O presidente da Unida, Pedro Campos Neto, prestigiou a inauguração da nova fábrica de açúcar da Giasa, nesta sexta-feira (22). Instalada na Fazenda Ibura, no município de Pedras de Fogo (PB), a nova planta pertencente ao grupo Olho D’Água que com o novo empreendimento diversifica sua produção para atender tanto ao mercado interno quanto à exportação. “É um empreendimento que traz progresso, desenvolvimento, gera empregos e movimenta de forma muito positiva e efetiva a cadeia produtiva de cana-de-açúcar e a economia da Paraíba”, afirmou o dirigente canavieiro.
Segundo informações divulgadas pelo Grupo, a nova fábrica possui uma capacidade de moagem de 320 toneladas de cana-de-açúcar por hora, totalizando 1,4 milhão de toneladas/safra. A expectativa é que a planta produza 2,8 milhões de sacos de açúcar e 16,8 milhões de litros de álcool/safra, aproveitando o mel residual da cana para a produção de etanol.
O presidente do grupo Olho d’Água, Gilberto Tavares de Melo, afirmou que a inauguração da unidade na Paraíba representa um momento de flexibilidade produtiva para a empresa. “Nós passamos a atuar de uma forma ainda mais competitiva, com a produção de açúcar e etanol, utilizando a inovação, novas tecnologias, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável dentro do papel estratégico do Nordeste para o crescimento do Brasil”, falou o empresário.
“Essa fábrica é de suma importância para a região. O Grupo Olho D’água, que tem 104 anos de fundação, sempre atuou com seriedade e honestidade, e eu tenho muito orgulho de ser fornecedor deles, já na terceira geração familiar, já que meu pai e meu avô também forneceram cana para o Grupo. Essa fábrica é mais um marco de sucesso que atrai novos investimentos, progresso e desenvolvimento não apenas para a região e a Paraíba, mas para o Nordeste”, finalizou o presidente da Unida, Pedro Campos Neto.
Fotos Governador: Secom/PB
Pedro Campos Neto e convidados prestigiaram a inauguração da nova fábrica do Grupo Olho D’águaMomento do descerramento da fita de inauguração com empresários do Grupo e Governador João AzevêdoGovernador João Azevêdo falou da importância do novo empreendimentoDeputado George Morais, Alexandre Lima, Senador Efraim Filho, Bruno Tavares de Melo e Pedro Campos NetoRaimundo Nonato, Pedro Campos Neto e Neto Siqueira e outros convidadosO evento de inauguração da fábrica foi bastante prestigiadoEx-deputado Silvio Costa, Senador Efraim Filho, Renato Cunha, George Morais e Pedro Campos Neto
Os profissionais do sexo masculino do Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, tiveram a oportunidade, nesta sexta-feira (22), de realizar exames de imagem como forma de prevenção ao câncer de próstata. As ultrassonografias foram feitas pelo médico Hugo Maia na própria unidade hospitalar, via agendamento prévio. Além da realização dos exames de ultrassom, houve ainda a distribuição de panfletos educativos, com orientações sobre como se prevenir do câncer de próstata.
E um dos profissionais que aproveitou para checar sua saúde, foi o Carlos Rafael de Jesus Daniel, que atua na comissão de licitação da unidade, há um ano. “Eu achei muito importante essa iniciativa que nos estimulou a ter esse olhar e cuidado para nós. O homem é mais difícil de se cuidar, então quando há uma oportunidade como essa a gente não pode deixar passar, afinal, trata-se de nossa própria saúde”, disse ele.
O diretor geral do hospital, Fábio Cardoso, lembra que a ação foi similar a realizada em outubro com as profissionais mulheres. “No mês passado, em alusão ao Outubro Rosa, também estimulamos nossas funcionárias a participarem de ambulatórios de mastologia e realizarem exames específicos para prevenção do câncer de mama e de colo de útero e agora, em novembro, estamos reforçando a campanha de prevenção ao câncer de próstata. Cuidamos de todos os pacientes que buscam nosso serviço, mas também é importante cuidar de quem cuida”, afirmou o médico.
