ALPB aprova PL que institui o Programa Estadual de Educação Financeira Escolar

Os deputados paraibanos aprovaram hoje (25), durante sessão na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 3.254/21, de autoria de Jeová Campos (PT), que institui no Estado da Paraíba o Programa de Educação Financeira Escolar. A iniciativa busca  introduzir, estimular e transmitir, por meio de conteúdos práticos, lúdicos e interativos, conceitos básicos de educação financeira aos alunos da Rede Estadual de Ensino. A matéria agora segue para apreciação do governador João Azevêdo.

“A ideia é proporcionar às crianças, jovens e adolescentes da Rede Estadual de Ensino o acesso universal à educação financeira como área de conhecimento de aprendizagem essencial, preparando nossos alunos para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica o autor da propositura.

Além do Programa, o PL também cria a Semana Estadual de Educação Financeira no estado da Paraíba, a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de outubro, com o objetivo de promover o Programa Estadual de Educação Financeira Escolar. “O objetivo da Semana Estadual de Educação Financeira é criar um ambiente para o desenvolvimento de atividades no âmbito escolar que garantam noções básicas, bem como estimulem os alunos a buscar conhecimentos financeiros e previdenciários, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e autonomia”, destaca Jeová.

O deputado lembra que a educação financeira é essencial para todo e qualquer cidadão brasileiro, mas ter a oportunidade desde o período escolar será um diferencial para crianças e adolescentes paraibanas apresentarem mais consciência e criar uma boa relação com suas próprias finanças. “Considerando que pesquisas mostram que 45% dos jovens entre 18 a 24 anos não sabem como administrar suas finanças e acabam caindo na inadimplência muito cedo, se desde cedo eles tiverem orientação sobre educação financeira ficarão mais preparados para desenvolver as competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas”, reitera Jeová.

Vale lembrar que entre os anos de 2008 e 2010, o Ministério da Educação desenvolveu um projeto piloto que levou educação financeira à rede pública de ensino médio dos Estados do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal e percebeu que a experiência de se informar sobre finanças produziu mudanças significativas na vida dos estudantes e de suas famílias, contribuindo para que os jovens fizessem escolhas mais conscientes, se preparando para um futuro mais tranquilo. “Não há como desprezar a importância da inclusão da educação financeira no âmbito escolar, estimulando, desde cedo, o interesse das crianças, jovens e adolescentes pelo planejamento de suas próprias finanças”, finalizou Jeová.

Alunos paraibanos poderão ter educação financeira nas escolas
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