Author: News Comunicação

Unitrans abre SIPAT 2021 trazendo o tema alimentação como primeiro ponto de reflexão

Alimentação Saudável foi o assunto da abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da empresa de ônibus Unitrans, nesta segunda-feira (22). O tema foi abordado pela nutricionista Kennya Cristina, do SEST/SENAT de Campina Grande. O evento, que é 100% online em função da pandemia do coronavírus, é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unitrans (CIPA) e segue com programação até sexta-feira (26). A Diretora da Unitrans, Lorena Dantas, pediu que os colaboradores aproveitassem o momento, tendo em vista que a SIPAT é um evento voltado não só para a prevenção de acidentes, mas para melhoria da qualidade de vida de todos.

Sendo assim, a nutricionista Kennya Cristina, abriu sua palestra explicando que não existe qualidade de vida e alimentação saudável se o organismo deixa de ingerir esse ou aquele grupo de alimentos. O equilíbrio é a palavra de ordem para ser saudável comendo de tudo. “A chave, base da alimentação saudável é o equilíbrio. Carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e as fibras. Tudo isso é o que nosso organismo precisa. Então, não se pode cortar, sem acompanhamento de um profissional, nenhum alimento desses grupos porque vai prejudicar sua saúde”, alertou a nutricionista.

Ela citou dietas da moda que podem trazer prejuízos para a saúde como a “dieta sem glúten”, a “detox”, a “low carb”. “Encontramos o glúten no centeio, trigo. Para quem não digere bem, o glúten é inflamatório. Só deve realizar uma dieta dessa quem precisa dessa restrição e com acompanhamento. A detox, que é feita através de sopas, apesar de conter vitaminas e minerais, são muito restritas e prejudica demais a saúde, inclusive provocando queda de cabelo”, explicou a profissional.

Dicas que valem ouro

Kennya prosseguiu dando dicas de como introduzir esses nutrientes sem “sofrimento”, já que tem pessoas que acham difícil mudar hábitos de uma hora para outra. “A ideia é ingerir frutas e verduras. Uma sugestão é sopa, no caso de verduras e legumes, e suco, no caso de frutas, para melhorar a nutrição”, indicou. Além disso, ela também falou da necessidade de reduzir sal (nada de saleiro em cima da mesa), açúcar, usar os temperos mais naturais, como orégano, alecrim, manjericão e destacou a hidratação e a relação da imunidade com a nutrição.

Motoristas e cobradores normalmente carregam sua garrafinha de água para onde vai. Mas, a profissional reforçou: “A maior parte do nosso corpo é composto de água e se não hidratamos, há sonolência, dor de cabeça. E o que podemos fazer para lembrarmo-nos de beber água? Coloca aplicativo, despertador, água saborizada com limão, laranja, hortelã. Isso facilita”, disse.

Para finalizar, Kennya ainda disse que uma boa noite de sono, praticar atividade física e alimentação saudável, compõem o trio de sucesso da qualidade de vida e, sobretudo, da boa imunidade. “Para imunidade temos o zinco, encontrado em ovos, feijão, leite. Vitamina C das frutas cítricas; vitamina A que tem nos alimentos amarelos alaranjados, como abóbora; e selênio, encontrado nas castanhas”, concluiu a palestrante.

A diretora da Unitrans, Lorena Dantas, aproveitou a oportunidade para lembrar que a saúde e a felicidade de seus colaboradores sempre foram prioridade para a empresa. “Hoje demos início à nossa SIPAT. Essa é uma semana de reflexões e de imersão em informações. Espero que cada uma das palestras que vocês vão assistir produzam significados importantes para a melhoria da qualidade de vida e de um projeto de vida saudável porque queremos colaboradores cada vez mais saudáveis e felizes”, afirmou Lorena, pedindo que todos divulguem as ações da SIPAT entre seus colegas e participarem das atividades que, inclusive, vai ter sorteios diários.

