Author: News Comunicação

Profissionais do Hospital de Queimadas são imunizados com a terceira dose da vacina Pfizer

Os profissionais que atuam no Hospital Regional de Queimadas começaram nesta quarta-feira (10) a receberem a terceira dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19. A ação de reforço na imunização dos colaboradores vai ter prosseguimento até que todos os 270 funcionários, de todos os setores, recebam o reforço do imunizante.

A diretora administrativa da unidade, Eva Cordeiro, explica que a terceira dose está sendo aplicada seis meses após a segunda. “Quem estiver apto a esse período de imunização se vacinará”, explica ela, lembrando que o calendário de vacinação dos profissionais do hospital começou em janeiro, com a aplicação da primeira dose, seguiu em maio, com a segunda dose, e agora em novembro acontece o reforço.

Jeová protesta contra aprovação da PEC dos Precatórios e contra omissão da OAB e diz que não votará na eleição da Ordem este ano

“A OAB foi omissa. Onde estavam os candidatos da OAB que não foram mobilizar o Congresso Nacional contra a aprovação desta PEC, contra essa proposta antijurídica, que fere os princípios fundamentais da República. Como a Justiça terá credibilidade depois disso?”, afirmou o deputado estadual Jeová Campos, em discurso na manhã desta quarta-feira (10), durante sessão da ALPB. O parlamentar que também é advogado por formação, disse que a OAB não cumpriu o seu papel e lamentou essa omissão e afirmou que não votará nas eleições deste ano da Ordem em protesto contra essa postura da instituição.

O parlamentar paraibano se referia a votação, ocorrida na noite desta terça-feira, na Câmara dos Deputados que aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite o parcelamento de precatórios e altera o cálculo do teto de gastos, liberando R$ 91,5 bilhões para o Orçamento do próximo ano. O texto-base foi aprovado por 323 votos a favor, 172 votos contrários e uma abstenção. “Eu estou protestando contra a aprovação desta PEC, mas, esse protesto não deveria ser meu, mas da advocacia brasileira, da OAB, de quem defende o Sistema de Justiça. Não se pode falar em Sistema de Justiça sem respeito às decisões judiciais. Como é possível um credor passar anos e anos e depois de ter um crédito reconhecido e se transformar num precatório e ter que parcelar esse crédito em dez anos. Governo nenhum teve essa truculência e a crueldade de fazer isso contra o Poder Judiciário”, afirmou Jeová.

“Esse é um dia muito triste. Como advogado, eu teria um compromisso de votar na OAB, mas, vou pedir licença a quem eu me comprometi, mas, não votarei na eleição da Ordem este ano. Em protesto, não votarei”, reiterou Jeová que, em seguida, parabenizou o Supremo Tribunal Federal que proibiu o escândalo do Orçamento Secreto, de Bolsonaro em conluio com Artur Lira e seus colegas. “Esse Orçamento Secreto não poderia existir porque ele é que está permitindo esse (des) Governo aprovar todas essas arbitrariedades, esses absurdos, isso é uma falta de decência contra o povo brasileiro. O poder executivo e parte dos membros do Poder Legislativo se juntaram para aprovar esse absurdo que deslegitima o Poder Judiciário que fica muito pequeno depois deste episódio”, finalizou o parlamentar.

Primeira conversa do Projeto das Profissões do Colégio AZ João Pessoa é com o médico Antônio Fernando Soares

Entender qual a sua missão no mundo. Foi com essa lição que os alunos de 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio do Colégio AZ João Pessoa deixaram o auditório da unidade de Tambaú no fim da manhã desta segunda-feira (08). Neste dia, aconteceu a primeira edição do ‘Projeto das Profissões’ na escola e o palestrante foi o Dr. Antônio Fernando Soares, que é Médico, Mestre em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento pela UFPE e Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/Afya. A Diretora Geral do AZ João Pessoa, Verônica Monteiro, abriu o evento (online e presencial) ressaltando a importância do projeto para dar mais segurança aos jovens que estão se despedindo do Ensino Médio e ainda têm dúvida sobre que profissão seguir na vida.