Os exames foram realizados no próprio hospital de CatoléOs exames aconteceram nesta sexta-feira (22)O médico Hugo Maia foi o responsável pelos examesHospital de Catolé oferta exames de ultrassom de próstata para os funcionários dentro do Novembro AzulCarlos Rafael foi um dos profissionais que aproveitou e fez o exameAlém dos exames houve a distribuição de material educativo
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. E foi justamente para falar sobre essa doença e formas de prevenção, que o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) realizou, nesta quinta-feira (21), o Dia da Conscientização. A ação, que faz parte das atividades do Novembro Azul, foi direcionada para funcionários do hospital e para colaboradores de outras unidades integrantes da rede de saúde do Estado: a Maternidade Dr. Peregrino Filho e o Hospital Infantil Noaldo Leite. Além da palestra com o urologista Marcilio Moreira Moura, houve consultas e coleta de sangue para o PSA.
“No quesito prevenção, o exame de próstata, que é o toque retal, associado a exames laboratoriais é imprescindível para identificar a doença no seu estágio inicial, o que eleva as chances de cura”, disse o médico, lembrando que a partir dos 50 anos é importante que o homem faça esses exames e, em casos onde há histórico de câncer de próstata na família, a avaliação pode começar um pouco mais cedo. “O importante é a prevenção e o rastreamento e cuidado com o diagnóstico precoce, pois disso depende uma melhor qualidade de vida”, reiterou o médico.
Para o Auxiliar de Farmácia do hospital de Patos, Manoel Garcia de Medeiros, a ação foi muito oportuna. “O homem se cuida bem menos que a mulher, mas isso não é bom, nem desculpa para não fazer os exames. Não é confortável o exame de toque, mas ele salva vidas então não há porque ter vergonha. Muito melhor que ficar doente é se prevenir”, disse Manoel, que ficou o tempo todo incentivando os colegas a realizar o exame do toque retal e fazer a coleta de sangue para o PSA. Depois da palestra e consultas, o urologista Marcílio Moura se reuniu numa Roda de Conversa com os presentes e tirou dúvidas, respondendo às perguntas dos participantes.
Sobre o Novembro Azul
O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Pouco tempo depois ganhou o mundo, inclusive, o Brasil. No Hospital de Patos, todos os anos durante o mês de novembro são realizadas atividades alusivas à Campanha. Até o final do mês acontecerão outras ações.
O Urologista Marcílio Moura fez palestra e examesO público alvo do evento foram funcionários de unidades da rede estadual de saúdeFuncionários aguardando a realização dos exames de PSA e toque retalDr. Marcílio Moura falou sobre prevenção, rastreamento, exames e tratamentoA atividade foi realizada na recepção do Hospital do Bem, unidae oncológica que integra o ComplexoA ação teve até bolo temático
As obras de ampliação do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, estão em ritmo acelerado entrando na fase de conclusão. Agora em novembro, estão sendo finalizados os serviços de alvenaria, foi iniciado o revestimento interno, começou a concretagem da caixa d’água e a pintura interna e também as instalações prediais.
A empresa executora da obra, a R&H Engenharia Ltda, informou que vem trabalhando para concluir a obra do novo bloco cirúrgico com seis salas e mais uma UTI com 10 leitos em fevereiro de 2025.
Nesta ampliação, que vai possibilitar melhorar o atendimento à população dos 89 municípios para os quais o Complexo é referência em urgência e emergência, clínica médica, cirurgias e oncologia, por meio do Hospital do Bem, o Governo da Paraíba está investindo R$ 6,2 milhões. A obra foi contratada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento Suplan e está sendo executada com recursos do tesouro estadual, com contrapartida do Governo Federal.
