Author: administrador
Parceria Asplan/BB possibilitou que palestras técnicas fossem realizadas no local da Expofeira Paraíba Agronegócios 2024
O Circuito de Negócios Agro BB na Expofeira Paraíba Agronegócios 2024, que acontece de 15 a 22 de setembro, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, teve como uma das atrações, nesta quarta-feira (18), a participação de integrantes do Departamento Técnico da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) que fizeram apresentações sobre ações desenvolvidas pela entidade canavieira. O geotecnólogo, Thybério Luna, falou sobre o uso de drones e o agrônomo, Luis Augusto, abordou Safra, Projeto Campo Futuro, Renovabio e Preço de Cana. As apresentações dos Profissionais da Asplan aconteceram na Carreta Agro do BB, uma às 15h e a outra às 16h. Acompanharam o evento produtores canavieiros e profissionais do banco.
A apresentação do geotecnólogo focou na importância, agilidade e vantagens do uso do drone para identificar falhas no campo, manchas, matas, mapear áreas de APPs, etc. “O uso do drone agiliza muito a identificação de questões importantes numa propriedade propiciando ganhos para quem o utiliza”, disse Thybério. Ele lembrou que muitas vezes o proprietário anda no canavial, vê um paredão muito bonito de cana, mas quando se faz o voo com drone se identifica que há falhas ou manchas no talhão e isso tem um impacto significativo na produtividade.
A Asplan, explicou Thybério, começou a mapear áreas com GPS em 2005 e de lá para cá evoluiu esse trabalho de geoprocessamento com a aquisição de drones e outros programas. O primeiro drone da associação tem capacidade para mapear 50 hectares por voo. Já o segundo equipamento, que é bem mais sofisticado e detém melhores recursos tecnológicos, faz de 120 a 130 hectares por voo. Cada voo demora, em média, 15 minutos.
A apresentação de Luis Augusto iniciou com uma breve apresentação histórica da Asplan, que tem mais de 60 anos de atuação na defesa dos produtores canavieiros paraibanos, com cerca de 1.300 associados, sendo a maioria de pequenos e médios produtores. Ele lembrou ainda que houve na safra 2023/24 um recorde de produção, mas, também uma queda de ATR, com cerca de 10 kg de perda por tonelada de cana, fato que ele atribuiu a interferência climática, mas também a falhas na colheita que termina destinando muitas impurezas junto da matéria-prima. “E isso se deveu muito pela dificuldade de disponibilidade de mão de obra, fato que vem se agravando safra a safra”, afirmou ele.
Sobre a previsão de moagem da safra atual, ele disse que não houve precipitações que estavam sendo esperadas e que o cuidado agora é para a cana não perder tanto peso. “O recorde de safra que a gente esperava alcançar novamente, de 7,6 milhões de toneladas na safra passada, não deverá se concretizar e trabalhamos com a estimativa de perca de 10% a 15% em relação à safra anterior, caso esse verão se prolongue mais”, disse Luis. Em seguida, ele falou da metodologia desenvolvida pela PECEGE que, anualmente, levanta junto a Asplan os dados de produção para elaboração dos resultados da safra. Na apresentação, ele mostrou a simulação de como os dados são tabulados e fixados os custos operacionais do produtor. “A melhoria da produtividade, com o uso de tecnologia, de irrigação, a renovação de canaviais, etc, impacta diretamente nos resultados”, enfatizou o agrônomo que também abordou as vantagens do Programa Renovabio.
O diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira, teve uma participação no evento, destacando o uso dos bioinsumos produzidos pela Asplan pelos produtores canavieiros paraibanos. “Os bioinsumos, aliados às tecnologias disponíveis no mercado, o uso de drones e pulverizadores, de adubos foliares, também impactam na produtividade, tendo produtores conseguindo chegar até 70 toneladas por hectare, conseguindo também aumentar seu ATR”, disse Neto, lembrando que hoje o produtor não vende mais tonelada de cana por hectare, mas açúcar por hectare. Neto destacou ainda a disponibilidade do DETEC para ajudar o produtor associado nas suas mais variadas demandas no campo. “Estamos à disposição”, finalizou Neto Siqueira.
A produtora canavieira Ana Cláudia Tavares, que participou do evento junto com seu esposo, também produtor, Marcos Américo, elogiou a iniciativa das palestras e destacou a importância do evento ter sido realizado no espaço da carreta Agro do Banco do Brasil. “A gente sabe que o Banco do Brasil é a maior instituição quando se fala em fomento ao agronegócio e sem os recursos para financiamento de compra de insumos e equipamentos e aquisição de novas tecnologias, nós, produtores não teríamos condição de ter acesso a todos esse bens, então foi importante esse evento ter sido realizado em parceria com o BB porque fortalece os vínculos da instituição com a Asplan e, consequentemente, isso traz benefícios para os associados”, disse ele.
E por falar em benefícios, há uma parceria em andamento entre a Asplan e o BB que vai mudar as regras de operações de crédito entre as duas instituições, com ganhos muito significativos para os produtores associados à Asplan. “Em breve, vamos divulgar essa novidade”, afirma a Assistente Técnica da Asplan, Fernanda Vasconcelos, que também estava presente ao evento da Expofeira, junto com o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Asplan, Alfredo Nogueira Neto. O segundo vice-presidente, Raimundo Nonato, e o diretor tesoureiro da Associação, Oscar de Gouvêa, também acompanharam as apresentações.












