Author: News Comunicação

Em debate histórico ALPB promove sessão especial para lembrar os 50 anos do curso de Direito do CCJS da UFCG

Um oásis jurídico no sertão paraibano que formou grandes nomes e descortinou talentos nas mais variadas áreas de atuação do Direito. Essa frase resume a importância dos 50 anos do curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais – CCJS, do Campus de Sousa, da UFCG, cuja história e trajetória foi lembrada nesta quarta-feira (12), durante sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A propositura foi do deputado Jeová Campos, ex-aluno e professor licenciado do CCJS, que presidiu a sessão após abertura solene feita pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino, e que foi subscrita pelo deputado Júnior Araújo, que secretariou os trabalhos.

Fundado em 1º de Maio de 1971, o curso de Direito do CCJS, do Campus de Sousa, da UFCG, foi pioneiro em Direito na Paraíba e forma a cada semestre cerca de 50 alunos. Atualmente, segundo o diretor do Centro, Jardel de Freitas, o curso tem 1000 alunos, conta com rico acervo bibliográfico e desenvolve projetos de pesquisa em várias extensões, sendo considerado uma referência no estudo do Direito.

Coube ao Monsenhor Gervásio Queiroga, ex-aluno e professor fundador, resgatar a história do curso. Em sua fala, ele se lembrou de pessoas que foram muito importantes na fundação e consolidação do curso, a exemplo dos professores Joaquim Alencar, Sabino Ramalho e Doca Benevides Gadelha, destacou funcionários e alunos, nominando alguns, a exemplo do deputado Jeová Campos que, segundo ele, era um aluno exemplar, não apenas pela atenção com os professores e nas aulas, mas, sobretudo, pelas questões jurídicas e filosóficas que ele levantava. O professor aposentado lembrou de fatos pitorescos, como o de uma aluna que proibida de ‘filar’ na prova puxou um revólver para intimidá-lo e de outras situações que lhe deram alegria ao longo dos 21 anos em que ele passou pelo Centro, espaço pelo qual tem enorme gratidão e admiração.

O vice-presidente da OAB-PB, João de Deus Quirino Filho, que é ex-aluno e professor do Campus, falou de sua satisfação em ter se formado em Sousa e destacou a excelência da formação profissional que o Campus de Sousa sempre ofertou aos seus alunos, sempre se destacando no ensino do Direito, em suas variadas áreas. A desembargadora pelo estado do Maranhão e ex-aluna do curso, Francisca Galiza, inclusive a primeira profissional oriunda do Campus de Sousa a ingressar na magistratura neste cargo, falou de sua alegria em participar da sessão e das gratas lembranças que ela tem da época em que estudou em Sousa, destacando como fundamental para ela a formação acadêmica recebida naquela instituição.

Radames Estrela, presidente da Câmara Municipal de Sousa, enalteceu os diferenciais do curso de Direito do CCJS e sugeriu, inclusive, que todos lutassem pela implantação de um curso similar na cidade de Cajazeiras. O juiz, Edvan Rodrigues enalteceu a importância da sessão e falou de sua felicidade em poder participar da sessão e de rever ex-alunos e professores que contribuíram para o engrandecimento do curso e de sua própria formação. Ele lembrou ainda que o curso é de bacharelado, mas estimulou muitos alunos a seguirem a docência e destacou a necessidade da expansão de novos cursos para o Campus de Sousa.

O advogado Johnson Abrantes fez uma referência especial ao decano Pe. Gervásio, lembrou nomes de vários professores e lembrou que foi o terceiro diretor da Faculdade de Direito, permanecendo no cargo por dois anos, quando o curso ainda era coordenado pela Fundação Padre Ibiapina, lembrando que a primeira biblioteca da Faculdade foi em sua gestão, assim como a compra de um terreno para construção do prédio futuro onde funcionaria o curso, mas destacou que a busca do reconhecimento do curso pelo MEC foi a sua principal bandeira de luta enquanto diretor, o que aconteceu em 1977.

O professor Idemario Tavares também falou na sessão e enalteceu a importância do curso e parabenizou a ALPB pela iniciativa de comemorar esse meio século de atividades do curso. O professor Joaquim Alencar, ex-aluno fundador do curso, lembrou da idealização dos cursos para o sertão paraibano, especialmente, para as cidades de Cajazeiras, Patos e destacando o de Direito, em Sousa, enaltecendo os professores Gervásio Queiroga e Jonas Gadelha como grandes nomes da docência, com os quais teve um aprendizado memorável e a direção de Inaldo Leitão, quando segundo ele, houve grandes avanços. O professor dividiu os cinquenta anos do curso em quatro fases, sendo a penúltima delas quando a Faculdade foi incorporada a UFCG e, por fim, a última e atual que é a solicitação da implantação de novos cursos no Campus.

