Author: administrador

Pacientes do Hospital Regional de Patos são homenageadas pelo Dia dos Pais

A rotina no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, ficou mais alegre nesse domingo (11), por causa da comemoração do Dia dos Pais. Os pacientes que podiam andar foram até o refeitório, onde foi servido um lanche especial para os papais e seus acompanhantes. Os que não puderam se deslocar receberam o lanche e homenagens nas enfermarias. Todos os pais foram ainda presenteados com um certificado de ‘Melhor Pai do Mundo’.

A programação ainda incluiu um momento de louvor que contou com a participação do pastor Fábio Mendonça e de integrantes do grupo de evangelismo da igreja ‘Verbo da Vida da Vitória’. A ação foi idealizada e coordenada pela equipe do Serviço Social com apoio das diretorias Geral, Administrativa e Técnica da unidade.

E quem participou da comemoração não apenas elogiou a iniciativa, como enalteceu o acolhimento e assistência recebidos no Hospital. O agricultor Francisco Dantas, de 46 anos, da cidade de Malta, que é pai de um casal, e está internado desde sábado (10) em função de uma fratura no braço, que precisará de cirurgia, achou a iniciativa muito oportuna. “Gostei muito de ser lembrado nesta data. A gente nunca espera que num hospital vá ter alguma comemoração. Foi muito bom”, disse ele, que está acompanhado da esposa, a Sra. Sislane, que foi quem fez a entrega do certificado. Os filhos de menor, Franklin e Mônica, de 12 e 9 anos, respectivamente, não puderam estar presentes na ocasião.

O mecânico industrial Jerry Adriano, de 48 anos, de Patos, que está no hospital há 22 dias acompanhado da esposa, a Sra. Erinalva, também gostou da comemoração do Dia dos Pais. “Foi muito bom. Ouvir a palavra de Deus foi uma benção, um alívio, principalmente, para mim que estou há tantos dias internado esperando fechar meu diagnóstico. Por instantes, esqueci até as dores”, disse ele, que recebeu o certificado de ‘Melhor pai do mundo” de sua filha Nataly. Ele também é pai de Natanael e Nicolly.

“Hoje foi um dia especial que ficará marcado na lembrança de todos nós. Foi um momento lindo e emocionante. Sempre fazemos momentos para as mães, no Dia das Mães, e para mulheres, no Dia 8 de Março, mas no Dia dos Pais sempre era algo simples, mas esse ano resolvemos fazer diferente e foi gratificante ver a felicidade de nossos pacientes. Muitos até choraram. Todos ficaram muito alegres, apesar de estarem no hospital. Eu estava de folga, mas fiz questão de vir acompanhar o momento de celebração desses pais que merecem todo o nosso amor”, comentou a coordenadora do Serviço Social do Hospital, Suenia Mota.

“Uma ação como essa é de grande importância na humanização e acolhimento de nossos pacientes, pois muitos deles chegam ao hospital fragilizados e ao chegar aqui e serem acolhidos assim ajuda muito na questão psicológica que, inevitavelmente, impacta na melhoria da saúde e no tratamento em si”, reiterou o diretor geral do hospital, Francisco Guedes.

A esposa Sislane, que acompanha o agricultor Francisco Dantas, foi quem entregou o certificado de Melhor Pai do Mundo
A filha do mecânico industrial, Jerry Adriano, Nataly estava com o pai na comemoração e fez a entrega do certificado
Antes do lanche houve um momento de acolhimento na recepção do Hospital do Bem
Muitos pacientes se emocionaram com a comemoração no hospital
Nataly e seu pai, Jerry Adriano
O grupo responsável pela ação do Dia dos Pais
O lanche foi servido no refeitório

 

Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 380 pessoas e realiza 14 cirurgias no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, registrou, durante o plantão do último final de semana (9 a 11), 386 atendimentos clínicos ambulatoriais. Foram 181 consultas na sexta-feira (9), 112 no sábado (10) e mais 93 no domingo (11). Neste período, o hospital também realizou 10 partos e 14 cirurgias eletivas, das quais oito foram viabilizadas por meio do Programa Opera Paraíba.

Durante o plantão, a unidade pertencente à rede estadual de saúde também realizou 381 exames laboratoriais, 81 exames de Raios-X e uma curetagem (pequeno procedimento de remoção de tecido do útero). Entre os dias 9 e 11, o hospital registrou ainda 40 internações por causas diversas, entre as quais derrame pleural, complicações com erisipela, hematoma cerebral, infecção do trato urinário, além dos pacientes que realizaram cirurgias e das parturientes.