Deputado Jeová Campos lembrou no Dia da Consciência Negra ações dos governos do PT para a promoção de uma sociedade mais igual

O último dia 20 de Novembro foi Dia da Consciência Negra e o deputado Jeová Campos assim como fez o ex-presidente Lula, aproveitou a ocasião para lembrar que o Brasil precisa ser muito mais que um defensor da luta contra as desigualdades raciais. É preciso que o país, que é o segundo em população negra do mundo, assuma uma postura ativa no que se refere ao racismo estrutural e construa uma sociedade mais justa, democrática e de promoção de políticas públicas de igualdade. Nesse sentido, o parlamentar, que é um entusiasta do ex-presidente e um aliado do projeto político das esquerdas, destacou algumas ações dos governos petistas na Presidência e alertou para o retrocesso que se vive na atualidade com o Governo Bolsonaro e sua negação à origem escravocrata do Brasil.

“O Brasil está vendo um Governo que não tem respeito algum pela população brasileira, moldada na escravidão de negros, e faz questão de mostrar isso com ações vergonhosas. Diversas acusações já foram feitas contra Jair Bolsonaro quanto a racismo, misoginia e homofobia. Em 2017, quando visitou um Quilombo, por exemplo, ele chegou ao disparate de dizer que ‘quilombolas tem de ser pesados em arrobas, como gado’. Ano passado, no caso do Carrefour, até a ONU teve que se pronunciar para que o Governo se posicionasse contra as agressões a João Alberto Freitas, um homem negro, que foi espancado até a morte. São absurdos que precisam, não só por justiça, mas pela vida, pela humanidade, ter um fim de uma vez por todas”, disse Jeová.

Ele destacou que o Brasil tem mais da metade de sua população negra e qualquer governante que esteja no comando não pode deixar de assumir que o país está marcado pelo racismo estrutural, isto é, que a prática cultural e institucionalizada no Brasil sempre colocou o homem branco em uma posição melhor ao mesmo tempo em que prejudicou negros, criando disparidades sociais que permanecem até hoje. “Vemos essas desigualdades todos os dias no desemprego, no trato social, na pobreza, na violência nas ruas”, comentou Jeová. Sua fala se prova com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mostrando que quase um terço dos negros no Brasil está abaixo da linha da pobreza. O mesmo índice entre a população branca é de cerca de 15% e diversas pesquisas – do próprio IBGE, bem como de outros órgãos – escancaram a desigualdade racional no Brasil sem ir muito longe.

Governos Lula e Dilma na luta

Nos governos Lula e Dilma foram implementadas várias ações afirmativas e de promoção de igualdade racial. Jeová lembrou algumas delas. “Ao longo de seus governos, Lula e Dilma fizeram valer uma série de políticas que tinham o diálogo e o avanço das conquistas do movimento negro no Brasil como objetivos. Uma delas foi a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial voltada à promoção da igualdade racial. Criou também a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira para a troca de conhecimento entre o Brasil e a África, e tem muito mais”, citou o deputado, lembrando a instituição do Dia da Consciência Negra no calendário escolar, a sanção do Estatuto da Igualdade Racial e a Lei de Cotas nas Universidades.

“Isso só para mostrar que quando um Governo recebe a negritude que existe em cada um dos brasileiros, e isso não é cor, é História, nós construímos um país mais justo, igualitário e democrático”, concluiu Jeová Campos, acreditando que um dia o país volte a evoluir para o bem estar social que todos almejam.

Hospital de Patos realiza 21 cirurgias e registra queda nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito

O plantão deste final de semana na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou uma queda de 34% nos atendimentos e de 3% nas vitimas envolvidas em sinistros no trânsito em relação ao final de semana anterior. No total, 172 pessoas deram entrada na unidade, sendo 33 delas vítimas de sinistros no trânsito. Entre os dias 19 e 21 foram ainda realizadas 21cirurgias, sendo nove de emergência e 12 eletivas.

O plantão de maior movimento foi o do sábado, com o atendimento de 73 pacientes, seguido do de domingo, com mais 71 pessoas. Das 18h da sexta-feira até a meia noite, outras 28 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência da unidade. Das 33 vítimas de sinistro no trânsito, 30 delas foram de incidentes com motocicletas, duas por atropelamento e uma se acidentou de bicicleta.