A ex-aluna e cientista social, Maria Luiza Alencar falou da emoção de ter estudado em Sousa, lembrou que está escrevendo um livro sobre o seu despertar para as ciências jurídicas iniciada no curso de Direito, nos anos 80, e que se emocionou muito ao recordar e homenagear a Faculdade onde se formou, enaltecendo a qualificação do corpo docente do curso, com a destacada reforma curricular que incluiu disciplinas de ciências sociais e humanas. Por fim, ela sugeriu a criação de um programa de mestrado para o Campus. O deputado Lindolfo Pires também se pronunciou parabenizando os 50 anos do curso de Direito, lembrando que agora é hora de pensar nos desafios dos próximos 50 anos.

A ex-aluna e Defensora Pública, Madalena Abrantes falou de sua emoção ao rever a história da Faculdade e da importância da disponibilidade de um curso tão bom no interior da Paraíba, desejando que os próximos 50 anos sejam ainda mais profícuos. O reitor Thompson Mariz foi o penúltimo a falar durante a sessão, parabenizou a ALPB por reverenciar essa grande história do curso de Direito do Campus de Sousa. Lembrou do Pe. Martins Salgado, recentemente falecido, e falou de sua visão como reitor, destacando a competência do diretor Joaquim Alencar. O reitor da UFCG, Antônio Fernandes foi o último participante a falar e destacou que o curso de Direito, desde o seu início, é sinônimo de excelência e que haverá novos horizontes para o curso que sempre teve uma postura visionária desde a sua fundação, lembrando que o brilhantismo do curso se deve a união de todos os profissionais que se envolveram e se envolvem para que os obstáculos sejam superados e novos horizontes sejam alcançados.

“Eu estou muito feliz e emocionado com a realização desta sessão pela profundidade, conteúdo e importância dos depoimentos e serei eternamente grato por todas as experiências vivenciadas durante minha formação de Direito no Campus de Sousa e, posteriormente, como professor da disciplina de ‘Introdução ao estudo do Direito’ não apenas pelos ensinamentos profissionais, mas, sobretudo pela formação de cidadania e espírito público pelo compartilhamento do saber”, disse o deputado estadual Jeová Campos agradecendo a participação de todos que participaram da sessão, lembrando que o Pe. Gervásio receberá a medalha Pe. Rolim, ainda este ano, em solenidade a ser marcada oportunamente.

Jeová sugeriu ainda que cada um dos que participou da sessão especial fizesse um relato pessoal de sua relação e experiências com o Curso para que esse material seja copilado numa publicação para resgatar a memória da instituição e servir de registro para as novas e futuras gerações. O deputado Júnior Araújo sugeriu que quando passar a pandemia seja feita uma sessão presencial com todos que tenham ligação com o curso.

Complexo de Patos desenvolve ações para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem

O papel do enfermeiro na rotina de um hospital é imprescindível, pois ele tem sob sua responsabilidade a prestação dos primeiros atendimentos aos pacientes recém-chegados, a realização de exames preliminares, a gestão dos medicamentos prescritos e ainda acompanha o quadro geral dos pacientes internados entre outras atribuições. E nesta quarta-feira (12), no dia em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem aconteceram várias ações no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). Palestras online, distribuição de botões de rosas, sorteio de brindes, homenagens, momento de louvor e benção e ainda um lanche coletivo que marcou o final das atividades. Atualmente, o CHRDJC tem em seus quadros 390 profissionais de Enfermagem, sendo 138 Enfermeiros e 252 Técnicos.

Além destas atividades e também dentro da programação alusiva a data, durante toda essa semana foi trabalhado a campanha do Silêncio que é de suma importância na qualidade de assistência e saúde emocional dos profissionais de enfermagem e dos pacientes. “Nós somos uma das maiores categorias na área de saúde e prestamos assistência 24h ao paciente e se formos pensar em âmbitos da saúde, todos os locais tem a presença de um enfermeiro. Somos de extrema importância para garantir a assistência do paciente e é importante comemorar o dia de hoje”, afirma a Chefe do Núcleo de Enfermagem do Complexo, Sefora Cândida.

