Author: administrador

Representante do Bradesco faz apresentação de linhas disponíveis do Plano Safra para associados da Asplan

Linhas de custeio, com recursos obrigatórios, e de investimentos para financiamento das lavouras de cana-de-açúcar para manutenção e até ampliação de áreas, além de linhas de BNDES. Esse foi o foco de um encontro realizado nesta segunda-feira (29), com produtores da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e o Engenheiro Agrônomo da Plataforma Agro Recife do Bradesco, Diego Cardoso.

“Para aquisição de máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação essa linha de crédito do BNDES é muito indicada, enfim, tudo que for investimento a longo prazo”, disse Diego que também falou da CPR, uma cédula de produto rural, que é um recurso de adiantamento de receita. “Esse é um tipo de recurso que o cliente, o produtor pode usar de várias formas dentro da fazenda sem obrigatoriedade de comprovação de usabilidade deste recurso, então ele fica com o recurso disponível para usar livremente, de acordo com a necessidade”, explicou Diego, lembrando as  vantagens desta linha, cujo prazo é de até cinco anos, podendo ser pagamento trimestral, anual, semestral, único final, de acordo com o enquadramento do cliente.

Ainda sobre a CPR, Diego lembrou que a linha é isenta de IOF, tem flexibilização na utilização do recurso, tem taxa diferenciada, podendo ser usado até para comprar novas propriedades além de outros fins.

O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, abriu o encontro, realizado na sede da entidade, em João Pessoa, destacando a relevância do setor para a economia local, regional e nacional e reiterou o importante papel do crédito rural no desenvolvimento da agricultura. “Nós somos o carro-chefe que vem salvando o país, nós somos a locomotiva do Brasil, mas precisamos de ‘combustível’ que é o  crédito rural, ele é fundamental para o setor produtivo”, destacou o dirigente canavieiro.

José Inácio fez uma breve retrospectiva sobre o crédito no Brasil, destacando o pioneirismo do Banco do Brasil, os recursos subsidiados do BNB que, segundo ele, têm a menores taxas, mas muitas restrições de acesso e a felicidade do setor de poder contar com a diversidade de instituições fomentando o agronegócio, a exemplo do Bradesco. “É salutar ter várias instituições no mercado, com diversas opções de crédito que mesmo com taxas similares, têm diferenciais de atuação”, disse ele.

Apresentação aconteceu no auditório da Asplan
Diego Cardoso apresentou as linhas de crédito disponíveis no Bradesco para o segmento produtivo
Diego Cardoso, do Bradesco, com dirigentes e associados da Asplan
José Inácio, presidente da Asplan, falou da importância da disponibilidade de crédito para o produtor

Presidente da Unida prestigia solenidade dos 80 anos da AFCP

O presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida), Pedro Campos Neto prestigiou a solenidade de abertura da safra 24/25 de Pernambuco e da comemoração dos 80 anos da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (29), na sede da associação pernambucana e contou com a participação de diversas personalidades do setor sucroenergético, além de uma palestra com Dr. Plinio Nastari, sobre cenário atual e perspectivas para o setor.

Pedro Campos Neto integrou a mesa de autoridades junto com o presidente da AFCP, Alexandre Lima, o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, Eduardo Monteiro, do Grupo EQM, Paulo Leal, presidente da Feplana, o deputado estadual,  Antônio Morais e o deputado federal, Coronel Meira, além do presidente do Sindicape, Gérson Carneiro Leão.  “Foi uma noite de valorização da cultura canavieira, de reconhecimento a pessoas importantes para o setor e onde tivemos a oportunidade de escutar Dr. Plínio Nastari, que sempre nos dá uma aula sobre o mercado e perspectivas, nos encorajando a plantar, cuidar e tratar de cana e crescer cada vez mais”, afirmou Pedro Campos Neto.

Na ocasião, o atual presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, e os ex-presidentes da entidade canavieira paraibana, Raimundo Nonato Siqueira e Oscar Gouveia foram homenageados.

O anfitrião do evento e presidente da AFCP, Alexandre Lima, falou da satisfação de estar a frente da entidade numa data tão importante como essa e destacou a união da classe como fator preponderante para o sucesso das ações da entidade. “Chegamos aos 80 anos com uma história de lutas e conquistas em prol do produtor de cana pernambucano, fortalecendo a cultura canavieira e valorizando os nossos associados com serviços, sempre na defesa de seus interesses. Esperamos outros 80 anos pela frente”, disse ele.

