Asplan
Comemoração do Dia Internacional da Mulher é realizado na Asplan com muitas atividades
As funcionárias da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e alguns produtores que passavam pela entidade na manhã desta terça-feira (07) aproveitaram a comemoração do Dia Internacional da Mulher, para participar de ações preventivas de saúde e de cuidados faciais. Coube a equipe de Promoção da Saúde Corporativa da Unimed JP a realização de testes de glicemia e aferição de pressão arterial, a promoção de uma palestra educativa com foco no público feminino e ainda uma sessão de dança e alongamento. A consultora da Mary Kay, Luciana Souza, realizou sessões de cuidados faciais e deu dicas importantes de como limpar, hidratar e nutrir a pele do rosto. Depois das atividades, todos saborearam um lanche diversificado e saudável, com frutas, sucos, salada, sanduiches leves e bolos caseiros.
A ação preventiva de saúde foi coordenada pela psicóloga Roberta Mota que, junto com as enfermeiras Kézia Souza e Rosilene Pacheco e o professor de Educação Física, Claudney Forte, fazem parte da equipe multiprofissional de Promoção de Saúde Corporativa da Unimed João Pessoa. Após a realização dos testes de glicemia e aferição da pressão arterial, cujos resultados, com raras exceções, foram bem satisfatórios, houve a realização da palestra ‘Mãe, Mulher e Trabalho’, feita pela psicóloga Roberta Mota, que abordou a multiplicidade da jornada da mulher, que precisa se desdobrar para exercer seus muitos papéis na sociedade.
“A mulher é dona de casa, esposa, profissional, filha e mãe, enfim, assume muitas atribuições e não pode deixar de cuidar da sua parte física, mental e psicológica”, destacou Roberta. Fazer atividade física regular, dormir bem, partilhar compromissos, ter uma dieta equilibrada, segundo a palestrante, são questões fundamentais para a mulher ter uma vida mais saudável, produtiva e feliz. Depois da palestra, houve uma aula de dança e alongamento, com foco no controle da respiração. Teve ainda a sessão beleza, com ações de limpeza de pele e cuidados faciais com os produtos da Mary Kay. Todas as participantes ganharam de brinde um caneta estilizada e uma mensagem alusiva à data.
A assistente administrativa e financeira da Asplan, Vilma Maria Machado, participou de todas as ações e elogiou a iniciativa da entidade. “A Asplan está de parabéns, pois nós mulheres nos envolvemos tanto no trabalho e nas tarefas domésticas que nos esquecemos de nós mesmas. Essa ação de hoje serviu como um alerta para mim que percebi a necessidade de cuidar mais de minha saúde, de meu bem estar. Essa iniciativa junto a Unimed foi muito boa e espero que tenhamos mais oportunidades de outros eventos desse nível”, afirmou a funcionária.
A comemoração do Dia Internacional da Mulher junto com a equipe de Promoção de Saúde Corporativa da Unimed JP, segundo a gerente administrativa da Asplan, Kiony Vieira, foi o início de um programa interno de saúde preventiva voltado para todos os funcionários, a partir do qual serão realizadas diversas atividades com foco na melhoria da qualidade de vida realizar ações pontuais e regulares de cuidados com a saúde, visando o bem estar de colaboradores e associados. “A ideia é ter, regularmente, ações que abordem essa temática de saúde preventiva, seja com palestras, dinâmicas de grupo, ginástica laboral, entre outras atividades”, esclarece Kiony.
Asplan vai realizar ação de saúde preventiva em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Os funcionários, especialmente, as colaboradoras da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) terão, nesta terça-feira (07), a oportunidade de participar de uma ação preventiva de saúde. Trata-se de uma parceria da Associação com a UNIMED João Pessoa que, através do programa ‘Viver Melhor’, vai promover diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A ação de Saúde Corporativa na ASPLAN acontece a partir das 8h, na sede da entidade, no Centro de João Pessoa, e inclui verificação de pressão arterial, testes de glicemia, a realização de atividades físicas e apresentação de vídeos. Para tanto, a UNIMED vai disponibilizar uma equipe multiprofissional com as enfermeiras Kézia Souza e Rosilene Pacheco, o professor de Educação Física, Claudney Forte e a psicóloga, Roberta Mota.
A gerente administrativa da Asplan, Kiony Vieira, destaca que a iniciativa busca além de comemorar uma data tão especial do calendário feminino, iniciar um programa interno de saúde preventiva para todos os seus funcionários. “Estamos com essa ação não apenas comemorando o Dia Internacional da Mulher, mas começando, efetivamente, a implantar um programa que busca dar orientações, realizar ações que melhorem a qualidade de vida, saúde e bem estar de nossos colaboradores e associados”, afirma Kiony.
