Author: News Comunicação

Requerimento do deputado Jeová Campos aprovado pela ALPB pede melhorias no DETRAN de Uiraúna

O deputado Jeová Campos apresentou requerimento dirigido ao Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, solicitando a recuperação física do imóvel onde funciona o posto do DETRAN-PB na cidade de Uiraúna. A matéria foi aprovada em sessão da ALPB e será encaminhada ao Governador da Paraíba e ao Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba. Segundo Jeová, o imóvel não está oferecendo condições dignas de atendimento à população da região polarizada por Uiraúna.

De acordo com o que consta no documento, informações chegaram ao gabinete do deputado dando conta de que o prédio não está com condições estruturais para atender ao público. Não existe, por exemplo, nem placa de identificação na fachada do imóvel, prejudicando centenas de usuários em localizar o posto de atendimento do DETRAN, principalmente, aqueles usuários que não residem em Uiraúna. Além disso, os usuários aguardam o atendimento do lado externo, expostos ao sol/chuva, calor, etc.

“Defendemos a ideia de que é dever de todo e qualquer governo oferecer ao cidadão o serviço público de qualidade, de excelência, principalmente, quando se trata de um órgão que mais arrecada no Estado da Paraíba, no caso, o DETRAN-PB”, destaca Jeová Campos no requerimento, reconhecendo, no entanto, a capacidade e o esforço empreendido pelo gerente do posto de atendimento do DETRAN de Uiraúna para minimizar os problemas da falta de estrutura do órgão.

Jeová defende as feiras livres em sessão da ALPB e diz que elas são ‘santuários’ da prática de vida e troca cultural entre campo e cidade

Durante sessão desta quarta-feira (03), os deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) derrubaram o veto do Governo do Estado a respeito de um Projeto de Lei que declara as feiras livres Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial da Paraíba. O deputado Jeová Campos, que foi vendedor de alho na feira de Cajazeiras antes de se formar em Direito, passar no concurso para professor da UFCG e ser detentor de mandatos parlamentares, pronunciou-se a respeito defendendo o espaço das feiras como ‘expressão de vida’. Ele citou as feiras de Juazeiro e de Toritama como exemplos e afirmou que toda feira é ‘santuário de prática de vida, de expressão e integração do campo com a cidade’

“Eu sou filho da Feira. Aos oito anos de idade, eu percorria as ruas de Cajazeiras vendendo alho para me manter na cidade. As condições de vida na época eram outras e eu sei da importância da Feira para a herança cultural entre ao homem da roça e o homem da cidade, o homem da agricultura e o homem da área urbana, nelas há um processo de integração humana e de união de experiências, ela é expressão de vida, das pessoas”, disse o parlamentar.

“As feiras são para mim verdadeiros santuários, não para a prática religiosa – e às vezes o é – mas, para a prática da vida, pela cultura da terra que também é representada na cidade. A batata doce e a mandioca são expressões de vida. A confecção de Toritama, Juazeiro, também. A feira é um espaço ativo de cultura, interação, de atividades diversas”, concluiu o deputado, que foi um dos votou pela derrubada do veto do Executivo. A proposta de tornar as feiras patrimônio é do deputado Tovar Correia Lima (PSDB). O PL também cria o Dia do Feirante, a ser celebrado no dia 25 de agosto.

Urgência e Emergência do Complexo de Patos atendeu 191 pessoas e realizou 21 cirurgias no final de semana

O plantão do final de semana (29 a 31) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou o atendimento a 191  pessoas, das quais, 32 vítimas de sinistros no trânsito. Comparando os dados deste final de semana com o anterior, o hospital teve um aumento de 15% em relação aos sinistros de trânsito e de 3% nos atendimentos gerais de urgência e emergência. Entre às 18h da sexta-feira até a meia noite deste domingo foram realizadas ainda 21 cirurgias.

