Author: administrador

Hospital de Catolé do Rocha atende 455 pessoas e realiza 13 cirurgias no plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, atendeu, entre a sexta-feira (14) e o domingo (16), 455 pessoas. Neste período, a unidade ainda realizou 13 cirurgias eletivas, 11 partos e uma curetagem (procedimento cirúrgico ginecológico que consiste em raspar o interior do útero), além de 536 exames laboratoriais e 15 tomografias.

As cirurgias eletivas foram de laqueadura (método contraceptivo feminino que impede a fertilidade), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), postectomia (fimose), apendicectomia (apêndice), além de cirurgias ortopédicas para correção de fraturas e uma ressecção de tumor ósseo. O hospital registrou no final de semana 38 internações, incluindo as dos pacientes que se submeteram às cirurgias e as parturientes.

A maior demanda de procura pelo serviço no hospital durante o plantão do final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 47 registros, seguida de casos de diarreia, com 32 atendimentos e de aplicação de medicação própria, com 31 casos. A unidade atendeu ainda 30 pessoas com cefaleia, 24 com sintomas de síndrome gripal, 22 com infecção, 17 com náuseas, 16 para avaliação de exames, 14 com gastroenterocolite aguda (inflamação no trato gastrointestinal), além de seis vítimas de sinistros de trânsito com moto, entre outras demandas de menor procura.

Hospital de Catolé do Rocha atendeu 455 pessoas no plantão deste final de semana
Um dos atendimentos de urgência no Hospital de Catolé
Hospital de Catolé atendeu 455 pessoas no plantão do final de semana

Plantão do final de semana registra 240 atendimentos no Hospital de Coremas

Entre a sexta-feira (14) e o domingo (16), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede estadual de saúde em Coremas, atendeu 240 pessoas. Foram 63 atendimentos ambulatoriais na sexta-feira, mais 75 consultas médicas no sábado e outras 102 no domingo. Onze pessoas precisaram permanecer na unidade em observação após o atendimento ambulatorial ou de urgência.

As internações se deram por diversos motivos, entre os quais, quadros de infecção cirúrgica, pneumonia, dor abdominal, arbovirose, dispepsia (desconforto na área superior do abdômen), constipação, pneumonia adquirida da comunidade, complicações com erisipela, asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O motivo de maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixa de dores, com 45 casos, seguido de sintomas de síndrome gripal, com 18 registros, e quadro de crise nervosa, com 17 entradas. O hospital atendeu ainda, entre outros motivos, 11 casos de infecção, 10 de cefaleia, nove de amigdalite, seis de tontura, além de três pessoas feridas com objeto perfurocortante e uma vítima de sinistros de trânsito com moto.

Hospital de Coremas atendeu 240 pessoas no plantão do final de semana

Hospital de Patos atende mais de 250 pessoas na urgência no final de semana

Entre a noite da sexta-feira (14) e a meia-noite desse domingo (16), passaram pela Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, 259 pacientes, dos quais 23 deles vítimas de sinistros de trânsito. No período, a unidade, integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou ainda 15 cirurgias.

Das 15 cirurgias realizadas, sete foram de urgência e oito eletivas. A maior parte delas foi oncológica, com nove procedimentos, seguido de vascular, com mais três. As demais foram uma geral, outra ortopédica e uma endoscopia investigativa.

A maioria das 23 vítimas de sinistros de trânsito se acidentou com motocicletas, com 22 registros, e uma com bicicleta. Além de Patos, o hospital atendeu pacientes acidentados das cidades de Cacimba de Areia, Condado, Imaculada, Matureia, São José de Espinharas, Teixeira e Triunfo.

O plantão com maior demanda de atendimentos foi o da sexta-feira, quando deram entrada na unidade 103 pessoas. No sábado (15), outras 76 procuraram o serviço e no domingo, mais 80 pessoas foram atendidas. Destas, foram internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas 39 pessoas, por motivos diversos.