Sobre o Viver Melhor
O Viver Melhor é um serviço exclusivo da Unimed João Pessoa, onde são desenvolvidas ações voltadas para promover a saúde, qualidade de vida e bem estar dos clientes. Essas ações que fazem parte dos programas de Promoção da Saúde da Unimed JP tanto são desenvolvidas em espaço próprio, no Bairro dos Estados, como junto aos clientes em locais previamente acordados como esse da Asplan. O projeto está integrado à nova modalidade de assistência, dentro da filosofia de atenção integral à saúde. Com o Viver Melhor, é possível prevenir e controlar as doenças, de forma personalizada, em vez de tratar as consequências. Os serviços são oferecidos sem custos para os usuários do plano.
Discurso do presidente de desburocratizar processos do MAPA anima produtores rurais da Paraíba
O discurso do presidente da República, Michel Temer, durante o lançamento estadual do Afro+, nesta segunda-feira (20), em São Paulo, animou os produtores rurais da Paraíba porque atende um pedido antigo da classe produtiva nacional de desburocratização de ações do Ministério da Agricultura, com fins de modernização da agricultura brasileira. “É mais um aceno lúcido de um governo que dá a devida importância ao setor produtivo nacional”, afirma o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso,
“Assim como os produtores, o presidente Temer entende que com acesso mais fácil ao crédito e com menos burocracia, o setor produtivo pode alavancar a economia brasileira e isso é uma verdade já que somos um setor que tem forte participação no PIB nacional e uma presença de destaque no cenário macroeconômico brasileiro e que pode fazer a diferença, como vem fazendo, no desenvolvimento do país”, argumenta Murilo Paraíso, reiterando que o governo federal está de parabéns pelos acenos positivos que vem dando ao setor produtivo nacional.
O Agro+ tem o objetivo de dar mais eficiência à produção agrícola nacional através da desburocratização dos procedimentos do Ministério da Agricultura. Para elaborar o Programa, o governo federal consultou mais de 80 entidades ligadas ao agronegócio e ONGs e constatou que os atuais procedimentos adotados pelo MAPA não mais condizem com a realidade do setor produtivo brasileiro. Com medidas de curto, médio e longo prazos, o Agro + tem dois eixos: Modernização e Desburocratização e o Marco Regulatório do Plano de Defesa Agropecuária. O foco maior é a redução da burocracia, que hoje interfere na execução dos serviços.
Posse do novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária tem participação do presidente Temer, de ministros e várias autoridades
A posse do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), nesta terça-feira (14), na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), no Dúnia City Hall, em Brasília (DF), foi bastante prestigiada e contou com a presença do presidente Michel Temer, vários ministros, deputados, senadores, governadores e prefeitos. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, que está na capital federal onde cumpre compromissos da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), também participou da solenidade.
A Frente, denominada como a mais combativa e atuante do Congresso Nacional, com 222 deputados e 24 senadores, era dirigida pelo deputado Marcos Montes (PSD-MG). Em seu discurso, Nilson Leitão destacou que há uma extensa pauta a ser defendida pela Frente. “Precisamos aperfeiçoar o nosso trabalho no Legislativo. É preciso, por exemplo, superar o famoso custo Brasil, acelerar os processos de licenciamento ambiental e aprovar uma nova legislação para o trabalho rural”, disse o novo presidente.
O dirigente da Asplan, que estava acompanhado dos deputados federais da Paraíba, André Amaral e Efraim Filho, lembra que o setor rural, embora seja um dos grandes responsáveis pelo progresso do Brasil, ainda não tem o devido reconhecimento da sociedade. “O trabalho desta Frente é de suma importância para mudar a mentalidade de alguns setores da sociedade, pois apesar do setor rural ter grande participação no PIB Nacional, gerar milhares de empregos, renda, riqueza e produzir alimentos, ainda somos injustamente vítima de preconceito ideológico, de uma parcela da sociedade que não enxerga a evolução do agronegócio”, destaca Murilo Paraíso. Ele lembra que essa falsa imagem já começa a mudar com o trabalho da Frente que, aos poucos, vai consolidando a realidade de que o agronegócio é um dos principais alicerces da economia nacional.
Asplan vai participar dos debates sobre Gestão Estratégia das Águas
O Seminário de Gestão Estratégica das Águas, que acontece nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16), na sede Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, terá a participação da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), através do produtor Neto Siqueira. “Entendemos que esse tema é de suma importância, principalmente pela gravidade da atual situação hídrica da Paraíba, além de ser um assunto que nos interessa diretamente, já que não se produz sem água, de forma que nós não poderíamos deixar de estar presente”, destaca o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, que não poderá ir ao evento porque cumpre essa semana agenda de compromissos em Brasília.
