Author: administrador

Assistência humanizada possibilita realização de festa de aniversário em ambiente hospitalar

Interna há 15 dias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade integrante da rede hospitalar do Estado, em Patos, a agricultora aposentada Quitéria Vitalina de Andrade, da cidade de Imaculada, completou 70 anos nesse domingo (6). Longe dos filhos e da família e em tratamento oncológico no Hospital do Bem contra uma neoplasia de pulmão, ela jamais imaginaria que ganharia uma festa surpresa de aniversário e teria, nesta data, um desejo simples atendido, porém significativo para ela: almoçar uma lasanha.

Quitéria ganhou mais que isso na data de seu aniversário: festinha surpresa com direito a bolo, decoração com bolas e pôde degustar, junto com outros pacientes, de uma refeição especialmente preparada para ela graças a uma assistência humanizada que vai além do tratamento medicamentoso e hospitalar.

“Eu estava triste. Pela situação e também por estar longe de meus filhos e família, mas essa surpresa me aqueceu o coração, me deixou alegre. Eu chorei no começo do dia, mas a festa me devolveu a alegria. Foi muito bom e me distraiu. Aqui, me senti em família. Vocês morarão sempre no meu coração. Obrigada por hoje e por toda a assistência que eu estou tendo aqui”, disse a Sra. Quitéria, que recebeu o diagnóstico de câncer há poucos dias e nesta quinta-feira (10) fará um procedimento para retirada de material para biopsia. Dos quatro filhos da aposentada, três moram em São Paulo.

O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, reitera a importância de ter esse olhar atento que vai além dos protocolos hospitalares. “Era um desejo tão simples. Comer lasanha. Aí pensamos. Podemos fazer mais que isso. A equipe se uniu, a nutrição preparou o almoço especial e a comemoração aconteceu. É também nossa missão ter esse olhar diferenciado e nossa equipe atua com esse foco porque aqui olhamos o paciente além da doença”, destaca Francisco.

A coordenadora do Serviço Social do Hospital do Bem, Suenia Mota, uma das organizadoras da comemoração, reitera a importância destes momentos. “A hospitalização, principalmente em casos como esse, fragiliza muito o paciente e ter esse olhar humanizado contribuiu para melhorar o quadro como também trazer mais entusiasmo no enfrentamento da doença. O semblante da Sra. Quitéria mudou muito depois da festa, prova de que, mais uma vez, a humanização na assistência faz toda a diferença para o paciente”, finalizou Suenia.

 

Outros pacientes também participaram do almoço especial
O ambiente da festa foi decorado com bolas
O cardápio preparado especialmente para a aniversariante
A paciente Quitéria Vitalina agradeceu a ação do hospital em comemorar seu aniversário
A paciente aniversariante e a equipe do hospital que organizou a comemoração
A equipe do hospital junto com pacientes
A chegada da aniversariante para a festa surpresa
A aniversariante e seu bolo de 70 anos

Hospital de Coremas realiza mais de 260 atendimentos no final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede hospitalar do Estado, em Coremas, atendeu 266 pessoas entre a sexta-feira (4) e o domingo (6). Foram 100 atendimentos na sexta-feira, mais 87 no sábado e outros 79 no domingo, entre consultas médicas ambulatoriais e assistência às urgências.

Neste período, 12 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de diarreia, hemorragia, infecção, dispneia (dificuldade de respirar), metrorragia (sangramento uterino fora do período menstrual), pneumonia, dor abdominal, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e complicações com erisipela.

A maior demanda de procura pelo serviço no plantão do final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 60 casos, seguida de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 22 casos, e de crise de amigdalite, com 17 registros, Mas o hospital atendeu ainda 12 casos de diarreia, outros 12 de vômito, mais 12 com quadro febril, nove casos de crise nervosa, sete de hipertensão, seis de reação alérgica, quatro pessoas feridas com objeto perfurocortante, entre outros motivos.

Hospital de Coremas atendeu 266 pacientes neste final de semana

 

Hospital de Patos atendeu 245 pessoas e realizou 15 cirurgias no plantão do final de semana

Entre as 18h da sexta-feira (4) e a meia-noite deste domingo (6), deram entrada no setor de Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) – unidade integrante da rede estadual de saúde –, em Patos, 245 pessoas, das quais 13 por envolvimento em sinistros de trânsito com motos. No período também foram realizadas 15 cirurgias, cinco delas de urgência e 10 eletivas. Foram 10 cirurgias oncológicas, quatro gerais e uma vascular.