Os motivos mais frequentes para procura do serviço foram de pessoas se queixando de dores, com 50 atendimentos, seguidos de casos de quedas, com 32 registros. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, nove pessoas com dificuldades de respirar, outras nove que foram mordidas por animais (cachorro e gatos), seis casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), três de crise nervosa, dois de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de um caso de tentativa de suicídio.

39 pacientes precisaram ficar internados no plantão do final de semana no Hospital de Patos
Um dos momentos do pronto socorro duramte plantão do final de semana no Hospital de Patos
Hospital de Patos atendeu 259 pessoas no plantão do final de semana
Uma das cirurgias realizadas no Hospital de Patos no plantão do final de semana
Das 15 cirurgias realizadas no Hospital de Patos, nove foram oncológicas
Hospital de Patos realizou 15 cirurgias no final de semana
Das 15 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana sete foram de urgência

 

Convênio entre o Regional de Patos e o Hospital Day amplia número de cirurgias oncológicas no sertão

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, por meio do Hospital do Bem, iniciou um convênio que amplia o acesso às cirurgias de pacientes oncológicos no sertão paraibano. A iniciativa faz parte do Programa Paraíba contra o Câncer, criado pelo Governo da Paraíba para facilitar o acesso de pacientes com câncer ao diagnóstico, estadiamento e tratamento. Os primeiros procedimentos na unidade, por meio do convênio, tiveram início nessa quinta-feira (13).

O diretor-geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, ressalta que este é um importante avanço na assistência em saúde para a população, não só de Patos, mas para os municípios atendidos pelo Hospital do Bem. “É com muita alegria que a gente começa a realizar os procedimentos frutos deste convênio que possibilitou a utilização de duas salas do bloco cirúrgico do Hospital Day, ampliando assim a assistência e oferta de cirurgias oncológicas no sertão”, afirma.

As primeiras cirurgias do projeto foram na especialidade de cabeça e pescoço e todos os procedimentos foram realizados pela equipe de profissionais do Complexo. De acordo com o cirurgião especialista na área, Erickson Werter, que coordenou as cirurgias neste primeiro dia de procedimentos, o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento oncológico  “Esse programa é importantíssimo e, na minha especialidade, temos estimativas que mostram que 60% dos pacientes são diagnosticados em fase tardia e isso dificulta muito o tratamento de forma adequada e, consequentemente, a cura e com o Programa Paraíba Contra o Câncer podemos acelerar esse processo de diagnóstico e melhorar as respostas ao tratamento”, afirmou.

O apoiador  técnico  do Programa Paraíba Contra o Câncer, Saulo Wanderley, explica o avanço da assistência oncológica com a implantação da iniciativa do Governo do Estado. “Em apenas um ano de funcionamento já temos cerca de dois mil pacientes beneficiados pelo Programa e a gente ficou muito feliz com esse convênio com a Unifip, inclusive, porque uma das questões que a gente preconiza é a respeito da agilidade entre o diagnóstico da doença e o tratamento e agora teremos também agilidade nos procedimentos cirúrgicos aqui em Patos”, disse ele.

Para ter acesso ao programa o usuário precisa dar entrada por meio da Atenção Básica, onde é identificada a possibilidade ou a confirmação do diagnóstico de câncer. Em seguida, ocorre a avaliação por meio da Central Estadual de Regulação, após ser inserido na rede, o enfermeiro navegador acompanha o paciente durante todo o tratamento, auxiliando no agendamento de consulta com especialistas, marcação de exames e demais procedimentos necessários.

Uma reunião com profissionais da SES, do Hospital de Patos e do Hospital Day definiu os últimos detalhes do convênio
Primeiras cirurgias do convênio foram realizadas nesta quinta-feira
O convênio vai permitir ampliar o número de cirurgias oncológicas no sertão
O convênio está inserido no Programa Paraíba Contra o Câncer
As primeiras cirurgias foram de cabeça e pescoço com o especialista Ericson Werter
As cirurgias foram realizadas no Hospital Day com equipe do Hospital de Patos

Projeto de musicoterapia intensifica cuidado humanizado para pacientes do Hospital de Catolé do Rocha

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, iniciou, nessa quinta-feira (13), um projeto de musicoterapia com pacientes. A ação, desenvolvida pelo Setor de Psicologia, será realizada semanalmente, na área de convivência do hospital, e visa intensificar o cuidado humanizado dos usuários.

