Author: News Comunicação
Deputado Jeová Campos assina nota pública de defesa da independência funcional do desembargador Siro Darlan
“O Desembargador Siro Darlan está respondendo a dois pedidos de punição disciplinar que não encontram respaldo jurídico em nenhuma peça do Direito Constitucional. Ao invés de réu, ele é vítima e pela sua história, trajetória e caráter tem o meu mais irrestrito apoio e admiração. Além de ser um magistrado que sempre honrou a toga que vestiu, Siro é um ser humano ímpar, com uma visão humanista como poucos e não merece passar pelo que está passando, mas, o ‘sertanejo é, antes de tudo, um forte’ e essa frase, uma das mais famosas da literatura brasileira, dita por Euclides da Cunha na obra “Os Sertões”, se encaixa bem neste cajazeirense que ganhou o mundo e fez história na magistratura brasileira no Rio de Janeiro e além disso ainda é meu amigo”, disse nesta sexta-feira (05), o deputado estadual paraibano, Jeová Campos, após assinar um abaixo-assinado em defesa da independência funcional do desembargador Siro Darlan. Quem quiser assinar a petição pode usar o link http://chng.it/4zLKk5xPVj.
Em nota, a Associação Juízes para Democracia AJD, que também é autora do abaixo-assinado público em favor do desembargador Siro Darlan, destaca que ‘os procedimentos disciplinares em curso tanto no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ) se referem a duas decisões proferidas pelo Desembargador Siro Darlan, quando atuava pelo regime de plantão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, enfatizando que o que consta nos respectivos processos é que tais decisões foram fundamentadas na urgência característica das situações submetidas ao plantão judicial, avaliação que pertence à esfera do livre convencimento de juízas e juízes. Foram, também, submetidas ao regular procedimento de revisão, pela interposição dos recursos cabíveis, junto ao órgão julgador competente, na forma da lei e do regimento interno do Tribunal’.
Ainda assim, prossegue a nota redigida pela AJD, destacando que é de extrema preocupação o cerceamento da independência judicial e do avanço daquilo que se pode entender como a criminalização da prática do garantismo penal em âmbito judicial. ‘A garantia da independência judicial é um dos pilares do Estado Democrático de Direito e deve ser praticada por todos, inclusive e principalmente pelos integrantes do próprio Poder Judiciário. Necessário, ainda, que os processos disciplinares observem as garantias constitucionais de presunção de inocência e de duração razoável do processo, de modo a não se transformarem em mecanismos de controle e pressão para juízas e juízes seguirem tal ou qual entendimento, em razão das bandeiras e sinalizações de seus próprios tribunais’, prossegue o texto.
Por fim, a Associação Juízes para a Democracia (AJD) reafirma, na nota datada de 29 de Janeiro deste ano, ‘o seu compromisso de respeito à ordem e às garantias constitucionais, que emanam da Constituição da República e que se mostram essenciais para o exercício pleno da democracia e manifesta a extrema necessidade de observância ao devido processo legal, à tramitação por tempo razoável e à presunção de inocência nos procedimentos disciplinares em curso contra o Desembargador Siro Darlan, diante do concreto risco de violação à independência judicial’.
Sobre o desembargador
O desembargador Siro Darlan é paraibano de nascimento, da cidade de Cajazeiras, mas muito cedo, ainda em 1953, se mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou e fez carreira na magistratura carioca. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde 1975, é Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal, é pós-graduado em Direito da Comunicação, pela Universidade de Coimbra, Portugal, e iniciou sua carreira na magistratura, como Juiz de 1ª instância, na Comarca de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, em junho de 1982 onde permaneceu até o mês de julho de 1984. Durante a sua carreira de magistrado, exerceu vários cargos e participou de inúmeras atividades, além de lecionar em renomadas instituições de ensino superior. Foi também presidente da Sétima Câmara Criminal do Rio de Janeiro. No dia 26 de agosto de 2016, o desembargador foi agraciado pela Assembléia Legislativa da Paraíba, numa propositura do deputado Jeová Campos, com a Medalha Presidente Epitácio Pessoa, a mais alta comenda outorgada pela ALPB.
