Author: News Comunicação
Hospital Regional de Patos recebe Voto de Aplauso da ALPB por atuação durante a pandemia do Covid
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, que é referência para 89 municípios do sertão paraibano recebeu um Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da deputada Pollyanna Dutra, em reconhecimento ao trabalho prestado pela unidade durante a pandemia de Covid-19. Durante a pandemia, mesmo nos momentos de aumento da demanda de pacientes, a unidade sempre assegurou assistência, acolhimento e garantiu a qualidade no atendimento, através da oferta de equipe multiprofissional, medicamentos, insumos e estrutura de leitos e equipamentos de suporte ventilatório à população. A entrega do documento foi feita pela parlamentar autora da propositura ao diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, na última quinta-feira (09), durante solenidade de entrega da reforma do Bloco cirúrgico da unidade.
Em seu requerimento, a deputada argumentou que o Hospital “é referência em atenção de excelência para toda a sociedade paraibana” e que no último ano a unidade se viu com a missão de continuar a garantir esse atendimento de qualidade “diante do mais grave quadro de saúde pública das últimas décadas: a pandemia de Covid-19 que assola todo o nosso planeta”. Mais adiante, Pollyanna frisou que a equipe foi “incansável nessa honrosa missão” e afirmou que a equipe vem se destacando como fonte de esperança para todos aqueles que procuram os serviços do Complexo.
“São homens e mulheres que vêm oferecendo a sua vida em nome da de tantos outros, colocando-se em risco todos os dias em uma missão que se confunde em vocação divina: salvar vidas. Por meio deste Voto de Aplauso, portanto, buscamos transmitir, em nome de todo o Estado da Paraíba, nosso agradecimento e admiração aos bravos membros desta casa de saúde, depositando ainda o nosso desejo de forças para os dias que virão e a nossa esperança em um futuro melhor que se avizinha”, acrescentou a deputada.
Para o diretor da unidade, Francisco Guedes, a homenagem faz jus a sua equipe multiprofissional de saúde, especialmente, os que atuam no setor de isolamento Covid, e também a diligência do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde, que não pouparam esforços e investimentos para que a Paraíba, não apenas no Complexo, mas em toda a rede hospitalar pudesse ter prestado a melhor assistência possível aos paraibanos durante toda a pandemia. “Esse Voto de Aplauso, portanto, é um reconhecimento pelo trabalho, esforço, dedicação e compromisso de todos os profissionais e agentes públicos que trabalharam para salvar vidas durante essa pandemia. À Pollyanna, o meu sincero agradecimento, em nome de toda a minha equipe “, finalizou o diretor.
- Deputada, autora da propositura, entregou homenagem em nome da ALPB
- Diretor geral do Complexo, Francisco Guedes e a deputada estadual Pollyanna Dutra
- Pollyanna Dutra entrega Voto de Aplauso ao diretor do Complexo, Francisco Guedes sob olhar do governador João Azevêdo
Polícia Federal não pode ser usada como arma de Bolsonaro contra adversários políticos afirma deputado Jeová Campos
“A Lava-Jato foi e continua sendo o maior esquema politiqueiro e golpe eleitoreiro já visto. Agora, o alvo da Operação, que ajudou a eleger Bolsonaro, é Cid e Ciro Gomes, este último pré-candidato à Presidência da República. A Polícia Federal não pode ser usada como arma contra adversários políticos de Bolsonaro”. Essa afirmação partiu do deputado estadual paraibano Jeová Campos que, na manhã nesta quinta-feira (16), se pronunciou sobre a operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (15) contra supostos desvios de recursos públicos nas obras do estádio Castelão, no Ceará. Para Jeová, a estratégia do atual presidente é ganhar palanque no Ceará, às vésperas de ano eleitoral, onde Lula e Ciro são fortes e enfraquecem a pretensão de reeleição do atual presidente.