De acordo com a psicóloga responsável pelo projeto, Andrea Freitas, a musicoterapia é uma técnica terapêutica que promove o bem-estar físico, emocional e mental. “A música tem efeitos positivos na vida do ser humano e tem uma relação direta com as pessoas, influenciando na questão do humor, promovendo interação social, diminuindo o estresse e também a ansiedade. A ideia da musicoterapia é estimular o paciente a lidar melhor com o ambiente hospitalar”, explicou.

O aposentado José Francisco, que estava em observação na unidade devido a um quadro hipertensivo, destacou a importância da musicoterapia no processo de recuperação. “Fiquei muito entusiasmado com a iniciativa, foi uma surpresa para mim, e ao mesmo tempo, é muito animador estar no ambiente de um hospital e ser convidado para participar de um momento como este. Gostei muito! Enquanto estava ali ouvindo as músicas, esqueci até que estava doente”, ressaltou.

A musicoterapia utiliza elementos da música, como som, ritmo, melodia e harmonia, para restabelecer as funções dos usuários, melhorando a comunicação, fortalecendo a integração e ajudando nas relações interpessoais. O uso da prática na unidade permite que os pacientes interajam com a comunidade hospitalar cantando, dançando, tocando instrumentos ou apenas ouvindo e apreciando diferentes músicas. Com isso, é possível desenvolver potenciais, restabelecer as funções, contribuindo com a prevenção e a promoção da qualidade de vida dos indivíduos.

Pacientes e acompanhantes durante a primeira sessão de musicoterapia do hospital
Pacientes e acompanhantes elogiaram a iniciativa do hospital
As sessões de musicoterapia vão acontecer semanalmente
Pacientes e acompanhantes participaram do momento
Projeto é desenviolvido na área de convivência do Hospital de Catolé

Março Lilás: Hospital do Bem promove ação educativa sobre prevenção do câncer de colo do útero

O Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, promoveu, nesta sexta-feira (14), uma ação educativa alusiva ao Março Lilás, com o objetivo de conscientizar pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. A atividade incluiu panfletagem e abordagens sobre hábitos saudáveis e a realização regular de exames preventivos.

Referência em tratamento oncológico no Sertão paraibano, o Hospital do Bem contou com o apoio de integrantes do Projeto de Extensão Menina Mulher, da Unifip, para a realização da ação. Além da distribuição de materiais informativos, também foram realizadas mini palestras com orientações sobre formas de prevenção e cuidados com a saúde da mulher.

Entre os temas abordados, foi ressaltada a importância da vacinação contra o HPV em meninas de 9 a 14 anos, antes do início da vida sexual, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A prevenção primária e o acompanhamento regular são fundamentais para reduzir a incidência e a mortalidade por câncer de colo do útero.

De acordo com a professora aposentada Maria de Lourdes, que realiza tratamento de câncer de mama na unidade, o material distribuído é uma ferramenta importante para ampliar o alcance da informação. “Achei bastante interessante e vou levar para meus familiares e amigos. Muitas pessoas ainda desconhecem a importância da prevenção e isso faz toda a diferença no resultado do tratamento, especialmente quando se trata de câncer”, destacou.

A programação do Março Lilás no Hospital do Bem segue até o fim do mês. Na próxima segunda-feira (18), às 14h, haverá uma palestra com a ginecologista Ilzinalda Ideão sobre o tema “Prevenção do Câncer de Colo do Útero”. Já no dia 27, às 9h, será realizado o encerramento das atividades com um momento ecumênico conduzido pelo pastor Francinaldo Soares, seguido de coffee break ao som do cantor Jailson Guimarães.

