Author: administrador
Hospital de Catolé do Rocha atende 455 pessoas e realiza 13 cirurgias no plantão do final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, atendeu, entre a sexta-feira (14) e o domingo (16), 455 pessoas. Neste período, a unidade ainda realizou 13 cirurgias eletivas, 11 partos e uma curetagem (procedimento cirúrgico ginecológico que consiste em raspar o interior do útero), além de 536 exames laboratoriais e 15 tomografias.
As cirurgias eletivas foram de laqueadura (método contraceptivo feminino que impede a fertilidade), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), postectomia (fimose), apendicectomia (apêndice), além de cirurgias ortopédicas para correção de fraturas e uma ressecção de tumor ósseo. O hospital registrou no final de semana 38 internações, incluindo as dos pacientes que se submeteram às cirurgias e as parturientes.
A maior demanda de procura pelo serviço no hospital durante o plantão do final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 47 registros, seguida de casos de diarreia, com 32 atendimentos e de aplicação de medicação própria, com 31 casos. A unidade atendeu ainda 30 pessoas com cefaleia, 24 com sintomas de síndrome gripal, 22 com infecção, 17 com náuseas, 16 para avaliação de exames, 14 com gastroenterocolite aguda (inflamação no trato gastrointestinal), além de seis vítimas de sinistros de trânsito com moto, entre outras demandas de menor procura.



Plantão do final de semana registra 240 atendimentos no Hospital de Coremas
Entre a sexta-feira (14) e o domingo (16), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede estadual de saúde em Coremas, atendeu 240 pessoas. Foram 63 atendimentos ambulatoriais na sexta-feira, mais 75 consultas médicas no sábado e outras 102 no domingo. Onze pessoas precisaram permanecer na unidade em observação após o atendimento ambulatorial ou de urgência.
As internações se deram por diversos motivos, entre os quais, quadros de infecção cirúrgica, pneumonia, dor abdominal, arbovirose, dispepsia (desconforto na área superior do abdômen), constipação, pneumonia adquirida da comunidade, complicações com erisipela, asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
O motivo de maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixa de dores, com 45 casos, seguido de sintomas de síndrome gripal, com 18 registros, e quadro de crise nervosa, com 17 entradas. O hospital atendeu ainda, entre outros motivos, 11 casos de infecção, 10 de cefaleia, nove de amigdalite, seis de tontura, além de três pessoas feridas com objeto perfurocortante e uma vítima de sinistros de trânsito com moto.

Hospital de Patos atende mais de 250 pessoas na urgência no final de semana
Entre a noite da sexta-feira (14) e a meia-noite desse domingo (16), passaram pela Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, 259 pacientes, dos quais 23 deles vítimas de sinistros de trânsito. No período, a unidade, integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou ainda 15 cirurgias.
Das 15 cirurgias realizadas, sete foram de urgência e oito eletivas. A maior parte delas foi oncológica, com nove procedimentos, seguido de vascular, com mais três. As demais foram uma geral, outra ortopédica e uma endoscopia investigativa.
A maioria das 23 vítimas de sinistros de trânsito se acidentou com motocicletas, com 22 registros, e uma com bicicleta. Além de Patos, o hospital atendeu pacientes acidentados das cidades de Cacimba de Areia, Condado, Imaculada, Matureia, São José de Espinharas, Teixeira e Triunfo.
O plantão com maior demanda de atendimentos foi o da sexta-feira, quando deram entrada na unidade 103 pessoas. No sábado (15), outras 76 procuraram o serviço e no domingo, mais 80 pessoas foram atendidas. Destas, foram internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas 39 pessoas, por motivos diversos.
Os motivos mais frequentes para procura do serviço foram de pessoas se queixando de dores, com 50 atendimentos, seguidos de casos de quedas, com 32 registros. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, nove pessoas com dificuldades de respirar, outras nove que foram mordidas por animais (cachorro e gatos), seis casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), três de crise nervosa, dois de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de um caso de tentativa de suicídio.







