Author: administrador
Hospital de Catolé do Rocha contabiliza mais de 40 mil consultas e de mil cirurgias em 2023
O balanço dos atendimentos em 2023 no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, mostra a importância da unidade para a população daquela região do sertão paraibano. De janeiro a dezembro, o hospital realizou 43.165 consultas médicas, 823 cirurgias eletivas gerais, 41 ortopédicas e 1.121 pequenas cirurgias, com 2.690 internações em enfermarias e outras 179 em UTI. Ao longo do ano, o hospital, que também é referência para partos de baixa complexidade, registrou um total de 898 nascimentos.
No ambulatório foram 27.541 consultas com medicação, 9.805 consultas simples, 2.451 consultas com observação (quando o paciente após ser avaliado pelo médico fica na unidade algumas horas), 726 consultas cardiológicas e 2.642 consultas ortopédicas.
Na urgência, a unidade registrou 630 atendimentos gerais e mais 686 casos de vítimas de sinistros de trânsito ao longo do ano, totalizando 1316 entradas e assistência no setor. O Serviço Social realizou 5.570 atendimentos, enquanto a Fisioterapia 1.932. Em relação aos exames, o laboratório do hospital contabilizou 26.676 exames clínicos, no Raio-X foram 8.554 exames, 321 endoscopias e 18 colonoscopias.
Além das 823 cirurgias eletivas gerais, tais como, hernioplastias (tratamento de hérnia, sendo uma inguinal, outra incisional e uma umbilical), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), colpoperineoplastia anterior e posterior (correção de defeitos na vagina e no períneo), histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero), ooforectomia/ooforoplastia (retirada dos ovários), postectomia (fimose), vasectomia, apendicite, hemorroidectomia, entre outras, o hospital realizou ainda 1121 pequenas cirurgias (como retirada de cistos, sinais) e mais 41 cirurgias ortopédicas.
O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, destaca que todas as cirurgias eletivas são agendadas pelo sistema RegNutes de regulação do estado e os pequenos procedimentos marcados no próprio hospital, após avaliação médica. Ele também lembra que as cirurgias ortopédicas passaram a ser ofertadas pelo serviço de Catolé a partir de novembro. “Este ano avançamos muito na assistência aos nossos pacientes com ampliação de serviços, implantamos a nossa UTI em julho, começamos a realização de cirurgias ortopédicas e no final do ano ampliamos os serviços do ambulatório incluindo Endocrinologia, Triagem oncológica, cirurgias de cabeça e pescoço e o Pré-Natal de Alto Risco”, reitera o médico, lembrando que o hospital passará também a realizar serviços de biópsias.
Ainda segundo o diretor, a chegada de um novo foco cirúrgico, de um novo arco cirúrgico e a ampliação das escalas médicas, autorizada pela SES, possibilitou ampliar as cirurgias na unidade. “Catolé deu um salto de qualidade e amplitude de assistência no ano passado e teremos mais novidades este ano”, enfatiza Fábio Cardoso. Desde outubro, lembra ele, os pacientes do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos não precisam mais se deslocar para Patos ou Sousa para realizar uma tomografia, caso necessitem do exame. O hospital formalizou um convênio com uma clínica da cidade e direciona essa demanda, enquanto a unidade realiza adequação de espaço para implantação e oferta do serviço na própria sede.










Hospital Regional de Patos realizou mais de 58 mil atendimentos em 2023
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou 58.204 atendimentos em 2023, uma média de 4.850 demandas mensais. Foram 31.732 na urgência e emergência e 26.472 no ambulatório. Comparando esses dados com os de 2022, o hospital registrou um aumento de 16% no total de atendimentos – 50.526 no ano anterior. O aumento mais significativo deu-se no ambulatório, principalmente pela oferta de novas especialidades oncológicas, além dos novos serviços ambulatoriais, da hemodinâmica e, mais recentemente, de saúde do trabalhador.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, além dos atendimentos na urgência e emergência e ambulatório, o hospital de Patos realizou 4.692 cirurgias, 9% a mais que em 2022, sendo as cirurgias ortopédicas (1.624) e oncológicas (1.345) as que mais tiveram procedimentos, seguidas de cirurgias geral (784) e Vascular (665). Houve ainda 133 buco-maxilo, 64 urológicas, 32 torácica, 22 pelo Opera Paraíba Infantil, nove otorrino, sete plásticas e outras sete de anestesiologia.