O relatório de gestão do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados e trânsito, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, acidentes com animal peçonhento ou raivoso, queda de nível, sintomas de síndrome gripal, dor no peito, dificuldade de respirar, corpo estranho na garganta, complicações de diabetes, dor no olho, entre outros motivos.

Além de acidentados da cidade de Patos, o hospital atendeu pacientes de Cacimba de Ateia, Coremas, Emas, Malta, Piancó, Quixadba, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Bento, São José de Espinharas, Serra Grande, Teixeira e Princesa Isabel.

Opera Paraíba realiza 182 cirurgias de Catarata em Patos

O segundo mutirão do Programa Opera Paraíba em Patos realizou 182 cirurgias de Catarata neste final de semana, no Hospital do Bem. No sábado, primeiro dia da ação, foram realizados 90 procedimentos e no domingo, mais 92 cirurgias. A estimativa inicial era realizar 400 cirurgias, mas, no primeiro dia houve 10 faltas e no segundo outros oito pacientes que estavam agendados não compareceram para realizar a operação. O mutirão segue nesta segunda-feira (22) e será encerrado amanhã. A expectativa é que mais 200 pessoas sejam beneficiadas, sendo 100 hoje e outras cem amanhã. Nesta etapa foram ofertadas 400 cirurgias em Patos.

Os pacientes são de 24 municípios da 6ª Região de Saúde do Estado e são encaminhados pela Central Estadual de Regulação, sob a supervisão da 6ª Gerência de Saúde. Além do procedimento cirúrgico, os pacientes também estão fazendo exames de Ceratometria, Biometria e Fundoscopia. Os oftalmologistas Sidney Toscano, Manoel Frazão e Daniel Medeiros são os responsáveis pelos procedimentos deste mutirão que contam com total apoio da equipe do Hospital do Bem que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC).

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, comemora mais essa ação que incluiu o Hospital de Patos no Programa Opera Paraíba. “É muito gratificante integrar esse grupo de unidades que estão inseridas no Opera Paraíba e poder dar nossa contribuição e ajudar paraibanos que esperavam por uma cirurgia eletiva a terem uma melhor qualidade de vida e visão é uma questão primordial neste aspecto”, disse o diretor, lembrando que a ação não interferiu no dia a dia do Hospital do Bem, que continua sua rotina de atendimento aos pacientes oncológicos.

Nestes quatro dias de mutirão estão sendo beneficiados pacientes das cidades de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe d’Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana. O Programa Opera Paraíba tem a meta de reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde do Estado em um ano.

A responsável pela 6ª Gerência Regional de Saúde, Liliane Sena, também comemora o sucesso desta segunda etapa do ‘Opera Paraíba’ em Patos. “Está tudo correndo dentro das expectativas. Tivemos um número muito reduzido de faltosos. Foram 10 no primeiro dia e oito no segundo e os procedimentos estão acontecendo sem nenhuma intercorrência”, disse Liliane.

Alunos AZ e Geo Sul são recepcionados nos locais de prova do Enem por professores, coordenadores e pela diretora geral

Este domingo 21, não foi um dia atípico e de muita expectativa apenas para os 85 estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio AZ João Pessoa, nem para os 67 alunos do Geo Sul que foram fazer as provas do Enem 2021 em busca da tão sonhada vaga no curso superior. Professores, coordenadores, pessoal de apoio e a diretora geral do AZ e do Geo, Veronica Monteiro também estavam a postos, em quatro pontos de apoio na cidade, para acolher e dar um abraço nos estudantes que passaram o ano inteiro se preparando para as provas deste exame e distribuir kits contendo água e barrinhas de cereal. O grupo de colaboradores se dividiu nas tendas da Uninassau, da Epitácio Pessoa, na entrada da UFPB e também do Unipê e ainda na Faculdade Internacional da Paraíba-FPB, no Tambiá.