Ela lembra que além de comemorar, é preciso lembrar que houve muitos avanços, como a conquista das 30h no Complexo e outros benefícios, mas que há uma luta maior em curso que é a consolidação do piso salarial nacional da categoria. “Nós exercemos o principal mandamento de Deus que é ‘amar ao próximo’ e isso se traduz no trato com os nossos pacientes”, disse Sefora, reiterado que essa data também é de luta e de reflexão. “Luta por melhorias e mais valorização para a categoria e também de reflexão de como podemos avançar ainda mais para sermos melhores no que fazemos”, destacou a Chefe do Núcleo de Enfermagem do Complexo, desejando um belo dia de comemorações e aprendizado para seus colegas.

A programação de palestras online foi padronizada pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) e extensiva a toda a rede de saúde pública da Paraíba e incluiu palestras sobre vários temas, realizadas em vários horários pela manhã e a tarde, a saber: “Educação em Enfermagem; desafios e perspectivas”; “O papel do enfermeiro no gerenciamento de protocolos institucionais”; Gerenciamento de dados para tomada de decisão segura do paciente”; “Mudanças e inovação na enfermagem: impactos no modelo de liderança e relações interpessoais”; “Segurança do pac9iente no cenário da UTI: vivência prática”; “O trabalho da enfermagem no contexto da crise social, política, econômica e sanitária”; “A importância da inteligência emocional para processo de trabalho do enfermeiro” e “Neurointesivismo: morto, mas com o coração batendo”.

“A Enfermagem ocupa um lugar de destaque no cotidiano de unidades de saúde, sejam elas hospitais, postos, ambulatórios, empresas, clínicas, etc, e neste dia tão especial para a categoria gostaria de agradecer o empenho, a competência, a responsabilidade, a dedicação, o entusiasmo e, sobretudo, o profissionalismo e carinho com que nossos 390 profissionais acolhem, tratam e cuidam de nossos pacientes e em nome deles parabenizar essa categoria fundamental em nosso dia a dia”, finalizou o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Esse esquema montado pelo governo Bolsonaro em troca de apoio da base aliada no Congresso é uma vergonha afirma Jeová Campos

“Esse orçamento paralelo montado pelo governo de Bolsonaro em troca de apoio da base aliada no Congresso é uma vergonha. Quando, num passado recente, a presidente Dilma mandou patrol, carro-pipa, caçambas, retroescavadeiras e tratores, o fez para todos os municípios que pleitearam os equipamentos. Ela não mandou para um município que um deputado pediu”, disse o deputado estadual Jeová Campos. A fala do deputado ocorreu durante sessão remota da ALPB, na manhã desta terça-feira (11) e se referia a denúncias de que existe um orçamento paralelo no governo que prevê um total de R$ 3 bilhões para serviços de obras e compras de tratores e máquinas agrícolas indicados por um grupo escolhido a dedo de deputados e senadores que apoiam Bolsonaro. Do total de repasses previstos, R$ 271,8 milhões foram destinados à aquisição de máquinas pesadas por preços até 259% acima dos valores da tabela de referência do governo válida para 2021. Por isso o esquema foi chamado também de “tratoraço”.

 

Para Jeová, o que está acontecendo é nada mais que um artifício de Bolsonaro para comprar os integrantes do Centrão. “Isso é a utilização política eleitoral de um Programa que é importante para a Agricultura, que precisa destes tratores, mas esses veículos não podem ser enviados apenas para os municípios dos deputados da base do governo, como moeda de troca. Se fosse emenda parlamentar de um deputado, não teria problema, pois ele estaria fazendo um gesto político com sua emenda, mas, alocar R$ 3 bilhões do Ministério do Desenvolvimento Regional para fazer uma moeda política em troca de apoio ao governo é utilizar dinheiro público com interesse particular e isso é inadmissível”, destacou o parlamentar paraibano, lembrando que esses R$ 3 bilhões do ‘Bolsolão’, como está sendo também apelidado o esquema, bem que poderia ter sido destinado para a compra de 40 milhões de doses de vacina contra a Covid.

