Author: administrador

Hospital de Coremas atende quase 200 pessoas no plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (29) e o domingo (1), 195 pessoas. Foram 56 atendimentos na sexta-feira, mais 77 no sábado e outros 62 no domingo, entre consultas ambulatoriais e serviços de urgência e emergência.

Neste período, cinco pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas e pronto atendimento por causa de complicações com hérnia inguinal, dor abdominal, inapetência, gripe e pneumonia.

A maior demanda de procura pelo serviço no período foi de pacientes com queixas de dores, com 45 ocorrências, seguido de casos de cefaleia, com 22 ocorrências, e de diarreia, com 18 atendimentos.

Mas o hospital atendeu ainda seis pacientes com sintomas de síndrome gripal, outros seis com febre alta, cinco casos de crise nervosa, outros cinco de crise hipertensiva, uma vítima de sinistros de trânsito com moto, uma pessoa ferida com objeto perfurocortante, além de um caso de tentativa de suicídio e outro com perfuração por arma de fogo, entre outros motivos de procura pelo serviço.

Hospital de Coremas atendeu 195 pessoas no plantão do final de semana
Uma das consultas realizadas no Hospital de Coremas no plantão do final de semana

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 330 atendimentos e 12 cirurgias no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 339 atendimentos, entre consultas médicas e urgência e emergência, entre as 18h da sexta-feira (29) e a meia-noite do domingo (1). Foram 130 atendimentos na sexta-feira, outros 123 no sábado e mais 86 no domingo.

Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda 12 cirurgias, sendo cinco eletivas, seis partos e uma curetagem. As cirurgias eletivas foram de apendicite, histerectomia total (retirada do útero e do colo do útero), colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e hernioplastia inguinal (procedimento cirúrgico usado para o tratamento da hérnia na parede abdominal).

Os casos mais recorrentes de atendimento no período foram de pessoas com queixas de dores, com 41 casos, seguido de casos de aplicação de medicação própria, com 25 ocorrências, e de queixas de cefaleia. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, pacientes com crise de ansiedade, com diarreia, faringite, gastrite, com infecção, náuseas, com sintomas de síndrome gripal, e com vertigem. Cinco pessoas deram entrada na urgência como vítimas de sinistro de trânsito com moto.

Durante o plantão o hospital realizou ainda 11 avaliações cardiológicas, 10 obstétricas, cinco ortopédicas, uma avaliação cirúrgica e duas avaliações de exames. No período foram realizados ainda 401 exames laboratoriais, 44 Raios-X e 15 tomografias. Entre a sexta-feira e o domingo, 30 pessoas foram internadas por causa de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Acidente Vascular Encefálico (AVE), neoplasia de pulmão, septicemia, Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), tuberculose, entre outras causas, além dos pacientes que fizeram cirurgias.

Um dos atendimentos ambulatoriais do Hospital de Catole do Rocha neste final de semana
Hospital de Catolé do Rocha atendeu 339 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de Catolé realizou cinco cirurgias eletivas neste final de semana
O Hospital de Catolé realizou seis partos cesários no plantão do final de semana
Durante o plantão do final de semana foram realizados 15 tomografias pelo Hospital de Catolé

Hospital de Patos realiza mais de 200 atendimentos e 26 cirurgias no final de semana

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, neste final de semana, registrou o atendimento de 233 pessoas. Entre as 18h da sexta-feira (29) até a meia-noite de domingo (1), a unidade – pertencente à rede estadual de saúde – realizou ainda 26 procedimentos cirúrgicos, sendo 10 de urgência e 16 eletivos com 14 cirurgias oncológicas, cinco ortopédicas, quatro vasculares e outras quatro de cirurgia geral.

Os plantões de sexta e sábado tiveram quase o mesmo quantitativo de atendimentos, com 83 pacientes no dia 29 e 87 no domingo (30). O plantão de domingo registrou outros 63 atendimentos. Dos 233 atendimentos, 49 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores. Os demais tiveram alta após as consultas médicas e atendimentos de pronto socorro.

O relatório de gestão do Complexo apontou ainda que 27 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito. Destes, 20 foram acidentados com motocicletas, seis com automóvel e um por atropelamento. Dos acidentados, 16 são da cidade de Patos. Mas houve registro de acidentados vindos das cidades de Cacimba de Areia, Juru, Mãe D’água, Matureia, Nova Olinda, Quixaba, São José de Espinharas, Desterro e São José do Bonfim.