Em sua fala, Verônica destacou a importância de se manter uma rotina de estudos até as provas do Enem. “Há quem defenda que o aluno dê uma amenizada no ritmo de estudos próximo das provas, mas, particularmente, eu entendo que é preciso que o estudante mantenha seu ritmo de estudos e deixe para relaxar após as provas passarem”, disse Verônica, reiterando que, neste aspecto, há opiniões divergentes. “O que importa é que cada aluno encontre seu próprio ritmo e chegue às provas preparado para os desafios que o Enem impõe”, comentou a diretora, passando a palavra para Dr. Fernando Soares.

O Médico, de apenas 38 anos, abriu sua fala resgatando a recente notícia do falecimento da cantora Marília Mendonça para introduzir a ideia de missão. Para ele, esse é o principal ponto no momento da escolha de uma profissão. “Ela, Marília, passou por essa vida rapidamente. Não cobrava pelas composições que fazia, dava. Teve tempo de ter filho, alcançar o corpo que queria… enfim. Cumpriu sua missão, que com certeza tinha e foi embora aos 26 anos de idade. Assim somos nós em nossas escolhas profissionais. Vocês devem chamá-las de missão. Por isso, não se permita ser medíocre. Seja o melhor em qualquer atividade. Viva a sua missão, o seu chamado”, defendeu o médico.

Na Medicina, Dr. Fernando falou de sua trajetória, dos obstáculos que enfrentou depois que trocou a bola e as quadras de basquete pelos livros; da vocação ou não para plantões; de professores carrascos na Universidade e que não agregam, só oprimem; e do mercado de trabalho. Perguntado sobre a etapa mais difícil do curso, Dr. Fernando disparou: “Foi entrar no curso”, disse sorrindo. Mas, depois de assustar, explicou: “Eu não sabia o que queria até que tive um insight e me perguntei o que seria de mim se eu, de repente, perdesse meu pai e minha mãe. A partir daí, eu que gostava muito de como funcionava o cérebro, decidi pela Medicina. No entanto, eu tinha exatos 100 dias para estudar e fazer a prova. Estudei tanto que tive uma estafa mental. Fiz a prova com Dengue e quando passei eu fiquei com a vaga que todos queriam: a 80ª colocação. A última, mas entrei”, contou.

Ao final, deixou uma frase do pai da medicina, Hipócrates, para reflexão de todos: “Curar quando possível, aliviar quase sempre, consolar sempre”. Dr. Fernando indicou aos alunos que seguirão pelo caminho da Medicina que não visassem prestígio, dinheiro, mas que escolhessem fazer o bem sempre. O resto seria consequência. Disse também que “Medicina Humanizada” é um pleonasmo. Para ele é um disparate dizer tal coisa, afinal de contas, a Medicina é para Humanos, do contrário seria “Medicina Veterinária Humanizada”.

“Sejam sempre sinceros consigo mesmos. No consultório, no plantão, na vídeoaula, onde quer que seja, exerça sempre a Medicina. Pensem sempre que do outro lado é alguém que você ama, como sua esposa, seu mãe, pai, filho, e use sempre uma linguagem acessível, do contrário você está falando diante de um espelho, ou seja, para você mesmo. A Medicina Humanizada é um pleonasmo. Claro que é. É uma relação de médico-paciente, e o médico tem um papel importante no equilíbrio biopsicossocial de cada um que ele atende”, concluiu.

Alunos adoraram o Projeto

Para as alunas Daniela Guimarães e Marina Morais, ambas da 3ª Série e postulantes à Medicina, a palestra foi muito clara e orientadora. “Gostei muito da forma como ele falou. Informações importantes, como por exemplo, como ele decidiu e alcançou o curso, e também como ele encara a profissão”, disse Daniela Guimarães.