Vale destacar que a PF está cumprindo 14 mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça, tendo entre os alvos os irmãos Ciro Gomes, pré-candidato a presidente, e o senador Cid Gomes, ambos do PDT. Segundo uma nota da polícia, as suspeitas são de “fraudes, exigências e pagamentos de propinas a agentes políticos e servidores públicos decorrentes de procedimento de licitação para obras” no estádio, entre os anos de 2010 e 2013. “Por que somente agora, decorridos tanto tempo essa operação foi deflagrada”, questiona Jeová.
Sobre esse espaço de tempo (há 10 anos), indaga o parlamentar, o próprio Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) opinou contra o mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Colosseum, que deflagrou investigações tendo como alvos os irmãos Ciro e Cid Gomes, pré-candidato à presidência e senador, respectivamente. O MPF, no entanto, se posicionou a favor das quebras de sigilos. “De toda forma, essa operação beneficia o presidente Jair Bolsonaro. É preciso lembrar que a Polícia Federal é um órgão do Estado brasileiro. Cid e Ciro estão sendo vitimas da lava-jato e de uma perseguição feita por Bolsonaro. Ai não se está buscando Justiça, mas tentando macular a imagem deles para prejudicá-los em suas pretensões eleitorais”, reitera Jeová Campos.
- Deputado Jeová Campos criticou operação no Ceará e disse que ela foi para beneficiar Bolsonaro
Governador sanciona projeto de Jeová Campos que institui política estadual de apoio a Agricultura Familiar na PB
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 80% de toda a comida do planeta seja oriunda da Agricultura Familiar. No Brasil, a atividade envolve aproximadamente 4,4 milhões de famílias e é responsável por gerar renda para 70% dos brasileiros no campo segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na Paraíba, boa parte dos produtos oriundos do campo vem da agricultura familiar e com a sanção pelo governador João Azevêdo ao Projeto de Lei Ordinária-PLO 2264/2020, de autoria do deputado Jeová Campos, a agricultura familiar no estado tomará outra proporção. “Propomos a instituição de uma Política Estadual de Apoio à Agricultura Familiar para dar mais respaldo a essa atividade e melhores condições dela se desenvolver na Paraíba e estamos muito felizes em ter tido a devida atenção do nosso governador”, afirma o parlamentar. O PLO se tornou a Lei 12.107/2021.
O deputado lembra que no Brasil, a agricultura familiar conta com uma legislação própria e que é considerado agricultor familiar aquele que promove atividades no meio rural em terras de área inferior a quatro módulos fiscais, emprega mão de obra da própria família e tem sua renda vinculada a produção resultante desse estabelecimento. “Criar uma política estadual para esse segmento e ter uma visão de futuro, é estimular a permanência no campo, é fomentar renda e emprego fora das cidades, movimentar a economia de uma forma sustentável e, sobretudo, promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural das comunidades locais”, reforça Jeová.
Entre os objetivos da iniciativa que agora é Lei está o de apoiar técnica e operacionalmente os agricultores familiares no Estado, promovendo, quando couber, parcerias operacionais para seu desenvolvimento; estimular a inclusão do estudo da agricultura familiar nas Escolas, visando uma mudança de parâmetros de organização da produção e do consumo; promover estudos e pesquisas de forma a contribuir com o desenvolvimento da produção; divulgar as políticas governamentais para o setor; propiciar maior capacitação dos agricultores familiares e estimular a captação e a disponibilização de recursos financeiros destinados a apoiar ações desta Política.
Como atribuições do governo, a Lei estabelece que o Estado deva prestar assistência educativa e técnica aos agricultores familiares; estabelecer incentivos fiscais e financeiros para o desenvolvimento dos agricultores familiares, inclusive mediante a abertura de linhas de crédito específicas e concessão de tratamento fiscal diferenciado, na forma da lei; estimular a inclusão de estudos sobre agricultura familiar nos ensinos fundamental, médio e superior, bem como na educação profissional e tecnológica e proporcionar apoio técnico. “O poder público precisa ter um olhar mais cuidadoso para esse segmento e destinar mais investimentos nesta atividade, até como forma de também fomentar o desenvolvimento e fazer girar a economia além dos centros urbanos”, finaliza Jeová.
