Author: administrador

Em Patos: paciente toca o ‘sino da cura’ após tratamento no Hospital do Bem

Vencer um câncer é um momento importante na vida dos pacientes oncológicos. Em Patos, no Hospital do Bem, unidade do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, que integra a rede do Governo do Estado, a vitória é acompanhada de um gesto importante: ao receber alta, as badaladas do sino instalado na recepção alegram esse momento tão esperado.

Para a aposentada Maria Eliane Sampaio, 67, moradora de Bom Jesus, o ritual foi uma forma de marcar que a saúde venceu a doença, descoberta em 2018. “Eu tinha feito a mamografia e não acusou nada. Foi na ultrassonografia que o nódulo foi percebido. Fiz a biópsia e o resultado foi positivo para câncer de mama”, lembrou.

Um mês depois, ela foi submetida a uma cirurgia para retirar o quadrante e começou as sessões de quimioterapia no Hospital do Bem. Em seguida, foi encaminhada para João Pessoa, para a realização das sessões de radioterapia. Após o tratamento, dona Maria Eliane passou a ser acompanhada com consultas a cada três meses, que depois passaram a ser a cada seis meses até, finalmente, receber a alta médica e a confirmação da cura nessa semana.

“Eu não tenho o que falar do serviço a não ser fazer elogios. A equipe é muito boa, desde os porteiros, maqueiros, médicos, atendentes, enfermeiros, são todos muito acolhedores e excelentes profissionais. O tratamento foi o melhor possível e eu sou muito grata por tudo. Sei que minha cura se deve à toda assistência que recebi durante todo o meu tratamento e também por eu acreditar que superaria tudo isso”, afirmou Maria Eliane.

Ela lembra que, mesmo nos dias mais difíceis das sessões de quimioterapia, quando ela nem sequer tinha vontade de se alimentar, a nutricionista do hospital a abordava querendo saber o que ela gostaria de comer. “Foram tempos desafiadores, mas também de conhecer pessoas maravilhosas. Dr. Thiago, Dra. Nayarah e muitos profissionais que cuidaram de mim ficarão na minha memória com muita gratidão”, contou.

O diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes, ressalta a importância do serviço para a região. “É uma assistência importante no Sertão e com o Programa Paraíba Contra o Câncer, esse serviço foi ainda mais ampliado e aprimorado”, destacou o diretor.

O oncologista do hospital, Silas Negrão, foi quem deu a alta para a paciente Maria Eliane
O abraço de médico e paciente, um símbolo da humanização da assistência
Maria Eliane tocou o sino da cura no dia 20 de agosto deste ano
Maria Eliane agradeceu toda a assistência recebida no Hospital do Bem
Maria Eliane e parte da equipe que a tratou no Hospital do Bem de Patos

61ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool debate conjuntura do setor sucroalcooleiro brasileiro

A 61ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool que aconteceu em Brasília, nesta quarta-feira (21), teve como tema central a conjuntura do setor sucroalcooleiro do país. A condução dos trabalhos foi feita pelo atual presidente da Câmara, Pedro Campos Neto, que foi auxiliado pelo secretário da Câmara, Marcos Fernandes. Bastante prestigiada, a reunião teve a participação do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), do consultor Guilherme Piscino, além de representantes de entidades ligadas ao setor de todas as regiões produtoras de cana-de-açúcar.

Sobre a avaliação da colheita da safra 24/25 de cana no Centro-Sul, um dos assuntos abordados na reunião, o presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool lembrou que o Centro-Sul vem passado por um momento de estiagem muito longo e isso deve impactar na safra da região. “As canas colhidas no final da safra passada não desenvolveram, até agora foram moídas as canas melhores e agora começam a colher a cana mais fraca, que foi colhida no final da safra passada. Diante deste quadro, São Paulo deve ter uma redução de safra em torno de 10% a 15% em relação à safra anterior. Já o Nordeste deve manter a produção, mesmo com a parada das chuvas mais cedo”, disse Pedro Campos Neto.

