Author: administrador

Hospital de Patos registra mais de 240 atendimentos com maioria de vítimas com dores no fim de semana

O relatório do plantão do último final de semana da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) mostra que houve 248 atendimentos na unidade, entre as 18h da sexta-feira (25) e a meia-noite do domingo (27) – a maioria com dores (52).  Mas chamou a atenção o número de vítimas que deram entrada no hospital por causa de mordidas de animais: foram 11 registros, sendo 10 provocados por cachorro e um por gato.

Neste período, o hospital realizou 20 cirurgias, sendo 10 de urgência. Foram seis cirurgias ortopédicas, cinco oncológicas, outras quatro gerais, duas vasculares, mais duas urológicas e um procedimento buco-maxilo.

O hospital registrou ainda 20 atendimentos por causa de sinistros de trânsito, sendo 19 vítimas de acidentes com motocicletas e uma por atropelamento. A maior parte dos acidentados de moto era de Patos, com 13 ocorrências, mas o hospital atendeu também pacientes das cidades Condado, Coemas, Matureia, Passagem, São José de Espinharas e São Mamede. A vítima de atropelamento também era de Patos.

O plantão de maior movimento foi o de sexta-feira (25), quando foram atendidas 103 pessoas. No sábado (26), outras 66 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência do hospital e no domingo (27), mais 79 pessoas foram atendidas. Além das mordidas e sinistros de trânsito, a maior parte da demanda de atendimentos recaiu sobre dores diversas (52 casos), quedas diversas (22 casos), traumas (14 casos), cortes (sete casos), entre outros motivos. O hospital atendeu ainda cinco pessoas vítimas de agressão física e uma com ferimento provocado por arma branca.

Hospital de Patos realizou 20 cirurgias no final de semana
Das 20 cirurgias realizadas no plantão do final de semana, 10 foram de urgência
Uma das 20 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 400 atendimentos no plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, atendeu 402 pessoas entre a sexta-feira (25) e o domingo (27) entre consultas ambulatoriais e urgência e emergência. Neste período, foram realizadas quatro cirurgias, sendo uma delas um parto. Foram 129 atendimentos na sexta-feira, outros 162 no sábado e mais 111 no domingo.

No plantão do final de semana foram realizados ainda 273 exames laboratoriais, 62 Raios-X e 25 tomografias. O hospital registrou neste período a internação de 17 pessoas, por anemia, abcesso, Acidente Vascular Encefálico (AVE), dor abdominal, neoplasia de pâncreas e de garganta, além de intoxicação exógena e dos pacientes que fizeram cirurgias. As cirurgias foram duas de plator tibial e uma clavicular, além do parto cesariano.

A maior demanda de atendimento foi de pessoas com queixas de dores, com 49 registros, seguido de queixas de cefaleia, com 27 casos, e de crise de ansiedade, com 25 ocorrências. Mas o hospital atendeu, entre outros motivos, 11 pessoas vítimas de sinistros de trânsito com moto, uma com veículo, 17 pessoas para administrar medicação própria, 13 pessoas com gastrite e outras 13 com mialgia, 12 pessoas com diarreia, outras 12 com descopatia e mais 12 com sintomas de síndrome gripal.

Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais, mas a unidade também integra o Programa Opera Paraíba e funciona como maternidade.

Hospital de Catolé realizou mais de 400 atendimentos no final de semana
Hospital de Catolé realizou 25 tomografias neste final de semana.
Hospital de Catolé do Rocha atendeu 402 pessoas no plantão do final de semana.

Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 220 pessoas no plantão deste final de semana, entre a sexta-feira (25) e a meia-noite do domingo (27). Neste período, os casos de dores, crise nervosa e crise de amigdalite lideraram a procura pelo serviço na urgência e ambulatório médico.

O plantão de maior demanda foi o de sábado (26), quando 76 pessoas foram atendidas. Na sexta-feira (25), 75 pessoas procuraram o serviço do hospital e no domingo (27), outras 69 pessoas foram atendidas na urgência e emergência da unidade, totalizando os 220 atendimentos do plantão.

Foram 47 pessoas atendidas com queixas de dores diversas, 29 com crise nervosa, 16 com amigdalite, dez com vômitos, oito com febre, sete com luxação, seis com diarreia, outras seis com sintomas de síndrome gripal, mais seis que se feriram com objeto perfurocortante, cinco que apresentavam sangramento, entre outros motivos com menos demanda de procura pelos serviços.

Neste período, quatro pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores, por causa de lesão infectada, abdômen agudo obstrutivo, cistina renal e Pneumonia Adquirida da Comunidade (PAC).

A diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, chama atenção para o número crescente de pessoas atendidas por crise nervosa. “Todos os plantões a gente tem registros de pessoas atendidas por crise nervosa e observamos que há um aumento crescente de casos a cada plantão, mas, neste final de semana, em específico, registramos uma grande demanda de pessoas com essa sintomatologia o que nos deixa preocupados. Foram 29 casos, entre a sexta-feira e o domingo e isso nos chamou atenção”, disse ela.

Hospital de Coremas atendeu 220 pessoas no plantão do final de semana
Um dos exames de Raio-X realizado durante o plantão

Alunos de Odontologia da UFCG realizam ação educativa sobre saúde bucal no Hospital do Bem dentro das ações do Outubro Rosa

Alunos de Odontologia da UFCG, da extensão “Odontologia oncológica: cuidado da saúde bucal durante o tratamento do câncer”, realizaram na última quarta-feira (23), uma ação de educação e prevenção em saúde bucal alusiva à campanha Outubro Rosa no Hospital do Bem, unidade de Oncologia do Sertão que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC).
Além de conscientizar pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade sobre o câncer de mama, ressaltando a importância do autoexame e do diagnóstico precoce, eles também falaram sobre a saúde bucal durante o tratamento oncológico, reforçando os cuidados necessários para manter uma boa higiene oral.
Além disso, eles distribuíram kits de higiene oral para reforçar a prevenção e o cuidado com a saúde bucal. “Fiquei surpresa com essa ação do hospital. Não esperava vir para um consulta e sair daqui com tantas boas informações e ainda com um kit bem legal. Adorei”, disse a dona de casa Maria de Jesus, uma das pacientes do hospital.
Os alunos que participaram da ação foram: Advanio Pereira dos Santos, Heloisa Gonçalves de Carvalho, Katia Mayane Balduino de Sena, Maria Eduarda dos Santos Periquito, Maria Luisa Lima Abreu e Mirelle Fukushima. A extensão universitária acontece sob a supervisão dos professores Bárbara Vanessa de Brito Monteiro, João Nilton Lopes de Sousa e Rachel de Queiroz Ferreira Rodrigues, da UFCG e inclui ações de assistência aos pacientes oncológicos do Hospital do Bem, inclusive, com laserterapia.
Pacientes receberam de presente kits de higiene bucal
O kit que foi distribuido com as pacientes do Hospita do Bem
Os kits foram distribuídos com as pacientes que participaram da palestra
Profissionais e pacientes do Hospital do Bem com os alunos de Odontologia da UFCG
Ação dos estudantes aconteceu na última quarta-feira
Alunos de Odontologia da UFCG realizaram ação educativa no Hospital do Bem
Maria elogiou iniciativa do Hospital
Além da saúde bucal, os alunos falaram sobre a importância do Outubro Rosa
Entrega dos kits aconteceu após palestra sobre sáude bucal parfa pacientes oncológicos
Entrega dos kits aconteceu após palestra sobre sáude bucal parfa pacientes oncológicos

Hospital de Catolé do Rocha promove exames citológicos para funcionárias dentro das ações do Outubro Rosa

As funcionárias do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, tiveram a oportunidade, nesta sexta-feira (25), de realizarem exames citológicos na unidade. A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa que já realizou outros exames e consultas direcionadas para as profissionais dentro da campanha de prevenção do câncer de mama e colo de útero. A médica Anesla Yanne, que também é Diretora Técnica do hospital, foi a responsável pela realização dos exames.
Wênia Guimarães Ferreira, de 41 anos, que trabalha há quatro anos na unidade e atua no setor de higienização do hospital, foi uma das que aproveitou a oportunidade de averiguar sua saúde íntima e realizar o exame citológico. “Foi muito bom essa ação porque a gente nunca tinha tido essa oportunidade aqui no hospital e agora estamos tendo e eu aproveitei tudo o que foi ofertado. Foi um estímulo para a gente se cuidar mais”, afirmou ela.
O diretor-geral do hospital, o médico Fábio Cardoso, reiterou a importância desta ação. “Muitas vezes não é a mulher que não quer se cuidar, mas falta oportunidade para tanto e foi pensando nisso que criamos uma série de ações internas, aproveitando a campanha do Outubro Rosa, que possibilitou que nossas funcionárias também pudessem ser beneficiadas e cuidadas”, destacou ele.
Os exames aconteceram nesta sexta-feira (25)
O diretor geral do Hospital, o médico Fábio Cardoso foi o idealizador das ações do Outubro Rosa da unidade
Funcionárias do Hospital de Catolé do Rocha realizaram exames citológicos dentro das ações do Outubro Rosa
A médica Anesla Yanne foi a responsável pela realização dos exames citológicos

