Author: administrador

Hospital de Catolé do Rocha realiza quase 400 atendimentos, seis cirurgias e nove partos no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, registrou, durante o plantão do final de semana (30/8 a 1/9)  395 atendimentos ambulatoriais, seis cirurgias ortopédicas pelo Programa Opera Paraíba e nove partos.

Foram 151 consultas médicas na sexta-feira (30), outras 145 no sábado (31) e mais 99 no domingo (1). Neste período, o hospital também realizou nove partos, sendo seis cirúrgicos e três normais, além de 264 exames laboratoriais e 76 exames de Raios-X.

Durante o plantão, a unidade também registrou 36 internações, que tiveram como causas amputação de membro, apendicite aguda, Acidente Vascular Cerebral (AVC), hemorragia no reto, nefrolitiase (formação de pequenos depósitos sólidos (pedras) nos rins ou no trato urinário). e tenorrafia (sutura cirúrgica das extremidades de um tendão seccionado), além dos pacientes que realizaram cirurgias e as parturientes.

Entre os motivos mais frequentes de procura por atendimento no hospital neste período destacam-se as queixa de dores, com 75 ocorrências, seguida de administração de medicação própria, com 29 casos, e de quadros de infecção, com 24 registros. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, 21 pessoas com cefaleia, sete pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito com moto e outras três com automóvel e ainda 12 pessoas com crise de ansiedade.

Equipe do Hospital de Catolé do Rocha em uma das cirurgias ortopédicas realizadas neste final de semana
Hospital de Catolé do Rocha realizou seis cirurgias ortopédicas pelo Opera Paraíba neste final de semana
Hospital de Catolé do Rocha registrou 395 atendimentos no plantão deste final de semana
Recepção do Hospital de Catolé do Rocha no sábado (31.8)
Uma das urgências do plantão deste final de semana no Hospital de Catolé do Rocha

Hospital de Catolé do Rocha reúne gestantes para conversar sobre importância da amamentação

As futuras mamães que fazem o acompanhamento no ambulatório de pré-natal de alto risco do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, participaram nessa quinta-feira (29) de uma atividade diferente, cujo foco foi o  aleitamento materno. A ação, que marcou o encerramento das atividades do Agosto Dourado na unidade, foi organizada pelo setor de Psicologia do hospital e teve como palestrante a médica Amanda Valéria Monteiro, que focou os benefícios do aleitamento tanto para o bebê, quanto para a mãe.

“O leite materno é muito importante para o desenvolvimento do recém-nascido, principalmente nas primeiras semanas de vida e ele transmite nutrientes fundamentais para o bebê e tem todo o suporte nutritivo que o recém-nascido precisa para se desenvolver, tanto que não há necessidade de complementação alimentar, nos primeiros seis meses de vida, enquanto houver a amamentação”, afirmou a médica, lembrando que o leite materno é de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças e que após os seis meses a mãe deve continuar amamentando, mas complementando as refeições com outros alimentos.

A biomédica Jara Jane Alves Araújo, da cidade de São Bento, está na 34ª semana de gestação e foi uma das gestantes que assistiu a palestra. Acompanhada pela unidade no ambulatório de gestação de alto risco por causa de uma diabetes gestacional, ela elogiou a iniciativa e disse que, mesmo já sendo mãe, sempre é bom atualizar os conhecimentos.

“Informação sempre é bom. Quanto mais, melhor, até porque com o passar dos anos muita coisa vai inovando”, disse Jane, que também elogiou o acolhimento da equipe. “A equipe é muito bem preparada e sempre que vou às consultas sou muito bem atendida. Sabemos que muitas vezes o atendimento no SUS deixa a desejar pela falta de profissionais que trabalham com amor, mas em Catolé é diferente”, comentou Jara, que teve seu primeiro filho em Catolé, há nove anos. Agora ela espera uma menina que se chamará Maria Luísa e deve nascer em três semanas, quando ela completar 37 semanas.

Sobre o ambulatório de pré-natal – O Hospital de Catolé do Rocha também é maternidade e dispõe de um ambulatório de pré-natal de alto risco desde o começo deste ano. Além das consultas e acompanhamento médico, no ambulatório as gestantes contam ainda com os serviços de psicologia realizados às segundas e quintas pela psicóloga Amandda Maia, que trabalha a questão da ansiedade.

