Author: administrador
A matriz energética brasileira ganha e o processo de descarbonização no país avança com o PL dos “combustíveis do futuro” diz Pedro Neto
“A aprovação deste projeto é de extrema importância para o futuro da matriz sucroenergética brasileira e para a descarbonização que é um tema de interesse mundial”, afirmou o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana – Unida e da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do MAPA, Pedro Campos Neto. Ele se refere à aprovação do Projeto de Lei 528/20 denominado PL dos “combustíveis do futuro” pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (11). O PL cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel. A matéria agora segue para sanção presidencial.
Pedro Campos Neto lembra que entre as medidas está a que define uma nova margem de mistura de etanol à gasolina que passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%, tendo o governo a prerrogativa de reduzir para até 22% ou aumentar para até 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, 18% de etanol.
Quanto ao biodiesel, que é misturado ao diesel de origem fóssil no percentual de 14% desde março deste ano, poderá ser acrescido um ponto percentual de mistura anualmente a partir de março de 2025 até atingir 20% em março de 2030, segundo metas propostas no texto, que prevê também mistura máxima de 25%.
A proposta ainda estabelece que o diesel verde poderá ter participação volumétrica mínima obrigatória nos combustíveis, sob definição do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), até 2037. O percentual, porém, não poderá exceder o limite de 3% ao ano. O diesel verde é produzido a partir de matérias-primas exclusivamente derivadas de biomassa renovável, entre elas a cana-de-açúcar.
O mesmo projeto também obriga as companhias aéreas a reduzirem emissões de gases de efeito estufa a partir de 2027, partindo de 1% até 10%, em 2037, por meio do Sustainable Aviation Fuel (SAF), o combustível sustentável de aviação. “O Brasil está no caminho certo na busca da descarbonização, da utilização eficiente das energias renováveis e também fortalecendo a matriz energética brasileira e, neste ínterim, quero parabenizar o deputado federal Arnaldo Jardim que teve uma importância ímpar na elaboração e aprovação do PL”, finaliza o presidente da Unida e da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do MAPA.
Fonte: Agência Câmara

Hospital de Catolé do Rocha vai realizar exames de tomografia em seus pacientes a partir de sexta-feira
Os pacientes do hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde, terão a partir da próxima sexta-feira (13) um avanço no fechamento de diagnósticos. Isto porque, a partir desta data, o hospital começa a realizar os exames de imagem feitos com o novo tomógrafo. Essa semana a equipe do hospital responsável pelo manuseio do equipamento está recebendo orientações e participando de um treinamento para realização dos exames conduzido por técnicos da GE.
O diretor geral do hospital, Fábio Cardoso, comemora mais esse avanço da unidade. “A disponibilidade de um equipamento deste porte em nossa unidade simboliza um avanço muito grande no atendimento aos nossos pacientes porque com ele se abre novas perspectivas, já que conseguimos ter uma melhoria significativa na resolução das imagens, o que permite um melhor e mais preciso diagnóstico”, explica o médico. Ele lembra que para a instalação do equipamento foram feitas obras e toda uma adequação na estrutura do hospital, obedecendo normas técnicas para sua instalação.
A tomografia é capaz de identificar diversos problemas, tais como, nódulos, tumores, doenças infecciosas, acidentes vasculares, problemas no sistema nervoso central, problemas na coluna, tórax, abdômen e muitas outras regiões. “Um exame de imagem com boa resolução auxilia o médico na avaliação da região onde está a doença, assim como permite compreender a extensão do problema e ele é essencial para que o profissional melhor identifique o tratamento adequado para a patologia do paciente”, finaliza Fábio Cardoso.
Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, mas atua também como hospital de portas abertas para urgência e emergência, além de maternidade e também integra o Programa Opera Paraíba. Atualmente, o hospital tem 45 leitos de enfermaria e mais 10 de UTI.