- Paraíba passa a contar com Lei de fomento a agricultura familiar (2)
Produtores rurais elogiam trabalho da Polícia Civil de Mamanguape que recupera trator furtado e prende pessoas que falsificavam bebidas
Quando as forças de segurança agem contra a criminalidade dando respostas a sociedade, a população agradece e reconhece o trabalho bem feito. É o caso recente da atuação da Polícia Civil de Mamanguape, que prendeu indivíduos que furtavam e falsificavam bebidas alcoólicas e também recuperou um trator furtado da Usina Monte Alegre. “Quero em nome dos produtores rurais da região parabenizar o Dr. Sylvio Rabello, Delegado Gestor de Mamanguape e sua equipe por essas e outras ações que culminaram na prisão destes elementos e na recuperação de bens furtados”, destaca o produtor rural e presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais.
O dirigente canavieiro lembra que há poucos meses, a entidade promoveu uma reunião com representantes das forças de segurança pública da Paraíba para debater exatamente formas de reduzir a criminalidade que, nos últimos tempos, tem aumentado na zona rural de várias localidades do Estado. “Os furtos e roubos no campo tem aumentado muito e somente o trabalho de inteligência pode conter essa onda criminosa e coibir os furtos e roubos que tem acontecido”, disse José Inácio.
O presidente da Asplan destaca que no caso da falsificação de bebidas além de prejudicar as empresas que seguem todas as normas e atuam legalmente e o Estado que deixa de recolher impostos, esse tipo de crime também prejudica a população que passa a consumir produtos sem o mínimo de controle de qualidade podendo até ter sua saúde comprometida em função de ingerir um produto falsificado.
- O trabalho da PC de Mamaguape encerrou as atividades de uma fábrica clandestina que falsificava bebidas (1)
- Presidente da Asplan, José Inácio, elogiou o trabalho da PC de Mamanguape
Jeová Campos homenageia a 16ª edição do Fest Aruanda com Moção de Aplauso aprovada pelo plenário da ALPB
Mais uma vez, João Pessoa se torna palco do reconhecimento e valorização do Audiovisual Brasileiro com a realização da 16º edição do Fest Aruanda, promovido desde 2003 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E é por sua realização ao longo do tempo e a sua importância dentro do cenário do cinema brasileiro e da cultura nordestina, que o deputado estadual Jeová Campos apresentou e teve aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (14), um requerimento de Moção de Aplauso ao Festival que está sendo realizado desde o dia 09 de dezembro e vai até o dia 15, de maneira híbrida, em salas da Cinépolis (Manaíra Shopping) e Plataforma AruandaPlay.
Com mais de 60 filmes, debates, oficinas e homenagens especiais, Jeová destacou que o Festival merece essa homenagem porque vem prestigiando artistas e produções audiovisuais brasileiras e também porque tem levado cultura de forma gratuita à população. Nesta edição, o festival se expandiu para a internacionalização e contemplou longas brasileiros exibidos primeiro em circuito de festivais da Europa e Estados Unidos. “O Fest Aruanda é um veículo que leva cultura para as pessoas e isso tem sido um papel maravilhoso cumprido pela UFPB durante esse tempo. Importante para o cinema paraibano, nordestino e brasileiro”, disse Jeová.
O parlamentar ainda parabenizou a qualidade do evento. “Não é nada fácil manter a qualidade de um evento desses que cresceu ao longo de dezesseis edições. Ele começou em 2003 como Mostra dentro da UFPB e chegou em 2005 à Festival. Hoje, as parcerias que o evento possui faz com que ele esteja sempre conectado às novas gerações também”, argumentou o deputado, citando a parceria da Cinépolis com o festival Aruanda que acontece desde o ano de 2015.