A construção acontece em terreno do próprio hospital, numa área atrás do prédio do Hospital do Bem. O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, reitera que essa obra é de extrema importância para o hospital. “Com essas novas seis salas de cirurgia e os novos leitos de UTI nós melhoraremos significativamente a nossa capacidade de atendimento para a população dos municípios para os quais somos referência”, afirma Francisco. Ele lembra que, atualmente, o Complexo tem um bloco cirúrgico com três salas para atender além das urgências e emergências do hospital, as cirurgias eletivas e ainda as oncológicas do Hospital do Bem que também são realizadas no mesmo bloco.
O diretor técnico do hospital, médico Pedro Augusto, reforça que a disponibilidade de mais seis salas de cirurgia e de 10 leitos de UTI garantirá à unidade uma maior autonomia em sua assistência ao paciente. “Com esses novos espaços vamos conseguir melhorar nossa resposta em relação às demandas de cirurgias e também de assistência para pacientes que precisem de cuidados intensivos, de forma que essa obra vai assegurar um salto não apenas na quantidade de pacientes assistidos, como na qualidade de nossos serviços de cirurgia e de internação em UTI”, finalizou o médico.
Diretor-Geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca importância da obraOs serviços de alvenaria da obra já estão sendo finalizadosEspaço onde funcionará a UTI com 10 leitosAs instalações prediais já começaram a ser feitas na obraA pintura interna já está em fase inicialA parte de alvenaria já está sendo concluídaA obra compreende um novo bloco cirurgico com seis salas e uma UTI com 10 leitosA obra já entrou na fase de finalização e acabamentos
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, realizou, no feriadão da Proclamação da República, entre a sexta-feira (15) e o domingo (17), 207 atendimentos no setor de Urgência e Emergência. Foram 64 atendimentos no dia do feriado nacional, mais 78 no sábado (17) e outros 65 registros no domingo.
As queixas de dores lideraram os atendimentos no período, com 43 casos, seguidas de crise nervosa, com 18 casos, e onze atendimentos por causa de diarreia. Além disso, o hospital atendeu dez pessoas com crise de amigdalite, outras dez com cefaleia, nove com sintomas de síndrome gripal e oito com traumas.
Durante o período do feriadão, também foram atendidas duas vítimas de sinistros de trânsito com moto. Outras nove pessoas deram entrada no hospital por causa de acidente com objeto perfuro/cortante e sete com dificuldades para urinar.
Ao todo, sete pacientes tiveram que ser internados após passarem por consulta médica, sendo uma por causa de diarreia, outra por infecção do trato urinário (ITU), uma por dor abdominal, por inapetência (por causa de um abscesso na mão), e mais outra por causa de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Hospital de Coremas atendeu 207 pessoas no plantão deste final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 359 atendimentos, entre consultas ambulatoriais e serviços de urgência e emergência, entre as 18h da sexta-feira (15) e a meia-noite deste domingo (17). Foram 123 atendimentos na sexta-feira, feriado da Proclamação da República, mais 123 no sábado e outros 113 no domingo. Neste período, o hospital realizou sete cirurgias eletivas e seis partos.
As cirurgias foram de colecistectomia (retirada da vesícula biliar); hernioplastia (tratamento da hérnia na parede abdominal) e perineoplastia (cirurgia para reconstruir ou aproximar o períneo).
Durante o plantão do feriadão, o hospital realizou ainda 70 exames de Raios-X; 371 exames clínicos e 25 tomografias. Neste período, 28 pessoas precisaram ser internadas para avaliação e cuidados posteriores, entre outras razões, por causa de abdômen agudo; AVC hemorrágico; cistite aguda; complicações com erisipela; infecção do trato urinário; câncer de boca e de pâncreas, além dos pacientes que fizeram cirurgias e os partos.
Na Urgência e Emergência, os casos de maior demanda foram de pessoas com queixas de dores, sendo 47 atendimentos, seguidos de pacientes para aplicação de medicação própria e de casos de lombalgia e cefaleia. O hospital atendeu ainda 12 vítimas de acidentes de trânsito, sendo nove de moto e três de carro e 11 pessoas com crise de ansiedade, entre outros atendimentos.