“Além da consulta médica e de toda a triagem clínica com a enfermagem, no ambulatório de gestação de alto risco também trabalhamos, em rodas de conversa, a orientação de exercícios de alongamento específicos no período gestacional que ajudam as pacientes a terem menos dores neste período, além de focarmos na importância do parto natural e dar dicas de como lidar com a gravidez e os bebês após o nascimento”, explica a psicóloga Amandda Maia. As orientações de alongamento e exercícios, nas quais são ensinadas técnicas de relaxamento, são feitas pela fisioterapeuta Taisa Almeida, que integra a equipe multiprofissional do hospital.

As gestantes que optam pelo serviço também têm acompanhamento com dietas específicas com uma das nutricionistas do hospital, que orienta sobre a importância de uma alimentação saudável, com foco nas necessidades de quem está gestante. “O nosso acolhimento e assistência com as gestantes em nossa unidade vai muito além da consulta médica e da assistência ao parto”, reitera o diretor geral do hospital, Fábio Cardoso.

O ambiente foi especialmente preparado para celebrar o tema aleitamento
Equipe do hospital que participou do encerramento do Agosto Dourado
Jara Jane elogiou a palestra e atendimento do Hospital de Catolé
As gestantes do ambulatório de pré-natal de alto risco foi o público alvo da palestra
As gestantes tiraram dúvidas sobre aleitamento materno
A médica Amanda Valéria falou sobre os benefícios do aleitamento para mãe e bebê

Asplan tem expressiva participação no primeiro dia do III Simpósio Paraibano de Cana-de-Açúcar

O primeiro dia de atividades do III Simpósio Paraibano de Cana-de-Açúcar, evento promovido pelo Gesucro, com apoio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e outras empresas e entidades, na cidade de Areia, no Brejo paraibano, ficou marcado pela expressiva participação de representantes da Asplan no evento. O diretor do Departamento Técnico da entidade, Neto Siqueira, fez a palestra de abertura e depois apresentou um panorama da cultura canavieira e sua importância para a Paraíba, o Nordeste e o Brasil. Já o agrônomo da associação, Luis Augusto, abordou o Renovabio e como esse Programa impacta positivamente o setor sucroenergético e toda a cadeia produtiva. O biólogo da Estação de Camaratuba, mantida pela Asplan, Roberto Balbino, foi o moderador das atividades da tarde do primeiro dia do Simpósio.

Participaram da abertura dos trabalhos, compondo a mesa de autoridades, o Diretor do Centro e Orientador do Gesucro, Manuel Bandeira, o presidente da APCA, Thiago Baracho, o secretário de Agricultura de Areia, Erivaldo Guedes, o presidente do Gesucro, Wellington Júnior e a vice-presidente do Gesucro, Rhadija Laura, além do produtor canavieiro e diretor do DETEC da Asplan, Neto Siqueira. Em todas as falas, a importância da cultura da cana-de-açúcar como fator de desenvolvimento da Paraíba, a necessidade de fortalecer o setor canavieiro com novos negócios, a exemplo da produção de cachaça e realização de eventos, da formação de mão de obra qualificada entre outras questões ligadas ao universo canavieiro.

“Esse evento promovido pelo Gesucro é importante para enaltecer a cultura canavieira, é salutar porque traz para debates temas relevantes do setor e, sobretudo, é uma forma de reunir pessoas, profissionais, estudantes e empresas do segmento canavieiro que juntos analisam o setor, ampliam conhecimentos e buscam caminhos para o fortalecimento da cultura que é a mais importante do estado e também do brejo paraibano”, afirma Neto Siqueira que em sua palestra lembrou que a Paraíba cresceu a produção de cana nos últimos anos em 1 milhão de tonelada, sem acréscimo de área plantada, explicando que isso se deveu ao uso da tecnologia, de irrigação, da  qualidade da cana e da melhoria dos processos produtivos.