Marina Morais além de participar na palestra com perguntas, também fez a entrega de uma lembrança do AZ ao Médico e agradeceu a disponibilidade do profissional para vir até o colégio repassar sua experiência. “E perguntei, por exemplo, como se conseguia emprego sendo recém-formado médico. Eu queria saber se era pela entrega de currículos e ele orientou quanto a editais de residência médica e network. Muito bom saber”, disse a aluna.

O Projeto das Profissões seguirá com outras visitas de profissionais à escola para que eles expliquem as práticas de suas profissões, desafios, vantagens e desvantagens do cotidiano de suas carreiras para ajudar os alunos em suas escolhas futuras. As palestras ocorrerão sempre das 10h30 às 12h30. A ideia é aproximar o aluno do ambiente acadêmico e do mercado de trabalho. Nesta quarta-feira (11), será a vez da professora e advogada, Waleska Vasconcelos.

ALPB aprovou Voto de Pesar pela morte da Professora Maria Cleonice

O deputado estadual Jeová Campos protocolou, semana passada, um requerimento de Voto de Pesar pelo falecimento da Professora Maria Cleonice Nascimento, aos 78 anos de idade, ocorrido no último dia 01, na cidade de Cajazeiras, em decorrência do COVID-19. A professora era natural da cidade de Sousa, mas residia há muitos anos em Cajazeiras e trabalhava no Campus da Universidade Federal de Campina Grande. O parlamentar justificou a homenagem, aprovada na sessão desta terça-feira (09), afirmando que dona Cleonice era uma excelente profissional que “cumpriu sua missão de educar e servir ao próximo em sua passagem neste plano terrestre”.

“Não temos dúvidas de que o COVID-19 é uma doença cruel, que nos priva de visitar pessoas idosas e queridas, bem como retira a chance de nos despedirmos de nossos parentes e amigos que falecem. Foi o que ocorreu neste dia 01 de novembro de 2021. Não pude me despedir da nossa amiga Maria Cleonice Nascimento. A professora Maria Cleonice”, lamentou Jeová Campos.

O parlamentar lembrou que a família da professora representa inúmeras outras que estão passando ou já passaram pelo sofrimento de ter um parente que sucumbiu a essa doença. “Não temos dúvidas de que a Professora Cleonice Nascimento foi uma excelente profissional. Deus, certamente, a recompensará por tudo que ela foi e continuará representando para todos nós. Estamos solidários com os familiares e amigos enlutados neste momento de dor e tristeza e registramos esta homenagem, que contamos com o apoio e solidariedade dos colegas Deputados desta Casa Legislativa, requerendo que a mesma seja comunicada aos familiares dela residentes na cidade de Cajazeiras”, concluiu o deputado.

Jeová protesta contra orçamento secreto e chama Bolsonaro de ‘cara de pau’ e violador dos princípios da Administração Pública

O deputado estadual Jeová Campos protestou contra mais um absurdo do Governo Federal durante o pequeno expediente da sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (09). O parlamentar parabenizou a Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os pagamentos do governo de Jair Bolsonaro feitos por meio do orçamento secreto e chamou a atenção de todos para a violação do princípio republicano da publicidade na Administração Pública. Jeová destacou a hipocrisia da campanha eleitoral do atual Presidente da República, que prometia acabar com a corrupção, mas “comprou” o Congresso Nacional com orçamento secreto para votar PEC dos Precatórios e prejudicar, mais uma vez, a população brasileira.

“Quero fazer um protesto contra esse que foi eleito em nome da população para ir contra a corrupção e se transformou no maior corrupto. É uma desgraça o que está acontecendo. Quem já imaginou que um presidente ousaria criar um orçamento secreto? Isso é coisa do período da Ditadura. Numa República, o principal princípio da Administração Pública é a da publicidade e transparência, então não há espaço para isso”, disse o deputado. Ele citou diversos agravantes da situação, a exemplo do não cumprimento de uma ordem judicial, que é o pagamento dos precatórios, inclusive do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, de extrema importância, principalmente para os pequenos municípios brasileiros.

