Author: administrador
Hospital de Catolé do Rocha tem aumento de demanda no feriadão e atende mais de 700 pessoas
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou 719 atendimentos entre a quinta-feira (17) e a meia-noite dessa segunda-feira (21). Durante o feriadão da Semana Santa e Tiradentes também foram realizadas nove cirurgias eletivas e 11 partos.
Foram 163 atendimentos na quinta-feira (17), outros 140 na sexta-feira da Paixão (18), mais 134 no sábado (19), outros 112 no domingo (20) e 170 na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, totalizando as 719 consultas médicas.
Neste período, a unidade realizou ainda 859 exames laboratoriais, 107 Raios-X, 39 tomografias e registrou a internação de 69 pessoas que, após passarem pelo ambulatório médico e serem medicadas, identificou-se a necessidade de dar continuidade à assistência. Abdome agudo, aborto retido, apendicite, acidente vascular cerebral (AVC), derrame pleural, hemorragia gástrica, infarto agudo do miocárdio (IAM) e infecção do trato urinário foram algumas das causas de internação.
As cirurgias eletivas realizadas na unidade durante o feriadão foram para correção de uma lesão de dorso na mão, fratura de rádio, uma gastrotomia (procedimento cirúrgico que cria uma abertura no estômago através da parede abdominal), apendicetcomia (retirada de apêndice), laqueadura (procedimento cirúrgico de esterilização feminina), colecistectomia (cirurgia para remover a vesícula biliar), serplagem (cirurgia realizada para manter o colo do útero fechado) e passagem de fio K (inserção de um fio de Kirschner através de um osso para fins de fixação).
Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço ambulatorial e na urgência, destacam-se queixas de dores, com 104 casos, seguido de aplicação de medicação própria, com 68 atendimentos, e diarreia, com 36 registros. Mas o hospital atendeu ainda 27 pessoas com cefaleia e 20 com crise de ansiedade, além de 10 pessoas vítimas de sinistros de trânsito com moto, entre outras ocorrências.
Durante o feriadão, o hospital atendeu ainda 31 pessoas para avaliações de exames, realizou 30 avaliações obstétricas, nove avaliações ortopédicas, sete avaliações oncológicas, quatro avaliações cardiológicas e outras quatro endócrinas, além de uma avaliação pediátrica e outra cirúrgica.
O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, afirma que o movimento foi intensificado por conta do feriadão, mas que a unidade se preparou para esse fluxo. “O aumento pela procura do serviço durante o feriadão, de fato, já era esperado, e nos preparamos para isso, tanto no ambulatório, como na urgência, tanto que assistimos todos os pacientes, sem nenhuma intercorrência, mesmo com esse aumento de demanda”, disse o médico.






Hospital de Coremas atende mais de 260 pessoas durante feriadão
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede estadual de saúde em Coremas, atendeu 264 pessoas durante o feriado prolongado da Semana Santa e Tirandentes, no intervalo compreendido entre a sexta-feira (18) e a meia-noite dessa segunda-feira (21). Neste período, 12 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causas diversas, entre elas, pneumonia, arbovirose, diarreia, dor torácica e pico de hipertensão.
Na sexta-feira (18), o hospital atendeu 89 pessoas; no plantão do sábado (19), outras 95 passaram por avaliação médica; no domingo (20), mais 80 pacientes procuraram o serviço; e na segunda-feira (21), mais 82 pessoas foram atendidas na unidade.
Pacientes se queixando de dores lideraram a demanda de atendimentos no período, com 86 ocorrências, seguidos de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 29 ocorrências, e de casos de diarreia, com 24 registros, Mas o hospital atendeu ainda 15 pacientes com crise nervosa, 12 com crise hipertensiva, 11 com febre, outros 11 com cefaleia, 10 pacientes com trauma e outros 10 com reação alérgica, além de duas pessoas mordidas por animais, uma vítima de sinistro de trânsito com moto, uma pessoa ferida com objeto perfuro/cortante, entre outras ocorrências.
A diretora geral Josielma Oliveira afirmou que os atendimentos se mantiveram na média dos plantões dos finais de semana. “Comparando o movimento do feriadão com os plantões de finais de semana corriqueiros, a gente não evidenciou um aumento de demanda diária diferente do que acontece normalmente em nossa unidade”, destacou ela.

