Author: administrador

Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 530 atendimentos no plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, integrante da rede hospitalar do Estado em Catolé do Rocha, realizou, entre a sexta-feira (21) até a meia-noite deste domingo (23), 533 atendimentos ambulatoriais, sete cirurgias eletivas, cinco partos, duas curetagens (procedimento cirúrgico de raspagem do interior do útero) e ainda 383 exames laboratoriais e 30 tomografias. No período, 34 pessoas precisaram ficar internadas após às consultas médicas para observação e cuidados posteriores.

A maior causa de atendimentos no plantão do final de semana foi de pacientes com queixas de dor, com 90 casos, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 41 ocorrências. A unidade atendeu ainda 36 pessoas com diarreia, outras 36 para administração de medicação própria, mais 34 com cefaleia, outras 33 com infecção, 18 com lombalgia, 17 com faringite, e 11 com crise de ansiedade, e outras 11 com gastroenterocolite aguda (infecção do trato intestinal), além de quatro vítimas de sinistros de trânsito, sendo duas com moto e outras duas com automóvel.

Das sete cirurgias realizadas, duas foram de colecistectomia (remoção da vesícula biliar), outras duas ortopédicas (fratura de punho e de fêmur), uma colpoperineoplastia (cirurgia corretiva da região vaginal e perineal), uma apendicetcomia (apêndice), além de uma exerese de endometriose (cirurgia para remover tecido endometrial fora do útero).

As 34 internações registradas no plantão do final de semana foram de pacientes com AVC (acidente vascular cerebral), complicações por cirrose hepática, crise convulsiva, colecistite (inflamação da vesícula biliar), derrame pleural, complicações por diabetes e erisipela, infecção do trato urinário, pancreatite aguda e traumatismo crânio encefálico, além dos pacientes que se submeteram a cirurgia e as parturientes.

Hospital de Catolé atendeu 533 pessoas no plantão do final de semana
Um dos atendimentos de urgência no Hospital de Catolé neste final de semana
Uma das consultas médicas no ambulatório de Catolé do Rocha neste final de semana

Hospital de Coremas atende mais de 230 pessoas no plantão do final de semana

O plantão deste final de semana (21 a 23) registrou 237 atendimentos na urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede estadual de saúde em Coremas. Desse total, 50 casos foram de pacientes que se queixavam de dores diversas. A segunda maior causa de procura pelo serviço foi de pessoas com diarreia, com 21 registros, e a terceira maior demanda foi de pacientes com sintomas de síndrome gripal. No período, 14 pessoas precisaram ficar internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas.

O plantão de maior demanda foi o da sexta-feira (21), quando 89 pessoas foram atendidas. No sábado (22), mais 73 pacientes deram entrada na unidade e, no domingo (23), outras 75 passaram por avaliação médica.

As causas das 14 internações foram pneumonia, neoplasia, bronquite, infecção do trato urinário, asma, lesão infectada, dor, pneumonia adquirida da comunidade, doença pulmonar obstrutiva crônica, gastroenterocolite aguda (GECA- inflamação do estômago e intestino) e dispepsia (indigestão).

Além de pacientes com queixas de dores e diarreia, o hospital atendeu ainda pacientes com cefaleia (9), crise nervosa (9), dificuldade de urinar (6), crise hipertensiva (6), reação alérgica (4), com complicações com diabetes (4), retirada de corpo estranho (4), convulsão (4), sangramento (3), entre outras ocorrências.

Hospital de Coremas atendeu mais de 230 pessoas neste final de semana
Hospital de Coremas teve muito movimento no final de semana
Uma das consultas médicas do plantão deste final de semana no Hospital de Coremas

Urgência do Hospital de Patos atende mais de 270 pessoas e realiza 20 cirurgias no final de semana

Entre as 18h da última sexta-feira (21) e a meia-noite deste domingo (23), o plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede hospitar do Estado em Patos, registrou o atendimento de 275 pessoas e a realização de 20 cirurgias, sendo a maioria delas, 11 no total, de emergência e as outras nove eletivas. Foram nove cirurgias oncológicas, sete vasculares, duas gerais, uma ortopédica e outra otorrino.

O plantão de maior procura pelo serviço de urgência e emergência foi o de domingo (23), quando 98 pessoas foram atendidas. No sábado (22) foram mais 92 atendimentos e na sexta-feira (21), outros 85 pacientes passaram por consulta médica e avaliação na unidade. Destes, 54 precisaram ser internados para observação e cuidados posteriores à consulta.

