Author: administrador
Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 350 atendimentos no plantão do final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, realizou 360 atendimentos, entre consultas ambulatoriais e urgência e emergência, entre as 18h da sexta-feira (8) e a meia-noite do domingo (10). Foram 142 atendimentos na sexta-feira (8), outros 116 no sábado (9) e mais 102 no domingo (10). Neste período, o hospital realizou ainda oito cirurgias eletivas e quatro partos.
As cirurgias foram de cisto pilonidal (retirada de bolsa revestida por células epiteliais), exerese de nódulo de mama(remoção de um ou mais nódulos localizados na região das mamas), histerectomia total, hernioplastia incisional (hérnia da parede abdominal) e hernioplastia umbilical (hérnia do umbigo) e de fratura exposta de dedo.
Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda 316 exames laboratoriais, 78 exames de Raios-X e 20 tomografias. No período houve 22 internações, por motivos diversos, entre os quais está broncoaspiração, epilepsia, neoplasia de pâncreas, pneumonia adquirida na comunidade, além dos pacientes que fizeram cirurgias e das parturientes.
Entre os principais motivos de atendimento no hospital durante o plantão, destacam-se 73 registros de entrada por causa de dores diversas, 16 casos de cefaleia, outros 16 de crise de ansiedade, 14 casos de administração de medicação própria, outros 13 de náuseas, além de nove casos de síndrome gripal. Mas o hospital atendeu ainda 14 vítimas de sinistro de trânsito com moto, uma com carro, um acidente doméstico e outro no trabalho. Teve ainda 10 avaliações obstétricas, sete ortopédicas e duas de mastologia.


Asplan participa da primeira reunião do Projeto Cultivo Limpo



Hospital de Patos implanta nova Sala Vermelha e melhora assistência a pacientes da Urgência e Emergência
Maior pronto socorro do sertão e referência para mais de um milhão de habitantes de 89 municípios da região, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, concluiu, nesta quinta-feira (6), a reforma da Sala Vermelha, um novo espaço para estabilização de pacientes graves, que vai melhorar ainda mais o atendimento na Urgência e Emergência da unidade. O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, esteve presente na abertura do novo espaço junto com o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes e do diretor técnico, o médico Pedro Augusto.
“Esse ambiente renovado que agora a gente implanta não foi pensando apenas no bem-estar dos pacientes, mas também dos profissionais que atuam neste setor, que passam a contar com uma melhor infraestrutura de trabalho, o que permite um atendimento ainda melhor”, disse o secretário. Para ele, a entrega de mais essa melhoria na unidade reflete a seriedade da aplicação dos recursos públicos. “Isso é uma prova de que quando o dinheiro público é bem aplicado, ele impacta diretamente na assistência à população, melhorando o serviço”, reiterou o secretário executivo.
O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, explicou que o pronto socorro, vem passando por mudanças nos últimos meses, com a reforma de áreas de atendimento, otimização de espaços, e que essa última ação na Sala Vermelha foi pensada para humanizar ainda mais a assistência e melhorar a conduta e a dinâmica junto do paciente. “A gente fez uma nova reforma na área vermelha para melhorar nosso tempo resposta, para melhorar nosso poder de resolução. E, dentro deste contexto, criamos um Eixo Amarelo que antes a gente não tinha para tomada de decisão intermediária. O paciente amarelo é aquele que requer um monitoramento cardíaco contínuo e constante, mas não necessariamente precisa estar dentro da Sala Vermelha. É uma sala ampliada para realização de procedimentos invasivos”, afirma o diretor-geral, reiterando que o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) nos projetos de melhoria da unidade foi fundamental para concretização das ações.
Francisco disse ainda que, até dezembro, o hospital conclui outra reforma, desta vez, criando um Eixo Azul, que servirá para acolher melhor os pacientes vinculados aos programas oferecidos pelo Governo do Estado, a exemplo do Opera Paraíba. “Atualmente, os pacientes são encaminhados ao nosso serviço para fazer cirurgias eletivas, mas ainda não temos um espaço exclusivo para atender essa demanda, daí surgiu a ideia de criar esse Eixo Azul onde trabalharemos melhor a humanização e acolhimento deste contingente com diferencias, tais como musicoterapia, dando informações mais detalhadas no que diz respeito ao procedimento que o mesmo vai realizar. Então, esse paciente que vem de forma agendada, planejada para o hospital, que hoje fica aguardando na nossa área verde, assistindo procedimentos de pacientes internados, em breve, ele será acolhido num espaço diferenciado”, afirmou o diretor.