A palestra sobre Renovabio, apresentada por Luis Augusto, focou nos processos e melhoria de produção que têm que ser observadas por produtores e industriais para que a nota de eficiência que vai calcular o CBios (Créditos de Caarbono) seja a melhor possível. “O Renovabio estabelece uma série de critérios avaliativos que levam em conta todas as etapas realizadas no processo produtivo, tanto pelo produtor, no campo, quanto pelo setor industrial, e a nota que será dada para calcular a eficiência energética vai ser um somatório de tudo isso, portanto, mais que nunca, produtor  e  indústria precisam estar alinhados no mesmo propósito e práticas, porque a eficiência de um  impactará no outro e vice-versa”, explicou Luis que fez a palestra substituindo o presidente da Unida e da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool, Pedro Campos Neto que teve compromissos fora do Estado na data do evento.

Como mediador das palestras da tarde, coube ao biólogo Roberto Balbino, apresentar os palestrantes, conduzir os trabalhos da parte da tarde do Simpósio, encaminhar as perguntas aos palestrantes e fazer uma avaliação final das apresentações. “Eu nunca tinha atuado como mediador no Simpósio e achei interessante a experiência, mas, mais interessante ainda foi ver o quanto as pessoas que se apresentaram são detentoras de vasto conhecimento sobre os assuntos abordados, o que elevou o nível das abordagens”, disse ele, destacando a palestra do representante da Usina Estivas, Vamberto França que deu uma verdadeira aula de nutrição e manejo químico da cana, assim como a fala do gerente de relacionamento do BNB, Sandoval Vieira Júnior, que apresentou as linhas de crédito da instituição.

Na sexta-feira (30) a programação do Simpósio incluiu uma palestra sobre melhoramento genético, outra sobre inovação na irrigação e também uma abordagem sobre maturação de cana-de-açúcar, assim como manejo de plantas daninhas de difícil controle, portfólio de variedades Ridesa, além de um momento de confraternização. A noite, no encerramento, aconteceu a abertura do evento ‘Areia Mostra Cachaça’.

Vamberto França, da Usina Estivas, abordou a nutrição e manejo químico da cana
Secretário de Agricultura de Areia, Erivaldo Guedes, prestigiou o Simpósio
Roberto Balbino, da Estação de Camaratuba, com profissionais que atuam lá, participou do Simpósio
Representantres da Asplan no III Simpósio Paraibano de Cana realizado em Areia
O Simpósio reuniu alunos, professores, produtores, empresários e especialistas do setor canavieiro
O III Simpósio Paraibano de Cana-de-Açúcar aconteceu em Areia, nos dias 29 e 30 de agosto
O diretor do Detec da Asplan, Neto Siqueira foi presenteado com um kit do evento
O gerente de relacionamento do BNB, Sandoval Vieira Júnior falou sobre linhas de crédito
O agronômo da Asplan, Luis Augusto falou sobre Renovabio
Neto Siqueira, da Asplan, falou sobre a importância da cultura canaviera
Luis Augusto, da Asplan, falou sobre Reenovabio
Luis Augusto e Neto Siqueira, da Asplan, em uma das atividades do Simpósio
A mesa de abertura dos trabalhos
Diretor do Centro e professor, Manuel Bandeira

Associados da Asplan conhecem ferramenta da Agrichem e assistem palestra sobre manejo com o Moddus da Syngenta

O PAMnutri – Programa Agronômico de Monitoramento Nutricional da Agrichem foi apresentado nesta quarta-feira (28), durante evento técnico promovido pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) para seus associados. A apresentação da ferramenta, que é gratuita para clientes Agrichem, foi feita pelos Engenheiros Agrônomos, Caroline Maria Macedo e Thomas de Albuquerque Ferraz. Na segunda parte do evento, o representante da Syngenta, Alberto Paulino Júnior, falou sobre Manejo de Maturação com o Moddus.

A partir do tema ‘Rastreabilidade Nutricional” os representantes da Agrichem apresentaram a plataforma PAMnutri, que é exclusiva da empresa, e se constitui numa recomendação baseada em duas análises, uma química, do solo, e a outra de extrato de saturação, e que leva em consideração também aspectos da localidade, tais como, georeferenciamento, precipitação média da cultura, estimativa de produtividade que possibilita gerar um relatório completo que inclui ações de correção de solo, adubação, adubação foliar, respeitando o ciclo e as necessidades da cultura.

