Author: News Comunicação
Empresas de prestação de serviços terão que dar EPI’s de proteção contra o Covid-19 a funcionários que executem trabalhos externos
As empresas de prestação de serviços no âmbito da Paraíba terão que fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), destinados à prevenção da contaminação pelo COVID-19, aos seus funcionários que atuam no ambiente externo. Essa deliberação partiu de um Projeto de Lei (1.657/20), de autoria do deputado Jeová Campos, aprovado, por unanimidade, na sessão remota desta quinta-feira (18). O PL que, incialmente, contemplava apenas funcionários da Energisa, foi acrescido de uma Emenda, proposta pelo deputado Anísio Maia, ampliando a obrigatoriedade de fornecimento dos equipamentos a todas as empresas de prestação de serviços.
Como o PL não tinha passado em todas as comissões da Casa, apenas pela CCJ, o presidente da ALPB, Adriano Galdino, entregou a relatoria especial da matéria ao deputado Bosco Carneiro, que deu parecer favorável e ainda acatou a Emenda de Anísio Maia, ampliando a obrigatoriedade de entrega dos EPI’s aos funcionários de todas as empresas que prestam serviços externos, a exemplo de telefonia. Tanto o parecer do relator, como a matéria foram aprovados por unanimidade.
O PL original tinha dois artigos. O Art. 1º, que obriga as empresas concessionárias de energia elétrica sediadas no Estado da Paraíba a fornecerem equipamentos de proteção individual para os seus funcionários que atuam em ambiente externo da empresa, seja urbano ou rural, destinados à prevenção da contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19) e o Art. 2º, que institui uma multa em valor equivalente a 100 (cem) UFRPB vigente na data da aplicação da penalidade, caso haja descumprimento. O valor da multa será destinado ao Fundo Estadual de Saúde para o combate da pandemia. Com a emenda do deputado Anísio Maia, a obrigatoriedade foi ampliada para as demais empresas prestadoras de serviços.
O deputado Jeová Campos falou sobre a importância desta iniciativa. “Os profissionais que atuam no ambiente externo estão mais expostos a contraírem a doença e precisam estar paramentados devidamente para minimizar esse risco de contágio e as empresas é quem devem ser responsáveis por essa distribuição”, destaca o parlamentar. A matéria segue agora para apreciação do governador João Azevedo.

Complexo Hospitalar de Patos terá mais 10 leitos para atender pacientes de Covid-19
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro ganhará, em breve, mais 10 leitos de UTI, além dos 20 que já estão em operação na unidade para o atendimento de pacientes com Covid-19. Essa ampliação da oferta de leitos que já havia sido anunciada pelo governador João Azevêdo, foi reafirmada pelo secretário executivo de gestão de redes de saúde, Daniel Beltrammi que esteve nesta quarta-feira (17), em Patos. Além dos 30 leitos de UTI, o Plano de Contingência do Estado também previu outros 23 leitos de Enfermarias Covid no Complexo que já estão em pleno funcionamento e à disposição dos pacientes que precisam de cuidados menos intensivos. Outra ação neste sentido, é a ampliação de leitos no Hospital do Bem. As obras no primeiro pavimento da unidade, que totalizará 30 leitos após a ampliação, já estão acontecendo.
Durante seu pronunciamento, o secretário elogiou a postura, dedicação e compromisso dos profissionais do Hospital de Patos que, segundo ele, estão se desdobrando para garantir um atendimento eficiente e eficaz para a população da cidade e dos municípios atendidos pela unidade. “O time que está dentro desta Casa, transpirando sangue, para todo mundo ter um serviço que merece e ter sua saúde em dia, atravessou e atravessa momentos difíceis, mas continua na luta e vencendo”, disse Daniel Beltrammi.
Sobre o Plano de Contingência para o sertão, o secretário lembrou que além de Patos, as cidades de Cajazeiras, Pombal e Piancó também tiveram reforço de leitos nesta pandemia e que num raio de 150 km, há 60 leitos de UTI, deixando a terceiro macro região de saúde com plena capacidade de atendimento aos pacientes de coronavírus. “Neste momento, nenhum paciente paraibano ficou ou fica em fila de espera aguardando leito de terapia intensiva em nenhuma das três macros regiões e isso demonstra que o Plano de Contingência, chancelado pelo governador João Azevedo e liderado pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros e sua equipe, pelo menos, tem se mostrado eficiente, porque o pior cenário num momento de pandemia é você perder a capacidade de ofertar leitos, como infelizmente acontece agora no Rio Grande do Norte, onde o sistema de saúde já colapsou”, disse Daniel.