 

“O Governo não comprou vacinas e hoje está correndo atrás de um prejuízo que custou a vida de mais de 400 mil brasileiros, disse que não vai realizar o censo demográfico por falta de recursos, mas destina R$ 3 bilhões para ‘comprar’ os parlamentares federais. Isso é um escândalo de grandes proporções. O uso do dinheiro público para montar uma base de apoio no Congresso Nacional é uma vergonha e uma afronta para as famílias que perderam seus entes queridos nesta pandemia quando muitos poderiam ter sido salvos se as vacinas tivessem chegado antes”, lamentou Jeová.

 

Deputado Jeová Campos criticou esquema para beneficiar aliados do governo no Congresso

 

Complexo de Patos comemora Dia Nacional do Assistente Social com palestra sobre a importância da atuação deste profissional

Os hospitais são locais onde as pessoas se encontram em diferentes condições econômicas, sanitárias, familiares e sociais. E estes contextos impactam diretamente na saúde psicológica e nas condições que o paciente possui para realizar seu tratamento. E isso exige a presença de um profissional que atue junto com a equipe médica, com um olhar crítico mais direcionado à situação social destes pacientes, desempenhando atividades que analisam e prestam apoio à pacientes e seus familiares, durante todo o tratamento e até a alta. Esse profissional é o Assistente Social. No Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) há oitos profissionais que exercem essa função, sendo dois diaristas e os demais plantonistas. No próximo dia 15 é comemorado o Dia do Assistente Social, mas, as comemorações na unidade serão antecipadas para a sexta-feira.

 

O evento comemorativo terá um momento de palestra sobre o tema “A importância do Assistente Social no Âmbito Hospitalar” que será abordado pela Assistente Social,  Joserivânia Batista Leite e pela psicóloga, Maria Gorete Rezende. A atividade começa às 14h e será realizada na recepção do Hospital do Bem e será aberta para todos os profissionais que puderem participar. O momento contará com a participação da direção da unidade e será encerrado com um lanche coletivo, respeitando as medidas de distanciamento e ações de restrição da pandemia.

 

A Coordenadora do Serviço Social do Complexo, Suenia Mota, explica que o cotidiano dos profissionais de sua equipe é muito dinâmico e inclui várias ações todos os dias. “Nós realizamos visitas ao leito, atendimento ao público, mediação via telefone, orientação a visitantes e em casos de óbito, interconsultas e emissão de declarações”, destaca Suenia, lembrando que outras atividades frequentes, mas não corriqueiras também fazem parte do escopo de trabalho dos profissionais do Complexo.

 

“Realizamos roda de conversas, participamos diretamente das ações internas, a exemplo da ação Educativa no mês da segurança do paciente com os profissionais da casa, mantemos um bazar permanente de doações destinadas para pacientes em vulnerabilidade, promovemos ações de corte de cabelo, entregamos kit de Higiene Pessoal a acompanhante de pacientes quando necessário, viabilizamos a doação de roupas quando o acompanhante não tem condições de adquirí-las ou pegar em casa já que recebemos muita gente de outras cidades, entre outras ações, e estamos sempre com um olhar atento para nossos pacientes e acompanhantes deles”, complementa Suenia.

 

Em relação a questão dos itens de higiene pessoal e de roupas, ela lembra que todos os produtos são adquiridos através de doações. “Nós recebemos doações de produtos de higiene e roupas usadas em bom estado e doamos para os nossos pacientes que dão entrada no hospital em situação em vulnerabilidade, tipo paciente de rua que só têm a roupa que veste, pacientes que moram só e que não têm condições de comprar produtos de higiene, pacientes que chegam sem identificação e não têm como os familiares trazerem os itens, acompanhantes que moram fora que chegam com o paciente só com a roupa do corpo. Nesses casos vamos ter disponíveis para suprir essas necessidades enquanto estiver interno no hospital. Agora contamos com a colaboração dos funcionários e de terceiros para nos ajudar com as doações”, reitera Suenia, lembrando que muitas vezes o trabalho do Serviço Social mesmo sem ter visibilidade é muito importante, principalmente, num ambiente hospitalar.

 

O Serviço em números de janeiro a abril de 2021

 

No primeiro quadrimestre deste ano, o setor de Assistência Social do Complexo contabilizou 18.928 atendimentos, entre visitas ao leito dos pacientes (7.125), emissão de autorização para acompanhante (1.034), atendimento ao público no setor (4.786), mediação via telefone (2.068), orientação a visitantes (2.975) e em caso de óbito (437), além de 185 interconsultas e 318 emissões de declaração.