Corrida pela Vida que encerrará atividades do Outubro Rosa do Hospital de Catolé do Rocha já tem mais de 130 inscritos

Além de palestras, consultas ambulatoriais, exames direcionados para os colaboradores e outras atividades alusivas a campanha Outubro Rosa, o Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, promoverá no próximo dia 31 de Outubro a ‘Corrida pela Vida’. A ação encerrará as atividades da campanha da unidade e a participação é aberta para toda a população acima dos 18 anos, ou menores de idade acompanhados dos pais. As inscrições são através do link docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclVgPj6XwVhbTLMFyjAlIbyoEioRWR2y1uubd4oLqvVkwJBA/viewform?usp=sf_link.
A corrida terá um percurso de 4 km, com concentração na frente do hospital a partir das 17h. A largada está prevista para as 17h45, saindo do unidade, passando pela rua do Empório do Chefe, do Fórum da cidade, contornando pela Praça Prefeito José Sergio Maia e voltando pelarua da Escola Estadual Obdúlia Dantas até retornar ao hospital.
As três primeiras colocadas serãopremiadas, onde a vencedora ganhará uma bicicleta, a segunda colocada um Smartwhach e a terceira um fone de ouvido. Já os participantes masculinos, que chegarem nos três primeiros lugares, receberão troféus.
A fim de chamar a atenção para o Câncer de mama e de colo de útero, os participantes podem usar camisas e acessórios na cor rosa, que é alusiva ao mês de conscientização. De acordo com o Diretor-geral do hospital, o médico Fábio Cardoso, a proposta é chamar atenção para a importância da prevenção do câncer. “A ação foi pensada também envolver a sociedade, principalmente, as mulheres numa atividade saudável como a corrida. Então unimos duas coisas num mesmo evento”, disse ele.
Dentro da programação do dia 31 de Outubro, além da corrida, serão montadas tendas para rodas de conversa e distribuição de material educativo. A ação contará com apoio da Polícia Militar local.
O diretor geral do Hospital, o médico Fábio Cardoso foi o idealizador do evento
O trajeto da corrida terá 4 km e largada e chegada sera na frente do Hospital de Catolé
A Corrida pela vida promovida pelo Hospital de Catolé acontecerá no dia 31 de Outubro

Pacientes do Hospital do Bem participam de sessões de relaxamento e massagens com estudantes de Fisioterapia

Nesta terça-feira (22), pacientes oncológicos do Hospital do Bem foram surpreendidos com sessões de massagem e relaxamento. A atividade, que faz parte das ações do Outubro Rosa da unidade, foi desenvolvida por alunos do curso de Fisioterapia do UNIFIP. Além das massagens e sessões de relaxamento, as pacientes ganharam brindes doados pelos estudantes.  O Hospital do Bem integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC).
Uma das pacientes beneficiadas com a ação, a Sra. Maria José Campos, elogiou a iniciativa do hospital e disse que a massagem a deixou bem mais relaxada. “A massagem que recebi foi muito relaxante e gostei muito e ainda ganhei presente. Eu adorei”, disse ela. Ainda segundo Maria José a assistência e acolhimento recebidos no Hospital do Bem lhe deixam muito tranquila. “A primeira vez que vim para cá, vim tensa, mas depois posso afirmar que não é um peso vir para esse hospital porque sou muito bem atendida aqui. Toda a equipe está de parabéns”, disse ela.
A coordenadora do setor de Fisioterapia do hospital, Rayne Torres, que acompanhou as sessões lembra que a Fisioterapia tem uma atuação importante também para os pacientes oncológicos, principalmente, minimizando as limitações de movimento. “A gente atua no reestabelecimento da força e na recuperação dos movimentos que são questões muito comuns em pacientes que passam por quimioterapia e cirurgias, mas, nesta ação de hoje viemos proporcionar momentos de relaxamento e distencionamento para as nossas pacientes e elas gostaram bastante porque elogiaram muito a ação”, destaca a profissional.
Uma paciente que participou da sessão de massagem
Uma das pacientes durante sessão de massagem
Também foram distribuídas rosas e brindes
Maria José foi uma das pacientes que participou das sessões de massagem e relaxamento
Equipe responsável pelos atendimentos
As pacientes ganharam sessões de massagem e relaxamento
As atividades incluiram massagem nos pés
As sessões de massagens aconteceram nesta terça-feira (22)
A ação fez parte do Outubro Rosa
A coordenadora de Fisioterapia do Hospital de Patos, Rayne Torres explicou a importância da fisio na recuperaçãpo dos pacientes
As massagens foram feitas por alunos do curso de Fisioterapia do UNIFIP

Hospital de Patos realiza 40 cirurgias e atende mais de 280 pessoas no final de semana

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, realizou, entre a sexta-feira (18) e o domingo (20), 40 cirurgias, sendo 17 de urgência e 23 eletivas, e atendeu na urgência e emergência 284 pessoas, entre as quais 16 vítimas de sinistros de trânsito, todas elas com acidentes envolvendo motocicletas.