“O que é mais grave é que com esse orçamento secreto está se cometendo o absurdo de não se cumprir uma ordem judicial. O que é o precatório? É uma ordem judicial endereçada ao Chefe do Executivo para pagar as dívidas transitadas e julgadas pela Justiça. E mais grave ainda: sabemos que os precatórios são de natureza alimentar, precatórios dos servidores públicos federais que estão no rol do parcelamento”, protestou Jeová, frisando que pela primeira vez, um presidente não cumpre uma decisão judicial e ainda tem a ‘cara de pau’ de comprar o Congresso Nacional. “Cara de pau e sem vergonha na cara de não respeitar e cumprir decisão judicial. O precatório do FUNDEB é reconhecido pela Justiça e era para ser investido na Educação dos municípios pequenos do Brasil. Tudo isso que é parcelado em 10 anos! É inaceitável. E tudo isso sendo aprovado pelo Congresso em razão do orçamento secreto”, disse ele.

Ao final, Jeová Campos parabenizou a Ministra Rosa Weber, do STF, pela decisão de suspender os pagamentos feitos pelo Governo Federal com base no orçamento secreto. Vale lembrar que informações da imprensa nacional dão conta que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), teria prometido milhões em emendas para que parlamentares votassem a favor da chamada PEC dos Precatórios. “O que nós podemos querer e receber de resposta desse governo? Um governo que dizia que combateria a corrupção fortemente nas ruas em campanha e institui, com toda sua equipe de líderes no Congresso, um orçamento secreto? Parabéns à Ministra Rosa Weber. O Judiciário tem o poder e dever de fazer o controle da moralidade pública, fazer valer o princípio da Publicidade que é comandante da Gestão Pública. Como brasileiro, tenho vergonha desse governo autoritário. Ele não negocia, ele compra o Congresso, enfraquece a Democracia e nos envergonha”, finalizou o parlamentar.

Jornalista Sales Fernandes receberá medalha de Mérito Jornalístico da ALPB no dia 26 de novembro em Cajazeiras

O deputado Jeová Campos solicitou e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (09), um requerimento para a entrega de medalha de “Mérito Jornalístico Lena Guimarães” ao jornalista Francisco Sales Fernandes em Cajazeiras, cidade natal do homenageado, no próximo dia 26. O pedido de Jeová também foi para que a sessão solene seja conjunta, visto que o parlamentar também fará a entrega de mais duas medalhas “Padre Inácio de Sousa Rolim” na oportunidade: uma destinada ao professor Doutor Thompson Fernandes Mariz e outra ao Padre Luiz Gualberto de Andrade (in memoriam).

Na justificativa, Jeová afirma que em razão da pandemia do novo coronavírus não foi possível realizar a entrega da medalha de mérito jornalístico ao jornalista cajazeirense Sales Fernandes aprovada pela ALPB em 2019. O parlamentar lembrou que esse será um dia especial porque marca o reconhecimento público e em destaque da Casa Legislativa ao trabalho de Sales no Jornalismo, bem como do Doutor Thompson Fernandes Mariz e o Padre Luiz Gualberto de Andrade na Educação.

“É uma alegria fazer esse destaque àqueles que elevam o nome de nossa terra e nos faz orgulhosos de trabalhar por ela. Sales é um profissional dedicado e extremamente responsável por sua atividade. Faz jornalismo sério, ético e de compromisso com a sociedade”, disse Jeová.

