Author: administrador
Assistência humanizada possibilita realização de festa de aniversário em ambiente hospitalar
Interna há 15 dias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade integrante da rede hospitalar do Estado, em Patos, a agricultora aposentada Quitéria Vitalina de Andrade, da cidade de Imaculada, completou 70 anos nesse domingo (6). Longe dos filhos e da família e em tratamento oncológico no Hospital do Bem contra uma neoplasia de pulmão, ela jamais imaginaria que ganharia uma festa surpresa de aniversário e teria, nesta data, um desejo simples atendido, porém significativo para ela: almoçar uma lasanha.
Quitéria ganhou mais que isso na data de seu aniversário: festinha surpresa com direito a bolo, decoração com bolas e pôde degustar, junto com outros pacientes, de uma refeição especialmente preparada para ela graças a uma assistência humanizada que vai além do tratamento medicamentoso e hospitalar.
“Eu estava triste. Pela situação e também por estar longe de meus filhos e família, mas essa surpresa me aqueceu o coração, me deixou alegre. Eu chorei no começo do dia, mas a festa me devolveu a alegria. Foi muito bom e me distraiu. Aqui, me senti em família. Vocês morarão sempre no meu coração. Obrigada por hoje e por toda a assistência que eu estou tendo aqui”, disse a Sra. Quitéria, que recebeu o diagnóstico de câncer há poucos dias e nesta quinta-feira (10) fará um procedimento para retirada de material para biopsia. Dos quatro filhos da aposentada, três moram em São Paulo.
O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, reitera a importância de ter esse olhar atento que vai além dos protocolos hospitalares. “Era um desejo tão simples. Comer lasanha. Aí pensamos. Podemos fazer mais que isso. A equipe se uniu, a nutrição preparou o almoço especial e a comemoração aconteceu. É também nossa missão ter esse olhar diferenciado e nossa equipe atua com esse foco porque aqui olhamos o paciente além da doença”, destaca Francisco.
A coordenadora do Serviço Social do Hospital do Bem, Suenia Mota, uma das organizadoras da comemoração, reitera a importância destes momentos. “A hospitalização, principalmente em casos como esse, fragiliza muito o paciente e ter esse olhar humanizado contribuiu para melhorar o quadro como também trazer mais entusiasmo no enfrentamento da doença. O semblante da Sra. Quitéria mudou muito depois da festa, prova de que, mais uma vez, a humanização na assistência faz toda a diferença para o paciente”, finalizou Suenia.








Hospital de Coremas realiza mais de 260 atendimentos no final de semana
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede hospitalar do Estado, em Coremas, atendeu 266 pessoas entre a sexta-feira (4) e o domingo (6). Foram 100 atendimentos na sexta-feira, mais 87 no sábado e outros 79 no domingo, entre consultas médicas ambulatoriais e assistência às urgências.
Neste período, 12 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de diarreia, hemorragia, infecção, dispneia (dificuldade de respirar), metrorragia (sangramento uterino fora do período menstrual), pneumonia, dor abdominal, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e complicações com erisipela.
A maior demanda de procura pelo serviço no plantão do final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 60 casos, seguida de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 22 casos, e de crise de amigdalite, com 17 registros, Mas o hospital atendeu ainda 12 casos de diarreia, outros 12 de vômito, mais 12 com quadro febril, nove casos de crise nervosa, sete de hipertensão, seis de reação alérgica, quatro pessoas feridas com objeto perfurocortante, entre outros motivos.