Hospital de Catolé do Rocha celebra o Setembro Amarelo em conversas com pacientes e funcionários sobre valorização da vida
O Hospital Regional de Catolé do Rocha – Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba, realizou, nesta terça-feira (17), uma atividade educativa com pacientes e funcionários sobre Saúde Mental e prevenção ao suicídio, tema central da campanha Setembro Amarelo. A ação foi planejada pela equipe de Psicologia e contou com a participação de estudantes de enfermagem que estagiam na unidade.
De acordo com a coordenadora de Psicologia, Amandda Maia, a campanha do Setembro Amarelo traz à tona a discussão sobre a saúde mental. “A divulgação dessa campanha é de suma importância para ajudarmos na prevenção e na orientação da população sobre os sinais que uma pessoa com depressão ou ansiedade apresenta. Além de orientar sobre como ajudar alguém que passa por algum sofrimento psicológico”, afirmou.
A dona de casa Ana Cláudia Silva, que estava aguardando uma consulta, foi uma das pessoas abordadas na recepção do hospital. Para ela, a atividade educativa foi bastante proveitosa. “Gostei muito da iniciativa, pois essa é uma questão que deve ser tratada por todos nós, porque toda morte é uma tragédia para a família e para os amigos, e, dessa forma, quando há suicídio, é mais dolorido ainda. Falar sobre isso nos ajuda a entender melhor sobre como podemos ajudar alguém”, disse.
Durante a ação, ainda foram distribuídos aos pacientes informativos sobre a campanha e também recadinhos alusivos ao tema do Setembro Amarelo e da valorização da vida, acompanhados por um chocolate para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade. Também houve abordagens sobre o tema de forma individual.