Neste período, o boletim de atendimento do hospital apontou ainda que 16 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros no trânsito, sendo a maioria delas – 13 pessoas – decorrentes de acidentes com motos, um com automóvel a duas pessoas por atropelamento. Dos 16 acidentados, a boa parte deles foi de Patos, com nove pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes vindos das cidades de Vista Serrana, Condado, São José do Bonfim, Teixeira e Desterro.

Na emergência, além dos casos envolvendo os feridos em sinistros de trânsito, os demais motivos dos atendimentos neste último final de semana foram de pacientes que sofreram quedas, com 49 casos, seguido de pessoas com queixas de dores, com 38 registros. Mas a unidade atendeu ainda, entre outras demandas, oito pessoas que sofreram mordedura de animais (cachorro e gato), cinco pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), quatro com crise convulsiva, além de duas pessoas que foram picadas por cobras, sendo uma da cidade de Mãe D’água e outra de São José do Sabugi.

54 pacientes tiveram que ser internados durante o plantão do final de semana
Das 20 cirurgias realizadas no final de semana, 11 foram de urgência
Hospital de Patos realizou 20 cirurgias no plantão do final de semana
Uma das 20 cirurgias realizadas no Hospital de Patos durante o plantão do final de semana

Asplan tem destacada participação no Tecnobio NE 2025 com case sobre produção de insumos e manejo biológico de pragas em canaviais

O controle biológico de pragas e doenças das pequenas e grandes culturas avança em ritmo acelerado no Brasil. Atualmente, o setor tem mais de 400 produtos biológicos registrados no país. No entanto, ainda há um desconhecimento geral sobre a tecnologia de aplicação desses bioprodutos e o potencial de uso, o que pode comprometer essa prática. E foi para debater questões ligadas a esse tema que surgiu, em 2013, o evento TECNOBIO CANA NORDESTE  que teve sua terceira edição, no 19 de março, com destacada participação da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), através da apresentação do case de sucesso da associação que mantém duas biofábricas na Estação de Camaratuba, feita pelo biólogo Roberto Balbino.
Roberto participou do painel ‘Fórum Manejo Biológico em Canaviais’ juntamente como professor doutor Alexandre Pinto, que atuou como moderador, e teve a participação do Dr. Elio Guzzo, da Embrapa, de Pedro Sarmento, da Usina Santa Clotilde e do engenheiro agrônomo da BP Bioenergy, Hairá Reis. O Fórum encerrou a programação do 3º TECNOBIO CANA NORDESTE, que foi realizado na cidade de Maceió (AL).
“Participei como palestrante do Fórum e falei sobre atualização do manejo de pragas com Bioinsumos, mostrando o trabalho que a Asplan vem desenvolvendo com os fornecedores na utilização de controle biológicos utilizando Metarhizium anisopliae e Cotesia flavipes”, afirmou Roberto que é responsável pela produção na Estação que, no ano passado, tratou, 48.835,5 hectares, com a utilização de 195.342 copos e produziu 8.750kg de fungo. Além de ser utilizada na Paraíba, a produção da Estação também é usada em lavouras do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Roberto, recentemente, foi aprovado após defesa de doutorado com uma abordagem sobre a dinâmica e infestação deDiatraea impersonatella emvariedades de cana-de-açúcar em sistemas irrigado e sequeiro.
Roberto Balbino, da Asplan, com o professor doutor Alexandre de Pinto Sene, da Occasio
Painel sobre manejo biológico em canaviais
Roberto Balbino representou a Asplan no evento

A recondução de Paulo Leal e Alexandre Lima fortalece a Feplana que continua a ter líderes respeitados em seu comando diz Pedro Campos Neto

