Author: administrador

‘ÉLei e Lei tem que ser cumprida’ afirma presidente da Unida criticando ajudicialização do RenovaBio por parte das distribuidoras

   “A gente conta com o apoio do Governo, através do Ministério das Minas e Energia, para acabar com essa manobra das distribuidoras de não querer cumprir com as metas do RenovaBio em relação ao CBIOs. É Lei e Lei tem que ser cumprida”. Essa afirmativa do presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) é um desabafo sobre a judicialização do RenovaBio que mantém distribuidoras inadimplentes com o Programa em operação no mercado.

            Concebido para promover a descarbonização da matriz de transportes, o RenovaBio enfrenta desafios jurídicos que criam um regime excepcional que beneficia alguns distribuidores de combustíveis e permitem que eles deixem de cumprir as regras do RenovaBio. “As distribuidoras que não estão cumprindo o que está na Lei, entram na Justiça e conseguem liminares para operar mesmo estando inadimplentes com o Programa e isso compromete o equilíbrio do RenovaBio”, afirma Pedro Campos Neto, que também preside a Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura (MAPA).

            Diante desta situação, o Ministério de Minas e Energia entrou com uma ação no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para que o presidente da corte, ministro Herman Benjamin, suspenda liminares que hoje favorecem distribuidoras inadimplentes com as obrigações de compras de créditos (CBIOs). “Essas liminares nada mais são que uma anuência legal para que as distribuidoras não cumpram as regras do RenovaBio permitindo que elas ao invés de adquirir CBIOs aos mesmos preços e volumes praticados pelo mercado, estabeleçam o preço que irão pagar ou o volume de CBIOs que precisarão adquirir”, explica o dirigente canavieiro.

                Pedro reitera que isso acaba provocando um desequilíbrio no mercado de CBIOs, uma vez que as distribuidoras inadimplentes intensificaram sua ampliação de mercado, em detrimento das distribuidoras que cumprem o RenovaBio. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) pediu ao STJ para atuar como “amicus curiae” na ação movida pelo Ministério de Minas e Energia, assim como a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) que pediu sua inclusão no processo com a mesma rubrica jurídica. “É preciso cassar essas liminares e garantir o cumprimento das metas de descarbonização e fazer valer o que está na Lei”, finaliza Pedro Campos Neto.

 

Presidente da Unida e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, Pedro Campos Neto critica judicialização do RenovaBio

Diretor Técnico do Hospital de Patos orienta população a procurar o serviço médico o quanto antes após a picada de animais peçonhentos

O que fazer após uma picada de cobra ou de algum animal peçonhento venenoso? “A primeira atitude é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível, porque em casos de cobras venenosas, por exemplo, o tempo entre a mordida e o socorro é determinante para reverter o efeito do veneno sobre o organismo e as complicações que ele gera”, explica o diretor técnico do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, o médico Pedro Augusto.
O alerta do médico faz referência a um caso acontecido no último final de semana, de um senhor de 70 anos, da cidade de Santa Luzia, que foi mordido por uma jararaca e chegou ao hospital de Patos quatro horas após o acidente e mesmo com a aplicação do soro, de todos os cuidados que o caso requereu, o paciente foi a óbito no mesmo dia. “Esse senhor chegou ao nosso serviço quatro horas depois do acidente, já na classificação de acidente grave, com sintomas severos relacionados ao veneno da cobra, como muita dor na região local, problema urinário, palidez e outros sintomas e, infelizmente, apesar da aplicação do soro antiofídico e de todos os esforços da equipe, evoluiu para um quadro de choque e não resistiu”, lamentou o médico, complementando que o paciente em questão, apesar da idade, não tinha nenhuma comorbidade que complicasse o quadro geral dele.
“A população precisa ficar atenta à necessidade do socorro imediato, principalmente, os pacientes da zona rural, onde esse tipo de ocorrência acontece com mais frequência e a distância das unidades de saúde é maior”, destaca Dr. Pedro, reforçando que quanto mais rápido o tratamento começar, mais eficaz será. “O tempo é determinante nos efeitos do veneno no organismo da pessoa. No caso da cobra jararaca, muito comum na nossa região, o veneno é de alta letalidade o que requer uma ação mais imediata de socorro”, explica Dr. Pedro.
O médico lembra ainda que é importante lavar o local da picada com água e sabão, imobilizar o membro afetado e, se possível, tentar identificar a cobra. É também importante evitar movimentos da pessoa picada porque isso pode acelerar a propagação do veneno no organismo, não se deve aplicar torniquetes, porque pode causar uma necrose no membro e piorar a situação e, sobretudo, evitar usar pomadas, café, e soluções caseiras ou outros produtos no local da picada, pois isso pode aumentar o risco de infecção.
O médico Pedro Augusto, Diretor Técnico do Hospital Regional de Patos faz o alerta

Hospital de Catolé do Rocha atende quase 400 pessoas e realiza seis cirurgias no final de semana

O plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede estadual de saúde, ficou marcado pela realização de 398 atendimentos, entre urgências e ambulatório, e seis cirurgias, sendo três delas partos cesarianos. Foram 152 atendimentos na sexta-feira (9), mais 116 no sábado (10) e outros 130 no domingo (11). Neste período, 19 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas.