Asplan alerta produtores para a necessidade de fazer a revisão cadastral rural junto a Energisa para não perder descontos tarifários
O produtor rural que recebeu um comunicado de revisão cadastral junto a Energisa Paraíba tem um prazo de 180 dias a contar do recebimento do aviso para poder atualizar seu cadastro junto à concessionária de energia elétrica. Caso isso não ocorra no prazo, o produtor perde os benefícios dos descontos tarifários e ainda terá que ressarcir a Energisa com os valores recebidos no período em que teve o desconto. Esse alerta está sendo feito pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e serve não apenas para os produtores canavieiros associados à entidade, como para qualquer produtor rural que desenvolva atividade de irrigação e aquicultura na Paraíba.
A consultora Girleide Michely, que atua junto a Asplan, orienta os produtores a ficarem atentos ao recebimento do comunicado. “O aviso chega através de uma carta simples que muitas vezes pode até passar despercebida, mas é de suma importância que não se perca o prazo de atualização, porque se isso acontecer os descontos são retirados e o produtor ainda terá que ressarcir a concessionária os valores pagos a menor durante a vigência do benefício tarifário”, afirma ela que está à disposição dos associados da Asplan para tirar dúvidas e fazer os encaminhamentos necessários à regularização do cadastro através do telefone 83- 99930-1753 ou via agendamento pelo 3241-6424 para atendimento no prédio sede da Asplan, em João Pessoa.
Michely explica ainda que a revisão cadastral obedece a uma Resolução Normativa da ANEEL, de 2021, que determina às concessionárias realizarem a revisão cadastral das unidades consumidoras que desenvolvam atividades de irrigação e aquicultura. “Todo produtor rural que desenvolva essas atividades de irrigação e aquicultura terá que fazer a atualização cadastral e aqueles que quiserem se antecipar ao recebimento do aviso podem procurar uma agência de atendimento da Energisa mais próxima de sua propriedade e já atualizar o cadastro, o importante é não perder o prazo após o recebimento do comunicado da concessionária”, reitera ela, complementando que essa normativa atinge mais de 90% dos produtores de cana da Paraíba, já que a ampla maioria deles faz uso de irrigação em suas plantações. Neste caso de irrigantes, o produtor tem que apresentar a Energisa a outorga do uso da água e a licença ambiental.

Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas no plantão do final de semana
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu, durante o final de semana, entre a sexta-feira (6) e o domingo (8), 227 pessoas na urgência e emergência e nos ambulatórios médicos. A unidade, que integra a rede estadual de saúde do Governo da Paraíba, realiza atendimentos de urgência e emergência de baixa complexidade, além de clínica médica e maternidade.
Das 227 pessoas atendidas no ambulatório da unidade, 68 foram no plantão da sexta-feira (6), outras 72 foram no sábado, dia do feriado de 7 de setembro, e 87 procuraram o serviço no domingo (8). Das pessoas atendidas no período, oito delas precisaram ser internadas para cuidados posteriores, uma por infecção no trato urinário, outra com diarreia aguda, outra por causa de pneumonia. Febre alta, complicações de diabetes, acidente de moto e enterite (inflamação da mucosa do intestino) foram também motivos de internação.
A maior causa de atendimento na urgência e ambulatórios médicos foi de pacientes com queixas de dores, com 39 ocorrências, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 21 casos, e de quadros de diarreia, com 14 atendimentos. Mas o hospital atendeu ainda pessoas com cefaleia, crise nervosa, dispneia, dificuldade de urinar, febre, reação alérgica, torção, trauma, vômito, além de três vítimas de sinistro de trânsito com moto e outra ferida por objeto perfurocortante.


