Author: News Comunicação

Projeto Opera Paraíba realiza mais 400 cirurgias de Catarata em Patos

O Projeto Opera Paraíba volta a realizar cirurgias de Catarata em Patos, num segundo mutirão que durará quatro dias e atenderá 400 pacientes, de 24 municípios da 6ª Região de Saúde do Estado. Nos próximos dias 20, 21, 22 e 23 as cirurgias acontecerão no Hospital do Bem, sendo 100 procedimentos a cada dia. Numa primeira etapa do Opera Paraíba em Patos, realizada nos dias 16,17 e 18 de setembro, outras 278 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa.

O diretor geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Francisco Guedes, ao qual o Hospital do Bem está integrado, comemora mais essa ação que vai beneficiar desta vez quase o dobro de pacientes que da primeira etapa. “Estamos muito felizes em poder participar deste Programa, inicialmente, com as cirurgias de Catarata e, posteriormente, quando nosso novo bloco cirúrgico estiver em pleno funcionamento, com outros procedimentos”, disse Francisco, adiantando que é uma satisfação enorme integrar o grupo de unidades de saúde que fazem parte do Opera Paraíba.

Ainda segundo o gestor, a rotina do Hospital do Bem não será alterada nos quatro dias de realização do Opera Paraíba. “No sábado e domingo nós não temos ambulatório e na segunda e terça, com exceção do volume de pessoas na recepção, tudo o mais funcionará sem nenhuma alteração, inclusive, porque as salas onde serão feitos os procedimentos não são usadas para atendimento dos pacientes oncológicos”, reitera Francisco.

Nesta etapa do mutirão serão beneficiados pacientes das cidades de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe d’Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana que foram encaminhados pelos municípios através da Central Estadual de Regulação, sob a supervisão da 6ª Gerência de Saúde.

O Programa Opera Paraíba tem a meta de reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde do Estado em um ano. Como contrapartida, os municípios entram com os exames pré-operatórios e com o transporte do paciente até o hospital responsável pela cirurgia e pela sua volta ao município de origem.

A responsável pela 6ª Gerência Regional de Saúde, Liliane Sena, também comemora a realização desta segunda etapa do ‘Opera Paraíba’ em Patos. “Estamos muito felizes de poder realizar esses procedimentos também em Patos e contribuir com essa ação tão importante do Governo que está impactando positivamente a vida de muitos paraibanos”, afirma Liliane.

Deputados querem debater proposta que altera legislação ambiental no Conde e permite construções que podem prejudicar população

Um requerimento do deputado estadual Jeová Campos (PSB), subscrito pelos deputados Chió, Cida Ramos e Estela Bezerra, com o propósito de realizar audiência pública para debater a proposta legislativa – PLC nº 01/2021 – de autoria do Poder Executivo do Município de Conde foi aprovado na sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) desta quarta-feira (17). O parlamentar justifica sua preocupação afirmando que a matéria, que está em tramitação na Câmara Municipal do Conde, altera substancialmente a legislação ambiental em vigor, de modo especial à legislação que regulamenta ocupação do solo, na área urbana e das praias situadas no Município do litoral sul do Estado, permitindo a construção de edificações com mais de dois andares em áreas próximas à praia.

Com a nova legislação, segundo Jeová, o Conselho Gestor – CONGES, um órgão de controle social e garantidor da participação popular no acompanhamento e deliberação das políticas públicas, passará a ser um órgão meramente opinativo, sem poder de decisão sobre as importantes temáticas relacionadas ao meio ambiente no Município de Conde. Ele explicou que ainda que sob o argumento de garantir que sejam implementados novos empreendimentos, gerando emprego e renda, a nova proposta que está tramitando no parlamento do Conde dará poder de definição de locais para implantação de grandes equipamentos urbanos, inclusive de esgoto, à Secretaria de Planejamento – SEPLAN, do município.

“Não temos dúvidas de que é obrigação do poder público garantir oportunidades de trabalho e geração de renda. Porém, esta obrigatoriedade tem que ser pautada dentro dos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, consagrados na Carta magna vigente. O CONGES do Município de Conde, atualmente, exerce um papel importante para o desenvolvimento daquele município. Por isto, não podemos admitir que o mesmo seja transformado em um órgão meramente ilustrativo”, argumentou o parlamentar, citando também edificações com mais de dois andares em áreas próximas à praia, proibido em João Pessoa e em outras cidades brasileiras já e que é sinônimo de acerto em se tratando de preservação ambiental.