Recepção do Hospital do Bem durante a ação educativa
Equipe que coordenou os trabalhos
Foi feita distribuição de material educativo também para profissionais do hospital
Atividade foi realizada na recepção do Hospital do Bem
Atividade contou com o apoio de integrantes do projeto de Extensão menina Mulher da UNIFIP
Ação de panfletagem chamou atenção das pacientes sobre a importância da prevenção
A ação contou com a realização de mini palestras

 

Março Lilás: Hospital de Patos abre programação e destaca a importância da prevenção do câncer de colo de útero e colorretal

A rotina no Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, foi alterada, nessa quarta-feira (12), em função da abertura da programação alusiva ao ‘Março Lilás e  Azul Marinho’. A campanha destaca a importância da prevenção do câncer de colo uterino e colorretal.

A ação incluiu uma celebração religiosa, presidida pelo padre Luiz Gonzaga, uma apresentação musical com o artista Hudy Show, uma menção ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, que homenageou as pacientes e suas acompanhantes, bem como as profissionais que atuam no hospital, além de um coffee break e distribuição de lembranças.

“Entendemos que cuidar da saúde é um ato de amor e também escopo de nossa responsabilidade como serviço de saúde referência em tratamento oncológico, através do Hospital do Bem. E trabalhar a prevenção ajuda a sensibilizar as pessoas a buscarem ajuda antes que o problema se agrave e, em se tratando de câncer, o diagnóstico precoce sempre será um diferencial importante no tratamento e cura”, afirmou a coordenadora Assistencial do Hospital do Bem, Milena Wanderley Quinino.

A paciente Josefa de Lima, da cidade de Bonito de Santa Fé, que faz tratamento de câncer de mama na unidade, ficou surpresa com a ação e elogiou a iniciativa do hospital. “A gente sabe que prevenir é melhor que remediar. Uma campanha como essa, que chama atenção para uma doença que acomete tantas mulheres, é muito importante. O hospital, que já tem um serviço muito bom, se destaca ainda mais com essa iniciativa. Eu gostei muito”, disse ela.

E a programação do ‘Março Lilás’ no Hospital do Bem continua no próximo dia 14, pela manhã, com uma panfletagem educativa para pacientes e acompanhantes, com apoio de integrantes do Projeto de Extensão Menina Mulher do Centro Universitário de Patos (Unifip). No dia 18, acontece, às 14h, uma palestra com a ginecologista Ilzinalda Ideão, sobre o tema ‘Prevenção de câncer de colo de útero’. E, no dia 27, às 9h, no encerramento das atividades, terá um momento ecumênico, seguido de coffee break e apresentação artística. Todas as ações serão realizadas na recepção do Hospital do Bem.

Recepção do hospital foi decorada com bolas lilás e azul
Equipe coordenadora das atividades
Abertura teve a participação do grupo Amigas Viva a Vida
Pacientes elogiaram a iniciativa do hospital
As ações aconteceram na recepção do Hospital do Bem
Ação contou com a participação do músico e fisioterapeuta Hudy Show
Padre Luiz Gonzaga participou da abertura das atividades do Março Lilás
A ação teve distribuição de brindes para pacientes (Mini sabonetes na cor lilás)
A paciente Josefa de Lima elogiou a ação do hospital

Presidente da Unida e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool elogia ação do governo de regulamentar o Renovabio

O anúncio do governo federal sobre o endurecimento das regras do RenovaBio, programa que incentiva o uso de biocombustíveis no Brasil, agradou o setor produtivo do Nordeste. “É uma ótima notícia essa, pois ela se propõe a aumentar as penalidades para distribuidoras que não cumprirem suas metas, garantindo, assim, uma divisão mais justa dos ganhos com os CBIOs (créditos de descarbonização) entre produtores de cana-de-açúcar e biocombustíveis”, afirma o presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool e da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto.
O anúncio da regulamentação foi feito nesta segunda-feira (10) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante uma reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEP). Para Pedro Campos Neto a medida vai além de aumentar as penalidades para distribuidoras que não cumprem suas metas. “Ela também vai proibir a compra de combustíveis por empresas que descumprirem as regras do setor e isso será um desestímulo para quem não estiver adequado às normas do Renovabio. A tendência é que isso melhore e aperfeiçoe o Programa”, afirma Pedro.
Sobre a decisão do Governo Federal de zerar o imposto de importação sobre vários produtos, inclusive do açúcar, Pedro Campos Neto avalia que a atitude mais adequada seria baixar os impostos que os produtores de açúcar pagam e não zerar a alíquota de importação.