Solenidade de 80 anos da AFCP foi bem prestigiada
Solenidade aconteceu no auditório da AFCP em Recife
Representantes de entidades canavieiras
Pedro Campos Neto, presidente da Unida
Pedro Campos Neto da Unida integrou a mesa de honra da solenidade
José Inácio, presidente da Asplan, foi homenageado
Dr. Plinio Nastari, da Datagro, fez uma palestra sobre perspectivas do setor
Alexandre Lima, presidente da AFCP e anfitrião do evento

Presidente e ex-presidentes da Asplan são homenageados durante solenidade dos 80 anos da AFCP

 O atual presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, e os ex-presidentes da entidade canavieira paraibana, Raimundo Nonato Siqueira e Oscar Gouveia foram homenageados durante solenidade de abertura da safra 24/25 de Pernambuco e da comemoração dos 80 anos da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (29), na sede da associação pernambucana e contou com a participação de diversas personalidades do setor sucroenergético, além de uma palestra com Dr. Plinio Nastari, sobre cenário atual e perspectivas para o setor.

José Inácio, Raimundo Nonato e Oscar Gouveia agradeceram a homenagem e enalteceram os laços que unem as associações de produtores do Nordeste. “Nós não competimos, nós nos completamos porque os interesses são os mesmos e os objetivos também, ou seja, produzir cana cada vez mais e melhor”, disse José Inácio. “Estou muito honrado com essa homenagem”, destacou Oscar Gouveia. “Ser homenageado pela associação de Pernambuco numa data tão importante me traz uma alegria ímpar”, afirmou Raimundo Nonato.

O presidente da União Nordestina de Produtores de Cana – Unida, Pedro Campos Neto, participou da solenidade e integrou a mesa de autoridades junto com o presidente da AFCP, Alexandre Lima, o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, Eduardo Monteiro, do Grupo EQM, Paulo Leal, presidente da Feplana, o deputado estadual,  Antônio Morais e o deputado federal, Coronel Meira, além do presidente do Sindicape, Gérson Carneiro Leão.  “Foi uma noite de valorização da cultura canavieira, de reconhecimento a pessoas importantes para o setor e onde tivemos a oportunidade de escutar Dr. Plínio Nastari, que sempre nos dá uma aula sobre o mercado e perspectivas, nos encorajando a plantar, cuidar e tratar de cana e crescer cada vez mais”, afirmou Pedro Campos Neto.

O anfitrião do evento e presidente da AFCP, Alexandre Lima, falou da satisfação de estar a frente da entidade numa data tão importante como essa e destacou a união da classe como fator preponderante para o sucesso das ações da entidade. “Chegamos aos 80 anos com uma história de lutas e conquistas em prol do produtor de cana pernambucano, fortalecendo a cultura canavieira e valorizando os nossos associados com serviços, sempre na defesa de seus interesses. Esperamos outros 80 anos pela frente”, disse ele.

Solenidade aconteceu no auditório da AFCP em Recife
Solenidade de 80 anos da AFCP foi bem prestigiada
Representantes de entidades canavieiras
Raimundo Nonato, atual vice-presidente da Asplan e ex-presidente foi homenageado
Raimundo Nonato sendo homenaegado
Oscar Gouveia, da Asplan, foi homenageado
José Inácio, presidente da Asplan, foi homenageado
Dr. Plinio Nastari, da Datagro, fez uma palestra sobre perspectivas do setor
Alexandre Lima, presidente da AFCP e anfitrião do evento

Final de semana no Hospital de Catolé do Rocha registra 69 cirurgias eletivas pelo Opera Paraíba

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, desde o ano passado ampliou a realização de cirurgias eletivas. E, neste final de semana, a unidade realizou 69 cirurgias gerais eletivas de histerectomia (cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero), colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e hernioplastia (tratamento cirúrgico de hérnia). Foram 27 cirurgias na sexta-feira (26), outras 22 no sábado (27) e mais 20 procedimentos no domingo (28).

Além das 69 cirurgias do Opera, o hospital de Catolé atendeu ainda 428 pessoas na urgência e ambulatório médico no final de semana, entre os dias 26 e 28. Foram 168 na sexta-feira, mais 145 no sábado e mais 115 no domingo. Dores, cefaleia, infecção, sintomas de síndrome gripal foram as causas mais recorrentes de atendimento. O hospital, que também funciona como maternidade, realizou ainda três partos, 284 exames laboratoriais e 56 Raios-X. No período, houve 81 internações por causas diversas, além dos pacientes cirurgiados.