Convênio entre o Regional de Patos e o Hospital Day amplia número de cirurgias oncológicas no sertão
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, por meio do Hospital do Bem, iniciou um convênio que amplia o acesso às cirurgias de pacientes oncológicos no sertão paraibano. A iniciativa faz parte do Programa Paraíba contra o Câncer, criado pelo Governo da Paraíba para facilitar o acesso de pacientes com câncer ao diagnóstico, estadiamento e tratamento. Os primeiros procedimentos na unidade, por meio do convênio, tiveram início nessa quinta-feira (13).
O diretor-geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, ressalta que este é um importante avanço na assistência em saúde para a população, não só de Patos, mas para os municípios atendidos pelo Hospital do Bem. “É com muita alegria que a gente começa a realizar os procedimentos frutos deste convênio que possibilitou a utilização de duas salas do bloco cirúrgico do Hospital Day, ampliando assim a assistência e oferta de cirurgias oncológicas no sertão”, afirma.
As primeiras cirurgias do projeto foram na especialidade de cabeça e pescoço e todos os procedimentos foram realizados pela equipe de profissionais do Complexo. De acordo com o cirurgião especialista na área, Erickson Werter, que coordenou as cirurgias neste primeiro dia de procedimentos, o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento oncológico “Esse programa é importantíssimo e, na minha especialidade, temos estimativas que mostram que 60% dos pacientes são diagnosticados em fase tardia e isso dificulta muito o tratamento de forma adequada e, consequentemente, a cura e com o Programa Paraíba Contra o Câncer podemos acelerar esse processo de diagnóstico e melhorar as respostas ao tratamento”, afirmou.
O apoiador técnico do Programa Paraíba Contra o Câncer, Saulo Wanderley, explica o avanço da assistência oncológica com a implantação da iniciativa do Governo do Estado. “Em apenas um ano de funcionamento já temos cerca de dois mil pacientes beneficiados pelo Programa e a gente ficou muito feliz com esse convênio com a Unifip, inclusive, porque uma das questões que a gente preconiza é a respeito da agilidade entre o diagnóstico da doença e o tratamento e agora teremos também agilidade nos procedimentos cirúrgicos aqui em Patos”, disse ele.
Para ter acesso ao programa o usuário precisa dar entrada por meio da Atenção Básica, onde é identificada a possibilidade ou a confirmação do diagnóstico de câncer. Em seguida, ocorre a avaliação por meio da Central Estadual de Regulação, após ser inserido na rede, o enfermeiro navegador acompanha o paciente durante todo o tratamento, auxiliando no agendamento de consulta com especialistas, marcação de exames e demais procedimentos necessários.






Projeto de musicoterapia intensifica cuidado humanizado para pacientes do Hospital de Catolé do Rocha
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, iniciou, nessa quinta-feira (13), um projeto de musicoterapia com pacientes. A ação, desenvolvida pelo Setor de Psicologia, será realizada semanalmente, na área de convivência do hospital, e visa intensificar o cuidado humanizado dos usuários.
De acordo com a psicóloga responsável pelo projeto, Andrea Freitas, a musicoterapia é uma técnica terapêutica que promove o bem-estar físico, emocional e mental. “A música tem efeitos positivos na vida do ser humano e tem uma relação direta com as pessoas, influenciando na questão do humor, promovendo interação social, diminuindo o estresse e também a ansiedade. A ideia da musicoterapia é estimular o paciente a lidar melhor com o ambiente hospitalar”, explicou.
O aposentado José Francisco, que estava em observação na unidade devido a um quadro hipertensivo, destacou a importância da musicoterapia no processo de recuperação. “Fiquei muito entusiasmado com a iniciativa, foi uma surpresa para mim, e ao mesmo tempo, é muito animador estar no ambiente de um hospital e ser convidado para participar de um momento como este. Gostei muito! Enquanto estava ali ouvindo as músicas, esqueci até que estava doente”, ressaltou.
A musicoterapia utiliza elementos da música, como som, ritmo, melodia e harmonia, para restabelecer as funções dos usuários, melhorando a comunicação, fortalecendo a integração e ajudando nas relações interpessoais. O uso da prática na unidade permite que os pacientes interajam com a comunidade hospitalar cantando, dançando, tocando instrumentos ou apenas ouvindo e apreciando diferentes músicas. Com isso, é possível desenvolver potenciais, restabelecer as funções, contribuindo com a prevenção e a promoção da qualidade de vida dos indivíduos.





Março Lilás: Hospital do Bem promove ação educativa sobre prevenção do câncer de colo do útero
O Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, promoveu, nesta sexta-feira (14), uma ação educativa alusiva ao Março Lilás, com o objetivo de conscientizar pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. A atividade incluiu panfletagem e abordagens sobre hábitos saudáveis e a realização regular de exames preventivos.
Referência em tratamento oncológico no Sertão paraibano, o Hospital do Bem contou com o apoio de integrantes do Projeto de Extensão Menina Mulher, da Unifip, para a realização da ação. Além da distribuição de materiais informativos, também foram realizadas mini palestras com orientações sobre formas de prevenção e cuidados com a saúde da mulher.
Entre os temas abordados, foi ressaltada a importância da vacinação contra o HPV em meninas de 9 a 14 anos, antes do início da vida sexual, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A prevenção primária e o acompanhamento regular são fundamentais para reduzir a incidência e a mortalidade por câncer de colo do útero.
De acordo com a professora aposentada Maria de Lourdes, que realiza tratamento de câncer de mama na unidade, o material distribuído é uma ferramenta importante para ampliar o alcance da informação. “Achei bastante interessante e vou levar para meus familiares e amigos. Muitas pessoas ainda desconhecem a importância da prevenção e isso faz toda a diferença no resultado do tratamento, especialmente quando se trata de câncer”, destacou.
A programação do Março Lilás no Hospital do Bem segue até o fim do mês. Na próxima segunda-feira (18), às 14h, haverá uma palestra com a ginecologista Ilzinalda Ideão sobre o tema “Prevenção do Câncer de Colo do Útero”. Já no dia 27, às 9h, será realizado o encerramento das atividades com um momento ecumênico conduzido pelo pastor Francinaldo Soares, seguido de coffee break ao som do cantor Jailson Guimarães.







