Author: News Comunicação
Profissionais do Complexo de Patos participam de treinamento de Combate a Incêndio com Sargento Rodolfo do Corpo de Bombeiro
Profissionais de vários setores do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) participaram, nesta terça-feira (05), de um curso de Combate a Incêndios. Depois da aula teórica, realizada no auditório da 6ª Gerência de Saúde, o grupo seguiu para aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, através do manuseio de equipamentos e combate a incêndio simulado no pátio interno da unidade. O treinamento, que durou quatro horas, foi ministrado pelo Sargento Rodolfo, do Corpo de Bombeiros. A ideia é, a partir daí, reorganizar a Brigada de Incêndio do Complexo e realizar treinamentos constantes para que seu integrantes estejam plenamente aptos para atuar em casos de ocorrência com incêndios. Todos que participaram da capacitação receberão certificados.
O diretor administrativo do Complexo, Levi Firmino, explica que a ideia da realização do treinamento foi retomar, de forma mais organizada, as atividades da Brigada de Incêndio. “Atualmente, nós não temos uma Brigada, mas, pessoas que estão aptas a combater incêndios porque têm cursos específicos, a exemplo do de Bombeiro Civil, mas, nossa ideia é reativar esse grupo e esse treinamento de hoje é o começo deste trabalho”, explicou o diretor.
Participaram do curso profissionais da Manutenção, Higienização, Urgência e Emergência, Arquivo, Farmácia, Recepção, maqueiros, pessoal da Cozinha, do Laboratório entre outros espaços. “A intenção foi treinar pessoal de vários setores da unidade para que em cada local haja pessoal treinado e capacitado para agir em caso de alguma necessidade”, reitera Levi. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a participação de todos e, de forma especial, destacar o empenho da Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Maria Josineide de Almeida, da Coordenadora da CCIH, Maria do Socorro Rodrigues Silva, dos Técnicos de Segurança do Trabalho, Marcelo das Neves Monteiro Sobrinho e Allan Ramuth Araújo Silva e das bombeiras civis, Maria Mota e Maria de Fátima Maya, que deram contribuições importantes para a realização e sucesso deste treinamento.
- Sargento Rodolfo dando as últimas instruções antes do manuseio dos equipamentos
- A parte téorica foi vista no auditório da 6ª Gerência de Saúde
- Antes da parte prática, todos tiveram instruções teóricas
- Grupo de profissionais que participou do treinamento
- Integrantes da brigada do Hospital e diretoria com o Sagento Rodolfo, do Corpo de Bombeiros
- Os profissionais colocando em prática os ensinamentos aprendidos no curso
- Profissionais de vários setores do Hospital participaram do treinamento
- Sargento Rodolfo e o diretor administrativo do Complexo, Levi Firmino
Jeová Campos retorna à ALPB e já começa trabalho por Brasília cobrando as obras da transposição do São Francisco
O deputado estadual Jeová Campos retornou às suas atividades parlamentares essa semana, após uma licença médica, e a sua primeira missão foi embarcar nesta terça-feira (05), para Brasília (DF). Na agenda do deputado, que preside a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e é um dos mais aguerridos políticos brasileiros na defesa da conclusão das obras da Transposição, consta audiências no Ministério do Desenvolvimento Regional. Em pauta, as obras do Canal Caiçara – Engenheiro Ávidos, o Ramal do Piancó e a recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos. Além disso, Jeová também pretende voltar ao estado com informações mais precisas quanto à chegada das águas do Rio São Francisco no sertão paraibano.
O parlamentar afirmou que decidiu “ir até a fonte” para obter dados sobre o andamento das obras. “Decidi ir até Brasília porque foi definido que a recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos fosse iniciada com urgência. Essa é uma das intervenções importantíssimas porque oferece garantia hídrica para muita gente do sertão porque abastece não só Cajazeiras, mas, também, vários distritos da região”, justificou Jeová que vai cobrar mais celeridade na ordem de serviço que foi assinada em maio deste ano.