O hospital realizou, ainda, entre a noite da sexta-feira e a meia-noite desse domingo, 410 exames laboratoriais, 73 exames de Raios-X e mais 35 tomografias. As cirurgias realizadas foram de laparotomia exploratória (cirurgia aberta da cavidade abdominal para exame e diagnóstico de problemas que não podem ser identificados por outros métodos), colecistectomia (remoção da vesícula biliar) e gastrotomia (abertura cirúrgica no estômago para permitir o acesso à luz do estômago, seja para fins de tratamento, diagnóstico ou para a colocação de uma sonda para alimentação).

As principais causas de atendimento na unidade no plantão do final de semana foram de pacientes com dor, com 68 casos, seguidas de pessoas para aplicação de medicação própria, com 45 registros, e de 17 casos de diarreia, e a mesma quantidade de pessoas com cefaleia. Mas, entre outras demandas, o hospital atendeu 17 vítimas de sinistros de trânsito, sendo 15 delas com motos, 15 casos de lombalgia, 13 de dorsalgia, 12 de crise hipertensiva e 11 de tosse.

Hospital de Catolé atendeu 398 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de catolé realizou seis cirurgias neste final de semana, sendo três partos cesarianos

Hospital de Patos atende mais de 250 pessoas e realiza 23 cirurgias no final de semana

O atendimento a 259 pessoas na urgência e emergência e a realização de 23 cirurgias foi o que marcou o plantão do final de semana (9 a 11) do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos. Neste período, o hospital atendeu ainda 19 pacientes vítimas de sinistros de trânsito, 18 deles de acidentes com motocicleta e um atropelamento.

Das 23 cirurgias realizadas, 13 foram de urgência e 10 eletivas. Foram 11 cirurgias oncológicas, cinco gerais, quatro ortopédicas, uma vascular, outra urológica e mais uma vascular. O plantão da sexta-feira e do sábado tiveram o mesmo número de atendimentos, ou seja, 86 casos a cada dia, já no domingo mais 87 pessoas foram atendidas na unidade.

Além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros de trânsito, a Urgência e Emergência do hospital atenderam 49 pessoas que sofreram quedas, outras 46 com queixas de dores diversas, além de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, nove com mal-estar, outras nove pessoas para vacinação, oito com traumas diversos, seis com cortes, cinco com acidente vascular cerebral e outras cinco que sofreram mordida de animais, entre outras demandas.

Após o atendimento médico, 54 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores, entre outros motivos por causa de Acidente Vascular Cerebral –AVC, Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, doença pulmonar, hemorragia, além de alguns acidentados.  Além de Patos, o hospital recebeu vítimas de sinistros de trânsito das cidades de Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro e Teixeira.

Uma das 23 cirurgias realizadas no Hospital de Patos durante o final de semana
Um dos atendimentos no Hospital de Patos
Hospital de Patos realizou 23 cirurgias no plantão do fial de semana
Hospital de Patos atendeu 259 pessoas na urgência no plantão do final de semana
Das 23 cirurgias realizadas no final de semana, 13 foram de urgência
A maior parte das cirurgias foi oncológica, com 11 casos
54 pessoas precisaram ser internadas durante o plantão do final de semana

Hospital de Coremas realiza mais de 200 consultas ambulatoriais durante plantão do final de semana

Entre a sexta-feira (9) e o domingo (11), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 206 pessoas. Foram 65 atendimentos ambulatoriais na sexta-feira, mais 65 consultas médicas no sábado e outras 76 no domingo, totalizando os 206 pacientes atendidos no plantão do final de semana.

Neste período, quatro pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de dispneia, complicações por neoplasia de pâncreas, por Infarto Agudo do Miocárdio – IAM e por causa de uma queda da própria altura.

A maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 35 ocorrências, seguida de pessoas com amigdalite, com 15 casos, e com crise nervosa, com 14 registros. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 12 casos de síndrome gripal, 10 com cefaleia, nove pessoas com reação alérgica, sete com dificuldades de urinar, além de seis pessoas que se feriram com objetos perfurocortantes.