“Desde o ano de 2019, o Feste Aruanda utiliza a Sala 9 do Cinépolis, sala esta com maior capacidade de público e mais sofisticação tecnológica para que curtas e longas pudessem ser vistos em sua imensa tela”, comentou, lembrando também que a Cinépolis é a quarta maior operadora de cinemas do mundo e a maior da América Latina, com mais de 2200 salas em oito países.
Diante de tudo, o requerimento de Jeová foi aprovado pela ALPB, que fará a comunicação da homenagem ao Produtor Executivo e jornalista Lúcio Vilar, Coordenador do festival; à Rede CinépolisBrasil, na pessoa do Diretor-Presidente Luiz Gonzaga de Luca; UFPB, às parceiras Cagepa e Energisa e à entidade Bolandeir@rte&Films, produtora do evento.
Programação do Fest e homenageados
A programação pode ser conferida no site do evento festaruanda.com.br. Entre os homenageados desta edição, estão o maestro, compositor e regente José Siqueira, e o cineasta paraibano Ely Marques, ambos in memoriam. Também estão sendo homenageados o diretor e roteirista W. J. Solha, o ator Othon Bastos e a montadora premiada Cristina Amaral. Além dos debates, o Fest Aruanda trouxe ações de formação, como a Oficina Aruanda Cagepa de Roteiro para Animação, com o diretor e roteirista Frederico Pinto, e o II Laboratório Aruanda Energisa Projetos Narrativas Híbridas (Doc, Fic ou ambos), com a diretora e roteirista Susanna Lira. Todas estão sendo on-line. Entre as presenças especiais confirmadas para o Aruanda, estão o ator que estreia como diretor, Luiz Carlos Vasconcelos e o cantor Ney Matogrosso, aguardado para esta quarta-feira (15), na ocasião do lançamento de sua biografia intitulada “Ney Matogrosso, a biografia”, escrita por Júlio Maria.
- Jeová destacou qualidade e importância do Fest Aruanda para a cultura regional e nacional
- Proposta de destacar impportância do Fest Aruanda foi aprovada pela ALPB
Jeová Campos pede a transferência da feira de animais de Cajazeiras para o Parque de Exposições
Pensando em oferecer melhoria à tradicional feira semanal de animais – bovinos, caprinos, ovinos e suínos – que ocorre aos sábados, em Cajazeiras, o deputado estadual Jeová Campos conseguiu a aprovação de um requerimento, nesta terça-feira (14), em que solicita a transferência da feira para o Parque de Exposições de Animais Antônio Cartaxo Rolim, localizado às margens da BR 230, como forma de oferecer um tratamento mais digno a comerciantes, visitantes e animais, com banheiros e local para alimentação dos animais, por exemplo. O parlamentar sugere que seja firmado um convênio entre o governo estadual e o município de Cajazeiras para viabilizar tal mudança.
No documento aprovado pelos deputados durante sessão da ALPB desta terça-feira, Jeová argumenta que a estrutura oferecida, atualmente, aos comerciantes e animais não tem qualidade e precisa ser reavaliada. “A tradicional feira semanal de animais é bastante antiga, só que até junho de 2019, a feira era realizada no centro da cidade, na lateral do Cemitério Coração de Maria. Depois, a feira foi transferida para a lateral d’O Perpetão, onde funciona até hoje, mas não oferece condições nem para o público visitante, nem para os comerciantes e nem para os próprios animais”, explicou o deputado.
Segundo Jeová, a estrutura oferecida é insuficiente para atender dignamente a demanda. Entendemos que o Parque de Exposição de Animais de Cajazeiras oferece melhores condições para este tipo de atividade, uma vez que naquele local existe toda a estrutura necessária para o funcionamento da feira, a exemplo de banheiros, local próprio para a alimentação dos animais, além de ser um local mais seguro”, concluiu. O expediente será agora encaminhado ao Governador da Paraíba e ao Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca.
