Author: News Comunicação

Profissionais do Hospital do Bem participam de ação educativa na cidade de Malta

Uma equipe multiprofissional do Hospital do Bem participou, na manhã desta sexta-feira (08), de uma ação educativa promovida pela Prefeitura da cidade de Malta, numa unidade de saúde daquele município. A atividade, que está inserida na programação do Outubro Rosa, teve o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos e do autoexame.

Da equipe do Hospital do Bem, participaram da atividade educativa, a Médica Oncologista, Nayarah Xavier, o Farmacêutico, Kaltz Vitor, o enfermeiro, Fernando Régis, o nutricionista, Thiago Viana e a Psicóloga, Pryscilla Guedes. “Cada um falou sobre a sua área específica de atuação e reforçou a importância dos cuidados preventivos”, afirma Thiago, lembrando que eles também abordaram a dinâmica do Hospital do Bem e os serviços prestados pela unidade que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC).

A população da cidade de Malta tem como referência para tratamento oncológico, nos diagnósticos de câncer de pele, próstata, mama e útero, o Hospital do Bem, daí o convite da Prefeitura alusivo ao Outubro Rosa ter incluído profissionais da unidade que integra a rede estadual de saúde.

Asplan espera redução no preço do etanol para consumidor paraibano com a venda direta da indústria para os postos de combustíveis

Com a publicação do Decreto 41.663/2021, do Governo do Estado, constante na edição da quarta-feira (06) do Diário Oficial, indústrias da Paraíba poderão vender etanol hidratado diretamente aos postos de combustíveis. A flexibilidade na comercialização do produto – que coloca como opcional a necessidade de atuação da distribuidora – tomou por base as medidas provisórias 1.063 e 1069 do Governo Federal, publicadas em agosto e setembro deste ano. Com a mudança, a tendência é que os custos fiquem mais baratos e os preços nas bombas também mais vantajosos para o consumidor final. O tema é um pleito antigo da Feplana – Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, apoiado pela Asplan – Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba. “Nossa expectativa é que os preços na bomba fiquem mais baixos sem essa intermediação das distribuidoras”, afirma o dirigente da Asplan, José Inácio de Morais.

O Decreto estadual também torna as usinas responsáveis por recolher o tributo do ICMS para a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), visto que serão as comercializadoras diretas do produto. “Essa é uma vitória para a sociedade e para a indústria sucroalcooleira já que a nova legislação favorece a cadeia produtiva do etanol no país e também contribui para o meio ambiente”, reitera José Inácio.

O presidente da Asplan lembra que desde a época que se lançou o carro flex, que o setor lutava para que essa venda pudesse ser feita de forma direta. “Quando lançaram o carro flex, a ideia foi essa, ou seja, dar opções ao consumidor. Precisava apenas que o governo editasse medidas que autorizassem essa venda direta que, com certeza, barateará os custos da logística beneficiando o consumidor final”, comentou José Inácio.

Segundo ele, a mudança, na prática, também vai agilizar o processo de entrega do produto. “A revenda do etanol hidratado aos postos era de responsabilidade exclusiva das distribuidoras e isso gerava custos no transporte. Você vende o etanol, coloca na carreta, às vezes ela vai para Suape, para a revenda dos postos Ipiranga, por exemplo, e volta para a comercialização no município de origem criando custos desnecessários”, explicou ele, José Inácio, parabenizando essa decisão do governo federal que acaba de ser referendada em nível local com o decreto publicado nesta quarta-feira (06).

Complexo de Patos zera lista de internos que precisavam de cirurgias ortopédicas

Com a realização de seis procedimentos cirúrgicos de Ortopedia nesta quinta-feira (07), o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) conseguiu um feito e tanto que foi zerar a lista de pacientes internos que necessitavam de uma cirurgia ortopédica. Isso significa dizer que não há mais ninguém na unidade aguardando para ter sua demanda atendida. E, vale salientar, que o Hospital de Patos passa por um momento atípico tendo que realizar os procedimentos num ambiente externo, na sede da Ginecam, em função do Bloco Cirúrgico da Casa está passando por ampla reforma.