 

Unida reúne associados em Recife para debater assuntos de interesse do setor produtivo canavieiro

Enfrentamento da seca no Nordeste e situação das lavouras nas regiões produtoras, elaboração de uma proposta de subvenção, política de preço mínimo, entraves na emissão de novas outorgas d´água, ações judiciais sobre Salário Educação e Funrural. Esses foram os principais tópicos debatidos durante uma reunião da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida) realizada nesta quarta-feira (7), na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), em Recife. O momento, conduzido pelo presidente Pedro Campos Neto, contou com a participação de representantes de todas as entidades associadas, além do consultor Gregório Maranhão, do advogado Roberto Jeferson e do contador da entidade, Aderaldo Jr.
Um dos assuntos que mais preocupam os produtores na atualidade é a escassez de chuvas e o comprometimento da safra em função dessa situação. Na região Sul de Alagoas, por exemplo, o pessoal está tentando irrigar para ter semente para plantar no inverno. Lá as canas que nasceram estão curtas e houve muita falha de socaria. No Rio Grande do Norte a situação também preocupa especialmente no setor Norte do Estado, com poucas chuvas. No setor Sul a situação está mais branda pela proximidade com o litoral, mas também estima-se uma quebra de cerca de 15% na safra.
            Na Paraíba também há perspectiva de redução de safra em função da escassez de chuvas, algo em torno de 15% na região Sul. “A cana tinha dado uma desenvolvida, mas com a pouca chuva complicou o desenvolvimento da planta”, afirmou Pedro Neto. Em Pernambuco a zona Norte está um pouco seca, mas dentro da normalidade. O problema é a mortalidade da planta, mas segundo Alexandre Lima, é cedo ainda para dizer como vai ficar a safra e quanto será o percentual de redução. “É certo que não iremos crescer em produção” disse o presidente da AFCP. Já no litoral a cana está grande, mas na região de Palmares e Joaquim Nabuco a situação não está muito boa. Em Sergipe a previsão é de ter redução de safra, mas, mais em função da pouca área renovada.
O consultor Gregório Maranhão lembrou que é preciso mostrar aos governantes que a perca da cana é muito maior do que o investimento necessário para tentar mitigar esse problema da queda de safra, porque ela repercute na questão social, na indústria, no comércio, etc. Ele lembrou ainda de um projeto criado para Pernambuco que pode ser ampliado para o Nordeste que é o Renovar, que orienta a renovação de 25% da área plantada. “Hoje, os produtores não têm em sua grande maioria condições de renovar o plantio sem que haja uma ajuda para tanto, por isso esse projeto é tão importante”, reiterou Gregório. Todos lembraram que é preciso aproveitar o atual momento político que favorece o Nordeste, que tem lideranças em cargos importantes do cenário nacional, e buscar articular a viabilidade deste e de outros projetos.
O presidente da AFCP, Alexandre Lima sugeriu ainda que a Unida articule junto aos agentes políticos formas de mitigar a perca de arrecadação e do preço de cana e voltou a defender a implementação da subvenção aos produtores do Nordeste. “Nós temos que ter um projeto perene e bem construído para garantir também um preço mínimo para a cana-de-açúcar porque a soja, o milho, o trigo, a uva, entre tantos outros entram no guarda-chuva do governo federal com uma política de preço mínimo e porque não incluir a cana nessa política de governo?” questionou ele, reforçando que é preciso aproveitar esse bom tempo político para avançar com essa proposta. Neste sentido ficou decidido que o próximo passo é a Unida buscar ajuda da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para elaboração de uma proposta.
Sobre a liberação de outorgas d´água, algo que tem dificultado o acesso dos produtores a irrigação de suas lavouras, inclusive com multas muito pesadas, o diretor do Departamento Técnico da Asplan Neto Siqueira, argumentou que essa questão diz respeito às regras do Conama e que para mudar o processo é preciso alterar as normas dentro do órgão. Segundo Neto a mesma conduta vale também sobre a questão da queima da cana. A Unida também vai estudar formas de orientar melhor seus associados. No final, o advogado Jeferson Rocha participou da reunião atualizando informações sobre as ações judiciais do Salário Educação e Funrural.
“Foi uma reunião muito produtiva onde deliberamos sobre assuntos importantes para nossos associados e decidimos os próximos passos na defesa de nossos interesses” destacou Pedro Campos Neto, lembrando que a Unida tem o respaldo de representar mais de 18 mil produtores de cana do Nordeste, que juntos respondem por cerca de 50% da cana-de-açúcar produzida na região – o equivalente a cerca de 25 milhões de toneladas/safra. A reunião contou com a participação de dirigentes das associações de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Reunião da Unida foi conduzida pelo presidente Pedro Campos Neto
Reunião da Unida aconteceu nesta quarta-feira (7) na sede da AFCP, em Recife
Quem não pôde participar presencial acompanhou a reunião de forma virtual
Participaram da reunião representantes de todas as entidades associadas do Nordeste
Alexandre Lima disse que não é possível mensurar ainda as perdas por causa da escassez de chuva