- Proposta de Jeová que pede a mudança do local da feira em Cajazeiras e aprovado
Feplana e Unida participam de reunião da FPA com ministros em prol do agro em Brasília
A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e a União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), representadas pelos presidentes, Alexandre Lima e José Inácio de Morais, respectivamente, participaram nesta terça-feira (14), de um evento promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília, com diversos ministros e autoridades ligadas ao governo federal. Em pauta, o debate sobre leis e modernizações dos bioinsumos, licenciamento ambiental, pesticidas, regulamentação fundiária entre outros temas afins que têm projetos em tramitação no Congresso Nacional.
O presidente da Unida e também da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio, parabenizou a FPA pela iniciativa e enalteceu a importância da presença dos ministros da Agricultura (Tereza Cristina), da Cidadania (João Roma) e do Meio Ambiente (Joaquim Leite) no evento. “A participação destas autoridades, ligadas diretamente ao presidente Jair Bolsonaro, é uma demonstração inequívoca de que o atual governo federal tem um olhar atento para o nosso setor que tanto gera empregos, renda, impostos e responde por 50%, de forma direta e indireta, do PIB desse país”, disse o dirigente canavieiro, lembrando que uma das maiores vocações do Brasil é o agro e que a atuação da ministra Tereza Cristina tem sido muito qualificada e eficiente.
Na ocasião, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, aproveitou para fazer o balanço de sua gestão até agora, destacando que o governo Bolsonaro já entregou mais títulos de posse que durante os 14 anos dos governos Lula e Dilma.
- Autoridades que participaram da reunião da FPA em Brasília, nesta terça-feira
- O presidente da Unida, José Inácio (paletó azul) participou da reunião da FPA
Diretor Geral do Complexo de Patos diz que Título de Cidadão é extensivo à sua equipe e a todos que ajudam a unidade a avançar
“Tenho um batalhão de profissionais que são verdadeiros soldados que me ajudam a melhorar, a cada dia, a assistência prestada pelo Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro de Patos e esses soldados não são apenas os funcionários da unidade, mas, também os vereadores, a Prefeitura, o Governo, através da SES, que me ajudam, cada um de sua maneira, no nosso dia a dia. Vim apenas passar um período em Patos e acabei ficando. Essa cidade é calorosa. Sou grato por cada momento que vivo aqui. Já vivemos momentos muito difíceis e vencemos com apoio de muitos e foi junto que superamos as adversidades. Portanto, quero dedicar a todos esse Título de Cidadão”, disse o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, em discurso na Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (13), ao ser agraciado com o Título de Cidadão Patosense.
Francisco, que chegou em Patos, em 2020, para substituir a ex-diretora geral do hospital Liliane Senna, durante sua licença maternidade, terminou sendo nomeado titular do cargo de gestão do maior referencial de saúde pública do sertão paraibano. “O Complexo é o que é hoje graças à união de forças e competências porque sozinho ninguém vai a lugares altos”, reiterou Francisco, lembrando que estava muito alegre e lisonjeado pela homenagem e que agradecia, sobretudo a Deus, a oportunidade de estar em Patos e desenvolver esse trabalho junto de sua equipe. “Nada somos, nada temos e nada possuímos e quando Ele dá graças a alguém é preciso ser grato e humilde”, afirmou o diretor, que louvou a Deus por mais essa missão.
Francisco Guedes teve seu trabalho reconhecido através de uma propositura do vereador José Ítalo Gomes Candido, que foi abraçada e aprovada pelos demais parlamentares da Câmara Municipal de Patos, em reconhecimento aos avanços que o Complexo de Patos teve em sua gestão, ao impor uma marca singular de administração que mudou, para muito melhor, as condições de atendimento, a prestação de serviço, a rotina interna e até a estrutura física da unidade que é referência para 89 municípios do sertão paraibano, em Clínica Médica, Urgência e Emergência, Oncologia e também Covid.