“Os números por si só impressionam não apenas pelo quantitativo, mas também pela diversidade e especificidade dos serviços e demonstram o quanto a nossa unidade, que integra a rede estadual de saúde, é importante para a população dos 89 municípios do sertão para os quais somos referência nas áreas de Clínica Médica, Urgência e Emergência, Oncologia e também hemodinâmica”, afirma o diretor-geral da unidade, Francisco Guedes.
Ao longo do ano, houve 8.505 internações, 19% a mais que no ano anterior. Além das internações em enfermarias, foram contabilizadas 5.256 diárias nas UTIs convencionais. Na parte de oncologia, por meio do Hospital do Bem, que integra o Complexo e responde pela assistência aos pacientes com câncer, foram realizadas 8.384 sessões de quimioterapia, 39% a mais que o ano de 2022, 1.198 diagnósticos por anatomia patológica e citipatologia, 519 imuno-histoquímica e 215.033 diagnósticos em exames clínicos, numa média mensal de mais de 17 mil exames.
O setor de Exames Diagnósticos da unidade, que disponibiliza diversos exames de imagens, inclusive de Tomografia Computadorizada, também apresentou dados expressivos. Entre janeiro e dezembro, foram realizados 26.043 exames de Raios-X, 18.174 Tomografias Computadorizadas, 3.684 Ultrassonografias, 1.203 Ecocardiogramas, 760 Endoscopias, 131 Ressonância Magnéticas, 3.967 Mamografias, 56 colonoscopia e 120 cntilografias. Neste caso, o número de exames também superou o ano anterior em 42%, saltando de 38.008 para 54.138.
Ainda analisando os dados epidemiológicos, o hospital de Patos, ao longo de 2023 atendeu mais homens que mulheres, tendo 54% dos pacientes do sexo masculino e 46% feminino. Depois de Patos, os municípios com maior demanda e que mais utilizaram os serviços do Complexo foram Santa Luzia, Sousa, Teixeira, Malta e Condado. Nos serviços de urgência, os motivos mais recorrentes foram de pessoas que sofreram quedas, acidente de motos, dores diversas e ocorrências de mordedura e picadas de animais.
A tendência é que 2024 continue a ampliar os dados de atendimentos do hospital. “Estamos construindo seis novas salas cirúrgicas, mais uma nova UTI, com dez leitos e isso, naturalmente, vai ampliar, ainda mais, a nossa oferta de serviços”, reitera Francisco Guedes. O Complexo de Patos foi fundado em 1953 e tem, atualmente, 148 leitos no total, sendo 25 deles no Hospital do Bem e 900 colaboradores. Ele fica na Rua Horácio Nóbrega, no bairro Belo Horizonte.















Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 100 atendimentos de pessoas com dores no final de semana
O plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, registrou 404 atendimentos ambulatoriais no fim de semana. Desses, 121 foram de pessoas que se queixavam de dores. A segunda maior causa de atendimento no período foi de pacientes com quadro de diarreia. O hospital registrou ainda, entre a noite da sexta-feira (5) e a meia-noite de domingo (7), cinco atendimentos de vítimas de sinistros de trânsito com motocicletas.
Durante o fim de semana, o hospital também realizou seis cirurgias, sendo duas delas ortopédicas, quatro partos – um deles com laqueadura, uma curetagem, 292 exames laboratoriais, nove imobilizações e 65 exames de Raios-X. Na sexta-feira, aconteceram 143 atendimentos ambulatoriais; no sábado, outros 130 pacientes passaram pela avaliação médica e no domingo, houve mais 123 consultas. Vinte e duas pessoas precisaram ficar internadas para cuidados posteriores.
Nos dias 3, 4 e 5, o hospital realizou as primeiras cirurgias eletivas deste ano. Foram 10 procedimentos de colicesctomia (retirada cirúrgica da vesícula biliar), hernioplastia (tratamento da hérnia na parede abdominal), hemorroidectomia (remoção de hemorroidas) e varicocele (dilatação das veias), em pacientes das cidades de Catolé do Rocha, Cajazeirinhas, Tavares, Brejo do Cruz, Paulista e São José do Brejo do Cruz. A unidade também retomou na semana passada os atendimentos no ambulatório de Cardiologia, que funciona nas segundas-feiras e quintas-feiras, no período da tarde, com agendamento.