Hospital de Patos atende mais de 400 pessoas nos feriados da Semana Santa e Tiradentes
Entre a noite da quinta-feira (17) e a meia noite dessa segunda-feira (21), período que compreendeu os feriados da Semana Santa e de Tiradentes, a Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), em Patos, teve um aumento considerável de atendimentos, com 410 registros. O boletim de atendimentos da unidade nesse período mostra ainda que das 410 pessoas que deram entrada no hospital, 36 delas eram vítimas de sinistro de trânsito. Também foram realizadas 17 cirurgias, sendo 14 de urgência e três eletivas.
Das 17 cirurgias realizadas, a maior parte delas foi ortopédica, com sete procedimentos, seguidas de cirurgias gerais, com seis casos, além de quatro cirurgias vasculares. O plantão do dia 17 registrou o atendimento de 88 pessoas, já no feriado da sexta-feira foram atendidos mais 71 pacientes. No sábado, deram entrada na unidade 84 pessoas e no domingo, mais 89 procuraram os serviços do hospital. No feriado de Tiradentes, mais 78 pessoas foram atendidas, totalizando as 410 entradas no hospital. Neste período 65 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores às consultas médicas.
Dos 36 acidentados, 29 deles se envolveram com sinistros de motocicleta, mas o hospital atendeu ainda cinco vítimas de sinistros com automóvel, uma com bicicleta e outra por atropelamento. Boa parte deles, 19 no total, era de Patos, mas o hospital recebeu vítimas de sinistros de trânsito das cidades de Condado, Mãe D’água, Malta, Matureia, Piancó, São José de Espinharas, São José do Bonfim, Teixeira, Santa Luzia, Santa Teresinha e Desterro.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste feriadão foram de pacientes com queixas de dores, com 52 atendimentos, seguidos de pessoas que sofreram quedas, com 37 registros e que sofreram mordedura de animais (Cachorro e gatos), com 22 casos. O hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, seis casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), três casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma pessoa picada por cobra e outra por tentativa de suicídio.
“Mesmo com a reforma do Pronto Socorro, que está sendo ampliado, conseguimos atender bem os nossos pacientes neste feriadão, pois nos preparamos e nos organizamos para esse aumento de demanda natural em feriados, de forma que tudo transcorreu como prevíamos e sem intercorrências que comprometessem o serviço e a assistência à população”, destaca o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes.






Asplan promove alegria da criançada de escola rural em Cicerolândia com distribuição de ovos de chocolate pelo terceiro ano consecutivo
As 47 crianças que estudam na escola municipal rural Joaquim Torres, localizada no assentamento Águas Turvas, em Santa Rita, tiveram um alegre motivo para comemorar a Páscoa. É que elas receberam ovos de chocolate doados pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). A entrega dos brindes aconteceu essa semana, na sede da escola que funciona na localidade. Esse é o terceiro ano consecutivo que a entidade promove essa doação. Desta vez foram 50 unidades.
O Diretor do Departamento Técnico (Detec) da Asplan, Neto Siqueira, lembra que boa parte dos pais das crianças é mini produtor de cana-de-açúcar e associado da entidade ou trabalhador que atua na cultura canavieira e que a Asplan abraçou essa ação também como forma de retribuir a dedicação do trabalho deles no campo. “Observamos que as crianças do assentamento nunca recebiam ovos de Páscoa e resolvemos tornar isso possível. Fizemos isso em 2023, repetimos em 2024 e estamos doando de novo esse ano. Tornar o dia destas crianças mais alegre, também alegra seus pais que são nossos trabalhadores”, afirma Neto.
A gestora da escola, Juliana Torres agradeceu a iniciativa da Asplan e disse que ela ajudou a manter a tradição da comemoração da Páscoa. “Neste período trabalhamos com os alunos o verdadeiro significado da Páscoa, que é a morte e ressurreição de Cristo, porém como existe a tradição dos chocolates e ovos de Páscoa, graças a doação da Asplan, já que a grande maioria dos estudantes são de baixa renda, a gente pôde presentear os alunos com os ovos”, destacou Juliana.