“Estar à frente de uma unidade de saúde tão importante quanto o Complexo de Patos é um sacerdócio, muitas vezes é negar-se a si mesmo, é não ter hora, não ter dia, mas entendendo que essa é uma missão. Um dia, eu sonhei em ser médico, mas Deus tinha outra missão para mim e me deu a missão de ser gestor e eu agradeço a Ele porque Ele tem me ensinado a ser humilde e o Complexo é o que é hoje, não graças a mim, mas, a todos que fazem aquela unidade. Caminharemos juntos porque juntos somos mais fortes”, disse Francisco no encerramento de seu discurso, dizendo que veio para passar um período apenas, mas, que esse tempo se estendeu e hoje seu coração não tem mais desejo de voltar.
- Francisco destacou em seu discurso que o sucesso é fruto da união de sua equipe e de muitas pessoas que o ajudam
- Francisco disse que cumpre uma missão ordenada por Deus
- Francisco e convidados da solenidade
- Francisco e sua esposa Aninha junto que integrantes de sua equipe do Hospital
- O vereador vereador José Ítalo , Francisco e sua esposa Aninha no momento de recebimento do Título
Hospital de Queimadas encerra cirurgias de 2021 do Opera Paraíba contabilizando 419 procedimentos
Mais 27 ciruagias foram realizadas neste final de semana em Queimadas.jpg
Há todo um protocolo burocrático a ser seguido para que os procedimentos aconteçam.jpg
Pacientes aguardando a vez de entrar no bloco cirúrgico.jpg
Na última etapa deste ano do Programa Opera Paraíba, o Hospital Geral de Queimadas realizou 27 cirurgias, neste final de semana, em pacientes de 12 municípios da região. Foram realizados 15 procedimentos no sábado (11) e mais 12 no domingo (12). Foram cirurgias de hérnias (diversos tipos), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), histerectomia total (retirada do útero) e tratamento cirúrgico de hidrocele (acúmulo de líquido na bolsa escrotal). Os procedimentos ocorreram sem nenhuma complicação e os pacientes, após observação que varia de caso a caso, voltarão para casa com seus problemas resolvidos. No cômputo geral, a unidade realizou 419 cirurgias este ano apenas pelo Opera Paraíba.
Os 419 procedimentos do Opera Paraíba realizados no Hospital de Queimadas foram feitos em vários mutirões de final de semana. Em agosto, aconteceram 60 cirurgias. Em setembro, 179 cirurgias de catarata e outros 55 procedimentos foram realizados. Em outubro, foram mais 47 cirurgias, em novembro outras 51 e agora, em dezembro, mais 27 procedimentos foram realizados, estes últimos neste final de semana, quando foram contemplados pacientes dos municípios de Alcantil, Barra de Santana, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Umbuzeiro, Aroeiras, Natuba, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité e Queimadas.
“Estamos muito felizes em poder ter dado nossa contribuição para melhoria da qualidade de vida destes paraibanos. As cirurgias transcorreram dentro do esperado, sem nenhuma intercorrência e, mais uma vez, a equipe de profissionais do Hospital Geral de Queimadas está de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido”, destacou o diretor geral da unidade, médico Flávio Daniel, que, inclusive, integra a equipe de cirurgiões do hospital e participou do mutirão deste final de semana.
A agricultora Marta Barbosa, de Lagoa de Jucá, distrito de Alcantil, fez uma cirurgia de vesícula. Ela esperava mais de um ano pela cirurgia e sofria bastante dores. “A dificuldade é grande e é muito difícil para a gente que mora onde não tem hospital que faça a cirurgia. Essa chance de fazer a cirurgia e resolver meu problema foi uma benção e estou muito feliz agora porque consegui e não vou ter mais dor”, disse ela. Outra agricultora Verônica de Brito Silva, de Natuba, também fez uma cirurgia de vesícula. Ela esperava pelo procedimento há três meses. “Agora estou tranquila graças a esse Programa”, destacou ela. Ambas fizeram o procedimento nesse domingo (12).