Hospital de Coremas atende mais de 300 pessoas no plantão do final de semana
A urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 328 pessoas no plantão deste final de semana, entre a sexta-feira (5) e a meia-noite do domingo (7). Foram 175 atendimentos no ambulatório médico e outros 153 na urgência.
Os casos de dores, diarreia, sintomas de síndrome gripais, febre, crise hipertensiva e vômitos lideraram a procura pelo serviço na urgência. O plantão de maior procura na urgência foi o da sexta-feira (5), quando 64 pessoas foram atendidas, seguido do sábado (6), com mais 50 atendimentos. No domingo (7), outras 39 pessoas foram atendidas na urgência da unidade.
No ambulatório, o dia de maior número de atendimentos também foi a sexta-feira, quando 74 pacientes foram assistidos. No sábado, outras 58 pessoas passaram por consulta médica e no domingo, mais 43 pessoas foram atendidas. Três pacientes precisaram ser internados para cuidados posteriores.
Durante o fim de semana, o hospital atendeu ainda pacientes com amigdalite, cefaleia, convulsão, crise nervosa, dificuldade de urinar, dispneia, suspeita de dengue, intoxicação, com sequelas de queda, reação alérgica, sangramento, tontura e traumas diversos.


Hospital de Patos realiza 39 cirurgias e atende mais de 200 pessoas no final de semana
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba em Patos, neste final de semana (5 a 7 de janeiro), registrou o atendimento de 210 pessoas e a realização de 39 cirurgias, sendo nove de urgência e 30 eletivas. Das pessoas atendidas, 23 delas foram de vítimas de sinistro de trânsito. Foram 18 acidentados com motos, três por atropelamento e duas com veículos.
O maior número de atendimentos foi no plantão do domingo (7), quando 100 pessoas foram atendidas. No sábado (7), outras 83 pessoas deram entrada na unidade e das 18h até a meia-noite da sexta-feira, outros 27 atendimentos foram registrados.
Das 23 pessoas que deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, três delas precisaram permanecer internadas para cuidados posteriores. Além da cidade de Patos, com o maior número de vítimas, 12 no total, o hospital também recebeu pacientes das cidades de Bom Sucesso, Itaporanga, Jericó, Malta, Santa Luzia, São Bentinho, São José do Sabugi, Teixeira e Serra Branca.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes se queixando de dores (51), com problemas decorrentes de quedas (33), com mal estar (10), dispneia (10), fratura (9), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) (8), mordida de animal (7), entre outras causas, inclusive três casos de agressão física.





Obra do Arco Metropolitano era uma antiga reivindicação do setor agrícola afirma produtora canavieira que atua na região
“Essa era uma reivindicação do setor do agronegócio para melhorar o fluxo da localidade que a gente já tinha solicitado ao governador em audiência pública e estou muito alegre em ver que isso se tornará realidade. Como produtora desta região estou muito feliz em participar deste momento e representar a Asplan nesta solenidade”. Essa foi a fala da 1ª Vice-Diretora Secretária da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, Ana Cláudia Tavares, que representou a entidade na solenidade de assinatura da ordem de serviço do Arco Metropolitano de João Pessoa, que vai interligar diretamente a BR-101 à BR-230. O evento que contou com a presença do governador João Azevêdo, do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e outras autoridadesm aconteceu no último dia 14.
Na ocasião, Ana Claudia lembrou ao governador João Azevedo que essa iniciativa atende um antigo pleito do setor produtivo para melhorar o escoamento da produção canavieira, de abacaxi, de outras culturas e também de outros produtos da região, a exemplo de água mineral, já que a região tem várias empresas que atuam com esse produto. “Essa obra era muito esperada por todos nós e será um marco para o desenvolvimento da região”, reiterou a produtora canavieira.