Na emergência, além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores, quedas, traumas, casos de dispneia (dificuldade de respirar), crise hipertensiva, mordida de animais, torção e mal-estar. O hospital atendeu ainda quatro casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), dois casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um caso de agressão física.

Das 26 cirurgias realizadas, 10 foram de urgência
Uma das 26 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana
Das 26 cirurgias, 14 foram oncológicas
Hospital de Patos realizou 26 cirurgias no plantão deste final de semana

Atleta de Patos, filho de funcionária do Hospital Regional, vence campeonato estadual de skateboard e vai representar a PB em disputa nacional

A Coordenadora do Bloco Cirúrgico do Hospital Regional de Patos, Silvania Araújo, é só alegria e orgulho desde o último sábado (23). Isto porque, seu filho, o atleta de skateboard, José Lourenço de Sousa Neto venceu a disputa estadual do Campeonato Paraibano, na categoria Amador, conquistando a vaga para representar o estado no campeonato nacional. O torneio aconteceu em João Pessoa, no Parque das Três Ruas, nos Bancários.
José Lourenço que se criou em Patos e aprendeu os primeiros passos no skate nas praças da cidade, atualmente, mora em João Pessoa e competiu com 80 atletas de vários estados do Nordeste e de municípios paraibanos, a exemplo das cidades de  Bananeiras, Bayeux, Campina Grande, Esperança, João Pessoa, Lagoa Seca, Pedras de Fogo e Solânea.
 O campeão estadual de skateboard deste ano já tinha se sagrado vencedor na Paraíba, em 2019, na categoria iniciante. Com quase dez anos de carreira, ele dedicou a vitória à cidade de Patos, onde teve sua base inicial para aprender e se desenvolver no esporte. “Eu tenho orgulho de representar Patos e agora a Paraíba com todo carinho do mundo e vou dar o meu melhor para trazer o campeonato nacional”, disse ele que fez bonito no ultimo dia 23, com manobras bonitas e bem executadas.
As manobras de José Lourenço lhe renderam o primeiro lugar no campeonato estadual.
José Lourenço venceu a disputa na categoria amador e vai representar a Paraíba em nível nacional.
José Lourenço é natural de Patos e filho da funcionária do Hospital Regional, Silnavia Araújo

Presidente da Unida será um dos homenageados no MasterCana Norte & Nordeste 2024

O presidente da União Nordestina de Produtores de Cana (Unida) e vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Campos Neto será um dos homenageados da edição deste ano do MasterCana Norte & Nordeste 2024, na categoria “MAIS INFLUENTES DO SETOR”. O evento será realizado no dia 5 de dezembro em Recife (PE) e reunirá líderes, empresas e especialistas do setor de bioenergia para destacar avanços e práticas sustentáveis que impulsionam o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste.
O convite para ser homenageado foi feito na semana passada e destaca a influência de Pedro Campos Neto no setor, na região Norte/Nordeste. Neto e filho de produtor canavieiro, Pedro, que também é Presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do MAPA, representa a terceira geração de plantadores de cana da família e tem despontado como uma jovem liderança no segmento produtivo do Nordeste.
“Fiquei bastante honrado em receber o convite para ser homenageado porque sei da seriedade do MasterCana e atribui esse reconhecimento ao trabalho que venho desenvolvendo na defesa da classe produtiva, da valorização do etanol, da expansão dos biocombustíveis e de energias renováveis e de projetos de sustentabilidade que fortalecem a transição energética e a economia de baixo carbono em nosso país”, disse Pedro.
Pedro Campos Neto será um dos homenageados deste ano

Hospital de Coremas atende mais de 220 pessoas durante plantão do final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu, durante o final de semana, entre a sexta-feira (22) e o domingo (24), 227 pessoas na urgência e ambulatórios médicos. A unidade, que integra a rede estadual de saúde do Governo da Paraíba, realiza atendimentos de urgência e emergência de baixa complexidade, além de clínica médica e maternidade.

Das 227 pessoas atendidas no ambulatório da unidade, 76 foram no plantão da sexta-feira (22), outras 67 foram no sábado (23) e mais 84 no domingo (24), o plantão de maior movimento do final de semana. Destas, 10 pessoas foram internadas para observação e cuidados posteriores. Uma por complicações por fraqueza, outra por Infecção do Trato Urinário (ITU), uma com faringoamigdalite aguda e outra com faringoamigdalite bacteriana, outra por complicações decorrentes de uma neoplasia, um caso de derrame pleural, outro de diabetes descompensada e dois pacientes com pneumonia.