A recondução de Paulo Leal e Alexandre Andrade Lima para a presidência e vice-presidência da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), segundo o presidente da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto, fortalece a entidade e também a defesa do setor em nível nacional. “Tanto Paulo Leal, quanto Alexandre Lima são pessoas que conhecem profundamente o setor canavieiro e trabalham com bastante dedicação para que ele se fortaleça. Então a recondução deles para mais um mandato é bom para o setor que tem a certeza da continuidade das lutas e defesas da classe produtora”, afirma o dirigente canavieiro.
Pedro Campos Neto lembrou ainda do nome de José Inácio de Morais, que integra a atual e futura gestão e que também foi reconduzido ao cargo de 1
º Secretário da Feplana em eleição que aconteceu nesta quarta-feira (19), em Brasília. “Como vice-presidente da Asplan, tendo José Inácio como presidente, posso afirmar que a Feplana conta com um produtor experiente, um profissional competente, um líder respeitado e que agrega valor em qualquer cargo que ocupar”, disse ele. A nova gestão vai conduzir a Feplana no biênio 2025-2028.
Outra questão destacada por Pedro durante assembleia da Feplana foi o encontro com o deputado federal, Arnaldo Jardim. “Tenho profundo respeito por esse parlamentar que nos apoia, defende nossas causas no Congresso Nacional e tem sido um importante aliado no avanço de questões de interesse do setor produtivo, especialmente do canavieiro e fiquei muito feliz de reencontrá-lo na eleição da Feplana”, disse Pedro Campos Neto, que também é presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do MAPA.
Paulo Leal comandará a Feplana entre 2025 e 2028
Assembleia aconteceu no dia 19 de março, em Brasília
Paulo Leal durante a assembleia que o reconduziu a presidência da Feplana
José Inácio, da Asplan, deputado federal, Arnaldo Jardim, e Pedro Campos Neto, da Unida
Nova diretoria da Feplana vai comandar a entidade de 2025 a 2028

Paulo Leal e Alexandre Lima são reconduzidos ao comando da Feplana e presidente da Asplan continua como 1º Secretário

Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) reuniu associados nesta quarta-feira (19), em Brasília, e durante assembleia geral os atuais presidente e vice-presidente da entidade, respectivamente, Paulo Leal e Alexandre Andrade Lima foram reconduzidos aos cargos, por unanimidade. A nova gestão compreende o biênio 2025-2028. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, que já ocupava o cargo de 1º Secretário na diretoria, também teve seu nome referendado para permanecer na mesma função.
“Integrar uma equipe tão competente, com pessoas que conhecem profundamente o universo canavieiro e trabalham diuturnamente para fortalecê-lo, como Paulo Leal e Alexandre, é sempre uma honra e mais ainda porque a Feplana nos representa em nível nacional, o que a torna uma entidade fundamental na defesa dos interesses de nosso setor e em todas as regiões do país”, afirmou José Inácio logo após a proclamação do resultado da eleição.
Além de Paulo Leal, Alexandre Lima e José Inácio integram a nova gestão, o 2° vice-presidente, Tito Inojosa/RJ, a 2ª Secretária, Nádia Gomiere/SP, o 1° tesoureiro, Luis Scabello/SP, o 2° tesoureiro, Luiz Dalben/SP, além dos conselheiros titulares Marcelo Rangel/SP, Eduardo Quintanilha/PR e Hermano Neto/RN, tendo como suplentes José Amado/SE, Edgar Lehay/AL e Marcelo Hamdan/BA.
Presidente da Asplan participou da assembleia e foi reconduzido ao cargo de 1º Secretário da Feplana
Paulo Leal foi recinduzido ao cargo de presidente da Feplana para o período 2025-2028
Nova diretoria da Feplana
José Inácio, deputado Arnalddo Jardim, e Pedro Neto durante assembleia da Feplana
Assembleia de eleição da Felpana aconteceu no dia 19 de março, em Brasília
Presidente da Asplan, José Inácio, participou da assembleia da Feplana, em Brasília

Hospital de Patos promove palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero dentro da programação do Março Lilás