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou atendimentos a 221 pessoas no plantão do último final de semana, compreendido entre o feriado da Proclamação da República, na sexta-feira (15), e o domingo (17). Foram 72 atendimentos no dia 15, outros 77 no sábado (16) e mais 72 no domingo. Deste total, 23 pessoas deram entrada no hospital por causa de sinistros de trânsito.
Durante o período, a unidade realizou oito cirurgias, sendo seis de urgência e duas eletivas. Ao todo, foram três cirurgias vasculares, duas ortopédicas, outras duas oncológicas e uma cirurgia geral.
Dos pacientes vítimas de sinistros de trânsito, 19 se envolveram em acidentes com motos e quatro com carro. A cidade de Patos registrou boa parte dos acidentes, com 10 casos, mas o hospital também atendeu ainda pacientes das cidades de Água Branca, Cacimba de Areia, Condado, Desterro, Mãe D´água, São José de Espinharas, Taperoá, Teixeira, Catingueira e Cacimbas.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos e automóvel, ainda foram atendidos pacientes com dores diversas, somando 42 ocorrências, seguidos de pessoas que sofreram quedas, com 21 casos, e de pacientes com traumas, com 11 registros. A unidade também atendeu três casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), dois casos de tentativa de suicídio e um caso de agressão física.
Uma das cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semanaHospital de Patos realizou oito cirurgias neste final de semana, seis delas de urgênciaHospital de Patos realizou oito cirurgias no plantão do feriado do dia 15Um dos procedimentos cirurgicos no Hospital de Patos neste final de semanaCirurgião do Hospital de Patos durante um dos oito procedimentos do final de semana
Nos próximos dias 21 e 22, profissionais, estudantes e público interessado irão debater a história das Engenharias e da Agronomia paraibana. O objetivo é preparar futuros profissionais destas áreas para os desafios que virão, mostrando o que foi feito no passado como referência de melhorias para o futuro. O 1º Seminário Sobre a História das Engenharias e Agronomia Paraibana (HEAP) será realizado no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), uma das patrocinadoras do evento, em João Pessoa. As inscrições podem ser feitas pelo link https://asplanpb.com.br/heap/. Para associados da Asplan a inscrição é gratuita.
De acordo com a programação, na manhã do primeiro dia será debatido no Módulo 1 – Projetos, o Cálculo estrutural da torre da TV Cabo Branco, com o Eng. Civil Argemiro de Brito Franca, às 8h. O Módulo 02 – Obras Estruturantes vai focar na construção da Rodoviária de João Pessoa, suas dificuldades e soluções, com o Eng. Civil José Reinaldo Lima, às 10 h. À tarde, o Módulo 03 – Pesquisas Acadêmicas traz o debate sobre a Obtenção do pó de Cactos para uso como aditivos em concretos e argamassas, com a Eng. Dra. Gabriella Cavalcante, às 14h e no Módulo 04 – Resíduos. O enfoque será Material de construção: do desperdício ao surgimento de usinas de beneficiamento com o Eng. Prof. Joácio Morais, às 16h.
Horário: 16h00
No segundo dia do seminário, noo Módulo 05 – Empresa Agrícola debaterá Os bastidores do desenvolvimento da empresa Frutas Doce Mel, com o Eng. Agrônomo Márcio Lima da Silva, a partir das 8h. Em seguida, no Módulo 06 – Agronomia e a Urbanização, será debatido a Arborização urbana nos municípios paraibanos e o papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento das árvores nestes municípios, com o Eng. Agrônomo e Mestre em Gestão Ambiental. Anderson Fontes, a partir das 10h. Na parte da tarde, o Módulo 07 – Assistência Técnica debate A evolução do modelo de atendimento ao produtor rural no Brasil, com o Eng. Agrônomo Gabriel Petelinkar, às 14h. Em seguida, no Módulo 08 – Geoprocessamento, será visto a Evolução do uso de geotecnologia no agronegócio, com o especialista em Geoprocessamento da Asplan, Thybério Luna Freire, às 16h.