- Deputado Jeová Campos com o desembargador Siro Darlan quando ele entregou a medalha Presidente Epitácio Pessoa
Deputados Jeová, Buba e Cida Ramos propõem realização de audiência pública para debater situação das obras da Transposição
Os deputados Jeová Campos, Buba Germano e Cida Ramos protocolaram essa semana um pedido de realização de audiência pública para debater a atual situação das obras do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, nos trechos que cortam o Estado da Paraíba. O requerimento foi de autoria da deputada Cida Ramos, com co-autoria dos deputados Jeová Campos e Buba Germano. “Há dois anos a obra já estava com mais de 95% concluída, mas até agora, efetivamente, a água não chegou no sertão paraibano como deveria e precisamos nos atualizar sobre o andamento das ações para conclusão dessa obra tão importante”, afirma Jeová Campos.
O parlamentar lembra que a proposta do Projeto de Integração do Rio São Francisco é levar água para 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, contemplando cerca de 390 municípios a partir de dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros de extensão e o Eixo Leste, com 217 quilômetros. “As estruturas captam a água do Rio São Francisco para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região. Contudo, as obras ainda não foram concluídas e os trechos entregues estão sem funcionar devidamente, implicando sérios prejuízos ao Estado da Paraíba, sobretudo as comunidades ribeirinhas, que necessitam da água do “Velho Chico” para a sobrevivência”, destaca o requerimento assinado pelos três deputados paraibanos.
“Um projeto de tamanha importância para a região Nordeste, especialmente, para as pessoas que moram no sertão paraibano, não pode ficar paralisado e a ALPB precisa se posicionar diante disso e cobrar dos agentes públicos responsáveis a conclusão e o pleno funcionamento do projeto da transposição”, reforça Jeová que na condição de Presidente da Frente Parlamentar das Águas da ALPB vem há muito tempo, desde seu mandato anterior, realizando debates sobre a Transposição e cobrando das autoridades competentes a conclusão das obras.
- Deputados Buba Germano e Jeová Campos, subscrevem requerimento de Cida Ramos para realizar audiência pública sobre Transposição
Hospital de Patos registra 180 atendimentos no final de semana
O plantão do domingo (31) foi o de maior movimento deste final de semana na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) quando foram atendidas 89 pessoas. O segundo dia de maior movimento foi o sábado (30), quando deram entrada na unidade outros 69 pacientes. Na sexta-feira outras 22 pessoas foram atendidas no hospital por motivos diversos. O relatório do final de semana faz referência às 18h do dia 29 até a meia noite do domingo e aponta ainda que 33 pessoas foram socorridas vítimas de acidentes de trânsito e que foram realizadas 16 cirurgias, sendo oito procedimentos de emergência e a mesma quantidade de cirurgia eletiva.
O balanço de atendimentos do hospital, que integra a rede estadual de saúde, destaca que das 33 pessoas que foram atendidas por causa de complicações decorrentes de acidentes de trânsito, 26 delas eram do sexo masculino e sete do sexo feminino. Dos 33 acidentes, 25 aconteceram com pessoas em motocicletas, cinco em automóveis, dois em bicicletas e um em veículo com tração animal. Dos 33 acidentados, 10 deles precisaram ficar internados para cuidados posteriores. Os demais foram liberados após receber os cuidados devidos. Das 10 internações necessárias, nove delas foram de pacientes que se acidentaram com motos. A maior parte dos acidentados era da cidade de Patos, mas o hospital atendeu acidentados de outros 16 municípios da região.
A maior parte das 16 cirurgias foi de casos de Ortopedia, num total de cinco procedimentos e de oncologia, com a mesma quantidade de intervenções cirúrgicas, seguido de três casos de cirurgia geral e outros três casos de cirurgia vascular. Na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, dificuldade de respirar, queda de nível, sintomas de síndrome gripal, contusão diversa, hipertensão, dor no peito, dor no tórax, entre outros motivos.