“A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do exame preventivo Papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero e que mostram se há alguma infecção ou variação nesses tecidos. O exame é simples e dura poucos minutos”. Essa afirmativa abriu a palestra da médica Ilzinalda Ideão sobre ‘Prevenção de câncer de colo de útero’ durante uma ação do Março Lilás, promovida pelo Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, na recepção do Hospital do Bem, na tarde desta terça-feira (18). A médica falou ainda de tratamentos, exames, cuidados e formas de prevenir e a importância de identificar a doença em sua fase inicial.
A aposentada Sulene Dantas da Silva, 60 anos, da cidade de Sousa, que faz tratamento de câncer de mama no Hospital do Bem desde 2022 e, após realizar cirurgia e quimioterapia na unidade, atualmente segue sendo acompanhada, com exames periódicos e consultas, foi uma das pessoas que presenciou a ação e elogiou a iniciativa do hospital. “O conhecimento também salva e quanto mais a gente souber como evitar uma doença, melhor será. Eu assisti a palestra e tirei algumas dúvidas. Foi muito bom”, afirmou Sulene que estava no hospital para consulta e exame de ultrassonografia de controle. Ela disse que sua mãe foi diagnosticada com câncer de colo de útero há alguns anos, mas fez tratamento e se curou e que por causa deste histórico familiar, há 20 anos, ela foi orientada a fazer uma histerectomia. “Tirei meu útero aos 40 anos e não me arrependo. Foi por causa do conhecimento dos riscos que fiz isso”, afirma ela.
A Técnica de Enfermagem Luzia Leite de Sousa, que acompanhava seu pai, o Sr. Antônio Leite na segunda sessão de quimioterapia no Hospital do Bem, por causa de um tratamento de câncer de estômago e esôfago, também elogiou a ação do Março Lilás. “É muito bom ter acesso à informação. Seria bom que o hospital mantivesse uma agenda de palestras para orientar as pessoas que muitas vezes não se cuidam por descuido ou falta de informação mesmo e a gente sabe que prevenção é super importante”, disse ela. Pai e filha moram em Piancó e se deslocam para Patos a cada 14 dias para as sessões de quimioterapia.
E a programação do ‘Março Lilás’ no hospital de Patos que já teve musicoterapia, panfletagem educativa para pacientes e acompanhantes, com apoio de integrantes do Projeto de Extensão Menina Mulher da UNIFIP e a palestra desta terça-feira com a ginecologista, Ilzinalda Ideão será encerrada no próximo dia 27, às 9h, com um momento ecumênico com o Pastor Francinaldo Soares, seguido de coffee break ao som da música de Jailson Guimarães. Todas as ações são realizadas na recepção do Hospital do Bem.
Equipe coordenadora do Março Lilás do Hospital de Patos
Pacientes do Hospital do Bem durante a palestra
Palestra faz parte das ações do Março Lilás da unidade
A paciente Sulene Dantas elogiou a ação do hospital e a assistência que recebe da unidade
Palestra da médica Ilzinada Ideão aconbteceu nesta terça-feira na recepção do Hospital do Bem
Luzia Leite, de Piancó, que acompanha o pai que faz tratamento no Hospital do Bem elogiou iniciativa da unidade
A médica Ilzinlda Ideão falou sobre formas de prevenção do câncer de útero

Alunos do curso de Agroecologia conhecem trabalho de produção de insumos biológicos da Estação Experimental de Camaratuba

Estudantes do curso de Bacharelado em Agroecologia do CCHSA, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Campus de Bananeiras, visitaram no último dia 13 de março as instalações da Estação Experimental de Camaratuba. Mantida pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), o local tem duas biofábricas de produção de insumos biológicos, uma de Cotesia flavipes (vespas) e outra de Metarhizium anisopliae (fungos).
A turma de 15 alunos foi acompanhada pelas professoras Dra. Maria José, titular da disciplina, e pela Coordenadora pedagógica do curso, Dra. Isabela Rangel. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos de produção do parasitoide Cotesia flavipes e de sua atuação, com atividades práticas e teóricas. Eles também puderam ver de perto a ação dos fungos entomopatogênicos no controle de isentos/pragas. A visita foi guiada pelo Biólogo, Roberto Balbino, que coordena os trabalhos na Estação, e pela funcionária Oziene Vicente.
A produção de insumos biológicos da Estação de Camaratuba tratou, ao longo do ano de 2024, 48.835,5 hectares, com a utilização de 195.342 copos e produziu 8.750kg de fungo. Além de ser utilizada na Paraíba, a produção da Estação também é usada em lavouras do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. “O uso de bioinsumos agrega valor à cultura porque há um controle natural das pragas e no caso do uso da Cotesia flavipes, ela própria procura a praga e a elimina encerrando o ciclo do ataque da praga na planta”, explicou Roberto aos estudantes.
Os controladores biológicos são distribuídos gratuitamente para os associados da Asplan e vendidos a preços acessíveis para o mercado. A Estação, atualmente, conta com uma equipe de 25 profissionais e fica situada na BR 101, próximo à entrada para o município de Mataraca.