O plantão de maior procura pelo serviço foi o de sexta-feira (4), quando 98 pessoas foram atendidas. No sábado (5), mais 68 pessoas deram entrada na unidade e no domingo (5), outras 79 pessoas procuraram o hospital por causas diversas. Das 13 vítimas de sinistro de trânsito com moto, apenas uma precisou ficar internada para cuidados posteriores às consultas médicas. Além de Patos, com oito vítimas, o hospital recebeu acidentados das cidades de Cacimbas de Areia, Cacimbas, Emas e Malta.

Além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram, por ordem de demanda, de pacientes com dores diversas, quedas, pancadas, torção, dispneia, entre outros sintomas. Houve ainda o registro de seis casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), cinco registros de mordedura de animais, três casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), dois casos de agressão física com pessoas de Patos e uma tentativa de suicídio de um paciente vindo do município de Condado.

Durante o plantão do final de semana 38 pessoas precisaram ser internadas após o atendimento na urgência por causas diversas, entre elas, dispneia (dificuldade de respirar), hiperglicemia, hipertensão, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), insuficiência renal aguda e crônica, desmaio e queda.

Uma das 15 cirurgias realizadas neste final de semana no Hospital de Patos
Hospital de Patos realizou 15 cirurgias no plantão do finalo de semana
Hopital de Patos realizou 15 cirurgias no final de semana, cinco delas de urgência

Hospital Regional de Patos recebe certificado da SES com nível máximo de reconhecimento dos pacientes na assistência ofertada

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, recebeu nesta quinta-feira (3), em Campina Grande, durante encerramento do I Seminário Estadual sobre Regulação, um Certificado de Reconhecimento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) por ter alcançado o nível de 100% de avaliações positivas nas pesquisas de satisfação dos pacientes do Opera Paraíba. O certificado foi entregue ao diretor-geral da unidade, Francisco Guedes, que agradeceu a deferência e enalteceu o trabalho de sua equipe que atua com empenho, compromisso, dedicação e competência não apenas na assistência ao pacientes do Programa, mas em todas as demandas do hospital.
“Esse Certificado simboliza e representa o trabalho de uma equipe gigante, que inclui desde o auxiliar de serviços gerais ao médico, passando por recepcionistas, digitadores, equipe de nutricionistas, de enfermagem, coordenadores de setores, fisioterapia, segurança, psicologia, serviço social, farmácia, que sempre está pronta para trabalhar e dar o seu melhor, muitas vezes passando do horário de trabalho, a fim de ofertar para nossos pacientes não só do Opera Paraíba, mas em todos os demais serviços, a melhor assistência possível e esse reconhecimento retrata esse compromisso de todos que integram o Janduhy”, disse Francisco.
Sobre o Seminário promovido pela SES, Francisco reiterou a importância deste momento. “Foi um evento que não só envolveu as unidades da rede estadual, mas, também as Upas e se constituiu num momento único onde todos os técnicos de regulação, dos 223 municípios paraibanos, puderam tirar dúvidas e se aperfeiçoar sobre os fluxos e protocolos de serviços ofertados pelo Governo da Paraíba, através da SES, com destaque para os Programas Opera Paraíba, Paraíba Contra o Câncer, Coração Paraibano, Exames de alta e média complexidade, entre outros. Foi um momento de construção e de melhorias da rede assistencial, onde se evidenciou que a saúde é um elemento vivo que exige um trabalho em rede, reforçando que o SUS é um sistema para todos”, reiterou Francisco, parabenizando o evento e seus promotores.
Francisco lembra de um relato, de um agricultor da cidade de Cajazeirinhas, que demonstra o quão a Paraíba avançou nesse trabalho em rede, possibilitando o acesso a todos, sem distinção, a um serviço de qualidade, mesmo em situações mais complexas e longínquas. “Esse paciente da cidade de Cajazeirinhas, um agricultor, enfartou foi trazido para Patos e com pouco tempo estava na aeronave do estado sendo transportado para o Metropolitano onde teve uma assistência adequada ao seu caso. Isso mostra o quanto à Paraíba está na vanguarda dessa assistência em saúde para a população”, destacou Francisco, lembrando que a família do paciente deu um depoimento reforçando que ficou encantada e surpresa pelo fato deles não terem nenhuma força política, nem econômica e serem tão bem atendidos.  “Essa é a forma de condução da saúde do Governo João Azevêdo, que observa todos, olha para todos e atende todos”, finalizou o diretor.
O Certificado de Reconhecimento outorgado ao Hospital de Patos pela SES
Momento em que o diretor geral do hospital de Patos, Francisco Guedes recebe o certificado de reconhecimento da SES
Francisco Guedes com equipe do hospital e com integrantes da SES
Francisco Guedes dedicou o certificado a todos os membros de sua equipe
Francisco Guedes, secretário Ari Reis e Lidiane, da regulação do estado
Secretário Ari Reis com diretores de unidades hospitalares do estado, inlcuindo Patos
Seminário aconteceu em Campina GRande