Para o deputado, “é necessário que o controle social tenha poder de decisão e olhar técnico apurado sobre a instalação de equipamentos desse tipo, que causam grande impacto, sobretudo, se considerarmos as populações vulneráveis e tradicionais daquele território de Conde”. Assim, como a temática envolve uma questão de ordem ambiental, Jeová e os deputados que subscreveram o requerimento 18.755/21também requereu que o debate aconteça através da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, da qual o parlamentar é presidente. “O Conde é um patrimônio dos paraibanos e consiste ai nossa preocupação”, finalizou Jeová.

Colégio AZ João Pessoa fará aulões de revisão para o ENEM no Cinépolis do Manaíra shopping

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está chegando e, próximo do primeiro dia de provas e com os estudantes focados nas provas, o Colégio AZ João Pessoa preparou uma programação especial para essa reta final, marcada por aulões de revisão. Assim, para não deixar escapar nenhum conteúdo, o Colégio fará, nesta quinta-feira (18) e no 25 de novembro, dois super aulões no Cinépolis do Manaíra Shopping. Os alunos que desejam turbinar os estudos terão, uma oportunidade ímpar, de aproveitar as dicas não só dos principais tópicos de cada disciplina, como também de orientação para os estudos nessa reta final que antecede as provas.

Vale lembrar que o primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem ocorre em 21 de novembro e o segundo e último dia do Enem acontece no dia 28 de novembro. No dia 21, o candidato responde a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa. No dia 28, o candidato responde 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas.

A diretora geral do Colégio AZ João Pessoa, Verônica Monteiro, destaca que esse é o momento de controlar a ansiedade, de confiar no planejamento e focar nas provas. “O aluno costuma ficar nervoso porque vai encarar uma prova que é a entrada para o ensino superior. Muita pressão para não perder a oportunidade. Mas, ele precisa lembrar que tudo que ele fez até aqui foi planejado, preparado e organizado para as melhores escolhas. É hora que confiar em si e continuar a estudar”, disse a dirigente, frisando a importância de não faltar aos aulões. “Eles são uma oportunidade de relembrar conteúdos e reforçar algumas dicas que podem fazer a diferença na hora da prova”, aconselhou.

Os aulões do AZ obedecem aos decretos governamentais vigentes e aos protocolos de segurança sanitária orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, respeita distanciamento, mantém o uso de máscaras e de álcool 70%. A diretora do Colégio, Verônica Monteiro, reforçou que as atividades presenciais podem ser interessantes nessa reta final. “Muitos já passaram o ano inteiro em casa e isso atrapalha um pouco o interesse deles, a motivação. O evento presencial fará com que os estudantes tenham maior confiança no próprio potencial e sintam que a comunidade escolar está com eles até o final”, destacou a diretora.

Paraibano Daniel Azevedo se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão como um dos destaques do evento

O atleta paraibano campeão brasileiro e sul americano de Natação, Daniel Azevedo, está intensificando o ritmo de treinos nos últimos dias visando uma grande performance no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão – Troféu Carlos Campos Sobrinho. E o nadador tem tudo para ser um dos destaques do torneio, que será disputado na piscina do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), entre os dias 23 e 27 deste mês. Daniel viaja no próximo dia 22 e leva na bagagem a expectativa de diminuir o tempo de suas provas e trazer mais medalhas para a Paraíba, o que já se tornou rotineiro na vida deste grande atleta de apenas 16 anos que integra o time do Clube Acqua R1 e é acompanhado do treinador Stephano Vieira. Daniel é também um dos atletas contemplados com o Programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado da Paraíba.

No último campeonato que disputou, o Torneio Norte Nordeste de Clubes Inverno – Troféu Walter Figueiredo Silva, no Maranhão, em setembro último, Daniel conquistou seis medalhas de Ouro, três de Prata e duas de Bronze e ainda ficou no 2º lugar no revezamento Medley Masculino e em terceiro no revezamento Livre. O atleta vai disputar as provas dos 100 e 200 Costas, 200 Mdeley e 100 Peito. “Minha expectativa é a melhor possível, pois além de estar numa boa fase, estou bem fisicamente e bastante concentrado. Toda competição é uma nova etapa, onde procuro dar o meu máximo e melhorar meus tempos. Vou procurar dar o meu melhor neste Brasileiro que é a mais importante competição nacional do ano”, disse o atleta que, nesta competição, usará um kit personalizado produzido sob medida e exclusivamente para ele pelo Colégio AZ João Pessoa.