O Mérito Jornalístico foi instituído pela Assembleia Legislativa para agraciar profissionais de imprensa com mais de cinco anos prestados ao jornalismo paraibano com enfoque para o poder legislativo. Sales Fernandes é Cajazeirense, mas está radicado em João Pessoa há mais de 30 anos, sendo 20 anos atuando na imprensa paraibana e junto à Coordenação de Comunicação da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Hospital de Patos atendeu 207 pessoas e realizou 14 cirurgias no final de semana

O plantão do final de semana (05 a 07) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou o atendimento a 207 pessoas, das quais, 26 vítimas de sinistros de trânsito. Comparando os dados deste final de semana com o anterior, o hospital teve um aumento de 8% em relação aos atendimentos de urgência e emergência e queda de 16% em relação aos acidentes de trânsito. Entre às 18h da sexta-feira até a meia noite deste domingo foram realizadas ainda 14 cirurgias, todas de emergência.

O plantão de maior movimento foi o de domingo, com o atendimento de 91 pessoas, seguido do de sábado, com mais 89 atendimentos e, na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 27 pessoas deram entrada na unidade. Dos 26 pacientes vítimas de acidentes, a maioria, ou seja, 24 deles foi de pessoas que estavam em motocicletas. Mas, houve ainda o registro de dois casos com bicicleta. Dos acidentados, seis permaneceram internados para cuidados posteriores.

A maior parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 11 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Água Branca, Cacimbas, Conceição, Condado, Coremas, Imaculada, Mãe D´água, Malta, Matureia, Santa Luzia, São Bento, São José do Sabugi e São Mamede.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, náusea e vômito, dor no peito, queda de nível, dor de cabeça, dor no braço, reação alérgica, entorse ou torção, sintomas de síndrome gripal, rebaixamento da consciência, entre outros motivos.

Dos 14 procedimentos cirúrgicos de emergência, a maior parte foi de Cirurgia Geral, com seis casos, seguido de Ortopédicas, com cinco cirurgias, outras duas Vascular e uma Urológica.

Balanço de atividades do Hospital Regional de Queimadas mostra a realização de mais de seis mil procedimentos em outubro

O balanço de atividades do Hospital Regional de Queimadas, referente ao período de 1º a 31 de outubro, contabiliza a realização de 6.211 procedimentos, entre cirurgias, partos, internações, atendimentos ambulatoriais e de urgência, exames de imagens e laboratoriais. A unidade, que integra a rede estadual de saúde e absolve a demanda de 14 municípios da região metropolitana de Campina Grande, também é referência em obstetrícia e, neste mês, realizou 68 partos, sendo 45 cesáreos e 23 normais.

Além dos partos, o hospital realizou 114 pequenas cirurgias, 95 procedimentos eletivos, uma cirurgia de emergência e ainda 47 cirurgias do projeto Opera Paraíba. Durante o mês de outubro, foram feitos 1118 atendimentos de urgência, 723 atendimentos ambulatoriais e 223 urgências ginecológicas. Foram feitas ainda 52 internações clínicas e outras oito pediátricas. A unidade realizou 135 ultrassonografias, 581 Raios-X e 2.689 exames laboratoriais. E outubro, 305 pacientes ficaram em observação na unidade por causa diversas.

“O Hospital de Queimadas é referência para clínica médica, obstetrícia e pediatria, além dos serviços de urgência e emergência para a 15ª região de saúde e para os 14 municípios circunvizinhos, incluindo Natuba, que também faz parte da pactuação e prestamos relevantes serviços à população desta região que têm na unidade um espaço seguro, equipado, com uma excelente equipe e pronto a atender, 24h, todos os dias da semana”, destaca o diretor geral do Hospital, Dr. Flávio Daniel.

Diretor Técnico do Complexo de Patos faz alerta sobre aumento de casos graves de Covid e reitera que pandemia não acabou

O diretor técnico do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Dr. Pedro Augusto, fez na manhã desta sexta-feira (05), um alerta sobre um discreto aumento de casos graves de pacientes com Covid registrado neste começo de semana. “Observamos um aumento de casos de atendimentos e de doentes na fase aguda da doença, com alguns deles precisando ser internados. Há cerca de 15 dias, no Centro Covid de Patos, eram atendidos uma média de quatro a cinco pacientes confirmados e no último final de semana esse quantitativo chegou a 36 pacientes que testaram positivo para a doença. Então fica evidente que a pandemia não acabou”, alertou Dr. Pedro.