O projeto de transposição do Rio São Francisco e as questões hídricas sempre foram causas recorrentes não apenas do atual mandato, mas dos dois anteriores do deputado. Não é à toa que o parlamentar é conhecido como o ‘deputado das águas’. “Para mim, defender a garantia hídrica do sertão paraibano é uma questão de coerência e respeito com meus conterrâneos. Só vou parar de falar e cobrar a conclusão desta obra quando eu puder me banhar nas águas do Engenheiro Ávidos”, disse o deputado na última sexta-feira (01), em entrevista para uma rádio local. Além da agenda no Ministério, o parlamentar paraibano tem outras pautas na capital federal.
- Deputado estadual Jeová Campos retornou a ALPB e já tem agenda em Brasília
Estudante participa de sua 1ª competição Norte-Nordeste e traz títulos para a Paraíba
O estudante paraibano José Ronildo Filho, do 4º Ano do Colégio GEO/AZ João Pessoa, acaba de trazer para a Paraíba títulos do Campeonato Norte-Nordeste Mirim e Petiz de Natação, realizado nos dias 01 e 02 de outubro, em Maceió. O estudante, de apenas nove anos de idade, ganhou pelo Clube o 1º lugar petiz 2; o 3º lugar Mirim 1 pelo revezamento em equipe e o 3º lugar geral de toda competição. Além disso, Ronildo ainda foi medalhista de Prata pelo revezamento Livre e Medley. Ele competiu pelo Acqua R1, do Clube Cabo Branco e foi treinado pela técnica Ana Paula.
Essa foi a primeira competição de Ronildo e a família está muito orgulhosa. Para pai, mãe e irmã que acompanharam o campeonato de perto, foi uma emoção e surpresa imensa receber os resultados de quem foi orientado a participar para apenas se divertir. “Essa foi a primeira competição que ele participou por conta da pandemia que suspendeu as competições. Eu tive esse privilégio de acompanhar. Eu disse vamos e vamos nos divertir”, comentou Gabrielly Carvalho, irmã do atleta.
Ela contou que até sem voz ficou durante a torcida pelo irmão. “Foi emocionante cada vez que ele entrou na piscina. Gritei muito, fiquei sem voz, mas estimulei mesmo dizendo a ele que independente do resultado, ele seria meu campeão”, disse ela, destacando que o nível dos competidores era alto. “Foi uma conquista muito grande pelo nível dos atletas que estavam lá. Ficamos muito contentes, pai, mãe, avós, primos, toda família. Todos estão muito orgulhosos dele”, completou Gabrielly.
Nas categorias em que Ronildo foi medalhista individual, que foram dois revezamentos (Livre e Medley), ele optou pelo nado Craw e no Medley, ele nadou peito. Nas competições pelo Clube, foi a primeira que o Cabo Branco conseguiu o 3º lugar geral do mirim, o 1º lugar no petiz 2 e 3º lugar geral. A mãe de Ronildo, Cleonice Carvalho, falou da dedicação do filho pela Natação. “Ele treina todos os dias após sair do colégio. Mesmo assim, não esperávamos medalha porque os adversários eram muito fortes e ele competiu com atletas do Norte-Nordeste. Antes que ele viajasse eu disse que ele aproveitasse a viagem como presente de dia das crianças, apenas, e ele e os colegas nadaram bravamente”, comentou a mãe.
O pai, Ronildo Carvalho, também disse que a ideia era só se divertir. “Meu filho é um menino muito inteligente, gosta muito de estudar, divertir-se e ele estava querendo ir para a competição e eu disse a ele que ele não se cobrasse, que era primeira competição. Eu disse que ele fosse para se divertir, apenas participar, que nas próximas ele seria melhor. E ele acaba nos trazendo medalhas”, destacou Ronildo.
- José Ronildo Filho ganhou medalhas na primeira competição que participou
- O estudante paraibano José Ronildo Filho, aluno do Colégio GEOAZ João Pessoa, acaba de trazer para a Paraíba títulos do Campeonato Norte-NE
Mamografias do Outubro Rosa para mulheres de Patos e região começam a ser feitas na próxima segunda-feira
Os 400 exames de mamografias disponibilizados para o Outubro Rosa, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (SES), para a população de mulheres dos 24 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde, começam a ser realizados a partir da próxima segunda-feira (11), na sede da Ecoclínica, em Patos. Os exames, todos com dias e horários marcados, serão realizados de segunda a sexta-feira e serão agendados via Central de Regulação do Estado. As interessadas devem procurar as Secretarias de Saúde de sua cidade. Além dos exames, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) vai garantir a avaliação dos resultados, com consultas do Mastologista, Thiago Pereira Alencar, no Hospital do Bem. As consultas também serão agendadas via Central de Regulação.
O diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, reitera o compromisso do Governo Estadual com a saúde das paraibanas. “Estamos disponibilizando, este ano, um maior quantitativo de exames para que as paraibanas, moradoras destes 24 municípios do sertão, possam fazer esse exame que é muito importante na prevenção do câncer de mama ou na identificação precoce de algum problema”, destacou o diretor. Ainda segundo Francisco, o mamógrafo do Hospital do Bem deve ser instalado até o final deste mês e, com isso, os exames passarão a ser feitos na sede da unidade cotidianamente”, disse ele.
Dinâmica
Os 24 municípios que integram a 6ª Região de Saúde receberão quantitativos correspondentes as suas demandas, através da Central de Regulação Estadual, sob a coordenação da 6ª Gerência de Saúde. Ao receber os quantitativos, das respectivas secretarias de saúde municipais, a Gerência vai consolidar a lista e as respectivas quantidades e direcionar para a Central de Regulação do Estado que fará as marcações de dias e horários dos exames de cada paciente em parceria com a Ecoclínica. “Isso vai possibilitar que haja uma melhor organização e assegurar que cada paciente saiba o dia e horário que tem que comparecer para fazer seu exame”, destaca a coordenadora da 6ª Gerência, Liliane Sena.
E esta ação do Outubro Rosa em Patos vai garantir além do exame, a avaliação e diagnóstico. Para tanto, o Hospital do Bem vai ampliar a agenda de consultas do mastologista Thiago Pereira Alencar. “Dr. Thiago vai avaliar as mamografias das pacientes, logo após a entrega dos resultados e, se for o caso, já fazer o encaminhamento dos casos que precisem de acompanhamento para o nosso ambulatório”, afirma Francisco Guedes, enaltecendo que com isso o Governo do Estado está garantindo uma completa atenção às mulheres, não apenas no que diz respeito ao preventivo do Câncer de Mama, mas, também, os encaminhamentos necessários caso haja a identificação de alguma anomalia.
- Complexo de Patos entra em sintonia com o Outubro Rosa
- EStacionamento do hospital de Patos em clima de Outubro Rosa
- Iluminação noturna do Complexo de Patos no Outubro Rosa
- O Complexo de Patos exibe na fachada as cores do Outubro Rosa
- O Governo, através da SES e do Complexo de Patos, vai ofertar 400 mamografias para o Outubro Rosa
Hospital de Patos atende 182 pessoas e realiza 22 cirurgias no final de semana
A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, atendeu, entre as 18h da última sexta-feira (1) até a meia-noite deste domingo (3), 182 pessoas. Os plantões de sábado e domingo tiveram quase a mesma quantidade de pacientes, 72 e 73, respectivamente. Das 18h da sexta-feira até a meia-noite, mais 37 pessoas foram atendidas por causas diversas. No período, foram realizadas 22 cirurgias, sendo 13 de emergência e outras nove eletivas.
Comparando os dados da Urgência e Emergência da unidade deste final de semana com o anterior, houve uma queda de 3% no número de atendimentos de urgência e emergência e de 15% nos casos de sinistros de trânsito. Neste último caso, 22 pessoas deram entrada na unidade vítimas desses acidentes, sendo 19 delas por sinistros com motos, uma com automóvel, outra com bicicleta e ainda uma vítima de atropelamento. Dos 22 acidentados, apenas quatro deles precisaram permanecer internados para cuidados posteriores.
A maior parte das vítimas de sinistros de trânsito foi da cidade de Patos, com nove pessoas no total, mas vieram pacientes de mais 13 municípios: Cacimba de Areia, Cacimbas, Catolé do Rocha, Conceição, Emas, Imaculada, Malta, Paulista, Pombal, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Teresinha e Condado.
