Author: administrador

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 350 atendimentos no plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, realizou 360 atendimentos, entre consultas ambulatoriais e urgência e emergência, entre as 18h da sexta-feira (8) e a meia-noite do domingo (10). Foram 142 atendimentos na sexta-feira (8), outros 116 no sábado (9) e mais 102 no domingo (10). Neste período, o hospital realizou ainda oito cirurgias eletivas e quatro partos.

As cirurgias foram de cisto pilonidal (retirada de bolsa revestida por células epiteliais)exerese de nódulo de mama(remoção de um ou mais nódulos localizados na região das mamas), histerectomia total, hernioplastia incisional (hérnia da parede abdominal) e hernioplastia umbilical (hérnia do umbigo) e de fratura exposta de dedo.

Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda 316 exames laboratoriais, 78 exames de Raios-X e 20 tomografias. No período houve 22 internações, por motivos diversos, entre os quais está broncoaspiração, epilepsia, neoplasia de pâncreas, pneumonia adquirida na comunidade, além dos pacientes que fizeram cirurgias e das parturientes.

Entre os principais motivos de atendimento no hospital durante o plantão, destacam-se 73 registros de entrada por causa de dores diversas, 16 casos de cefaleia, outros 16 de crise de ansiedade, 14 casos de administração de medicação própria, outros 13 de náuseas, além de nove casos de síndrome gripal. Mas o hospital atendeu ainda 14 vítimas de sinistro de trânsito com moto, uma com carro, um acidente doméstico e outro no trabalho. Teve ainda 10 avaliações obstétricas, sete ortopédicas e duas de mastologia.

Hospital de Catolé realizou oito cirurgias eletivas neste final de semana
Hospital de Catolé do Rocha atendeu 360 pessoas no plantão deste final de semana

Asplan participa da primeira reunião do Projeto Cultivo Limpo

O Projeto Cultivo Limpo, que estuda o uso de defensivos agrícolas, com o objetivo de orientar agricultores paraibanos sobre o uso responsável de agrotóxicos, além de divulgar alternativas sustentáveis e boas práticas ambientais, é uma parceria do Ministério Público Estadual, com a UFPB (Universidade Federal da Paraíba), EMPAER (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária), ARPAN (Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste), ASPLAN (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). E, nesta quinta-feira (7), aconteceu a primeira reunião envolvendo os participantes do Projeto, na sede do Centro Social Gilberto Valério, em Alhandra (PB).
O Engenheiro de Segurança do Trabalho da Asplan, Alfredo Nogueira Neto, que representou a entidade canavieira na reunião, destaca a importância do Projeto. “Essa pesquisa de uma professora da UFPB que estuda o uso de agrotóxicos na agricultura é muito importante para reforçar a importância das boas-práticas no cultivo, independente de qual cultura, para conscientizar os agricultores, principalmente os familiares sobre o manejo correto de defensivos”, destaca Alfredo, lembrando que na cultura canavieira da Paraíba esse manejo já é feito de forma técnica, responsável e correta, tanto pelos pequenos, médios e grandes produtores.
Durante essa primeira reunião, os participantes receberam informações sobre culturas alternativas ao uso de agrotóxicos, uso e importância de  EPIs e orientações sobre métodos para melhorar a produtividade agrícola.

Primeira reunião do Projeto Cultivo Limpo, que tem o apoio da Asplan, aconteceu em Alhandra
O Projeto Cultivo Limpo conta com o apoio de diversas instutuições, entre elas a Asplan
Asplan participou da primeira reunião do Projeto Cultivo LImpo com o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Alfredo Nogueira Neto

Hospital de Patos implanta nova Sala Vermelha e melhora assistência a pacientes da Urgência e Emergência

Maior pronto socorro do sertão e referência para mais de um milhão de habitantes de 89 municípios da região, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, concluiu, nesta quinta-feira (6), a reforma da Sala Vermelha, um novo espaço para estabilização de pacientes graves, que vai melhorar ainda mais o atendimento na Urgência e Emergência da unidade. O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, esteve presente na abertura do novo espaço junto com o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes e do diretor técnico, o médico Pedro Augusto.

