Author: administrador

Fiscalização da matéria-prima de associados da Asplan nas usinas completa 90 dias diuturnos e consecutivos

O trabalho de fiscalização dos agentes tecnológicos contratados pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) para acompanhar a avaliação da qualidade da matéria-prima entregue pelos produtores canavieiros às usinas paraibanas está prestes a completar 90 dias consecutivos e diuturnos. Isto porque o trabalho desenvolvido pelos 19 agentes contratados este ano acontece 24h desde o início e até o final da safra. Os trabalhos da fiscalização na atual safra (2024/2025) começaram no dia 22 de julho e devem acontecer até fevereiro ou março de 2025, data prevista para o final da moagem.

“A análise da matéria-prima usa a fórmula da ATR (Açúcar Total Recuperado) e nós acompanhamos todo o processo, desde a pesagem da cana do associado até a análise no laboratório da usina para que a remuneração paga pela cana seja fidedigna ao que está sendo entregue, até porque dizemos hoje que não vendemos mais a cana, mas o seu teor de sacarose”, explica o diretor do Departamento Técnico da Asplan (Detec), Neto Siqueira, setor responsável pela coordenação dos trabalhos em campo da fiscalização. Ele lembra que a Asplan também colhe amostras que são analisadas no laboratório própria da entidade, que funciona no prédio sede, localizado em João Pessoa.

O trabalho de fiscalização da matéria-prima acontece simultaneamente, nas oito indústrias paraibanas, em regime de 24h, em turnos de trabalho que variam de uma unidade para outra. Dos 19 agentes, 17 deles atuam nas usinas, um atua como coletor das amostras e outro faz as análises no laboratório próprio. Antes de atuarem nas usinas todos os agentes receberam treinamento. Os novatos participaram de uma capacitação na sede da Asplan e os fiscais veteranos apenas reviram os procedimentos fiscalizatórios.

Na Paraíba, três indústrias fabricam álcool e açúcar (Miriri, Monte Alegre e Giasa), uma fabrica açúcar (Agroval) e três produzem só álcool (Tabu, Japungu e Pemel). A Paraíba detém a terceira maior produção de cana-de-açúcar do Nordeste, uma vez que produz mais que o Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí. Em produção, a Paraíba só fica atrás de Alagoas e Pernambuco, que são tradicionalmente os maiores produtores da região. Atualmente, entre 50% e 60% da matéria-prima paraibana é oriunda de lavouras próprias ou arrendadas pelas indústrias, sendo o restante produzido pelos fornecedores de cana ligados a Asplan que contabilizam cerca de 1.400 associados, entre pequenos, médios e grandes produtores.

A fiscalização atua 24h durante todo o período da safra
Os fiscais verificam todas as etapas de avaliação da matéria-prima dos associados nas usinas
A fiscalização acontece nas oito indústrias da Paraíba, simultaneamente, 24h durante toda a safra
A análise da qualidade da matéria-prima também é fiscalizada pelos agentes
A fiscalização também acompanha o processo de pesagem
Com a fiscalização os produtores de cana recebem o valor correto pela matéria-prima

Asplan tem expressiva participação na I Oficina de Educação Ambiental para Prevenção de Desmatamentos e Queimadas llegais de Mamanguape

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) teve expressiva participação na I Oficina de Educação Ambiental para prevenção de desmatamento e queimadas ilegais em Mamanguape (PB), que aconteceu na quarta-feira (16). O evento realizado pela Prefeitura da cidade, em parceria com a PREVFOGO/IBAMA-PE e a Superintendência do IBAMA-PB, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, teve como foco a preservação ambiental com debate de temas importantes, a exemplo da adoção de práticas sustentáveis, a fim de prevenir desmatamentos e queimadas ilegais.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho da Asplan, Alfredo Nogueira, representou a Associação na Oficina e reiterou a importância da realização de eventos desta natureza, com esse foco na necessidade da orientação aos produtores sobre condutas que preservem a natureza e o meio ambiente. “Muitas vezes, o produtor se quer sabe que precisa de uma autorização para fazer uma supressão vegetal, tanto para queimadas quanto para desmatamento, e é importante se debater essas normativas para que as práticas adotadas sejam sustentáveis e dentro do que determina a legislação em vigor”, falou Alfredo.

Durante sua fala, Alfredo lembrou também que as queimadas realizadas pelos produtores de cana são feitas com segurança, são controladas e realizadas com prévia autorização de órgãos estaduais competentes. “São queimadas controladas, que acontecem à noite e são permitidas para fins agropecuários em áreas específicas, inclusive com plano de manejo integrado do fogo”, reiterou Alfredo.

