Author: News Comunicação

‘O diagnóstico de câncer não pode ser encarado como uma sentença de morte’ afirma oncologista do Hospital do Bem

Receber o diagnóstico de câncer não é uma situação agradável para ninguém. A doença é estigmatizante, a ponto de não muito tempo atrás as pessoas evitarem até pronunciar ‘eu tenho câncer’. Dizia-se ‘aquela doença’. Em alguns casos, a terapêutica envolve cirurgias para retirada de tecidos e órgãos e a quimioterapia provocam queda de cabelos, o que afeta a autoestima de forma muito contundente. “Receber um diagnóstico de câncer, com tantos tratamentos e medicamentos eficazes e grande incidência de cura, não é mais uma sentença de morte. Ao contrário, em muitos casos ele até simboliza o ressignificar da vida”, afirma a oncologista do Hospital do Bem, Dra. Nayhara Xavier. Na data em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, em 08 de Abril, a médica reitera que a doença deixa, cada vez mais, de ser ‘um bicho papão’.

A médica foi uma das profissionais do Hospital do Bem que participou de uma Live realizada na noite desta quinta-feira (7) e lembrou que a doença, em muitos casos, até melhorou a vida das pessoas. “Já tive vários pacientes que numa primeira consulta se mostravam abatidos, o que é natural após o diagnóstico, mas que ao longo do tratamento descobriram que são mais fortes do que pensavam, ressignificaram projetos de vida e mudaram a rotina, os hábitos e a forma de ver a vida para muito melhor e que, após conseguirem a cura, estão ainda mais felizes do que eram”, disse a oncologista.

Dra. Nayhara lembrou ainda que muitas doenças, a exemplo da diabetes e hipertensão, matam muito mais que o câncer, mas, que não têm o estigma da doença oncológica. “As doenças vasculares e do coração matam mais gente do que câncer e Aids juntos, mas, ninguém fala muito a respeito disso, então a gente tem que começar a dizer mais que câncer é uma doença que exige cuidado, mas que tem tratamento, que tem cura, que o câncer não vai impedir ninguém de continuar vivendo bem, que é possível identificar a doença em estágios iniciais onde as chances de curar são ainda mais altas, enfim, precisamos entender que o diagnóstico não é uma sentença de morte como muitas pessoas ainda pensam ser”, afirma a médica que é responsável pelo ambulatório do Hospital do Bem, desde sua inauguração, em setembro de 2018. Ela própria é um exemplo destas afirmativas, pois já foi paciente oncológica e superou a doença.

Sobre o Hospital do Bem

O Hospital oncológico do sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico, para vários tipos de câncer. A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico, que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h. Nos três primeiros anos de funcionamento, o Hospital do Bem realizou 16.788 consultas, 6.208 sessões de quimioterapia, 1.465 cirurgias e ainda 1.074 internações. Em setembro, a unidade completa quatro anos de funcionamento e ainda este ano começará a ofertar também o serviço de radioterapia.

Asplan promove palestra para seus associados sobre Planejamento Patrimonial e Sucessório

Um bom planejamento patrimonial e sucessório é o caminho ideal para preservar o patrimônio familiar e garantir a sucessão dos negócios para as gerações futuras. Executado com base nos valores e no perfil dos negócios, quando bem feito esse planejamento previne litígios, reduz a carga tributária, fortalece a governança familiar e torna a sucessão em negócios mais organizada e tranquila. E foi justamente para tratar deste assunto e melhor orientar seus associados, que a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) reuniu alguns produtores, nesta quinta-feira (7), em seu auditório, em João Pessoa, para uma palestra com o advogado Hugo Vilar, que representou o escritório MVS – Melo, Vilar & Saldanha.

Em sua apresentação, o advogado falou sobre a aplicação de institutos modernos do Direito Sucessório e Societário, sobre questões de mercado de capitais para empresas, com especial enfoque às empresas familiares, que constituem a maior parte na Paraíba e no setor do agronegócio, abordou situações de como antecipar a sucessão evitando conflito entre os herdeiros e familiares. “A gente sabe como é a realidade conflituosa que envolve a questão da sucessão, vez que envolve dinheiro, bens e patrimônio. Mas, a partir do momento que você conhece os instrumentos que favorecem essa sucessão, é possível organizar esse processo sobre regras específicas, adaptando-as a realidade de cada negócio e evitando uma série de possíveis problemas entre os herdeiros”, explicou Hugo Vilar.

