Author: administrador
‘ÉLei e Lei tem que ser cumprida’ afirma presidente da Unida criticando ajudicialização do RenovaBio por parte das distribuidoras
“A gente conta com o apoio do Governo, através do Ministério das Minas e Energia, para acabar com essa manobra das distribuidoras de não querer cumprir com as metas do RenovaBio em relação ao CBIOs. É Lei e Lei tem que ser cumprida”. Essa afirmativa do presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) é um desabafo sobre a judicialização do RenovaBio que mantém distribuidoras inadimplentes com o Programa em operação no mercado.
Concebido para promover a descarbonização da matriz de transportes, o RenovaBio enfrenta desafios jurídicos que criam um regime excepcional que beneficia alguns distribuidores de combustíveis e permitem que eles deixem de cumprir as regras do RenovaBio. “As distribuidoras que não estão cumprindo o que está na Lei, entram na Justiça e conseguem liminares para operar mesmo estando inadimplentes com o Programa e isso compromete o equilíbrio do RenovaBio”, afirma Pedro Campos Neto, que também preside a Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura (MAPA).
Diante desta situação, o Ministério de Minas e Energia entrou com uma ação no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para que o presidente da corte, ministro Herman Benjamin, suspenda liminares que hoje favorecem distribuidoras inadimplentes com as obrigações de compras de créditos (CBIOs). “Essas liminares nada mais são que uma anuência legal para que as distribuidoras não cumpram as regras do RenovaBio permitindo que elas ao invés de adquirir CBIOs aos mesmos preços e volumes praticados pelo mercado, estabeleçam o preço que irão pagar ou o volume de CBIOs que precisarão adquirir”, explica o dirigente canavieiro.
Pedro reitera que isso acaba provocando um desequilíbrio no mercado de CBIOs, uma vez que as distribuidoras inadimplentes intensificaram sua ampliação de mercado, em detrimento das distribuidoras que cumprem o RenovaBio. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) pediu ao STJ para atuar como “amicus curiae” na ação movida pelo Ministério de Minas e Energia, assim como a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) que pediu sua inclusão no processo com a mesma rubrica jurídica. “É preciso cassar essas liminares e garantir o cumprimento das metas de descarbonização e fazer valer o que está na Lei”, finaliza Pedro Campos Neto.

Diretor Técnico do Hospital de Patos orienta população a procurar o serviço médico o quanto antes após a picada de animais peçonhentos
Hospital de Catolé do Rocha atende quase 400 pessoas e realiza seis cirurgias no final de semana
O plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede estadual de saúde, ficou marcado pela realização de 398 atendimentos, entre urgências e ambulatório, e seis cirurgias, sendo três delas partos cesarianos. Foram 152 atendimentos na sexta-feira (9), mais 116 no sábado (10) e outros 130 no domingo (11). Neste período, 19 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas.
O hospital realizou, ainda, entre a noite da sexta-feira e a meia-noite desse domingo, 410 exames laboratoriais, 73 exames de Raios-X e mais 35 tomografias. As cirurgias realizadas foram de laparotomia exploratória (cirurgia aberta da cavidade abdominal para exame e diagnóstico de problemas que não podem ser identificados por outros métodos), colecistectomia (remoção da vesícula biliar) e gastrotomia (abertura cirúrgica no estômago para permitir o acesso à luz do estômago, seja para fins de tratamento, diagnóstico ou para a colocação de uma sonda para alimentação).
As principais causas de atendimento na unidade no plantão do final de semana foram de pacientes com dor, com 68 casos, seguidas de pessoas para aplicação de medicação própria, com 45 registros, e de 17 casos de diarreia, e a mesma quantidade de pessoas com cefaleia. Mas, entre outras demandas, o hospital atendeu 17 vítimas de sinistros de trânsito, sendo 15 delas com motos, 15 casos de lombalgia, 13 de dorsalgia, 12 de crise hipertensiva e 11 de tosse.