Março Lilás: Hospital de Patos abre programação e destaca a importância da prevenção do câncer de colo de útero e colorretal
A rotina no Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, foi alterada, nessa quarta-feira (12), em função da abertura da programação alusiva ao ‘Março Lilás e Azul Marinho’. A campanha destaca a importância da prevenção do câncer de colo uterino e colorretal.
A ação incluiu uma celebração religiosa, presidida pelo padre Luiz Gonzaga, uma apresentação musical com o artista Hudy Show, uma menção ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, que homenageou as pacientes e suas acompanhantes, bem como as profissionais que atuam no hospital, além de um coffee break e distribuição de lembranças.
“Entendemos que cuidar da saúde é um ato de amor e também escopo de nossa responsabilidade como serviço de saúde referência em tratamento oncológico, através do Hospital do Bem. E trabalhar a prevenção ajuda a sensibilizar as pessoas a buscarem ajuda antes que o problema se agrave e, em se tratando de câncer, o diagnóstico precoce sempre será um diferencial importante no tratamento e cura”, afirmou a coordenadora Assistencial do Hospital do Bem, Milena Wanderley Quinino.
A paciente Josefa de Lima, da cidade de Bonito de Santa Fé, que faz tratamento de câncer de mama na unidade, ficou surpresa com a ação e elogiou a iniciativa do hospital. “A gente sabe que prevenir é melhor que remediar. Uma campanha como essa, que chama atenção para uma doença que acomete tantas mulheres, é muito importante. O hospital, que já tem um serviço muito bom, se destaca ainda mais com essa iniciativa. Eu gostei muito”, disse ela.
E a programação do ‘Março Lilás’ no Hospital do Bem continua no próximo dia 14, pela manhã, com uma panfletagem educativa para pacientes e acompanhantes, com apoio de integrantes do Projeto de Extensão Menina Mulher do Centro Universitário de Patos (Unifip). No dia 18, acontece, às 14h, uma palestra com a ginecologista Ilzinalda Ideão, sobre o tema ‘Prevenção de câncer de colo de útero’. E, no dia 27, às 9h, no encerramento das atividades, terá um momento ecumênico, seguido de coffee break e apresentação artística. Todas as ações serão realizadas na recepção do Hospital do Bem.









Presidente da Unida e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool elogia ação do governo de regulamentar o Renovabio
O Governo da Paraíba dá um passo importante ao construir estradas e realizar obras na região de Itapororoca afirma Presidente da Asplan
Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 550 atendimentos, oito cirurgias e sete partos no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 558 atendimentos, entre consultas médicas e urgência e emergência, entre as 18h da sexta-feira (7) e a meia-noite do domingo (9). Foram 214 atendimentos na sexta-feira, outros 174 no sábado e mais 170 no domingo.
Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda oito cirurgias eletivas de laqueadura (procedimento médico de esterilização para mulheres), fratura de punho, de radio distal e de clavícula, além de uma drenagem de tórax e outra de abcesso.
Os casos mais recorrentes de atendimento no período foram de pessoas com queixas de dores, com 54 casos, seguido de casos de gastroenterocolite aguda (inflamação no estômago e nos intestinos, que pode causar vômitos, diarreia, febre e cólicas abdominais), com 42 registros e 39 casos de infecção. Mas, o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, pacientes com crise de ansiedade, com diarreia, faringite, gastrite, náuseas, com sintomas de síndrome gripal, e com vertigem. Oito pessoas deram entrada na urgência como vítimas de sinistro de trânsito com moto.
Durante o plantão o hospital realizou ainda oito avaliações ortopédicas e seis avaliações de exames. No período foram realizados ainda 348 exames laboratoriais, 30 Raios-X e 38 tomografias. Entre a sexta-feira e o domingo, 34 pessoas foram internadas por causa de Acidente Vascular Encefálico (AVE), diarreia, hidronefrose, infecção do trato urinário, neoplasia, pneumonia, entre outras causas, além dos pacientes que fizeram cirurgias e as parturientes.