 O plantão de maior movimento foi o de domingo, com o atendimento de 92 pessoas, seguido do de sábado, com mais 74 atendimentos e, na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 25 pessoas deram entrada na unidade. Dos 32 pacientes vítimas de acidentes, a maioria, ou seja, 25 deles foi de pessoas que estavam em motocicletas. Mas, houve ainda o registro de quatro acidentados com bicicleta, dois casos com automóvel e ainda um atropelamento. Dos 32 acidentados, cinco permaneceram internados para cuidados posteriores.

 A maior parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 18 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Água Branca, Areia de Baraúnas, Condado, Malta, Santa Cruz, São Bento, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Várzea  e Pombal.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, dificuldade de respirar, dor no peito, agressão animal, queda de nível, dor na perna, dor renal, desmaio, dor no pé, acidentes com animais peçonhentos/raivosos, entre outros motivos.

Dos 21 procedimentos cirúrgicos, 10 foram de emergência e 11 eletivos. A maior parte das cirurgias foram Oncológicas (11), seguida de Cirurgia Geral (5), três Vascular e ainda duas Ortopédicas.

O Complexo realizou 21 cirurgias neste final de semana
O Complexo realizou 21 cirurgias neste final de semana

Hospital do Bem alerta população masculina na faixa para a necessidade de exames preventivos do câncer de próstata

Novembro chegou e uma das lembranças mais fortes da população quando chega esse mês é a campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar as pessoas para a prevenção do Câncer de Próstata. A ação, que ocorre em toda rede de saúde no Brasil, também acontece no Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos. O Câncer de Próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Na unidade hospitalar, referência no tratamento de Câncer no sertão paraibano, o público masculino pode fazer todos os exames preventivos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar sobre o Câncer de Próstata e também sobre os cuidados em geral com a saúde dos homens. A única forma de garantir a cura desse e de outros tipos de câncer é o diagnóstico precoce. Assim, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulo lá e realizar o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

O Diretor Geral do Complexo Hospitalar, Francisco Guedes, explicou que, assim como toda mulher precisa fazer exames anuais para a detecção precoce do Câncer de Mama, o homem também deve ter o mesmo cuidado para o Câncer de Próstata, afinal, o câncer tem cura. “É preciso ter vigilância ativa para o caso de detecção precoce e tratamento preciso para o estadiamento da doença. Além disso, é preciso que os pacientes façam todos os exames que o médico solicitar. Poucos pacientes com Câncer de Próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados como biópsias, por exemplo. A periodicidade dos exames ainda é o melhor caminho da cura”, alertou o diretor.

Jeová Campos diz estar preocupado com a gestão das águas da Transposição

O deputado Jeová Campos aproveitou a visita técnica comemorativa ao canal do Distrito de Boa Vista, no município de São José de Piranhas, na última sexta-feira (29), para denunciar o que acredita ser um atentado ao povo sertanejo. Recém-chegado de Brasília, onde acompanhou de perto o trâmite de alguns pleitos ligados a questão da transposição junto ao Congresso Nacional, o deputado afirmou que o governo federal pretende vender a Eletrobrás e isso coloca em risco o uso das águas do Rio São Francisco. Ele também destacou a responsabilidade do parlamento paraibano na missão de garantir que a água continue a ser um bem do povo.

“Aproveito o momento para denunciar a ação do governo federal que é a venda da Eletrobrás. Isso me bota medo e sabe por quê? Porque o São Francisco faz parte da Eletrobrás. Quem vai mandar no Rio não é mais o povo. O atual governo tem como meta passar a gestão das águas ao interesse do lucro do capital privado”, exclamou o parlamentar, indignado.

“Aos deputados federais que aqui estão digo que vocês têm a responsabilidade política daqui em diante de não mais lutar pela chegada das águas, mas para que a água seja um bem do povo, que a água não se transforme em mercadoria, objeto de lucro, de negócio com fins lucrativos. Como um bem fundamental é essencial para a vida, a água também pode ser a única forma da construção da riqueza, principalmente para o agricultor ao longo do curso das águas”, defendeu o deputado.