Além da Asplan, também participaram do evento representantes da FAEPA (Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba), SEMAS/PB (Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba), STRAAF Mamanguape (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares), além de técnicos da SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) e SINDALCOOL (Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool).

Alfredo Nogueira representou a Asplan na Oficina
Durante o evento foi debatido a questão da prevenção a queimadas e desmatamento
Evento aconteceu em Mamaguape, no dia 18 de outubro
Participantes da Oficina de Mamanguape

Presidente da Unida e da Câmara Setorial do Açúcar e Álcool vai participar do Encontro de Lideranças e Produtores de Cana em SP

O presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida) e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, Pedro Campos Neto será um dos palestrantes do ‘Encontro Entre Lideranças e Produtores de Cana’ que acontecerá no próximo dia 24 de outubro, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva (AFCRC), no Estado de São Paulo. Ele participará do painel cujo tema será ‘A importância do diálogo entre as entidades’.

            Além de Pedro Campos Neto farão parte do painel Nelson Perez Júnior, presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA e o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Leal. O evento é promovido pela AFCRC e Feplana e na programação consta, além do painel, quatro palestras e a fala da presidenta da associação paulista, Nádia Gomiere. “Será um importante momento de atualizarmos informações do setor e ainda reiterarmos a importância da união entre as entidades que representam o segmento produtivo canavieiro, afinal, quanto mais unidos estivermos, mais fortes nos posicionaremos na defesa dos nossos interesses”, afirmou Pedro Campos Neto.

            As palestras serão proferidas pela representante da CNA, Eduarda Lee que abordará o tema ‘Resultados do levantamento de custos de produção ano agrícola 2024’‘O meio ambiente e a defesa do seu patrimônio’, por Guilherme Lui de Paula Bueno, Engenheiro Agrônomo e Técnico Florestal da CANASOL; ‘Manejo correto dos tratos culturais em condições climáticas adversas’, com o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Dalben, da ASCANA e ‘Lei de cultivares x pagamento de royalties’, com Luis Henrique Scabello de Oliveira, presidente da CANASOL. O encontro será encerrado com fala do presidente da Feplana, Paulo Leal, sobre ‘Ações da Feplana na representação nacional dos produtores de cana’.

Pedro Neto, presidente da Unida e da Câmara Setorial do Açúcar e Álcool vai participar do evento em Catanduva

 

Hospital do Bem reúne pacientes, ex-pacientes e profissionais para debater importância da prevenção e das ações do Outubro Rosa

Profissionais, pacientes e ex-pacientes do Hospital do Bem – unidade de Oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), em Patos, se reuniram nessa segunda-feira (14) para abrir oficialmente as ações do Outubro Rosa da unidade e reforçar a importância da prevenção do câncer de mama. A oncologista Lidiane Guimarães fez uma palestra sobre prevenção de câncer de mama, o diretor técnico do Complexo, o médico Pedro Augusto e o cirurgião oncológico, Wostenildo Crispim, participaram de uma roda de conversa com pacientes e ex-pacientes.

Este mês, dentro da programação do Outubro Rosa, o hospital está disponibilizando 1.380 mamografias para a população de mulheres na faixa etária indicada para realização do exame. Serão 60 exames por dia direcionados para moradoras dos 89 municípios que compõem a 3ª Macrorregião de Saúde, que devem ser agendados via Central de Regulação do Estado, através das Secretarias Municipais de Saúde. Nos demais meses, o hospital realiza cerca de 500 exames.

Além dos exames, o Hospital vai garantir a avaliação dos resultados e caso haja a identificação de alguma anomalia, as pacientes serão direcionadas para consultas com os mastologistas do Hospital do Bem.

Durante o evento, que também comemorou o aniversário do hospital, com bolo temático e uma apresentação de voz e violão, ainda foi apresentado um balanço das atividades do Hospital do Bem. “Através desta unidade oncológica, o Governo do Estado está disponibilizando o tratamento do câncer para os usuários do sertão, trabalhando a regionalização da saúde e melhorando a qualidade de vida dos pacientes com câncer. A comemoração maior desta unidade ao chegar aos seis anos ininterruptos de assistência aos pacientes oncológicos do sertão, é poder propiciar um acolhimento, atendimento e tratamento de qualidade. Os dados comprovam a importância do serviço para a região e os resultados alcançados nestes seis anos foram muito significativos”, afirma o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