Sobre as obras que estão em andamento no Hospital do Bem que terá sua capacidade de atendimento no primeiro andar ampliada para 30 leitos, o secretário disse que faz parte do plano de melhoria no atendimento de pacientes de outras enfermidades que não de Covid, em Patos e que todas as melhorias implantadas neste período ficarão como um legado para as unidades de saúde. Segundo o secretário, quando os cuidados com o coronavírus não forem mais prioridade, certamente, as melhorias implantadas, incluindo ai, os novos leitos de UTI e enfermaria, serão utilizados de uma outra forma. “Temos que pensar, num futuro próximo, para expandir os cuidados do Complexo para outros procedimentos, inclusive, de alta complexidade, pois temos que pensar em cardiologia, neurologia, etc. E Patos tem tudo para ser uma referência em trauma no sertão”, disse ele.
- Daniel Beltrammi e Liliane Sena
- O Complexo Hospitalar de Patos terá 30 leitos de UTI e ampliará a capacidade do Hospital do Bem para 30 leitos
- O secretário Daniel, em conversa com o médico Augusto Márcio e a diretora Liliane Sena
- O secretário esteve vendo as obras no Hospital do Bem
- O secretário executivo, Daniel Beltrammi visitou vários setores do hospital (1)
- Profissionais do Complexo com o secretário Daniel Beltrammi
A Paraíba está utilizando as melhores práticas para combater a Covid-19 afirma secretário executivo de saúde durante visita a Patos
“Desde o primeiro protocolo de cuidados da Covid, em março, já havia uma forte indicação pelo uso de corticoides no tratamento de pacientes com coronavírus. Agora em maio, a nossa nova versão de tratamento já incorpora a dexametazona e outros corticoides para o tratamento de pacientes com uso do oxigênio e daqueles que estão intubados, isso evidencia que nosso Estado sempre utilizou a melhor evidência e as melhores práticas para Covid como se pode observar neste último estudo da Universidade de Oxford”, disse hoje (17), o secretário executivo de gestão de redes de saúde, Daniel Beltrammi. O gestor esteve em Patos, onde visitou o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, que é uma das referências no tratamento do Covid-19, e conversou com profissionais da Imprensa sobre a situação do combate a pandemia no sertão.
Ao visitar o Complexo que, recentemente, abriu dez novos leitos de UTI direcionados exclusivamente para os doentes com coronavírus, o secretário conversou com os integrantes da equipe gestora da unidade, ouviu os pleitos dos profissionais no sentido de melhorar, ainda mais, a assistência aos pacientes, visitou os espaços de atendimento do Covid, incluindo, a nova UTI, conversou com médicos e enfermeiros, esteve no Hospital do Bem e, em seguida, se reuniu com a Imprensa para detalhar ações, deliberações e providências do Governo do Estado no enfrentamento desta pandemia. “A visita foi muito produtiva, o secretário pôde avaliar os avanços que aconteceram no Janduhy, avanços estes que já estão acontecendo e à disposição da população, visitamos também o Hospital do Bem, que já está com sua plataforma de elevação e encontra-se em obras no primeiro piso para ampliação de 30 leitos para pacientes atendidos com outras enfermidades, além dos cuidados oncológicos”, destacou a diretora geral do Complexo, Liliane Sena.
Na agenda com a Imprensa, o secretário falou das medidas que ainda precisam ser preservadas a fim de reduzir a contaminação de mais pessoas, das prioridades da saúde, da prática de atendimento aos pacientes com Covid-19 e defendeu a continuidade das medidas de isolamento social. “Não podemos retomar as atividades de maneira normal neste momento. Nós não recomendamos isso agora, pois o momento não permite esse retorno. Quando for o momento a Secretaria de Saúde, a Controladoria do Estado e demais órgãos envolvidos no combate a pandemia vão apresentar os protocolos específicos para retomada gradual das atividades”, disse o secretário.