Na ocasião, ele lembrou o agricultor familiar, aquele que planta sua macaxeira e que tem uma pequena irrigação. “Essa água é para que o pobre agricultor possa plantar e ter sua pequena irrigação e trazer produto de qualidade para nossa mesa. Temos que garantir agora crédito, assistência técnica, a energia barata. Não há nada mais triste do que ver a barragem cheia e o povo passando fome. É isso que acontece com a pobreza de falta de projetos do uso da água e da destinação correta deste bem tão precioso”, destacou o deputado, já frisando que é preciso saber o que fazer com as águas e de como as águas da Transposição irá melhorar a vida das pessoas.

Jeová comemora a chegada das águas da transposição do São Francisco com grande presença de público e banho coletivo

A chegada das águas do Rio São Francisco ao sertão paraibano foi celebrada com grande presença de público na manhã desta sexta-feira (29). O deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar da Água, realizou uma visita técnica comemorativa às margens do canal do Distrito de Boa Vista, no município de São José de Piranhas. O evento foi prestigiado por parlamentares e ex parlamentares, prefeitos, lideranças politicas e religiosas, bem como cidadãos locais que lutaram juntos desde a década de 1990 para a concretização do sonho sertanejo que foi a transposição das águas do São Francisco. Ao final ainda teve banho coletivo simbolizando o encerramento de um ciclo.

De cima de um palco e ao microfone, Jeová falou emocionado sobre a importância do momento. “O ronco das águas fala mais que qualquer discurso A beleza das águas é mais representativa que qualquer fala, a emoção de ver essas águas correntes em outubro seco é algo marcante e diferenciador da vida”, iniciou Jeová Campos, ao lado de tantos nem couberam na mesa de autoridades organizada para o evento.

Mais adiante, o parlamentar agradeceu a muitos presentes ou não, mas que foram até o fim na busca de uma grande idealização. Ele aclamou primeiro ex parlamentar e grande liderança política, Marcondes Gadelha, presente na ocasião, mas citou também o padre Djaci Brasileiro com entusiasmo, e outros nomes. “Querido amado Marcondes Gadelha, o pai de Vossa Excelência, porque o senhor para mim será sempre Vossa excelência, era amigo pessoal do meu avô e os destinos se cruzam. Um das melhores amizades que eu pude fazer no parlamento, destacadamente, foi seu irmão Renato Gadelha. Ele nunca colocou uma vírgula de diferença ideológica conosco, principalmente quando tratava do debate das águas”, agradeceu, inicialmente, Jeová, que continuou a citar personalidades importantes desse processo que teve início anos atrás.

Jeová recordou a coragem de alguns na defesa do projeto da transposição, que é uma ideia ainda do Brasil Imperial, mas sempre abandonada. “Quero nesse momento de emoção particular, agradecer a presença de Chico Cardoso, em pé ali. É marcante sua presença porque ele dizia que tomaria banho nu nas águas como provação politica. Ali embaixo, meu amado Chiquinho do PT, companheiro lá de 1993”, citou Jeová, feliz com a receptiva das pessoas. “Lembro demais, no auditório da UFPB, ali, ao lado de Toinho Nóbrega, Vladimir Palmeira, e sob sua liderança, Marcondes, já defendendo a transposição. Fortes correntes contra esse projeto. Estados poderosos contra”, destacou ele e aplaudido fortemente pelo público.

Jeová também frisou o trabalho das igrejas, Católica e Evangélica, na concretização da transposição. “O nosso profeta da esperança, padre Djjaci Brasileiro, venha aqui também. Todas as vezes que ele foi convidado para atividade publica em defensa dessa causa, ele nunca faltou. Quero agradecer a todos da igreja católica, todas as igrejas, que ajudaram. Essa foi uma verdade para os incrédulos”, continuou o “Deputado das Águas”, como é chamado Jeová, carinhosamente, pela população sertaneja e imprensa paraibana. Ao final, aconteceu um banho coletivo nas águas do Rio Francisco como prometido e tantas vezes anunciado pelo deputado.