 “A PAMnutri é uma plataforma gratuita e estamos à disposição para dar um suporte técnico”, disse Caroline Maria. Para ter acesso a ferramenta, basta que o produtor entre em contato com a Agrichem, com a Supra Agrícola ou com a Central de Adubos. O relatório que é gerado com os estudos na propriedade é disponibilizado no celular ou computador do produtor.

            O agrônomo da Asplan, Luis Augusto, que assistiu a palestra, destaca a importância desse serviço. “A PAMnutri é uma ferramenta excelente que a empresa Agrichem vem disponibilizando para as usinas e fornecedores que permite quantificar não só os nutrientes presentes no solo, como também o que efetivamente está disponível e, com base nisso, o produtor identifica os níveis adequados, os que estão em excesso, e a necessidade de complementar ou não e faz as devidas correções”, afirma Luis.

            Já na palestra ‘Manejo de Maturação com Moddus’, Alberto Paulino da Silva Júnior, da Syngenta, abordou os principais fatores e parâmetros que influenciam na maturação da cana-de-açúcar no Nordeste, incrementando melhorias na nutrição e sanidade do canavial, o que assegura maiores ganhos de ATR e TAH para o produtor, utilizando as ferramentas da Syngenta.

            Neste aspecto, Luis Augusto lembra que é preciso chamar atenção para as médias de ATR das últimas safras que vem baixando em média 10kg/t/safra, saindo de 134 para 124, nas três últimas safras. “O maturador surge como ferramenta tecnológica para o aumento do ATR e, consequentemente, para a maior remuneração do produtor”, destacou o agrônomo. Na ocasião, o representante da Syngenta mostrou exemplos de ganhos de até 11,5 kg de ATR/t de cana com o uso do Moddus, mostrando a viabilidade econômica do uso do produto.

O evento foi realizado no auditório da Asplan
O Engenheiro Agrônomo Thomas de Albuquerque Ferraz
O diretor do Detec, Neto Siqueira participou das palestras
O agrônomo Luis August elogiou a ferramenta da Agrichem
Caroline Maria Macedo apresentou a plataforma PAMnutri
A palestra aconteceu no auditório da Asplan

Hospital Regional de Patos lança projeto para pacientes oncológicos de internação de longa permanência

O serviço de Assistência Social do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, começou a desenvolver neste mês de agosto um projeto pioneiro na unidade de acolhimento e assistência direcionado para pacientes de internamento de longa duração. A proposta consiste em levar os pacientes para vivenciarem momentos de lazer e ludicidade fora das enfermarias.

“A partir de uma experiência muito positiva com uma paciente, resolvemos ampliar para os demais essa ação”, contou a idealizadora do Projeto, a assistente social Liliane Morato. Ela explica que foi observando as pacientes de longa permanência e nas escutas qualificadas identificou que as queixas mais recorrentes era a necessidade de ver outros ambientes e pessoas, além da enfermaria e corredores do hospital. “Levei a paciente para a entrada do Hospital do Bem, para ela poder observar o movimento da rua, a natureza, o novo jardim da unidade, e após essa experiência a paciente relatou que foi uma das melhores coisas que ela vivenciou nos últimos dias e, a partir daí, resolvemos ampliar essa ação para as demais pacientes oncológicas de longa duração”, relatou Liliane.

A primeira experiência aconteceu no dia 10 de agosto e, neste último final de semana (24 e 25), ela foi ampliada para mais nove pacientes de longa duração do Hospital do Bem, que puderam se confraternizar em meio a um lanche coletivo, participar de rodas de conversa e de momentos de expressão da fé. As atividades aconteceram na entrada do hospital, onde foram colocadas mesas e cadeiras. “Aí não foi mais apenas o Serviço Social que se envolveu na ação. Enfermagem, Nutrição, Maqueiros, Serviços Gerais, enfim, toda a equipe assistencial se mobilizou para propiciar momentos de relaxamento, confraternização e acolhimento para as pacientes e seus acompanhantes”, afirmou Liliane.