O secretário lembrou ainda que o cenário da pandemia está sendo conhecido na medida em que ele acontece, é altamente diversificado e complexo e que há movimentos diferentes em cada local que ele se apresenta, mas, que a Paraíba está numa boa posição porque colocou um plano de combate ao Covid-19 mais cedo que outros locais. “Hoje, nós percebemos que ter começado cedo fez toda a diferença, porque a gente pôde, identificar as fraquezas a tempo, trabalhá-las para quando nós começamos a precisar pudéssemos dispor de uma rede mais estruturada”, disse ele, lembrando que o maior desafio que quem faz gestão de saúde, principalmente, num momento como esse é a solidão. “Se tem uma coisa que a gente se orgulha aqui na Paraíba é a união de todos que integram a gestão de saúde, isso falando como um todo da Secretaria de Saúde, da inteligência sanitária paraibana, de todos que integram as redes de apoio, é que estamos todos unidos e isso faz toda a diferença. Nós estamos com as mãos dadas para atravessar essa tempestade”, destacou o secretário, lembrando do apoio da ALPB e dos deputados paraibanos que, independente, de posições políticas estão unidos também nessa luta.
Sobre os testes de Covid disponibilizados pelo Estado, o secretário informou que o Governo adquiriu 413 mil testes e a cidade de Patos recebeu 5.100 kits. Destes, 2.827 testes, o equivalente a 55% do total disponibilizado já foi utilizado, restando 45% dos testes disponíveis para a população patoense. Dos 5.100 testes disponibilizados para Patos, foram realizados no Complexo de Patos outros 1.309 testes, dos quais 236 deram positivos para Covid-19 e 1.068 negativos. Sobre a distribuição dos testes para os demais municípios, Daniel Beltrammi afirmou que todas as 223 cidades paraibanas receberam testes para o Covid-19 e que todos os profissionais de saúde que atuam nas unidades de saúde do Estado serão testados. Ele ressaltou que a prioridade neste momento é levar a testagem até a Atenção Primária, nas unidades básicas de saúde. “Isso é fundamental para saber como o vírus está circulando e projetar quantos casos novos teremos todos os dias e quais ações tomar a partir daí”, afirmou ele.
Daniel Beltrammi lembrou ainda que, infelizmente, a taxa de imunidade da população paraibana ainda é baixa, de apenas 21%, mas que não dá para acelerar esse número. “21% significa que 79% dos paraibanos ainda não tiveram contato com o vírus e eles não podem ficar doentes ao mesmo tempo, porque se eles ficarem doentes ao mesmo tempo, 20% necessitarão de hospital e isso iria colapsar o sistema de atendimento de saúde”, afirmou ele, finalizando o apelo de que todos precisam dar sua colaboração nestes tempos de pandemia. “A gente está aqui fora, saído de casa, deixando as nossas famílias para cuidar de sua saúde, então, por favor, valorize esse gesto que a gente está fazendo por vocês, cuidando muito de você e dos seus, tudo isso vai passar, vai ficar tudo bem, mas, isso depende muito de todos nós”, reiterou Daniel Beltrammi.
- A diretora do Complexo, Liliane Sena e o secretário, Daniel Beltrammi
- A Impresa de Patos durante coletiva com o secretário
- Daniel conversou com profissionais da unidade
- O secretário Daniel, em conversa com o médico Augusto Márcio e a diretora Liliane Sena
- O secretário em um dos postos de enfermagem do Complexo
- O secretário executivo, Daniel Beltrammi visitou vários setores do hospital
- O secretário se reuniu com a Imprensa na sede da 6ª gerência de saúde
- O secretário visitou a nova UTI Covid
- Profissionais do Complexo com o secretário Daniel Beltrammi
Chega primeira compra de insumos da Cooperativa de produtores rurais da Paraíba
A semana começou com boas notícias na Cooperativa dos Associados da Asplan (Coasplan). Trata-se da chegada dos produtos da primeira compra da Cooperativa. Os itens do primeiro pedido de Herbicidas, Inseticidas e Fungicidas, que tinha sido feito no dia 05 de junho, chegaram na última segunda-feira (15) e já estão no galpão da entidade, em Bayeux, prontos para serem comercializados. Nessa primeira compra a Cooperativa investiu R$ 132 mil. Os itens já estão disponíveis para aquisição dos cooperados e não cooperados.