Hospital de Patos atende mais de 250 pessoas e realiza 23 cirurgias no final de semana
O atendimento a 259 pessoas na urgência e emergência e a realização de 23 cirurgias foi o que marcou o plantão do final de semana (9 a 11) do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos. Neste período, o hospital atendeu ainda 19 pacientes vítimas de sinistros de trânsito, 18 deles de acidentes com motocicleta e um atropelamento.
Das 23 cirurgias realizadas, 13 foram de urgência e 10 eletivas. Foram 11 cirurgias oncológicas, cinco gerais, quatro ortopédicas, uma vascular, outra urológica e mais uma vascular. O plantão da sexta-feira e do sábado tiveram o mesmo número de atendimentos, ou seja, 86 casos a cada dia, já no domingo mais 87 pessoas foram atendidas na unidade.
Além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros de trânsito, a Urgência e Emergência do hospital atenderam 49 pessoas que sofreram quedas, outras 46 com queixas de dores diversas, além de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, nove com mal-estar, outras nove pessoas para vacinação, oito com traumas diversos, seis com cortes, cinco com acidente vascular cerebral e outras cinco que sofreram mordida de animais, entre outras demandas.
Após o atendimento médico, 54 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores, entre outros motivos por causa de Acidente Vascular Cerebral –AVC, Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, doença pulmonar, hemorragia, além de alguns acidentados. Além de Patos, o hospital recebeu vítimas de sinistros de trânsito das cidades de Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro e Teixeira.







Hospital de Coremas realiza mais de 200 consultas ambulatoriais durante plantão do final de semana
Entre a sexta-feira (9) e o domingo (11), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 206 pessoas. Foram 65 atendimentos ambulatoriais na sexta-feira, mais 65 consultas médicas no sábado e outras 76 no domingo, totalizando os 206 pacientes atendidos no plantão do final de semana.
Neste período, quatro pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de dispneia, complicações por neoplasia de pâncreas, por Infarto Agudo do Miocárdio – IAM e por causa de uma queda da própria altura.
A maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixas de dores, com 35 ocorrências, seguida de pessoas com amigdalite, com 15 casos, e com crise nervosa, com 14 registros. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 12 casos de síndrome gripal, 10 com cefaleia, nove pessoas com reação alérgica, sete com dificuldades de urinar, além de seis pessoas que se feriram com objetos perfurocortantes.
Unida reúne associados em Recife para debater assuntos de interesse do setor produtivo canavieiro





Hospital Regional de Patos realiza mais de 300 atendimentos e 16 cirurgias no final de semana
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) atendeu na Urgência e Emergência 317 pessoas no plantão do final de semana. Foram 118 pessoas na sexta-feira (2), mais 106 pacientes no plantão do sábado (3) e outros 93 atendimentos no domingo (4). Neste período a unidade, que integra a rede hospitalar estadual, realizou 16 cirurgias.
Dos 16 procedimentos cirúrgicos realizados, 13 foram de urgência e três eletivos. A maior parte das cirurgias foi ortopédica com oito casos, seguidas de cirurgias gerais com quatro registros, além de dois procedimentos oncológicos e mais dois vasculares.
Durante o plantão, o hospital atendeu ainda 25 pacientes vítimas de sinistros de trânsito, sendo 21 deles com envolvimento em acidentes com motos e quatro com automóvel.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros de trânsito, os demais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores, com 60 ocorrências, seguidas de pessoas que sofreram quedas, com 42 casos, além de 17 registros de mordedura de animais. Mas, entre outras ocorrências, a unidade também atendeu 10 pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), três com Acidente Vascular Cerebral (AVC), um caso de agressão física e outro de uma pessoa vítima de choque elétrico.
Dos 317 atendimentos, 64 pacientes precisaram ficar internados por motivos diversos após avaliação médica. Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), dificuldade de respirar, hipoglicemia, hipotensão, necrose e tontura foram algumas das causas das internações.








Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 400 atendimentos e 20 cirurgias no final de semana
O plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, ficou marcado pela realização de 401 atendimentos e 20 cirurgias sendo 16 delas eletivas, três partos cesarianos e uma curetagem. Foram 143 atendimentos na sexta-feira (2), outros 136 no plantão do sábado (3) e mais 122 no domingo (4).
Neste período o hospital ainda realizou 408 exames laboratoriais, 53 exames de Raios-X e 38 tomografias. Durante o plantão, 37 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica por causas diversas, entre as quais, abscesso, arritmia cardíaca, Acidente Vascular Cerebral (AVC), hipotenção, hipertensão, infecção do trato urinário, pneumonia e obstrução intestinal.
As cirurgias realizadas foram de laqueadura (cirurgia que consiste em cortar ou amarrar as tubas uterinas), cerclagem uterina (procedimento cirúrgico que consiste em suturar o colo do útero para reforçá-lo e evitar que ele se abra prematuramente durante a gravidez), hernioplastia (reparação de hérnias na parede abdominal), histerectomia (remoção do útero), colecistectomia (remoção da vesícula biliar), fratura de tornozelo de clavícula e fixação de tíbia e fíbula, além de uma apendicectomia (remoção do apêndice) e uma laparotomia exploratória (cirurgia abdominal que consiste em abrir a cavidade abdominal para examinar e diagnosticar possíveis problemas ou lesões).
Durante o plantão, o motivo de maior procura pelo serviço foi de pessoas se queixando de dores com 64 casos, seguido de pacientes para aplicação de medicação própria com 46 registros e de 22 ocorrências de cefaleia. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 19 pessoas com diarreia, 14 pessoas com dorsalgia, 13 com infecção, 12 com lombalgia, e ainda cinco vítimas de sinistros de trânsito sendo três com moto, uma com automóvel e um atropelamento.
No ambulatório médico o hospital realizou ainda dez avaliações ortopédicas, cinco cirúrgicas, três avaliações de exames, duas avaliações cirúrgicas e outras duas obstétricas.