A ação de corte de cabelos é coordenada pelo Serviço Social
As Assistentes Sociais participam de todas as ações educativas no âmbito do hospital
As doações também passam pelo Serviço Social
As visitas ao leito são uma rotina na unidade As visitas aos setores tmabém é uma atribuição do Serviço Social

Asplan em parceria com a Coasplan e Agrivalle desenvolve campanha de nutrição foliar em plantações de cooperados

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) em conjunto com a Cooperativa dos Associados da Asplan (Coasplan) e em parceria com a Agrivalle iniciou em Abril uma forte campanha de aplicação foliar de micro e macro nutrientes e de fitohormônios. “O objetivo da ação é promover um maior crescimento e ganho de peso da cana, com a vantagem de fazer essa ação chegar a um custo menor por hectare para os cooperados”, destaca o diretor comercial da Cooperativa, Thiago Queiroz. A campanha continua neste mês de maio.

 

Thiago lembra que a negociação com a Agrivalle permitiu além de adquirir os produtos com  preços mais acessíveis, também dispor dos equipamentos para aplicação dos mesmos. “Além dos produtos saírem mais em conta, ainda incluímos na ação a disponibilidade dos equipamentos (trator e avião) para a aplicação dos produtos, o que facilitou e muito a aplicação nas lavouras”, informa o diretor comercial da Cooperativa.

 

Segundo Thiago, a ação consiste na aplicação do produto NMoNi que possui 28% de Nitrogênio, 0,4% de Molibidênio e 0,15% de Níquel. Ele lembra ainda que junto com o NMoNi foi aplicado o ALGON, que possui 6% de Nitrogênio, 4% de Magnésio e 7% de Carbono Orgânico. “Além dos produtos disponibilizados conterem Fitohormônios, que estimula o crescimento da planta, e Aminoácidos Essenciais, conseguimos produtos top de linha com menor custo por hectare, tudo isso em um único produto, facilitando a formação da calda e evitando ter inúmeros produtos com várias dosagens ”, reitera Thiago, lembrando que a cana que passou pelo processo de aplicação dos produtos já apresenta diferença de crescimento em relação às que não passaram pelo tratamento. Quem desejar maiores informações sobre a campanha, pode ligar para 2177-0441.

 

Sobre a Coasplan

 

Funcionando num galpão que ocupa uma área de quase 1000 metros quadrados as margens da BR, na Avenida Francisco Marques da Fonseca, 294, em Bayeux, a Coasplan fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h ao meio dia e tem produtos para atender as linhas de cana-de-açúcar, de Hortifruti, de Pastagem, de Jardim, além de peças e máquinas agrícolas.

 

A campanha tem o menor custo para o produtor com ótimos resultados

A cana ficou mais nutrida após a aplicação foliar

O avião utilizado na ação

O momento da preparaão do produto para aplicação (1)

O momento da preparaão do produto para aplicação (2)

Os produtos contém macro e micro nutrientes além de fitohormônios

Os produtos foram adquiridos via Coasplan numa ação comercial com a Agrivalle

Os resultados já podem ser sentidos na cana ue recebeu a nutrição foliar

Profissionais a frente da ação

A ação conta com o suporte de um avião

Diretoria da Asplan se reúne com superintendência do Incra para debater formas de ajudar assentados na Paraíba



Boa parte dos assentamentos da zona da mata e brejo paraibanos tem produção de cana-de-açúcar, além de outras culturas da agricultura familiar. Mas, a maior parte destes agricultores vive e planta em terras como assentados e não proprietários do terreno que cultivam. Foi para debater essa questão e ainda ver de que forma a Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) pode ajudar a melhorar a produção nesses assentamentos que na manhã desta segunda-feira (10) o presidente da Associação, José Inácio de Morais se reuniu com o superintendente do Incra na Paraíba, Kleyber Oliveira. O secretário da Fetag, João Antônio Alves também participou da reunião.

 

O presidente da Asplan abriu o encontro falando da importância dos assentados terem o título de posse de suas terras e receberem estímulo para continuar produzindo. “É muito diferente o agricultor ser assentado e ter o título de proprietário da terra, pois somente com a legalização da posse da terra o agricultor passa a ser proprietário rural e tem um  novo horizonte, inclusive, com  mais condições de pleitear investimentos nas instituições financeiras já que pode dar como garantia dos empréstimos a própria terra”, disse José Inácio, para em seguida, anunciar que entre as ações de apoio aos agricultores, a Asplan fará, novamente, a doação de cana-semente para os assentados.