O mutirão de cirurgias pelo Opera em Catolé contemplou, desta vez, pacientes das cidades de Uiraúna, Bonito de Santa Fé, Santa Cruz, Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, Cajazeiras, Bom Sucesso, Poço Dantas, Jericó, Cacimba, Poço José de Moura, São José de Piranhas, São Bento, Bom sucesso, Belém do Brejo do Cruz. São José do Rio do Peixe e Catolé do Rocha.

“Os mutirões integram as ações do programa Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado para reduzir a fila de espera e facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos. A iniciativa se destaca como um dos mais bem-sucedidos programas de cirurgias eletivas na rede pública brasileira”, afirma o diretor geral do hospital, Fábio Cardoso. O médico lembra que todos os procedimentos são agendados via RegNutes, o sistema de marcação do governo estadual.

Foram 27 cirurgias na sexta-feira, outras 22 no sábado e mais 20 no domingo
Hospital de Catolé realizou 69 cirurgias pelo Opera Paraiba neste final de semana
Hospital de Catolé realizou 428 atendimentos neste final de semana
O mutirão de cirurgias gerais eletivas em Catolé pelo Opera Paraíba aconteceu neste finalo de semana
Paciente sendo preparado para cirurgia no Hospital de Catolé
Recepção do Hospital de Catolé do Roche neste final de semana
Uma daas consultas méedicas realizadas neste final de semana no Hospital de Catolé

Hospital de Coremas atende mais de 220 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 226 pessoas no plantão deste final de semana, entre a sexta-feira (26) e a meia-noite do domingo (28). Neste período, os casos de dores, com 56 ocorrências, diarreia, com 19 casos, e sintomas de síndrome gripal, com 15 registros lideraram a procura pelo serviço neste período.

O plantão de maior demanda na urgência foi o do sábado (27), quando 91 pessoas foram atendidas, seguido da sexta-feira (26), com 70 atendimentos. No domingo (28), outras 65 pessoas foram atendidas na unidade, totalizando os 226 atendimentos.

Durante o plantão do final de semana, dez pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores, um deles com complicações com  erisipela, gastroenterite (inflamação que atinge o estômago e o intestino e que normalmente é causada por vírus), infecção do trato urinário, pneumonia, diarreia e IVAS – Infecção das Vias Aéreas Superiores.

Além de pessoas com dores, diarreia e sintomas de síndrome gripal, o hospital atendeu ainda pacientes com abscesso, que se feriram com objeto perfurocortante, duas pessoas acidentadas com moto, cefaleia, crise nervosa, desmaio, diabetes, febre, edema, crise hipertensiva, além de quatro casos de intoxicação com medicação (tentativa de suicídio), entre outros atendimentos.

Hospital de Coremas atendeu 226 pessoas na urgência e emergência neste final de semana

Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas na urgência e emergência e realiza 34 cirurgias no final de semana

O plantão do final de semana (26 a 28) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 201  pessoas, das quais 21 vítimas de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual hospitalar, realizou 34 cirurgias entre a sexta-feira (26) e o domingo (28), sendo 15 de urgência e 19 eletivas.

Foram 18 cirurgias oncológicas, nove vasculares, três gerais, duas urológicas, uma ortopédica e outra otorrinolaringológica. Na urgência e emergência, o plantão com maior demanda de pessoas foi o de domingo (28), com o atendimento a 89 pacientes, seguido do sábado (27), quando outras 86 pessoas foram atendidas na unidade. Na sexta-feira (26), das 18h até a meia-noite, outras 26 pessoas deram entrada na unidade. Dos 21 pacientes vítimas de acidentes, 17 deles foram de pessoas que estavam em motocicletas. Houve ainda o registro de dois casos com sinistros envolvendo automóveis e mais dois com bicicleta.

Boa parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 10 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Cacimba de Areia, Cacimbas, Passagem, Piancó, Quixaba, Santa Teresinha e Paulista.

Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 58 ocorrências, seguido de pessoas que tiveram complicações decorrentes de quedas, com 25 casos, além de crise hipertensiva com 11 registros no período, entre outros motivos. O hospital atendeu ainda um  caso de agressão física e um de apendicite.