“São muitas emoções em jogo, mas, é muito gratificante ver que nossos alunos receberam todo o aporte necessário para terem boas performances e atingirem o objetivo que é o ingresso no curso superior. Estamos muito tranquilos quanto a isso. Agora, é com eles”, destacou Veronica Monteiro. Ela distribuiu kits, conversou com alunos e pais, e esteve até o fechamento dos portões incentivando os estudantes do colégio. “Estamos confiantes de que nossos alunos farão boas provas, pois eles tiveram muitos diferenciais que, com certeza, impactarão positivamente nos resultados”, reiterou Veronica.

O aluno do AZ, Petrúcio Oliveira, 17 anos, que estuda no colégio desde o 8ª ano, está tentando uma vaga para Administração. Fez a prova na Faculdade Maurício de Nassau e disse estar confiante nos resultados. “Tive muito acolhimento, apoio e muitas ferramentas e possibilidades de aprendizado no colégio. Estou confiante e agradeço o apoio dos coordenadores do colégio também que foram fundamentais nesse processo todo”, disse Petrúcio.

Já a estudante Laila Bianca, de 15 anos, foi fazer o Enem por experiência. Aluna da 1ª Série do Ensino Médio do AZ João Pessoa, ela quer cursar Fisioterapia. “Quero sentir o clima, ver como é a prova, enfim, estou aqui sem o compromisso, nem a obrigação de passar, mas, quero sentir como é fazer o Enem para que quando eu for fazer a prova valendo eu já esteja familiarizada com essa situação”, disse ela. A irmã gêmea dela, Launni, que também estuda no AZ, optou por não ir fazer a prova este ano. Ambas já estão matriculadas para 2022 no AZ e ano que vem devem ir juntas fazer o teste.

Alunos AZ e Geo Sul terão quatro pontos de apoio da Escola para acolhida nos domingos de provas do Enem

Chegar ao local de provas do Enem e ganhar aquele abraço caloroso, aquela palavra de incentivo e poder descontrair um pouco, tomar um copo de água e ainda ganhar barrinhas de cereal para dar ainda mais ânimo para o exame. Pois é, os alunos do Colégio AZ João Pessoa e do Geo Sul terão esse suporte em quatro pontos estratégicos da cidade, nos dois domingos de prova do Enem. A escola montará uma estrutura com tendas na Uninassau, da Epitácio Pessoa, na entrada da UFPB e também do Unipê e da Faculdade Internacional da Paraíba-FPB, no Tambiá.

“Queremos partilhar com nossos alunos esse momento tão importante e mostrar para eles que estamos confiantes nessa caminhada. Dizer para eles que o esforço valeu a pena e que eles estão preparados para enfrentar essa maratona de testes do Enem, pois tiveram todas as ferramentas para terem sucesso nas provas”, destaca a diretora geral do Colégio AZ João Pessoa e do Geo Sul, Verônica Monteiro, que estará no domingo visitando os espaços montados pela escola que ainda terá a participação de professores, coordenadores e colaboradores da escola.

“O Enem é uma pressão enorme, pois além dos próprios alunos se cobrarem boas notas, até porque eles precisam para entrar no curso que desejam, há toda uma expectativa em torno do resultado que envolve também a família, os amigos e a própria comunidade escolar, mas, nossos alunos têm muitos diferenciais que, com certeza, farão a diferença nos resultados”, reitera a diretora Veronica.

Presidente da Asplan elogia pró atividade do Governo Federal para garantir que não falte fertilizantes e insumos no Brasil em 2022

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou através de um vídeo nesta quarta-feira (17), diretamente de Moscou, capital da Rússia, de onde negocia parcerias com empresas russas para garantir fornecimento de fertilizantes, que os produtores rurais poderão contar com o fornecimento das importações do insumo em 2022. A notícia animou o setor, inclusive o segmento da cana-de-açúcar, que estava preocupado com a possível falta de potássio e fosfato para o ano que vem. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, parabenizou o Governo Federal pela iniciativa, através da ministra, em procurar soluções para o problema que causaria grandes transtornos na agricultura brasileira.

