Um novo desafio se descortina à frente da Educação em todo o mundo: como educar e atrair a atenção de crianças, adolescentes e jovens cada vez mais conectados e com acesso a um grande acervo de informações? Como tornar a escola e a sala de aula interessante quando tudo o que tínhamos antes tem se tornado antiquado e obsoleto? A escola AZ, que chegou agora em João Pessoa, apresentou respostas a essas perguntas para mais de 200 pais de alunos que participaram na noite desta quarta-feira (15), de uma reunião híbrida, com presenças na escola e também de forma remota. O evento, a primeira reunião de pais depois da transição da marca GEO para AZ, foi aberto e intermediado pela diretora geral do AZ João Pessoa, Veronica Monteiro, contou também com a participação do diretor e idealizador do projeto AZ, Felipe Sundin e ainda do CEO da Conexia Educação, Sandro Bonás. Em razão da constante transformação digital vivenciada no mundo inteiro, a mais nova geração de alunos que chega às escolas tem comportamentos muito diferentes das crianças e adolescentes do passado: são extremamente mais autônomos, ativos, posicionam-se em seus grupos, são mais comunicativos e estão em contato com pessoas em todos os continentes. Tendo em vista essa nova personalidade, o CEO da Conexia Educação, Sandro Bonás, explicou aos pais que a escola está desenvolvendo a educação do futuro, já que sociedade hoje exige protagonismo, afinal, ela será o ambiente de provocações para essa nova geração. “A nova escola deve preparar aquele que vai encarar esses desafios. Por isso, vamos para uma sala barulhenta, de provocações, sem passividade. Estamos formando adultos para enfrentarem o mundo lá fora e não faremos isso formando alunos para a memorização de conteúdos, um método antigo e tradicional da educação”, explicou Sandro, acrescentando que o papel dos professores também já não é mais o mesmo de outros tempos e, a partir disso, o ensino para nova geração exige muito mais da administração e pedagogia escolar. E essa foi a “deixa” para o diretor do AZ, Felipe Sundin, entrar em cena e contar a história sobre uma ideia que virou realidade em 2006, quando quatro amigos, já professores com experiência em pré-vestibular, uniram-se para uma perspectiva mais individualizada de atendimento. “Ensino para a alta performance. Esse é o objetivo do AZ. No entanto, essa performance não é apenas na evolução acadêmica, mas também no desenvolvimento social, dos esportes, aquela apresentação da feira de ciências, etc”, comentou Felipe, detalhando a metodologia do AZ para alcançar excelentes resultados. “Sob o aspecto cognitivo, essa é uma geração que precisamos provocar. Não é assistir aula e fazer prova. A aprendizagem se dá através do erro e posterior identificação dele e correção de rumos”, defendeu o fundador do AZ. Ao final, ver sorriso e satisfação estampados no rosto de cada pai, cada mãe presente à reunião, levou a diretora geral do AZ João Pessoa, Verônica Monteiro, a agradecer a presença de todos e parabenizar os pais pelo acompanhamento ativo das propostas pedagógicas e da mudança que o Grupo SEB, gestor do GEO e agora do AZ, pretende fazer. “Gostamos muito do tradicional, mas nossos filhos estão em contato com o mundo todo. Não existem barreiras físicas para eles, que estão sempre conectados. Por isso precisamos de uma mudança conceitual de escola e estamos aqui para isso e o AZ atende perfeitamente essa nova proposta de ensino/aprendizado”, reiterou Verônica. Dayanna Peixoto, é mãe de Cecília, matriculada em outra escola de João Pessoa, mas, ontem ela compareceu à reunião do AZ com grande contentamento. “Eu acabo de chegar do Rio de Janeiro e já conhecia a escola e toda sua proposta, estou muito feliz com a chegada deles aqui em João Pessoa e minha filha já vem para cá ano que vem”, adiantou Dayanna. Outras mães também elogiaram o método e a proposta do AZ. Joelma Moura, que tem sua única filha, Aluska Valentina, do 3º ano, já matriculada no AZ João Pessoa, aposta na metodologia porque já vê os resultados. “Aluska é medalhista já em programas de aprendizagem do GEO, que já utiliza as soluções AZ. Estou ainda mais confiante”, comentou a mãe. Marcela Gondin, jornalista e mãe de dois alunos, um no 5º e outro no 7º ano, também destacou a vivencia já dos alunos com a plataforma AZ. “Eles já estão afinados com a plataforma. Agora a escola AZ veio para acrescentar ainda mais”, comentou. O Comerciante Lauro Firmino, pais de três alunos GEO, sendo que o mais velho já está na universidade, onde ingressou este ano, e do Arthur, do 6º ano e de Lauro, do 2º Ano do Ensino Médio, destaca a confiança na escola. “O meu filho mais velho concluiu os estudos aqui, o meu do meio, está aqui desde a alfabetização e o mais novo também é aluno Geo, hoje AZ. Confio na escola, já decidi que eles cont9nuarão aqui em 2022 e acho que essa mudança é positiva porque reflete a preocupação da escola em continuar evoluindo!”, disse Lauro que estava presencialmente na reunião. A escola AZ tem o foco personalizado de estudos e uma metodologia que estimula a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo estudo através da provocação, do desafio e do uso de ferramentas tecnológicas já que, desde pequenos, essa geração já está familiarizada com os dispositivos. Estamos em uma época em que é preciso mudar as ações, mudar de conceito, aperfeiçoar os processo e atrair mais interesse do aluno e o AZ entrega tudo isso”, finalizou Veronica, lembrando que a escola não passa apenas pela mudança de uma marca, mas, também de todos os processos internos.