Grupo A.Cândido reúne lideranças das empresas de transporte num evento em João Pessoa e dá início ao projeto ‘Líderes em Ação’
Há 70 anos, o visionário Argemiro Cândido, começou a transportar pessoas da Paraíba para o Planalto Central e, naquela época, ele já começava a criar o que se transformaria sete décadas depois num dos maiores e mais sólidos grupos empresariais do Nordeste e líder na região no segmento transporte. Já na terceira geração, o Grupo A.Cândido prepara suas equipes para avançar e evoluir ainda mais, consolidando um legado de trabalho, ética, responsabilidade social e compromisso em fazer cada vez melhor. E no último sábado (12), a direção do Grupo deu um passo importante neste processo evolutivo ao lançar o projeto ‘Líderes em Ação’ e reunir profissionais das empresas da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará num encontro que aconteceu em João Pessoa (PB).
O consultor de Desenvolvimento Humano, Maurício Xavier, conduziu o primeiro de vários encontros que acontecerão com o objetivo de preparar as equipes para terem atitudes e ações cada vez mais assertivas no ambiente de trabalho. “O maior desafio do gestor é fazer as pessoas fazerem o certo, cumprir processos de maneira adequada e alcançar as metas e ter a percepção que nada é tão bom que não possa ser melhorado”, afirma Xavier. Ele reitera que o projeto foi elaborado para que o Grupo tenha lideranças em suas empresas cada vez mais entendedoras de seu papel e de sua responsabilidade.
“É papel da liderança ser um gestor de conhecimento e transmitir esse conhecimento garantindo que a pessoa esteja fazendo o certo e, neste aspecto, o verbo a ser conjugado pelos líderes hoje não é ‘mandar’ é orientar e educar pelo exemplo, e isso se projeta no fazer, na ação. Quando a gente executa bem nosso papel como líder e gestor de processo o resultado é o sucesso. Conhecimento é a base maior da liderança porque você conquista a confiança de seus liderados ao demonstrar conhecimento dos processos”, frisou o consultor, destacando que o Grupo está elaborando uma política de avaliação e treinamento, assim como de avaliação de desempenho para definir como se dará a gestão de pessoas no Grupo.
O empresário Alberto Nascimento, filho do Sr. Argemiro Cândido e diretor do Grupo, abriu este primeiro encontro ao lado das filhas, Lorena Dantas e Larissa Nascimento, que representam a terceira geração da família nos negócios. “Nós já somos os melhores em transporte, em gestão, temos excelentes profissionais, mas sempre haverá espaço para avançar, evoluir e aprender e é por isso que iniciamos esse projeto. Queremos formar líderes pelo exemplo. Assim como nos inspiramos em meu pai, como somos nós, eu e Agnelo, como são nossos filhos queremos formar lideranças nas empresas que nos representem, que tenham a exata dimensão da responsabilidade e importância de estarem na posição que conquistaram”, destacou Alberto, lembrando que líderes não planejam apenas a própria atividade, mas, também, a das pessoas que eles lideram e que as empresas não crescem com ‘chefes’, mas com ‘líderes’.
A empresária Larissa Nascimento reforçou a importância do projeto e destes encontros. “Com esse projeto queremos tornar nossa equipe a mais qualificada do mercado e isso está na nossa missão e vocês como líderes são também responsáveis por essa formação. Também queremos garantir a sustentabilidade do negócio porque não adianta a gente transportar com acolhimento, confiabilidade e segurança se não houver sustentabilidade, por isso temos que sempre olhar custos, indicadores e buscar fazer sempre o melhor que pudermos”, disse Larissa. Ela reforçou a importância do conhecimento. “O grande líder de hoje é aquele que sabe que nada sabe porque todo dia é dia de aprender e quem está aberto para o conhecimento está aberto para o crescimento também. Nosso papel a partir da segunda-feira é rever processos, rever resultados e mudar nossa postura e atitudes diante de um problema, diante de uma pessoa que lideramos”, reforçou ela, lembrando que os processos precisam estar cada vez mais integrados.
A empresária Lorena Dantas agradeceu a adesão dos profissionais ao projeto e a participação de todos. “Agradecemos a vocês por se doarem a esse momento. O SIM de vocês desde o começo é muito simbólico e muito importante. No início a gente falou de missão e valores, mas teve um valor que não mencionamos que é ‘crescer com as pessoas’ e é isso que estamos nos propondo a fazer com esse projeto. O crescimento de vocês está alinhado a essa proposta e obrigada por vocês fazerem parte disso e vamos para o próximo módulo”, reforçou Lorena.