Outro tema debatido na reunião foi a Reforma Tributária. O Dr. Guilherme Piscino discorreu sobre o assunto, detalhando como os novos impostos serão cobrados e como as mudanças irão impactar a cadeia de combustíveis, especialmente, do etanol. Houve ainda a participação do deputado federal por São Paulo, Arnaldo Jardim, relator do Projeto de Lei nº 528/2020, conhecido como Combustível do Futuro, que atualizou os presentes sobre a tramitação da matéria que já foi aprovada na Câmara e está sendo apreciada agora no Senado, através da palestra “Combustível do Futuro e transição energética”.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7596) e (ADI 7617), que questionam a Política Nacional de Biocombustíveis – o Programa Renovabio, também foi pauta da reunião da Câmara Setorial. A ação requer a inconstitucionalidade do Programa Renovabio, com a sua descontinuidade, bem como, concessão de liminar para suspensão imediata das metas do Programa. Atualmente, a ação tem como relator o Ministro Nunes Marques e se encontra conclusa com o ministro para análise. “A ADI 7596 vai de encontro a Política Nacional e Biocombustíveis, estabelecida com a Lei Federal 13.576/2017, que se constitui num grande marco regulatório brasileiro, dentro da agenda de transição energética, climática de sustentabilidade, uma vez que visa o fortalecimento da comercialização e uso dos biocombustíveis, com metas de descarbonização e precisamos estar atentos para se contrapor as ações que questionem esses avanços do Renovabio. Já a ADI 7617 é ainda mais descabida e merece todo o nosso repúdio”, reiterou Pedro Campos Neto.

O presidente da Câmara avaliou a reunião como muito positiva, dinâmica e produtiva com boa participação presencial e online. A próxima reunião acontece em outubro.

Reunião da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool debateu conjuntura do setor sucroalcooleiro nacional
Reunião da Câmara Setorial aconteceu neste dia 21, em Brasília
Pedro Campos Neto, presidente da Câmara Setorial, e Marcos Fernandes, secretário
Pedro Campos Neto, presidente da Câmara Setorial, e representantes do setor sucroalcooleiro do Brasil
Pedro Campos Neto, presidente da Câmara Setorial, conduziu os trabalhos durante a reunião
Pedro Campos Neto, presidente da Câmara Setorial é também presidente da UNIDA e vice-presidente da Asplan

Paraíba concede isenção para os veículos elétricos e esquece os movidos a etanol e isso é um equívoco afirma presidente da Asplan

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por unanimidade, essa semana, o projeto de autoria do Governo da Paraíba que traz modificações na cobrança do IPVA – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. O projeto aprovado na ALPB prevê a isenção do IPVA de carros movidos por motor elétrico no estado da Paraíba. A  medida foi uma modificação da lei 11.007 de 2017, que dispõe sobre o  IPVA e dá outras providências para adequá-la à legislação federal. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, no entanto, afirma que a medida é  lastimável uma vez que se o argumento é beneficiar o meio ambiente, quem deveria ser isento são os veículos movidos a Etanol e não os elétricos.

“Qual o sentido desta medida de isentar veículos elétricos do IPVA e deixar de fora os que utilizam o Etanol que é um combustível limpo, renovável e de larga produção no Nordeste e no Brasil?”, questiona o dirigente canavieiro. Para José Inácio, essa iniciativa que beneficia os veículos elétricos e não os veículos movidos a etanol, não encontra sustentação naquilo que se defende enquanto metas do futuro para humanidade que tem a preservação ambiental, a partir de fontes renováveis e sustentáveis, como objetivo maior.

O dirigente canavieiro lembra que numa comparação entre os empregos e renda que a energia elétrica gera na Paraíba, atualmente, e o que o etanol gera de postos de trabalho no Estado, a isenção do IPVA de carros movidos a álcool ganha ainda mais consistência, indo além do benefício ao meio ambiente. “A produção local de etanol gera algo próximo de 150 mil empregos diretos e indiretos na Paraíba e colocam a economia de mais de 40 municípios paraibanos para se movimentar com a renda gerada pela atividade, desde a porteira das propriedades até os tanques de combustíveis dos veículos, portanto, isso, por si só, já deveria ser mais bem analisado pelo Poder Executivo paraibano” afirma José Inácio

Ele lembra que a produção de energia a partir da cana-de-açúcar e do milho vem expandindo opções de uso desde os veículos com tecnologia de ponta produzidos no Brasil, inclusive, no Nordeste com reflexo na Paraíba através da empresa Stellantis, que produz veículos bicombustíveis e, agora, os híbridos de etanol, gerando empregos e renda na região e, principalmente, em João Pessoa e nas mais de 10 cidades da fronteira paraibana.