Ainda seguindo as regras de controle sanitário, todos os atletas que participarão da competição, segundo o regulamento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA deverão apresentar o exame RT-PCR com resultado Não Detectado, coletado com até 72 horas antes da competição e só estarão aptos a participar das provas após o ‘de acordo’ da Confederação. Ainda segundo o regulamento não serão aceitos testes dos atletas do tipo rápido e antígeno.

Hospital de Patos realiza mais de 260 atendimentos no feriadão

O plantão do feriado da Proclamação da República, que compreendeu o período entre a sexta-feira (12) e a segunda-feira (15), foi bem movimentado na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos. A unidade registrou o atendimento a 261 pessoas, das quais 34 foram vítimas de sinistros de trânsito. Comparando os dados deste final de semana prolongado com o anterior, o hospital teve um aumento de 26 % em relação aos atendimentos de urgência e emergência e de 31% nos sinistros de trânsito. O maior número de atendimentos foi justamente no feriado (dia 15) no qual ocorreram 10 dos 34 atendimentos dos sinistros de trânsito.

Entre as 18h da sexta-feira até a meia-noite desta terça-feira (16) foram realizadas ainda 20 cirurgias, sendo 11 de emergência e nove eletivas. No feriado, dia 15, foram feitos 90 atendimentos. O segundo dia de mais movimento do hospital foi o domingo (14), com 73 atendimentos, seguido do sábado (13), com 62, e sexta-feira (12), com 36 pessoas que deram entrada na unidade. Das 34 vítimas de acidentes de trânsito, a maioria – 28 delas – foram pessoas que estavam em motocicletas. Apenas três estavam em bicicletas e outras três vítimas estavam em automóveis. Dos acidentados, dois pacientes que deram entrada por acidente de motocicleta seguem internados.

A maior parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 15 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Cacimbas, São Bento, Emas, Princesa Isabel, Olho D´água, Santa Luzia, Nova Olinda, dentre outras.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, náusea e vômito, dor no peito, acidente com animais peçonhentos ou raivosos, convulsão, dor de cabeça, dor no braço, reação alérgica, entorse ou torção, sintomas de síndrome gripal, rebaixamento da consciência, entre outros motivos.

Além disso, dos 20 procedimentos cirúrgicos de emergência, a maior parte foi de cirurgia ortopédica, com 06 casos, e de cirurgia oncológica, também 06. em seguida veio a cirurgia geral, com 04; vascular com 03 e bucomaxilar com apenas 01 intervenção.

Hospital Regional de Queimadas realizou neste final de semana mais 30 cirurgias no Programa Opera Paraíba

O Hospital Regional de Queimadas realizou, neste final de semana (13 e 14), mais uma etapa do Programa Opera Paraíba. Na oportunidade, foram realizadas 30 cirurgias eletivas e contemplados pacientes de 13 cidades paraibanas. O Hospital de Queimadas, que é referência para 14 municípios da região metropolitana de Campina Grande, integra a lista de 12 hospitais de todas as regiões do estado escolhidos para compor uma força-tarefa para zerar a fila de cirurgias eletivas na Paraíba através do programa Opera Paraíba.

Neste mais recente mutirão de cirurgias foi realizado procedimentos de Colecistomia (retirada da vesícula biliar), Herniolplastia (tratamento da hérnia na parede abdominal, como umbilical, inguinal, incisional e epigástrica) e Histerectomia (retirada do Útero).

A Diretora Administrativa do Hospital de Queimadas, Eva Cordeiro, agradeceu o empenho das equipes da unidade de saúde e dos profissionais envolvidos na realização dos procedimentos. “Nesse final de semana realizamos 15 cirurgias no sábado (13) e mais 15 no domingo (14) dentro do Programa Opera Paraíba. Agradeço a todos que participaram e nos ajudaram a reduzir a fila de pacientes que necessitam de cirurgias na Paraíba e enaltecer o apoio e empenho do Governo do Estado nesta ação que beneficia paraibanos de todo Estado”, destacou a diretora.

Nesta etapa do Opera Paraíba em Queimadas foram realizadas cirurgias em pacientes das cidades de Alcantil, Aroeiras, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, São Domingos do Cariri, Barra de Santana, Caturité, Gado Bravo, Natuba, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília e também de Queimadas. A maioria dos pacientes ficaram no hospital e terão alta após período de observação do pós-operatório, variando de caso a caso.