O advogado lembrou que deixar a sucessão balizada em regra geral de Direito, pode não ser vantajoso em relação à realidade do negócio. “Por exemplo, quando se tem um herdeiro que tem uma aptidão melhor para gerir um negócio e outro que não tem. A partir dessa constatação, você consegue trabalhar melhor a sucessão direcionando a gestão empresarial justamente para o mais apto, evitando eventual conflito entre os herdeiros”, disse ele, lembrando que a sociedade hoje tem uma estrutura chamada ‘família mosaico’. “O instituidor, tem filhos, que já casaram, alguns separaram, constituíram novos matrimônios, a família começa a crescer e ai se começa a identificar um entrelaçamento entre os titulares e herdeiros do patrimônio. Então, passa a existir um entrelaçamento maior entre os titulares do patrimônio e com interesses diversos. Caso existam regras prévias, da vontade do instituidor, elas deverão ser cumpridas, evitando possíveis conflitos na sucessão patrimonial”, reitera Hugo.

Além dos ganhos na sucessão, destacou o advogado, é possível haver ganhos presentes com um planejamento prévio. “Com um bom planejamento é possível ter uma melhor gestão do patrimônio no tempo presente, bem como ganhos tributários com o pagamento de menores alíquotas de impostos”, disse ele. O advogado lembrou, no entanto, que as regras não podem conflitar com as normas do Código Civil instituídas no Brasil. “O instituidor pode fazer tudo o que a Lei não proíba, conforme previsto na Constituição Federal, e com base no princípio da ‘Autonomia da Vontade’”, reiterou ele.

O produtor canavieiro e empresário Raimundo Nonato foi um dos que assistiu à palestra e gostou muito das orientações recebidas. Ele, inclusive, já decidiu que vai marcar uma reunião com o advogado Hugo Vilar para começar a trabalhar sua sucessão patrimonial de forma a deixar as coisas bem encaminhadas neste aspecto. “Quando a gente chega a certa idade, sabe que precisa se preocupar com a sucessão e eu já estava pensando justamente nisso quando surgiu essa palestra”, disse Nonato. Para ele, a preocupação em deixar as coisas bem encaminhadas não é apenas um gesto de responsabilidade, mas, sobretudo, de amor à família. “A gente conhece tantas história de famílias que se desfiguraram completamente, que deixaram o patrimônio se dilapidar e ser destruído por desavenças na hora da partilha de bens, então decidir em vida a destinação do patrimônio deve ser encarado como um processo natural e necessário e que pode evitar brigas futuras”, reiterou Nonato que é casado e tem três filhos que já constituíram suas próprias famílias.

Ficou evidenciado na palestra que quem tiver interesse em trabalhar previamente e de forma mais segura essa questão do planejamento patrimonial e sucessório deve procurar não apenas um escritório de advocacia, mas, também, um de contabilidade e, eventualmente, também um profissional de mercado financeiro. “É preciso que haja uma análise multiprofissional para que esse processo seja feito da forma mais completa e eficaz possível, inclusive, trazendo economia tributária presente e futura”, finalizou Hugo Vilar.

A palestra aconteceu no mini auditório da Asplan
A palestra aconteceu no mini auditório da Asplan
O advogado Hugo Vilar falou sobre direito sucessório
O advogado Hugo Vilar falou sobre direito sucessório
O tema despertou o interesse de vários produtores canavieiros
O tema despertou o interesse de vários produtores canavieiros
Produtores associados da Asplan durante a palestra
Produtores associados da Asplan durante a palestra
Raimundo Nonato (camisa rosa) achou muito oportuno os esclarecimentos e disse que vai organizar sua sucessão
Raimundo Nonato (camisa rosa) achou muito oportuno os esclarecimentos e disse que vai organizar sua sucessão