Pacientes do Hospital do Bem recebem doação de kits de higiene e momento musical

Um dia diferente e alegre. Esse foi o resumo que fez a dona de casa Renair Nóbrega de Araújo, 56 anos – que se trata de um câncer de pâncreas no Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos – sobre uma ação solidária e humanizada que beneficiou os pacientes que estavam internados nessa segunda-feira (31). Além de receberem kits de higiene pessoal, os pacientes ainda foram presenteados com uma apresentação musical do Clube do Choro. A iniciativa de distribuir os kits e levar os músicos foi da Comissão Social da OAB Seccional Patos, que escolheu realizar uma ação solidária no Hospital do Bem, unidade da rede estadual de saúde que promove um trabalho de humanização como forma de proporcionar o bem-estar dos seus pacientes.

“Fiquei feliz com essa ação. Estava precisando muito. Você nunca imagina que estando internada num hospital, vai receber a visita de músicos e ganhar presentes. Eu gostei muito e até me emocionei porque isso nos tira um pouco do foco da doença e traz alegria o que é algo muito importante para quem passa por um tratamento desse”, disse Renair.

No total foram distribuídos 40 kits que continham vários itens, entre eles sabonete líquido, pasta de dente, absorventes, desodorante, lenços umedecidos, pomada contra assaduras, perfume, entre outros. Segundo o presidente da entidade, Cleodon Bezerra, a iniciativa faz parte de um conjunto de atividades sociais que a seccional definiu como realizações importantes da gestão. “Essa é a primeira ação que a gente desenvolve. Entramos em contato com o hospital, identificamos quais seriam as maiores necessidades e montamos os 40 kits e hoje viemos fazer as entregas e não apenas isso, viemos doar nosso tempo e trazer alegria para esses pacientes”, afirmou ele, que estava acompanhado da presidente da Comissão de Ação Social da OAB Patos, Roberta Lívia.

A coordenadora de Serviço Social do Hospital do Bem, Suenia Mota, acompanhou a entrega, agradeceu a ação e falou da importância dessa iniciativa. “Não foi somente a entrega dos kits, o que já é muito importante, mas foi uma ação que deixou nossos pacientes mais alegres, não apenas pelo presente recebido, mas, sobretudo, pela acolhida musical que transformou o ambiente hospitalar e alegrou nossos pacientes”, disse Suenia, lembrando que outras instituições como igrejas, associações de classe, entidades e pessoas físicas também têm iniciativas que ajudam a humanizar o ambiente hospitalar e beneficiam diretamente os pacientes.

Pacientes elogiaram a ação promovida pela OAB Patos com apoio da equipe do hospital
Pacientes do Hospital do Bem vivenciaram uma segunda-feiraa diferente graças a ação solidária
Os kits foram entregues a todos os pacientes internos do Hospital do Bem
Integrangtes da equipe do Hospital e da OAB Patos
As entregas dos kits e apresentações musicais aconteceram nas enfermarias do Hospital do Bem
A dona de casa Renair Nóbrega disse que ficou feliz e emocionada com a surpresa
A apresentação musical também aconteceu na recepção do Hospital do Bem
A ação contou com a participação do grupo musical Clube do Choro

Hospital de Catolé do Rocha realiza 440 atendimentos e 13 cirurgias no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, em Catolé do Rocha, realizou 440 consultas médicas no plantão do final de semana, compreendido entre sexta-feira (28) e o domingo (30). A unidade também fez 13 cirurgias, sendo duas delas dois partos cesarianos.