Hospital de Catolé do Rocha atende quase 400 pessoas no plantão do final de semana
A urgência e emergência e ambulatório médico do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, atendeu, nesse final de semana, 391 pessoas, sendo 110 pacientes na sexta-feira (6), outros 104 no sábado (7) e mais 177 no plantão do domingo (8). Neste período, a unidade, pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba, realizou ainda dois partos e teve 14 internações. Entre a sexta-feira e o domingo também foram realizados 243 exames laboratoriais e 81 Raios-X.
Os casos mais recorrentes de atendimento no plantão foram de pessoas com dores diversas, com 48 registros, seguidos de pessoas com cefaleia, com 29 ocorrências, e de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 23 registros. Mas o hospital atendeu ainda 15 pessoas para avaliação cardiológica, 13 vítimas de sinistros de trânsito com moto e 12 pessoas com crise de ansiedade, entre outras intercorrências.
Além das duas parturientes, as demais causas de internação no final de semana foram de pessoas com anemia, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Acidente Vascular Encefálico (AVE), derrame pleural, hipoglicemia e inflamação gastrointestinal (GECA), além de uma paciente com aborto retido.
Neste final de semana, o Hospital inaugurou a nova sala de imobilização e gesso da unidade, que agora tem instalações mais amplas e modernas, o que garantiu mais conforto aos pacientes e aos profissionais que atuam no local.



Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas e realiza 22 cirurgias no final de semana
O plantão desse final de semana (6 a 8) na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento de 236 pessoas. Entre as 18h da sexta-feira (6) até a meia-noite do domingo (8), o hospital realizou 22 cirurgias, sendo metade delas de urgência. O hospital, que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba, atendeu ainda 31 pessoas vítimas de sinistros de trânsito 30 delas com motos e uma vítima de atropelamento.
No plantão da noite da sexta-feira (6), foram atendidas na urgência e emergência 36 pessoas; no sábado (7), feriado de 7 de Setembro, outras 91 pessoas procuraram o serviço e, no domingo (8), mais 109 pessoas deram entrada na unidade. Das 22 cirurgias realizadas, 11 foram oncológicas, quatro gerais, outras quatro ortopédicas, duas vasculares, uma bucomaxilo e outra urológica.
Os atendimentos de maior frequência foram de pessoas se queixando de dor, com 20 ocorrências, seguidos de pessoas que sofreram quedas, com 20 casos. O hospital atendeu ainda, entre outras intercorrências, duas pessoas vítimas de agressão física, outras duas que sofreram mordedura de animais, além de uma pessoa que foi ferida com objeto perfuro/cortante.
Das 31 vítimas de sinistros de trânsito, 13 eram de Patos, mas o hospital atendeu ainda acidentados de Cacimba de Areia, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Malta, Matureia, Santa Terezinha, São José do Bonfim e Vista Serrana. Sete pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores, inclusive a vítima de atropelamento.




A união entre produtores e industriais no NE é fundamental para o sucesso da transição energética na região afirma José Inácio
“Os produtores independentes de cana têm uma grande participação da produção das usinas no Nordeste através do fornecimento de matéria-prima dos canaviais às indústrias, afinal, somos 18 mil produtores, que respondem por boa parte da produção de cana, portanto a união entre esses dois agentes da cadeia produtiva é fundamental para o desenvolvimento das ações de descarbonização, principalmente, no tocante ao Renovabio, que exige que ambos atuem em sintonia e equilíbrio respeitando práticas sustentáveis”. Essa colocação foi feita pelo presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, que junto com o vice-presidente da entidade, Pedro Campos Neto, participou do 13º Fórum Nordeste, na última segunda-feira (2). O evento aconteceu em Recife (PE) e foi promovido pelo Grupo EQM, de Eduardo de Queiroz Monteiro.
“O Brasil, no que diz respeito à transição para uma economia de baixo carbono, encontra no etanol, um combustível limpo e renovável, uma solução para ser utilizada em escala mundial e, neste contexto, o Brasil se destaca, uma vez que é o segundo maior produtor de biocombustível do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos, que junto com o nosso país respondem por 90% da produção mundial”, destaca José Inácio, lembrando que isso precisa ficar evidenciado em todos os fóruns que discutam transição energética. “O futuro passa pela descarbonização, pelo uso de energia renovável e pela preservação do meio ambiente e nós produtores temos um papel importante nesse contexto”, reiterou o dirigente canavieiro.