“Esse ambiente renovado que agora a gente implanta não foi pensando apenas no bem-estar dos pacientes, mas também dos profissionais que atuam neste setor, que passam a contar com uma melhor infraestrutura de trabalho, o que permite um atendimento ainda melhor”, disse o secretário. Para ele, a entrega de mais essa melhoria na unidade reflete a seriedade da aplicação dos recursos públicos. “Isso é uma prova de que quando o dinheiro público é bem aplicado, ele impacta diretamente na assistência à população, melhorando o serviço”, reiterou o secretário executivo.
O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, explicou que o pronto socorro, vem passando por mudanças nos últimos meses, com a reforma de áreas de atendimento, otimização de espaços, e que essa última ação na Sala Vermelha foi pensada para humanizar ainda mais a assistência e melhorar a conduta e a dinâmica junto do paciente. “A gente fez uma nova reforma na área vermelha para melhorar nosso tempo resposta, para melhorar nosso poder de resolução. E, dentro deste contexto, criamos um Eixo Amarelo que antes a gente não tinha para tomada de decisão intermediária. O paciente amarelo é aquele que requer um monitoramento cardíaco contínuo e constante, mas não necessariamente precisa estar dentro da Sala Vermelha. É uma sala ampliada para realização de procedimentos invasivos”, afirma o diretor-geral, reiterando que o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) nos projetos de melhoria da unidade foi fundamental para concretização das ações.
Francisco disse ainda que, até dezembro, o hospital conclui outra reforma, desta vez, criando um Eixo Azul, que servirá para acolher melhor os pacientes vinculados aos programas oferecidos pelo Governo do Estado, a exemplo do Opera Paraíba. “Atualmente, os pacientes são encaminhados ao nosso serviço para fazer cirurgias eletivas, mas ainda não temos um espaço exclusivo para atender essa demanda, daí surgiu a ideia de criar esse Eixo Azul onde trabalharemos melhor a humanização e acolhimento deste contingente com diferencias, tais como musicoterapia, dando informações mais detalhadas no que diz respeito ao procedimento que o mesmo vai realizar. Então, esse paciente que vem de forma agendada, planejada para o hospital, que hoje fica aguardando na nossa área verde, assistindo procedimentos de pacientes internados, em breve, ele será acolhido num espaço diferenciado”, afirmou o diretor.










Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 380 atendimentos e 10 cirurgias no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, registrou 385 atendimentos, entre consultas ambulatoriais e urgência e emergência, entre a noite da última sexta-feira (1) e desse domingo (3). Nesse período, foram realizados ainda 10 procedimentos cirúrgicos, sendo oito cirurgias eletivas e dois partos. A unidade, que pertence à rede estadual de saúde, funciona como Clínica Médica, Urgência e Emergência, Maternidade e integra o Programa Opera Paraíba.
As cirurgias eletivas foram de alongamento de tendão de Aquiles, hernioplastia umbilical, fratura tibial, fratura de antebraço, fratura de clavícula e colecistectomia (cirurgia para retirar a vesícula biliar). No período, além dos pacientes que ficaram internados em observação pós-cirurgia, o hospital registrou 22 internações. Constipação, dor abdnominal, infarto agudo do miocárdio, infecção renal crônica, icterícia, neoplasia de pâncreas, pneumonia adquirida da comunidade (PAC), piolenefrite (inflamação dos rins causada por bactérias), sepcemia e traumatismo cranioencefálico (TCE) foram os motivos das internações.
Nesses três dias, o hospital também realizou 402 exames laboratoriais, 73 exames de Raio-X e 20 tomografias. Entre os principais motivos de procura pelo serviço destacam-se 59 atendimentos por queixas de dores, 24 registros de sintomas de síndrome gripal, 18 casos de cefaleia, 17 de descopatia, 14 de administração de medicação própria, outras 14 avaliações obstétricas, 11 atendimentos por causa de crise de ansiedade e 10 registros de quedas, entre outras demandas. O hospital atendeu ainda 11 pacientes vítimas de sinistros de trânsito com moto.
Plantão do final de semana no Hospital de Patos é marcado por 24 cirurgias e 264 atendimentos
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade de saúde pertencente à rede estadual em Patos, nesse final de semana (1 a 3), registrou o atendimento de 264 pessoas e a realização de 24 cirurgias, sendo 16 de urgência e oito eletivas. Foram nove cirurgias vasculares, sete oncológicas, seis gerais e duas ortopédicas.
Coincidentemente, os plantões da sexta-feira (1) e do sábado (2) registraram o mesmo quantitativo de pessoas atendidas, ou seja, 93 pacientes a cada plantão, e no domingo (3), mais 78 deram entrada na urgência e emergência do hospital, totalizando 263 atendimentos.
Os principais motivos da procura do serviço, por quantitativo de registros, foram de pessoas com queixas de dores, com 64 ocorrências, seguidas de pacientes que sofreram lesões por quedas, com 27 casos, e de traumas diversos com 10 casos. Mas o hospital atendeu ainda nove casos de pessoas mordidas por animais, oito de infarto agudo do miocárdio, seis casos de agressão física e ainda uma tentativa de suicido, entre outras demandas.
Nesse período, 14 pessoas deram entrada por causa de sinistros de trânsito, sendo 13 por acidentes com motos e uma com carro. Além dos acidentados da cidade de Patos, num total de oito pessoas, o hospital recebeu pacientes de Malta, Paulista, São José de Espinharas, São José do Bonfim e Teixeira.