O empresário Gustavo Cândido, neto do Sr. Argemiro, também esteve no encontro e destacou a importância de sempre buscar avançar. “A gente nunca deve se acomodar, devemos sempre evoluir, se dedicar e ser o melhor no detalhe. Vocês estão num Grupo sólido, que passa confiança, que tem credibilidade no mercado e precisam ter a noção da responsabilidade de integrar esse time que tem um legado que vem do meu avô, de meu pai, de meu tio e vocês têm a responsabilidade de contribuir para que esse legado seja honrado”, afirmou ele.
Depoimentos
Para o gerente financeiro de Natal (RN), Ladielson Diniz, esse primeiro encontro foi um divisor de águas. “A liderança hoje alcançou outro patamar. Na época em que eu comecei, ela era sinônimo de chefia, onde a gente dava ordens. Hoje, ao invés de chefiar chego junto de meus liderados e mostro como fazer cada vez melhor e esse encontro reforçou essa mudança de postura”, disse.
Pedro Soares, Coordenador de Manutenção da garagem de Jaboatão (PE), destacou a importância deste encontro. “O conhecimento, de fato, é tudo. O que eu aprendi aqui, vou levar cada detalhe para meus liderados. Minha rotina vai mudar, principalmente, no tocante a lidar com meus colegas e com os processos”, afirmou.
Natalia Emille, que atua no setor Financeiro, em João Pessoa, disse que foi gratificante poder participar deste primeiro módulo do projeto ‘Líderes em Ação’. “O Grupo está de parabéns pelo investimento nos talentos e esse encontro demonstra isso e estou muito feliz de ter participado e aprendido um pouco mais”, destacou ela que concluiu, recentemente, um MBA na UNICAP custeado pelo Grupo.






















Programa Paraíba Contra o Câncer: Hospital de Patos realiza cirurgia inédita no Sertão
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, realizou, nessa terça-feira (15), uma cirurgia inédita, consolidando a interiorização de serviços de alta complexidade no sertão do estado. O procedimento – uma Esofagogastrectomia Total com Toracostomia (remoção completa do esôfago e do estômago) só foi possível graças ao Programa Paraíba Contra o Câncer, criado pelo Governo do Estado para viabilizar e agilizar exames, diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer. A cirurgia, que durou sete horas, foi realizada pelo médico oncologista Anderson Neves e auxiliada pelo cirurgião oncologista Wostenildo Crispim, ambos profissionais do Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo.
O paciente J.L de S, agricultor, de 57 anos, da cidade de Bonito de Santa Fé, com diagnóstico de câncer no esôfago, tinha a indicação cirúrgica após passar por tratamento quimioterápico e radioterápico. E para realização do procedimento inédito na unidade foi preciso solicitar materiais extra SUS, a exemplo da tesoura de energia ultrassônica, cliperes especiais de contenção de sangramento e de ligadura de grandes vasos, entre outros insumos.
“Além de o procedimento ser inédito na região é preciso ressaltar que ele só foi possível de ser realizado aqui graças ao Programa Paraíba Contra o Câncer, que foi quem viabilizou a aquisição destes materiais necessários para realização da cirurgia nos moldes em que ela foi feita, pois se trata de um procedimento de alta complexidade e que requeria insumos e equipamentos não existentes no hospital”, explica o cirurgião oncológico Anderson Neves.
Ele reitera que procedimentos desta natureza exigem alta aptidão e experiência dos profissionais. “Essa cirurgia é considerada de alta complexidade e compreendeu a retirada do esôfago em toda sua extensão, desde o pescoço até o abdômen, além da retirada de linfonodos do tórax”, explica o médico, reiterando que também foram usados recursos de videotoracoscopia, que é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que permite visualizar o interior da caixa torácica. “Com esse recurso tecnológico diminuímos o trauma cirúrgico e melhoramos a resposta do paciente no pós-operatório”, reforça ele.
O paciente saiu do bloco cirúrgico para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu até a manhã desta quarta-feira (16). Ele já foi extubado e encontra-se estável e se recuperando bem no setor de semi-intensiva de onde será acompanhado de cinco a sete dias, tempo necessário, segundo o médico, para reeducação e acompanhamento da alimentação e processo digestivo pós-cirúrgico.