O diretor geral do Hospital de Queimadas, Dr. Flávio Daniel Carneiro, reiterou o sucesso de mais essa etapa na unidade. “Todas as cirurgias foram realizadas sem nenhuma intercorrência e os pacientes voltarão para casa com seus problemas resolvidos”, disse ele, lembrando que alta médica depende da evolução de cada paciente, mas que, normalmente, nestes tipos de cirurgia de baixa complexidade, as altas ocorrem no dia seguinte ao procedimento.

O Programa Opera Paraíba tem a meta de reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde do Estado em um ano. Como contrapartida, os municípios entram com os exames pré-operatórios e com o transporte do paciente até o hospital responsável pela cirurgia e pela sua volta ao município de origem.

FPB apresentou os Cursos de Nutrição, Estética e Enfermagem aos alunos do Colégio AZ, encerrando a semana do Projeto das Profissões

O encerramento do Projeto das Profissões do Colégio AZ, ocorrido na manhã desta sexta-feira (12), foi marcado pela visita de professores dos cursos de Nutrição, Estética e Enfermagem da Faculdade Internacional da Paraíba – FPB à escola. Na oportunidade, os alunos aprenderam um pouco mais sobre a atuação desses profissionais no mercado de trabalho e aproveitaram para aferir pressão arterial, realizar teste de glicemia e calcular Índice de Massa Corporal – IMC através dos stands montados no ginásio. Durante toda semana cinco faculdades passaram pela escola e estiveram à disposição dos alunos de 2ªs e 3ª s Séries para auxiliá-los na escolha de suas futuras profissões.

Allana Rachel, aluna da 3ª Série do AZ, adorou a novidade. Ela deseja fazer Medicina e atuar como Médica Legista no futuro e aproveitou a ocasião para aprender mais sobre a área de saúde. “Eu me interesso muito por química orgânica e essa semana foi muito proveitosa. Hoje com o pessoal da Enfermagem, mas já teve o pessoal da Farmácia e no primeiro dia da Medicina”, disse a aluna, saindo de um dos stands.

A professora e preceptora do Curso de Enfermagem, Juliana Lisboa, elogiou a ação do Colégio AZ. “Amei participar do projeto. Os jovens gostaram muito, são muito curiosos. Explicamos como fazemos os testes de glicemia, a aferição arterial. Muitos realizaram os exames também”, comentou a docente, assim como a preceptora de Nutrição, a professora Alessandra Gomes. “Mostramos a eles como se calcula o IMC e como usamos o adipômetro e o estadiômetro. Muito bom ver esse entusiasmo deles”, afirmou a professora.

O Projeto das Profissões teve início no dia 08 de novembro. O objetivo foi o de ajudar os alunos que estão concluindo o Ensino Médio a decidirem sobre suas carreiras profissionais, tendo em vista as dúvidas comuns desta etapa da vida. No primeiro dia, os alunos receberam a visita de um médico e professor da Faculdade de Ciências Médicas. No segundo dia, foi a vez de profissionais da Uniesp visitarem a escola e apresentarem os Cursos de Tecnologia da Informação, Engenharias, Farmácia e Ciências Contábeis. No dia 10, terceiro dia, foi a vez do UNIPÊ trazer seus Cursos de Direito, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Odontologia. Na quinta-feira (11), a Uninassau tirou dúvidas sobre Engenharia, Jornalismo, Fisioterapia e Psicologia.

Destilaria Tabu realiza Dia de Campo e reúne nomes importantes do setor sucroenergético do NE

Unir forças, compartilhar experiências e trocar conhecimentos. Foi com esse objetivo que, depois de quase dois anos de modo remoto em função da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Destilaria Tabu realizou um “Dia de Campo” em sua sede, localizada no município de Caaporã. Durante dois dias, na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11), foi abordado os temas “Experiências no cultivo da cana-de-açúcar na zona úmida costeira no litoral da Paraíba na Destilaria Tabu” e “Manejo Ubyfol na nutrição e proteção de plantas na Destilaria Tabu em diferentes ambientes de produção”. O evento contou com a participação de grandes nomes da área sucroenergética do Nordeste que abordaram o cultivo da cana na região, bem como as soluções competitivas e as iniciativas que contribuem para o aumento da produtividade. Os temas foram debatidos no formato de palestras, com destaques para o professor Dr. da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Emídio Cantídio e o case de sucesso da Tabu, apresentado por Luiz Sales, diretor operacional da Destilaria.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, também participou do evento junto com o diretor da entidade, Neto Siqueira. Para ele, esse foi um encontro importante para o conhecimento de desafios, novos ou velhos, mas sempre presentes no universo canavieiro, assim como a troca de experiências que é o grande impulsionador da cultura agrícola de cana-de-açúcar. “Muitos problemas nós conseguimos eliminar com bons produtos, água e a troca de experiências. O que foi feito em um lugar, muitas vezes é o que pode nos ajudar para a solução de um problema nosso. Quando nos reunimos, é isso que acontece. Além das soluções em tecnologia para aumento de produtividade, ouvimos as experiências e isso nos ajuda a melhorar cada vez mais”, explicou o dirigente, elogiando a iniciativa da Tabu.