Hospital de Catolé do Rocha realiza tomografia em criança com acompanhamento de anestesista
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, atendeu nesta segunda-feira (16) uma criança de dois anos, de Catolé do Rocha, e realizou exames de tomografia da cervical, torácica e lombar para investigação diagnóstica. Durante todo o procedimento, a criança esteve sedada e acompanhada por um anestesista. Ela tem comprometimento de movimentos e fala e precisava de exames específicos de imagem para identificar seu quadro e definir a linha de tratamento.
“Essa é uma ação que parece simples e até corriqueira, mas esse tipo de assistência com acompanhamento de anestesista não é comum nem em hospitais privados, ainda mais em hospitais públicos e isso mostra o quanto a assistência especializada em saúde da Paraíba evoluiu também no sertão e isso nos deixa muito felizes e também emocionados por ver e presenciar esses avanços”, destaca o diretor geral do hospital, o médico Fábio Cardoso.
A família da criança já havia, inclusive, criado uma campanha solidária que custeasse as despesas para fazer os exames de tomografia, além de uma ressonância magnética do crânio e um eletroencefalograma. Maria Estela Pereira da Silva, a avó que acompanhou a neta nos exames do hospital destacou o bom atendimento que ela recebeu na unidade. “Eu entrei no hospital pensando que ia ser uma coisa e foi outra bem diferente, muito melhor. A equipe do Hospital de Catolé está de parabéns. Minha neta foi muito bem atendida, acalmaram ela, me acalmaram também porque eu fiquei nervosa quando sedaram ela, mas tudo ocorreu bem e os exames foram feitos com muito cuidado com ela. Eu nunca imaginei que a assistência seria tão boa, que eu ia encontrar tanta gente competente e amável lá”, disse ela.
O tomógrafo do Hospital de Catolé começou a operar na última sexta-feira (13) e nestes três primeiros dias de funcionamento do serviço já foram feitos 35 exames, entre TC de abdômen, crânio, tórax e cervical. A instalação do equipamento na unidade é mais uma ação do processo de regionalização da saúde promovido pelo Governo da Paraíba, que concretiza a oferta de serviços para todo o Estado e facilita o acesso da população à assistência.






Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas no final de semana e casos de dores lideram busca pelo serviço
A Urgência e Emergência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba em Coremas, atendeu 225 pacientes entre a noite da sexta-feira (13) até a meia-noite desse domingo (15). As queixas de dores lideraram a procura pelo serviço, com 35 registros, seguidas de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 22 ocorrências, e de casos de cefaleia, com 15 registros.
No plantão da sexta-feira (13) foram atendidas 92 pessoas; no sábado (14), outras 63 pessoas passaram por avaliação médica na unidade; e no domingo (15), mais 70 pacientes foram atendidos. Sete pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores por causas diversas: crise asmática, complicações com erisipela, abcesso, diarreia aguda, enterite (inflamação no intestino) e Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC).
Além dos pacientes com queixa de dores, gripe e cefaleia, o hospital atendeu ainda 15 casos de amigdalite, 12 pessoas com crise nervosa, três com dificuldade de urinar, oito pacientes com febre, sete com crise hipertensiva, outros cinco com reação alérgica, três com tontura, cinco vítimas de sinistros de trânsito com moto, três que se feriram com objeto perfurocortante, entre outros motivos.
O Hospital de Coremas atua com serviços de urgência e emergência de baixa complexidade, clínica geral e também como maternidade e integra o Programa Opera Paraíba com a realização de cirurgias de Catarata e Pterígio.



Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 400 atendimentos no final de semana e nove cirurgias
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, registrou, durante o plantão do final de semana (13 a 15), 419 atendimentos entre ambulatoriais e de urgência. Foram 174 na sexta-feira (13), mais 127 no sábado (14) e outros 118 no domingo (15). Neste período, o hospital também realizou sete cirurgias eletivas e dois partos cesáreos, além de 313 exames laboratoriais, 63 exames de Raios-X e uma curetagem (procedimento para remover qualquer tipo de tecido do útero).
Durante o plantão, a unidade também registrou 31 internações, que tiveram como principais causas, abcesso, abdômen agudo, crise asmática, HDA, crise hipertensiva, PAC – Pneumonia Adquirida na Comunidade, pé diabético, pneumonia, PNC – Pneumonia Nosocomial entre outras, além das parturientes e pacientes que se submeteram às cirurgias eletivas.
Entre os motivos mais frequentes de procura por atendimento no hospital no plantão destacam-se queixa de dores, com 57 ocorrências, seguidos de casos de cefaleia, com 26 registros, e de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 16 casos, entre outros motivos. Na urgência, o hospital atendeu ainda seis vítimas de sinistros de trânsito, sendo uma com carro e cinco com moto, além de um caso de agressão física e 17 casos de pessoas com crise de ansiedade.
As cirurgias eletivas realizadas foram de colecistectomia (cirurgia para retirar a vesícula biliar), cirurgias de fratura de plator tibial, de fratura de clavícula, de quinto metacarpo e de herniolpastia inguinal, além das duas cesarianas e da curetagem.