- Complexo de Patos é referência para mais de 60 municípios do sertão paraibano
- O plantão do domingo foi o mais movimentado do final de semana com 89 pacientes
Complexo de Patos atinge 70% de sua capacidade de UTI Covid
Dos 26 leitos de UTI Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), 18 deles estão ocupados com pacientes que necessitam de cuidados intensivos para superar as intercorrências da doença, atingindo a marca de 70% da capacidade da UTI para esses casos. O dado é referente a essa segunda-feira (01). O relatório de gestão do setor Covid do Complexo aponta ainda que dos 20 leitos de Enfermarias Clínica Covid, apenas cinco deles estão ocupados nesta data, equivalente a 25% da capacidade instalada.
“A taxa de ocupação da UTI vem se mantendo elevada, entre 60% e 75% nos últimos dias o que nos faz ficar em estado de alerta permanente, já que os quadros que requerem UTI são os das formas mais graves da doença. Em contrapartida, temos menos casos encaminhados para as enfermarias, mas, de todo jeito, não devemos deixar de manter os cuidados preventivos e evitar aglomerações”, reforça o diretor geral do Completo, Francisco Guedes.
O setor de isolamento Covid do Complexo tem 26 leitos de UTI Covid e 20 Enfermarias Clínicas destinadas, exclusivamente, para casos de coronavírus. A unidade é uma das referências para regulação de pacientes com suspeita ou comprovação da doença no sertão paraibano. “O momento ainda é de cautela, de manter as ações de cuidados com higienização das mãos e uso permanente de máscaras”, reitera Francisco.
- UTI Covid do Complexo de Patos está com 70% de sua capaciadade neste dia 01 de fevereiro
Jeová Campos lembra perdas de vidas humanas na pandemia e se posiciona contra volta das sessões presenciais da ALPB
O deputado estadual Jeová Campos se antecipou a uma discussão que vai acontecer amanhã (02), dentro do grupo de deputados estaduais, sobre a volta ou não das sessões presencias da Assembléia Legislativa e já anunciou sua posição em relação ao tema. “Sou contra a volta das sessões presenciais porque primeiro nos não estamos sem trabalhar e a ALPB teve um ano de grande produtividade e produção parlamentar trabalhando de forma remota e não vejo necessidade de nos expormos na atual conjuntura onde o vírus ainda circula, onde o processo de vacinação está ainda começando e ainda registramos muitas mortes”, disse o parlamentar, lembrando que não dá para ignorar o registro de 224.504 mortes no Brasil por causa da Covid-19 até o dia 31 de janeiro.
Em sua fala, o deputado exemplificou suas ressalvas em voltar a ter sessões presenciais, lembrando que o assessor de seu gabinete Carlos Mello, perdeu seu irmão, Júlio, e sua mãe, Maria de Lourdes, num intervalo de poucos dias por causa de complicações da Covid. “Essa doença que mata, esse vírus que já está em mutação, continua entre nós, em todos os cantos, superlotando hospitais, desafiando a Medicina e levando a exaustão quem atua na linha de frente. Portanto, não acho que esse seja o momento de retornarmos”, disse Jeová, lembrando ainda de outras pessoas que estão lutando pela vida a exemplo do funcionário da ALPB, Washington e o professor Luiz de Sousa Júnior, que está intubado há 31 dias na UTI da Unimed lutando pela vida.
- Deputado Jeová Campos se colocou contra a volta das sessões presenciais na atual conjuntura
Profissionais da Maternidade Dr. Peregrino Filho já tomaram a primeira dose da vacina contra o COVID-19
Os profissionais da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, começaram a ser vacinados com a vacina da Oxford na última quarta-feira (27). A aplicação da primeira dose da vacinas foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, dentro da campanha Vacina Patos e seguiu até essa quinta-feira (28) quando foram imunizados todos os colaboradores. A diretora da unidade, Railda Gomes, destaca a importância desta ação. “Apesar de não sermos referência para casos de Covid recebemos, somente neste último final de semana, oito pacientes que testaram positivo para a doença e essa vacinação, portanto, dá mais segurança e tranqüilidade aos nossos profissionais no trato com nossas pacientes”, destaca Railda, que foi a última pessoa a ser imunizada na unidade.