O gerente da Coasplan e engenheiro agrônomo Luís Augusto, destaca que esse primeiro pedido de insumos não foi somente de produtos direcionados apenas a cana-de-açúcar, mas, também a outras culturas, a exemplo, de abacaxi, inhame, coco e mamão. “A ideia foi começar com um mix de produtos que atendesse outras culturas, além da cana-de-açúcar para começarmos a movimentar a Cooperativa”, afirma Luís, lembrando que o produtor pode ligar no número da Coasplan 2177-0441 e tirar suas dúvidas. Nesse mesmo número, o produtor também pode acionar a Central de Compras para adquirir peças de reposição, implementos, EPI’s e outros itens ligados ao negócio rural.
- A sede da Coasplan fica em Bayeux
- As primeiras compras são destinadas a várias culturas
- Os produtos da primeira compra da Coasplan já estão na sede da Cooperativa
- Os produtos já estão à disposição de cooperados e não cooperados
Asplan também apoia Campanha de estímulo ao uso do Etanol com adesivagem de carros de associados, funcionários e condôminos
“A campanha ‘Etanol é só beleza. Abasteça com etanol’ lançada pelo Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), com apoio de diversas entidades, entre elas a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) continua a ser fortalecida, agora com a etapa de adesivagem de carros e espaços de grande circulação de pessoas. Na sede da Asplan, a partir desta segunda-feira (15), todos os carros de associados, funcionários e condôminos que estacionarem no local passam a ser adesivados com material da campanha. “A adesão a essa campanha tem que ser um compromisso de cada um de nós e de cada vez mais brasileiros que precisam valorizar esse produto limpo, renovável e que contribui com o meio ambiente e ainda gera renda, progresso e desenvolvimento”, destaca o presidente da Asplan, José Inácio de Morais.
O dirigente canavieiro lembra que a campanha chega num momento muito oportuno, no qual o setor precisa de apoio, inclusive, com o estímulo da população por usar um combustível limpo e renovável. “A safra 2019/2020 de cana-de-açúcar na Paraíba foi encerrada em abril e justamente quando os estoques de álcool deveriam ser comercializados, a pandemia provocou uma queda nas vendas de 70% do etanol nos postos de combustíveis, causando prejuízos ao setor”, destaca José Inácio. Além dos adesivos, a campanha tem ainda um jingle, que está disponível no site oficial do Sindalcool, o www.sindalcool.com.br e conta com a divulgação do setor.
O diretor do Grupo Japungu, José Bolivar, um dos apoiadores da Campanha, gravou um vídeo recentemente onde destaca a importância, pluralidade e sustentabilidade do setor sucroenergético. “O setor é extremamente sustentável, gera sua própria energia e ainda devolve a natureza a grande maioria dos nutrientes consumidos pela cana-de-açúcar durante seu desenvolvimento. Esses nutrientes retornam ao campo em forma de palha e outros resíduos. Além do etanol a indústria também produz uma série de subprodutos, tais como, o bagaço, que é utilizado na geração de energia limpa, na indústria de rações, na produção de álcool de segunda geração, na levedura seca também usada na indústria de rações, o CO² utilizado na indústria de gases, o biometano, o bioplástico, que é o plástico verde, largamente utilizado e até mesmo na reconstrução da pele humana de pessoas que sofreram graves queimaduras. Abastecendo com etanol você valoriza a indústria nacional e contribuiu para o desenvolvimento econômico do país e também de sua região”, destacou Bolivar.
- Carlos Heim, diretor da Asplan, foi um dos que já adesivou seu carro
- Detalhe do adesivo da campanha de estímulo ao uso do etanol
- O diretor da Japungu, José Bolivar, reforça importancia do setor sucroenergético
Atentado contra sede do STF precisa ser apurado de forma rigorosa e seus autores devem responder pelo ato de vandalismo afirma Jeová
“Quero deixar registrado o meu repúdio a esse ato contra a sede do Supremo Tribunal Federal. Isso é inadmissível, é preciso que haja uma apuração rigorosa desse ato e uma punição severa aos autores desse atentado contra a mais alta corte da Justiça Brasileira que representa um dos pilares da democracia em nosso país. O ataque ao STF, com rojões e morteiros, por ativistas políticos nazifacistas, mostra o risco que nossa democracia está enfrentando. Quero conclamar as forças comprometidas com o Estado Democrático de Direito a também repudiarem esse atentatório à nossa democracia”, disse hoje (15), o deputado estadual Jeová Campos. O parlamentar se referia aos ataques com rojões e morteiros contra a sede do STF, em Brasília, no último sábado (13).