A dona de casa Maria Ascendino Cirpriano, de 53 anos, de São José do Rio do Peixe, que faz tratamento de um câncer de mama e está internada há um mês e 15 dias na unidade, elogiou a ação e disse que ela mudou o seu humor. “Foi uma iniciativa maravilhosa. Há mais de 30 dias que eu não saía do hospital, não via outras pessoas, não via o sol sem limites, que eu não sentia a brisa no meu rosto. Foi uma atividade que me deixou muito feliz. Isso mudou até o meu entusiasmo”, ressaltou ela.

A mesma opinião foi compartilhada pela doméstica Luzinete Mariano da Silva, de 64 anos, de Patos, que trata um câncer de bexiga há seis anos. Interna há um mês e 15 dias, ela disse que o momento propiciado no último final de semana fez uma enorme diferença para ela. “Naquela ocasião, eu pude olhar para o mundo de forma diferente do que a gente vê com as paredes do hospital. Pude respirar o ar da rua, ver pessoas que eu não conheço, até o simples movimento de carros influenciou na minha alegria. Eu pude olhar o mundo além do hospital e isso me fez um bem muito grande”, destacou, agradecendo à equipe do hospital, que propiciou esse momento de congraçamento.

A coordenadora do Serviço Social, Suenia Mota, comentou que a ideia agora é criar um fluxo permanente para o desenvolvimento de atividades com esses pacientes oncológicos de internação de longa duração. “Estamos definindo com a direção e equipe se as atividades serão realizadas semanalmente ou a cada quinze dias, mas já definimos que essa ação continuará e será incorporada à rotina da unidade, sempre nos finais de semana que é quando o fluxo de pessoas no Hospital do Bem fica reduzido e nos permite realizar essa atividade externa sem prejudicar a dinâmica do hospital, nem os nossos pacientes”, adiantou Suenia.

A primeira paciente a inspirar o projeto
Com o projeto, as pacientes de longa duração puderam sair um pouco da rotina do hospital
A Sra. Luzinete junto com profissionais que integram o Hospital de Patos
O momento aconteceu no sábado e domingo
O momento de acolhimento incluiu os acompanhantes e parentes das pacientes
Pacientes de longa internação do Hospital de Patos vivenciaram momentos de descontração no útlimo final de semana
Pacientes e profissionais do hospital que ajudaram a organizar o momento
Rodas de Conversa também faz parte do Projeto
Um dos momentos do último sábado com as pacientes de longa internação
O lanche coletivo reuniu funcionários, pacientes e seus acompanhantes
Maria Ascendina elogiou a ação
Luzinete Mariano disse que a ação lhe deu mais ânimo
A proposta é executar o projeto a cada semana ou quinzenalmente

3ª Edição do Simpósio Paraibano de Cana-de-açúcar promovido pelo Gesucro com apoio da Asplan acontece em Areia nos dias 29 e 30

Os assuntos relacionados ao manejo e tecnologia do cultivo de cana-de-açúcar, ao cenário atual da cultura e suas perspectivas estarão em pauta nestes dias 29 e 30 de agosto, em Areia (PB), durante a terceira edição do Simpósio Paraibano sobre Cana-de-Açúcar. Promovido pelo Grupo de Estudos Sucroenergético (Gesucro), em parceria com a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e outras entidades ligadas ao setor, o evento é direcionado para estudantes, professores e profissionais da área agrícola e sucroenergética. As atividades acontecerão no Auditório Maria das Dores Monteiro Baracho, no Campus II, da UFPB.

            O evento começa às 8h com o credenciamento dos participantes. Às 10h está programada a solenidade de abertura. Em seguida, acontecerá uma palestra que será proferida pelo presidente da Aspeca, André Amaral Filho. Thiago Baracho, da APCA, falará em seguida. À tarde, a programação segue com uma palestra sobre Renovabio. Um representante do Banco do Nordeste falará em seguida sobre crédito rural. Vamberto, da Usina Estivas, falará sobre nutrição de cana, e Fernando, da TOP/BIO, abordará o uso de bioinsumos na cana-de-açúcar. À noite, encerrando a programação do dia 29, haverá um coquetel para todos os presentes.

