Médicos Thiago Alencar, Lucas Neves, Erikson Werter e Nayarah Xavier participam do segundo dia do Simpósio de Oncologia do Sertão

Um evento repleto de informações e dados que com certeza enriqueceram, ainda mais, o repertório de conhecimento dos participantes do I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia do Sertão, que aconteceu nesta quarta (27) e quinta (28), em Patos. Promovido pelo Hospital do Bem, o evento aprofundou os debates sobre a doença que ainda é um estigma, mas, tem cura e contou, neste segundo dia de palestras, com a participação dos médicos Thiago Alencar, Lucas Neves, Erikson Werter e Nayarah Xavier.

O primeiro palestrante foi o Dr. Lucas Neves, que falou sobre “O Papel Multidisciplinar na Qualidade do Laudo em Anatomia Patológica”. O médico abordou o papel de todos os profissionais que atuam em um Centro Cirúrgico de Oncologia no momento em que são realizados as intervenções cirúrgicas e os cuidados que devem ter com o envio do material coletado para biopsia. Ele explicou o porquê do tempo ser um fator tão importante para um diagnóstico mais preciso, falou sobre os materiais que devem ser utilizados para conservação e fixação das peças a serem analisadas e apresentou imagens com exemplos de materiais em estado adequado e outros já comprometidos por falhas no manuseio e conservação.

Na sequência, o mastologista e cirurgião Thiago Alencar, que integra a equipe médica do Hospital do Bem, trouxe para os presentes e aqueles que acompanhavam o Simpósio através da transmissão em tempo real, uma gama de informações sobre câncer de mama, níveis de prevenção, tratamentos disponíveis, exames de diagnóstico e destacou o quanto o auto cuidado e a observação aos históricos familiares e individuais de cada mulher são importantes para detecção precoce e o tratamento com maiores níveis de eficácia.

Encerrando o ciclo de palestras da manhã, falou o médico Erikson Werter, que tratou sobre o tema “Prevenção ao Câncer de Pescoço e Cabeça e Atualidades”. Com uma abordagem objetiva e com a projeção de imagens, Dr. Erikson apresentou relatos sobre cirurgias realizadas em pacientes com câncer em vários pontos na região da cabeça e pescoço, além de também ressaltar a importância das ações de autocuidado. Ele destacou, por exemplo, que a higiene incorreta da boca, o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, e das dietas ricas em gorduras são hábitos que podem levar ao surgimento da doença.

A tarde, a programação seguiu com uma roda de conversa e mais duas palestras com profissionais que atuam dentro do quadro multiprofissional do Hospital do Bem. O nutricionista e coordenador do Hospital do Bem, Thiago Viana, mediou a Roda de Conversa que teve a participação do enfermeiro oncológico, Fernando Regis, da nutricionista, Samara Bezerra, da psicóloga Pryscila Guedes e do farmacêutico, Kaltz Vitor. Os profissionais compartilharam suas vivências e atuação no acompanhamento aos pacientes daquela unidade hospitalar e ainda responderam a perguntas dos participantes presenciais e dos internautas. Dentro dos temas tratados destaque para a questão da hidratação dos pacientes, alimentação correta e de acordo com as condições de cada paciente, acolhimento e reações ao tratamento e as respostas e reações a situações como a da alopecia (queda dos cabelos).

O enfermeiro oncológico, Fernando Regis falou sobre “Enfermagem Oncológica e o manuseio de cateter totalmente implantável” (porta chat), onde aprofundou mais os temas ligados a atividade própria da enfermagem, com apresentação de alguns materiais utilizados para realização segura e correta dos procedimentos em pacientes oncológicos.

Coube a oncologista, Nayarah Xavier a responsabilidade de encerrar o evento, que para ela foi um marco inicial de muitos e maiores que serão realizados no Sertão. Ela falou sobre “Oncologia para não oncologistas”, abordando desde a história da Medicina, passando pela evolução da Oncologia, lembrou os primeiros procedimentos cirúrgicos relatados ainda na antiga civilização egípcia e do que vem acontecendo atualmente, em especial, do pioneirismo e das conquistas da Oncologia no Sertão com a implantação dos serviços do Hospital do Bem que, segundo a médica, não apenas trata, mas, também acolhe o paciente em suas várias necessidades de cuidado e apoio.

Encerrando os trabalhos, Thiago Viana, fez um agradecimento especial a Dra. Nayarah, a nutricionista Samara Bezerra, ao Dr. Jorge Lyra, a coordenadora de marketing da Oncoradium, Silvana Vilela, e a direção do Complexo de Patos, pelo apoio e suporte na realização e sucesso do evento. “Foi o primeiro evento que fizemos neste formato e a julgar pela receptividade e alto nível das apresentações acertamos nas escolhas dos palestrantes e dos temas. Esse foi um bom ponto de partida. Haveremos de ampliar essa ação”, finalizou Thiago.

Rolar para cima