Segundo o parlamentar paraibano, é preciso reagir duramente contra esses atos para que haja respeito às instituições. “A democracia é um caminho difícil, mas é o único em que o povo tem liberdade e as instituições são respeitadas em suas competências. Por isso, atos desta natureza não podem ser tolerados”, reiterou Jeová. Ainda de acordo com o parlamentar, o país espera que o Presidente da República também se manifeste contrário a atos desta natureza contra uma instituição tão importante como o STF. “O ataque de sábado não atingiu apenas a sede do STF, pois ela respinga em todas as instituições democraticamente constituídas”, afirma Jeová.
O deputado paraibano lembra que na semana passada, a ALPB aprovou um Voto de Aplauso, de sua autoria, parabenizando o STF, por causa da iniciativa da Corte em investigar as Fake News, determinado a instauração de inquérito objetivando a apuração de fatos e infrações relativas a notícias fraudulentas, conhecidas como Fake News.
O povo brasileiro não está mendigando esmola do Governo Federal ele precisa de apoio efetivo neste momento de pandemia diz Jeová
“Reduzir o valor do Auxílio Emergencial de R$ 600 para R$ 300 e estender o pagamento do benefício por apenas mais dois meses é uma covardia com o povo brasileiro que não precisa de esmola, mas, necessita de uma ajuda efetiva para superar as dificuldades neste momento de pandemia”, disse hoje (15), o deputado estadual Jeová Campos. O posicionamento do parlamentar se deu logo após ele tomar conhecimento de que o Governo Federal irá pagar mais duas parcelas do auxílio emergencial, além das três que já estavam garantidas desde a criação da renda emergencial, mas com redução de valores. A informação publicada em alguns veículos de comunicação destaca que as parcelas da prorrogação terão o valor reduzido pela metade, ou seja, os beneficiários receberão R$ 300.
Autor de uma proposta que foi aprovada por todos os deputados da ALPB que sugeria que o benefício fosse estendido até 31 de dezembro, com os mesmos valores, Jeová foi o primeiro parlamentar no país a levantar essa questão tanto que, depois da apresentação da matéria, a Mesa Diretora da ALPB resolveu encampar a solicitação e abraçou a causa de forma colegiada, com o aval dos demais deputados paraibanos, levando ao Congresso Nacional e as demais casas legislativas do país essa proposta pioneira, em nível nacional, de prorrogar o auxílio até dezembro, nos mesmos valores. “Os trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa sofreram um impacto violento por causa da crise do coronavírus que os impossibilitou de trabalhar e, consequentemente, de terem renda para sobreviver. Essa ajuda foi criada para dar amparo a essa população que precisa ficar em casa, mas, não tem como se não tiver ajuda do governo”, reitera Jeová.
O deputado paraibano lembra que desde o princípio, a equipe econômica liderada pelo ministro Paulo Guedes defendia um valor de R$ 200 e que o valor final, de R$ 600 para as três primeiras parcelas, foi proposto pelo Congresso. Para estender o auxílio por mais dois meses, será preciso alterar esta lei, ou seja, precisará passar pelo Congresso. “O Governo tenta baixar o valor, mas isso terá que também passar pelo Congresso e acredito que nenhum parlamentar seja tão insensível a esse ponto de votar pela redução do valor do benefício, haja vista a necessidade de dar suporte a essa parcela da população nestes tempos de pandemia”, afirma Jeová, lembrando ainda que o ideal seria estender o pagamento desde benefício até dezembro e não apenas por mais dois meses.
- Deputado Jeová Campos lembra que povo brasileiro não está pedindo esmola, mas ajuda efetiva do Governo Federal
Complexo Hospitalar de Patos dobra oferta de leitos de UTI Covid-19
OComplexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, ganhou, nesta quinta-feira (11), mais um reforço para o enfrentamento da Covid-19, assegurando uma melhor assistência aos pacientes. A unidade de saúde agora conta com mais 10 leitos de UTI, passando a ter 20 leitos, dobrando assim a sua capacidade de atender pacientes que precisem de cuidados respiratórios intensivos. E, numa terceira etapa, mais 10 leitos de UTIs serão disponibilizadas no Complexo, totalizando 30 leitos de terapia intensiva.