Entre os motivos mais frequentes de procura por atendimento no hospital no período do final de semana destacam-se queixa de dores (86), sintomas de síndrome gripal (20), nasofaringite (17) e crise de ansiedade (14), entre outros. Na urgência, o hospital atendeu ainda seis pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito com motos, e realizou 25 avaliações cardíacas, 16 avaliações obstétricas e oito avaliações ortopédicas. A unidade atendeu, ainda, um caso de agressão física, além de 10 pessoas para aplicação de medicação própria, entre outros atendimentos.

Opera Paraíba – No sábado (10), o hospital realizou oito cirurgias eletivas ortopédicas pelo Programa Opera Paraíba. Foram videoartroscopia de joelho, correção cirúrgica de síndrome do carpo, correção de rótula de maguito, artroplastia de joelho e LCA de joelho (cirurgia para reparar lesão no ligamento cruzado anterior do joelho). Foram atendidos pacientes das cidades de Cajazeiras, São Bentinho, Sousa, Bonito de Santa Fé, Mato Grosso e Desterro.

A equipe responsável pelo procedimentos cirúrgicos do Opera Paraíba
Cirurgia de videoartroscopia de joelho realizada sábado no Hospital de Catolé do Rocha
Cirurgia ortopédica no Hospital de Catolé do Rocha
Hospital de Catolé do Rocha realizou oito cirurgias ortopédicas pelo Opera Paraiba
Hospital de Catole fez cirurgias pelo Opera Paraíba neste sábado (10)
Hospital de Catolé realizou 386 atendimentos neste final de semana
Um dos atendimentos no Hospital de Catolé do Rocha durante plantão do final de semana
Uma das oito cirurgias ortopédicas realizadas neste final de semana em Catolé do Rocha

Hospital de Patos realiza 38 cirurgias e atende mais de 200 pessoas na Urgência e Emergência no final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (9) e o domingo (11), 224 pessoas. Foram 86 atendimentos na sexta-feira, mais 61 no sábado e outros 77 no domingo, entre consultas ambulatoriais e de urgência e emergência.

Neste período, onze pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de complicações de infecção do trato urinário, crise hipertensiva, pneumonia, dor crônica, doença inflamatória, GECA (uma inflamação gastrointestinal), dor precordial, HDA (Hemorragia Digestiva Alta) e Melena (fezes pretas com ou sem sangue visível).

A maior demanda de procura pelo serviço no período foi de pacientes com queixas de dores, com 73 ocorrências, seguido de casos de cefaleia e diarreia, com 17 atendimentos cada um, e de quadros de hipertensão, com 13 registros, além de nove casos de vômitos, oito de febre e sete de crise nervosa.

 Mas, o hospital atendeu ainda três vítimas de sinistros de trânsito com moto e duas pessoas que se acidentaram com objetos perfuro/cortantes, além de pacientes com sintomas de síndrome gripal, dificuldade de urinar, tontura, reação alérgica, pneumonia, sangramento, entre outros motivos.

Hospital de Patos realizou 38 cirurgias no plantão deste final de semana
Hospital Regional de Patos realizou 38 cirurgias neste final de semana sendo 16 delas de urgência
Uma das 38 cirurgias realizadas neste final de semana no Hospital Regional de Patos

Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (9) e o domingo (11), 224 pessoas. Foram 86 atendimentos na sexta-feira, mais 61 no sábado e outros 77 no domingo, entre consultas ambulatoriais e de urgência e emergência.

Neste período, 11 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de complicações de infecção do trato urinário, crise hipertensiva, pneumonia, dor crônica, doença inflamatória, GECA (uma inflamação gastrointestinal), dor precordial, HDA (Hemorragia Digestiva Alta) e melena (fezes pretas com ou sem sangue visível).

A maior demanda de procura pelo serviço no período foi de pacientes com queixas de dores, com 73 ocorrências, seguida de casos de cefaleia e diarreia, com 17 atendimentos cada um, e de quadros de hipertensão, com 13 registros, além de nove casos de vômitos, oito de febre e sete de crise nervosa.

Mas o hospital atendeu ainda três vítimas de sinistros de trânsito com moto e duas pessoas que se acidentaram com objetos perfurocortantes, além de pacientes com sintomas de síndrome gripal, dificuldade de urinar, tontura, reação alérgica, pneumonia, sangramento, entre outros motivos.

