Author: administrador
Devemos apoiar todos os projetos que fortaleçam e estimulem a cadeia produtiva do álcool afirma presidente da Unida
“Quanto mais estímulo e incentivo, mais o setor sucroenergético nacional fica fortalecido e por consequência a matriz energética brasileira, de forma que qualquer iniciativa que venha fortalecer a cadeia produtiva do etanol terá nosso apoio e adesão”, afirma o presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do Mapa e presidente da União Nordestina de Produtores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto. Ele se refere ao Projeto de Lei 1852/24 que zera as alíquotas das contribuições federais (PIS/Cofins) incidentes sobre operações no mercado interno envolvendo o etanol combustível. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
Pela proposta, explica Pedro, essas alíquotas permanecerão zeradas até o surgimento de outro combustível renovável que venha a substituir o etanol. Sobre as perdas na arrecadação, o texto sugere que deverão ser supridas por cortes nos gastos com propaganda do governo federal. O PL é de autoria do deputado José Medeiros (PL-MT) e tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta terá de ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
“O álcool é renovável, ecologicamente correto e mais limpo e o Brasil tem uma enorme capacidade de produção, porque tem terra, matéria-prima, tecnologia e indústria e nada mais natural e racional que o governo estimular, cada vez mais, o consumo de etanol em detrimento dos combustíveis fósseis”, afirma Pedro Campos Neto.

Hospital do Bem ultrapassa 200 doações de perucas de cabelos naturais para pacientes oncológicos
Desde março de 2021, graças a uma parceria firmada entre a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, com a empresa Perucas Santa Catarina, de Joinville, que pacientes com câncer que fazem tratamento no Hospital do Bem – unidade de oncologia do Complexo – recebem perucas de cabelos naturais. De lá para cá, o hospital já doou mais de 200 perucas. Mas, para continuar com essa ação, o hospital precisa de gestos como o da garota Maria Luiza, de 8 anos, filha da enfermeira Rhamony Mychelle, que nesta terça-feira (1) fez a entrega de sua doação após cortar o cabelo.
A mãe de Maria Luiza explica que essa foi a segunda doação de cabelos da filha ao hospital e que ela ficou sensibilizada após assistir uma reportagem sobre crianças com câncer. “Ela viu na internet uma matéria sobre tratamento do câncer em crianças e me pediu para explicar porque elas não tinham cabelo e eu falei que o tratamento do câncer às vezes faz perder os cabelos, aí ela me disse que queria doar porque sentiu no coração a vontade de fazer isso”, destaca Rhamony, que é funcionária do Complexo.
A atendente Hilda Norberto de Assis Neta, de 33 anos, de Santa Luzia, fez tratamento no Hospital do Bem em 2021 contra um câncer de mama e foi uma das pacientes que fez uso das perucas doadas pela unidade. Para ela, essa ação fez toda a diferença em sua autoestima e na forma como encarar o tratamento. “Minha experiência em usar peruca foi maravilhosa, pois eu trabalhava com atendimento ao público e minha aparência contava muito e com a ajuda da peruca pude elevar mina autoestima e encarar o tratamento com mais entusiasmo”, afirma ela, que usou a peruca durante sete meses, até os cabelos começarem a nascer novamente. Hilda ainda faz acompanhamento trimestral no Hospital do Bem.
“Sabemos que os cabelos é um item importante para manter a autoestima em alta e o tratamento oncológico, via de regra, afeta diretamente os cabelos. Daí, ser tão importante essa parceria que ajuda nossos pacientes a recuperarem a autoestima e enfrentarem o tratamento com mais motivação”, reforça o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, que foi quem firmou, em 2021, junto ao diretor da Perucas Santa Catarina, Tiago Lamego, essa ação de parceria que não traz nenhum ônus para o Hospital e propicia felicidade aos pacientes.
A coordenadora do Serviço Social do Hospital, Suenia Mota, para onde as doações devem ser encaminhadas, destaca a importância da doação de cabelos e fala como se dá o processo de entrega das peças. “A gente recebe os cabelos e enviamos para Santa Catarina, para a empresa que é nossa parceira, e eles mandam as perucas prontas sem custos para nossa unidade. Os pacientes que estão em tratamento na unidade devem procurar o Serviço Social do Hospital do Bem e externar o desejo de obter uma peruca. Eles experimentam as peças disponíveis e escolhem a que quiser”, afirma Suenia, lembrando que não é preciso devolver a peça após o uso.
Ela também lembra que a continuidade da ação depende da doação dos cabelos. “A cada três ou quatro meses a gente envia as doações para a empresa confeccionar as perucas e quanto mais cabelos tivermos, mais doações poderemos fazer”, finaliza Suenia. Cada doador de cabelo recebe do hospital um certificado de gratidão e parabéns pelo belo gesto.