Para o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, que é engenheiro agrônomo, o 1º HEAP é uma excelente oportunidade de atualizar conhecimentos. “A expectativa é que a gente debata o que foi feito, valorizando o passado, mas de olho no que o futuro exigirá de nós para melhorarmos ainda mais o campo de atuação destes profissionais”, afirmou o dirigente canavieiro.
Além da Asplan apoiam o Seminário a empresa RL2 Construções, Assessoria e Consultoria de Engenharia, a Rebrite (Reciclagem de Material de Construção), a Maccaferri, o Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Coopcon Paraíba, a Brascon, a Hoop Eyewear, o Treinamento Engenheiros do Futuro, o Mundo das Tintas e a Sente Mente – Clínica Integrada.
A Urgência e Emergência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 228 pacientes entre a noite da sexta-feira (8) até a meia-noite desse domingo (10). Queixas de dores, crise de amigdalite e casos de crise nervosa lideraram os atendimentos no período.
Na Urgência e Emergência foram 54 casos de pessoas atendidas se queixando de dores diversas, outros 29 casos de pacientes com crise de amigdalite e 14 pessoas deram entrada na unidade com crise nervosa. Mas, o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 12 casos de dificuldade de urinar, sete pessoas com sintomas de síndrome gripal e ainda duas pessoas vítimas de sinistros de trânsito com moto e outras duas que se feriram com objeto perfuro/cortante.
Foram 87 atendimentos na sexta-feira (8), mais 73 no sábado (9) e outros 68 atendimentos no domingo (10), entre consultas ambulatoriais e urgência e emergência. Neste período, o hospital registrou a internação de quatro pessoas, uma por causa de dor abdominal, outra por crise de sinusite, outro paciente com crise asmática grave e um por causa de pneumonia adquirida da comunidade (PAC).
O Hospital de Coremas, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, atua com serviços de Urgência e Emergência de baixa complexidade, Clínica Geral e também como Maternidade e integra o Programa Opera Paraíba com a realização de cirurgias oftalmológicas de Catarata e Pterígio.
Hospital de Coremas atendeu 228 pessoas no plantão do final de semanaQuatro pessoas precisaram ser internadas neste final de semana no Hospital de Coremas
O plantão deste final de semana (8 a 10) no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, ficou marcado pela realização de 25 cirurgias e pelo atendimento de 227 pessoas. Foram 14 procedimentos cirúrgicos eletivos e 11 de urgência, sendo 14 cirurgias oncológicas, cinco vasculares, três gerais e outras três ortopédicas.
No plantão da sexta-feira o hospital atendeu 80 pessoas na urgência e emergência. No sábado, foram mais 71 atendimentos e no domingo, outras 76 pessoas deram entrada na unidade.
Entre as 18h da última sexta-feira (8) até a meia-noite desse domingo (10) ainda deram entrada na Urgência e Emergência do hospital 26 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 24 de motocicletas, um com automóvel e outro por atropelamento. Dos 26 pacientes que deram entrada vítimas de acidentes, 18 casos foram de pacientes da cidade de Patos, mas o hospital atendeu pessoas de Areia de Baraúnas, Emas, Santa Luzia, São José do Bonfim, Taperoá, Teixeira e Vista Serrana.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com dores diversas com 40 casos, pessoas que sofreram quedas, com 26 registros. Mas, entre outras ocorrências, o hospital atendeu seis casos de mordedura de animais, quatro casos de tentativa de suicídio, dois de crise nervosa e um caso de agressão física.
Uma das 25 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semanaDs 25 cirurgias realizadas no Hospital de Patos no final de semana, onze foram de urgênciaHospital de Patos realizou 25 cirurgias no plantão do final de semana