            Na sexta-feira (30) pela manhã, a programação do Simpósio inclui uma palestra sobre melhoramento genético, outra sobre inovação na irrigação e também uma abordagem sobre maturação de cana-de-açúcar. À tarde, o tema será manejo de plantas daninhas de difícil controle, portfólio de variedades Ridesa e momento de confraternização de ex-membros. A noite, no encerramento do Simpósio, acontecerá a abertura do evento ‘Areia Mostra Cachaça’.

            “O Simpósio é uma imersão sobre conhecimento, inovação e tecnologia ligada ao universo canavieiro e uma excelente oportunidade que teremos de atualizar informações do setor com foco no fortalecimento do segmento canavieiro da Paraíba.”, afirma o diretor do Departamento Técnico da Asplan (Detec), Neto Siqueira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site even3.com.br/iii-simposio-de-cana-de-acucar-da-paraiba-478941 ou no dia 29, no local do evento, entre as 8h e às 10h.

Diretor técnico do Detec da Asplan, Neto Siqueira, destaca importância do evento
A cultura canavieira será o foco do Simpósio que acontece na cidade de Areia nestes dias 29 e 30 de agosto

Mais de 200 pessoas procuram assistência no Hospital de Coremas no final de semana

Entre a última sexta-feira (23) e o domingo (25), 212 pessoas procuraram pelos serviços ambulatoriais e de urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas. A unidade, pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 71 pessoas no plantão da sexta-feira, a 70 outros pacientes no sábado (24) e a mais 71 pessoas no domingo (25). Neste período, os casos de dores, diarreia  e sintomas de síndrome gripal lideraram a procura pelo serviço.

Além de pessoas com os sintomas descritos acima, o hospital atendeu ainda pacientes com cefaleia, crise nervosa, dificuldade de urinar, febre, crise hipertensiva, com reação alérgica, tontura, torção e que apresentavam vômito, além de uma pessoa que se feriu com objeto perfuro/cortante e outra por tentativa de suicídio, entre outras causas de menor incidência.

Durante o plantão do final de semana, seis pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores, um deles com infecção do trato urinário (ITU), outro com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), outro com quadro de diarreia, por dor e edema, complicações da erisipela, por causa de pico hipertensivo e por GECA (inflamação gastrointestinal).

Hospital de Coremas atendeu 212 pessoas no plantão deste final de semana

Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas no final de semana

A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou, nesse final de semana, o atendimento de 210 pessoas, entre as quais nove por causa de sinistros de trânsito, sendo oito com motos e um atropelamento. Entre as 18h da última sexta-feira (23) até a meia-noite deste domingo (25), o hospital realizou ainda 23 cirurgias, sendo oito de urgência e 15 eletivas. Foram 10 procedimentos oncológicos, seis ortopédicos, cinco gerais e dois vasculares.

O plantão de maior procura pelo serviço no final de semana foi o de domingo (25), quando 99 pessoas deram entrada no Complexo, seguido do plantão de sábado (24) quando outras 80 pessoas foram atendidas. E das 18h até a meia-noite da sexta-feira (23), mais 31 pessoas passaram pela Urgência e Emergência da unidade.

Além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade nesse final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 77 registros, seguido de pessoas que sofreram quedas de nível ou da própria altura, com 44 casos. Mas o hospital atendeu ainda  13 pessoas que sofreram mordidas de animais, dois casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de seis casos de dispneia, entre outros motivos.

O boletim de atendimento de pacientes vítimas de sinistros de trânsito mostra que, além de acidentados da cidade de Patos, que teve quatro ocorrências, o hospital ainda recebeu pacientes das cidades de Nova Olinda, São Mamede, Teixeira e Piancó. Dos nove pacientes, apenas um precisou permanecer internado para cuidados posteriores ao atendimento na urgência.