Em artigo para o portal de Tião Lucena, o produtor canavieiro Rômulo Montenegro, que foi secretário da Agropecuária e Pesca do Governo do Estado, afirma que se é para dar um tratamento tributário benéfico para veículos que o façam com coerência e proporcionalidade. “É preciso levar em conta aquilo que possa contribuir com a realidade da Paraíba, com as oportunidades de emprego que possam garantir, como menor dano ao meio ambiente, de fato com o retorno que possa assegurar aos paraibanos, jamais embalados por uma receita pronta e encomendada, vinda de cima para baixo, totalmente destoante das necessidades do nosso povo e da nossa gente”, escreveu Rômulo.

Tanto Rômulo, quanto José Inácio, este último representando uma cadeia produtiva de mais de 1600 associados, e o setor que mais emprega no campo na Paraíba, esperam que o Governo do Estado da Paraíba reveja esse projeto de lei de sua autoria que garantiu benefícios aos carros elétricos em detrimento do ecossistema de produção do etanol paraibano. “Diga-se de passagem, nosso setor tem colocado a Paraíba no pódio da produção da região, assumindo o segundo lugar na produção nordestina de Etanol e isso, por si só, já deveria ter chamado atenção do governo”, finaliza José Inácio.

José Inácio, presidente da Asplan, destaca importância do governo da Paraíba ter um olhar mais atento a questão do Etanol

Paraíba concede isenção para os veículos elétricos e esquece os movidos a etanol e isso é um equívoco afirma presidente da Asplan

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por unanimidade, essa semana, o projeto de autoria do Governo da Paraíba que traz modificações na cobrança do IPVA – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. O projeto aprovado na ALPB prevê a isenção do IPVA de carros movidos por motor elétrico no estado da Paraíba. A  medida foi uma modificação da lei 11.007 de 2017, que dispõe sobre o  IPVA e dá outras providências para adequá-la à legislação federal. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, no entanto, afirma que a medida é  lastimável uma vez que se o argumento é beneficiar o meio ambiente, quem deveria ser isento são os veículos movidos a Etanol e não os elétricos.

“Qual o sentido desta medida de isentar veículos elétricos do IPVA e deixar de fora os que utilizam o Etanol que é um combustível limpo, renovável e de larga produção no Nordeste e no Brasil?”, questiona o dirigente canavieiro. Para José Inácio, essa iniciativa que beneficia os veículos elétricos e não os veículos movidos a etanol, não encontra sustentação naquilo que se defende enquanto metas do futuro para humanidade que tem a preservação ambiental, a partir de fontes renováveis e sustentáveis, como objetivo maior.

O dirigente canavieiro lembra que numa comparação entre os empregos e renda que a energia elétrica gera na Paraíba, atualmente, e o que o etanol gera de postos de trabalho no Estado, a isenção do IPVA de carros movidos a álcool ganha ainda mais consistência, indo além do benefício ao meio ambiente. “A produção local de etanol gera algo próximo de 150 mil empregos diretos e indiretos na Paraíba e colocam a economia de mais de 40 municípios paraibanos para se movimentar com a renda gerada pela atividade, desde a porteira das propriedades até os tanques de combustíveis dos veículos, portanto, isso, por si só, já deveria ser mais bem analisado pelo Poder Executivo paraibano” afirma José Inácio

Ele lembra que a produção de energia a partir da cana-de-açúcar e do milho vem expandindo opções de uso desde os veículos com tecnologia de ponta produzidos no Brasil, inclusive, no Nordeste com reflexo na Paraíba através da empresa Stellantis, que produz veículos bicombustíveis e, agora, os híbridos de etanol, gerando empregos e renda na região e, principalmente, em João Pessoa e nas mais de 10 cidades da fronteira paraibana.

Em artigo para o portal de Tião Lucena, o produtor canavieiro Rômulo Montenegro, que foi secretário da Agropecuária e Pesca do Governo do Estado, afirma que se é para dar um tratamento tributário benéfico para veículos que o façam com coerência e proporcionalidade. “É preciso levar em conta aquilo que possa contribuir com a realidade da Paraíba, com as oportunidades de emprego que possam garantir, como menor dano ao meio ambiente, de fato com o retorno que possa assegurar aos paraibanos, jamais embalados por uma receita pronta e encomendada, vinda de cima para baixo, totalmente destoante das necessidades do nosso povo e da nossa gente”, escreveu Rômulo.