Foram 148 consultas na sexta-feira (28), outras 150 no sábado (29) e mais 142 atendimentos no ambulatório médico no domingo (30). O hospital realizou ainda 371 exames laboratoriais e 33 tomografias.

As cirurgias foram de colecistectomia (cirurgia para remover a vesícula biliar), histerectomia (cirurgia ginecológica que remove o útero), colpoperineoplastia (cirurgia que corrige a anatomia da vagina e do períneo) e apendicatomia (retirada de apêndice).

Durante o plantão do final de semana, 25 pessoas precisaram ser internadas por diversos motivos, entre eles, por corte contuso (corte e trauma mais profundo nos tecidos abaixo da pele), pneumonia adquirida da comunidade, politraumatismo e lipoma (é um tumor benigno, ou seja, não cancerígeno, composto por células de gordura), além dos pacientes que se submeteram às cirurgias e as cesarianas.

Os três principais motivos de procura pelo serviço no plantão do final de semana foram de pacientes se queixando de dores, com 79 casos, seguidos de sintomas de síndrome gripal, com 52 registros e 40 casos de aplicação de medicação própria. O hospital também atendeu pessoas com inflamação, infecção, crise hipertensiva, diarreia, gastroenterocolite aguda (inflamação do trato gastrointestinal) crise de ansiedade, cefaleia, entre outros motivos. Cinco pessoas deram entrada na unidade vítimas de sinistro de trânsito com moto.

Entrada principal do Hospital de Catolé do Rocha que neste final de semana atendeu 440 pessoas
Um dos procedimentos cirurgicos do plantão do final de semana no Hospital de Catolé
Uma das 13 cirurgias realizadas no plantão do final de semana no Hospital de Catolé
Uma das urgências do plantão di final de semana no Hospital de Catolé

Hospital de Coremas realiza mais de 240 consultas ambulatoriais no plantão do final de semana

Entre a sexta-feira (28) e esse domingo (30), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede hospitalar estadual, em Coremas, atendeu 247 pessoas. Foram 93 atendimentos ambulatoriais na sexta-feira, mais 78 consultas médicas no sábado e outras 76 no domingo.

Neste período, nove pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de dor intensa, ferida infectada, crise convulsiva, infecção do trato urinário, complicações com erisipela, dispneia, sinusite e engasgo, além de uma paciente que teve um parto normal.

A maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 52 ocorrências, seguida de sintomas de síndrome gripal, com 22 registros, e de pessoas com crise nervosa, com 19 atendimentos. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, oito casos de amigdalite, seis com febre, mais seis com dificuldade de urinar, cinco pessoas com reação alérgica, outras cinco com vômito, quatro com cefaleia e ainda duas pessoas feridas com objeto perfurocortante.

Pacientes na ante sala do ambulatório médico do Hospital de Coremas neste final de semana
Um dos atendimentos médicos no plantão deste final de semana

Hospital Regional de Patos atende mais 270 pessoas e realiza 25 cirurgias no final de semana

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, atendeu na urgência e emergência, das 18h da sexta-feira (28) até a meia-noite deste domingo (30), 272 pacientes que deram entrada por diversos motivos, inclusive por sinistros de trânsito. Durante o plantão do final de semana a unidade também realizou 25 cirurgias, sendo 19 delas eletivas e outras seis de urgência. Foram 16 procedimentos oncológicos, cinco ortopédicos, dois de cirurgia geral, um vascular e outro urológico.

No plantão da noite da sexta-feira (28), foram atendidas 87 pessoas; no sábado (29), mais 91 pacientes deram entrada no hospital; e no domingo (30), outras 94 pessoas procuraram assistência na urgência e emergência do hospital. Destes 272 pacientes, 37 precisaram ficar internados para observação e cuidados posteriores às consultas médicas.

A maior demanda de procura pelo serviço foi de pessoas com queixas de dores, com 60 casos, seguida de pessoas com problemas decorrentes de quedas, com 27 ocorrências, e de sinistros de trânsito, com 18 vítimas no total, sendo 16 com motocicletas e dois por atropelamento. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, sete pessoas com mal-estar, quatro pessoas com acidente vascular cerebral (AVC) e duas pessoas com infarto agudo do miocárdio (IAM).