Das 23 cirurgias, 10 foram oncológicas
Hospital de Patos realizou 23 cirurgias, sendo oito de urgência e 15 eletivas
Uma das 23 cirurgias realizadas no plantão do final de semana no Hospital de Patos
Hospital de Patos atendeu 210 pessoas no plantão do final de semana

Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 350 pessoas e realiza oito cirurgias e quatro partos no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos realizou, no plantão do final de semana, compreendido entre os dias 23 e 25, oito cirurgias, atendeu 358 pessoas no pronto atendimento da urgência e ambulatório e realizou quatro partos. A unidade integra a rede estadual de Saúde na cidade de Catolé do Rocha e também funciona como maternidade.

Foram 154 atendimentos na urgência e ambulatório médico na sexta-feira (23), outros 83 no sábado (24) e mais 121 no domingo (25). As oito cirurgias realizadas foram de fratura de plator tibial (correção de uma ruptura entre o osso tibial que fica abaixo do joelho e o joelho), hernioplastia inguinal (cirurgia do aparelho digestivo, orgãos anexos e parede abdominal), laparotomia (abertura da cavidade abdominal para se procurar/explorar alguma doença), postectomia (remoção cirúrgica do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis – fimose) e histerectomia (cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero).

Ainda durante o plantão do final de semana, o hospital realizou quatro partos, 183 exames laboratoriais e 73 exames de Raios-X. No período houve o registro de 20 internações por Acidente Vascular Cerebral (AVC), Acidente Vascular Encefálico (AVE), choque séptico, GECA (inflamação gastrointestinal), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), além dos oacientes que fizeram cirurgia e as parturientes.

No pronto atendimento ambulatorial os motivos mais frequentes de procura pelo servil foram de pessoas com queixas de dores, com 55 ocorrências, seguido de casos de cefaleia, com 29 registros, e de consultas cardiológicas, com outros 29 atendimentos. O hospital atendeu ainda 20 pessoas com sintomas de síndrome gripal, 19 casos de faringite, dez de mialgia, nove com dorsalgia, oito pessoas que sofreram sinistros de trânsito com motos e outras oito pessoas com crise de ansiedade, além de outros motivos de menor incidência.

Hospital de Catolé do Rocha atendeu 358 pessoas neste final de semana
Hospital de Catolé do Rocha realizou oito cirurgias neste final de semana
Um dos atendimentos da urgência no Hospital de Catolé do Rocha

Presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool e da Unida pede investigação e repudia incêndios criminosos em São Paulo

Os incêndios criminosos ocorridos em áreas de cana-de-açúcar nos últimos dias em São Paulo, na opinião do presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool e da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida), Pedro Campos Neto, precisam ser investigados e esclarecidos e as pessoas responsáveis deverão responder pelos seus atos em todas as esferas criminais.

“As queimadas em canaviais que facilitam o corte da cana são estudadas, planejadas, acompanhadas de perto e não fogem ao controle de quem as provoca, portanto, isso que aconteceu no interior de São Paulo foge completamente dos procedimentos técnicos adotados para queima de canaviais”, esclarece o dirigente canavieiro.

Pedro Campos Neto lembra que quando há queima controlada de canaviais há todo um preparo para ela ser realizada. “O solo é molhado ao redor de toda a área, na chamada linha fria. O fogo é sempre ateado em oposição à direção do vento para garantir que se espalhe devagar. É feito um comunicado aos vizinhos do dia da queima, assim como aos órgãos responsáveis, há todo um estudo prévio do terreno (declividade, tamanho da área a ser queimada, teor de umidade do solo, etc”, explica Pedro.

            “Foi muito estranho esses incêndios aconteceram de forma simultânea em lugares distintos”, reitera Pedro Campos Neto, destacando que o número de focos de incêndio registrados em agosto no Estado de São Paulo é o maior para qualquer mês nas cidades paulistas desde 1998, quando os registros começaram a ser computados pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os 23 dias de agosto, por exemplo, somam 3.175 ocorrências, o que é quase o dobro do que foi registrado ao longo dos 12 meses do ano passado no Estado (1.666).

O dirigente canavieiro também elogiou as iniciativas do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que decretou situação de emergência por 180 dias nos municípios afetados com os incêndios e montou um gabinete de crise e um posto avançado de emergência em Ribeirão Preto.

Presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool e da Unida, Pedro Campos Neto
Pedro Campos Neto repudiou incêndios em São Paulo e pede investigação e punição dos culpados