Tanto Rômulo, quanto José Inácio, este último representando uma cadeia produtiva de mais de 1600 associados, e o setor que mais emprega no campo na Paraíba, esperam que o Governo do Estado da Paraíba reveja esse projeto de lei de sua autoria que garantiu benefícios aos carros elétricos em detrimento do ecossistema de produção do etanol paraibano. “Diga-se de passagem, nosso setor tem colocado a Paraíba no pódio da produção da região, assumindo o segundo lugar na produção nordestina de Etanol e isso, por si só, já deveria ter chamado atenção do governo”, finaliza José Inácio.

José Inácio, presidente da Asplan, destaca importância do governo da Paraíba ter um olhar mais atento a questão do Etanol

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 350 atendimentos durante plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, realizou 352 atendimentos no plantão do final de semana (16 a 18). Foram 142 atendimentos no ambulatório médico e urgência na sexta-feira (16), outros 120 no sábado (17) e mais 90 nesse domingo (18). Neste período, o hospital realizou uma cirurgia eletiva ortopédica de fratura de punho e cinco partos.

No plantão do final de semana, a unidade registrou ainda a realização de 163 exames laboratoriais e 62 Raios-X. No período, 15 pessoas precisaram ser internadas. Entre as causas de internação estão cirrose hepática, crise convulsiva, fratura, neoplasia de intestino e trauma cranioencefálico, além das cinco parturientes e do paciente da cirurgia eletiva.

Entre as causas mais comuns de procura pelo serviço no plantão destacam-se pacientes com queixas de dores, com 55 ocorrências, seguido de pessoa com sintomas de síndrome gripal, com 34 casos, e 19 pessoas feridas por sinistros de trânsito, sendo 15 com moto e quatro com automóvel. No plantão, o hospital atendeu ainda 16 pacientes que passaram por avaliação cardiológica e outras 11 que passaram por avaliação obstétrica, além de 10 pessoas com crise de ansiedade.

Equipamento – Na manhã desta segunda-feira (19) chegou ao Hospital de Catolé do Rocha um tomógrafo de última geração. O ambiente onde será instalado o equipamento já estava concluído e nos próximos dias ele será montado para, em breve, estar à disposição da população para realização de exames de imagens mais eficazes, o que possibilitará uma melhoria significativa na assistência da unidade.

Hospital de Catolé do Rocha realizou 352 atendimentos no plantão deste final de semana
Uma das consultas ambulatoriais do plantão no Hospital de Catolé do Rocha
O equipamento será montado e em breve estará sendo utilizado para exames diagnósticos mais precisos
O tomografo que será instalado no Hospital de Catolé do Rocha chegou nesta segunda (19)

Complexo de Patos realiza procedimento cirúrgico vascular inédito na unidade

O plantão do último sábado (17) no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou um feito inédito na unidade, que foi a realização de uma cirurgia denominada Bypass femoro poplíteo infragenicular. O procedimento cria uma nova rota para o fluxo sanguíneo, contornando a artéria obstruída ou danificada. No caso do paciente da unidade, foi utilizado um enxerto vascular utilizando a veia safena.

O paciente, de 68 anos, da cidade de Desterro, estava internado há alguns dias no hospital com severo comprometimento vascular periférico e antes do procedimento foi submetido a uma arteriografia (verifica a presença de entupimentos (obstruções) ou dilatações (aneurismas) na artéria aorta e seus ramos) com intenção inicial de angioplastia para revascularização, mas, como a lesão que ele apresentava era muito longa, o indicado nestas situações era a intervenção cirúrgica denominada Bypass.

“A cirurgia de Bypass trata artérias que apresentam estreitamentos criando um desvio ou ponte permitindo que o sangue circule em torno da área bloqueada. No caso de nosso paciente, retiramos a veia safena que funcionou como um enxerto vascular. Depois, foi feita uma anastomose (ligação entre artérias, veias ou órgãos que estabelecem uma comunicação entre si) da artéria femoral para ultrapassar todo o segmento que estava obstruído e, em seguida, fizemos nova anastomose abaixo do joelho. Com esse procedimento, o sangue voltou a circular normalmente na perna e no caso do paciente também no pé”, explicou o cirurgião vascular Jânio Rolim.