Governo investe R$ 5,5 milhões em novos equipamentos para Hospital de Patos

A visita do governador João Azevêdo, essa semana, ao Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, marca um salto de qualidade e amplitude de atendimento à população sertaneja. Isto porque a unidade, que é referência para a população de 89 municípios da terceira Macrorregião de Saúde, recebeu equipamentos de ponta que possibilitarão um ganho expressivo na assistência de seus pacientes. Trata-se de um tomógrafo de última geração, com 64 canais, um angiografo, que vai possibilitar a implantação de serviços de hemodinâmica na unidade, e ainda um aparelho que permitirá o hospital fazer cirurgias não invasivas, utilizando a técnica da videolaparoscopia. Somente na aquisição destes três equipamentos foram investidos R$ 5,5 milhões.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que a chegada destes equipamentos vai melhorar sobremaneira a assistência da unidade aos pacientes em diversas demandas. “Nosso novo tomógrafo vai possibilitar que tenhamos exames ainda mais precisos, já que a qualidade de imagens deste equipamento que recebemos da SES chega a ser similar a de uma ressonância magnética, facilitando o fechamento de diagnósticos. O videolaparoscópio também é um dos mais modernos que existem no mercado e vai possibilitar a realização de cirurgias abdominais não invasivas e, por fim, o angiografo, que vai permitir que a gente atenda pacientes em demandas de hemodinâmica sem ter mais que mandar os pacientes do sertão para Campina Grande”, destaca Francisco.

A previsão é que o novo tomógrafo comece a funcionar a partir do próximo mês. “Devemos, já em maio, estar operando com esse novo equipamento. Não é possível antes disso, mesmo o tomógrafo já estando aqui, porque precisaremos fazer adequações na parte elétrica em função do equipamento mais moderno exigir isso, além de pequenos ajustes estruturais no ambiente onde ele será instalado”, afirma o diretor Administrativo do Complexo, Levi Firmino. Segundo Levi, o atual tomógrafo será encaminhado para o Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, que também integra a rede estadual de saúde.

Já o aparelho da Hemodinâmica, o angiografo, que permitirá a realização de cirurgia vascular, revascularização e ainda a realização de cateterismo, também já se encontra na unidade, mas só poderá ser instalado quando acabar a reforma da sala onde ele será montado. A previsão de término da obra, que está sendo realizada com a equipe do próprio hospital, é final de maio. “Ainda neste primeiro semestre deveremos inaugurar o serviço de hemodinâmica da unidade, num ganho imensurável de amplitude de nossa assistência e prestação de serviços à população do sertão”, reitera Francisco Guedes.

Complexo de Patos celebra Dia Mundial da Saúde realizando uma LIVE com médicos e outros profissionais

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e ao Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, festejado no dia 8, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) realizará um debate remoto (LIVE), com a participação de diversos profissionais. A LIVE acontece a partir das 20h, desta quinta-feira (7), através da página oficial da unidade no Facebook:complexohospitalardepatos.

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção da importância dos cuidados preventivos que todos devem ter com a saúde, com especial, atenção àquelas que podem ser rastreadas no início, antes com exames específicos, a exemplo de alguns cânceres. “Quando o câncer é identificado em seu estágio inicial, as chances de cura são muito maiores que em estágios mais avançados, além de outras doenças, portanto, a prevenção será sempre a melhor escolha”, lembra a diretora geral do Hospital do Bem, Lidiane Nascimento.

Participarão da LIVE, a Oncologista Clínica, Dra. Nayhara Xavier, o Mastologista, Dr. Thiago Pereira, o Urologista, Dr. Marcílio Moreira, o Cirurgião Oncológico, Dr. Wostenildo Crispim, a Nutricionista, Débora Gomes e a Psicóloga, Pryscilla Guedes, que atuará como mediadora dos debates.