O evento vai reunir dirigentes brasileiros e norte-americanos para discutir estratégias de manejo eficiente dos recursos hídricos que impulsionem o desenvolvimento sustentável da Paraíba e da região Nordeste. A proposta é definir uma agenda estratégica para a gestão e usos dos recursos hídricos. A programação do evento inclui ainda a realização de palestras com dirigentes norte-americanos e brasileiros e também a apresentação do projeto Colorado-Big Thompson, uma das obras mais importantes de integração de bacias hidrográficas, com eficiente uso da água para a agricultura, a indústria, o município e doméstico. A apresentação será feita pelo diretor geral da Northern Colorado Water Conservancy District, Eric Wilkinson.
Promovido pela Fiep e Sebrae Paraíba, o seminário conta com apoio do Governo do Estado, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, PNUD, Faepa e Sesi. O público alvo são gestores públicos e representantes e técnicos de instituições, universidades e empresários convidados. Quem quiser, pode acompanhar as palestras do primeiro dia do seminário, em tempo real, pela internet. Para isso, é preciso cadastrar-se previamente no site gestaodasaguas.fiepb.com.br.
Energia limpa e renovável volta a ser pauta de debates do Renova Bio
Os integrantes do Renova Bio, programa que prevê o avanço do setor de biocombustíveis no país até 2030, voltam a se reunir, nesta quarta-feira (15), as 13h30, no auditório térreo do Ministério de Minas e Energia, em Brasília (DF). A reunião, que vai contar com a participação do presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, vai ser conduzida pelo Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Dr. Márcio Félix.
O Renova Bio, explica Murilo, tem como foco debater e buscar soluções para sustentabilidade ambiental, econômica e financeira, bem como estabelecer regras de comercialização e o investimento em novos biocombustíveis, como o etanol de segunda geração, o biodiesel HVO (óleo vegetal hidratado), o diesel de cana, o biogás/biometano e o bioquerosene. Ele lembra que o etanol é parte fundamental do compromisso brasileiro de enfrentamento das mudanças climáticas, assumido na COP 21 (Conferência do Clima da ONU) e ratificado pelo Congresso Nacional e pela Presidência da República.
Na pauta da reunião desta quarta-feira, consta a apresentação da consolidação das várias contribuições encaminhadas por entidades e associações da indústria de biocombustíveis ao Programa, além de esclarecimentos sobre o processo de consulta pública do documento resultado dessa consolidação, que incluirá as diretrizes estratégicas para a expansão da produção de biocombustíveis no Brasil, baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado.
“No que diz respeito ao nosso setor, defendemos o estímulo à produção de energia limpa e renovável. O mundo caminha nessa direção e o nosso país tem potencial para se destacar neste aspecto”, afirma Murilo Paraíso, lembrando que projeções de institutos especializados ligados ao setor sucroenegético apontam que o Brasil deverá produzir 54 bilhões de litros de etanol em 2030, Atualmente, o país produz cerca de 28 bilhões de litros de etanol por safra.
O Renova Bio tem a participação dos ministérios da Agricultura, de Minas e Energia, da Fazenda e da Indústria e Comércio e é executado em parceria com representantes do setor sucroenergético nacional.
Presidente da Asplan vai receber o título de Cidadania Paraibana
O engenheiro civil e produtor canavieiro, Murilo Correia Paraíso, atual presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), receberá o titulo de Cidadão Paraibano da Assembleia Legislativa. A autoria do Projeto de Lei de Nº 1.147/2016, aprovado em plenário em dezembro do ano passado, é do deputado Tovar Correia Lima, que apesar de ter sobrenome igual ao homenageado não tem grau de parentesco com o agraciado. A entrega do título ainda não foi definida, mas deve ocorrer em maio, mesmo mês que a Asplan completa 60 anos de existência.
“Murilo já adotou e foi adotado pela Paraíba, onde mora desde 1977, e ao longo deste período prestou relevantes serviços ao nosso Estado, primeiro como empresário na área de Engenharia Civil, por causa de sua formação profissional, depois no setor agrícola, mais especificamente da cana-de-açúcar, dando importante contribuição para a economia local, através da geração de emprego e renda, de forma que é merecedor dessa homenagem e reconhecimento”, justifica o deputado Tovar Correia Lima.