O diretor clínico do hospital, o médico Pedro Augusto, reitera a assertividade do Governo da Paraíba em fundar e manter um hospital deste porte e com esse foco no interior do estado. “O serviço oncológico é complexo e aqui temos qualidade de assistência, com protocolos iguais aos melhores hospitais referência para pacientes com câncer do país, temos uma equipe multiprofissional competente e comprometida com a melhor assistência e nossa estrutura também é muito boa não necessitando que o paciente saia daqui para fazer nenhum tipo de tratamento, com exceção da radioterapia que ainda não foi instalada, mas que, em breve, também estará disponível, uma vez que o governo estadual já garantiu a compra do acelerador linear, cujo equipamento já foi licitado, e já estamos providenciando as obras para instalação”, afirmou o médico Pedro Augusto.

A Sra. Verônica Urquiza, 69 anos, que fez tratamento no Hospital do Bem contra um câncer de mama, descoberto em plena pandemia do Covid, em 2020, deu um testemunho da assistência recebida. Ela fez cirurgia e 22 sessões de quimioterapia na unidade. Atualmente, em remissão da doença, ela faz imunoterapia e recebe a medicação (Anastrosol) todos os meses do hospital, além de realizar consultas semestrais. “Eu só tenho coisas boas a falar do hospital. A equipe é maravilhosa, desde o porteiro que nos recebe, passando pela moça que entrega as fichas a todos os demais profissionais que acompanham os pacientes. Meu tratamento foi muito bom e eu só tenho a agradecer ter esse hospital aqui em Patos que não deve a nenhum hospital, nem mesmo aos privados eu, inclusive, poderia ter feito o tratamento particular, mas escolhi o Hospital do Bem. Depois desta experiência positiva que eu tive com o SUS, eu não falo mais mal do serviço e nem deixo ninguém falar”, afirmou a empresária que também é formada em Letras.

O cirurgião oncológico do hospital, Wostenildo Crispim, reforça o atendimento humanizado do Hospital do Bem. “O paciente com câncer requer um olhar ainda mais acolhedor e aqui nossa dedicação e carinho contribuem com o sucesso do tratamento e os nossos pacientes são o melhor testemunho disso. Aqui nós não tratamos apenas a doença, nós acolhemos os pacientes oncológicos com o que a Medicina tem de mais atual, dando o nosso melhor, com um excelente aporte para que nossos pacientes mantenham a esperança e tenham um tratamento eficiente e eficaz e os resultados que obtivemos nestes seis anos mostram que estamos desenvolvendo um trabalho muito bom”, afirma o cirurgião.

Sobre o Hospital do Bem – O Hospital tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico, para vários tipos de câncer, sendo os mais frequentes na região os de pele, próstata, mama e colo de útero.  A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender 12 pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, mamografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio-X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h. O hospital ainda realiza biopsias de colo uterino, mama, de ovário, de pele e prostática além de cirurgias oncológicas eletivas.

A celebração teve voz e violão
A comemoração teve até bolo temático
A oncologista Lidiane Guimarães fez uma palestra sobre prevenção de câncer de mama
Celebração aconteceu na recepção do Hospital do Bem, em Patos
Celebração aconteceu na recepção do Hospital do Bem, nesta segunda-feira (14)
Celebração dos seis anos de atividades do Hospital do Bem aconteceu nesta segunda-feira
Dr. Pedro Augusto e Dra. Lidiane Guimarães
Dr. Pedro Augusto, diretor técnico do Hospital Regional de Patos
Dr. Wostenildo Crispim, cirurgião do Hospital do Bem, participou da celebração
Equipe de profissionais do Hospital do Bem
Ex-pacientes deram testemunhos da gratidão pela assistência do Hospital do Bem
Lorena Lopes, coordenadora do Hospital do Bem
Pacientes e ex-pacientes deram testemunho sobre a assistência recebida no Hospital do Bem
Rodas de Conversa e mini palestras marcaram a celebração dos seis anos do Hospital do Bem
Todos os depoimentos elogiavam a assistência do Hospital do Bem aos seus pacientes
Verônica Urquiza, paciente do Hospital do Bem em remissão de um câncer de mama, elogiou o serviço e os profissionais

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 350 atendimentos no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, registrou, durante o plantão do final de semana (11 a 13), 359 atendimentos ambulatoriais. Foram 136 na sexta-feira (11), mais 111 no sábado (12) e outros 112 no domingo (13). Neste período, o hospital também realizou 334 exames laboratoriais, 61 exames de Raios-X e 23 tomografias computadorizadas.