Grupo A. Cândido se integra as comemorações do Dia Mundial da Saúde realizando ação em parceria com o SEST/SENAT

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, o SEST SENAT realiza uma grande mobilização nacional entre os dias 2 e 10 de abril, em mais de 300 pontos no país. O objetivo é chamar a atenção da importância dos cuidados que todos devem ter com a saúde, em especial, com a saúde da família, tema central da ação. Em João Pessoa, as atividades também estão acontecendo na garagem da empresa de ônibus Unitrans, que integra o Grupo A. Cândido, em Água Fria. Desta forma, hoje (6) e amanhã (7), profissionais das empresas do Grupo terão a possibilidade de ter atendimentos gratuitos de saúde.

Por causa desta atividade, o pátio interno da garagem da Unitrans está, desde às 8h, com uma grande movimentação. No local, estão sendo ofertados os seguintes serviços: verificação de Pressão Arterial, imunização de DT, Hepatite B e Tríplice Viral, testagens rápidas de HIV, Sífilis, Hepatites Virais B e C, além de testes de glicemia. Além destes serviços, quem participar da ação vai poder tirar dúvidas sobre alimentação saudável, saúde bucal, saúde mental e ainda receberão diversos materiais informativos. As ações começam às 8h e são encerradas às 16h.

A psicóloga e Coordenadora de Recursos Humanos da Unitrans, Thalita Amarante, lembra a importância desta ação e enaltece a iniciativa do SEST/SENAT. “Quando tomamos conhecimento desta ação procuramos o SEST/SENAT para sermos parceiros já que acreditamos que essa é uma boa forma de chamar atenção e alertar, preventivamente, nossos profissionais sobre a importância de cuidar da saúde, além de dar oportunidade a eles de atualizarem exames importantes”, disse Thalita, reiterando que a ação faz parte também das comemorações da Unitrans alusivas ao Abril Verde.

As atividades desta ação do SEST/SENAT são voltadas, exclusivamente, para trabalhadores do setor de transporte e as atividades desenvolvidas na garagem da Unitrans são voltadas aos profissionais que atuam nas empresas do Grupo A. Cândido sediadas em João Pessoa. Além da Unitrans, a Santa Maria e a São Jorge integram o Grupo empresarial atuando no segmento transporte urbano.

Deputado Jeová grava vídeo conclamando que jovens tirem o título de eleitor e ajudem a mudar o Brasil para melhor

“Viva a juventude brasileira. Você que é jovem e que vai completar 16 anos até o dia 02 de outubro, você tem uma oportunidade de não apenas assistir os mais maduros ou os que têm mais de 18 anos decidirem o futuro do país. Você pode também ser um agente transformador desta realidade”, destaca o deputado estadual Jeová Campos em vídeo que circula em grupos e rede social.

No vídeo gravado nesta quarta-feira (6), o parlamentar lembra que os jovens têm uma chance de serem protagonistas do processo eleitoral e não meros espectadores. “Vocês que tem ou farão 16 anos até outubro têm a oportunidade de ser um agente construtor do futuro da nação brasileira. Então, você que é de fato irreverente, que gosta de mudança, que sente que é necessário mudar, que não está conformado com o que está acontecendo no Brasil, que não quer o preço dos combustíveis tão altos, que vê o sofrimento de seus pais para pagar um botijão de gás, ajude-os porque nestas eleições você terá a chance de mudar tudo isso”, reitera o deputado em outro trecho do vídeo.

No final da gravação Jeová, que não será candidato nas próximas eleições, reforça a importância do voto para quem já pode exercer sua plena cidadania. “Tire seu titulo para poder votar no dia 02 de outubro. Você terá a oportunidade de contribuir para reconquistar a esperança do povo brasileiro. Chegue no dia da eleição e diga Fora Bolsonaro”, finaliza Jeová no vídeo.

https://drive.google.com/file/d/1dlfpqs9dXp72aT0ySddJH1m2XJWbz951/view?usp=sharing

Hospital Geral de Queimadas realiza mais de 18 mil procedimentos nos primeiros três meses do ano

Nos primeiros três meses deste ano, o Hospital Geral de Queimadas, que integra a rede estadual de saúde e é referência para 14 municípios da região metropolitana de Campina Grande, contabilizou 18.114 procedimentos, entre consultas, cirurgias, partos e internações. Foram 169 partos, 636 cirurgias, 125 internações clínicas e 37 internações pediátricas, além de 3.832 atendimentos de urgência. O relatório consolidado de prestação de serviços da unidade, neste primeiro trimestre, mostra ainda que a unidade também é importante no que diz respeito à assistência aos pacientes que precisam de cirurgias. Entre janeiro e março, a unidade realizou 278 pequenas cirurgias, 207 procedimentos eletivos, 12 cirurgias de urgência e ainda 139 cirurgias dentro do Programa Opera Paraíba.