Ainda segundo o médico, o paciente tinha um ferimento grave no pé, provocado pelo comprometimento vascular, o que ocasionou a perda de três dedos por necrose. “Após a revascularização, fizemos a retirada dos dedos e o paciente vem evoluindo muito bem, inclusive em relação à dor que ele sentia. Era um paciente que sentia tanta dor que não estava nem respondendo mais nem a morfina”, afirmou Dr. Jânio. O paciente continua internado para tratar de outras questões, inclusive a infecção do pé.

A cirurgia demorou quatro horas e foi realizada graças ao apoio do diretor geral, Francisco Guedes, e do diretor técnico, Pedro Augusto, que disponibilizaram a estrutura necessária para realização do procedimento que não faz parte da rotina cirúrgica da unidade. A equipe responsável pela cirurgia incluiu, além de Dr. Jânio Rolim, o médico vascular Edgley Almeida, o anestesista Jankiel Valério da Costa, os instrumentadores Fernanda Nunes e Halanderson, o enfermeiro Alisson Renner, além dos enfermeiros circulantes Antônio Pereira, Alisson Magno e Genildo Medeiros.

A cirurgia de Bypass realizada no Hospital de Patos demorou quatro horas para ser concluída e contou com equipe reforçada
A cirurgia de ByPass foi realizada pela primeira vez no Hospital de Patos
Dois cirurgiões vasculares atuaram no procedimento realizado no Hospital de Patos

Plantão do final de semana no Hospital de Patos é marcado por 12 cirurgias e 193 atendimentos

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, nesse final de semana (24 a 26) registrou o atendimento de 193 pessoas e a realização de 12 cirurgias, sendo nove de urgência e três eletivas. Foram quatro cirurgias geral, quatro vasculares, duas urológicas, uma bucomaxilo e outra ortopédica. No total, 17 pessoas deram entrada por causa de sinistros de trânsito, sendo 16 por acidentes com motos e uma vítima de atropelamento.

Com 92 atendimentos, o plantão de maior movimento foi o do sábado, seguido do domingo, quando mais 80 pessoas foram atendidas. Das 18h da sexta-feira até a meia-noite, outras 21 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência da unidade. Na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade foram de pacientes com quedas, dores, pancadas, cefaleia, mordida de animais, torção, dispneia, hipertensão, entre outras situações. Houve ainda três casos de atendimento por agressão física.

Além dos acidentados da cidade de Patos, num total de oito pessoas, o hospital recebeu pacientes de Cacimbas, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Emas, Imaculada, Santa Teresinha e Juru. Todos ficaram feridos sem gravidade e tiveram alta após o atendimento.

Um dos 33 procedimentos cirúrgicos no final de semana no Hospital de Patos
Dos 33 procedimentos cirurgicos, onze foram cirurgias oncológicas
Hospital de Patos realizou 33 cirurgias no final de semana sendo 17 delas de urgência
Uma das 33 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana

Hospital de Coremas registra mais de 200 atendimentos ambulatoriais e de urgência no final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou 225 atendimentos no final de semana. Na última sexta-feira (16), foram realizados 78 atendimentos; no sábado (17), outras 68 pessoas foram atendidas no ambulatório médico e na urgência; e no domingo (18), outras 79 pessoas deram entrada na unidade.

No período, oito pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores, por causa de hiperglicemia, febre, infecção do trato urinário (três casos), pneumonia, câncer de garganta e apendicite aguda.

Na urgência, a maior demanda de atendimento foi de pessoas com queixas de dores diversas, com 31 casos, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 25 registros, e de quadros de diarreia, com 19 ocorrências. Mas o hospital atendeu ainda 12 casos de amigdalite, 10 de crise nervosa, e outras 10 pessoas que apresentaram vômito, além de sete casos de trauma e quatro de pessoas feridas com objeto perfurocortante, entre outros registros.

Um dos atendimentos deste plantão do final de semana no Hospital de Coremas

Representantes de associações de AL, PE e PB prestigiam lançamento da safra 24/25 no RN

O lançamento da safra 24/25 no Rio Grande do Norte realizado na noite desta quarta-feira (14), durante um evento, em um restaurante em Natal, não apenas reuniu expressivo grupo de associados locais, mas, também representantes de associações de outros estados, a exemplo de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. O presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida), Pedro Campos Neto também esteve presente. O evento foi promovido pela entidade do RN, com apoio da Magnun Tires. O momento teve palestras sobre gestão inteligente de pneus e pagamento de CBios para fornecedores de cana, além de homenagens a personalidades e industriais do setor sucroenergético. O CEO da Magnum Tires, Paulo Vieira, prestigiou o momento.