Em função da pandemia e da área de isolamento Covid já ter pacientes internos, a entrega das novas UTIs se resumiu a um momento de oração, realizado pelos profissionais que integram a equipe Covid do Complexo, a equipe gestora da unidade, além dos coordenadores da Clínica Médica e de Enfermagem. Em seguida, os primeiros pacientes foram transferidos para as novas UTIs.
A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, destacou a importância destes novos leitos, lembrando que com essa ampliação o hospital ganha melhores condições de atender os pacientes com coronavírus que necessitam de cuidados intensivos. “Estamos hoje disponibilizando mais 10 leitos de UTI para os pacientes de coronavírus, depois de toda uma obra que foi realizada na parte estrutural do hospital, de implantação de nova rede de gases, nova parte elétrica, instalação de novos equipamentos e recrutamento de mais recursos humanos. Esse é um momento histórico para toda a região de Patos porque esses leitos vieram para ficar”, disse a diretora.
“A entrega destes novos leitos de UTI é bastante importante para nossa região, porque esse espaço está equipado com equipamentos de última geração, que junto com a equipe de profissionais do Complexo chegam para somar esforços nessa batalha contra essa pandemia do coronavírus, assegurando uma melhor assistência e um tratamento ainda mais eficaz para nossos pacientes”, destacou o médico Anatólio Neto, que integra a equipe da linha de frente do Covid no Complexo.
O enfermeiro Diego Lima, que também estava presente na abertura dos novos leitos de UTI, reforçou a importância do novo espaço. “Esse é um dia histórico para o nosso sertão, que recebe mais leitos de UTI, neste momento voltados para a área do Covid, mas, que com certeza, passado todo esse momento, esses leitos estarão à disposição dos pacientes, independente da patologia, ajudando a salvar vidas”, disse Diego.
Além de ganhar dez novos leitos de UTI, o Complexo também ampliou os leitos na Clínica Médica. Inicialmente com 12 leitos de Enfermaria destinados, exclusivamente, para o atendimento e internação dos casos de sintomatologia respiratória, atualmente, o Complexo já dispõe de 30 leitos de Enfermaria para atendimentos a pacientes de Covid-19. O Hospital também foi habilitado junto ao Ministério da Saúde para implantação de outros 10 leitos de UTI, um projeto que deve ser consolidado mais adiante, numa terceira etapa de ampliação.
- A diretora geral do Complexo, Liliane Sena destacou importância dos novos leitos
- A diretora geral do Complexo, Liliane Sena
- Detalhe de um dos novos monitores da UTI Covid
- Funcionários do HRP reunidos agradecendo a implantação dos novos leitos
- Integrantes da equipe do Covid na abertura dos novos leitos
- O enfermeiro Diego Lima, da área Covid do Complexo (1)
- O espaço onde foi instalada a UTI foi projetado especialmente para instalação dos leitos (1)
- O médico Anatólio Neto, que integra a equipe Covid do Complexo
- Os dez novos leitos já estão prontos para serem utilizados
- Os novos leitos têm todos os equipamentos de suporte a pacientes graves
- Patos dobrou a quantidade de leitos de UTI para Covid e agora tem 20 vagas
- Um dos novos leitos de UTI
Cooperativa de produtores rurais da Paraíba faz sua primeira compra de insumos
A compra de insumos e produtos agrícolas com valores mais acessíveis que os praticados no mercado, a partir da Cooperativa dos Associados da Asplan (Coasplan), já é uma realidade. O primeiro pedido de Herbicidas, Inseticidas e Fungicidas foi feito na última sexta-feira (05) e deve chegar a sede da entidade já na próxima semana. Os produtos ficarão no depósito da Coasplan, na avenida Francisco Marques da Fonseca, 294, no bairro Brasília, em Bayeux, e estarão disponíveis para aquisição dos cooperados e não cooperados. Nessa primeira compra a Cooperativa investiu R$ 132 mil.