A estudante Adriana Costa, da cidade Campina Grande, fez uma histerectomia no sábado. A pescadora da cidade de Cabaceiras, Joselma Pereira, fez uma retirada de hérnia e esperava pelo procedimento há dois anos. O agricultor José Márcio, da cidade de Barra de São Miguel, fez a cirurgia de uma hérnia que o incomodava há dois anos. Os três pacientes foram operados no sábado (11) e agradeceram a oportunidade e disseram estar felizes em poder, enfim, voltar para casa com os problemas de saúde resolvidos.
O médico Flávio Daniel lembra que já são quase 13 mil cirurgias realizada pelo Programa Opera Paraíba em todo o estado e que isso fez muita diferença na vida destas pessoas. “A direção do HGQ e todos que fazem parte dessa família do Hospital Geral de Queimadas se sentem muito gratificados por estarmos contribuindo com a resolução dessas cirurgias e melhorando a qualidade de vida destes pacientes, alguns até que esperavam por esse procedimento há tempos”, disse o diretor, lembrando que o Opera Paraíba é um programa de altíssima qualidade e resolutividade.
“Parabéns ao nosso governador João Azevêdo, aos nossos secretários de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, Dr. Daniel Beltrammi; Dra. Renata Nóbrega e ao coordenador do Programa, Dr. Adilson Jr, e a todos os profissionais os quais incluo, especialmente, a nossa equipe, por tão importante e relevante iniciativa”, finalizou o cirurgião Flávio Daniel.
- 27 pacientes de 12 municipios foram contemplados nesta última etapa
- A agricultora, Maria Barbosa, de Alcantil foi uma das 27 pacientes operadas neste final de semana
- Há todo um protocolo burocrático a ser seguido para que os procedimentos aconteçam
- Mais 27 ciruagias foram realizadas neste final de semana em Queimadas
- Pacientes aguardando a vez de entrar no bloco cirúrgico
Hospital de Patos registra aumento de 22% nos atendimentos no final de semana
Hospital de Patos registra aumento de 22% nos atendimentos no final de semana
AEmergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, esteve bem movimentada neste último final de semana e registrou o atendimento a 193 pessoas. Comparando os dados deste final de semana com o anterior, a unidade registrou um aumento de 22% nos atendimentos de urgência e emergência e de 7% nos de sinistros de trânsito. Entre as 18h da última sexta-feira (10) até a meia-noite deste domingo (12), o hospital realizou ainda 15 cirurgias, sendo oito de emergência e mais sete eletivas.
De acordo com os dados, dos 193 pacientes atendidos, 30 foram de pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, dos quais 28 oriundos de acidentes com motos. O plantão de maior movimento foi o do sábado (11), quando 84 pessoas deram entrada na unidade, seguido do plantão de domingo com mais 82 atendimentos. Das 18h até a meia-noite da sexta-feira, outras 27 pessoas passaram pela Urgência e Emergência do Complexo.
Na Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, bicicleta e automóvel, os demais motivos dos atendimentos da unidade foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, contusão diversa, dificuldade de respirar, acidentes com animal peçonhento ou raivosos, dor no peito, queda de nível, dor renal, dor pélvica, dor de cabeça, dor na perna, náusea e vômito, entre outros motivos.
Das 15 cirurgias realizadas, a maior parte foi ortopédicas, com oito procedimentos, seguido de vascular, com mais cinco cirurgias. Houve ainda um procedimento bucomaxilofacial e uma cirurgia geral. O boletim de atendimento de pacientes vítimas de acidentes de trânsito mostra que, além de acidentados da cidade de Patos, com 14 ocorrências, a unidade ainda recebeu pacientes de Boa Ventura, Brejo do Cruz, Cacimbas, Coremas, Itaporanga, Mãe D’água, Matureia, Princesa Isabel, Quixaba, Santa Teresinha, São Bento e São José do Bonfim.
- O plantão do final de semana foi bastante movimentado no Complexo de Patos

