Hospital de Patos realizou 34 cirurgias no final de semana
Hospital de Patos realizou 34 cirurgiuas, sendo 15 delas e urgência
Uma das 34 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana

Hospital de Coremas atende mais de 220 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 226 pessoas no plantão deste final de semana, entre a sexta-feira (26) e a meia-noite do domingo (28). Neste período, os casos de dores, com 56 ocorrências, diarreia, com 19 casos, e sintomas de síndrome gripal, com 15 registros lideraram a procura pelo serviço neste período.

O plantão de maior demanda na urgência foi o do sábado (27), quando 91 pessoas foram atendidas, seguido do de sexta-feira (26), com 70 atendimentos. No domingo (28), outras 65 pessoas foram atendidas na unidade, totalizando os 226 atendimentos.

Durante o plantão do final de semana, dez pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores, um deles com complicações com  erisipela, gastroenterite (inflamação que atinge o estômago e o intestino e que normalmente é causada por vírus), infecção do trato urinário, pneumonia, diarreia e IVAS – Infecção das Vias Aéreas Superiores.

Além de pessoas com de dores, diarreia e sintomas de síndrome gripal, o hospital atendeu ainda pacientes com abscesso, que se feriram com objeto perfuro/cortante, duas pessoas acidentadas com moto, cefaleia, crise nervosa, desmaio, diabetes, febre, edema, crise hipertensiva,além de quatro casos de intoxicação com medicação (tentativa de suicídio), entre outros atendimentos.

Produtores de cana e industriais do Nordeste reiteram durante evento em Maceió importância da inclusão da classe produtiva no Renovabio

A Política Nacional de Biocombustíveis – Renovabio – deixou de fora os produtores, um elo importante da cadeia produtiva, e eles ficaram sem ter direito a receber o ativo de crédito de descarbonização (CBios). E desde 2016 a classe buscava uma regulamentação na política para incluí-los, o que ocorrerá com aprovação do PL 3179/2020, que está prestes a ser aprovado na Câmara, após acordo feito, este ano, entre produtores e industriais do setor. Nesta quarta-feira (24), em Maceió (AL), a importância desta inclusão e como ela se dará foi a principal pauta de uma reunião realizada na sede da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), com a participação da União dos Plantadores de Cana do Nordeste (Unida) e da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), representadas, respectivamente pelos seus presidentes, Edgar Antunes, Pedro Campos Neto e Paulo Leal.

O repasse de parte da receita gerada com a venda de CBios, explica o presidente da Unida, Pedro Campos Neto, que também preside a Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do MAPA, é uma reivindicação justa da classe produtiva desde que o Programa foi lançado. “Essa regulamentação deveria ter sido feita logo após o lançamento do Programa para que o produtor pudesse receber a sua parte, mas, isso não aconteceu então tivemos que recorrer a um PL que tramita na Câmara desde 2020, mas que deverá ter sua votação breve em função deste acordo feito entre produtores e industriais”, destaca Pedro. Ele lembra que enquanto o Projeto segue na Câmara, infelizmente, as distribuidoras estão ajuizando ações contra o Renovabio. “A expectativa é que o projeto seja votado ainda neste segundo semestre, ai o mercado tende se acomodar com essa nova realidade”, disse ele.

Durante o evento, o especialista em cálculos e consultor da Pecege, João Botão fez uma apresentação dos cálculos e da forma de habilitação dos fornecedores de cana no acesso a pagamento de CBios, mostrando as regras que é preciso seguir no manejo e eficiência de descarbonização na cultura da biomassa para aumentar a nota de eficiência energética do CBios. Entre essas regras, o produtor não pode promover desmatamento, precisa mensurar detalhadamente os insumos utilizados na cultura, assim como apresentar o CAR – Cadastro Ambiental Rural da propriedade. “É preciso lembrar que toda a cadeia precisa ir bem, porque a nota de eficiência será um somatório de todas as ações individuais”, reiterou o consultor, lembrando que o CBios incide apenas sobre indústrias produtoras de Etanol.

O presidente da Asplana, Edgar Antunes, lembrou o impacto positivo com o recebimento de CBios, estimando um incremento de receita para os produtores de dois a três reais por tonelada de cana. “Trata-se de uma soma positiva que vai gerar um impacto significativo considerando que os fornecedores produzem entre oito e nove milhões de toneladas de cana por ciclo somente em Alagoas, somando os demais estados produtores, dá para se ter um ideia do quanto isso vai impactar positivamente em todo o setor e fora dele”, pontuou Edgar.