“O projeto da obra é magnífico e quando pronto ele vai reduzir muito os congestionamentos naquela região melhorando também o fluxo de veículos de João Pessoa e das cidades da Região Metropolitana e desafogar o trânsito na BR-230”, destacou Ana que conversou com o governador João Azevêdo, com o superintendente do DER-PB, Carlos Pereira, e com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Segundo divulgação do Governo do Estado as obras representarão investimentos de R$ 182 milhões de recursos próprios e terão uma extensão de 18,7 km. A intervenção prevê a construção de dois viadutos, dentre outros serviços, que visam reduzir o tráfego de veículos no perímetro urbano da capital paraibana, reduzindo o tempo de deslocamento das pessoas. As obras também preveem a construção de duas pontes com extensão de 40 metros sobre o Rio Gramame e Mumbaba, passarela de pedestres em concreto, interseções de acesso e retorno a cada 4 km, implantação do sistema de drenagem para escoamento de águas pluviais, recuperação de áreas degradadas e paisagismo.




Grupo A. Cândido realizou celebração natalina reforçando a importância da união, da fé e do trabalho na vida das pessoas
Mais um ano termina e o momento, como é tradição, é de reflexão, avaliação e de renovar as esperanças por dias melhores. E foi dentro deste contexto que o Grupo A.Cândido reuniu seus colaboradores, que atuam em empresas da Grande João Pessoa, e familiares para celebração natalina. O evento, que foi conduzido pelo Monsenhor Robson de Oliveira, foi realizado no sábado (16), na garagem da empresa de ônibus Unitrans, em João Pessoa, e contou com a presença dos diretores do Grupo, Agnelo Cândido e Alberto Nascimento, Lorena Dantas e Larissa Nascimento.
Coube a Sra. Gisa Nascimento, esposa de Alberto, fazer a abertura da celebração e, em seguida, monsenhor Robson conduziu a celebração, lembrando o sentido do Natal. “Natal é a decisão de Deus de sair de seu lugar e se misturar com os pecadores. Ele que é perfeito, se misturou conosco e só pediu para acolhê-lo em nossos corações”, lembrou o sacerdote que, com um belo sermão eucarístico, conduziu a todos a fazer uma reflexão do que podemos melhorar enquanto cristãos, enaltecendo dois mandamentos: o amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. “Se fizéssemos isso, não haveria guerras, conflitos, violência e tantas coisas ruins. O amor pregado por Jesus simboliza toda a beleza do Natal”, reiterou o celebrante.
A celebração teve ainda várias leituras bíblicas feitas por colaboradores, orações e cânticos. No momento do ofertório, funcionários levaram ao altar réplicas de veículos de empresas do Grupo. Depois da benção final, falaram os diretores. Alberto lembrou dos momentos difíceis da pandemia e da superação do Grupo que chega em 2024 com resultados animadores. “Esse ano foi de desafios, ainda estamos superando os reflexos dos momentos difíceis que tivemos que enfrentar na pandemia. No início do ano a gente se perguntava o que iríamos fazer para superar as dificuldades e chegamos à conclusão que a divisão de tarefas era o melhor caminho para continuarmos o nosso trabalho, pois essa é uma construção de todos nós e pedimos a Deus que continue nos iluminando”, disse Alberto.
Agnelo começou sua fala lembrando do desafio que ele abraçou de expandir as ações do Grupo para outras praças além da Paraíba. “Fui para Natal com a missão de desenvolver o Grupo para outras áreas, depois veio Fortaleza, Recife, Maceió, desbravar é muito difícil. Antes da pandemia, tínhamos cinco mil colaboradores, hoje temos três mil e em nível de Nordeste, somos um grupo importante não apenas na geração de empregos, mas também de impostos, pois todos os nossos 34 CNPJs têm certidão negativa e os impostos são pagos e isso repercute positivamente na sociedade”, disse ele. Agnelo falou das dificuldades que foram superadas e do otimismo do Grupo em já estar preparando a sucessão nas empresas. “A nova geração que vai assumir a direção das empresas do Grupo está sendo preparada para pensar no todo e não em si próprio, deixando a vaidade de lado e dando importância à estabilidade das empresas que é o que importa”, reiterou o empresário, lembrando de alguns projetos importantes implantados este ano, a exemplo do UniMobin, que é uma universidade corporativa do Grupo que dispõe de uma plataforma de cursos online.