“Esse ambiente renovado que agora a gente implanta não foi pensando apenas no bem-estar dos pacientes, mas também dos profissionais que atuam neste setor, que passam a contar com uma melhor infraestrutura de trabalho, o que permite um atendimento ainda melhor”, disse o secretário. Para ele, a entrega de mais essa melhoria na unidade reflete a seriedade da aplicação dos recursos públicos. “Isso é uma prova de que quando o dinheiro público é bem aplicado, ele impacta diretamente na assistência à população, melhorando o serviço”, reiterou o secretário executivo.

O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, explicou que o pronto socorro, vem passando por mudanças nos últimos meses, com a reforma de áreas de atendimento, otimização de espaços, e que essa última ação na Sala Vermelha foi pensada para humanizar ainda mais a assistência e melhorar a conduta e a dinâmica junto do paciente. “A gente fez uma nova reforma na área vermelha para melhorar nosso tempo resposta, para melhorar nosso poder de resolução. E, dentro deste contexto, criamos um Eixo Amarelo que antes a gente não tinha para tomada de decisão intermediária. O paciente amarelo é aquele que requer um monitoramento cardíaco contínuo e constante, mas não necessariamente precisa estar dentro da Sala Vermelha. É uma sala ampliada para realização de procedimentos invasivos”, afirma o diretor-geral, reiterando que o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) nos projetos de melhoria da unidade foi fundamental para concretização das ações.

Francisco disse ainda que, até dezembro, o hospital conclui outra reforma, desta vez, criando um Eixo Azul, que servirá para acolher melhor os pacientes vinculados aos programas oferecidos pelo Governo do Estado, a exemplo do Opera Paraíba. “Atualmente, os pacientes são encaminhados ao nosso serviço para fazer cirurgias eletivas, mas ainda não temos um espaço exclusivo para atender essa demanda, daí surgiu a ideia de criar esse Eixo Azul onde trabalharemos melhor a humanização e acolhimento deste contingente com diferencias, tais como musicoterapia, dando informações mais detalhadas no que diz respeito ao procedimento que o mesmo vai realizar. Então, esse paciente que vem de forma agendada, planejada para o hospital, que hoje fica aguardando na nossa área verde, assistindo procedimentos de pacientes internados, em breve, ele será acolhido num espaço diferenciado”, afirmou o diretor.