“Mesmo numa situação como a que estamos vivenciando de ter toda uma logística que requer de nós ainda mais atenção e energia por causa das obras no bloco, conseguimos esse feito extraordinário de zerar a lista dos pacientes da Ortopedia. Quero parabenizar todos que contribuíram para que a gente conseguisse atingir esse objetivo que é ajudar as pessoas e prestar um serviço de excelência em nossa unidade”, disse o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Ao tomar conhecimento do fato, o secretário estadual de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, se pronunciou e agradeceu o empenho da equipe do Janduhy e elogiou o acontecimento. “Esse arrojo e dedicação da equipe do Complexo de Patos conseguiu zerar a lista de pacientes de cirurgias ortopédicas e isso é fundamental num ambiente hospitalar, principalmente, em relação aos pacientes idosos, pois sabemos que quanto maior tempo de hospitalização, maior a probabilidade de mortalidade. Graças a esse esforço conjunto, conseguimos reverter esse cenário de cirurgias acumuladas em função da alta demanda”, disse Dr. Geraldo.

O secretário lembrou que com a reforma do Bloco Cirúrgico da unidade, haverá ainda melhores condições de agilizar as cirurgias. “Estamos melhorando as condições de trabalho com essa reforma do centro cirúrgico, temos o projeto de realização e edificação de UTIs e das seis salas de cirurgia e isso tudo permitirá uma maior agilidade nas cirurgias e também na alta hospitalar”, destacou Dr. Geraldo.

Atualmente, as cirurgias do Complexo estão sendo realizadas na sede da Ginecam, o que exige da equipe do Janduhy toda uma logística para o transporte dos pacientes, além dos insumos e material do hospital para a sede da clínica e vice-versa. Mas, mesmo vivenciando essa situação atípica, o hospital realizou 55 cirurgias, no intervalo de apenas quatro dias, sendo 22 no plantão do último final de semana e outras 33 cirurgias na última segunda-feira. Nesta quinta-feira, quando foi zerada a lista dos pacientes da Ortopedia, além de seis cirurgias ortopédicas, a equipe do hospital realizou mais um procedimento BucoMaxilo e uma Cirurgia Geral.

Requerimento de Jeová solicitando ampliação de linha de crédito do FNE SOL para agricultores familiares é aprovado na ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (07), o Requerimento 18.014/21, do deputado estadual Jeová Campos, solicitando ao Banco do Nordeste do Brasil – BNB que avalie a ampliação da linha de crédito FNE Sol- Pessoa Física aos agricultores familiares da Paraíba. A ideia, segundo Jeová, é ajudar os agricultores na implantação de sistemas de micro e minigeração de energia solar para fins de irrigação.

“A linha de crédito será muito bem utilizada para que esses agricultores familiares possam melhorar seus sistemas de irrigação com o bombeamento e dessalinização da água. É primordial que o BNB avalie essa questão e inclua esses agricultores, pessoa física, muitos até já atendidos em outros programas do governo para que eles possam melhorar sua produtividade”, defendeu o parlamentar.

Vale lembrar que o sistema fotovoltáico na irrigação das lavouras já é realidade em diversos assentamentos de agricultores familiares, inclusive na Paraíba. No município de Pedras de Fogo, por exemplo, segundo dados do próprio BNB, são pelo menos 28 famílias que aderiram ao sistema de energia solar financiado pelo Banco do Nordeste e sete agricultores que já se beneficiam diretamente com o uso das placas. O parlamentar paraibano lembra ainda do grande potencial de radiação solar da Paraíba. “Nós somos um estado privilegiado pela natureza e precisamos aproveitar isso da melhor forma possível”, finalizou Jeová.

Escola AZ João Pessoa traz método de aprendizagem que estimula o aluno a superar dificuldades e a gostar de estudar

Já não é novidade que para se sair bem nos estudos o aluno não precisa estudar “muito”, mas precisa estudar bem, ou seja, ter um método que o faça superar suas dificuldades ao longo do caminho da aprendizagem e, sobretudo, identificar os erros e superá-los. Pensando assim, o AZ João Pessoa aposta num processo chamado “Ciclo PDCA”. A metodologia é muito conhecida no mundo empresarial e consiste em planejar (Plan), executar (Do), checar (Check) e atuar (Act) na correção das falhas que aparecem nas ações executadas. Esse é um novo modo de pensar sobre a produção do conhecimento e a escola contemporânea e vanguardista, como o AZ, já utiliza esse modelo de agir com ótimos resultados.