Além dos citados por Jeová em seu discurso, ainda participaram do evento e defenderam a causa, os deputados federais: Wilson Santiago, Frei Anastácio, os ex-deputados Renato Gadelha e Chico Lopes; vereadores do Sertão da Paraíba, além do vice-presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado Francisco do PT, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O canal, que foi entregue pelo governo federal na quinta-feira da semana passada, integra o Eixo Norte da transposição. As águas fluem no reservatório de Boa Vista e percorrem oito quilômetros entre a barragem de Caiçara, em São José de Piranhas e a barragem de Engenheiro Ávidos, do município de Cajazeiras.

Colégio AZ João Pessoa ganha 2º lugar nacional em concurso sobre uso de plataforma de jogos para aprendizagem

O Colégio AZ João Pessoa foi destaque no encerramento do 1º Fórum Educalover do país, realizado nesta última quinta-feira (28) de forma online. O evento marcou os seis anos de existência da Educacross, que é a maior plataforma de aprendizagem divertida do Brasil e usada por diversas escolas para atingir diretrizes apontadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Na oportunidade, foi divulgada a lista dos vencedores do Concurso Educalovers (baseado em cases sobre o uso da plataforma). Uma professora do Colégio AZ João Pessoa ficou com a 2ª colocação. Outra professora foi homenageada com Menção Honrosa.

A professora polivalente, Josélia Grangeiro, que foi homenageada pelo cofundador da plataforma, Reginaldo Gotardo, com a Menção Honrosa, foi convidada a participar ao vivo do Fórum. O Gerente de Operações do Educacross, Rodrigo Lucas, encarregou-se de falar a respeito. Na ocasião, ele frisou que Josélia é sempre muito participativa e foi escolhida entre outros tantos profissionais para representar todos os Educalovers, nome que se dá aos educadores que já utilizam há um tempo a Educacross.

“Josélia representa nossa grande rede Educalovers. Ela é uma das mais engajadas no projeto. Viemos homenageá-la com uma Menção Honrosa pela sua participação ativa e entusiasmo”, comentou ele. Josélia agradeceu, emocionada. “Educacross é simplesmente tudo o que há de melhor na matemática. Eu que adoro a disciplina, mesmo sendo professora polivalente, digo sem demagogia, que é maravilhoso. É uma desmistificação da matemática”, disse a professora.

No final do evento, o cofundador da Educacross, Reginaldo Gotardo, anunciou os cases – “Relato de Experiência Educacross” – premiados do Concurso Educacross. Com o 2º lugar ficou a professora de Matemática do AZ João Pessoa, Luciana Figueiredo. Em vídeo, gravado por alunos, inclusive, ela demonstrou na lousa digital, como ensina Matemática com a ajuda de missões da Educacross.

Érica Stamato, que é psicopedagoga e também cofundadora da Educacross, elogiou a professora Luciana pelo uso criativo da plataforma em sala de aula. “Ela mostrou como vincular, na prática, a plataforma e o ensino na sala. Navegação completa. Inspirador demais”, disse Stamato a Luciana, que também entrou ao vivo para receber as honras. “É diversão e prazer, dois elementos naturais do ser humano. Trabalho há 5 anos com a Educacross e procurei engajar meus alunos também. Melhorei muito no engajamento, gamificação, metodologia e inteligência artificial. Sou uma professora disruptiva”, salientou Luciana, feliz com o reconhecimento.

Durante todas as quintas-feiras de outubro, educadores de diversas escolas espalhadas pelo país e que utilizam a plataforma Educacross no ensino de Português e Matemática se reuniram de forma online para a troca de conhecimento. O evento foi 100% online e gratuito para toda a comunidade de educadores do Brasil.
Nesta 1ª edição, o Fórum trouxe atrações especiais, dicas de especialistas no assunto, palestras, stand up comedy e sorteios com prêmios. No último dia de evento (28), os educadores receberam um dos cofundadores da plataforma, Reginaldo Gotardo, e convidados especiais, e ele também fez a divulgação dos selecionados do concurso Educalovers.