Maior pronto socorro do sertão e referência para mais de um milhão de habitantes de 89 municípios da região, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, concluiu, nesta quinta-feira (6), a reforma da Sala Vermelha, um novo espaço para estabilização de pacientes graves, que vai melhorar ainda mais o atendimento na Urgência e Emergência da unidade. O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, esteve presente na abertura do novo espaço junto com o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes e do diretor técnico, o médico Pedro Augusto.
“Esse ambiente renovado que agora a gente implanta não foi pensando apenas no bem-estar dos pacientes, mas também dos profissionais que atuam neste setor, que passam a contar com uma melhor infraestrutura de trabalho, o que permite um atendimento ainda melhor”, disse o secretário. Para ele, a entrega de mais essa melhoria na unidade reflete a seriedade da aplicação dos recursos públicos. “Isso é uma prova de que quando o dinheiro público é bem aplicado, ele impacta diretamente na assistência à população, melhorando o serviço”, reiterou o secretário executivo.
O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, explicou que o pronto socorro, vem passando por mudanças nos últimos meses, com a reforma de áreas de atendimento, otimização de espaços, e que essa última ação na Sala Vermelha foi pensada para humanizar ainda mais a assistência e melhorar a conduta e a dinâmica junto do paciente. “A gente fez uma nova reforma na área vermelha para melhorar nosso tempo resposta, para melhorar nosso poder de resolução. E, dentro deste contexto, criamos um Eixo Amarelo que antes a gente não tinha para tomada de decisão intermediária. O paciente amarelo é aquele que requer um monitoramento cardíaco contínuo e constante, mas não necessariamente precisa estar dentro da Sala Vermelha. É uma sala ampliada para realização de procedimentos invasivos”, afirma o diretor-geral, reiterando que o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) nos projetos de melhoria da unidade foi fundamental para concretização das ações.
Francisco disse ainda que, até dezembro, o hospital conclui outra reforma, desta vez, criando um Eixo Azul, que servirá para acolher melhor os pacientes vinculados aos programas oferecidos pelo Governo do Estado, a exemplo do Opera Paraíba. “Atualmente, os pacientes são encaminhados ao nosso serviço para fazer cirurgias eletivas, mas ainda não temos um espaço exclusivo para atender essa demanda, daí surgiu a ideia de criar esse Eixo Azul onde trabalharemos melhor a humanização e acolhimento deste contingente com diferencias, tais como musicoterapia, dando informações mais detalhadas no que diz respeito ao procedimento que o mesmo vai realizar. Então, esse paciente que vem de forma agendada, planejada para o hospital, que hoje fica aguardando na nossa área verde, assistindo procedimentos de pacientes internados, em breve, ele será acolhido num espaço diferenciado”, afirmou o diretor.
O novo espaço foi pensado para melhorar assistência aos pacientes e ofertar melhor condição de trabalho a equipe
Secretário Patrick Lacerda reiterou compromisso do Governo da Paraíba com a saúde no sertão
Profissionais do hospital de Patos junto com o secretário Patrick Lacerda
Novas instalações foram apresentadas ao secretário de Gestãol Hospitalar, Patrick Lacerda
Integrantes da equipe de profissionais do Hospital de Patos
Secretário de Gestão Hospitalar, Patrick Lacerda e integrantes da equipe do Hospital de Patos nas novas instalações da unidade
Secretário de Gestão Hospitalar, Patrick Lacerda conhece as novas instalações da urgência e emergência do Hospital de Patos
Diretor-geral do hospital de Paatos, Francisco Guedes, e o secretário de Gestão Hospitalar, Patrick Lacerda
Com a reforma, os profissionais do hospital terão melhores condições de atender os pacientes na urgência e emergência
A nova sala do Eixo Amarelo vai funcionar como espaço intermediário para tomada de decisões

Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 380 atendimentos e 10 cirurgias no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, registrou 385 atendimentos, entre consultas ambulatoriais e urgência e emergência, entre a noite da última sexta-feira (1) e desse domingo (3). Nesse período, foram realizados ainda 10 procedimentos cirúrgicos, sendo oito cirurgias eletivas e dois partos. A unidade, que pertence à rede estadual de saúde, funciona como Clínica Médica, Urgência e Emergência, Maternidade e integra o Programa Opera Paraíba.

As cirurgias eletivas foram de alongamento de tendão de Aquiles, hernioplastia umbilical, fratura tibial, fratura de antebraço, fratura de clavícula e colecistectomia (cirurgia para retirar a vesícula biliar). No período, além dos pacientes que ficaram internados em observação pós-cirurgia, o hospital registrou 22 internações. Constipação, dor abdnominal, infarto agudo do miocárdio, infecção renal crônica, icterícia, neoplasia de pâncreas, pneumonia adquirida da comunidade (PAC), piolenefrite (inflamação dos rins causada por bactérias), sepcemia e traumatismo cranioencefálico (TCE) foram os motivos das internações.

Nesses três dias, o hospital também realizou 402 exames laboratoriais, 73 exames de Raio-X e 20 tomografias. Entre os principais motivos de procura pelo serviço destacam-se 59 atendimentos por queixas de dores, 24 registros de sintomas de síndrome gripal, 18 casos de cefaleia, 17 de descopatia, 14 de administração de medicação própria, outras 14 avaliações obstétricas, 11 atendimentos por causa de crise de ansiedade e 10 registros de quedas, entre outras demandas. O hospital atendeu ainda 11 pacientes vítimas de sinistros de trânsito com moto.