“Primeiramente, quero agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos juntos aqui e depois ao meu Tio Agnelo por acreditar na gente e nos desafiar, ao meu pai Alberto por sempre nos apoiar e encorajar, a minha mãe por toda a educação que nos deu e agradecer aos nossos colaboradores que são pessoas importantes neste processo!, disse Larissa Nascimento, que lembrou ainda que trabalhar com transporte, além de desafiador, é dinâmico e apaixonante. “O dia a dia nos consome, mas, quando a gente chega no final do ano constata que valeu a pena, que os resultados do trabalho aparecem, e que temos muito o que comemorar”, disse ela, deixando uma reflexão para todos os presentes: ‘Como usamos o nosso talento este ano, em nossa casa, nosso trabalho, na sociedade?’. “O talento não pode ser escondido, ele tem que dar frutos e aqui temos resultados muito bons como o de conseguir preservar 7.500 árvores, com o programa Operador Sustentável, porque falar de transporte é também falar de sustentabilidade”, disse Larissa Nascimento. Após a fala dela, foi apresentado um vídeo institucional com os resultados de 2023, cujos personagens eram os funcionários das empresas.
“Precisamos celebrar as nossas realizações, agradecer a Deus, por cada momento, por cada conquista, e estamos iniciando um novo ano com um livro em branco para escrever belas realizações, e que a gente seja cada vez mais unido, no setor de trabalho, na família, que a gente se alegre com a alegria do outro, que celebre a conquista do outro e que a gente continue juntos em 2024 e que tenhamos um ano ainda mais abençoado”, finalizou Lorena Dantas, encerrando as falas da diretoria.
O motorista Alan Santos Borba, que há 12 anos trabalha na Transnacional e, atualmente, esta na linha 1500 foi a celebração acompanhado da esposa, dos dois filhos e dos pais. “Muitas das coisas que tenho, como minha casa, carro, vida digna, conquistei com o suor de meu trabalho, nesta empresa, então, vir aqui também é uma forma de agradecer tudo isso e celebrar um momento de comunhão importante para todos nós”, disse ele.
O colaborador Eudes Rangel, que há 31 anos atua no Grupo no setor de informática, também esteve presente. “Na época da pandemia, tive Covid, fiquei muito mal, com 55% do pulmão comprometido, e nunca esquecerei do apoio que recebi da diretoria neste momento difícil de minha vida. A empresa me acolheu do começo ao fim. Estar aqui hoje significa celebrar a vida, a amizade, a gratidão e a alegria de pertencer a essa equipe de muitos talentos e de integrar esse Grupo forte e unido”, disse Eudes. Thiago Pessoa, que está há nove anos no Grupo, atualmente,como supervisor de tráfego, também participou da celebração. “Tenho nove anos de empresa e todos os anos que teve a celebração, eu fiz questão de estar presente, pois acho importante esse momento”, disse ele.














Asplan integra grupo que visitou parlamentares em Brasília em busca de apoio para aprovação do PL 3149
“Essa semana foi bastante produtiva em relação aos contatos feitos com os deputados federais, em Brasília, na busca de apoio para aprovação do PL 3149/2020, de forma que voltamos de Brasília bastante convencidos no que diz respeito ao entendimento dos parlamentares da importância da aprovação desta matéria que corrige uma injustiça com os produtores de biomassa do país”. Essa afirmativa do diretor do Departamento Técnico (Detec), da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Neto Siqueira, resume o resultado das reuniões com os deputados federais, em Brasília, neste dia 12 de dezembro. Neto integrou um grupo de representantes de entidades canavieiras que visitaram os parlamentares em seus gabinetes, entre os quais estavam o presidente da Feplana, Paulo Leal e o dirigente da AFCP, Alexandre Lima.
Nesta terça-feira (12) foram visitados os deputados federais Júlio César, Evair de Melo, Messias Donato, Carlos Veras, Fernando Bezerra, Joaquim Passarinho e João Leão. O PL em questão corrige uma injustiça com os produtores que ficaram de fora do Renovabio e, consequentemente, do recebimento dos créditos de CBIOs. O PL ainda tramita nas comissões da Câmara e não tem data para votação em plenário. “Ele está, atualmente, sendo analisado pela Comissão de Minas e Energia e seria votado essa semana, mas, o pedido de vistas do deputado Domingos Sávio, adiou a votação na comissão o que deve acontecer na próxima quarta-feira (20)”, esclarece Neto Siqueira.