Segundo o gerente da Coasplan e engenheiro agrônomo Luís Augusto, esse primeiro pedido de insumos não se restringe a produtos direcionados apenas a cana-de-açúcar, mas, também a outras culturas, a exemplo, de abacaxi, inhame, coco e mamão. “A cooperativa vai trabalhar, prioritariamente, com foco no produtor canavieiro, mas, vamos atuar para atender os demais produtores rurais da Paraíba, com preços competitivos e acessíveis e com excelentes produtos”, destaca ele, lembrando que com a chegada dos itens e finalização de outros detalhes, a ideia e iniciar as atividades da Coasplan no dia 23 de junho.
Além dos preços mais acessíveis, outra vantagem da Coasplan é a possibilidade do cliente comprar com prazo. “Mas, essa modalidade de aquisição de produtos e insumos só estará disponível para os produtores canavieiros, associados da Asplan, mediante o aval das usinas”, explica o presidente da Cooperativa, Fernando Rabelo Filho. Ele destaca que o grande objetivo da Cooperativa é baratear custos para os associados, cooperados e para o mercado em geral, permitindo que os investimentos necessários na produção sejam realizados com mais facilidade. “Como vamos comprar os produtos de forma cooperativada, teremos melhores condições de ter preços menores e mais atrativos”, reitera o presidente da Coasplan.
A Cooperativa terá ainda uma Central de Compras, que terá um funcionário à disposição dos clientes para fazer a cotação de peças e equipamentos, incluindo EPI’s. Para acionar a Central, basta que o interessado ligue pelo número (083) 2177-0441 e diga qual é sua necessidade de compra que a Cooperativa se encarregará de fazer as cotações e adquirir o produto sem custo adicional algum para o cliente. “Esse é outro grande diferencial da Cooperativa que vai dar um importante suporte ao produtor na hora de comprar peças de reposição e outros itens ligados ao seu negócio”, destaca Luís Augusto, lembrando que para ter acesso a compra via Coasplan, o produtor não precisa ser associado da Asplan, mas para se tornar um cooperado, é preciso ser associado da entidade.
“A Coasplan é, na realidade, um braço da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba que vai atuar em paralelo a entidade com a função de atender não apenas os nossos associados, mas, todo o segmento que atua no setor primário com alguns diferenciais de atuação. É um sonho antigo que agora virou realidade”, afirma o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, enfatizando que a Coasplan não tem fins lucrativos. “A ideia é ajudar e facilitar a vida do produtor”, finaliza José Inácio.
- As compras via Cooperativa terão preços mais acessíveis
ALPB aprova Voto de Aplauso ao STF pela investigação das Fake News
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em sessão remota na manhã desta quarta-feira (10), um Voto de Aplauso ao Supremo Tribunal Federal (STF). A propositura do deputado Jeová Campos (Moção de Aplauso nº 9.475/2020) diz respeito a iniciativa da Corte em investigar as Fake News, determinado a instauração de inquérito objetivando a apuração de fatos e infrações relativas a notícias fraudulentas, conhecidas como Fake News e ameaças veiculadas na Internet contra os integrantes do Supremo. Após a aprovação da Moção, que se deu em votação em bloco, Jeová solicitou a Mesa Diretora da Casa que encaminhasse, ainda hoje, um comunicado ao STF sobre essa deliberação da ALPB.
“O Supremo está desempenhando um papel importantíssimo ao investigar essa questão das Fake News, para o bem da boa Imprensa, da verdadeira informação. Essa questão de notícias falsas, viralizadas na Internet, é muito grave e precisa ser coibida veementemente. Não podemos permitir que isso continue assim. Quem produz ou veicula Fake News precisa responder por esse ato covarde e cruel”, destacou Jeová Campos.
Após aprovação do Voto de Aplauso, o presidente da ALPB, Adriano Galdino também se pronunciou, reforçando a importância do combate aos Fake News. “Nós temos hoje, em minha opinião, duas grandes mazelas sociais. “A primeira, e acho que a pior delas, são as drogas e a outra são os Fake News, que divulgam mentiras, denigrem a reputação das pessoas, empresas e instituições, de forma que a preocupação com a verdade precisa ser reestabelecida, para que possamos divulgar o que é verdadeiro. A gente pode até discordar do que for veiculado, mas, é preciso que a informação seja verdadeira. Fake News só traz prejuízo a sociedade”, destacou Adriano Galdino.



