Hospital de Coremas atendeu 224 pessoas no plantão do final de semana
Recepção do Hospital de Coremas neste final de semana

PL que tramita na ALPB propõe denominar trecho de estrada com nome de Newton Massa Montenegro

O produtor canavieiro e agropecuarista Newton Massa Montenegro falecido em 2016 será homenageado in memoriam pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tendo seu nome denominando um trecho da Rodovia PB-075, localizado entre os municípios de Alagoinha e Cuitegi. O Projeto de Lei Nº 2.531/24 é de autoria do deputado estadual Wallber Virgolino. Newton Massa Montenegro também foi um dos fundadores da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) tendo se dedicado por mais de seis décadas a plantação de cana-de-açúcar e a criação de Nelore na Fazenda Curral Picado, em Alagoinha.

Um dos cinco filhos do homenageado, que junto com os irmãos continuaram o legado do pai, mantendo as atividades agropecuárias e industriais da família, contribuindo significativamente para a economia local, Rômulo Montenegro, destaca que a homenagem é justíssima. “Meu pai amava aquela região e fomentou a economia local com a geração de emprego e renda durante mais de 60 anos, de forma que essa homenagem além de muito justa, nos emociona e também nos alegra porque manterá viva a memória dele e num local que foi passagem para ele por muitos e muitos anos”, disse Rômulo.

O trecho da rodovia que levará o nome de Newton Massa Montenegro tem extensão aproximada de 7 km. Newton Massa Montenegro, natural de Mulungu-PB, foi o maior fornecedor independente de cana-de-açúcar para a Usina Tanques, em Alagoa Grande (PB) e o maior empregador direto nos municípios de Alagoinha e Cuitegi durante as décadas de 80, 90 e anos 2000. “Sabe-se que a maior parte do trecho proposto para denominação (80%) passa por terras que pertenceram a Newton Massa Montenegro e que até hoje estão sob posse de sua família”, destaca a justificativa do PL.

A justificativa também evidencia o espírito altruísta do homenageado que recusou indenizações por terras utilizadas para obras públicas, como o asfaltamento da rodovia no governo de Ivan Bichara, a linha de transmissão de energia e a construção da barragem de Tauá. Newton acreditava que tais melhorias beneficiariam a comunidade e promoveriam o desenvolvimento regional. Além disso, ele permitiu que mais de 13 km de estradas vicinais municipais cruzassem sua propriedade, facilitando o trânsito livre e sem custos para a população local. “Seu legado de generosidade e compromisso com o bem-estar da comunidade permanece até hoje, com a fazenda ainda em operação e gerando empregos e renda para mais de 70 famílias na região!”, destaca o deputado autor da propositura, Wallber Virgolino.

O presidente da Asplan, José Inácio, que conviveu com o homenageado por muitos anos lembra a força deste homem trabalhador. “Ele nasceu e foi criado na região, sempre envolvido no agronegócio junto a seu pai, Horácio de Albuquerque Montenegro, fundador da primeira usina de beneficiamento de algodão em Camarazal (atualmente Mulungu). Ele sempre acreditou na força do agro e tinha muito orgulho disso de forma que essa homenagem é não apenas justa, mas merecida para uma pessoa que sempre foi um benfeitor para a região, cuja vida e trabalho foram dedicados ao progresso e bem-estar das comunidades de Alagoinha, Cuitegi e regiões circunvizinhas”, afirmou o dirigente canavieiro.

O agropecuarista Newton Massa Montenegro será homenageado pela ALPB

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 550 atendimentos no feriado

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade do Governo da Paraíba, realizou 558 atendimentos na urgência e ambulatório médico durante o período compreendido entre a noite da sexta-feira (2) e a meia-noite dessa segunda-feira (5). Nesse intervalo, foram realizadas seis cirurgias eletivas e 14 partos, já que a unidade também funciona como maternidade.

As cirurgias eletivas foram de ortopedia (fratura de clavícula), hernioplastia inguinal (cirurgia de hérnia), laqueadura tubária (esterilização definitiva da mulher), além de partos cesarianos. Nesses quatro dias, o hospital realizou ainda 140 exames de Raios-X, 432 exames laboratoriais e registrou 37 internações de pessoas com broncopneumonia, complicações com erisipela, gastroenterite (diarreia recorrente), icterícia, septicemia, além dos pacientes que fizeram as cirurgias e as parturientes.

Foram 175 atendimentos na sexta-feira-feira (2), outros 110 no sábado (3), mais 105 no domingo (4) e outros 168 no dia do feriado (5).  Que totalizaram os 558 atendimentos. Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço destacam-se queixas de dores, com 57 casos, seguidas de 32 casos de infecção e 22 casos de cefaleia e outros 22 de faringite.