Setembro Amarelo: Complexo Hospitalar de Patos destaca ações para valorização da vida
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, intensificou as ações voltadas para a valorização da vida ao longo da última semana de Setembro, com ações que envolveram funcionários, pacientes e acompanhantes. O objetivo foi fortalecer a saúde mental e o bem-estar de todos os envolvidos no ambiente hospitalar, a partir de uma série de atividades que buscaram a sensibilização sobre a importância do cuidado com a vida. Foram também distribuídos laços amarelos em todas as ações, em alusão ao Setembro Amarelo.
Entre as atividades, destacaram-se as rodas de conversa realizadas com os funcionários da unidade, onde foram debatidas questões ligadas à saúde mental e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde no seu dia a dia, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Todos os setores participaram da atividade coordenada pelo Serviço de Psicologia.
A sensibilização sobre a valorização da vida também envolveu os coordenadores do hospital, que participaram ativamente das atividades e distribuíram cartões com mensagens de incentivo e apoio, reforçando a importância de cuidar do próximo. Pacientes e acompanhantes também foram incluídos nessa abordagem, recebendo orientações sobre como valorizar a vida mesmo em momentos difíceis, como durante o processo de internação e tratamento.
Outra importante ação foi desenvolvida durante o ciclo de cirurgias promovido pelo Programa Opera Paraíba, no último fim de semana, quando a valorização da vida foi integrada aos cuidados cirúrgicos. Durante o evento, os profissionais se dedicaram não apenas aos procedimentos médicos, mas também a promover a mobilização sobre a importância do bem-estar emocional dos pacientes.
O hospital ainda contou com o apoio do Cerest Patos, cuja equipe realizou práticas integrativas voltadas para o bem-estar dos profissionais da unidade, como sessões de aromaterapia, terapia com ventosa e liberação miofascial, proporcionando momentos de relaxamento aos colaboradores.
A coordenadora do Setor de Psicologia, Clécia Silva, lembra que, além das atividades alusivas ao Setembro Amarelo, o hospital oferece atendimentos psicológicos presenciais e on-line para funcionários. “Esse é um serviço que proporciona suporte emocional contínuo aos trabalhadores, visando reduzir o estresse e o desgaste físico e emocional tão comuns na rotina hospitalar”, explica ela, lembrando que as atividades do Setembro Amarelo reforçam o compromisso do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro em não apenas oferecer cuidados médicos de excelência, mas também promover o cuidado integral com a vida, valorizando o bem-estar emocional de todos que fazem parte desse ambiente, incluindo funcionários, pacientes e seus acompanhantes.
O técnico de enfermagem Marcelo Gualberto participou das atividades e destacou a importância da ação. “É oportuno falar sobre saúde mental, não apenas no mês de Setembro, mas todos os dias e essa atividade que desenvolvemos focou no cuidado que devemos ter não apenas com o outro, mas, sobretudo, com a gente mesmo”, disse ele.
A dona de casa Ednalva que acompanhava sua mãe que fez uma cirurgia de catarata elogiou a ação. “Estou muito surpresa não apenas com essa ação do Setembro Amarelo, mas com as abordagens que a gente teve das equipes do hospital. Todos foram muito acolhedores”, afirmou ela que perdeu uma pessoa próxima, há um mês, por suicídio.