Hospital de Coremas realiza mais de 240 consultas ambulatoriais no plantão do final de semana
Entre a sexta-feira (2) e o domingo (4), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 248 pessoas na urgência e ambulatório médico. Foram 84 atendimentos na sexta-feira, mais 122 consultas médicas no sábado (3) e outras 42 no domingo.
Neste período, quatro pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de crise hipertensiva, hérnia abdominal, crise de asma e Gastroenterocolite Aguda (inflamação aguda do estômago e intestinos).
A maior demanda de procura pelo serviço no final de semana foi de pessoas com queixa de dores com 47 registros, seguida de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 39 casos, e de crise nervosa, com 23 atendimentos. Mas o hospital atendeu ainda 21 ocorrências de diarreia, 19 pessoas com amigdalite, 16 com cefaleia, além de sete pessoas feridas com objetos perfurocortante e duas que sofreram mordida de animais, entre outras ocorrências de menor frequência.


Hospital de Catolé do Rocha realiza primeiras cirurgias pelo ‘Paraíba Contra o Câncer’ e pacientes elogiam descentralização da saúde
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, realizou nessa quinta-feira (1) as primeiras cirurgias pelo Programa Paraíba Contra o Câncer, criado pelo Governo do Estado para viabilizar e agilizar exames, diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer. Foram quatro procedimentos oncológicos de prostatectomia (cirurgia de remoção da próstata), em pacientes de Pombal, Uiraúna e Junco do Seridó.
De acordo com o diretor da unidade, Fábio Cardoso, a ação abre possibilidades de atendimento e oferta de serviços à população. “É um serviço muito importante e complexo ofertado pelo Governo do Estado à população. Trazer essas cirurgias para Catolé significa fortalecer a regionalização e descentralização da saúde no estado e melhorar a assistência aos pacientes oncológicos do sertão”, destaca o médico agradecendo o apoio que teve do secretário de Estado de Saúde da Paraíba, Ary Reis, para que a unidade pudesse realizar os procedimentos.
Um dos pacientes que realizou procedimento foi o aposentado João Bosco de Sousa, de 69 anos, da cidade de Pombal, que foi diagnosticado com câncer de próstata em novembro passado. Graças à agilidade do Programa Paraíba Contra o Câncer, em menos de seis meses ele já fez a cirurgia de remoção do câncer. “Eu fazia sempre prevenção e descobri durante a Campanha Novembro Azul que estava com essa doença e fiz a biopsia em dezembro. No dia 21 de abril fiz a entrevista no Programa e três dias depois já ligaram para mim para eu vir fazer a cirurgia e hoje estou aqui grato por essa agilidade e atendimento”, afirmou ele.
O aposentado José de Sousa, 76 anos, da cidade de Uiraúna, também fez a cirurgia neste dia 1º no hospital de Catolé. “Fiz exames que acusaram alterações. Tomei medicações, mas não resolveu. Depois fiz a biopsia e deu positivo. E estou aqui para me curar. Esse Programa chegou em boa hora. Só tenho a agradecer a oportunidade que estou tendo de ficar bom. Esse Programa é bom todo” disse ele.
Sobre o Programa – O programa ‘Paraíba Contra o Câncer’ é uma iniciativa do Governo do Estado que visa agilizar e humanizar o tratamento de pacientes com câncer, desde o diagnóstico até o tratamento, incluindo cuidados paliativos. O acesso ao programa é regulado pela Central Estadual de Regulação, que opera uma fila única para os pacientes, e utiliza a Teleoncologia para consultas e acompanhamento.
Inicialmente, o paciente deve procurar um posto de saúde ou unidade de atendimento da Atenção Primária, onde é feita a identificação do possível ou confirmado diagnóstico de câncer. A unidade de saúde encaminha o paciente para a Central Estadual de Regulação, que avalia a necessidade de tratamento oncológico.