Um dos atendimentos ambulatoriais do plantão deste final de semana em Catolé
Hospital de Catolé do Rocha atendeu 385 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de Catolé do Rocha realizou 10 cirurgias no plantão do final de semana

Plantão do final de semana no Hospital de Patos é marcado por 24 cirurgias e 264 atendimentos

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade de saúde pertencente à rede estadual em Patos, nesse final de semana (1 a 3), registrou o atendimento de 264 pessoas e a realização de 24 cirurgias, sendo 16 de urgência e oito eletivas. Foram nove cirurgias vasculares, sete oncológicas, seis gerais e duas ortopédicas.

Coincidentemente, os plantões da sexta-feira (1) e do sábado (2) registraram o mesmo quantitativo de pessoas atendidas, ou seja, 93 pacientes a cada plantão, e no domingo (3), mais 78 deram entrada na urgência e emergência do hospital, totalizando 263 atendimentos.

Os principais motivos da procura do serviço, por quantitativo de registros, foram de pessoas com queixas de dores, com 64 ocorrências, seguidas de pacientes que sofreram lesões por quedas, com 27 casos, e de traumas diversos com 10 casos. Mas o hospital atendeu ainda nove casos de pessoas mordidas por animais, oito de infarto agudo do miocárdio, seis casos de agressão física e ainda uma tentativa de suicido, entre outras demandas.

Nesse período, 14 pessoas deram entrada por causa de sinistros de trânsito, sendo 13 por acidentes com motos e uma com carro. Além dos acidentados da cidade de Patos, num total de oito pessoas, o hospital recebeu pacientes de Malta, Paulista, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Teixeira.

Hospital de Patos atendeu 264 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de Patos realizou 24 cirurgias no plantão do final de semana
Hospital de Patos realizou 24 cirurgias no final de semana, sendo 16 de urgência
Uma das cirurgias de urgência realizadas no Hospital de Patos neste final de semana

Hospital de Coremas registra mais de 400 atendimentos no final de semana

Entre a noite da sexta-feira (1) e domingo (3), 414 pessoas utilizaram os serviços de Urgência e Emergência e do Ambulatório Médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba. Na Emergência, foram 192 ocorrências, enquanto no ambulatório foram 222.

A maior demanda de atendimentos, com 46 casos no total, ocorreu em pacientes que se queixavam de dores diversas, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 33 ocorrências, e de pacientes que deram entrada com quadros de diarreia, com 25 casos.

Mas a unidade registrou ainda 19 casos de suspeita de dengue, 13 casos de crise nervosa, oito casos de febre, sete casos de trauma, seis de cefaleia, cinco casos de dificuldade de urinar, três de acidentes com objeto perfurocortante, outros três casos de pessoas com tontura e mais três ocorrências de dispneia. No período, o hospital atendeu dois casos de intoxicação, um deles por tentativa de suicídio.

O plantão com maior ocorrência na urgência foi o do sábado (2), quando 74 pessoas foram atendidas, seguido do domingo (3), quando outras 69 pessoas deram entrada na unidade. Na sexta-feira (1), mais 49 pessoas passaram pela urgência do hospital. No ambulatório foram atendidas 61 pessoas na sexta-feira, mais 87 no sábado e outras 74 no domingo. Três pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores, por causa de diarreia, dor abdominal e hiperglicemia.

Hospital de Coremas atendeu 213 pessoas no plantão do final de semana
Pacientes aguardando atendimento no ambulatório médico do Hospital de Coremas
Uma das consultas no ambulatório médico do Hospital de Coremas

PL do Renovabio aprovado na Câmara simboliza a reparação de uma injustiça com os produtores canavieiros brasileiros