Na semana passada, a primeira etapa da vacinação aconteceu para os profissionais do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) que é uma das unidades referência para casos de Covid no sertão paraibano. A diretora da Maternidade lembra que as doses que chegaram na semana passada também poderiam ser direcionadas para a Peregrino, mas, ela abdicou da parte da Maternidade para direcionar esse montante para as unidades que tratam diretamente com pacientes de Covid, a exemplo do Complexo. “Era uma questão de prioridade, mas, estamos muito felizes que agora estamos também imunizando nossos colaboradores”, finalizou Railda, lembrando que a unidade tem 467 profissionais. A segunda dose da vacina será aplicada 90 dias após a primeira dose.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, participou do momento e destacou o compromisso das equipes de imunização do município. “A cada remessa que chega as equipes estão dando agilidade no sentido de cumprir todas as metas”, destacou ele. O secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, explicou que a vacinação dos profissionais da Maternidade foi facilitada pela chegada da segunda remessa de 1.170 doses.
Complexo Hospitalar de Patos realiza videochamadas diárias para familiares de pacientes com Covid
Bem antes de virar lei na Paraíba, a determinação de que as unidades de saúde da Paraíba realizem videochamadas para parentes de pacientes internados com Covid é uma rotina de humanização implementada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). Desde agosto do ano passado, inicialmente de forma voluntária, e desde dezembro passado de forma cotidiana, essa prática foi introduzida na unidade com o propósito de atenuar a aflição dos parentes que têm pessoas isoladas por causa da doença e estimular os doentes na busca da cura do Covid-19.
“Entendemos que essa é uma forma de amenizar o sofrimento e angústia de familiares de nossos pacientes”, reitera o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. No Complexo de Patos, essa missão cabe a psicóloga Pryscilla Guedes, que todas as tardes, de segunda a sexta-feira, tem essa missão de mediar os diálogos de pacientes com suas famílias. “Todos os dias realizo visitas nas UTIs e enfermarias para identificação dos pacientes conscientes e orientados e que estejam em condições clínicas e psicológicas para a realização das videochamadas”, explica ela, lembrando que os pacientes que ficam nas Enfermarias têm autorização de ficar com o próprio celular e já se comunicam com os familiares.
Os de UTI não podem ficar com os aparelhos, mas são contemplados com as videochamadas. “As ligações duram entre dois e cinco minutos, em média, e dependem muito da condição do paciente e do fluxo das conversas”, explica Pryscilla, lembrando que, em média, faz 15 ligações todos os dias.
A lista dos números de telefones dos pacientes é fornecida pelo Serviço Social e quando o paciente não possui aparelho ou não tem um telefone compatível com a realização de chamada de vídeo, é utilizado o celular do NIR ou da própria psicóloga, já que as chamadas via WhatsApp são gratuitas. “O importante é dar condições dos pacientes se comunicarem com seus familiares. Isso tem um efeito direto na recuperação do quadro clínico deles e já foi comprovado que essa iniciativa melhora o astral do paciente e o estimula a reagir de maneira mais confiante”, descata Pryscilla.
Foi o que aconteceu com o aposentado José Joaquim, de 80 anos, que ficou 47 dias na UTI do Complexo. A filha dele, Luciene Araújo, reitera a importância desta iniciativa e do quanto ela ajudou na recuperação de seu pai. “Todos os dias a gente falava com ele. Nós não podíamos ir para lá e visitá-lo, mas as videochamadas nos davam a oportunidade de falar com ele. Com certeza, essa ação ajudou a melhorar a saúde dele, que foi muito bem cuidado enquanto esteve internado no hospital, e a atenuar a ausência e a nossa angústia. Só temos que agradecer por tudo e pela recuperação de meu pai”, destaca Luciene, lembrando que uma das chamadas mais emocionantes foi na noite de Natal. “Foi muito bom receber a chamada na noite de Natal. Todo mundo participou e pôde ver ele e desejar Feliz Natal. Gostamos demais. Foi muito significativo para todos nós e para ele também, que estava triste por não poder estar conosco”, ressalta Luciene.