O evento, que teve a parceria da Terra Tecnologia Agrícola e Ubyfol, foi estruturado em três palestras. A primeira palestra foi a de Luiz Sales, diretor operacional da Destilaria. Ele mostrou como recuperou os campos da Tabu e hoje consegue uma produtividade acima de 140 toneladas por hectare. “Fizemos uma área experimental que teve êxito. Acertei muito neste negócio e neste evento quis divulgar para as pessoas esse resultado, levando o máximo de informações para todos”, disse Luiz Sales, frisando a necessidade de se investir em inovação, novas tecnologias para neutralizar a maior parte das condições climáticas do Nordeste que geram os grandes desafios como as secas cíclicas e as condições de relevo e solo. Ainda segundo ele, a experiência, aliada a teimosia foram preponderantes para ele decidir investir nesta área experimental.

Depois o professor Dr. Emídio Cantídio fez sua apresentação e destacou a importância de encontros técnicos como o Dia de Campo, além de reverenciar uso da ciência como fator fundamental de sucesso nos baixos úmidos da Tabu. “Quando o setor técnico se junta à troca de experiência no campo as experiências exitosas se multiplicam. Diferentes pessoas pensam, somam e a coisa acontece”, afirmou o professor. A última apresentação foi de Danilo Ferreira, gerente regional da Ubyfol, que retratou a experiência com seus produtos na nutrição e proteção de plantas em diferentes ambientes de produção na Tabu. Após as apresentações todos os convidados se dirigiram à Casa Grande da fazenda para um almoço de confraternização.

Também estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, o coordenador da Ridesa em Pernambuco, Djalma Euzébio, o vice-presidente da COAF, Paulo Germano, que representou Alexandre Lima (Feplana); representantes do Grupo EQM, Paulo Julio, diretor comercial do Grupo EQM, e Jorge Dutra, gerente agrícola da usina Cucaú, localizada em Rio Formoso, Zona da Mata Sul de Pernambuco, além de representantes do poder público da região e produtores canavieiros da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Um outro detalhe interessante do evento foi a preocupação e cuidado da Tabu com todos os participantes que ao chegarem para o Dia de Campo recebiam um kit contendo uma máscara, um recipiente individual com álcool 70, um boné e ainda um protetor solar. Outro ponto que chamou atenção foi uma homenagem feita em memória do ex-coordenador de produção agrícola da Tabu, José Bonifácio Andrade Filho, que foi vítima da Covid. “Com esse minuto de silêncio, reverenciamos a memória do nosso colaborador e também de todas as vítimas da Covid no Brasil e no Mundo”, explicou a Coordenadora de Gestão de Pessoas da Tabu, Ticiana Moura que foi quem deu as boas-vindas aos participantes em nome dos acionistas da Destilaria.

‘Projeto das Profissões’ do Colégio AZ João Pessoa reúne profissionais no ginásio da escola para apresentação de práticas diversas

Os alunos das 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio do Colégio AZ João Pessoa tiveram uma experiência bem proveitosa na manhã desta quarta-feira (10). O terceiro dia do Projeto das Profissões, através de uma parceria com o Centro Universitário UNIPÊ, apresentou como se dá a prática de cursos como Direito, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Odontologia com professores e graduandos em stands montados no ginásio da escola. Encantados com os recursos disponíveis e as possibilidades de atuação, os alunos saíram do evento com mais informações para decidirem sobre seus futuros.

No stand da Fisioterapia, que foi um dos mais visitados, a professora Aliceana Menezes apresentou diversos instrumentos utilizados nas terapias. O equipamento de estímulo muscular foi o mais concorrido entre os alunos, que fizeram fila para experimentar. Assim como a terapia com ventosas e pistola. “Usamos o estimulador com a finalidade de melhorar o tônus e também para o caso de estimular neurologicamente algum nervo que foi acometido por lesão. Mas, também temos modulações de correntes analgésicas que fazem com que o corpo estimule opinóides”, explicou a professora, entusiasmada com a curiosidade dos alunos.