“Acabou aquele tempo em que os alunos memorizavam muitas coisas para realizar uma avaliação e o que se errava refletia apenas na nota e era esquecido. No Ciclo PDCA o estudante é estimulado a aprender porque ele volta ao erro, compreende em que falhou e corrige. Nesse movimento, o aluno assiste à aula, desenvolve o conteúdo através de exercícios de habilidade, faz a prova, obtém o resultado e se ele não atingiu uma boa performance, em algum conteúdo, é porque ele precisa melhorar. Então, ele assiste a uma vídeo aula sobre o conteúdo que falhou e volta no processo. Assim, ele vai para a “Folha Z” e reavalia sua competência. Ao atingir o resultado esperado, considera-se o conteúdo aprendido e ele vai para a próxima avaliação com esse obstáculo vencido”, explica a diretora do AZ João Pessoa, Verônica Monteiro.

Essa metodologia mais completa do estudar, explica Veronica, encontra no processo AZ um amplo e vasto campo de conhecimento. “Os fundadores do AZ tiveram um olhar diferente para a escola que muda significativamente ao longo do tempo. Os alunos de hoje, por exemplo, são da geração tecnológica e a gente não pode continuar instituindo uma escola que não avançou nesse processo de atender a necessidade deles. Antes tínhamos a certeza absoluta que a necessidade do aluno era aprender e ter conhecimento, memorizar, fazer prova e esse escola não atende mais a isso. Os estudantes hoje têm o conteúdo que pesquisam na palma da mão e eles são desafiadores, estão pesquisando algo sobre o que o professor está falando até na sala de aula e muitas vezes a informação até já mudou”, esclareceu Verônica.

O AZ nasceu, portanto, para “entregar” uma escola diferente da que se materializou e que não tem mais avanços. “Foi então que um conceito que é a gestão, gestão administrativa, de processos, PDCA, foi enxergado e aplicado ao desenvolvimento do conhecimento. A partir do momento em que planejo, desenvolvo, checo e eu atuo observando se meu desempenho é satisfatório ou não, se eu tive erros no percurso, metas que não alcancei, eu posso recuar e atuar naquele gap que ficou”, explanou a diretora.

Bárbara Almeida, do 6º Ano, é uma aluna que utiliza de forma muito eficiente a plataforma AZ e o Ciclo PDCA. O pai dela, Arimateia Almeida, elogiou a plataforma e o avanço da filha com o método. “Barbara vem utilizando a plataforma AZ desde o ano passado e temos visto que é muito interessante como a plataforma foi desenhada. Quando ela precisa, principalmente, nos momentos de atividades, de exercícios no horário pós-aula, e ela precisa de um entendimento melhor sobre determinado conteúdo, ela faz a busca dentro dos vídeos disponibilizados na plataforma do AZ e ela consegue superar a dificuldade que estava sentindo sobre o assunto”, disse o pai, destacando que a filha se adianta porque percebe sua necessidade de melhoramento antes das provas.

O pai disse ainda que ela é muito autônoma nos seus estudos e que a plataforma também ajudou nisso. “É bem interessante. Estamos gostando e tem atendido as expectativas. Bárbara tem se superado, cada vez mais, e tem tido muita facilidade em navegar pela plataforma. Quando eu peço para ela fazer os percursos ela vai lá e faz tudo e me apresenta a plataforma. Então, é bem interessante e bem fácil, bem didática e está de parabéns a escola por ter implantado a plataforma AZ”, concluiu.

Sobre a autonomia do aluno, Verônica Monteiro destacou que esse é um dos direcionamentos da própria Base Nacional do Currículo Comum – BNCC. “Lá se fala muito em autonomia. A aprendizagem nasce na própria pessoa. O estudante é protagonista de tudo isso, ele não é mais passivo”, afirmou, acrescentando que é uma mudança de modelo mental e essa mudança é gradativa. “Envolve muitos fatores do ser humano, é cognitivo, ele é socioemocional, mas, o fato é que o PDCA junto com o aporte de nossa plataforma AZ, que tem mais de 49 mil vídeos-aulas exclusivas, dão aos nossos estudantes diferenciais significativos de aprendizagem e crescimento”, assegura a diretora geral do Colégio AZ João Pessoa.

Jeová Campos se reúne com o secretário Nacional de Segurança Hídrica e anuncia que nos próximos 15 dias a barragem de Morros já terá água da Transposição

O deputado estadual Jeová Campos se reuniu, nessa quarta-feira (06), em Brasília, com o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Luis da Costa. O político paraibano que preside a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) estava acompanhado do deputado federal, Wilson Santiago, do prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes e de seu irmão, Marquinhos Campos.