Para o médico Wostenildo Crispim, essa cirurgia abre novas possibilidades de procedimentos de alta complexidade na região. “Essa cirurgia pioneira no sertão, que usou três tempos cirúrgicos, o torácico, abdominal e cervical, abre um precedente positivo e mostra que estamos capacitados, tanto em termos de equipe, quanto de estrutura para realização de cirurgias de alta complexidade não de forma apenas pioneira, mas corriqueira e reforça a importância do Programa Paraíba Contra o Câncer sem o qual não teríamos condições de realizar tal procedimento em Patos”, finaliza o médico que atuou como profissional auxiliar na cirurgia.
Paraíba Contra o Câncer – Programa criado pelo Governo da Paraíba para acolher, promover o acesso e dar celeridade ao tratamento de pacientes oncológicos. O acesso é pela Teleoncologia, em funcionamento desde maio do ano passado em todo o estado. O agendamento para realização de procedimentos, exames e encaminhamento é gerido pelo Complexo Regulador Estadual, que organiza uma fila única para o acolhimento dos pacientes. As equipes especializadas, compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, coordenam o atendimento desde o ingresso no Programa até a realização dos exames necessários para diagnóstico, estadiamento e tratamento.













Hospital de Catolé do Rocha realiza 160 cirurgias e 349 atendimentos no final de semana
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha registrou, no período entre a sexta-feira (11) até a meia-noite deste domingo (13), 349 atendimentos ambulatoriais. No período, a unidade que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda 160 cirurgias, sendo 153 eletivas, cinco partos cesarianos e duas curetagens (procedimento cirúrgico que consiste na raspagem do endométrio, ou revestimento interno do útero).
Das 160 cirurgias realizadas no plantão do final de semana, 138 foram procedimentos oftalmológicos pelo Programa Opera Paraíba de Catarata e Pterígio. As demais cirurgias eletivas foram de laqueadura (esterilização definitiva da mulher), apendicectomia (retirada de apêndice), fratura de tíbia, fratura de tornozelo, fratura de platô, fratura exposta de fíbula, fratura de rádio, além dos cinco partos cesarianos. Entre a sexta-feira e o domingo, o hospital realizou ainda 547 exames laboratoriais, 53 exames de Raios-X, 39 tomografias, nove avaliações ortopédicas, cinco avaliação de exames e três avaliações cirúrgicas.
Foram 109 atendimentos no plantão da sexta-feira (11), outros 114 no sábado (12), e mais 126 no domingo (13). Neste período, 35 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas. Acidente Vascular Cerebral (AVC), dor torácica, epilepsia, influenza, insuficiência cardíaca, icterícia, pneumonia foram algumas das causas das internações. Nesse quantitativo já estão incluídos os pacientes que se submeteram às cirurgias e as parturientes.
A maior causa de atendimentos no período foi queixas de dor, com 79 casos, seguida de pessoas para administração de medicação própria, com 29 registros, e de casos de cefaleia, com 19 atendimentos. O hospital atendeu ainda 16 pessoas com diarreia, outras 16 com crise hipertensiva, e mais 16 com sintomas de síndrome gripal, além de 13 casos de luxação, sete vítimas de sinistro de trânsito com moto e dois casos de alucinação, entre outras ocorrências.
Hospital de Coremas atende 236 pessoas no plantão do final de semana
A urgência e ambulatório médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade da rede hospitalar do Estado, em Coremas, registrou o atendimento a 236 pessoas no plantão desse final de semana, entre a sexta-feira (11) e a meia-noite desse domingo (13). Foram 92 atendimentos na sexta-feira, outros 77 no plantão do sábado e mais 67 entradas na unidade no domingo.
Os casos de dores lideraram a causa de procura pelo serviço, com 37 ocorrências, seguidos de pacientes com sintomas de síndrome gripais, com 27 casos; e de pacientes com diarreia, com 21 registros. O hospital recebeu ainda 12 pacientes com crise nervosa, nove com cefaleia, oito com febre, sete pessoas com dificuldade de urinar, cinco com reação alérgica, além de duas vítimas de sinistro de trânsito com moto, entre outras demandas.
No período, após consulta médica, seis pessoas precisaram ser internadas para observação e continuidade do tratamento. Uma por complicações com erisipela, outra por causa de dor aguda, por causa de uma infecção do trato urinário, por causa de uma hérnia inguinal e por causa de lombalgia.