O homenageado, que é natural de Recife (PE), já tem raízes na Paraíba, uma vez que seus três netos nasceram em João Pessoa, e afirma que independente de título já se sentia, de fato, um cidadão paraibano. “Moro aqui há 40 anos, adotei essa cidade no meu coração, escolhi a capital paraibana para viver com minha família e foi na Paraíba que consolidei os meus negócios, tanto na área de construção civil, quanto na agricultura, de forma que fiquei muito feliz e honrado com essa homenagem que vai formalizar um sentimento que eu já nutria há muito tempo. Costumo dizer que tenho dupla cidadania, uma de Recife, cidade que eu nasci e também amo, e outra é a Paraíba, Estado que adotei e que me acolheu tão bem”, finaliza Murilo.
Se depender do homenageado, a entrega do título deverá ocorrer em maio, o mês que a Asplan completa 60 anos de atividades. “Ainda vou ver com Tovar a possibilidade de marcarmos a solenidade no mesmo dia das homenagens a Asplan, já que estarão aqui convidados de outros estados ligados ao setor canavieiro que são meus amigos e companheiros de trabalho”, disse Murilo.
PL que garante Porte Rural de Arma de Fogo a produtores e trabalhadores do campo está pronto para ser apreciado em plenário
Uma reivindicação antiga dos residentes rurais, sejam eles produtores ou trabalhadores, que se mostra bem necessária em tempos de tanta insegurança no campo, que é a permissão do Porte Rural de Armas pode se concretizar muito em breve. Isto porque o Projeto de Lei 3722/2012, de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), que altera o Decreto-lei nº 2.848, de 1940 e revoga a Lei nº 10.826, de 2003, está pronto para ser apreciado em plenário. A aprovação do PL garantirá o Porte Rural de Arma de Fogo aos proprietários e trabalhadores, maiores de 25 anos, residentes na área rural, e que dependam do emprego de arma de fogo para proporcionar a defesa pessoal, familiar ou de terceiros, assim como, a defesa patrimonial.
O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, enfatiza a importância da aprovação e sanção do PL, destacando que essa é uma grande conquista para ampliar a segurança no meio rural. “A insegurança no campo é muito comum entre aos residentes na zona rural, que vivem de forma isolada, desarmados, enquanto os bandidos estão todos armados. O porte vai permitir que haja mais proteção por parte dos produtores e trabalhadores”, acredita Murilo.
Conforme o PL, a licença para o porte rural de arma será concedida mediante apresentação documental, comprovante de residência em área rural e atestado de bons antecedentes. A licença terá validade de 10 anos e é restrita aos limites da propriedade rural, condicionada à demonstração simplificada, à autoridade responsável pela emissão, de habilidade no manejo da categoria de arma que pretende portar. A arma de fogo do titular será cadastrada e registrada no Sistema Nacional de Armas (SINARM). O artigo 89 do texto também atenta que não comete delito o proprietário e o trabalhador residentes na área rural encontrados, nos limites da propriedade, com arma registrada.
Para o produtor canavieiro, Neto Siqueira, o porte legal de arma em propriedades rurais, é muito pertinente, importantíssimo e vital para a segurança do proprietário rural e moradores do campo, não apenas da Paraíba, mas do Brasil. “Como todos nós sabemos, o aparelho da segurança pública não tem efetivo para dar cobertura às propriedades rurais, onde os marginais agem quase que livremente, porque sabem que os proprietários rurais hoje não tem nenhum direito de usar uma arma, mesmo que seja em legitima defesa”, afirma Neto. Para ele, esse porte de arma vai assegurar, de imediato, uma redução dos roubos e assaltos no campo. “Ora, uma vez que o marginal sabe que o produtor pode estar armado e se defender de igual para igual, ele vai pensar duas vezes antes de ir cometer qualquer crime”, argumenta o produtor, que lembra a importância de quem for portar arma fazer cursos de habilidade no manejo da categoria de arma que pretende portar.
BB disponibiliza R$ 12 bilhões para pré-custeio, volta a apoiar cultura da cana-de-açúcar e se consolida como banco do agronegócio
Apresentação do ‘Investe Agro’ e do custeio antecipado foi feito hoje (09),
durante evento direcionado a produtores rurais da Paraíba, na Asplan
A importância do Banco do Brasil na vida do agricultor, como o principal agente fomentador de investimento, foi ressaltada hoje (09), durante evento que reuniu produtores canavieiros, dirigentes do Banco, representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao Agronegócio. Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), foi feita a apresentação do Custeio Antecipado, que dispõe de R$ 12 bilhões para investimento da safra agrícola 2017/2018, e o lançamento do ‘Investe Agro’, uma linha de crédito da instituição destinada ao financiamento de máquinas e equipamentos novos e usados, nacionais e importados, que abrange uma linha de itens financiáveis bem variada.