Educacross no Colégio AZ João Pessoa

A plataforma é formada por mais de 2 mil jogos, com mais de 2 milhões de desafios aliados à inteligência artificial e gamificação para desenvolver o engajamento e a aprendizagem em Matemática, Raciocínio Lógico e, mais recentemente, Português, no Ensino Fundamental. No AZ João Pessoa a Educacross é utilizada de duas formas pelos alunos: livremente, através do que chamam de “Ilha de Matemática” ou direcionada, através de “Missões”. Nas Missões, os professores selecionam conteúdos específicos para exercitarem e com prazo para ser contabilizado para pontuação.

A ideia surgiu em 2016 e foi idealizada não somente para satisfazer o gosto dos estudantes pelos jogos digitais, mas incentivá-los, por meio das atividades colaborativas, a pensar e a expressar suas ideias, melhorar capacidades cognitivas, trabalhar seus reflexos, raciocínio lógico, bem como seu foco e concentração

Visita Técnica marca continuidade das ações do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos no Complexo de Patos

O Projeto pioneiro de Reestruturação de Hospitais Públicos no Estado da Paraíba que inclui o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve continuidade, essa semana, com uma visita técnica da equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em vários setores da unidade. “Junto com nossa equipe multidisciplinar, eles traçaram estratégias de melhorias e implantação de protocolos e processos de trabalho que irá melhorar o fluxo com os pacientes, especialmente, na questão da evolução, com foco na redução do tempo de permanência no hospital”, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

O gestor reitera que isso é atingido quando se tem uma equipe multidisciplinar, engajada num processo e atuando de forma mais efetiva com o paciente. “Esse formato de assistência multiprofissional permite uma atenção maior e melhoria na qualidade da prestação de serviço, o que impacta diretamente na evolução do paciente, que tem uma recuperação melhor e isso, consequentemente, promove uma maior rotatividade de leitos em função do aumento das altas hospitalares”, explica Francisco, lembrando que o projeto segue os princípios do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde.

“Com o projeto já começamos a aperfeiçoar nossos processos internos, o que, inevitavelmente, impactará na redução do tempo de internação, no aperfeiçoamento do giro de leitos, numa melhor disseminação da cultura de qualidade no atendimento e segurança do paciente e, com isso, ainda otimizaremos os custos da unidade que já tem uma gestão consciente e eficaz de recursos”, destaca o diretor clínico do hospital. Dr. Pedro Augusto.

A equipe que representou o Hospital Alemão Oswaldo Cruz na visita técnica desta semana foi composta pelo enfermeiro, Leonardo Tome da Silva e pela farmacêutica, Tatiana da Silva Francelino.

Sobre o Projeto

O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é uma ação de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS, com enfoque na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, consequentemente contribui para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores da saúde.

O projeto já contempla outros 56 hospitais públicos no país, localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, áreas onde o número de casos de Covid cresceu muito nos últimos meses. Na Paraíba, além do Complexo Hospitalar de Patos, outras unidades desenvolvem o Projeto, a exemplo do Hospital de Trauma de Campina Grande e o Hospital Militar Edson Ramalho, em João Pessoa.

Médicos Thiago Alencar, Lucas Neves, Erikson Werter e Nayarah Xavier participam do segundo dia do Simpósio de Oncologia do Sertão

Um evento repleto de informações e dados que com certeza enriqueceram, ainda mais, o repertório de conhecimento dos participantes do I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia do Sertão, que aconteceu nesta quarta (27) e quinta (28), em Patos. Promovido pelo Hospital do Bem, o evento aprofundou os debates sobre a doença que ainda é um estigma, mas, tem cura e contou, neste segundo dia de palestras, com a participação dos médicos Thiago Alencar, Lucas Neves, Erikson Werter e Nayarah Xavier.