O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, que também já esteve em Brasília, por diversas ocasiões, também buscando apoio para agilização da tramitação do PL na Câmara, reitera a importância da inclusão dos produtores no Renovabio e da aprovação da matéria, o mais breve possível. “Volto a afirmar que não estamos pleiteando nada de ninguém, mas, algo que nós ainda não temos acesso porque ficamos de fora da Política Nacional de Biocombustíveis, o Renovabio, que instituiu o ativo de crédito de descarbonização (CBios), mas temos pleno direito a essa inclusão, pois somos parte importante desta cadeia de geração de crédito de carbono no campo e, consequentemente, deveríamos estar recebendo os CBios desde o início”, afirmou ele.
Ainda segundo José Inácio estima-se que o setor industrial já tenha recebido cerca de R$ 6 bilhões desde a implantação do Renovabio e que, somente na atual safra, os produtores paraibanos deixem de receber R$ 12 milhões equivalentes ao CBios que lhes pertenceria. “Esse PL tem o objetivo de colocar um fim nesta controvérsia existente na cadeia produtiva de biocombustíveis desde que usinas começaram a receber os créditos da lei do RenovaBio e os produtores ficaram de fora deste recebimento. Esse PL proposto pelo então deputado federal paraibano, Efraim Filho, em 2020, hoje Senador de República, repara essa injustiça contemplando os produtores na política do Renovabio e, consequentemente, no recebimento do CBios. Já perdemos de receber esses créditos por cinco safras e até quando ficaremos de fora?”, questiona o dirigente canavieiro.











Hospital de Coremas atende mais de 300 pessoas no plantão do final de semana
Entre a sexta-feira (8) e o domingo (10), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 143 pessoas na urgência e mais 174 no ambulatório médico, totalizando 317 atendimentos no plantão do final de semana. O hospital de Coremas, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, atende casos de urgência e emergência de baixa complexidade, além de clínica médica e maternidade.
Das 174 pessoas atendidas no ambulatório da unidade, 53 foram no plantão da sexta-feira (8), 68 no sábado (9) e outras 53 no domingo (10). Destas, seis pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores. Na urgência foram atendidas 40 pessoas na sexta-feira, outras 63 no sábado e mais 40 no plantão de domingo.
A primeira maior causa de atendimento na urgência foi de pacientes com queixas de dores, seguida de casos de diarreia e de sintomas de síndrome gripal. No entanto, houve outros casos, como amigdalite, traumas, febre, dificuldade de urinar, crise hipertensiva, intoxicação, reação alérgica, entre outros motivos. O hospital atendeu ainda um paciente vítima de sinistro de trânsito com motocicleta.


Hospital Regional de Patos realizou 39 cirurgias e atendeu 203 pessoas na urgência durante o final de semana
A Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 203 pessoas no plantão do final de semana, que compreendeu a noite da sexta-feira (8) até a meia-noite deste domingo (10). Neste período, o hospital, que integra a rede estadual de assistência em saúde, realizou 39 cirurgias, sendo 30 eletivas e nove de urgência.
Pela relação do bloco cirúrgico do hospital foram realizadas 20 cirurgias oncológicas, 11 ortopédicas, três vasculares, duas bucomaxilo, outras duas urológicas e uma cirurgia geral. As cirurgias oncológicas são de pacientes atendidos pelo Hospital do Bem, que é referência em tratamento de câncer no sertão paraibano e integra o Complexo Hospitalar de Patos.
Na urgência, o plantão de maior demanda foi o do sábado (9), quando 88 pessoas deram entrada na unidade, seguido do plantão do domingo (10), quando foram atendidos outros 81 pacientes. Das 18h da sexta-feira (8) até a meia-noite, mais 34 pessoas deram entrada no hospital.
Dos 203 atendimentos na urgência, 22 foram de pessoas atendidas em função de sinistros de trânsito. Foram 19 que se acidentaram com motocicletas, outras duas pessoas com automóvel e um atropelamento. Dos acidentados, boa parte foi de Patos, com 12 ocorrências, mas o hospital atendeu pessoas acidentadas das cidades de Bom Sucesso, Itaporanga, Jericó, Malta, Santa Luzia, São Bentinho, São José do Sabugi, Teixeira e Serra Branca.
Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos na unidade neste final de semana foram de pacientes com dores – a maior parte dos atendimentos – com 54 casos, seguido de complicações por quedas com 28 ocorrências, pancadas, com 14 casos, além de fratura, dispneia, cefaleia, mal-estar, crise nervosa, entre outras causas. Cinco pessoas foram atendidas por causa de agressão física.