“Esperamos mais de cinco anos para que essa injustiça fosse reparada e agora, com a aprovação deste PL hoje, o sentimento é de que começamos verdadeiramente a concretizar isso”. Essa afirmação do presidente da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, faz referência à aprovação do Projeto de Lei 3.149, que inclui os produtores de matéria-prima no pagamento de CBios, do Renovabio. O PL, de autoria do então Deputado Federal e hoje Senador da República pela Paraíba, Efraim Filho,foi votado e aprovado em sessão na Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira (30), com substitutivo do relator, deputado Benes Leocádio (União-RN). A matéria agora segue para apreciação no Senado e de lá para sanção presidencial.
José Inácio lembra que o recebimento dos CBios pelos produtores é algo reconhecidamente legítimo, mas, que precisa ser regulamentado formalmente para que os produtores tenham acesso a sua parte no pagamento dos créditos de carbono negociados pelas indústrias. “Um Programa que leva em consideração a relação entre a eficiência energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa não poderia, jamais, deixar de fora os produtores de matéria-prima que é à base dos biocombustíveis, mas, mesmo sendo um pleito legítimo e tendo formalizado o acordo com os industriais, a gente precisa regulamentar esse direito e é isso que está sendo feito com esse PL”, ressalta o dirigente da Asplan.
Deputados aprovaram o PL por unanimidade
Sessão Plenária da Câmara que aprovou PL aconteceu nesta quarta-feira (30)
José Inácio lembra importância da aprovação do PL que repara uma injustiça com o produtor

PL que assegura pagamento de CBios a produtores é aprovado na Câmara e segue agora para Senado

O Projeto de Lei 3.149, que repara a injustiça de deixar os produtores de matéria-prima de fora do pagamento de CBios, do Renovabio,foi votado e aprovado em sessão na Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira (30). A matéria que foi aprovada com substitutivo do relator, deputado Benes Leocádio (União-RN), agora segue para apreciação no Senado e de lá para sanção presidencial.
Para o presidente da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto essa vitória na Câmara reforça a sensação de justiça com a classe produtiva. “Há mais de cinco anos que a gente esperava essa reparação que agora, de fato, está começando a se concretizar e virar Lei”, reitera o dirigente canavieiro.
Pedro agradece aos parlamentares pela aprovação, lembrando do importante papel ao então deputado federal paraibano, Efraim Filho, hoje Senador da República que foi o autor do PL e da união de todos em prol deste objetivo. “Esse resultado de hoje mostra a importância da união da classe produtiva que se deu as mãos e conseguiu elaborar essa proposta, depois chegar a um acordo com os industriais e agora conquistar essa aprovação na Câmara. Ainda tem a apreciação no Senado e a sanção presidencial, mas, estamos confiantes que teremos igual respaldo dos senadores, até porque é um pleito legítimo e justo”, reitera Pedro Campos Neto.
O presidente da Unida complementa que a participação do produtor no recebimento de CBios será proporcional a biomassa entregue às usinas produtoras de etanol, conforme sua nota de eficiência energética-ambiental. “Para começar, no perfil agrícola padrão, a participação será de 60% das receitas geradas com a venda de créditos obtidos pela produção de biocombustível com a matéria-prima entregue pelo produtor, mas esse percentual pode ser ampliado caso o produtor forneça dados para a indústria poder fazer o preenchimento do perfil específico, o que gera uma nota de eficiência maior e, consequentemente, mais créditos”, esclarece Pedro Campos Neto, que também preside a Câmara Setorial do Açúcar e do álcool do Ministério da Agricultura (MAPA).