- A psicóloga Pryscilla durante videochamada na última sexta-feira com paciente de Covid
- Seu José Joaquim ficou internado 47 dias no isolamento Covid e na noite de Natal pôde falar com a família por videochamada
Emergência e Urgência do Hospital de Patos registra atendimento de 182 pacientes no fim de semana
Oplantão do último final de semana da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou 182 atendimentos, entre as 18h da sexta-feira (22) e a meia-noite do domingo (24). O plantão de maior movimento foi o do dia 23, quando deram entrada na unidade 83 pacientes. No dia 24, foram atendidas mais 74 pessoas e no dia 22 outras 25 pessoas receberam cuidados diversos no Complexo. Neste período foram realizadas 19 cirurgias, sendo nove de emergência e outras 10 eletivas.
O boletim de atendimentos do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que 25 pessoas foram atendidas por causa de complicações decorrentes de acidentes de trânsito, dos quais, a maior parte, envolvendo motocicletas, num total de 22 ocorrências. Houve ainda o registro de duas vítimas de acidentes envolvendo automóvel e um com bicicleta. Das 25 pessoas atendidas por causa de acidentes de trânsito, a maior parte delas era da cidade de Patos, com 17 vítimas no total.
Na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, dificuldade de respirar, dor na coluna, acidentes com animal peçonhento, dor no peito, sintomas de síndrome gripal, dor renal, no tórax, na cabeça, entre outros.
- A área Verde esteve movimentada neste último final de semana
- A Área Vermelha recebeu muitos pacientes
- A recepção do Hospital registrou 182 atendimenros no último final de semana
É muito bom ver nossas iniciativas se tornando realidade e ajudando os pacientes de Covid afirma Jeová Campos
A determinação de que as unidades de saúde da Paraíba realizem videochamadas para parentes de pacientes internados com Covid já é uma rotina de humanização implementada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). Desde agosto do ano passado, inicialmente de forma voluntária, e desde dezembro passado de forma cotidiana, essa prática foi introduzida na unidade com o propósito de atenuar a aflição dos parentes que têm pessoas isoladas por causa da doença e estimular os doentes na busca da cura do Covid-19. “Fico imensamente feliz em ver que a nossa iniciativa já se tornou uma realidade no cotidiano do Hospital de Patos e em outras unidades de saúde da Paraíba. Isso ressignifica nosso mandato que sempre teve foco na busca de ações que melhorem a qualidade de vida de nosso povo, especialmente, dos mais humildes e reforça a importância da atuação política quando ela tem foco na coletividade”, afirma o parlamentar.
Publicada na edição do dia 04 de dezembro ultimo, no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei nº 11.808, de 3 de dezembro de 2020, assegura o direito de ‘visita hospitalar virtual’, através de videochamada por qualquer aplicativo de celular, aos familiares de pacientes que estejam internados na rede de saúde pública ou privada do estado da Paraíba com diagnóstico do novo coronavírus, seja em unidades de Tratamento Intensivo, em enfermarias ou apartamentos. O autor da propositura, o deputado estadual Jeová Campos, explica que sua intenção foi minimizar o sofrimento de pacientes e seus familiares provocado pelo isolamento que o Covid-19 requer. “Imagina a angústia de alguém que tem um parente internado e não pode acompanhar e nem mesmo falar com ele. Com as videochamadas esse sofrimento é minimizado e se oferece uma alternativa de comunicação que atenua essa angústia”, destaca o parlamentar.
De acordo com a Lei, fica assegurada a visita hospitalar virtual diariamente, cujos horários serão estabelecidos por cada unidade de saúde. A realização da videochamada terá duração máxima de 10 minutos e será feita pelo profissional de saúde de onde o paciente estiver internado. “Nós antecipamos a Lei porque entendemos que essa é uma forma de amenizar o sofrimento e angústia de familiares de nossos pacientes e dos próprios pacientes que visivelmente melhoram o humor e bem estar após terem contato com seus familiares”, reitera o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.