O hospital atendeu ainda 20 casos de síndrome gripal, 17 casos de lombalgia, 16 de administração de medicação própria, 14 de mialgia, 13 pacientes com diarreia. No ambulatório foram realizadas ainda 17 avaliações obstétricas, 23 avaliações ortopédicas, 37 avaliações clínicas, sete avaliações endocrinológicas, três avaliações de exames e duas avaliações cirúrgicas.

O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, afirma que o movimento foi intensificado, mas a unidade se preparou para esse aumento de demanda. “Percebemos um aumento pela procura do serviço durante o feriadão, de fato, mas isso não afetou o curso dos atendimentos no ambulatório, nem na urgência, tanto que assistimos todos os pacientes, mesmo tendo todos os dias superado a marca dos 100 atendimentos. O menor número de atendimentos/dia no período foi de 105 pacientes, no domingo, e o maior de 175, na sexta-feira. Além disso, tivemos 14 partos e as seis cirurgias eletivas. Foram plantões intensos, mas sem intercorrências”, afirmou o médico.

Hospital de Catolé realizou seis cirurgias eletivas neste último final de semana prolongado
Um dos atendimentos no Hospital de Catolé do Rocha

Hospital de Coremas atende mais de 260 pessoas durante fim de semana prolongado

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, durante o fim de semana prolongado, no intervalo compreendido entre a sexta-feira (2) e a meia-noite desta segunda-feira (5), registrou o atendimento a 260 pessoas, incluindo atendimentos na urgência e no ambulatório médico. No mesmo período, 14 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas.

Os casos de dores, com 79 registros; infecção, com 19 casos; e cefaleia, com 14 ocorrências, lideraram a procura pelo serviço de urgência durante o feriadão. Mas o hospital atendeu ainda 11 pessoas com sintomas de síndrome gripais, outras 11 com febre, além de nove casos de crise nervosa, quatro pessoas feridas com objeto perfurocortante, quatro pessoas com sinistros de trânsito com moto, além de um caso de intoxicação por medicamento (tentativa de suicídio).

Foram realizados 65 atendimentos na sexta-feira (2), outros 58 no sábado (3), mais 58 no domingo (4) e 79 no dia do feriado do dia 5 de agosto. Das 14 pessoas internadas, as causas foram diarreia, dor intensa, surto psiquiátrico, complicações com erisipela, infecção do trato urinário, crise álgica, crise convulsiva e crise hipertensiva e retirada de cisto.

A diretora geral da unidade, Josielma Oliveira, afirmou que a média de atendimentos não foi alterada em função do feriado prolongado. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana corriqueiros, a gente não evidenciou um aumento significativo de demanda”, destacou ela.

Hospital de Coremas realizou 260 atendimentos entre os dias 2 e 5 de agosto
Hospital de Coremas atendeu 260 pessoas no plantão do feriadão

Hospital Regional de Patos realiza mais de 270 atendimentos e 28 cirurgias no feriado

Entre a sexta-feira (2) e o feriado da segunda-feira (5), a Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 278 pessoas. No período, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, também realizou 28 cirurgias, sendo 23 de urgência e outras cinco eletivas. Boa parte dos procedimentos cirúrgicos realizados durante o plantão do feriadão foi de cirurgias gerais, com 13 procedimentos, mas teve ainda oito cirurgias ortopédicas, quatro oncológicas, uma bucomaxilo, outra urológica e uma vascular.

O plantão da sexta-feira (2), entre as 18h e a meia-noite, teve 23 entradas na unidade. No sábado (3), o hospital atendeu na urgência e emergência mais 78 pessoas. No domingo (4), foram 83 atendimentos e no feriado do dia 5, outras 94 pessoas foram atendidas.

Dos 278 pacientes atendidos no período, 35 foram de vítimas de sinistros de trânsito, sendo a maioria, ou seja, 34 casos de pessoas que se acidentaram com motocicletas. O outro sinistro de trânsito foi um atropelamento. Boa parte das vítimas era da cidade de Patos, com 19 registros, mas o hospital recebeu acidentados das cidades de Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Emas, Imaculada, Malta, Passagem, Santa Teresinha, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira e Vista Serrana.

Nestes quatro dias de plantões, os motivos que mais ocasionaram atendimentos na unidade foram de pessoas com dores diversas, com 59 ocorrências, seguido de quedas, com 23 casos, e traumas, com 18 registros. Mas o hospital atendeu ainda, entre outros motivos, sete pessoas que sofreram mordedura de animais, quatro casos de agressão física, um caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ainda duas pessoas com intoxicação.