O Projeto de Lei 3.149, que repara a injustiça de deixar os produtores de matéria-prima de fora do pagamento de CBios, do Renovabio,foi votado e aprovado em sessão na Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira (30). A matéria que foi aprovada com substitutivo do relator, deputado Benes Leocádio (União-RN), agora segue para apreciação no Senado e de lá para sanção presidencial.
Para o presidente da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto essa vitória na Câmara reforça a sensação de justiça com a classe produtiva. “Há mais de cinco anos que a gente esperava essa reparação que agora, de fato, está começando a se concretizar e virar Lei”, reitera o dirigente canavieiro.
Pedro agradece aos parlamentares pela aprovação, lembrando do importante papel ao então deputado federal paraibano, Efraim Filho, hoje Senador da República que foi o autor do PL e da união de todos em prol deste objetivo. “Esse resultado de hoje mostra a importância da união da classe produtiva que se deu as mãos e conseguiu elaborar essa proposta, depois chegar a um acordo com os industriais e agora conquistar essa aprovação na Câmara. Ainda tem a apreciação no Senado e a sanção presidencial, mas, estamos confiantes que teremos igual respaldo dos senadores, até porque é um pleito legítimo e justo”, reitera Pedro Campos Neto.
O presidente da Unida complementa que a participação do produtor no recebimento de CBios será proporcional a biomassa entregue às usinas produtoras de etanol, conforme sua nota de eficiência energética-ambiental. “Para começar, no perfil agrícola padrão, a participação será de 60% das receitas geradas com a venda de créditos obtidos pela produção de biocombustível com a matéria-prima entregue pelo produtor, mas esse percentual pode ser ampliado caso o produtor forneça dados para a indústria poder fazer o preenchimento do perfil específico, o que gera uma nota de eficiência maior e, consequentemente, mais créditos”, esclarece Pedro Campos Neto, que também preside a Câmara Setorial do Açúcar e do álcool do Ministério da Agricultura (MAPA).
Deputados aprovaram o PL por unanimidade
Sessão Plenária da Câmara que aprovou PL aconteceu nesta quarta-feira (30)
Pedro Campos Neto, presidente da Câmara Setorial e também presidente da UNIDA elogiou aprovação do Propjeto

Asplan comemora sucesso da operação de logística reversa de embalagens de Pedras de Fogo que recolheu três toneladas

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) comemorou o resultado da operação de logística reversa das embalagens de agrotóxicos realizada no último dia 24 de outubro, num posto de coleta instalado na entrada da cidade de Pedras de Fogo, que recolheu 4.122 embalagens plásticas, o equivalente a três toneladas de material. A associação foi uma das entidades que apoiou a ação que respeita o que determina à Lei Federal nº 9.974, de junho de 2000, que dispõe sobre a logística reversa de embalagens de agrotóxicos.
Das 4.122 embalagens recolhidas, 1.387 eram de embalagens rígidas de 1 litro, 1.127 eram de 5 litros, 309 unidades eram de embalagens de 10 litros e 1.299 foram de recipientes de 20 litros. A coleta incluiu ainda 637 kg de papelão e 371 kg de embalagens flexíveis. Vale salientar que todas as embalagens recolhidas passaram antes pela tríplice lavagem.
“A logistica reversa tem sido uma ferramenta importante para a redução de resíduos dispostos de forma inadequada no meio ambiente e essa adesão a operação em Pedras de Fogo reforça o compromisso do produtor rural, especialmente, o produtor canavieiro em preservar o meio ambiente descartando corretamente os recipientes”, destaca o presidente da Asplan, José Inácio de Morais.
O coordenador do Departamento Técnico da Asplan, o engenheiro agrônomo Luís Augusto, lembra da importância da disponibilidade destes postos de coleta para a destinação adequada das embalagens e destaca que no próximo dia 21 de novembro, haverá nova operação de recolhimento, desta vez, em Itapororoca. O posto de arrecadação será no terreno que fica ao lado da Ladeira da Roseira, na saída para Mamanguape, na PB 057. A arrecadação acontecerá das 8h até às 15h.
Além do apoio da Asplan, a ação tanto de Pedras de Fogo, quanto a de Mamanguape, conta com a participação da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (ARPAN), Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (FENACE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP) do Governo da Paraíba.

A ação de coleta aconteceu no último dia 24 de outubro, em Pedras de Fogo
Foram recolhidas 4.122 embalagens na ação de coleta de Pedras de Fogo
Na ação de coleta de embalagens de Pedras de Fogo foram recolhidas três toneladas de material
No proximo dia 21 de novembro a mesma ação acontecerá em Itapororoca
Presidente da Asplan, José Inácio de Morais, lembra importância do descarte correto de embalagens e reitera o compromisso dos produtores

Grupo A.Cândido reúne profissionais para debater o Outubro Rosa e reforçar importância da prevenção e autocuidado