O dirigente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Alexandre Morais, lembrou que em função das atividades da COAF, os cooperados de Pernambuco já recebem 100% de CBios há quatro anos consecutivos, contabilizando a terceira certificação da Cooperativa, mas que o processo não é fácil. “É um processo demorado. Todas as usinas precisam fazer essa certificação em até três anos e depois recertificar, mas é importante os produtores buscarem ser primários e terem uma boa gestão de sua propriedade”, reforçou ele, que disse que a AFCP está adquirindo um aplicativo que vai facilitar essa gestão e que, breve, ele divulgará essa tecnologia para as demais entidades do setor.

O presidente da Feplana, Paulo Leal, destacou a importância das entidades de classe orientarem seus associados sobre a importância desta inclusão no Renovabio e o que é preciso fazer para se ter acesso ao pagamento de CBios. “Os requisitos técnicos para ter direito ao recebimento de CBios são importantes e precisam ser conhecidos para que os fornecedores se preparem, produzam melhor em suas lavouras porque, sem dúvida, essa será a porta de entrada para uma nova era na atividade canavieira do país”, disse ele.

 “Infelizmente a legislação atual do Renovabio restringe benefícios aos que transformam matéria-prima em biocombustível, ainda excluindo os fornecedores, o que será sanado com a aprovação do PL e regulamentação desta inclusão da classe produtiva na Política de biocombustíveis do país. Nós já temos a compreensão das unidades industriais para inclusão dos produtores de cana neste processo, num acordo formalizado entre os dois lados, agora falta pouco para o reparo dessa injustiça”, reforçou  Pedro Campos Neto.

Ainda participaram do evento em Maceió, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas, Álvaro Almeida, o presidente do Grupo EQM e Usina Utinga, Eduardo Monteiro, o diretor da Usina Santa Clotilde e Santa Maria, Daniel Berard, o diretor do Grupo Carlos Lira, Aril Lira, o diretor agrícola da Usina Santo Antônio, Marco Maranhão, o diretor da Usina Serra Grande, Miguel Menezes, o consultor Gregório Maranhão, o diretor da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Fernando Rabelo, o agrônomo da entidade paraibana, Luis Augusto, além de outros representantes do setor e associados da Asplana.

Pedro Neto, presidente da Unida lembrou importância do produtor ser incluido no Renovabio
Representantes de associações do Nordeste no evento da Asplana
Paulo Leal, Pedro Neto e participantes do evento em Alagoas promovido pela Asplana
Paulo Leal, da Feplana falou sobre a nova era que o setor produtivo vai viver com a inclusão no Renovabio
Paulo Leal, da Feplana, Pedro Neto, da Unida e Asplan, e Edgar Antunes, da Asplana (AL)
Luis Augusto, Fernando Rabelo e Pedro Neto prestigiaram o evento em Alagoas
O agronômo da Asplan, Luis Augusto também participou do evento da Asplana
João Botão, da Pecege, fez uma explanação sobre cálculos de CBios
Industrial Eduardo Monteiro participou do evento da Asplana

Plantão do final de semana no Hospital de Patos é marcado por atendimento a 35 vítimas de sinistros de trânsito no sertão

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, nesse final de semana, ficou marcado pela assistência a 35 vítimas de sinistros de trânsito no sertão, sendo dois deles de maior gravidade ocorridos neste domingo (21). Um deles ocorreu na alça sudoeste de Patos, com quatro vítimas socorridas para a unidade, e outro vitimou 21 pessoas, duas das quais, infelizmente, foram a óbito no hospital devido à gravidade das lesões. Além das vítimas dos acidentes, o hospital atendeu ainda 210 pessoas na urgência e emergência por causas diversas e realizou 12 cirurgias.

O diretor técnico do Complexo, Pedro Augusto, afirma que o hospital teve que ampliar a equipe de assistência em função destes dois graves acidentes, chamando outros cirurgiões, neurologistas, anestesistas, clínicos, ortopedistas, bucomaxilo, para dar suporte às equipes que estavam de plantão. “Nós temos no hospital o protocolo de plano de catástrofes que nos prepara para esse tipo de situação que foge à normalidade dos atendimentos e conseguimos com essa força tarefa dar assistência, com celeridade, a todos os pacientes, tendo dois deles ido a óbito, em função da gravidade das lesões, outros foram transferidos para Campina Grande, com trauma cranioencefálico, outros foram operados de imediato, com fratura exposta e lesões com sangramento intra-abdominal, mas todas as vítimas que chegaram a nossa unidade tiveram assistência adequada e imediata”, afirma o médico, agradecendo a equipe que, num domingo, se prontificou e foi para o hospital integrar essa força-tarefa.