 

O superintendente do Incra, Kleyber Oliveira, lembrou que a Paraíba ocupa, atualmente, os primeiros lugares no ranking de Acordos de Cooperação do Titula Brasil, do Governo Federal, que agiliza a regularização fundiária  no país, que o Incra PB está em vias de assinar um acordo de cooperação com o Sebrae para ajudar os assentados a obterem o georeferenciamento de suas terras e ainda que 4,8% do território paraibano pertencem ao Incra. “Nós próximos dias estaremos assinando esse acordo que vai assegurar que o SEBRAE entre com 70% do custo deste estudo de georeferenciamento, deixando apenas 30% sob a responsabilidade dos assentados”, disse Kleyber. Ele reiterou a importância desse estudo, sem o qual não há a possibilidade do Incra emitir o título de propriedade da terra e que os assentados com 10 ou mais anos de uso da terra têm o direito legal de tornarem-se proprietários. “No que diz respeito ao Incra estamos atuando de forma efetiva para fazer a maior regularização fundiária já vista na Paraíba”, concluiu Kleyber.

 

O representante da Fetag, João Antônio, lembrou que apenas em Sapé, 220 famílias, que ocupam 3.200 hectares de terra no assentamento Santa Helena, esperam para realizar o sonho de ter seus títulos de proprietários das terras onde cultivam cana, milho, feijão, maracujá, abacaxi e mamão. “Essas famílias estão neste local desde 1998 e esperamos que agora com essa ajuda do SEBRAE a gente consiga realizar esse georeferenciamento e, finalmente, entregar o título de propriedade aos agricultores” disse João, lembrado que cada família de Santa Helena tem a posse de 10 hectares e que os outros 360 hectares de reserva legal se encontram fora desse contingente.

 

O presidente da Asplan avaliou a reunião como muito positiva e reiterou o papel da associação na promoção do desenvolvimento da agricultura paraibana, especialmente, do setor canavieiro. “Hoje, conseguimos reuniu uma instituição, o Incra, uma entidade de classe representante dos produtores e ainda outra entidade, a Fetag, representante dos trabalhadores com uma pauta comum que e o fomento à agricultura paraibana. Penso que unindo forças as ações ganham mais peso e são resolvidas a contento de todas as partes”, finalizou José Inácio que aguarda agora  sinalização do Incra para destinar a cana-semente que será doada para os assentamentos.

 

o superintendente do Incra na Paraíba, Kleyber Oliveira (1)

A reunião aconteceu na sede da Asplan

O superintendente do Incra na Paraíba, Kleyber Oliveira. o presidente da Asplan, José Inácio e João Antônio, da Fetag

O superintendente do Incra na Paraíba, Kleyber Oliveira, com João Antônio, da Fetag, e o presidente da Asplan José Inácio

Deputado se retira da sessão em protesto a manutenção de veto a PL que propunha ação de educação no trânsito em escolas da PB

O deputado estadual Jeová Campos se retirou da sessão remota da ALPB, na manhã desta terça-feira (11), em protesto a manutenção do veto de um Projeto de Lei, de sua autoria que propunha a implantação de ações interdisciplinares de noções de trânsito nas escolas particulares e públicas de ensino infantil, fundamental e médio da Paraíba. “Nós não estamos aqui trazendo uma invenção extraterrestre. O que propus já existe em vários estados da Federação. A Paraíba está e vai continuar atrasada neste aspecto, infelizmente. Se isso não fosse tão importante, a gente não tinha tantas mortes no trânsito. E o que estou propondo não cria despesas, ao contrário, diminuiria gastos com as vítimas de acidentes no futuro, já que ajudaríamos a formar cidadãos mais conscientes em relação ao trânsito que mata hoje milhões de pessoas e no Brasil 70 mil pessoas/ano”, desabafou o parlamentar que taxou de “ridícula’ e ‘vergonhosa’ a postura dos deputados que votaram a favor da manutenção do veto.