O dirigente da Asplan disse que é importante que o Brasil seja proativo nessa questão e se adiante para que o país não sofra com a falta de oferta dos produtos. “Muito bom ver que o Brasil está se articulando para evitar problemas de fornecimento, já que somos tão dependentes de vários países no que se refere à importação de fertilizantes”, disse José Inácio. Ele destaca que o Brasil poderia produzir seu próprio insumo. “Cerca de 85% dos insumos aqui são importados. A gente tem capacidade para produzir e ser autossuficiente também nessa questão. Essa situação nos mostra que não podemos ficar nas mãos dos outros”, explicou ele.

Vale lembrar que o Brasil, que é um grande importador de fertilizantes, já observa um aumento nos custos de sua produção agrícola em função dos preços mais altos de matérias-primas, do câmbio e ainda com a oferta do insumo. Tudo isso, ligado a um contexto econômico internacional de envolve a crise energética na China, que caba de reduzir a sua produção de insumos, bem como a crise na Bielorrússia (um dos maiores fornecedores do insumo para o Brasil), que pode sofrer sanção econômica da União Europeia no início de dezembro. “Isso tem deixado os produtores rurais brasileiros aflitos com a possibilidade de uma crise na produção agrícola no país, mas, ao escutar a fala da ministra Tereza Cristina ficamos mais aliviados e tranquilos”, finalizou José Inácio.

Alunos do Colégio AZ João Pessoa participam de aulão e revisam conteúdos para realização das provas do Enem no dia 21

O Colégio AZ João Pessoa realizou, na manhã desta quinta-feira (18), a revisão do conteúdo das provas de Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O encontro, do qual participaram alunos das 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio, aconteceu no Cinépolis do Manaíra Shopping. A Diretora Geral do AZ, Verônica Monteiro, abriu o evento dando as boas-vindas aos estudantes e à equipe de professores e deixou uma mensagem de força e otimismo para todos que vão enfrentar as provas no próximo domingo (21).

Os conteúdos foram trabalhados com leveza, humor e interação dos alunos. Nas aulas, os professores Marcos Túlio, Taciana, Sérgio, Janaína, Fernando e Erick marcaram presença colocando suas disciplinas em contextos atuais e realizando questões recentes cobradas no exame. A professora de Linguagens, Taciana Feitosa, por exemplo, passeou pelos hieróglifos, pela aquisição da linguagem, comparando as formas de Literatura, na Antiguidade, no Romantismo, no Modernismo, até chegar à produção e expressões atuais, bem como as técnicas que emergiram durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Houve ainda um intervalo, quando os professores de Educação Física, Fábio, e de Dança, Rita, fizeram dinâmicas e alongamentos com os alunos para distencionar um pouco.

A Diretora do AZ João Pessoa, Verônica Monteiro, afirmou que esse é o momento de confiar no trajeto e no planejamento. No final, ela fez a entrega da camisa o AZ João Pessoa como um momento simbólico de magia e disse que ao vestir a camisa os alunos se sentissem impregnados de sentimentos positivos de afeto e carinho de todos os colaboradores, professores, equipe de gestão com boas vibrações para o momento do exame. Para a aluna Ana Beatriz, da 3ª Série, do AZ, o aulão era o que estava faltando para dar mais confiança a todos nesse momento que antecedem a prova. “Foi um evento ímpar. Achei que era tudo que a gente precisava antes da prova: esse momento presencial, principalmente num ano como esse em que assistimos muitas aulas virtualmente”, comentou a jovem, parabenizando a iniciativa do AZ João Pessoa.

Outra aluna da 3ª Série, Lívia Bernardino, também gostou do aulão. Ela explicou que o evento foi importante até para criar uma atmosfera mais leve já que todos estão um pouco mais tensos com a proximidade de serem avaliados. “Foi uma experiência muito boa poder revisar alguns conteúdos pontuais para o Enem fora da estrutura que estamos acostumados dentro da escola. Foi bom até mesmo para aliviar, de certa forma, essa tensão pré-prova e deixar o aprendizado mais leve. A ideia foi muito bem cumprida, se assim podemos dizer, desde a pequena introdução sobre nossos sentimentos para o Enem, até as revisões e os pequenos momentos de confraternização”, ressaltou Lívia, que vai tentar Arquitetura.