Durante o plantão, a unidade também registrou 16 internações, que tiveram como principais causas apendicite aguda, artroscopia de joelho, derrame pleural, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), gastroenterocolite aguda (inflamação gastrointestinal), gastroenterite (infecção intestinal marcada por diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre), insuficiência cardíaca congestiva (ICC), Infecção do Trato Urinário (ITU), Infecção Relacionada à Assistência a Saúde (IRA), neolplasia de laringe e obstrução intestinal, sepcemia, sífilis e Traumatisco Crânio Encefálico (TCE).

Entre os motivos mais frequentes de procura por atendimento no hospital destacam-se queixa de dores, com 44 ocorrências, seguido de casos de cefaleia, com 29 registros, e de pessoas com discopatia, com 15 casos, entre outros motivos. Na urgência, o hospital atendeu ainda 12 vítimas de sinistros de trânsito com moto, oito casos de ansiedade, 13 casos de faringite e outros 13 casos de pessoas com sintomas de síndrome gripal, entre outros motivos.

Hospital de Catolé do Rocha atendeu 359 pessoas no plantão do final de semana

Hospital de Coremas atende mais de 240 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 247 pessoas durante o plantão deste final de semana (11 a 13). As causas mais recorrentes de atendimento na urgência e ambulatório médico foram de pessoas com dores diversas, com 40 casos, seguidas de pacientes com amigdalite, com 39 ocorrências, com crise nervosa, com 22 entradas e apresentando sintomas de síndrome gripal, com 20 registros.

Na urgência, o plantão da sexta-feira (11) registrou a entrada de 91 pacientes. No sábado (12), outras 81 pessoas foram atendidas; e no domingo (13), mais 75 pessoas deram entrada na unidade, totalizando 247 atendimentos. Sete pacientes precisaram ser internados: dois com desidratação, um por complicações com neoplasia pulmonar, outro com Acidente Vascular Cerebral (AVC), um com crise hipertensiva e outro por causa de um abcesso de mandíbula.

Além dessas causas, os demais motivos que levaram a procura de assistência tanto na urgência quanto no ambulatório do hospital, neste plantão de final de semana, foram casos de diarreia, traumas, quedas, cefaleia, contato com animal com raiva, dificuldade de urinar, febre, mal-estar, reação alérgica, vômito. Dois pacientes também foram atendidos na urgência por envolvimento em sinistros de trânsito com motos, um  com ferimento provocado por acidente com objeto perfurocortante.

Hospital de Coremas atendeu 247 pessoas no plantão do final de semana

Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas e realiza 21 cirurgias no final de semana

O plantão do final de semana (11 a 13) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 206 pessoas, das quais 20 vítimas de acidentes de trânsito, e ainda a realização de 21 procedimentos cirúrgicos, sendo 17 urgências e quatro cirurgias eletivas. Foram nove cirurgias vasculares, seis gerais, quatro ortopédicas, uma urológica e outra bucomaxilo facial.

O plantão de maior movimento foi o de sábado (12), com o atendimento a 96 pessoas, seguido do domingo (13), com mais 86 atendimentos. Na sexta-feira (11), das 18h até a meia-noite, outras 24 pessoas deram entrada na unidade.

Dos 20 pacientes vítimas de sinistros de trânsito, a maioria, ou seja, 18 deles foram de pessoas que estavam em motocicletas. Mas houve ainda um registro de acidente com bicicleta e também um atropelamento. Dos acidentados, boa parte deles foi da cidade de Patos, com oito pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Água Branca, Cacimbas, Igaracy, Malta, Matureia, Quixaba, Salgadinho, Santana dos Garrotes, São Mamede e Vista Serrana.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste último final de semana foram de pacientes que apresentaram dores diversas, com 56 casos, seguidos de pessoas que sofreram quedas, com 37 ocorrências, e de 24 pacientes que sofreram pancadas e traumas. Mas o hospital atendeu ainda oito casos de pessoas que foram mordidas por animais, seis casos com hemorragia, entre outros motivos.

Das 21 cirurgias realizadas no final de semana no Hospital de Patos, 17 foram de urgência
Hospital de Patos realizou 21 cirurgias no plantão do final de semana
Uma das 21 cirurgias realizadas no plantão do final de semana no Hospital de Patos

Hospital de Patos vai disponibilizar no Outubro Rosa mais de 1.300 mamografias

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função de detectar a doença ainda em fase inicial. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados. Ciente da importância deste exame e dentro das comemorações do Outubro Rosa, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, vai disponibilizar 1.380 mamografias para a população de mulheres na faixa etária indicada para realização do exame.