Dos 22 procedimentos cirúrgicos realizados no final de semana, oito foram oncológicos, seis vascular, quatro de ortopedia, três de cirurgia geral e uma de bucomaxilo.
- Hospital de Patos realizou 22 cirurgias neste final de semana
Outubro Rosa: Governo do Estado disponibiliza 400 mamografias para mulheres da região de Patos.
A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados. E ciente da importância deste exame e dentro das comemorações do Outubro Rosa, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde (SES), vai disponibilizar 400 mamografias para a população de mulheres na faixa etária indicada para realização do exame, que são moradoras dos 24 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde. Os exames, que serão agendados via Central de Regulação do Estado, serão realizados na Clínica UDI de Patos, a partir da próxima semana. Além dos exames, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), vai garantir a avaliação dos resultados, com consultas do Mastologista, Thiago Pereira Alencar.
“A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada, anualmente, por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, explica o mastologista Thiago Pereira Alencar. O diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, reitera o compromisso do Governo do Estado com a saúde das paraibanas. “Essa ação do Outubro Rosa está ofertando um maior quantitativo de exames do que foi oferecido em campanhas passadas e, até o final de outubro estaremos com o mamógrafo no Hospital do Bem e passaremos a realizar os exames na sede da unidade cotidianamente”, disse o diretor.
A responsável pela 6ª Gerência de Saúde, Liliane Sena, reforça que essa ação do Outubro Rosa é um cuidado preventivo disponibilizado pela SES para as mulheres que se encontram dentro da janela de idade para realização do exame. Ela explica que o processo de disponibilização dos exames ocorrerá através de regulação. “Os 24 municípios que integram a 6ª Região de Saúde receberão quantitativos correspondentes as suas demandas, através da Central de Regulação Estadual, sob a nossa coordenação. Ao receber os quantitativos, das respectivas secretarias de saúde municipais, vamos consolidar a lista e as respectivas quantidades e direcionar para a Central de Regulação do Estado que fará as marcações de dias e horários dos exames de cada paciente em parceria com a Clínica UDI. Isso vai possibilitar que haja uma organização e que cada paciente saiba o dia e horário que tem que comparecer para fazer seu exame”, destaca Liliane.
E para complementar a ação garantindo que as pacientes não apenas tenham seus exames, mas, também, a avaliação e diagnóstico, o Hospital do Bem vai ampliar a agenda de consultas do mastologista Thiago Pereira Alencar. “Dr. Thiago vai avaliar as mamografias das pacientes, logo após a entrega dos resultados e, se for o caso, já fazer o encaminhamento de casos que precisem de acompanhamento para o nosso ambulatório”, afirma Francisco Guedes, enaltecendo que com isso o Governo do Estado está garantindo uma completa atenção às mulheres no que diz respeito ao preventivo do Câncer de Mama neste Outubro Rosa. As consultas com o mastologista também acontecerão via Central de Regulação.
- As mulheres da região de Patos terão 400 mamografias no Outubro Rosa
Profissionais da Asplan visitam laboratório da TOPBIO para buscar dados de como modernizar laboratório da Estação de Camaratuba
A TOPBIO, parceira da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) em tecnologia de multiplicação de microorganismos “On farm” (na fazenda), recebeu, nesta quinta-feira (30), a visita do biólogo e supervisor de produção da Estação de Camaratuba mantida pela Asplan, Roberto Balbino, e do Coordenador do Departamento Técnico da Associação, agrônomo Luis Augusto. Eles foram conhecer as instalações da TOPBIO e ver in loco como o laboratório localizado em Tibáu, no Rio Grande do Norte atua.
O Coordenador do Departamento Técnico da Asplan explica que o objetivo da visita foi buscar subsídios que possam ser aplicados na Estação de Camaratuba, onde a Associação produz o Metarhizium anisopliae para o controle da cigarrinha, e a vespinha para o controle da broca comum. Há alguns anos que pretendemos ampliar nossa produção de microorganismos para servir de matrizes no processo de multiplicação, principalmente, aqueles chamados produtores de crescimento e fomos na TOPBIO, justamente, nos municiar de dados para adaptar a nossa realidade”, disse Luis Augusto.
