Hospital de Patos registra aumento de 80% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito no final de semana
Oplantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, neste último final de semana, registrou o atendimento a 159 pessoas, a realização de 11 cirurgias – sendo oito de emergência e três eletivas, além do atendimento a 27 vítimas de sinistros de trânsito, o que representa um aumento de 80%, em relação ao final de semana passado. A quase totalidade das vítimas estavam em motocicletas, com 26 registros, e uma em bicicleta. Os dados referem-se ao período entre as 18h da sexta-feira (01) até a meia-noite do domingo (04).
No sábado, no plantão mais movimentado, 80 pessoas foram atendidas, e no domingo, mais 68 pacientes deram entrada na unidade. No dia 01, entre as 18h e meia-noite, outras 11 pessoas foram atendidas na unidade. O relatório de gestão do hospital, que integra a rede estadual de saúde, registra que dos 27 pacientes que deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, oito tiveram que permanecer internados para cuidados posteriores. Patos registrou o maior número de vítimas, com 14 no total, mas houve registro de acidentados vindos das cidades de Brejo da Cruz, Cacimba de Areia, Catingueira, Coremas, Imaculada, Olho D’água, Princesa Isabel, Santa Luzia, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Teixeira.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, hipertensão, contusão diversa/pancada, dificuldade de respirar, dor no peito, dor de cabeça, náusea e vômito, hemorragia, hipotensão, entre outros motivos.
Das 11 cirurgias realizadas, a maior parte delas foi ortopédicas, com sete procedimentos, outras três foram cirurgias gerais e ainda uma vascular.