Hospital de Patos atendeu 245 pessoas e realizou 15 cirurgias no plantão do final de semana
Entre as 18h da sexta-feira (4) e a meia-noite deste domingo (6), deram entrada no setor de Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) – unidade integrante da rede estadual de saúde –, em Patos, 245 pessoas, das quais 13 por envolvimento em sinistros de trânsito com motos. No período também foram realizadas 15 cirurgias, cinco delas de urgência e 10 eletivas. Foram 10 cirurgias oncológicas, quatro gerais e uma vascular.
O plantão de maior procura pelo serviço foi o de sexta-feira (4), quando 98 pessoas foram atendidas. No sábado (5), mais 68 pessoas deram entrada na unidade e no domingo (5), outras 79 pessoas procuraram o hospital por causas diversas. Das 13 vítimas de sinistro de trânsito com moto, apenas uma precisou ficar internada para cuidados posteriores às consultas médicas. Além de Patos, com oito vítimas, o hospital recebeu acidentados das cidades de Cacimbas de Areia, Cacimbas, Emas e Malta.
Além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram, por ordem de demanda, de pacientes com dores diversas, quedas, pancadas, torção, dispneia, entre outros sintomas. Houve ainda o registro de seis casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), cinco registros de mordedura de animais, três casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), dois casos de agressão física com pessoas de Patos e uma tentativa de suicídio de um paciente vindo do município de Condado.
Durante o plantão do final de semana 38 pessoas precisaram ser internadas após o atendimento na urgência por causas diversas, entre elas, dispneia (dificuldade de respirar), hiperglicemia, hipertensão, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), insuficiência renal aguda e crônica, desmaio e queda.



Hospital Regional de Patos recebe certificado da SES com nível máximo de reconhecimento dos pacientes na assistência ofertada







Pacientes do Hospital do Bem recebem doação de kits de higiene e momento musical
Um dia diferente e alegre. Esse foi o resumo que fez a dona de casa Renair Nóbrega de Araújo, 56 anos – que se trata de um câncer de pâncreas no Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos – sobre uma ação solidária e humanizada que beneficiou os pacientes que estavam internados nessa segunda-feira (31). Além de receberem kits de higiene pessoal, os pacientes ainda foram presenteados com uma apresentação musical do Clube do Choro. A iniciativa de distribuir os kits e levar os músicos foi da Comissão Social da OAB Seccional Patos, que escolheu realizar uma ação solidária no Hospital do Bem, unidade da rede estadual de saúde que promove um trabalho de humanização como forma de proporcionar o bem-estar dos seus pacientes.
“Fiquei feliz com essa ação. Estava precisando muito. Você nunca imagina que estando internada num hospital, vai receber a visita de músicos e ganhar presentes. Eu gostei muito e até me emocionei porque isso nos tira um pouco do foco da doença e traz alegria o que é algo muito importante para quem passa por um tratamento desse”, disse Renair.
No total foram distribuídos 40 kits que continham vários itens, entre eles sabonete líquido, pasta de dente, absorventes, desodorante, lenços umedecidos, pomada contra assaduras, perfume, entre outros. Segundo o presidente da entidade, Cleodon Bezerra, a iniciativa faz parte de um conjunto de atividades sociais que a seccional definiu como realizações importantes da gestão. “Essa é a primeira ação que a gente desenvolve. Entramos em contato com o hospital, identificamos quais seriam as maiores necessidades e montamos os 40 kits e hoje viemos fazer as entregas e não apenas isso, viemos doar nosso tempo e trazer alegria para esses pacientes”, afirmou ele, que estava acompanhado da presidente da Comissão de Ação Social da OAB Patos, Roberta Lívia.
A coordenadora de Serviço Social do Hospital do Bem, Suenia Mota, acompanhou a entrega, agradeceu a ação e falou da importância dessa iniciativa. “Não foi somente a entrega dos kits, o que já é muito importante, mas foi uma ação que deixou nossos pacientes mais alegres, não apenas pelo presente recebido, mas, sobretudo, pela acolhida musical que transformou o ambiente hospitalar e alegrou nossos pacientes”, disse Suenia, lembrando que outras instituições como igrejas, associações de classe, entidades e pessoas físicas também têm iniciativas que ajudam a humanizar o ambiente hospitalar e beneficiam diretamente os pacientes.