A prevenção do câncer de mama e colo do útero, focos da campanha do Outubro Rosa, foi tema de encontros realizados em empresas do Grupo A.Cândido sediadas em João Pessoa, Campina Grande, Natal e Goiana (PE). Em João Pessoa, as funcionárias das empresas de ônibus do Consórcio Unitrans (Transnacional e Reunidas) assistiram uma apresentação da Fisioterapeuta, Míria Mendonça, que é especialista em saúde da mulher, participaram de dinâmicas com exercícios de alongamento e ao final do encontro se confraternizaram em meio a um coffe break. A programação, que aconteceu no último dia 24, foi transmitida simultaneamente por vídeo para a garagem da empresa em Goiana.
A diretora do Grupo, Lorena Dantas, esteve presente no encontro de João Pessoa, e destacou a importância de conversar sobre as ações do Outubro Rosa. “Essa campanha nos faz lembrar que não é apenas em outubro que devemos estar alertas a questão do câncer de mama, de nossa saúde e da prevenção, até porque precisamos estar bem para exercer as nossas múltiplas atividades de mãe, de filha, de amiga, de esposa e de profissional. Esse é um momento de despertar o nosso auto cuidar, de se manter forte para ajudar e ser ajudada”, afirmou Lorena. Ela mencionou a funcionária Adriana Aureliano que passou pela vivência do câncer de mama e se dispôs a dar um depoimento para ilustrar a campanha do Outubro Rosa do Grupo e enaltecer que é possível superar a doença e ressignificar a vida.
A Fisioterapeuta Míria Mendonça abordou em sua fala a necessidade da mulher se cuidar, se olhar, se precaver e, sobretudo, se amar. “O auto cuidado também é uma forma de amor próprio, quando fazemos o autoexame nas mamas e nos observamos mais na intimidade também estamos nos cuidado porque muitos dos sinais do câncer podem ser identificados apenas com essa observação”, disse ela, lembrando que embora o nódulo do câncer de seio seja indolor no início do processo, é possível a identificação de forma precoce o que faz toda a diferença no tratamento da doença e nas chances de cura.
A fisioterapeuta também realizou e ensinou exercícios de alongamento que melhoram a postura, além de dar dicas de como as mulheres podem melhorar sua saúde intima. Ela também realizou uma dinâmica na qual, a partir da leitura de frases previamente escritas, as mulheres presentes refletiam sobre estar ou não cuidando da própria saúde e qualidade de vida.
Entre as orientações repassadas pela palestrante está a de evitar usar calças apertadas, dar preferência ao uso de calcinhas de algodão, evitar usar protetor diário e se for o caso substituí-lo a cada duas horas, beber bastante água, evitar segurar o xixi, não passar longos períodos com pernas cruzadas e alongar-se sempre que possível. “Esses são alguns cuidados no dia a dia que fazem muita diferença na saúde íntima de nós mulheres”, afirmou Míria que também lembrou que em função da musculatura pélvica da mulher, ao fazer as necessidades fisiológicas, ela deve, preferencialmente, sentar no vaso sanitário ao invés de ficar na posição de pernas flexionadas. “A musculatura fica contraída nesta posição em pé, então, se o banheiro for público, limpa a tampa com álcool, usa um protetor ou mesmo coloca papel higiênico na tampa do sanitário, mas, evitem fazer as necessidades fisiológicas em pé”, orientou Míria.

O Outubro Rosa foi trabalhado em todas as empresas do Grupo A.Cândido
O evento na Unitrans, em João Pessoa, aconteceu no dia 24 de outubro
Mais funcionárias da Unitrans que celebraram o Outubro Rosa
Funcionárias do Grupo em João Pessoa
Durante a palestra sobre o Outubro Rosa, Miria desenvoleu dinâmicas e exercícios de relaxamento
A fisioterapeuta, Míria Mendonça, falou sobre cuidados que as mulheres precisam ter com seu corpo
A diretora do Grupo, Lorena Dantas reforçou a necessidade das mulheres olharem mais para si próprias e se cuidarem
Palestras sobre cuidados que a mulher tem que ter aconteceram em várias empresas do Grupo
Funcionárias de Campina Grande também participaram de evento do Outubro Rosa
Funcionárias do Grupo em Natal também celebraram o Outubro Rosa.