Hospital de Patos realiza mais de 270 atendimentos na Urgência e Emergência no final de semana
O balanço de atendimentos no final de semana na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, mostra que, entre as 18h do último dia 11 até a meia-noite desse domingo (13), 276 pacientes deram entrada na unidade, sendo que, destas, 13 pessoas por causa de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda 31 cirurgias, sendo 11 procedimentos de urgência e 20 cirurgias eletivas.
Das cirurgias realizadas, o maior quantitativo foi de procedimentos oncológicos, com 16 casos, seguido de cirurgias vasculares, com sete registros, ortopedia, com mais seis casos, além de uma cirurgia geral e outra urológica. Durante o plantão do final de semana, 53 pessoas precisaram ser internadas após consulta médica por causas diversas. Neste quantitativo já estão incluídos os 31 pacientes que se submeteram às cirurgias.
O plantão de maior procura pelo serviço foi o da sexta-feira (11), que contabilizou 101 atendimentos, seguido do sábado (12), com mais 94 entradas. No domingo (13), mais 81 pessoas foram atendidas na urgência e emergência da unidade por causas diversas, sendo a mais recorrente de pessoas com queixas de dores, com 55 casos. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 14 pessoas que sofreram quedas, seis que foram mordidas por animais (gatos e cachorros), cinco que tiveram Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), quatro com crise nervosa, uma com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outra por tentativa de suicídio.
Todas as 13 pessoas que deram entrada no hospital por causa de sinistros de trânsito estavam em motos. Além da cidade de Patos, com cinco vítimas, a unidade atendeu ainda acidentados vindos das cidades de Condado, Malta, Santa Teresinha, Teixeira e Vista Serrana. O Hospital Regional de Patos é referência para 89 municípios do sertão para Clínica Médica, Urgência e Emergência, Cirurgias, Oncologia e também para casos de Hemodinâmica.







Final de semana no Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 400 atendimentos e 20 cirurgias
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, registrou 419 atendimentos ambulatoriais, entre a última sexta-feira (4) e a noite desse domingo (6). Foram 167 atendimentos na sexta-feira (4), outros 172 no sábado (5) e mais 80 no domingo, no ambulatório médico e também na urgência da unidade. Durante o plantão, 34 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica para observação e cuidados posteriores às consultas.
Neste período, a unidade também realizou 20 cirurgias, sendo 17 procedimentos eletivos, dois partos cesarianos e uma curetagem (procedimento cirúrgico que consiste em raspar a parede do útero para remover tecidos). As cirurgias foram de hernioplastia (hérnia), colecistectomia (cirurgia para remover a vesícula biliar), histerectomia (cirurgia ginecológica que remove o útero, podendo ser total ou parcial), ooforectomia (cirurgia que remove um ou ambos os ovários), laqueadura (procedimento cirúrgico que impede a gravidez de forma permanente), orquiectomia (cirurgia que remove um ou ambos os testículos), apendicectomia (apêndice), drenagem de tórax, além de três cirurgias ortopédicas, sendo uma de fratura de fêmur, outra de rádio e outra de tornozelo.
Os motivos das internações dos 34 pacientes foram anemia, derrame pleural, dor torácica, infecção do trato urinário, pneumonia, pneumonia nosocomial (infecção pulmonar que se desenvolve durante a internação hospitalar), septicemia, traumatismo craniano e traumatismo crânio encefálico (TCE), além dos pacientes que se submeteram às cirurgias e as parturientes.
Durante o plantão, o hospital realizou ainda 79 exames de Raios-X e 36 tomografias. Os casos de maior procura pelo serviço neste período foram de pessoas com queixas de dores, com 62 ocorrências, seguido de 34 casos de aplicação de medicação própria, e de 24 casos de cefaleia. O hospital atendeu ainda 13 pessoas na avaliação ortopédica e nove na avaliação do endocrinologista, além de 18 pacientes com diarreia, 17 com dorsalgia, 16 com lombalgia e 13 com tosse.
Na urgência, entre outras ocorrências, o hospital atendeu seis vítimas de sinistro de trânsito, sendo cinco com motos e uma com veículo de passeio. Quatro pacientes foram atendidos com intoxicação, três com crise de ansiedade, além de um paciente vítima de acidente de trabalho.