O PL em questão, o 1336/2019, dispõe sobre a adoção de atividades pedagógicas pelas escolas particulares e públicas sediadas no Estado da Paraíba, destinadas a divulgarem o Código de Trânsito Brasileiro através de atividades pedagógicas interdisciplinares. “Esse PL não cria despesas e, sinceramente, a justificativa e fundamento da Secretaria de Educação para julgar inconstitucional essa iniciativa, de que a Secretara junto com o DETRAN já desenvolvem ações desta natureza e que estas já são suficientes, não se sustenta”, disse o deputado Jeová, reiterando que sua iniciativa tem como objetivo maior preparar a criança e o adolescente paraibano, futuro motorista, a como bem conduzir o veículo, incutindo neles desde cedo à responsabilidade cidadã. “Se as ações da Secretaria junto com o DETRAN fossem suficientes, a Paraíba não teria tantas mortes no trânsito”, reforçou Jeová, lamentando a subserviência dos parlamentares ao Governo em votar pela manutenção do veto.

O placar da votação foi de 15 votos SIM, oito NÃO e três abstenções. Os deputados que votaram pela derrubada do veto foram: Anderson Monteiro, Anísio Maia, Bosco Carneiro, Buba Germano, Camila Toscano, Chió, Cida Ramos, Cláudio Régis, Wallber Virgulino, Dra. Paula, Estela Bezerra, Jandhuy Carneiro, Moacir Rodrigues e Tovar, além do autor da matéria. A favor do veto votaram: Cabo Gilberto, Doda de Tião, Hervázio Bezerra, João Gonçalves, Júnior Araújo, Ricardo Barbosa, Tião Gomes e Wilson Filho. Se absteram os deputados: Branco Mendes, Dr. Taciano Diniz e Inácio Falcão. Apesar da maioria de votos em plenário, para derrubar o veto era necessário 19 votos SIM.

“Só tenho a lamentar essa visão míope, injustificada e ridícula da Secretaria de Educação e dos colegas desta Casa que não entenderam o alcance desta proposta que não cria despesas alguma às escolas, mas que teria um alcance social imensurável, uma vez que estaríamos fortalecendo e ampliando a formação dos estudantes paraibanos, formando cidadãos mais conscientes de seu papel enquanto motoristas e pedestres”, disse o parlamentar, ressaltando que isso deixa a Paraíba atrás de outros Estados e carente de ações importantes neste contexto da Educação para o trânsito que, também é uma formação para a vida em sociedade.

Complexo de Patos tem aumento de 17% nos atendimentos de Urgência e Emergência no final de semana

A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou um aumento de 17% nos atendimentos deste último final de semana (7 a 9), em relação ao anterior, com a entrada de 173 pacientes. Já em relação ao número de vítimas de acidentes, houve uma queda de 13% com 27 ocorrências.

Entre as 18h da última sexta-feira (7) até a meia noite deste domingo (9), a unidade realizou ainda 10 cirurgias de emergência, sendo cinco de cirurgia geral, quatro de ortopedia e uma plástica reparadora. Dos 173 pacientes atendidos, 27 foram pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito, sendo a maior parte de acidentados com motocicletas, 25 no total, e a maioria da cidade de Patos, com nove vítimas.

O plantão de maior movimento foi o do sábado (8), quando 85 pessoas deram entrada na unidade, seguido do plantão de domingo com 67 atendimentos. Das 18h até a meia noite da sexta-feira, outras 21 pessoas passaram pela Urgência e Emergência do Complexo. Na Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, bicicleta e automóvel, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, sintomas de síndrome gripal, dor abdominal, dificuldade de respirar, dor no peito, dor renal, entorse ou torção, agressão animal, dor na perna, agressão física, acidentes com animal peçonhento ou raivosos, dor pélvica, entre outros motivos.

O boletim de atendimento de pacientes vítimas de acidentes de trânsito mostra que, além de acidentados da cidade de Patos, a unidade ainda recebeu pacientes de Cacimba de Areai, Desterro, Olho D’Água, Quixaba, Catolé do Rocha, Santa Teresinha, Condado, São José de Espinharas, Cacimbas, Teixeira, Emas e Juru. Dos 27 acidentados, 20 eram homens e sete eram mulheres e cinco deles precisaram permanecer internados para cuidados posteriores.

“Registramos a entrada em nossa Urgência e Emergência, neste último final de semana, de um maior número de atendimentos desde o segundo final de semana de março, ou seja, a maior demanda dos últimos dois meses e isso significa que as pessoas voltaram a circular mais, o que não é recomendado no atual momento em que nós identificamos o aumento do número de internações no setor Covid”, alerta o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. Ele lembra que o vírus continua circulando e as pessoas não podem esquecer disto e também não podem abandonar as ações preventivas de uso da máscara, da limpeza frequente das mãos, do distanciamento social e ainda evitar aglomerações.