Segundo o médico, no Complexo de Patos, que em outubro tinha uma média de três e cinco pacientes internados, somando leitos de enfermarias e UTI, e essa semana já registra sete pacientes somente na UTI. “A demanda subiu e nós tivemos que reativar mais leitos de UTI que estavam disponíveis, mas, por falta de pacientes não estavam sendo usados”, destaca o médico, lembrando que a unidade dispõe de 32 leitos de UTI Covid, sendo 11 em processo de utilização e os demais leitos de prontidão, mais 34 leitos de enfermarias clínicas Covid.

“Não devemos relaxar nas medidas de proteção de uso de máscaras, de evitar aglomerações, de lavar as mãos com frequência, enfim, a pandemia não acabou, o vírus ainda circula”, afirmou Dr. Pedro, observando que esse aumento do número de testes positivos pode ter sido pela ampliação da testagem. “Ainda é cedo para afirmar que há uma nova onda de contágio, mas, o fato é que houve esse aumento de demanda de casos graves, principalmente, de pessoas que ainda não se vacinaram ou que não estão ainda totalmente imunizadas com as duas doses e ficamos em alerta. Esperamos que isso não volte a acontecer nestes próximos dias”, finalizou Dr. Pedro.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, reitera que não há motivo para a população se assustar, mas, também não se pode relaxar agora nos cuidados preventivos. Segundo ele, o hospital além dos leitos que estão disponíveis, a unidade tem ainda outros leitos que caso haja necessidade podem ser reativados para destinação de pacientes Covid. “Não desativamos leitos e os que não estão sendo utilizados por falta de demanda, caso haja um aumento de internações, podemos reativar imediatamente”, finalizou o diretor.

Projeto do Colégio AZ João Pessoa leva profissionais de diversas áreas para conversar com os alunos do Ensino Médio

Mesmo no final do Ensino Médio, muitos jovens ainda podem ter dúvida sobre que profissão seguir. Pensando nisso, o Colégio AZ João Pessoa promoverá, entre os dias 08 e 12 de novembro, o seu ‘Projeto das Profissões’, destinado a todos os alunos das 3ª Séries do Ensino Médio. O projeto se materializa na visita de profissionais de diversas áreas à escola para que eles expliquem as práticas de suas atividades, desafios, vantagens e desvantagens do cotidiano de suas carreiras contribuindo, a partir daí, com os alunos em suas escolhas. As palestras ocorrerão sempre das 10h30 às 12h30 no auditório da escola, em Tambaú.

Para o primeiro dia de palestra do ‘Projeto das Profissões’, dia 08, foi convidado o Dr. Antônio Fernando Soares, que é Mestre em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento pela UFPE, Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/Afya e Preceptor do Programa de Residência em Clínica Médica e Medicina da Família da SMS – João Pessoa – PB. Na ocasião, o palestrante vai tirar dúvidas dos alunos em relação à carreira de médico e ao curso de Medicina, expondo também as disciplinas que devem compor a grade curricular do curso e as questões mais atuais dentro da área, procurando aproximar o aluno do ambiente acadêmico e também profissional.

O ‘Projeto das Profissões’ já faz parte do calendário de eventos tradicionais do AZ. A Diretora Geral do AZ João Pessoa, Verônica Monteiro, afirmou que a ideia não é só fazer teste vocacional, mas dar uma orientação profissional aos alunos. “Queremos que o aluno analise seus talentos e habilidades e observe o que cada profissional vai trazer de informação para ele. Essa conversa com o profissional da área pretendida é importante porque é geralmente nesses momentos que o jovem decide entre uma área e outra, uma profissão e outra que estava em dúvida”, disse a diretora.