Hospital de Patos realiza mais de 200 atendimentos e 20 cirurgias no final de semana
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, nesse final de semana (13 a 15), foi marcado por 212 atendimentos e 20 cirurgias, sendo 15 de urgência e cinco eletivas. A unidade, que integra a rede estadual de hospitais, atendeu ainda 17 pessoas vítimas de sinistro de trânsito, 13 delas com moto e quatro por atropelamento. Das 20 cirurgias realizadas, sete foram ortopédicas, seis gerais, outras seis vasculares e uma urológica.
O maior volume de atendimentos foi no plantão do sábado (14) quando 98 pessoas deram entrada no hospital. No domingo (15) mais 86 pessoas foram atendidas na unidade e na sexta-feira (13) outras 28 pessoas passaram por avaliação médica e assistência hospitalar na urgência e emergência.
Das 17 pessoas que deram entrada como vítimas de sinistros de trânsito, oito eram de Patos, mas o hospital atendeu ainda acidentados das cidades de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Condado, Desterro, Santa Luzia, São José do Bonfim, Vista Serrana e Matureia.
Na urgência, além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros no trânsito, os demais motivos dos atendimentos do hospital nesse final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 53 casos, de quedas, com 27 registros, e de trauma, com 14 ocorrências. Houve ainda 11 registros de pessoas mordidas por animais, dois casos de agressão física e 11 casos de fratura, entre outros motivos de atendimentos.




Expofeira Paraíba Agronegócios 2024 terá Circuito de Negócios Agro BB e participação da Asplan com exposição de ações da Associação
A Expofeira Paraíba Agronegócios 2024, que acontece de 15 a 22 de setembro, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, terá como uma das atrações o Circuito de Negócios Agro BB e também a participação de integrantes do Departamento Técnico da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) que farão apresentações de atividades com drones realizadas pela entidade em propriedades dos produtores canavieiros paraibanos. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento será das 10h às 22h. A apresentação da Asplan acontece no dia 18, em dois momentos: o primeiro às 15h e o segundo às 16h na carreta agro do BB. A carreta do Circuito estará na Expofeira de 17 a 21 de Setembro.
O objetivo do Circuito de Negócios Agro BB, segundo divulgação institucional do banco, é levar bons negócios para os produtores rurais, movimentar a economia de cada município, bem como realizar palestras para disseminar conhecimento técnico e boas práticas no campo, além de incentivar o empreendedorismo feminino, tanto que a expofeira também contará com a Caravana Mulheres no Topo, antes chamada de BB Pra Elas, que seguirá a mesma agenda do Circuito.
A participação da Asplan acontecerá através da apresentação do projeto de utilização e uso de drones em propriedades de associados da entidade com diversas finalidades, além de outras ações e atividades desenvolvidas pela Asplan. O geotecnólogo e coordenador do projeto de drone, Thybério Luna, fará a apresentação.
Agenda
Além disso, durante os oito dias do evento acontecerão palestras, reuniões, exposições de animais (bovinos, caprinos e equinos), além de realizações de seminários sobre temas referentes ao agronegócio e degustações de comidas regionais. O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com o Sebrae-PB, sistema Faepa/Senar, Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB) e a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). A entrada é gratuita ao público e com horário de funcionamento das 10h às 22h.
De acordo com a programação da Paraíba Agronegócios, haverá exposição de diversas raças bovinas, num total de 700 animais: Nelore, Sindi, Gir, Girolando, Guzerá, Tabapuã e Holandês. Também estão previstas duas exposições de ranqueada nacional de minigado (120 animais). Além dos bovinos, ocorrerá a ranqueada nacional de pôneis e cabritos (130 animais no total). Outra atração prevista é a exposição de 300 cavalos da raça Manga Larga. O público que comparecer ao evento poderá visitar estandes e currais com caprinos das raças boer, saaney, kalahari, alpina, alpina britânica e de ovinos, com cerca de 550 animais. No sábado (21) vai ocorrer um leilão de animais da raça boer. Haverá ainda no local um agroshopping para a exposição de máquinas, equipamentos agrícolas e implementos.