Hospital de Patos avança para se consolidar como centro de captação de córneas para transplante

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, deu mais um passo, no último sábado (15), para se consolidar como centro de captação de córneas para transplante. Em um curso de enucleação, promovido pela Central de Transplantes da Paraíba, a unidade teve como representante a Coordenadora da UTI e Integrante da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), de Patos, Raelma Maria. A capacitação aconteceu na Faculdade Unopar, em Campina Grande.
O treinamento foi dividido em teoria e prática, e foi acompanhado por oftalmologistas e enfermeiros enucleadores da Central Estadual de Transplante da Paraíba. O objetivo foi formar mais profissionais de saúde para captação de córneas, como relata Raelma. “Foi um momento de grande conhecimento, de formação de profissionais para ampliação de transplantes, e estou muito feliz de ter representado o Hospital de Patos e voltar com novos conhecimentos para nossa equipe, na certeza de que estamos nos preparando muito bem para tornar nossa unidade um centro de referência na captação de tecidos”, destaca. A capacitação foi conduzida pela oftalmologista Sarah Menezes e pelo médico intensivista, Thiago Catão.
Em maio de 2024 o hospital formou a CIHDOTT e, deste então, vem treinando a equipe e estabelecendo protocolos para integrar o trabalho de salvar vidas a partir da doação. O Diretor Técnico do Complexo de Patos e também Coordenador da CIHDOTT de Patos, Pedro Augusto, afirma que desde o ano passado a unidade abraçou essa causa da doação de órgãos. “A gente já é, desde 2024, uma unidade captadora de órgãos, credenciada para identificação de potenciais doadores e em condições de em tempo hábil, diagnosticar pacientes que tenham diagnóstico de morte encefálica e que possam, através do consentimento da família, doar órgãos para aquelas pessoas que estão nas filas de transplantes”, afirma o médico.
Ainda segundo o diretor técnico, é importante que a população entenda que a doação de órgãos, além de extremamente importante, é segura e salva vidas. “Ainda há muita desinformação em relação à doação de órgãos. Mitos e inverdades permeiam o imaginário das pessoas que chegam até a pensar que não podem velar o ente querido se ele fizer a doação. Não tem nada disso, mas muita gente não sabe. Há preconceito e receio por puro desconhecimento das etapas e processo. É preciso que haja mais conscientização e esclarecimentos para que as pessoas entendam que a doação não abrevia a vida de ninguém, mas tem o poder de prolongar a vida de outra pessoa”, reiterou Pedro Augusto.

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, é referência em clínica médica, urgência e emergência, média e alta complexidade no Sertão Paraibano e atende mais de 90 municípios da região.

Raelma Maria que integra a Comissão do Hospital de Patos participou da capacitação
Profissionais da saúde que participaram do treinamento
Oftalmologista Sarah Menezes foi uma das facilitadoras do treinamento
Capacitação aconteceu em Campina Grande, na UNOPAR
A primeira parte da capacitação foi teórica

Hospital de Catolé do Rocha atende 455 pessoas e realiza 13 cirurgias no plantão do final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual na cidade de Catolé do Rocha, atendeu, entre a sexta-feira (14) e o domingo (16), 455 pessoas. Neste período, a unidade ainda realizou 13 cirurgias eletivas, 11 partos e uma curetagem (procedimento cirúrgico ginecológico que consiste em raspar o interior do útero), além de 536 exames laboratoriais e 15 tomografias.

As cirurgias eletivas foram de laqueadura (método contraceptivo feminino que impede a fertilidade), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), postectomia (fimose), apendicectomia (apêndice), além de cirurgias ortopédicas para correção de fraturas e uma ressecção de tumor ósseo. O hospital registrou no final de semana 38 internações, incluindo as dos pacientes que se submeteram às cirurgias e as parturientes.

A maior demanda de procura pelo serviço no hospital durante o plantão do final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 47 registros, seguida de casos de diarreia, com 32 atendimentos e de aplicação de medicação própria, com 31 casos. A unidade atendeu ainda 30 pessoas com cefaleia, 24 com sintomas de síndrome gripal, 22 com infecção, 17 com náuseas, 16 para avaliação de exames, 14 com gastroenterocolite aguda (inflamação no trato gastrointestinal), além de seis vítimas de sinistros de trânsito com moto, entre outras demandas de menor procura.

Hospital de Catolé do Rocha atendeu 455 pessoas no plantão deste final de semana
Um dos atendimentos de urgência no Hospital de Catolé
Hospital de Catolé atendeu 455 pessoas no plantão do final de semana