O relatório de gestão da unidade ainda destaca que, neste primeiro trimestre, foram realizados 7.765 exames laboratoriais, 1.831 Raios X, 435 ultrassonografias, foram feitos 1.483 atendimentos ambulatoriais e 975 pacientes ficaram internados na unidade em observação 24h. No período foram feitas 190 transferências para outras unidades da rede.

Referência também em obstetrícia, o Hospital Regional de Queimadas registrou, neste período, a realização de 169 partos, sendo 76 procedimentos normais e outros 93 partos cesáreos, além de 636 atendimentos em urgências ginecológicas. Vale salientar que a unidade acompanha o que preconiza a Organização Mundial de Saúde e só realiza procedimentos cirúrgicos em partos quando a gestante não tem condições ter o bebê por vias normais.

Em março, o Hospital recebeu da Secretaria Estadual de Saúde vários equipamentos para o setor de obstetrícia que vai possibilitar a melhoria do atendimento a gestantes e recém-nascidos. O diretor geral do hospital, Dr. Flávio Daniel, enaltece a importância da chegada destes equipamentos na qualificação e cuidado com as mulheres e crianças nascidas na unidade. “Esses equipamentos nos darão um suporte considerável na melhoria da assistência materno-infantil, melhorando a qualificação e cuidado com nossas pacientes”, destaca Flávio Daniel.

Entre os equipamentos que foram entregues destacam-se dois berços aquecidos para RN, um aparelho para fototerapia, uma incubadora de transporte, uma poltrona reclinável, um monitor multiparâmetro, três berços de acrílico e três camas hospitalar motorizada. A médica obstetra, Thaise Villarim, reforçou a alegria com a entrega dos equipamentos. “Nós esperávamos por esses itens com muita ansiedade e a equipe de obstetrícia está muito feliz com essas importantes aquisições que vão nos ajudar bastante na diminuição das complicações e na melhoria da assistência prestada as nossas pacientes e seus bebês”, destacou a obstetra.

O Hospital Geral de Queimadas é referência para clínica médica, obstetrícia e pediatria, além dos serviços de urgência e emergência para a 15ª região de saúde e para os 14 municípios circunvizinhos, incluindo Natuba, que também faz parte da pactuação, com atendimento 24h, todos os dias da semana.

Jeová anuncia liderança da bancada do PT na ALPB e sai em defesa de Ricardo Coutinho após ataque de Cabo Gilberto ao ex-governador

O deputado estadual Jeová Campos anunciou na manhã desta terça-feira (5), durante sessão legislativa, que o Partido dos Trabalhadores na ALPB sai oficialmente do ‘blocão’ e que, a partir desta data, ele passa a responder pela liderança do Partido na Casa de Epitácio Pessoa. Segundo Jeová, a vice-liderança da legenda na Casa deverá ficar com a deputada Estela Bezerra ou Cida Ramos.

Jeová também solicitou a Mesa Diretora da Casa que retirasse dos registros da sessão as expressões ofensivas direcionadas pelo deputado Cabo Gilberto ao ex-governador Ricardo Coutinho. “A língua do Cabo Gilberto é solta para ofender a honra dos outros e não posso ficar calado diante dessa situação, que atinge um companheiro que muito me honra ser do Partido dos Trabalhadores”, disse Jeová, lembrando que o ex-governador não foi julgado em nenhuma instância.

“Ricardo responde a processos, mas, o ‘princípio da inocência’ lhe assegura o direito de não ser tratado com expressões ofensivas como as proferidas aqui pelo Cabo Gilberto”, reiterou Jeová. O deputado Dr. Taciano Diniz, que presidia a sessão acatou o pedido de Jeová e mandou retirar do discurso os termos agressivos utilizados pelo deputado ‘bolsonarista’.