 “Eventos como esse só são possíveis graças ao empenho e dedicação de todos os nossos associados e parceiros e é com essa união que seguimos firmes, superando desafios e impulsionando o crescimento de nossa atividade. Seguiremos juntos a mais uma safra de sucesso”, destacou o presidente da Asplan/RN, Hermano Neto, afirmando que a entidade já conta com mais de 300 associados.

O presidente da Unida, Pedro Campos Neto, enalteceu a importância do soerguimento da associação do Rio Grande do Norte e reforçou a necessidade de associados e industriais permanecerem unidos em prol do desenvolvimento do setor. “Essa união é imprescindível para o fortalecimento da atividade canavieira não apenas no Rio Grande do Norte, mas em todo o Nordeste”, disse Pedro que, na ocasião, teve um vídeo dele divulgado falando da satisfação de utilizar os pneus da Magnun Tires. “Estou satisfeito com os produtos da marca. Há quatro anos uso os pneus deles em toda a linha rodoviária e vou começar a usar também na linha agrícola de minha frota. É uma parceria muito positiva”, disse o produtor canavieiro, que também enalteceu o sucesso do evento. “Quero parabenizar Hermano pelo prestigiado e organizado lançamento de safra o que reforça sua liderança no setor”, disse Pedro Neto.

O presidente da COAF, Alexandre Lima, também elogiou o lançamento da safra do RN. “Nunca vi um evento da associação do Rio Grande do Norte tão prestigiado como esse. Isso demonstra que o trabalho que está sendo realizado aqui pela Associação está tendo o devido reconhecimento de seus associados e do próprio setor”, disse ele.

As homenagens foram ao empresário Eduardo Monteiro, do Grupo EQM, ao também empresário Arlindo Farias, do Grupo Farias, ao Presidente da FAERN, José Vieira, ao secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha e aos deputado federal, Benes Leocádio (que foi representado na ocasião por um assessor) e o deputado estadual do RN, Hermano Morais, que apoiam o setor produtivo em diversas pautas e tiveram destacada atuação na defesa da inclusão dos produtores no Renovabio e consequente pagamento de CBios. Todos enalteceram a importância do setor produtivo e a importância de fortalecer o setor que emprega, gera renda, produz combustível limpo e gera divisas para o país.

Diego Paludo, especialista em pneus, foi quem ministrou a palestra sobre a fabricação dos pneus Magnum e Petterson Felipe, da Pecege, abordou a questão do acordo feito entre produtores e industriais para que os fornecedores pudessem ser incluídos no Renovabio e poderem receber pelos Créditos de Carbono. No final do evento, todos se confraternizaram durante um jantar.

Video com depoimento de Pedro Neto sobre a qualidade dos produtos Magnum
O CEO da Magnum Tires, Paulo Vieira e dirigentes canavieiros da Paraíba e Pernambuco
Representantes da Magnum Tires e de associações do RN,PB e PE
Petterson Felipe, da Pecege, explicou detalhes do pagamento do CBios
Pedro Neto, Fernando Rabelo e José Inácio
Hermano Neto e representantres de associações da PB e AL
Fornecedores de cana do RN,PB,PE e AL prestigiaram o evento da Asplan RN

Lançamento da safra 24/25 no RN foi bem prestigiado e incluiu palestras, homenagens e participação da Magnum Tires

O lançamento da safra 24/25 no Rio Grande do Norte evidenciou o quanto a Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte (Asplan/RN) se fortaleceu na gestão do atual presidente Hermano Neto. O evento que marcou o lançamento, realizado na noite desta quarta-feira (14), em um restaurante de Natal, foi bem prestigiado e diversificado. Promovido pela entidade, com apoio da Magnun Tires, o momento teve palestras sobre gestão inteligente de pneus e pagamento de CBios para fornecedores de cana, além de homenagens a personalidades e industriais do setor sucroenergético. O CEO da Magnum Tires, Paulo Vieira, prestigiou o momento.