O primeiro palestrante foi o Dr. Lucas Neves, que falou sobre “O Papel Multidisciplinar na Qualidade do Laudo em Anatomia Patológica”. O médico abordou o papel de todos os profissionais que atuam em um Centro Cirúrgico de Oncologia no momento em que são realizados as intervenções cirúrgicas e os cuidados que devem ter com o envio do material coletado para biopsia. Ele explicou o porquê do tempo ser um fator tão importante para um diagnóstico mais preciso, falou sobre os materiais que devem ser utilizados para conservação e fixação das peças a serem analisadas e apresentou imagens com exemplos de materiais em estado adequado e outros já comprometidos por falhas no manuseio e conservação.

Na sequência, o mastologista e cirurgião Thiago Alencar, que integra a equipe médica do Hospital do Bem, trouxe para os presentes e aqueles que acompanhavam o Simpósio através da transmissão em tempo real, uma gama de informações sobre câncer de mama, níveis de prevenção, tratamentos disponíveis, exames de diagnóstico e destacou o quanto o auto cuidado e a observação aos históricos familiares e individuais de cada mulher são importantes para detecção precoce e o tratamento com maiores níveis de eficácia.

Encerrando o ciclo de palestras da manhã, falou o médico Erikson Werter, que tratou sobre o tema “Prevenção ao Câncer de Pescoço e Cabeça e Atualidades”. Com uma abordagem objetiva e com a projeção de imagens, Dr. Erikson apresentou relatos sobre cirurgias realizadas em pacientes com câncer em vários pontos na região da cabeça e pescoço, além de também ressaltar a importância das ações de autocuidado. Ele destacou, por exemplo, que a higiene incorreta da boca, o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, e das dietas ricas em gorduras são hábitos que podem levar ao surgimento da doença.

A tarde, a programação seguiu com uma roda de conversa e mais duas palestras com profissionais que atuam dentro do quadro multiprofissional do Hospital do Bem. O nutricionista e coordenador do Hospital do Bem, Thiago Viana, mediou a Roda de Conversa que teve a participação do enfermeiro oncológico, Fernando Regis, da nutricionista, Samara Bezerra, da psicóloga Pryscila Guedes e do farmacêutico, Kaltz Vitor. Os profissionais compartilharam suas vivências e atuação no acompanhamento aos pacientes daquela unidade hospitalar e ainda responderam a perguntas dos participantes presenciais e dos internautas. Dentro dos temas tratados destaque para a questão da hidratação dos pacientes, alimentação correta e de acordo com as condições de cada paciente, acolhimento e reações ao tratamento e as respostas e reações a situações como a da alopecia (queda dos cabelos).

O enfermeiro oncológico, Fernando Regis falou sobre “Enfermagem Oncológica e o manuseio de cateter totalmente implantável” (porta chat), onde aprofundou mais os temas ligados a atividade própria da enfermagem, com apresentação de alguns materiais utilizados para realização segura e correta dos procedimentos em pacientes oncológicos.

Coube a oncologista, Nayarah Xavier a responsabilidade de encerrar o evento, que para ela foi um marco inicial de muitos e maiores que serão realizados no Sertão. Ela falou sobre “Oncologia para não oncologistas”, abordando desde a história da Medicina, passando pela evolução da Oncologia, lembrou os primeiros procedimentos cirúrgicos relatados ainda na antiga civilização egípcia e do que vem acontecendo atualmente, em especial, do pioneirismo e das conquistas da Oncologia no Sertão com a implantação dos serviços do Hospital do Bem que, segundo a médica, não apenas trata, mas, também acolhe o paciente em suas várias necessidades de cuidado e apoio.

Encerrando os trabalhos, Thiago Viana, fez um agradecimento especial a Dra. Nayarah, a nutricionista Samara Bezerra, ao Dr. Jorge Lyra, a coordenadora de marketing da Oncoradium, Silvana Vilela, e a direção do Complexo de Patos, pelo apoio e suporte na realização e sucesso do evento. “Foi o primeiro evento que fizemos neste formato e a julgar pela receptividade e alto nível das apresentações acertamos nas escolhas dos palestrantes e dos temas. Esse foi um bom ponto de partida. Haveremos de ampliar essa ação”, finalizou Thiago.