A maior demanda de atendimento na urgência foi de pacientes com queixas de dores, com 33 ocorrências, seguida de pessoas com amigdalite, com 26 registros, e de casos de crise nervosa, com 15 atendimentos. Mas o hospital atendeu ainda pessoas com cefaleia, crise hipertensiva, sintomas de síndrome gripal, feridas com objeto perfurocortante, com quadros de diarreia, reação alérgica, entre outros motivos de menor incidência, além de duas tentativas de suicídio.

Hospital de Coremas atendeu 227 pessoas no plantão do final de semana
Uma das consultas realizadas no plantão do final de semana no Hospital de Coremas

Hospital de Catolé do Rocha atende 420 pessoas durante plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, contabilizou no plantão do final de semana (22 a 24) o atendimento de 420 pessoas. A unidade realizou ainda três cirurgias eletivas e quatro partos. Além de Urgência e Emergência e Clínica Médica, o hospital também funciona como maternidade para partos de média e baixa complexidade. No período, foram realizados 58 Raios-X, 21 tomografias e 306 exames laboratoriais.

A maior demanda de procura pelo serviço foi durante o plantão da sexta-feira, quando o hospital atendeu 167 pacientes, seguido do plantão do sábado, quando outras 130 pessoas deram entrada na unidade. No domingo, mais 123 pessoas foram atendidas com demandas diversas.

O plantão do final de semana ficou marcado ainda pela internação de 40 pacientes que, após avaliação médica, precisaram continuar sendo avaliados e assistidos. Apendicite aguda, dispneia, dor torácica, infecção do trato urinário, parótide epidêmica e septicemia foram algumas das causas das internações, além dos pacientes que fizeram cirurgias.

Entre as causas mais frequentes de procura pelo serviço, destacaram-se a queixa de dores, com 60 registros, seguido de aplicação de medicação própria, com 33 casos, e 18 casos de cardiopatia. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, cinco vítimas de sinistro de trânsito, sendo três com motos e duas com autoimóvel, três pessoas com crise de apendicite, além de um caso de acidente de trabalho e outro de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Hospital de Catolé realiou três cirurgias eletivas no plantão deste final de semana
Uma das consultas ambulatoriais do plantão deste final de semana no Hospital de Catolé do Rocha
Hospital de Catolé atendeu 420 pessoas no plantão deste final de semana

Hospital de Patos atende mais de 200 pessoas e realiza 14 cirurgias no final de semana

O plantão do final de semana (22 a 24) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde em Patos, registrou o atendimento a 222 pessoas, das quais 19 vítimas de sinistros de trânsito. Entre as 18h da sexta-feira (22) até a meia-noite deste domingo (24), foram realizadas ainda 14 cirurgias, sendo nove delas de urgência. Foram sete procedimentos ortopédicos, quatro de cirurgia geral, dois vasculares e um urológico.

O plantão de maior demanda de pacientes foi o da sexta-feira, quando foram atendidas 79 pessoas. No sábado, segundo dia de maior procura pelo serviço, outras 76 pessoas deram entrada no hospital e, no domingo, mais 67 pessoas passaram por avaliação na Urgência e Emergência. Destes, 40 precisaram ficar internados para cuidados posteriores.

Dos 19 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, a maioria, ou seja, 16 deles foi de pessoas que estavam em motocicletas. Mas houve ainda o registro de três acidentados com automóvel. Além de acidentados da cidade de Patos, o hospital atendeu pessoas vindas das cidades de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Junco do Seridó, Juru, Malta, São José do Bonfim, Tavares e Teixeira.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores, com 37 registros, seguidos de pessoas que sofreram quedas, com 24 casos. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras intercorrências, seis pessoas que sofreram mordedura de animais, três pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de um caso de tentativa de suicídio e outro de agressão física.

 

Das 14 cirurgias realizadas no Hospital de Patos no final de semana, nove foram de urgência
Hospital de Patos realizou 14 cirurgias no plantão do final de semana
Um dos procedimentos cirurgicos do plantão do final de semana no Hospital de Patos
Uma das 14 cirurgias do plantão do final de semana no Hospital de Patos

 

1º Seminário Sobre a História das Engenharias e Agronomia Paraibana debateu temas importantes e homenageou profissionais de destaque