Serão ofertados 60 exames por dia direcionados para moradoras dos 89 municípios que compõem a 3ª Macrorregião de Saúde. Os exames devem ser agendados via Central de Regulação do Estado, por meio das Secretarias Municipais de Saúde. Nos demais meses, o hospital realiza cerca de 500 exames. Além dos exames, o Hospital vai garantir a avaliação dos resultados e, caso haja a identificação de alguma anomalia, as pacientes serão direcionadas para consultas com os mastologistas do Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo.

O diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, reitera o compromisso do Governo do Estado com a saúde das paraibanas. “Essa ação do Outubro Rosa está ofertando um maior quantitativo de exames do que foi oferecido em campanhas passadas e, se chegarmos ao final de outubro e esse quantitativo não tiver sido todo preenchido, continuaremos a dispor de mais exames em novembro e até atingirmos essa meta”, afirmou o diretor. Ele lembra que a ação faz parte do cuidado preventivo disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde para as mulheres que se encontram dentro da janela de idade para realização do exame ou que têm casos de câncer de mama na família.

“A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, explica o mastologista Thiago Pereira Alencar, profissional que atua no Hospital do Bem, junto com a também mastologista Ana Rita Guedes.

O processo de disponibilização dos exames ocorrerá através de regulação. Os 89 municípios que integram a 3ª Macrorregião de Saúde receberão quantitativos correspondentes as suas demandas, através da Central de Regulação Estadual, que fará as marcações de dias e horários dos exames de cada paciente, possibilitando que cada paciente saiba o dia e horário que tem que comparecer para fazer o exame.

O mamográfo do Hospital de Patos é digital e de última geração
Além da mamografia, pacientes com laudo suspeito serão encaminhadas para o mastologista
O hospital de vai realizar 60 mamografias por dia durante o Outubro Rosa
O Hospital de Patos vai disponibilizar este mês 1380 mamografias no Outubro Rosa

Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas na urgência e emergência e realiza 19 cirurgias no final de semana

O plantão do final de semana das eleições municipais (4 a 6) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento a 205 pessoas, das quais 14 vítimas de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual hospitalar, ainda realizou 19 cirurgias entre a sexta-feira (4) e o domingo (6), sendo 12 de urgência e sete eletivas.

Foram seis cirurgias oncológicas, cinco gerais, quatro ortopédicas, três vasculares e uma urológica. Na urgência e emergência, o plantão com maior demanda de pessoas foi o de sábado, com o atendimento a 92 pacientes, seguido do domingo quando outras 79 pessoas foram atendidas na unidade. Na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 34 pessoas deram entrada na unidade.

Dos 14 pacientes vítimas de acidentes, 12 deles foram de pessoas que estavam em motocicletas, uma em automóvel e outra em bicicleta. Boa parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com seis pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Aguiar, Boa ventura, Catingueira, Desterro, Matureia, Passagem e Santa Luzia.

Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 73 ocorrências, seguidos de pessoas que tiveram complicações decorrentes de quedas, com 45 casos, além de 10 registros de dispneia no período, entre outros motivos. O hospital atendeu ainda oito pacientes que tinham sido mordidos por animais, dois casos de agressão física e dois de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Hospital de Patos realizou 19 cirurgias no plantão do final de semana
Das 19 cirurgias realizadas no plantão deste final de semana no Hospital de Patos, 12 foram de urgência
Uma das 19 cirurgias realizadas no final de semana no Hospital de Patos

Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana das eleições, entre a sexta-feira (4) e o domingo (6), 208 pessoas. Foram 67 atendimentos na sexta-feira, mais 79 no sábado e outros 62 no domingo, entre consultas ambulatoriais e de urgência e emergência.

Neste período, seis pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de complicações com gastroenterite (inflamação que atinge o estômago e o intestino), diarreia, úlcera infectada e febre.

A maior demanda de procura pelo serviço no período foi de pacientes com queixas de dores, com 55 ocorrências, seguido de casos de sintomas de síndrome gripal, com 20 registros, e de quadros febris, com 19 casos.

Mas o hospital atendeu ainda três pessoas com diarreia, 10 pessoas com crise de amigdalite, outras 10 com crise nervosa, quatro pessoas com ferimentos com objeto perfurocortante e duas que se acidentaram com motos, entre outros motivos.

Um dos atendimentos do final de semana no Hospital de Coremas