Presidente da Unida lembra que Brasil já está na dianteira no quesito transição energética
“O Brasil é protagonista nesta questão de transição energética e já partiu na frente neste aspecto, através da produção de biocombustíveis, onde o etanol ocupa lugar de destaque, com o aproveitamento e uso da energia solar e eólica, do biodiesel e no debate do enfrentamento das questões climáticas”, afirmou o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida), Pedro Campos Neto, entidade que representar mais de 18 mil produtores de cana do Nordeste. O dirigente canavieiro fez essa afirmativa durante participação do 13º Fórum Nordeste, realizado em Recife (PE), na última segunda-feira (2).
Pedro lembrou ainda que o Brasil também é referência mundial em relação à política de biocombustíveis, tendo um dos mais avançados e modernos programas de estímulo a descarbonização, o Renovabio e que fóruns como esse promovido pelo Grupo EQM enriquecem o debate e ampliam o protagonismo nacional. “Esses debates são de suma importância, pois colocam essa questão da transição energética, que é o assunto do momento no mundo todo, em evidência e quero parabenizar o Dr. Eduardo por ter realizado um evento tão importante e prestigiado”, afirmou o dirigente da Unida, que também preside a Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do MAPA.
O evento, promovido pelo Grupo EQM, presidido por Eduardo de Queiroz Monteiro, contou com a participação do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e do prefeito de Recife, João Campos. A questão da transição energética foi pauta de apresentações e debates em vários painéis com especialistas, um deles, com a participação do consultor Plínio Nastari, da Datagro.






Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas na urgência e emergência e realiza 23 cirurgias no final de semana
O plantão do final de semana (30/8 a 1/9) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 210 pessoas, das quais nove vítimas de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual hospitalar, realizou 23 cirurgias entre a sexta-feira (30) e o domingo (1), sendo oito de urgência e 15 eletivas.
Foram 10 cirurgias oncológicas, seis ortopédicas, cinco gerais e duas vasculares. Na urgência e emergência, o plantão com maior demanda de pessoas foi o de domingo (1), com o atendimento a 99 pacientes, seguido do sábado (31), quando outras 80 pessoas foram atendidas na unidade. Na sexta-feira (30), das 18h até a meia-noite, outras 31 pessoas deram entrada na unidade.
Dos nove pacientes vítimas de acidentes, oito deles foram de pessoas que estavam em motocicletas. Houve ainda o registro de um caso com sinistros envolvendo um atropelamento. Boa parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com quatro pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Nova Olinda, São Mamede, Teixeira e Piancó.
Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos na urgência e emergência do hospital neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 77 ocorrências, seguido de pessoas que tiveram complicações decorrentes de quedas, com 44 casos, além de pessoas que sofreram mordedura de animais, com 13 registros no período, entre outros motivos. O hospital atendeu ainda sete casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), dois casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e dois casos de crise nervosa, entre outras intercorrências.




Hospital de Coremas atende mais de 180 pessoas no plantão do final de semana
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 187 pessoas no plantão deste final de semana, entre a sexta-feira (30) e a meia-noite do domingo (1). Neste período, os casos de dores, diarreia e crise de amigdalite lideraram a procura pelo serviço.
O plantão de maior demanda na urgência e ambulatório médico foi o de domingo (1), quando 73 pessoas foram atendidas. No sábado (31), outras 58 pessoas procuraram o serviço do hospital e na sexta-feira (30), outras 56 pessoas foram atendidas na urgência e emergência da unidade, totalizando os 187 atendimentos do plantão.
Neste período, oito pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores, por causa de pico hipertensivo, infecção do trato urinário, insuficiência renal aguda, dor abdominal, diarreia e crise asmática.
No ambulatório foram atendidas 22 pessoas com queixas de dores diversas, 19 com quadros de diarreia, 13 com crise de amigdalite, oito com sintomas de síndrome gripal, seis pessoas com crise nervosa, cinco que se acidentaram com objetos perfurocortantes, duas para retirada de corpo estranho, além de uma vítima de sinistro de trânsito com moto, entre outras ocorrências de menor incidência.