Hospital de Catolé do Rocha realiza 440 atendimentos e 13 cirurgias no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, em Catolé do Rocha, realizou 440 consultas médicas no plantão do final de semana, compreendido entre sexta-feira (28) e o domingo (30). A unidade também fez 13 cirurgias, sendo duas delas dois partos cesarianos.
Foram 148 consultas na sexta-feira (28), outras 150 no sábado (29) e mais 142 atendimentos no ambulatório médico no domingo (30). O hospital realizou ainda 371 exames laboratoriais e 33 tomografias.
As cirurgias foram de colecistectomia (cirurgia para remover a vesícula biliar), histerectomia (cirurgia ginecológica que remove o útero), colpoperineoplastia (cirurgia que corrige a anatomia da vagina e do períneo) e apendicatomia (retirada de apêndice).
Durante o plantão do final de semana, 25 pessoas precisaram ser internadas por diversos motivos, entre eles, por corte contuso (corte e trauma mais profundo nos tecidos abaixo da pele), pneumonia adquirida da comunidade, politraumatismo e lipoma (é um tumor benigno, ou seja, não cancerígeno, composto por células de gordura), além dos pacientes que se submeteram às cirurgias e as cesarianas.
Os três principais motivos de procura pelo serviço no plantão do final de semana foram de pacientes se queixando de dores, com 79 casos, seguidos de sintomas de síndrome gripal, com 52 registros e 40 casos de aplicação de medicação própria. O hospital também atendeu pessoas com inflamação, infecção, crise hipertensiva, diarreia, gastroenterocolite aguda (inflamação do trato gastrointestinal) crise de ansiedade, cefaleia, entre outros motivos. Cinco pessoas deram entrada na unidade vítimas de sinistro de trânsito com moto.




Hospital de Coremas realiza mais de 240 consultas ambulatoriais no plantão do final de semana
Entre a sexta-feira (28) e esse domingo (30), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede hospitalar estadual, em Coremas, atendeu 247 pessoas. Foram 93 atendimentos ambulatoriais na sexta-feira, mais 78 consultas médicas no sábado e outras 76 no domingo.
Neste período, nove pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de dor intensa, ferida infectada, crise convulsiva, infecção do trato urinário, complicações com erisipela, dispneia, sinusite e engasgo, além de uma paciente que teve um parto normal.
A maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 52 ocorrências, seguida de sintomas de síndrome gripal, com 22 registros, e de pessoas com crise nervosa, com 19 atendimentos. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, oito casos de amigdalite, seis com febre, mais seis com dificuldade de urinar, cinco pessoas com reação alérgica, outras cinco com vômito, quatro com cefaleia e ainda duas pessoas feridas com objeto perfurocortante.


Hospital Regional de Patos atende mais 270 pessoas e realiza 25 cirurgias no final de semana
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, atendeu na urgência e emergência, das 18h da sexta-feira (28) até a meia-noite deste domingo (30), 272 pacientes que deram entrada por diversos motivos, inclusive por sinistros de trânsito. Durante o plantão do final de semana a unidade também realizou 25 cirurgias, sendo 19 delas eletivas e outras seis de urgência. Foram 16 procedimentos oncológicos, cinco ortopédicos, dois de cirurgia geral, um vascular e outro urológico.
No plantão da noite da sexta-feira (28), foram atendidas 87 pessoas; no sábado (29), mais 91 pacientes deram entrada no hospital; e no domingo (30), outras 94 pessoas procuraram assistência na urgência e emergência do hospital. Destes 272 pacientes, 37 precisaram ficar internados para observação e cuidados posteriores às consultas médicas.
A maior demanda de procura pelo serviço foi de pessoas com queixas de dores, com 60 casos, seguida de pessoas com problemas decorrentes de quedas, com 27 ocorrências, e de sinistros de trânsito, com 18 vítimas no total, sendo 16 com motocicletas e dois por atropelamento. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, sete pessoas com mal-estar, quatro pessoas com acidente vascular cerebral (AVC) e duas pessoas com infarto agudo do miocárdio (IAM).
Das 18 pessoas que deram entrada no hospital vítimas de sinistros de trânsito, 14 eram de Patos, mas o hospital recebeu acidentados das cidades de Desterro, Emas, Santa Teresinha e São Mamede. Destes, apenas um paciente precisou permanecer no serviço para cuidados posteriores.




Equipe de Enfermagem do Hospital de Coremas atualiza protocolo de reanimação neonatal e urgência pediatria





É grande a dificuldade de mão de obra no campo destaca presidente da Unida durante participação em um dos painéis do UAPNE 2025