“Eventos como esse só são possíveis graças ao empenho e dedicação de todos os nossos associados e parceiros e é com essa união que seguimos firmes, superando desafios e impulsionando o crescimento de nossa atividade. Seguiremos juntos a mais uma safra de sucesso”, destacou o presidente da Asplan/RN, Hermano Neto, afirmando que a entidade já conta com mais de 300 associados.

O presidente da Asplan/PB, José Inácio de Morais, falou na ocasião. Ele destacou a importância do fortalecimento da associação do Rio Grande do Norte, a necessidade do estado dispor de mais uma indústria e reiterou que a união dos produtores e a parceria saudável com as indústrias é o caminho para o fortalecimento da classe e do segmento canavieiro. “Estamos no mesmo barco e produtores e industriais precisam andar unidos, pois sem união a gente não chega a nenhum lugar. No Nordeste não existe usina sem fornecedor de cana. No Sul é normal a usina plantar tudo, concentrar renda, aqui não. E aqui no Rio Grande do Norte nós precisamos de mais uma usina. Não sei quem vai assumir essa missão de ampliar o setor industrial aqui, mas, isso é necessário”, destacou José Inácio, pedindo uma salva de palmas para a recuperação da associação do Rio Grande do Norte.

O vice-presidente da Asplan/PB e presidente da União dos Produtores de Cana do Nordeste (Unida), Pedro Campos Neto, presente ao evento, reforçou a satisfação de utilizar os pneus da Magnun Tires com a exibição de um depoimento gravado em vídeo. “Estou satisfeito com os produtos da marca. Há quatro anos uso os pneus deles em toda a linha rodoviária e vou começar a usar também na linha agrícola de minha frota. É uma parceria muito positiva”, disse o produtor canavieiro. Ele ainda enalteceu o sucesso do evento. “Quero parabenizar Hermano pelo sucesso deste lançamento de safra o que  reforça sua liderança no setor”, disse Pedro Neto.

O presidente da COAF, Alexandre Lima, também elogiou o lançamento da safra do RN. “Nunca vi um evento da associação do Rio Grande do Norte tão prestigiado como esse. Isso demonstra que o trabalho que está sendo realizado aqui pela Associação está tendo o devido reconhecimento de seus associados e do próprio setor”, disse ele.

As homenagens foram ao empresário Eduardo Monteiro, do Grupo EQM, ao também empresário Arlindo Farias, do Grupo Farias, ao Presidente da FAERN, José Vieira, ao secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha e aos deputado federal, Benes Leocádio (que foi representado na ocasião por um assessor) e o deputado estadual do RN, Hermano Morais, que apoiam o setor produtivo em diversas pautas e tiveram destacada atuação na defesa da inclusão dos produtores no Renovabio e consequente pagamento de CBios. Todos enalteceram a importância do setor produtivo e a importância de fortalecer o setor que emprega, gera renda, produz combustível limpo e gera divisas para o país.

Diego Paludo, especialista em pneus, foi quem ministrou a palestra sobre a fabricação dos pneus Magnum, enaltecendo a qualidade, tecnologia e diferenciais dos produtos da marca que é brasileira com padrão de fabricação internacional. “A gestão inteligente de pneus tem que levar em consideração processos bem definidos, ferramentas eficientes e pessoas bem treinadas. O melhor pneu  não é o que roda mais, nem o mais barato significa menos custos por km”, disse ele, lembrando que a Magnum Tires ajuda o cliente em todo o processo, desde a aquisição do produto até seu descarte.

Petterson Felipe, da Pecege, abordou a questão do acordo feito entre produtores e industriais para que os fornecedores pudessem ser incluídos no Renovabio e poderem receber pelos Créditos de Carbono. Ele falou sobre CBios, detalhes dos cálculos, das exigências para habilitação dos fornecedores receberem o pagamento e alertou para questões importantes sobre o tema. No final do evento, todos se confraternizaram durante um jantar.

Petterson Felipe, da Pecege, explicou detalhes do pagamento do CBios
Oscar Gouveia e José Inácio, da PB, deputado Hermano Morais, Hermano Neto e Eduardo Monteiro no evento de Natal
O industrial Eduardo Monteiro também foi homenageado durante o evento
O evento da AsplanRN foi muito prestigiado
Hermano Neto e representantres de associações da PB e AL
O CEO da Magnum Tires, Paulo Vieira e dirigentes canavieiros da Paraíba e Pernambuco
Neto Siqueira e Oscar Gouveia da AsplanPB
Deputado Hermano Morais foi homenageado