Ele lembra que a Estação de Camaratuba é referência de produção do Metarhizium, desde 1993. “O insumo biológico Metarhizium é fornecido para nossos associados. E estamos planejando produzir futuramente o fungo Trichoderma e algumas bactérias, tais como, Bacillus spp e Azospirillum, pois temos potencial para diversificar nossa produção”, reiterou Luis.
O biólogo da Estação reforça que a aplicação desses microorganismos ajudam os os canaviais a ficarem mais mais sadios e produtivos. “Isso está evidenciado na literatura em diversos trabalhos científicos. O Trichoderma, por exemplo, induz a resistência da planta a doenças, controla nematoides, bioestimula e ajuda a planta a tolerar estresses abióticos, disponibilza nutrientes no solo e etc”, afirma Roberto Balbino.
De acordo com Singh et al (2010) o uso de Trichoderma aumentou em 27,2%, 65,1% e 44,2% os elementos N, P e K no solo, levando a cana a um incremento de 13,1 t/há. Segundo Scudelleti (2016), a aplicação de Azospirillum em cana na variedade RB 867515 feita via foliar produziu 20 t/há a mais do que a testemunha. “Isso demonstra o quanto é importante aplicarmos esses microorganismos em nossos canaviais”, finalizou Luis, lembrando que a visita foi muito produtiva e enriquecedora.
Sobre a Estação de Camaratuba
Situada na BR 101, próximo à entrada para o município de Mataraca, a Estação Experimental de Camaratuba foi instalada em 1979, através de um convênio entre o já extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA)/Planalsucar e Asplan. Entretanto, desde 1989, a Associação assumiu a Estação e buscou novos parceiros para dar continuidade às pesquisas que vinham sendo desenvolvidas lá. A área possui 220 hectares, sendo 80 deles para o cultivo de cana-semente de variedades promissoras e também uma área de plantação destinada à pesquisa agrícola. Os demais 140 hectares constituem área de preservação ambiental, já que a Estação está localizada em meio a uma reserva de Mata Atlântica. Na Estação ainda existe uma estação meteorológica, onde diariamente, três vezes ao dia, às 9h, 15h, e 21h, os técnicos colhem informações sobre velocidade e posição do vento, temperatura, umidade, pressão atmosférica, evaporação, pluviometria, entre outras e, repassam para o 3º DISME, em Recife. Tudo o que é produzido na Estação é fornecido gratuitamente aos associados da Asplan e vendidos a preços bem acessíveis para o mercado local e regional.
- Roberto Balbino e Luis Augusto da Asplan visitaram o laboratório da TOPBIO no RN
Debate sobre conjuntura nacional e força política marcou o retorno de Jeová à ALPB
O deputado estadual Jeová Campos foi o convidado do programa Sem Censura da Rádio Sanhauá na tarde desta sexta-feira (01). Retornando neste dia 01 de outubro também aos seus trabalhos na Assembleia Legislativa da Paraíba (APLB), de onde esteve afastado durante pouco mais de 60 dias para licença médica, o parlamentar foi entrevistado pelo radialista Antônio Malvino e seus colegas de bancada, respondendo perguntas do público e relembrando ações importantes de seu mandato. Jeová também falou na conjuntura política atual e conclamou a população para o ato que acontecerá neste sábado (02) contra o governo Bolsonaro em várias cidades paraibanas.
O início da transmissão foi marcado pelos parabéns do público que recebeu com alegria o retorno de Jeová à bancada petista. Jeová agradeceu aos ouvintes e disse que na realidade nunca deixou de ser do Partido dos Trabalhadores (PT), uma vez que sempre defendeu o povo e questões pertinentes às defesas da legenda. “Quem se colocou contra o golpe contra Dilma? O homem é circunstância também de seu tempo e a luta é permanente. Sempre defendi os mesmos pontos”, destacou Jeová Campos, lembrando que filiar-se mesmo só em 2022 quando for aberta a “janela partidária”.