Das 18 pessoas que deram entrada no hospital vítimas de sinistros de trânsito, 14 eram de Patos, mas o hospital recebeu acidentados das cidades de Desterro, Emas, Santa Teresinha e São Mamede. Destes, apenas um paciente precisou permanecer no serviço para cuidados posteriores.

Das 25 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana, 19 foram eletivas e seis de urgência
Hospital de Patos atendeu na urgência 272 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de Patos realizou 25 cirurgias no plantão do final de semana
Uma das 25 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana

Equipe de Enfermagem do Hospital de Coremas atualiza protocolo de reanimação neonatal e urgência pediatria

Melhorar, ainda mais, a qualidade da assistência ao recém-nascido, com foco naqueles que precisam de reanimação ao nascer ou que necessitem de ações e manobras de urgência nas primeiras horas de vida. Esse foi o foco de um treinamento realizado nesta quinta-feira (27), com a equipe de Enfermagem do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas. A capacitação direcionada para os enfermeiros foi ministrada pelo pediatra Umberto Júnior, que integra a equipe de médicos da unidade.
“A proposta foi atualizar e ampliar conhecimentos da equipe de enfermagem a fim de capacitá-la para melhorar, ainda mais, a assistência em neonatologia e pediatria,com a apresentação de técnicas e manobras que permitem um atendimento ainda mais eficiente e assertivo em recém-nascidos que precisam de reanimação ou outros cuidados específicos ao nascer e nas primeiras horas após o parto”, afirmou o médico na abertura dos trabalhos, lembrando que a respiração do recém-nascido deve ser iniciada nos primeiros 60 segundos de vida, o chamado “Minuto de Ouro.
Durante o treinamento foi abordado à questão da avaliação da frequência cardíaca do recém-nascido, de como fazer compressões torácicas, ventilação com pressão positiva, quando há necessidade de intubação, intubação orotraqueal, ventilação por cânula, massagem cardíaca, tempos de reavaliações, entre outros tópicos.
“A atualização de protocolos é de grande relevância no âmbito hospitalar porque ele promove a melhoria da assistência, tornando os atendimentos mais eficazes, impactando na melhor evolução dos pacientes que, neste caso, serão os recém-nascidos”, destaca a diretora-geral do hospital, Josielma Oliveira que também participou do treinamento.
O Hospital de Coremas atua com urgência e emergência, clínica médica e maternidade para partos de baixa complexidade. A unidade integra a rede de hospitais da rede estadual da Paraíba e também participa do Programa Opera Paraíba com a oferta de cirurgias oftalmológicas de Catarata e Pterígio.
Treinamento foi conduzido pelo Pediatra Umberto Júnior
Josielma Oliveira, diretora-geral do hospital também participou da capacitação
A capacitação foi direcionada para os enfermeiros do hospital
Dr. Umberto durante a demonstração de manobras com recém-nascidos
Dr. Umberto Júnior durante a demonstração dos procedimentos de reanimação de recém-nascido

É grande a dificuldade de mão de obra no campo destaca presidente da Unida durante participação em um dos painéis do UAPNE 2025