O 1º Seminário Sobre a História das Engenharias e Agronomia Paraibana (HEAP) realizado no auditório da Asplan, e que aconteceu nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), teve palestras e homenagens. No primeiro dia de atividades o Engenheiro Civil, Argemiro de Brito, falou sobre o cálculo estrutural da Torre da TV Cabo Branco, um ícone da engenharia paraibana, cujos cálculos foram feitos por ele, que também assina outros projetos estruturais de obras da capital paraibana, a exemplo da Rodoviária de João Pessoa e do Ronaldão. O também Engenheiro Civil José Reinaldo Lima, responsável pelas obras da rodoviária, falou em seguida sobre as dificuldades e resoluções encontradas para viabilizar a solidez do empreendimento rodoviário.
Na parta de tarde, a Professora Dra. e pesquisadora, Gabriella Cavalcanti falou dos desafios da pesquisa para obtenção de pó de cactos para uso como aditivos em concreto e argamassa, explicando toda a metodologia utilizada para transformar a babosa da planta em pó. E o ex-secretário municipal de João Pessoa e professor Joácio Morais abordou a problemática do desperdício de material de construção e do surgimento de usinas de beneficiamento destes materiais.
A abertura do evento contou com a participação do presidente do CREA, Renan Guimarães, da Representante do Confea, Giucélia Figueiredo e do Diretor Técnico da Asplan, Neto Siqueira, que representou o presidente da Associação, José Inácio de Morais, que só pôde comparecer ao evento no final da manhã. O idealizador do 1º HEAP, Engenheiro Ricardo Lombardi conduziu os trabalhos e as entrevistas/homenagens aos palestrantes nos dois dias do evento.
Em sua fala, o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, destacou a importância das profissões de Engenharia e Agronomia e se dirigiu aos futuros profissionais da área com mensagens de otimismo em relação às oportunidades no mercado de trabalho. “O bom profissional, aquele que atua numa área onde ele se identifica, sempre encontra formas de desenvolver o seu talento. A questão é perseverar e acreditar. Há campo de trabalho nas áreas de Engenharia e Agronomia e o Brasil dá show também nestas áreas. Além disso, quem estuda e persevera, não falta emprego”, disse ele.
Nesta sexta-feira (22), no segundo dia do seminário, o especialista em Geoprocessamento da Asplan, Thybério Luna Freire falou sobre a evolução do uso da geotecnologia no agronegócio. A Asplan, explicou Thybério, começou a mapear áreas com GPS em 2005 e de lá para cá evoluiu esse trabalho de geoprocessamento com a aquisição de drones e outros programas. O primeiro drone da associação tem capacidade para mapear 50 hectares por voo. Já o segundo equipamento, que é bem mais sofisticado e detém melhores recursos tecnológicos, faz de 120 a 130 hectares por voo. Cada voo demora, em média, 15 minutos. Thibério falou da evolução do trabalho de geoprocessamento enaltecendo que a tecnologia facilitou e agilizou o levantamento dos dados e que o mercado de trabalho tem muitas oportunidades porque ainda há pouca mão de obra especializada.
Em seguida, o Eng. Agrônomo Gabriel Petelinkar, do Sistema Faepa/Senar, abordou A evolução do modelo de atendimento ao produtor rural no Brasil fazendo um contraponto entre os processos de atendimento ao homem do campo executado no passado com o trabalho de extensão rural realizado atualmente que visa à orientação do produtor, com objetivo de viabilizar o negócio e gerar lucro para quem atua na área rural.
E a última palestra do evento foi feita pelo Eng. Agrônomo e Mestre em Gestão Ambiental. Anderson Fontes, que abordou a questão da Arborização urbana nos municípios paraibanos e o papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento das árvores nestes municípios. Com a apresentação de fotografias, o palestrante foi discorrendo sobre o comportamento das administrações públicas no direcionamento da arborização de espaços urbanos, dando exemplo de cidades do interior e da capital, João Pessoa. Em sua fala, ele enalteceu a importância da participação de agrônomos nestes projetos, dado os conhecimentos técnicos destes profissionais.
O 1º HEAP teve como apoiadores, além da Asplan a empresa RL2 Construções, Assessoria e Consultoria de Engenharia, a Rebrite (Reciclagem de Material de Construção), a Maccaferri, o Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Coopcon Paraíba, a Brascon, a Hoop Eyewear, o Treinamento Engenheiros do Futuro, o Mundo das Tintas e a Sente Mente – Clínica Integrada. O idealizador do 1º HEAP, Engenheiro Ricardo Lombardi, avaliou o evento como muito positivo. “Foi um primeiro evento, que avaliamos como muito positivo, onde debatemos temas importantes e homenageamos profissionais de destaque. Sinto que plantamos uma boa semente”, finalizou ele, agradecendo o apoio dos parceiros, especialmente, a Asplan, sem os quais o evento não seria realizado com tanta magnitude.
Engenheiro Agrônomo, Gabriel Petelinkar, do Sistema FaepaSenar e o agronômo da Asplan, Luis Augusto que atuou como mediador
Ricardo Lombardi, Thybério Luna e Luis Augusto, da Asplan
Thybério Luna, da Asplan, falou sobre a evolução do uso da geotecnologia no agronegócio
Ricardo Lombardi, Thybério Luna e Luis Augusto
Ricardo Lombardi foi o organizador e produtor do evento
Ex-secretário Joácio Morais foi um dos palestrantes do evento
Presidente do CREA, Renan Guimarães prestigiou abertura do Seminário
Engenheira Giucélia Figueiredo representou o Confea na abertura do Seminário
O Engenheiro Civil, José Reinaldo Lima foi um dos palestrantes e também homenageado
O presidente da Asplan, José Inácio participou do primeiro dia do evento
Abertura do Seminário na quinta-feira
Engenheiro Argemiro de Brito, o projetista da Torre da TV Cabo Branco
A professora Dra. e Pesquisadora, Gabriella Cavalcanti
O diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira prestigiou o evento