O próximo aulão do Colégio AZ será no dia 25 de novembro com conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. As provas do Enem ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro. No dia 21 o candidato responde a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativo-argumentativa. No dia 28 o candidato responde a 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias, sendo 45 questões de cada.

Hospital do Bem promove Dia D do Novembro Azul com consultas especializadas e biopsias nesta sexta-feira

O Hospital do Bem promove, nesta sexta-feira (19), o Dia D do Novembro Azul. A ação, direcionada para o público masculino, marca as comemorações do Novembro Azul no Complexo Hospitalar Deputado Jandhuy Carneiro de Patos. A ação, que acontece durante todo o dia, vai incluir a realização de consultas especializadas com o Urologista, Dr. Marcílio Moreira Pereira. Pela manhã, acontecerão as consultas e, à tarde, serão realizadas as biopsias. Os pacientes que serão atendidos moram em municípios da 6ª Região de Saúde e todos foram encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Não haverá atendimento para quem não estiver na lista encaminhada pelos municípios a Central.

O diretor geral do Complexo Francisco Guedes, explica que a ação tem como objetivo contribuir com a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina e promover a realização de consultas especializadas. “A detecção precoce do câncer de próstata, por meio do exame de sangue por Antígeno Prostático Específico(PSA) ou pelo exame de toque, além de promover a saúde é um cuidado importante para identificar precocemente outras doenças que atingem predominantemente o público masculino e como nós do Hospital do Bem acolhemos pacientes oncológicos com problemas na próstata, nada mais natural do que nos engajarmos na Campanha Novembro Azul com essa ação”, afirmou Francisco.

Sobre Câncer de Próstata

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer- Inca, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, os homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

O tumor de câncer na próstata, se tratado no início, tem amplas possibilidades de cura. Os sintomas começam pela dificuldade de urinar, podendo chegar até o ponto de não conseguir mais, além do comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica (sem necessidade de traumas). Ainda segundo o Inca, a cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade. Um em cada cinco homens pode vir a ter o câncer de próstata no Brasil e um em cada oito podem morrer por causa da doença.

Profissionais do setor de Nutrição do Complexo de Patos participam de treinamentos

As relações interpessoais são importantes em qualquer ambiente de trabalho. No setor de Nutrição, imprescindível, já que a equipe trabalha com alimentação. Nestes dias 16 e 17, os profissionais que integram a equipe da cozinha do Complexo Hospitalar Deputado Jandhuy Carneiro de Patos, juntamente com os estagiários do curso de nutrição da UNIFIP, participaram de um treinamento sobre essa temática. No início do mês, nos dias 03 e 04, a equipe participou de outra capacitação sobre Avaliação e Educação Nutricional.

A nutricionista e Coordenadora da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital, Débora Gomes, explica que os treinamentos acontecem continuamente, e que a equipe sempre acolhe os alunos dos diversos cursos do Centro Universitário de Patos- UNIFIP, principalmente, os que cursam Nutrição. Segundo a nutricionista, nestes momentos é visto questões inerentes ao dia a dia do setor, tais como, elaboração de lista de compras; planejamento do cardápio; supervisão de produção de refeições, Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), Manual de Boas Práticas e métodos de controle de qualidade de alimentos; atividades de higienização da UAN e também a questão da assistência e educação alimentar e nutricional da coletividade (funcionários e acompanhantes) e dos indivíduos enfermos (pacientes).

Débora explica que essa parceria com a UNIFIP tem crescido com o apoio do reitor, João Leuson, da coordenadora do curso de Nutrição, Edilene Santos da coordenadora de estágios, Sabrina Bezerra e, sobretudo, com o incentivo da diretoria geral do Hospital. “É muito produtivo e gratificante esse processo de troca de conhecimento, sendo uma via de mão dupla, onde recebemos os alunos no Complexo hospitalar e estes, por sua vez, contribuem com a oferta de serviços e conhecimentos para a nossa unidade”, reitera a Nutricionista, lembrando que esse último treinamento de relações interpessoais motivou ainda mais a equipe e melhorou o clima organizacional que já era bom e ficou melhor ainda.