Jeová propõe implantação do curso de Engenharia da Energia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Como todos os países do mundo, o Brasil atravessa uma séria crise energética, com reservas naturais cada vez mais escassas. Em contrapartida, o aumento da população requer cada vez mais energia e a noção de escassez de insumos energéticos nunca foi tão presente. Diferentes opções tecnológicas vêm sendo estudadas e aplicadas em nossa sociedade em detrimento da energia advinda do petróleo, revelando que opções que antes eram consideradas remotas são hoje soluções maduras e rentáveis. Soma-se a isso a nova consciência de responsabilidade ambiental que alerta sobre os riscos do emprego de tecnologias ditas convencionais para geração de energia, e que poderão ser inviabilizadas em um futuro próximo. O protocolo de Kyoto limita o uso de alguns tipos de combustíveis, além de incentivar o uso de energias renováveis e limpas. Por estes e outros motivos é preciso que existam profissionais capacitados para projetarem novas maneiras de geração e uso de energia. E foi pensando nisso, que o deputado estadual paraibano, Jeová Campos propôs que a ALPB encaminhasse requerimento ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, solicitando a implantação do Curso Superior de Engenharia da Energia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB.

A Engenharia de Energia, segundo o parlamentar, surge como uma nova área que visa à capacitação profissional para atuar num setor de suma importância para o Brasil e para a humanidade, que é a geração de energia preservando o meio ambiente. “O curso de Engenharia de Energia pode oferecer ao estudante uma formação sólida na área de engenharia e em harmonia com questões de alta relevância para o mundo moderno. O objetivo do curso é a formação de profissionais capacitados a compreender, projetar e gerenciar processos de produção, distribuição e utilização das várias formas de energia disponíveis na matriz energética, sejam elas renováveis ou não renováveis”, explica Jeová.

O Engenheiro de Energia será capacitado a atuar nos setores elétrico, petrolífero e industrial, atuando diretamente com sistemas de produção, geração, transporte, distribuição, gerenciamento e aplicação de energia. No ano de 2016, o IF-RN, através da RESOLUÇÃO N* 38/2015- CONSUP, autorizou a criação e o funcionamento do Curso Superior de Engenharia de Energia, cujo curso teve inicio em 06 de abril daquele mesmo ano. “Como sabemos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB já oferece dezenas de cursos de níveis técnico e superior e a implantação deste curso de Engenharia de Energia no IFPB será de grande importância para o desenvolvimento de nosso Estado assim como já o fez o RN”, justificou o deputado que teve seu requerimento aprovado durante sessão remota da ALPB, da última terça-feira (04).

Os 50 anos do curso de Direito do CCJS da UFCG serão lembrados com uma Sessão Especial da ALPB proposta pelo deputado Jeová

“Quando propus essa Sessão Especial em homenagem aos 50 anos de fundação do Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais – CCJS, do Campus de Sousa, da UFCG, meu primeiro sentimento foi o de gratidão por tudo que ele significa em minha vida não só profissionalmente, mas, sobretudo, de formação de cidadania e espírito público pelo compartilhamento do saber. Foi lá que moldei e forjei a estrutura do ofício que escolhi e no qual sempre atuei com devotado empenho e recompensador prazer”, disse hoje (07), o deputado estadual Jeová Campos. O parlamentar, que é advogado e professor licenciado do Centro, propôs a realização de uma Sessão Especial para comemorar da data, que acontecerá no dia 12 de M aio, às 15h.

A Sessão será transmitida por videoconferência, através da TV Asembleia, Canal 8.2, ou pelo www.al.pb.leg.br/tv-assembleia e ainda pelo YouTube no Legislativo PB. Segundo o parlamentar, a data tem especial significado para ele e uma importância ímpar no estudo do Direito no sertão paraibano. “A vida me presenteou duplamente com o Curso de Direito do CCJS, pois, além da felicidade de ser seu aluno, quis os desígnios divinos que também me tornasse um de seus professores, ao lado de tantos outros aos quais devo muitos de meus conhecimentos nas Ciências Jurídicas e Sociais”, disse Jeová, lembrando que a ocasião também será uma oportunidade de renovar não só sua gratidão a essa prestigiosa instituição, como também poder reencontrar pessoas de tão elevado valor e de sua mais alta estima. “Será um momento emocionante”, finalizou ele, dizendo que o deputado Júnior Araújo, subscreveu sua propositura.