Mais 249 pacientes são beneficiados com cirurgia de catarata pelo Opera Paraíba em Patos
O Hospital Regional de Patos, unidade integrante da rede hospitalar estadual, recebeu no último fim de semana a equipe itinerante de oftalmologia do programa Opera Paraíba e contemplou 249 pacientes com cirurgias de catarata. A iniciativa beneficiou moradores de Patos e de mais 31 cidades do interior do estado.
Só no final de semana o Opera Paraíba realizou 785 procedimentos distribuídos em 15 cidades. As cirurgias foram nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, endometriose, catarata, pterígio, calázio, pediátricas, urológicas, otorrino, proctologia, ortopedia, pequenos procedimentos e cabeça e pescoço. O Opera Paraíba é uma iniciativa do Governo da Paraíba, criado em 2019, que visa agilizar o atendimento das pessoas que estão na fila de cirurgias.
Uma das pessoas beneficiadas recentemente foi a aposentada Maria Lúcia Lima, de 66 anos, da cidade de São José de Espinharas. Ela passou por cirurgia de catarata no Hospital Regional de Patos e conta que esse já foi o procedimento do segundo olho. “Fiz a cirurgia do olho direito no dia 31 de agosto, em Patos, e ocorreu tudo bem e agora estou aqui novamente para fazer o do esquerdo. Antes, era tudo embaçado, agora estou com minha vista limpinha”, afirmou.
A agricultora Maria José Silva, da cidade de São José de Princesa, foi outra paciente deste ciclo em Patos. Ela também elogiou o atendimento. “Eu quase não enxergava mais com a vista embaçada. Toda vez que eu fazia exame, o médico dizia que eu precisava fazer a cirurgia e eu fui adiando com medo. Mas agora estou aqui para fazer e só tenho a agradecer por tudo”, disse ela.
Como ter acesso: Para participar do Opera Paraíba, o paciente usuário do SUS deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.
Hospital de Catolé do Rocha atende 350 pessoas no plantão do final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, atendeu, entre a sexta-feira (27) e o domingo (29), 350 pessoas na urgência e emergência e ambulatório médico. Foram 155 atendimentos na sexta-feira, outros 96 no sábado e mais 99 no domingo.
A unidade, que integra a rede hospitalar do estado, realizou ainda cinco cirurgias eletivas e sete partos, além de 52 exames de Raios-X, 37 tomografias e 455 exames laboratoriais. As cirurgias eletivas foram de laqueadura (cirurgia para a esterilização voluntária definitiva), colecistectomia, (cirurgia para retirar a vesícula biliar) hernioplastia inguinal (cirurgia de hérnia) e apendicectomia (cirurgia de retirada do apêndice cecal).
Nos atendimentos no final de semana, a maior demanda foi de pacientes com queixas de dores diversas, com 36 casos no total, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 17 casos, e de casos de crise de ansiedade, com 15 atendimentos. Infecção, quedas, administração de medicação própria, enxaqueca, lombalgia, tosse, febre, mal-estar, náuseas, reação alérgica, tontura, avaliação obstétrica e avaliação cardíaca também foram motivos para procura do serviço, entre outros sintomas.
Na urgência, o hospital atendeu ainda 10 casos de sinistros de trânsito, sendo cinco deles por causa de acidentes de motos, outros dois com sinistros envolvendo automóveis e três por atropelamento. Vinte e nove pessoas precisaram ficar internadas para cuidados posteriores, entre outras razões, por causa de abdômen agudo obstrutivo, apendicite, colecisitice aguda (inflamação da parede da vesícula secundária), fratura de fêmur, infecção do trato urinário, além dos pacientes que se submeteram a cirurgias e partos.



Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas no final de semana e casos de amigdalite lideram procura pelo serviço
Os serviços de Urgência e Emergência e ambulatório médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, pertencente à rede de saúde estadual em Coremas, atenderam, entre a noite da sexta-feira (27) e deste domingo (29), 212 pessoas. A maior demanda de atendimentos, com 36 casos no total, ocorreu em pacientes com amigdalite, seguida de pessoas com crise nervosa, com 21 registros, e de queixas de dores, com 19 ocorrências.
Mas a unidade registrou ainda 17 casos de pessoas com sintomas de síndrome gripal, 11 casos de pessoas que deram entrada no hospital por causa de cefaleia e nove pessoas apresentaram quadros de diarreia. Chamou atenção dos médicos outros cinco casos de pacientes que deram entrada com ferimentos provocados por objetos perfurocortante e um caso de paciente com perfuração por arma de fogo.
Além destes atendimentos, o hospital registrou um caso de sinistro de trânsito com moto, outro de convulsão, quatro pessoas deram entrada na unidade com dificuldades de urinar, outras quatro com dispneia, seis com quadro febril, uma com crise hipertensiva, outra com mal-estar, sete por torção, quatro apresentavam vômitos, três com reação alérgica e uma com hemorragia.
O plantão de maior movimento foi o do domingo, quando foram atendidas 80 pessoas, seguido do sábado, com mais 70 atendimentos. Na sexta-feira (27), outras 62 pessoas deram entrada no hospital. Quatro pacientes precisaram ficar internados para observação e cuidados posteriores por causa de Acidente Vascular Cerebral (AVC), diarreia aguda, abstinência de drogas e crise asmática.
Hospital de Patos registra mais de 270 atendimentos e realiza 26 cirurgias no final de semana
Entre a sexta-feira (27) e o domingo (29) deram entrada na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, nesse final de semana, 277 pessoas, sendo 106 na sexta-feira (27), outras 94 no sábado (28) e mais 77 no domingo (29). Neste período, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou 26 cirurgias, sendo 13 delas de urgência. Foram 10 cirurgias ortopédicas, sete gerais, seis oncológicas, duas vasculares e uma bucomaxilo.
O hospital atendeu ainda 21 vítimas de sinistros de trânsito, sendo 18 delas envolvidas com acidentes de moto, uma vítima de atropelamento, outra de colisão com carro e outra pessoa que estava de bicicleta. Além da cidade de Patos, o hospital atendeu acidentados das cidades de Malta, Água Branca, Cacimba de Areia, Desterro, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Bento e Taperoá.
Além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores, com 60 registros, seguidos de pessoas que sofreram queda, com 34 casos, e ainda 12 registros de pessoas que sofreram mordidas de animais e outras 12 que apresentaram dispneia (falta de ar). O hospital atendeu também 10 pessoas com falta de ar e nove pessoas que precisaram de vacinas, entre outros motivos de atendimento.
Opera Paraíba – Nos dias 27 e 28, o Hospital de Patos realizou cirurgias oftalmológicas de catarata pelo Programa Opera Paraíba. Foram 101 procedimentos na sexta-feira e outros 148 no sábado.




Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 370 atendimentos e seis cirurgias no final de semana
O plantão do final de semana (20 a 22) no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou 377 atendimentos na urgência e emergência e ambulatório médico. No período, o hospital realizou ainda seis cirurgias, 211 exames de laboratório e 50 Raios-X e 18 tomografias.
Os principais motivos de procura pelo serviço foram de pacientes se queixando de dor, com 71 ocorrências, seguido de casos de cefaleia, com 26 registros, e de 19 casos de crise de ansiedade, entre outros motivos. O hospital atendeu ainda cinco vítimas de sinistros de trânsito, sendo três com acidentes envolvendo motos, uma com automóvel e outra com bicicleta.
Durante o plantão do final de semana 18 pessoas tiveram que ser internadas após consulta médica para cuidados posteriores por motivos diversos, entre os quais, por causa de anemia, crise convulsiva, desidratação, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), dor abdominal, neoplasia de boca e pé diabético, além dos pacientes que se submeteram a cirurgias.
As cirurgias eletivas realizadas durante o plantão do final de semana foram de fratura de fêmur, fratura de plator, histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero), hernioplastia inguinal (cirurgia de hérnia) e colecistectomia (retirada da vesícula biliar).
Opera Paraíba – Desta segunda-feira (23) até a próxima quinta-feira (26), o Hospital de Catolé do Rocha está realizando cirurgias oftalmológicas de Catarata pelo Programa Opera Paraíba.




Hospital de Patos realiza 38 cirurgias e atende mais de 180 pessoas no final de semana
O plantão deste final de semana (20 a 22) na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede hospitalar do Governo da Paraíba, em Patos, registrou o atendimento de 188 pessoas. Entre as 18h da sexta-feira (20) até a meia-noite do domingo (22), o hospital realizou 38 cirurgias, sendo 15 de urgência e 23 eletivas. Boa parte dos procedimentos foi de oncologia, com 18 casos, seguidos de oito cirurgias ortopédicas, seis vasculares, cinco gerais e uma bucomaxilo.
No plantão da sexta-feira (22), entre as 18h e a meia, foram atendidos na urgência e emergência 20 pessoas; no sábado (21), outras 91 pessoas procuraram o serviço; e no domingo (22), mais 77 pessoas deram entrada na unidade com demandas variadas.
Os atendimentos de maior frequência foram de pessoas se queixando de dor, com 61 ocorrências, seguidos de pacientes que sofreram quedas, com 28 registros. Mas o hospital atendeu ainda 14 casos de torção, 11 pessoas que sofreram mordidas de animais, um caso de agressão física e ainda duas tentativas de suicídio, entre outros motivos de atendimento.
O hospital atendeu ainda 25 vítimas de sinistro de trânsito, sendo 23 por motocicletas e duas pessoas por atropelamento. Além de Patos, com seis ocorrências, foram atendidos acidentados das cidades de Brejo do Cruz, Desterro, Matureia, Santa Luzia, São José de Espinharas, São José do Bonfim, Teixeira e Vista Serrana. Seis pacientes, todos vítimas de acidente com motos, precisaram ficar internados para cuidados posteriores.




Hospital de Coremas registra mais de 200 atendimentos no final de semana
Entre a noite da sexta-feira (20) e este domingo (22), 207 pessoas utilizaram os serviços de Urgência e Emergência e do Ambulatório Médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba.
Foram atendidas 67 pessoas na sexta-feira (20), outras 55 no sábado (21) e mais 85 no domingo (22). A maior demanda de atendimentos, com 38 casos no total, ocorreu em pacientes que se queixavam de dores diversas, seguida de pessoas com quadro de diarreia, com 22 ocorrências, e de sintomas de síndrome gripal, com 19 casos.
Mas a unidade registrou ainda 14 casos de crise nervosa, atendeu 11 pessoas com quadros de vômito, oito com queixas de cefaleia, quatro pessoas que se feriram com objeto perfurocortante, duas vítimas de sinistros com moto, dois casos de convulsão, cinco com crise hipertensiva, entre outros motivos.
No final de semana, o hospital registrou ainda 15 internações por causa de diarreia, crise hipertensiva, complicações com erisipela, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), nefrolitíase (pedras nos rins), tosse seca, além de um caso de surto por esquizofrenia.



