Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha. Isso graças a uma Ciranda de Serviços que foi realizada na sede da Escola Municipal Daniel Carneiro. Para usufruir dos serviços, a população apresentava o cartão do SUS, preenchia uma ficha e era direcionada ao serviço escolhido.
Nesta ação, o Hospital de Catolé levou especialistas em Cardiologia, Reumatologia, Endocronologia, Ortopedia, Gastroenterologia e Clínicos Gerais para realização de consultas médicas. Houve ainda a realização de exames de ultrassom e de avaliação cirúrgica. O diretor geral do hospital, o médico Fábio Cardoso, explica que essa ação está inserida nas atividades do Orçamento Democrático. “O governador vem ouvir as sugestões da população hoje na ODE realizada em Riacho dos Cavalos e durante o dia a gente trouxe serviços reforçando a importância do atendimento em saúde disponibilizado pelo governo estadual”, destaca o diretor.
A dona de casa, Maria do Socorro Silva foi uma das que aproveitou a Ciranda de Serviços para se consultar com o cardiologista. Com arritmia e cansaço, ela passou por consulta e recebeu orientações do médico e indicação de alguns exames. “Foi bom ter essa chance de ser consultada em minha cidade, sem pagar nada e ainda receber orientação do que devo fazer”, disse ela. A agricultora Josefa de Fátima, grávida de sete meses, aproveitou para realizar uma ultrassonografia. “Foi bom porque vi que está tudo bem com meu bebê”, disse ela, que também realizou consulta com o cardiologista.
Um dos exames de ultrassom
Serviços foram ofertados na escola municipal de Riacho dos Cavalos
Parte da equipe do Hospital que participou da Ciranda de Serviços em Riacho dos Cavalos
Os serviços foram ofertados na sede da escola municipal da cidade
O serviço de ultrassonografia foi um dos mais procurados
Consulta com ortopedistas durante a Ciranda de Serviços
Consulta com cardiologista
Consulta com a reumatologista
Clínico Geral diante atendimento na Ciranda de Serviços
Algumas grávidas aproveitaram para ver como estava a gestação
A Ciranda de Serviços também teve avaliação cirúrgica

Hospital de Coremas atende mais de 230 pessoas no plantão do final de semana

OHospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (4) e o domingo (6), 238 pessoas. Foram 77 atendimentos na sexta-feira, mais 83 no sábado e outros 78 no domingo, entre consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência.

Neste período, 17 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de complicações provocadas por cirrose hepática, pneumonia, hérnia inguinal, abcesso, Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), pé diabético, sindrome de Chiari, lombalgia, aborto, lipotmia e extirpação de lesão de pele.

A maior demanda de procura pelo serviço no período foi de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 57 casos, seguida de pessoas com queixas de dores, com 52 ocorrências, e de traumas, com nove registros. Mas, entre outras intercorrências, o hospital atendeu ainda nove pessoas com crise nervosa, sete com reação alérgica, seis com dificuldade de urinar, cinco com fraturas duas com ferimento por objeto perfurocortante, além de uma pessoa por tentativa de suicídio.

 

Uma das consultas médicas realizadas no Hospital de Coremas no fnal de semana
Um dos atendimentos no final de semana no Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atendeu 238 pessoas no plantão do final de semana