Jeová elogia iniciativa do TJPB em abrir Postos Avançados da Justiça no interior da Paraíba

Durante a Sessão Legislativa desta terça-feira (5), o deputado Jeová Campos elogiou iniciativa do Desembargador Saulo Benevides, do Tribunal de Justiça da Paraíba, de abrir Postos Avançados em cidades do interior da Paraíba, entre as quais, está o espaço da cidade de Carrapateiras. Um dos parlamentares que mais criticou o fechamento de comarcas no Estado, Jeová elogiou a iniciativa do Poder Judiciário como sendo importante e salutar. “Essa é uma decisão correta do presidente do TJPB que facilita o acesso dos paraibanos à Justiça”, disse ele.

Jeová lembra que é importante a presença do Poder Judiciário o mais próximo possível da população. “O fechamento de comarcas prejudicou muitas pessoas, mas, essa decisão do Desembargador Saulo Benevides demonstra que o TJPB está atento e buscando soluções que minimizem a lacuna deixada pelo fechamento das comarcas. Essa iniciativa foi muito importante para facilitar o acesso à Justiça”, reiterou o parlamentar que também é advogado e sabe da importância que tem um Posto Avançado como esse de Carrapateiras.

Hospital Regional de Queimadas fecha mês de março com mais de 6500 atendimentos à população de 14 municípios paraibanos

O balanço de atividades do Hospital Regional de Queimadas, referente ao período de 1º a 31 de março, contabiliza a realização de 6567 atendimentos, entre cirurgias, partos, internações, atendimentos ambulatoriais e de urgência, exames de imagens e laboratoriais. A unidade, que integra a rede estadual de saúde e absolve a demanda de 14 municípios da região metropolitana de Campina Grande, também é referência em obstetrícia e, neste mês, realizou 74 partos, sendo 39 cesáreos e 35 normais.

Além dos partos, o hospital realizou 100 pequenas cirurgias, 83 procedimentos eletivos, seis cirurgias de emergência e ainda 79 cirurgias do projeto Opera Paraíba. Durante o mês de março, foram feitos 1272 atendimentos de urgência, 799 atendimentos ambulatoriais e 234 urgências ginecológicas. Foram feitas ainda 48 internações clínicas e outras 19 pediátricas. A unidade realizou 180 ultrassonografias, 642 Raios-X e 2595 exames laboratoriais. Ao longo do mês de março, 381 pacientes ficaram em observação de 24h na unidade, por causas diversas.

Em março, o Hospital recebeu da Secretaria Estadual de Saúde vários equipamentos para o setor de obstetrícia que vai possibilitar a melhoria do atendimento a gestantes e recém-nascidos. O diretor geral do hospital, Dr. Flávio Daniel, enaltece a importância da chegada destes equipamentos na qualificação e cuidado com as mulheres e crianças nascidas na unidade. “Esses equipamentos nos dão um suporte considerável na melhoria da assistência materno-infantil, melhorando a qualificação e cuidado com nossas pacientes”, destaca Flávio Daniel.

Entre os equipamentos que foram entregues destacam-se dois berços aquecidos para RN, um aparelho para fototerapia, uma incubadora de transporte, uma poltrona reclinável, um monitor multiparâmetro, três berços de acrílico e três camas hospitalar motorizada. A médica obstetra, Thaise Villarim, reforçou a alegria com a entrega dos equipamentos. “Nós esperávamos por esses itens com muita ansiedade e a equipe de obstetrícia está muito feliz com essas importantes aquisições que vão nos ajudar bastante na diminuição das complicações e na melhoria da assistência prestada as nossas pacientes e seus bebês”, destacou a obstetra.

O Hospital Geral de Queimadas é referência para clínica médica, obstetrícia e pediatria, além dos serviços de urgência e emergência para a 15ª região de saúde e para os 14 municípios circunvizinhos, incluindo Natuba, que também faz parte da pactuação, com atendimento 24h, todos os dias da semana.