Hospital de Coremas registra mais de 400 atendimentos no final de semana
Entre a noite da sexta-feira (1) e domingo (3), 414 pessoas utilizaram os serviços de Urgência e Emergência e do Ambulatório Médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba. Na Emergência, foram 192 ocorrências, enquanto no ambulatório foram 222.
A maior demanda de atendimentos, com 46 casos no total, ocorreu em pacientes que se queixavam de dores diversas, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 33 ocorrências, e de pacientes que deram entrada com quadros de diarreia, com 25 casos.
Mas a unidade registrou ainda 19 casos de suspeita de dengue, 13 casos de crise nervosa, oito casos de febre, sete casos de trauma, seis de cefaleia, cinco casos de dificuldade de urinar, três de acidentes com objeto perfurocortante, outros três casos de pessoas com tontura e mais três ocorrências de dispneia. No período, o hospital atendeu dois casos de intoxicação, um deles por tentativa de suicídio.
O plantão com maior ocorrência na urgência foi o do sábado (2), quando 74 pessoas foram atendidas, seguido do domingo (3), quando outras 69 pessoas deram entrada na unidade. Na sexta-feira (1), mais 49 pessoas passaram pela urgência do hospital. No ambulatório foram atendidas 61 pessoas na sexta-feira, mais 87 no sábado e outras 74 no domingo. Três pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores, por causa de diarreia, dor abdominal e hiperglicemia.



PL do Renovabio aprovado na Câmara simboliza a reparação de uma injustiça com os produtores canavieiros brasileiros
PL que assegura pagamento de CBios a produtores é aprovado na Câmara e segue agora para Senado

Para o presidente da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto essa vitória na Câmara reforça a sensação de justiça com a classe produtiva. “Há mais de cinco anos que a gente esperava essa reparação que agora, de fato, está começando a se concretizar e virar Lei”, reitera o dirigente canavieiro.
Pedro agradece aos parlamentares pela aprovação, lembrando do importante papel ao então deputado federal paraibano, Efraim Filho, hoje Senador da República que foi o autor do PL e da união de todos em prol deste objetivo. “Esse resultado de hoje mostra a importância da união da classe produtiva que se deu as mãos e conseguiu elaborar essa proposta, depois chegar a um acordo com os industriais e agora conquistar essa aprovação na Câmara. Ainda tem a apreciação no Senado e a sanção presidencial, mas, estamos confiantes que teremos igual respaldo dos senadores, até porque é um pleito legítimo e justo”, reitera Pedro Campos Neto.
O presidente da Unida complementa que a participação do produtor no recebimento de CBios será proporcional a biomassa entregue às usinas produtoras de etanol, conforme sua nota de eficiência energética-ambiental. “Para começar, no perfil agrícola padrão, a participação será de 60% das receitas geradas com a venda de créditos obtidos pela produção de biocombustível com a matéria-prima entregue pelo produtor, mas esse percentual pode ser ampliado caso o produtor forneça dados para a indústria poder fazer o preenchimento do perfil específico, o que gera uma nota de eficiência maior e, consequentemente, mais créditos”, esclarece Pedro Campos Neto, que também preside a Câmara Setorial do Açúcar e do álcool do Ministério da Agricultura (MAPA).



Asplan comemora sucesso da operação de logística reversa de embalagens de Pedras de Fogo que recolheu três toneladas





Grupo A.Cândido reúne profissionais para debater o Outubro Rosa e reforçar importância da prevenção e autocuidado