RIDESA apresenta variedades promissoras para fornecedores paraibanos no auditório da Asplan

A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA) e o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar – PMGCA da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE apresentaram, nesta quinta-feira (28), algumas das 21 variedades RB liberadas para região nordestina. O evento, que foi o primeiro totalmente presencial realizado este ano no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), contou com a presença de fornecedores, estudantes e engenheiros agrônomos. O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, abriu o encontro e defendeu a melhoria genética para aumentar a produtividade.

Três variedades se destacaram durante a apresentação: a RB943047, a RB021754, e a RB041443, sendo esta última uma das mais promissoras para a Paraíba e plantada com sucesso, por exemplo, na Usina Monte Alegre. O presidente da Asplan, frisou que o melhoramento genético é um dos caminhos que o produtor de cana deve buscar para obter maior produtividade de sua cana. “Temos em debate no momento sobre a CP26, na qual o etanol pode contribuir para a agenda climática e para a descarbonização do setor de transportes, temos também o RenovaBio, que está no Congresso, e vemos tudo isso com muita esperança. No entanto, também temos que buscar possibilidades para aumentar verticalmente nossa produtividade e aqui está algumas delas”, abriu o dirigente, agradecendo também a parceria da RIDESA com as associações nordestinas.

Segundo o Coordenador de Melhoramento da RIDESA – PE, Djalma Euzébio Simões Neto, das 21 variedades lançadas e liberadas pela RIDESA em todo o país, nove foram direcionadas ao Nordeste – três desenvolvidas em Pernambuco e seis em Alagoas. As três desenvolvidas em Pernambuco são bastante indicadas para os solos paraibanos. O Engenheiro Agrônomo Dr. Willams de Oliveira, do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar – PMGCA da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, apresentou as vantagens e desvantagens das RBs 943047, 021754 e 041443.

Segundo ele, a RB 943047 possui alta produtividade, crescimento ereto, baixo florescimento e é bastante responsiva em ambiente favorável. No entanto, ele alertou que essa é uma variedade que se apresenta melhor em área irrigada ou de gotejamento. A RB 021754 também traz a alta produtividade, florescimento baixo, mas seu destaque é na sanidade. “Tem alta resistência às principais doenças que afetam a cana-de-açúcar e pode ser usada para substituição gradativa de variedade”, indiciou Dr. Willams.

Para concluir das RBs indicadas pela RIDESA para os tabuleiros paraibanos, ainda foi apresentada a RB 041443 que possui alta produtividade, crescimento ereto, baixo florescimento e é resistente às principais pragas que acometem a cana, inclusive a nematoide. “Ela tem rápido crescimento e dentre as três variedades é a mais rica, é a que tem mais açúcar e possui algo valioso demais que é super resistente aos nematoides”, disse, Djalma Euzébio. Ele frisou ainda que curvas de adaptabilidade da planta são parecidas com a RB 92579, no entanto, a 041443 se mostra superior à 92579 em outras fases da safra. Na Usina Monte Alegre, na Paraíba, já é possível ver o sucesso dessa variedade.

O engenheiro agrônomo da Usina Estivas, no Rio Grande do Norte, Vamberto França, aproveitou a ocasião para dar seu depoimento de como está a plantação da RB 041443 por lá. “É a melhor variedade em ATR e em Toneladas de Colmos por Hectare – TCH. Em área mais restritiva temos por gotejamento e fizemos a colheita mecanizada de 152 toneladas”, explicou o gerente, satisfeito com a variedade plantada em agosto.

Variedade precoce na PB

Para encerrar o evento, o 2º Vice-Presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, agradeceu a presença de todos e a parceria da RIDESA, e destacou que na Paraíba a safra começa no início de julho e que variedades com maturação em agosto seriam mais interessantes para o fornecedor paraibano. “Precisamos de variedades mais precoces”, salientou Nonato, indicando futuros estudos de adaptabilidade, quem sabe. O evento de liberação de variedades da RIDESA e PMGCA da UFRPE aconteceu também no dia 26 de outubro, na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco – AFCP, em Recife.