A gente vem passando por muitas dificuldades em relação à mão de obra no campo, que está cada vez mais difícil. A idade media do cortador de cana no Nordeste aumentou muito, o pessoal está sem querer registrar a carteira e as dificuldades em relação a essa questão são enormes. Há um Projeto de Lei tramitando no Congresso que já passou pela Câmara e, atualmente, está no Senado, que propõe que o safrista não perca nenhum benefício social se assinar a carteira. Isso deve contribuir para minimizar esse problema de mão de obra que hoje está cada vez mais precário”. Essa afirmação foi feita pelo presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Apelam), Pedro Campos Neto, nesta quarta-feira (27), durante participação, como moderador, do painel “A Responsabilidade Socioeconômica da Cadeia Bioenergética no Nordeste”, no Congresso Usinas de Alta Performance – UAPNEOrganizado pela ProCana Brasil, o evento aconteceu em Recife nos dias 26 e 27 de março.
Na abertura do painel, que contou com os palestrantes Alexandre Lima, Klécio Santos e Túlio Tenório, respectivamente presidentes da COAF, Pindorama e Copervales, Pedro enfatizou que já se tentou implementar várias culturas no Nordeste, a exemplo do eucalipto e seringueira, fruticultura, mas, a cultura que mais gera emprego é mesmo a cana-de-açúcar. “Eu sou a quinta geração de minha família plantando cana e posso dizer com propriedade que a geração de emprego no campo do Nordeste não pode ser dissociada da cultura canavieira”, reforçou ele. Sobre o sistema cooperativado, Pedro enalteceu a importância da união de esforços e talentos, destacando a relevância desse sistema de trabalho e os avanços que a Pindorama, Coaf e Copervales representam nesse processo de trabalho cooperativado. “Esse três cases de sucesso são gigantes. Não é fácil o sistema cooperativista no Nordeste e eu tiro o chapéu para vocês”, reiterou ele.
“Nosso primeiro contrato com a Usina Cruangi foi assinado no dia 31 de março de 2014 e, desde então, iniciamos nesse mundo do cooperativismo que, na realidade, começou com a cooperativa de insumos, cuja inspiração foi a Coagro, do RJ. Temos hoje 562 colaboradores na unidade industrial na produção de açúcar e álcool e cachaça. Nosso contrato de arrendamento com a usina vai até 2040. Começamos com 291 mil toneladas de cana moída e hoje já atingimos o recorde de 1,53 bilhão de toneladas de cana há três anos e, este ano, nos moemos 880 mil. E a gente tem que trabalhar muito porque uma usina tem um capital social enorme e a gente não pode admitir que não se feche mais nenhuma usina”, afirmou Alexandre Lima, Presidente da COAF/AFCP.
Em seguida falou Klécio Santos, Presidente da Cooperativa Pindorama. “Já estamos na 43ª safra, e esse período, significa muita luta, muito sacrifício, muito aprendizado, sul de Alagoas, a 110 km de Maceió. Área própria de 30 mil hectares, distribuída com 15 mil hectares de cana, 5 mil de pecuária, 1000 com coco, 300 com abacaxi, 100 com acerola, entre outras culturas, dividida em 1400 lotes, com a participação 32 mil pessoas e 1050 associados, produzindo diversos produtos e serviços, com 14 unidades industriais inseridas neste contexto. E uma cooperativa neste modelo é um desafio permanente. Mas, estamos atentos, seguindo em frente e avançando porque entendemos que quando se fecha uma usina, se mata uma comunidade”, afirmou Klécio.
E encerrando o painel, falou o presidente da Copervales, Túlio Tenório. “A Copervales surgiu em 2014, no município de Murici (AL), para otimizar custos de produção e diversificar nossa atividade, com a primeira moagem em 2015. Enfrentamos muitos desafios no início, sendo o acesso ao crédito o mais difícil deles. Mas, juntamos alguns fornecedores e levantamos recursos para colocar a usina para funcionar. Hoje, 95% do nosso produto é para exportação, o açúcar para o mercado interno é muito pouco e temos cerca de dois mil empregos diretos. O cooperativismo é comprometimento e nós cobramos muito isso de nossos associados”, reforçou ele.
“Fiquei muito feliz em participar do UAPNE25, que é um evento importante para o setor bioenergético, onde todos aqui reafirmam o compromisso com o fortalecimento do setor e o desenvolvimento sustentável do Nordeste, no firme propósito de contribuir para o crescimento econômico da região”, finalizou Pedro.
Túlio Tenório falou sobre a Copervales
Alexandre Lima falou sobre a COAF
Klecio Santos falou sobre a Pindorama
Pedro Campos Neto foi moderador do painel ‘A responsabilidade socieconômica da cadeia bionergética no NE’
Eduardo de Queiroz Monteiro, do Grupo EQM, foi palestrante do primeiro dia do evento
José Bolivar, da Japungu, foi palestrante do primeiro dia do evento
Luis Augusto, Pedro Neto e Gabriel Rangel da Asplan
Tulio, Klécio, Alexandre, o promotor do UAPNE, Josias, e Pedro Neto
Mário Lorencatto, da Usina Coruripe, foi palestrante do primeiro dia do evento
Carol e Gabriel Rangel, Pedro Neto e Luis Augusto da Asplan no UAPNE 2025