Na emergência e urgência, além dos casos envolvendo as vítimas dos acidentes de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores, seguido de pessoas que sofreram queda de nível/própria altura, de pacientes com dispneia entre outras intercorrências, como casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), convulsão, mal-estar e mordedura de animais. Foram 22 atendimentos na sexta-feira (19), mais 99 no sábado (20) e outros 89 no domingo (21).

Das 12 cirurgias realizadas entre as 18h da sexta-feira e a meia-noite deste domingo, nove foram de urgência e três eletivas. Foram seis procedimentos ortopédicos, cinco gerais e um vascular.

Hospital de Patos atendeu 35 vítimas de acidentes de trânsito neste final de semana
Hospital de Patos montou força tarefa para atender os acidentados neste final de semana
Hospital de Patos realizou 12 cirurgias neste final de semana
Hospital de Patos realizou 12 cirurgias no final de semana, sendo nove de urgência e três eletivas
Plantão do final de semana foi bastante movimentado no Hospital de Patos
Uma das cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana
Urgência do Hospital de Patos neste domingo

Hospital de Catolé do Rocha registra quase 400 atendimentos no final de semana

O plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade integrante da rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, registrou 390 atendimentos entre ambulatoriais e urgência. Desses, 40 foram de pessoas que se queixavam de dores, a causa mais recorrente de procura pelo serviço. A segunda maior causa de atendimento no período (19 a 21) foi de pacientes que foram para o ambulatório de cardiologia, com 33 registros. O hospital registrou ainda, entre a noite da sexta-feira e a meia-noite de domingo, nove atendimentos a vítimas de sinistros de trânsito, sendo sete com motocicletas e dois com automóvel.

Durante o fim de semana, o hospital também realizou sete partos e duas curetagens, além de 267 exames laboratoriais e 77 Raios-X. No domingo, a unidade realizou, de forma inédita no sertão, cinco cirurgias ortopédicas pelo Programa Opera Paraíba, em pacientes das cidades de São Bento, Sousa, Bonito de Santa Fé, Patos e Poço José de Moura. Foram artroscopia de joelho (procedimento para diagnosticar ou tratar problemas em articulações) e artroplastia de quadril (cirurgia para implantar prótese no quadril), além de uma videoartroscopia (procedimento minimamente invasivo para reparar articulações).

No período, o hospital registrou ainda 24 internações por causa de cefaleia, Covid 19, complicações de diabetes, discopatia (alterações no disco intervertebral), infecção do trato urinário, pé diabético, politraumatismo, além dos pacientes que se submeteram a cirurgias.

Sobre as cirurgias ortopédicas pelo Opera Paraíba, inéditas pelo Programa no sertão, o diretor geral do hospital, Fábio Cardoso, destaca a ampliação dos serviços da unidade que beneficia a população sertaneja e que melhora a assistência especializada na região. “Já realizamos cirurgias ortopédicas em nossa unidade, desde novembro do ano passado, mas pelo Programa Opera Paraíba é uma ação inédita no sertão e nos orgulhamos muito de ser a unidade sede destes procedimentos, reforçando a ampliação dos serviços especializados no sertão e o escopo de atuação do Hospital de Catolé do Rocha”, destacou o médico

O diretor lembra ainda que essa semana, nos dias 22, 23 e 24, haverá ciclo de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio também pelo Programa Opera Paraíba, além de sexta (26), sábado (27) e domingo (28), com mais procedimentos pelo Opera, desta vez, cirurgias gerais.

Equipe responsável pelas cirurgias do Opera Paraíba em Catolé neste domingo
Hospital de Catolé do Rochaa realizou cinco coirurtgias ortopédicas pelo Opera Paraíba neste domingo
Paciente sendo preparado para cirurgia ortopédica no Hospital de Catolé do Rocha
Recepção do Hospital de Catolé do Rocha neste final de semana
Uma das cirurgias ortopédicas feita pelo Opera Paraíba no Hospital de Catolé neste domingo
Uma das consultas no ambulatório neste final de semana