Hospital de Patos realizou 28 cirurgias no feriadão
Hospital de Patos realizou 28 cirurgias no plantão do feriadão, sendo 23 delas de urgência
Uma das cirurgias oncológicas que aconteceu no período do feriado do dia 5
Uma das oito cirurgias ortopédicas que aconteceu no plantão di final de semana no Hospital de Patos

Hospital de Patos ganhará subestação própria de energia e outras melhorias que darão suporte aos avanços dos serviços da unidade

Criação de uma subestação de energia única e própria para todo o complexo hospitalar, tratamento da rede de esgoto, planejamento para início e execução da licitação da obra que vai permitir a instalação do acelerador linear – que se inicia nos próximos 60 dias – a reforma do prédio do Hospital do Bem, além dos avanços da obra do novo bloco cirúrgico, que inclui seis salas de cirurgia e mais dez leitos de UTI, entre outros investimentos importantes para o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos. Esses assuntos foram debatidos na semana passada durante reunião na sede da Secretaria Estadual de Saúde, em João Pessoa, entre o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, e o Secretário de Estado de Saúde, Ari Reis. Participaram ainda da reunião a secretária executiva, Renata Nóbrega, além de representantes da equipe do Amar, da Suplan e de engenharia da SES.

“O Governo do Estado da Paraíba não cessa de investir no sertão, sendo o Hospital de Patos uma das unidades que mais receberam investimentos dada a importância da unidade para o atendimento da demanda de clínica médica, urgência e  emergência, oncologia e hemodinâmica, sendo referência para pacientes de 89 municípios da região”, explica o diretor geral. Ainda segundo Francisco, a estação de energia é de suma importância para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos que já estão no hospital e dos outros que ainda chegarão com a ampliação de leitos e da nova UTI, além do acelerador linear. “Já trabalhamos no limite de nossa capacidade e a estação será imprescindível neste processo de ampliação de serviços”, enfatizou Francisco.

Ainda segundo Francisco, o Governo do Estado além de reformar o hospital, construir novas áreas também está adequando à unidade a todas as normas técnicas vigentes. “Nossa unidade tem mais de 60 anos e nunca passou por uma reestruturação tão complexa e profunda como essa que é imprescindível para manter a qualidade dos novos serviços que serão ofertados aos paraibanos”, finaliza o diretor geral.

Complexo Hospitalar de Patos passará por reformas e melhorias

Demonstração de plantadeira de cana marca Dia de Campo no Engenho São José em Itambé

A manhã do último sábado (3) foi bem movimentada no Engenho São José, em Itambé (PE). É que a propriedade do produtor canavieiro e presidente da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto, serviu de campo de demonstração do desempenho da plantadeira de cana recém-adquirida por ele numa parceria com a Visanorte, do Paraná.

O equipamento faz 100% da operação de plantio. “Ela sulca, semeia, coloca o adubo, os defensivos, o enraizador, os hormônios de crescimentos, bactérias, além de realizar a coberta”, explica Pedro Neto. A plantadeira trabalha com quatro homens fazendo a alimentação da cana e mais um profissional fazendo a retifica de cabeça.

“Hoje, com essa operação, a gente vai ter condição de plantar uma média de três hectares/dia, a depender do terreno”, destaca o dirigente canavieiro, lembrando que é importante fazer um bom preparo de solo.

Além da agilidade, Pedro Neto destaca que a máquina também tem a vantagem da economia de mão de obra. “Principalmente, em nossa região, quando a gente se depara com a dificuldade de encontrar mão de obra para o campo, com uma máquina dessa precisarei contar com o apoio de apenas sete homens para plantar um hectare, ao passo que se fosse um plantio manual, convencional, eu teria que ter entre 22 a 23 pessoas para fazer o mesmo plantio”, reitera ele.

O vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Raimundo Nonato, que esteve acompanhando o Dia de Campo, afirma que ficou impressionado com a dinâmica do equipamento e até já faz planos de adquirir o mesmo equipamento no próximo ano. “Gostei muito da máquina. Essa foi uma das apresentações de equipamento que mais me chamou atenção e pretendo investir na aquisição dela, pois a produtividade e a qualidade do serviço, do plantio, fica muito bom”, disse Nonato, lembrando que a máquina também define a profundidade e os espaços de plantio.

Produtor canavieiro e presidente da Unida, Pedro Neto
Pedro Neto e Raimundo Nonato
Participantes do Dia de Campo em Itambé
O momento de reabeastecimento da cana para plantio no equipamento
Convidados do Dia de Campo observando a demonstração da plantadeira
A plandeira de cana em operação
A máquina trabalha com quatro homens
A demonstração aconteceu em terras do Engenho São José