Hospital Regional de Patos realiza mais de 300 atendimentos e 16 cirurgias no final de semana

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) atendeu na Urgência e Emergência 317 pessoas no plantão do final de semana. Foram 118 pessoas na sexta-feira (2), mais 106 pacientes no plantão do sábado (3) e outros 93 atendimentos no domingo (4). Neste período a unidade, que integra a rede hospitalar estadual, realizou 16 cirurgias.

Dos 16 procedimentos cirúrgicos realizados, 13 foram de urgência e três eletivos. A maior parte das cirurgias foi ortopédica com oito casos, seguidas de cirurgias gerais com quatro registros, além de dois procedimentos oncológicos e mais dois vasculares.

Durante o plantão, o hospital atendeu ainda 25 pacientes vítimas de sinistros de trânsito, sendo 21 deles com envolvimento em acidentes com motos e quatro com automóvel.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros de trânsito, os demais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores, com 60 ocorrências, seguidas de pessoas que sofreram quedas, com 42 casos, além de 17 registros de mordedura de animais. Mas, entre outras ocorrências, a unidade também atendeu 10 pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), três com Acidente Vascular Cerebral (AVC), um caso de agressão física e outro de uma pessoa vítima de choque elétrico.

Dos 317 atendimentos, 64 pacientes precisaram ficar internados por motivos diversos após avaliação médica. Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), dificuldade de respirar, hipoglicemia, hipotensão, necrose e tontura foram algumas das causas das internações.

Uma das cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana (2 a 4)
Pacientes em observação durante o plantão do final de semana
Movimentação na urgência do Hospital de Patos neste final de semana
Hospital de Patos realizou 16 cirurgias no plantão do final de semana
Hospital de Patos atendeu 317 pessoas no plantão do final de semana
Das 16 cirurgias realizadas neste final de semana 13 foram de urgência
A maior parte das cirurgias foi ortopédica
64 pacientes precisaram ser internados após consulta médica no palntaõ di final de semana

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 400 atendimentos e 20 cirurgias no final de semana

O plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, ficou marcado pela realização de 401 atendimentos e 20 cirurgias sendo 16 delas eletivas, três partos cesarianos e uma curetagem. Foram 143 atendimentos na sexta-feira (2), outros 136 no plantão do sábado (3) e mais 122 no domingo (4).

Neste período o hospital ainda realizou 408 exames laboratoriais, 53 exames de Raios-X e 38 tomografias. Durante o plantão, 37 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica por causas diversas, entre as quais, abscesso, arritmia cardíaca, Acidente Vascular Cerebral (AVC), hipotenção, hipertensão, infecção do trato urinário, pneumonia e obstrução intestinal.

As cirurgias realizadas foram de laqueadura (cirurgia que consiste em cortar ou amarrar as tubas uterinas), cerclagem uterina (procedimento cirúrgico que consiste em suturar o colo do útero para reforçá-lo e evitar que ele se abra prematuramente durante a gravidez), hernioplastia (reparação de hérnias na parede abdominal), histerectomia (remoção do útero), colecistectomia (remoção da vesícula biliar), fratura de tornozelo de clavícula e fixação de tíbia e fíbula, além de uma apendicectomia (remoção do apêndice) e uma laparotomia exploratória (cirurgia abdominal que consiste em abrir a cavidade abdominal para examinar e diagnosticar possíveis problemas ou lesões).

Durante o plantão, o motivo de maior procura pelo serviço foi de pessoas se queixando de dores com 64 casos, seguido de pacientes para aplicação de medicação própria com 46 registros e de 22 ocorrências de cefaleia. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 19 pessoas com diarreia, 14 pessoas com dorsalgia, 13 com infecção, 12 com lombalgia, e ainda cinco vítimas de sinistros de trânsito sendo três com moto, uma com automóvel e um atropelamento.

No ambulatório médico o hospital realizou ainda dez avaliações ortopédicas, cinco cirúrgicas, três avaliações de exames, duas avaliações cirúrgicas e outras duas obstétricas.