Dirigentes da Asplan prestigiam inauguração de novo empreendimento do Grupo Olho D’água em Pedras de Fogo

O primeiro e segundo vice-presidentes da Asplan, Pedro Campos Neto e Raimundo Nonato, respectivamente, prestigiaram a inauguração da nova fábrica de açúcar do Grupo Olho D’água, em Pedras de Fogo (PB). O Governador da Paraíba, João Azevedo também esteve presente à solenidade, junto a outras autoridades. Na construção do novo empreendimento foram investidos mais de R$ 150 milhões. A nova unidade fabril gerará 203 empregos diretos.
“É um empreendimento extraordinário, propulsor de progresso, desenvolvimento, geração de emprego e renda e que fortalece o mercado da cana-de-açúcar na Paraíba. Nossos parabéns aos dirigentes do Grupo que acreditam e investem no setor sucroenergético”, afirmou Raimundo Nonato.
O presidente da Asplan, José Inácio de Morais também foi convidado, mas não pôde comparecer por causa de uma indisposição. “Não pude prestigiar esse momento, mas, deixo aqui o registro da seriedade e solidez do Grupo Olho D’Água que atua a mais de 100 anos no mercado sucroenergético sempre investindo e ampliando negócios. Para nós, produtores de cana, dispor de mais um empreendimento no setor é motivo de muita alegria. Parabenizo todos os empresários do Grupo desejando que essa nova fábrica seja um novo marco de sucesso nos negócios”, afirmou José Inácio.
“Essa fábrica é de suma importância para a região. O Grupo Olho D’água, que tem 104 anos de fundação, sempre atuou com seriedade e honestidade, e eu tenho muito orgulho de ser fornecedor deles, já na terceira geração familiar, já que meu pai e meu avô também forneceram cana para o Grupo. Essa fábrica é mais um marco de sucesso que atrai novos investimento, progresso e desenvolvimento não apenas para a região e a Paraíba, mas para o Nordeste”, afirmou Pedro Campos Neto.
O grupo Olho d’Água atua na produção de açúcar, etanol, aguardente, energia e diversos tipos de álcool. Além da Giasa, o grupo tem mais duas usinas: a Central Olho D’Água, em Camutanga (PE), e a Comvap, no município de União, no Piauí. A Usina Central Olho D’Água completou 104 anos de atuação. A nova fábrica possui uma capacidade de moagem de 320 toneladas de cana-de-açúcar por hora, totalizando 1,4 milhão de toneladas por safra. A expectativa é que a planta produza 2,8 milhões de sacos de açúcar e 16,8 milhões de litros de álcool por safra, aproveitando o mel residual da cana para a produção de etanol.
Raimundo Nonato, Pedro Campos Neto e Neto Siqueira e outros convidados
O evento de inauguração da fábrica foi bastante prestigiado
Raimundo Nonato destacou importância do empreendimento do Grupo Olho D’água
Neto Siqueira, Raimundo Nonato, o senador Efraim Filho e um convidado
Raimundo Nonato, vice-presidente da Asplan, com o governador da Paraíba, João Azevêdo
Momento do descerramento da fita de inauguração com empresários do Grupo e Governador João Azevêdo
Governador João Azevêdo falou da importância do novo empreendimento