Sobre o assunto, o parlamentar adiantou ainda que nunca deixará a política. “Da política não desistirei nunca. Lutar contra miséria, quando vejo fome de um lado e riqueza do outro, sempre me levará à política”, disse ele. “No entanto, nas próximas eleições venho como Jeová Chico Mendes”, brincou o deputado lançando para sucedê-lo na APLB o nome do prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes. “Ele foi meu coordenador de campanha em 2006 e em todas as outras. Não tenho dúvida de sua vitória. Chegou a hora e o momento de eu ser liderado por ele”, arrematou.
No cenário nacional, em determinado momento da entrevista, Jeová foi questionado quanto à politica econômica do PT e ele foi enfático ao lembrar como era a vida do pobre na época. “Quanto era o preço da carne, do gás, quando Lula era presidente? E quanto está agora? Recentemente, vimos que quatro empresas do setor de carne já tiveram lucros exorbitantes enquanto que o orçamento para o Bolsa família não tem a devida atenção. São quatro famílias de um lado e do outro são milhares de brasileiros que se aglomeram em fila do osso”, disparou ele.
O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, candidato ao senado pelo PT em 2022, também foi citado na bancada da Rádio. Jeová foi questionado a respeito do processo que Ricardo Coutinho responde e foi indagado a respeito de ‘comprar a briga’ do companheiro. “Sabe qual o problema que vivemos? Implantou-se no país um modelo escravocrata de justiça, sem respeito é Legalidade e o devido contraditório. Todos, inclusive Ricardo está regido sob o princípio da inocência e eu acredito na Justiça. Assim foi com Lula e ele também terá direto à ampla defesa”, explicou, parabenizando a Rádio Sanhauá por abrir o espaço para que o ex-governador possa falar abertamente.
Mandato retomado
No mês de julho o deputado estadual Jeová Campos tirou uma licença médica para fazer uma minuciosa reavaliação de uma cirurgia feita há seis anos. O parlamentar vinha sentido um desconforto abdominal que precisa ser investigado com mais detalhes. Vencida essa fase, Jeová retomou neste dia 01 de outubro às suas atividades com muita alegria.
“Fazia um ano que eu não dava entrevista e essa aqui hoje eu fico ainda mais feliz porque está marcando meu retorno à Assembleia e ao meu mandato”, comemorou ele, citando algumas de suas últimas ações na Casa como o projeto que dispõe sobre a visita hospitalar virtual, através de vídeo-chamada, de familiares aos pacientes que estejam internados em hospitais públicos e privados no estado da paraíba com diagnóstico do novo coronavírus – covid-19; e a instituição do programa de auxílio emergencial para trabalhadores do setor cultural e para espaços culturais no estado da paraíba durante o período de calamidade pública decorrente do coronavírus (covid-19).
“Poucas pessoas sabem, mas quem primeiro levantou o debate sobre o pagamento de auxílio emergencial no país foi a Assembleia Legislativa da Paraíba, através de um projeto de lei de minha autoria”, ressaltou o deputado, frisando que as audiências da ALPB continuaram durante a pandemia, mas de forma virtual, com trabalho a fazer.
Ainda durante o programa Sem Censura, Jeová destacou que também brigou para que operadoras de planos de saúde no estado da Paraíba não se recusassem a prestar serviços a pessoas suspeitas ou contaminadas pelo covid-19 em razão de prazo de carência contratual, e também sobre o aceite de internação de pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19), na rede hospitalar privada, na hipótese de inexistência de vagas nos hospitais públicos do estado da Paraíba, quando requisitado por médico credenciado ao sistema único de saúde.
Ao final, Jeová, que é conhecido como “o deputado das águas”, afirmou que está de viagem marcada para Brasília para tratar da transposição do Rio São Francisco. “Um dos ramais não está como deveria e vou à fonte do problema. Não ganhei o título de deputado das águas á toa e só vou me calar quando eu puder me banhar nas águas do Engenheiro Ávidos”, afirmou o parlamentar, encerrando a entrevista e conclamando a todos para o ato politico deste sábado (02) contra Bolsonaro.
“Somos protagonistas da esperança. Um presidente que incentiva sua população a comprar armas deve deixar sua cadeira. Precisamos é do embate de ideias. Essa é nossa arma”, explanou Jeová, firme e forte para uma nova etapa da política local e nacional.