Com o PL do ‘Combustíveis do Futuro’ o Brasil mostra protagonismo no processo de transição energética
“Neste processo de transição energética o Brasil está sendo modelo mundial e com a aprovação do Projeto de Lei 528/20, denominado PL dos “combustíveis do futuro”, nós iremos avançar ainda mais”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, que comemorou a aprovação da matéria nesta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados. O texto agora segue para sanção presidencial.
Segundo José Inácio é preciso que não só o Brasil, mas todos os países procurem diminuir o consumo de combustíveis de fontes fósseis — como petróleo e carvão — substituindo-os por alternativas que diminuam as emissões de carbono e emitam menos gases de efeito estufa. “Neste aspecto, a principal solução para isso está em ampliar a produção e o uso de energias renováveis, como a solar e a eólica, além de estimular o aumento da produção e consumo de biocombustíveis, a exemplo do etanol, que é um combustível limpo, renovável e o Brasil é auto suficiente em sua produção”, destaca o dirigente canavieiro, lembrando que a busca de um mundo mais sustentável é uma missão mundial.
Sobre a parte que o PL dos “combustíveis do futuro” trata sobre as novas margens de mistura de etanol à gasolina, José Inácio, destaca como bons os percentuais sugeridos. De acordo com o texto aprovado, a mistura passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%, tendo o governo a prerrogativa de reduzir para até 22% ou aumentar para até 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, 18% de etanol.


Presidente da Asplan comemora aprovação pela Câmara do regime de urgência do PL 3149
“A aprovação do regime de urgência do Requerimento apresentado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP/PE) ao PL 3149/2020, que inclui produtores independentes no RenovaBio. é mais uma etapa vencida, mas ainda temos que aprovar o PL no Plenário da Câmara e vamos trabalhar para isso, afinal, são mais de quatro anos esperando o reparo dessa injustiça com os produtores”. Essa afirmativa do presidente da Associação dos Plantadores de Cana (Asplan), José Inácio de Morais, faz referência a exclusão dos produtores no recebimento do CBios do Programa Renovabio que deverá ser revisto com a aprovação deste PL
José Inácio lembra que o mérito da matéria está previsto para ser analisado na primeira semana após o 1º turno das eleições de outubro. “A vantagem agora é que, com a decisão em plenário desta quarta-feira (11), o projeto de repasse de CBios será relatado diretamente em plenário pelo deputado Benes Leocádio (UB/RN), não tendo que passar mais em nenhuma comissão do Casa, o que atrasaria ainda mais a aprovação da matéria”, reitera ele, lembrando que é importante que todos se façam presentes, em Brasília, no dia da apreciação e votação da matéria pelos deputados. “Eu estarei lá e convoco todos os representantes do setor produtivo para irem também”, finaliza José Inácio.

É importante que todos estejam presentes em Brasília por ocasião da votação do PL 3149/2020 afirma presidente da Unida
Depois da aprovação do requerimento de regime de urgência do PL 3149/2020 que incluiu os produtores no Renovabio para efeito de recebimento de CBios, nesta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados, as atenções agora se voltam para a data de apreciação e votação em plenário da matéria, o que deve ocorrer depois do primeiro turno das eleições municipais. Para o presidente da União Nordestina de Produtores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto, o momento agora é de convocar os representantes de entidades canavieiras a se fazerem presentes em Brasília no dia marcado para votação do PL.
“Nossa presença em Brasília, neste momento tão importante, será fundamental, até para dialogar com os parlamentares e mostrar que a aprovação do PL além de ser uma reivindicação justa, pois repara uma injustiça com os produtores, é uma ação necessária para inserir um elo importante da cadeia produtiva que ficou de fora do Renovabio”, destaca Pedro Campos Neto.
O Requerimento de urgência aprovado nesta quarta-feira (11) foi apresentado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP/PE) e permitirá que a matéria seja relatada diretamente em plenário pelo deputado Benes Leocádio (UB/RN), não tendo que passar mais em nenhuma comissão da Casa, o que atrasaria ainda mais a aprovação da proposta que já está há quatro anos tramitando na Câmara.