Pedro Campos Neto elogioiu iniciativa do Governo Federal de regulamentar o Renovabio

O Governo da Paraíba dá um passo importante ao construir estradas e realizar obras na região de Itapororoca afirma Presidente da Asplan

“Será um grande avanço para agricultura local e facilitará muito o escoamento da produção não apenas do abacaxi, mas, sobretudo da cana-de-açúcar, que tem especial presença na região, promovendo ainda mais desenvolvimento e progresso”. Essa afirmação do presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, faz referência ao anúncio feito pelo governador João Azevêdo sobre a construção de estradas entre os trechos de Itapororoca, Cuité de Mamanguape até o entroncamento com a PB 073, em Mari, interligando regiões importantes para a produção agrícola paraibana e deslocamento das pessoas.
O trecho, que aproveita uma ponte já concluída na região em 2024, compreende  32 km, com um investimento de R$ 56 milhões. A ordem de serviço para o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) licitar o trecho foi assinada nesta segunda-feira (10). Além desta estrada, o governador assinou ainda outra obra viária entre Itapororoca e Curral de Cima, com mais 22 km, além do trecho de Estacada, um distrito referencia na região, somando mais R$ 35 milhões de investimento.
“Precisamos reconhecer a grandeza destas obras que vão promover uma interligação importante entre esses municípios, favorecendo sobremaneira não apenas o escoamento da produção local, mas a mobilidade naquela região o que, inevitavelmente, se transforma em mais desenvolvimento para a Paraíba”, reitera o presidente da Asplan, lembrando que embora o governador tenha se esquecido de citar a produção canavieira na região, se atendo apenas ao abacaxi, a cana-de-açúcar é uma cultura que ocupa lugar de destaque na localidade, além de ser a mais expressiva da Paraíba.
Governo da Paraíba anuncia construção de estradas que ligam Itapororoca, Cuité de Mamanguape e Mari
A ponte construída em Itapororoca foi inaugurada em maio de 2024 – Foto Secom
José Inácio elogiou anúncio feito pelo governo estadual de construir estradas na Paraíba

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 550 atendimentos, oito cirurgias e sete partos no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 558 atendimentos, entre consultas médicas e urgência e emergência, entre as 18h da sexta-feira (7) e a meia-noite do domingo (9). Foram 214 atendimentos na sexta-feira, outros 174 no sábado e mais 170 no domingo.

Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda oito cirurgias eletivas de laqueadura (procedimento médico de esterilização para mulheres), fratura de punho, de radio distal e de clavícula, além de uma drenagem de tórax e outra de abcesso.

Os casos mais recorrentes de atendimento no período foram de pessoas com queixas de dores, com 54 casos, seguido de casos de gastroenterocolite aguda (inflamação no estômago e nos intestinos, que pode causar vômitos, diarreia, febre e cólicas abdominais), com 42 registros e 39 casos de infecção. Mas, o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, pacientes com crise de ansiedade, com diarreia, faringite, gastrite, náuseas, com sintomas de síndrome gripal, e com vertigem. Oito pessoas deram entrada na urgência como vítimas de sinistro de trânsito com moto.

Durante o plantão o hospital realizou ainda oito avaliações ortopédicas e seis avaliações de exames. No período foram realizados ainda 348 exames laboratoriais, 30 Raios-X e 38 tomografias. Entre a sexta-feira e o domingo, 34 pessoas foram internadas por causa de Acidente Vascular Encefálico (AVE), diarreia, hidronefrose, infecção do trato urinário, neoplasia, pneumonia, entre outras causas, além dos pacientes que fizeram cirurgias e as parturientes.

Uma das consultas médicas no ambulatório do Hospital de Catole neste final de semana
Equipe do Hospital de Catolé durante o plantão do final de semana final
Um dos exames de tomografia realizado durante o plantão do final de semana em Catolé