De acordo com o deputado, o representante do Ministério do Desenvolvimento Regional garantiu que, nos próximos 15 dias, a barragem de Morros já terá água da Transposição do Rio São Francisco. “Isso, sem dúvida nenhuma, é uma conquista histórica do povo nordestino que luta e espera tanto pela chegada das águas”, disse Jeová.

Ainda segundo o parlamentar paraibano, após as águas da Transposição chegarem a barragem de Morros, começará o processo de enchimento do açude de Boa vista, seguido do de Caiçara e, finalmente, haverá o deslocamento da água para Engenheiro Ávidos que está em processo de reconstrução da barragem e recuperação do vertedouro (sangradouro). “Esperamos que essa obra, que é realizada pelo DNOCS, não atrase a perenização do Rio Piranhas”, disse Jeová na reunião com Sérgio Costa.

“É importante que, ainda este ano, o leito do Rio Piranhas comece a ser recuperado para permitir o fluxo normal da água, por gravidade, naquele reservatório”, reforçou Jeová, lembrando que espera ver a alegria do povo sertanejo, muito em breve, quando tudo isso for concretizado. O deputado permanece em Brasília, onde terá outras audiências e reuniões com representantes do Ministério e também da bancada federal paraibana.

Profissionais do Complexo de Patos participam de capacitação sobre Primeiros Socorros

Depois da capacitação sobre Combate a Incêndios realizada ontem (05), nesta quarta-feira (06), o mesmo grupo de profissionais, de vários setores, do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) voltaram a se reunir para participar de outro treinamento. Desta vez, de ‘Primeiros Socorros’. A capacitação, que aconteceu no auditório da 6ª Gerência de Saúde, foi dividida em aulas teóricas e práticas e foi ministrada pelo Cabo Kléber, do Corpo de Bombeiros.

Na capacitação, os profissionais aprenderam a fazer massagem cardíaca, que é um procedimento indicado para casos nos quais a vítima teve uma parada cardíaca, a como salvar alguém que está engasgado, a estancar sangramentos, amenizar queimaduras, a cuidar da mobilização em suspeita de fraturas ósseas, além de manobras de ressuscitação de afogamentos.

O diretor administrativo do Complexo, Levi Firmino, que também está participando dos treinamentos, lembra que a ideia é, a partir daí, reorganizar a Brigada de Incêndio do Complexo e realizar treinamentos constantes para que seus integrantes estejam plenamente aptos para atuar em casos de ocorrências seja de combate a incêndios ou prestação de primeiros socorros em situações adversas, dentro do hospital ou em ambientes domésticos. “É muito importante saber quais os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito. Isso pode evitar o agravamento da situação e salvar uma vida”, afirma Levi, que disse ter gostando muito das orientações do Cabo Kléber. “São ensinamentos que a gente leva para a vida e que podem ajudar bastante numa situação de risco”, finalizou o diretor administrativo do Complexo.

Além de Levi, participaram do curso profissionais da Manutenção, Higienização, Urgência e Emergência, Arquivo, Farmácia, Recepção, maqueiros, pessoal da Cozinha, do Laboratório entre outros setores do hospital.

Colégio AZ João Pessoa faz parceria com a National Geographic Learning e amplia ensino de inglês da escola para 2022

Já imaginou combinar Ciências e Inglês de forma inspiradora no dia a dia do seu filho? Pois, na Escola AZ João Pessoa é assim. E em 2022, a escola traz para a sala de aula uma novidade que é a parceria com o National Geographic Learning para a aprendizagem do idioma Inglês. Essa novidade e inovação vai possibilitar que os alunos estudem a vida do planeta Terra e suas diferentes culturas no ambiente escolar. A sensibilização dos professores do AZ para o uso dos conteúdos impressos e digitais acontecerá em duas datas: 21 e 28 de outubro, na sede do Colégio AZ João Pessoa, em Tambaú. Toda capacitação é feita por instrutores do National Geographic e será online.

O professor de inglês do AZ e coordenador do projeto Fluência, Aku Eric, explicou que a primeira sessão tem o objetivo de apresentar aos professores e direção a proposta do National Geographic Learning. Em seguida, o corpo docente terá treinamentos específicos para cada segmento/série de livros que será usado. O objetivo é desenvolver e aplicar os materiais de aprendizagem que reflitam o trabalho da National Geographic para professores e alunos em qualquer parte do mundo. “Serão compartilhadas histórias de exploradores, escritores, cientistas em sala de aula e isso será incrível”, comentou Aku.