Além desse, também tiveram boa visitação o stand de Direito, considerado um dos mais tradicionais, o stand da Odontologia e da Medicina Veterinária, este ainda ganhando espaço entre os alunos. No de Direito, a professora e Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Waleska Vasconcelos, acompanhada por seus discentes, apresentou todas as possibilidades de atuação na área.

Para o aluno da 3ª Série, Bruno Vilar, que está em dúvida entre fazer Engenharia Espacial e Direito, essa foi uma experiência que pode fazer a diferença na hora da decisão. “Achei muito interessante essa conversa com a professora e os alunos dela. Gosto de legislação e fiz um curso de seis meses de Criminologia. A experiência de conversar com gente que atua na área foi importante”, comentou o jovem.

Nos stand de Odontologia, o professor Marcos Vasconcelos mostrou a parte instrumental da profissão e no stand da Veterinária, além de crânios de animais, o professor Jonathan Madson, fez questão de abrir os olhos dos alunos para outras atuações da profissão além da clínica. “A parte de produção animal vem crescendo muito. Já está surgindo, por exemplo, carne com rastreamento, ou seja, é possível saber onde o animal foi criado, em que condições ambientais, de nutrição, etc. É uma tendência mundial e o profissional pode atuar para a seleção e promoção de selos de qualidade”, explicou.

O Projeto das Profissões terá continuidade nesta quinta-feira (11) com a equipe docente da Maurício de Nassau e se encerra na sexta-feira (12) com o pessoal da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). O projeto acontece sempre entre às 10h30 e 12h30 na sede do Colégio AZ, em Tambaú.

É preciso verificar in loco as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em prol das comunidades beneficiadas com as águas da Transposição defende Jeová

“Antes, a preocupação era a conclusão das obras da Transposição. Agora, as atenções devem se voltar para o uso adequado das águas, afinal, além de ser um recurso importante, as águas da Transposição simbolizam um investimento muito alto e que também por isso deve ter seu uso direcionado em prol do desenvolvimento dos arranjos produtivos e das comunidades”, afirma o deputado estadual Jeová Campos. E é com essa visão que o parlamentar que preside a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB propôs, através do Requerimento 18.678, aprovado em plenário na sessão desta quarta-feira (10), a realização de uma visita técnica em todo Eixo Norte do Projeto de Integração de Bacias do Rio São Francisco – PISF.

De acordo com a proposta, a Frente, junto com Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB farão essa visita que se iniciará no município de Cabrobó (PE) e terminará na Barragem de Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB) é de verificar in loco as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em prol do desenvolvimento das comunidades beneficiadas com as águas oriundas deste importante projeto de integração de bacias”, explica o parlamentar paraibano, lembrando que a data da visita ainda não foi definida.

Jeová lembra que as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional foram recentemente concluídas e que a ideia é que a ALPB dê sua colaboração também no uso racional dos recursos hídricos oriundos do projeto. “Nos últimos sete anos, os deputados paraibanos deram importante e relevante colaboração em favor da conclusão das obras da transposição de águas do Rio São Francisco, de modo destacado em prol da conclusão do Eixo Norte, que levará água para quatro estados nordestinos – Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Foram quase vinte Visitas Técnicas, dezenas de Audiências Públicas, inúmeras audiências no Ministério da Integração Nacional, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional, além de audiências públicas no Senado Federal, entre outras destacadas ações”, destaca o deputado.

Para ele, a conclusão destas obras não encerra o compromisso da FPAAF e da CDTMA. “A partir de agora precisamos lutar para que as águas oriundas do Rio São Francisco sejam bem aproveitadas pela população. Precisamos também debater com os governos federal e estadual sobre as ações que serão desenvolvidas para a implementação da geração da energia renovável para o bombeamento dessas águas para atender esses quatro estados nordestinos. Por isto, é importante que conheçamos as ações que já estão sendo desenvolvidas em prol do desenvolvimento do Nordeste setentrional, a partir do município de Cabrobó, cujas águas da transposição já estão sendo bombeadas há quase dois anos e mais recentemente na Paraíba. O fato é que precisamos estar vigilantes para uma destinação positiva destas águas”, finalizou Jeová.