Foram 97 atendimentos na urgência e emergência na sexta-feira (18), outros 95 no sábado (19) e mais 92 no domingo (20). Das 40 cirurgias realizadas, 21 foram oncológicas, oito ortopédicas, seis gerais, quatro vasculares e uma urológica.

Dos 16 acidentados, 10 eram de Patos, os demais eram das cidades de Cacimbas, Catingueira, Condado, Nova Olinda e Passagem. Apenas uma vítima precisou ficar internada para cuidados posteriores, os demais foram liberados após os primeiros socorros.

Na urgência e emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixa de dores, queda, fratura, mal-estar, torção e traumas, entre outros motivos. O hospital atendeu ainda três casos de agressão física e outros três casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Uma das cirurgias realizadas no final de semana no Hospital de Patos
Das 40 cirurgias realizadas no Hospital de Patos no final de semana, 17 foram de urgência
Hospital de Patos realizou 40 cirurgias no plantão do final de semana
Uma das 40 cirurgias no final de semana no Hospital de Patos

 

Hospital de Coremas atende mais de 200 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (18) e o domingo (20), 205 pessoas. Foram 58 atendimentos na sexta-feira, mais 77 no sábado e outros 70 no domingo, entre consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência.

Neste período, 16 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de complicações provocadas por diarreia, dor, derrame pleural, GECA (gastroenterocolite aguda, que é uma inflamação gastrointestinal), Infecção do Trato Urinário, pneumonia adquirida na comunidade (PAC), pneumonia, acidente vascular cerebral (AVC), abcesso dentário, hemorragia digestiva alta (HDA) e erisipela.

A maior demanda de procura pelo serviço no período foi de pacientes com queixas de dores, com 53 ocorrências, seguida de casos de diarreia, com 19 registros, e de traumas, com 10 entradas. Mas, entre outras intercorrências, o hospital atendeu ainda três vítimas de sinistros de trânsito com moto, outras três pessoas que se feriram com objetos perfurocortantes, oito pessoas com sintomas de síndrome gripal, sete pacientes com crise nervosa e outros sete com febre alta.

Hospital de Coremas realizou 205 atendimentos entre os dias 18 e 20 de outubro
Um dos atendimentos do final de semana no Hospital de Coremas

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 350 atendimentos no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 355 atendimentos, entre consultas ambulatoriais e de urgência, no plantão do final de semana, compreendido entre sexta-feira (18) e domingo (20). A unidade também fez sete cirurgias, incluindo dois partos cesarianos, já que o hospital também funciona como maternidade.

As cirurgias eletivas foram de lesão de pele, laqueadura (cirurgia que consiste em cortar ou amarrar as tubas uterinas), acesso central e laparotomia exploratória (abertura da cavidade abdominal para se procurar/explorar a mesma em busca de alguma doença).

Foram 151 atendimentos na sexta-feira (18), mais 138 no plantão do sábado (19) e outros 66 no domingo (20). O hospital realizou ainda atendimentos de urgência, sendo três deles de vítimas de sinistros de trânsito com motos. Entre a sexta-feira (18) e o domingo (20) foram realizados ainda 368 exames laboratoriais, 56 exames de Raios-X e 50 tomografias.

Os três principais motivos de atendimentos no plantão foram de pacientes se queixando de dores, com 56 casos, seguidos de 21 aplicações de medicação própria, e 18 casos de atendimentos por causa de lombalgia. Mas o hospital atendeu ainda 15 pessoas com sintomas de síndrome gripal, 14 casos de cefaleia, 11 casos de infecção, e 11 casos de crise de ansiedade, entre outros motivos.

Neste período, houve 23 internações, por causa de abdômen agudo, apendicite aguda, acidente vascular cerebral (AVC), constipação, derrame pleural, fratura de fêmur, Infecção do Trato Urinário, complicações com leucemia, sincope, síndrome coronariana e traumatismo crânio encefálico (TCE) e tumor infectado.

Hospital de Catolé do Rocha atendeu 355 pessoas no plantão deste final de semana
Um dos atendimentos na urgência no plantão do final de semana no Hospital de Catolé