Para a diretora geral do Colégio AZ João Pessoa, Verônica Monteiro, o ensino de inglês na escola será ainda mais cativante e motivador. “A compreensão da natureza e da Ciência através das histórias da vida real da National Geographic será uma oportunidade de conhecimento única para os nossos alunos. É o ensino associado à vida real, ao cotidiano e voltado para crianças e jovens conectados com um mundo globalizado”, declarou a dirigente, salientando que o ensino do Inglês, através do Fluência, é aplicado na Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio.

Complexo de Patos realiza 55 cirurgias em um intervalo de apenas quatro dias

Mesmo com toda a logística necessária para o transporte de pacientes, insumos e material do hospital para a sede da Ginecam e vice-versa, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou um feito inédito que foi a realização de 55 cirurgias, no intervalo de apenas quatro dias. No plantão do último final de semana foram realizados 22 procedimentos cirúrgicos e ontem (04), outras 33 cirurgias foram realizadas pela equipe médica do Complexo, totalizando 55 procedimentos cirúrgicos neste breve espaço de tempo. Os procedimentos estão sendo realizados na Ginecam em função da obra no bloco cirúrgico da unidade.

No plantão do final de semana, da sexta-feira às 18h até a meia noite do domingo, foram realizadas 22 cirurgias, sendo 13 de emergência e nove eletivas. Foram oito procedimentos Oncológicos, seis Vascular, quatro de Ortopedia, três de Clínica Geral e um de BucoMaxilo.

Nesta segunda-feira foram mais 33 procedimentos, sendo 19 cirurgias oncológicas eletivas, sete cirurgias ortopédicas, cinco de Clínica Geral e duas Vascular. O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que alguns procedimentos já estavam agendados e outros foram de urgência. “Não fizemos um mutirão, apenas atendemos às demandas de nossos pacientes, deixando evidente que o fato de estarmos com toda essa logística em função das obras de nosso bloco cirúrgico, isso não está comprometendo o nosso fluxo, nem tão pouco o atendimento à população”, disse Francisco, lembrando que até novembro a situação voltará a normalidade, com a conclusão da obra e retomada dos procedimentos cirúrgicos no próprio bloco do hospital.

Profissionais do Complexo de Patos participam de treinamento de Combate a Incêndio com Sargento Rodolfo do Corpo de Bombeiro

Profissionais de vários setores do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) participaram, nesta terça-feira (05), de um curso de Combate a Incêndios. Depois da aula teórica, realizada no auditório da 6ª Gerência de Saúde, o grupo seguiu para aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, através do manuseio de equipamentos e combate a incêndio simulado no pátio interno da unidade. O treinamento, que durou quatro horas, foi ministrado pelo Sargento Rodolfo, do Corpo de Bombeiros. A ideia é, a partir daí, reorganizar a Brigada de Incêndio do Complexo e realizar treinamentos constantes para que seu integrantes estejam plenamente aptos para atuar em casos de ocorrência com incêndios. Todos que participaram da capacitação receberão certificados.

O diretor administrativo do Complexo, Levi Firmino, explica que a ideia da realização do treinamento foi retomar, de forma mais organizada, as atividades da Brigada de Incêndio. “Atualmente, nós não temos uma Brigada, mas, pessoas que estão aptas a combater incêndios porque têm cursos específicos, a exemplo do de Bombeiro Civil, mas, nossa ideia é reativar esse grupo e esse treinamento de hoje é o começo deste trabalho”, explicou o diretor.

Participaram do curso profissionais da Manutenção, Higienização, Urgência e Emergência, Arquivo, Farmácia, Recepção, maqueiros, pessoal da Cozinha, do Laboratório entre outros espaços. “A intenção foi treinar pessoal de vários setores da unidade para que em cada local haja pessoal treinado e capacitado para agir em caso de alguma necessidade”, reitera Levi. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a participação de todos e, de forma especial, destacar o empenho da Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Maria Josineide de Almeida, da Coordenadora da CCIH, Maria do Socorro Rodrigues Silva, dos Técnicos de Segurança do Trabalho, Marcelo das Neves Monteiro Sobrinho e Allan Ramuth Araújo Silva e das bombeiras civis, Maria Mota e Maria de Fátima Maya, que deram contribuições importantes para a realização e sucesso deste treinamento.