Um dos atendimentos no Hospital de Catolé do Rocha
Hospital de Catolé atendeu 401 pessoas no plantão do final de semana
Uma das cirurgias realizadas no Hospital de Catolé
Hospital de Catolé realizou 20 cirurgias no plantão do final de semana

Hospital de Coremas realiza mais de 240 consultas ambulatoriais no plantão do final de semana

Entre a sexta-feira (2) e o domingo (4), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 248 pessoas na urgência e ambulatório médico. Foram 84 atendimentos na sexta-feira, mais 122 consultas médicas no sábado (3) e outras 42 no domingo.

Neste período, quatro pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de crise hipertensiva, hérnia abdominal, crise de asma e Gastroenterocolite Aguda (inflamação aguda do estômago e intestinos).

A maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixa de dores com 47 registros, seguida de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 39 casos, e de crise nervosa, com 23 atendimentos. Mas o hospital atendeu ainda 21 ocorrências de diarreia, 19 pessoas com amigdalite, 16 com cefaleia, além de sete pessoas feridas com objetos perfurocortante e duas que sofreram mordida de animais, entre outras ocorrências de menor frequência.

Hospital de Coremas atendeu 335 pacientes neste final de semana
Um dos atendimentos do Hospital de Coremas neste final de semana

Hospital de Catolé do Rocha realiza primeiras cirurgias pelo ‘Paraíba Contra o Câncer’ e pacientes elogiam descentralização da saúde

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, realizou nessa quinta-feira (1) as primeiras cirurgias pelo Programa Paraíba Contra o Câncer, criado pelo Governo do Estado para viabilizar e agilizar exames, diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer. Foram quatro procedimentos oncológicos de prostatectomia (cirurgia de remoção da próstata), em pacientes de Pombal, Uiraúna e Junco do Seridó.

De acordo com o diretor da unidade, Fábio Cardoso, a ação abre possibilidades de atendimento e oferta de serviços à população. “É um serviço muito importante e complexo ofertado pelo Governo do Estado à população. Trazer essas cirurgias para Catolé significa fortalecer a regionalização e descentralização da saúde no estado e melhorar a assistência aos pacientes oncológicos do sertão”, destaca o médico agradecendo o apoio que teve do secretário de Estado de Saúde da Paraíba, Ary Reis, para que a unidade pudesse realizar os procedimentos.

Um dos pacientes que realizou procedimento foi o aposentado João Bosco de Sousa, de 69 anos, da cidade de Pombal, que foi diagnosticado com câncer de próstata em novembro passado. Graças à agilidade do Programa Paraíba Contra o Câncer, em menos de seis meses ele já fez a cirurgia de remoção do câncer. “Eu fazia sempre prevenção e descobri durante a Campanha Novembro Azul que estava com essa doença e fiz a biopsia em dezembro. No dia 21 de abril fiz a entrevista no Programa e três dias depois já ligaram para mim para eu vir fazer a cirurgia e hoje estou aqui grato por essa agilidade e atendimento”, afirmou ele.

O aposentado José de Sousa, 76 anos, da cidade de Uiraúna, também fez a cirurgia neste dia 1º no hospital de Catolé. “Fiz exames que acusaram alterações. Tomei medicações, mas não resolveu. Depois fiz a biopsia e deu positivo. E estou aqui para me curar. Esse Programa chegou em boa hora. Só tenho a agradecer a oportunidade que estou tendo de ficar bom. Esse Programa é bom todo” disse ele.

Sobre o Programa – O programa ‘Paraíba Contra o Câncer’ é uma iniciativa do Governo do Estado que visa agilizar e humanizar o tratamento de pacientes com câncer, desde o diagnóstico até o tratamento, incluindo cuidados paliativos. O acesso ao programa é regulado pela Central Estadual de Regulação, que opera uma fila única para os pacientes, e utiliza a Teleoncologia para consultas e acompanhamento.

Inicialmente, o paciente deve procurar um posto de saúde ou unidade de atendimento da Atenção Primária, onde é feita a identificação do possível ou confirmado diagnóstico de câncer. A unidade de saúde encaminha o paciente para a Central Estadual de Regulação, que avalia a necessidade de tratamento oncológico.

 

O aposentado José de Sousa de Uiraúna fez cirurgia nesta quinta
João Bosco de Souza teve o diagnóstico no final do ano passado
Hospital de Catolé realizou as primeiras cirurgias do Programa
Hospital de Catolé iniciou as cirurgias pelo Programa neste dia 1
Equipe responsável pelos procedimentos
Descentralização da saúde na Paraíba possibilitou as cirurgias
Uma das quatro cirurgias realizadas no Hospital de Catolé neste d
Pacientes aguardando a cirurgia com familiares