Deputado Jeová Campos anuncia retorno às suas atividades na ALPB a partir deste dia 1º
O deputado estadual Jeová Campos anunciou nesta sexta-feira (01), seu retorno às atividades parlamentares, a partir de hoje. O comunicado oficial se deu através do Ofício Nº 94/2021 endereçado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino. O prazo da licença médica do parlamentar encerrou-se no dia 30 de setembro e como ele já realizou boa parte dos procedimentos que o levaram a se ausentar das atividades legislativas e está bem, ele decidiu retornar suas atividades.
“Ainda terei que fazer outros exames, mas, estou bem de saúde, fiz um check up geral e os exames estão dentro da normalidade e estou em condições de reassumir meu mandato, além disso, preciso retomar a agenda política e da luta democrática, principalmente, engrossando os palanques na defesa do nome de Lula, porque o Brasil não aguenta mais tanto desmantelo e descaso, principalmente, com a vida humana e os mais humildes”, afirmou Jeová.
Quando se licenciou, em julho último, o segundo suplente dele, Trocolli Júnior (Podemos) assumiu o mandato de Jeová. Recentemente, Trocolli teve que ceder a vaga a Lindolfo Pires, que é primeiro suplente, por causa do retorno de Edmilson Lucena às atividades na ALPB.

José Inácio de Morais é reconduzido a novo mandato para o triênio 2021/2023 como presidente da Unida
O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e atual dirigente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida) foi reconduzido ao cargo para novo mandato como presidente da Unida. José Inácio foi reeleito por aclamação, durante reunião realizada na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), em Recife, nesta quinta-feira (30), com a presença de representantes de entidades associadas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. O novo mandato será no triênio 2021/2023.
“A cana faz parte da história de meus ancestrais, de minha história, cresci em meio aos canaviais, estudei agronomia por entender que deveria me especializar e ter mais conhecimento, sou de uma família que enxerga na cana-de-açúcar desenvolvimento, progresso e fonte de renda e, naturalmente, fui me envolvendo de forma mais direta com a representação de classe e ser eleito, por mais de um mandato, presidente da Asplan e da Unida, penso eu que é consequência de um trabalho bem feito e de dedicação na defesa dos pleitos dos produtores de cana do Nordeste”, disse José Inácio, lembrando que aceitou mais esse desafio por acreditar na importância dos órgãos de classe no fortalecimento das lutas e defesas em prol do setor.
O presidente da AFCP e da Feplana, Alexandre Lima, que conduziu a reunião em Recife, elogiou a atuação de José Inácio e disse que o setor agradece a compreensão dele sobre a importância de assumir novo mandato. “Além de dedicação às nossas causas, José Inácio é um profundo conhecedor do setor e é um líder muito respeitado e capacitado, de forma que estamos muito felizes dele ter aceitado continuar na presidência da Unida e somar forças na linha de frente na defesa das causas dos produtores de cana”, disse Alexandre.
Sobre CBIOs
Além da eleição para o novo mandato da Unida, a pauta da reunião em Recife também incluiu o debate sobre a condução do processo de remuneração de CBIOs que, inclusive, teve a participação do coordenador-geral de cana-de-açúcar e agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Jorge Caldas e de representantes de entidades ligadas aos industriais, a exemplo do Sindálcool, Única e Orplana. Em debate, uma proposta de acordo para o percentual de recebimento devido aos produtores dos Créditos de Carbono. “Mais uma vez, o setor industrial insiste em nos ofertar apenas 60% do pagamento líquido sobre a nossa cana depois de descontado os impostos e nós não abriremos mão de receber o que é nosso, o que é justo, que equivale a 100% descontando os encargos”, disse o diretor da Asplan, Pedro Neto que estava na reunião.
Ainda segundo Pedro Neto ficou decidido que no próximo dia 14 de outubro, todos os presidentes de associações e entidades ligadas aos produtores de cana irão à Brasília participar de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. “Essa questão do CBIOs destinada aos fornecedores precisa ser resolvida, pois já entraremos na terceira safra tendo prejuízos e sem que essa questão seja equacionada”, reiterou Pedro Neto.
- Reunião em Recife que reconduziu José Inácio à presidência da Unida e debateu pagamento de CBIOs



