No Complexo de Patos, essa missão cabe a psicóloga, Pryscilla Guedes, que todas as tardes, de segunda a sexta-feira tem essa missão de mediar os diálogos de pacientes com suas famílias. “Todos os dias realizo visitas nas UTI’s e enfermarias para identificação dos pacientes conscientes e orientados e que estejam em condições clínicas e psicológicas para a realização das videochamadas”, explica ela, lembrando que os pacientes que ficam nas Enfermarias têm autorização de ficar com o próprio celular e já se comunicam com os familiares. Os de UTI não podem ficar com os aparelhos, mas são contemplados com as videochamadas. “As ligações duram entre dois e cinco minutos, em média, e dependem muito da condição do paciente e do fluxo das conversas”, explica Pryscilla, lembrando que, em média, faz 15 ligações todos os dias.
- A psicóloga Pryscilla durante videochamada na última sexta-feira com paciente de Covid no Complexo de Patos
- Deputado Jeová Campos é o autor da iniciativa de instituir videochamada para pacientes com Covid
Asplan repudia propaganda do MPT que associa trabalho infantil ao setor canavieiro
Circula em redes sociais, um banner de uma propaganda do Ministério Público do Trabalho (MPT) que associa o trabalho infantil ao setor canavieiro. A publicidade, inclusive, coloca uma foto de um feixe de cana-de-açúcar ilustrando a comunicação que recebeu nesta quinta-feira (21), uma nota de repúdio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). O presidente da entidade, José Inácio de Morais, ficou indignado ao tomar conhecimento da peça publicitária. “Nós não somos empregadores de mão de obra infantil e há muito tempo que os trabalhadores canavieiros ganharam melhores condições de trabalho no campo, portanto, associar nosso segmento a práticas ilegais é um absurdo, é descabido e inaceitável. A Paraíba, no que tange nosso setor, não tem mão de obra infantil”, afirmou o dirigente canavieiro.
José Inácio lembra que várias empresas ligadas ao segmento no estado, a exemplo da Monte Alegre, Miriri, Tabu e Japungu são, inclusive, reconhecidas como empresas amigas das crianças por iniciativas que ajudam as crianças a terem mais oportunidades, a exemplo da manutenção de creches, escolas, bibliotecas, espaços de lazer, etc. “As empresas paraibanas também são fiscalizadas frequentemente pelo MPT e têm reconhecido seu compromisso social”, reitera o dirigente canavieiro.
Outra pessoa que se mostrou indignado sobre a propaganda do MPT foi o especialista em agronegócio, Marcos Fava Neves. Em seu perfil nas redes sociais ele escreveu: “O MPT deve se comunicar com a sociedade, mas não deve em suas comunicações usar os recursos públicos para atacar agentes da economia que não servem de exemplo para suas mensagens e estão justamente entre os que provém o orçamento do MPT. Errou ao atacar o setor de cana-de-açúcar , que caminha a largos passos para a sustentabilidade nos pilares ambiental, social e econômico. Há vastas literatura com esses números”, destacou Neves.
Para José Inácio iniciativas como essa só desconstroem a imagem de um setor vital para a economia do país, inclusive, na geração de emprego e renda no campo. “Nós somos quem mais empregamos no campo, respeitamos as regras de sustentabilidade, geramos renda e não empregamos mão de obra infantil. Essa campanha do MPT deveria ser retirada imediatamente e o segmento deveria receber um pedido de desculpa formal pelo constrangimento causado por essa falsa e equivocada associação com o trabalho infantil”, finaliza José Inácio.
Sobre a propaganda
No banner, o MPT associa o trabalho infantil a uma vaga de emprego para crianças e utiliza uma foto de cana com a frase “Fazenda infância destruída’ e ainda tem os dizeres: Procura-se profissional mirim com agilidade para cortar cana e colher café…. Mais em baixo, o banner destaca: Essa vaga não existe, mas o trabalho infantil continua sendo realidade na vida de muitas crianças”.
- Esse tipo de comunicação é um desserviços a sociedade diz o presidente da Asplan, José Inácio
- José Inácio criticou propaganda do MPT e disse que o setor merece mais respeito






