O diretor tesoureiro da Asplan, Oscar Gouvêa, foi um dos que reforçou a satisfação dos produtores em ter o Banco de Brasil, após um hiato de quase dez anos, como principal fomentador do desenvolvimento da cultura canavieira. “A participação do Banco do Brasil na vida do produtor é histórica e é de uma dimensão enorme, pois ela se constitui na mola propulsora de um incentivo seguro e certo, de forma que estamos muito felizes com essa disponibilidade de novos recursos, principalmente, direcionados a cultura da cana-de-açúcar”, destacou Oscar.
O presidente da Asplan, reiterou a importância da parceria BB/Asplan, enaltecendo o destaque do setor na economia local. “A cultura da cana-de-açúcar representa 33% do PIB agrícola do estado, é a que mais emprega no campo, mas precisa de incentivo para continuar produzindo”, disse Murilo. O chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, João Ágrima, que representou o secretário Rômulo Montenegro na ocasião, enalteceu as ações do estado no setor agrícola, reforçando a importância da cultura canavieira no desenvolvimento da Paraíba.
A Superintendente Estadual do BB na Paraíba, Maristela de Oliveira Salles, destacou que a principal atividade agrícola impactada pelo pré-custeio no estado é, sem dúvida, o setor canavieiro e que o Banco tem o objetivo de se consolidar no papel de principal agente financeiro do agronegócio no país, onde atualmente responde por 61% da participação no setor em nível nacional. Indagada pelo vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato, sobre como se dá o direcionamento de projetos de assistência técnica do banco, a superintendente reiterou que o BB não interfere nesse processo, apenas exige que o projeto seja encaminhado por um agente que tenha credenciamento junto à instituição, como é o caso da Asplan. Neste aspecto, o presidente da Associação, lembrou que o consultor Cristiano Aguiar, especialista em Finanças Corporativas e Bancárias e gestão empresarial, está à disposição dos associados da Asplan para orientar na elaboração de projetos e sugerir os encaminhamentos necessários para ter acesso ao crédito disponibilizado pelas instituições bancárias.
O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, enalteceu ainda a importância dos esclarecimentos sobre as novas linhas de crédito, agradeceu a participação dos dirigentes e gerentes do Banco do Brasil e alertou os associados para a importância de atualizarem seu Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Como foi dito aqui hoje, uma das exigências do Banco para o acesso aos recursos para investimento na agricultura empresarial é a questão das licenças ambientais. Apesar de ainda ter um certo tempo para o fim do prazo para regularização do CAR, é importante que quem ainda não finalizou seu processo não deixe para última hora”, disse ele, lembrando que a Asplan tem um Departamento Técnico à disposição dos associados para orientá-los neste processo. O prazo original para o cadastro era de maio de 2017 e foi estendido para dezembro de 2017. A prorrogação ainda poderá ir até dezembro de 2018, a critério do Poder Executivo.
Projeto cria circuito turístico para a cachaça
Grande produtor de cachaça, o Brasil pode ter um circuito turístico voltado para a promoção desse produto muito apreciado e consumido no país. Isto se for aprovado o Projeto de Lei, de autoria do deputado Antônio Goulart dos Reis (PSD-SP), que tramita, de forma conclusiva, nas Comissões de Desenvolvimento Econômico, de Turismo e de Constituição e Justiça da Câmara. A proposta que cria o Circuito Cultural e Turístico da Cachaça recebeu elogios da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).
O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, apoia o projeto é destaca que essa iniciativa é mais um incentivo à produção da cachaça. “Incluir a cachaça no circuito Histórico e Cultural do país é mais um passo no reconhecimento da importância deste produto, genuinamente nacional, que tem implicações na economia, através da geração de emprego e renda, e também na geração de novos negócios”, destaca Murilo.
“O Circuito tem como principal objetivo a valorização e divulgação de várias marcas de cachaça, localizadas nas diversas regiões do país, com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços e um estímulo para os seus produtores”, destaca a justificativa do projeto que pretende ainda oferecer os produtos genuínos de cada região produtora do Brasil, a preços diferenciados.
Dentro das regras do circuito, cada Estado pode definir um calendário e realizar eventos que divulguem a bebida. E só pode ser incluído o produto que estiver de acordo com as normas brasileiras de produção e comércio de bebidas no país. A legislação define como cachaça a aguardente produzida, exclusivamente, no território brasileiro, a partir da cana-de-açúcar, com graduação alcoólica entre 38% e 48%. A bebida também pode ser considerada adoçada (a depender da quantidade de açúcar na composição) e envelhecida (se esse tempo for de pelo menos um ano).