Author: administrador
Grupo A.Cândido segue contribuindo com a renovação da frota de João Pessoa com a aquisição de mais 13 novos ônibus








Maternidade de Coremas se antecipa à Lei com assistência humanizada a mães em luto por perda de bebê
Um atendimento mais humanizado e respeitoso com as mulheres que vivenciam uma perda gestacional. Essa é a proposta do Projeto Renascer, implantado pelo Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, no mês de abril. A iniciativa antecipou-se à Lei 15.139, que cria a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental e que foi sancionada nesta semana pela Presidência da República.
De acordo com a diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, a paciente que enfrenta a perda do bebê durante a gestação, no parto ou após o nascimento, tem um apoio multiprofissional para o enfrentamento desse luto. “Médicos, enfermeiros, técnicos e todos os profissionais que têm contato com a paciente já fazem a abordagem com um acolhimento diferenciado para quem vivencia o luto maternal”, explica Josielma.
“Aqui, em nossa maternidade, formamos uma equipe e sinalizamos o leito com o símbolo do projeto (uma borboleta) e damos um acolhimento diferenciado a essa mãe que passa por um momento de perda e precisa de um olhar mais atento e acolhedor”, acrescenta a diretora, principal mentora da ideia implantada na unidade.
A ideia de sinalizar o leito é para que toda a equipe saiba a conduta que deve ser adotada com cada paciente. Segundo Josielma, a figura da borboleta foi escolhida por simbolizar mudança e evolução. “A borboleta sai do casulo, vira lagarta e depois cria asas e voa. Numa simbologia com esse processo, a mãe também passa por profundas transformações”, ressalta.
Foi esse acolhimento que fez a dona de casa Maria José dos Santos, 38 anos, moradora da zona rural da cidade de São José da Lagoa Tapada, superar com mais equilíbrio a perda de seu terceiro filho, no final de abril, aos sete meses de gestação. “A gente não fica bem quando passa por um problema desse, mas recebi tanta atenção e cuidado na maternidade que reduziu a minha tristeza. Eu já tenho dois filhos e esse seria o último. Deus preferiu assim e quem sou eu para questionar”, afirma a doméstica, que foi a primeira paciente a vivenciar as ações do Projeto Renascer na Maternidade de Coremas.
O Projeto Renascer é uma iniciativa que visa o acolhimento e apoio a famílias que vivenciam o luto perinatal, ou seja, a perda de um bebê durante a gravidez, parto ou puerpério. Este projeto oferece um espaço seguro para troca, escuta e conexão, com o objetivo de ajudar as famílias a lidarem com a dor e o sofrimento associados à perda.






Hospital de Coremas registra 206 atendimentos ambulatoriais e de urgência no final de semana
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas – unidade pertencente à rede estadual de saúde –, atendeu 206 pessoas na urgência e ambulatório médico no final de semana. Na última sexta-feira (23) foram realizados 68 atendimentos, no sábado (24) outras 67 pessoas foram atendidas na unidade e, no domingo (25), outras 71 pessoas deram entrada no hospital.
No período oito pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores para investigação de dor, Acidente Vascular Cerebral (AVC), tuberculose, cólica renal, crise hipertensiva, fartura exposta, intoxicação exógena e Infecções das vias aéreas superiores (IVAS).
Na urgência e ambulatório médico, a maior demanda de atendimento foi de pessoas com queixas de dores diversas, com 55 casos, seguida de pessoas com diarreia, com 18 casos, e 13 pessoas com sintomas de síndrome gripal. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 12 pessoas com crise nervosa, 10 com dificuldade de urinar, nove com amigdalite, oito com cefaleia, outras oito com febre, sete com reação alérgica e uma vítima de sinistro de trânsito com moto.

Hospital de Patos realiza 269 atendimentos e 26 cirurgias no plantão do final de semana
Entre as 18h da última sexta-feira (23) e a meia-noite desse domingo (25), 269 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos. Neste período, o hospital realizou 26 cirurgias, sendo 11 de urgência e 15 eletivas – uma delas foi amputação de membro inferior num paciente idoso que tinha problema vascular. Foram 11 procedimentos oncológicos, seis ortopédicos, cinco vasculares e quatro cirurgias gerais.
O plantão com maior número de atendimentos foi o da sexta-feira, quando foram atendidos 108 pacientes, seguido do sábado, quando mais 83 pessoas passaram por avaliação médica e cuidados da enfermagem. No domingo, outras 78 pessoas procuraram o serviço com demandas variadas, totalizando os 269 atendimentos no plantão do final de semana. Destes, 37 pacientes precisaram ser internados para continuidade da assistência.
Neste universo de 269 atendimentos, 23 pessoas deram entrada por causa de sinistros de trânsito, sendo 16 com motocicletas, cinco com automóvel e duas por acidente com bicicletas. Das vítimas, 16 eram de Patos, as demais vieram das cidades de Cacimbas, Desterro, São José do Bonfim, Imaculada, Quixaba, Teixeira e Vista Serrana. O Hospital de Patos é referência para 89 municípios do sertão.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo sinistros de trânsito, os principais motivos dos atendimentos da unidade no plantão do final de semana foram de pessoas com queixas de dores, com 42 casos, seguidos de complicações por quedas, com 28 ocorrências, e de traumas diversos, com 25 registros. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, 12 pessoas que sofreram mordidas de animais, nove casos de dispneia e oito pessoas para vacinação, além de quatro pessoas que sofreram agressão física, duas com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), um paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma vítima de engasgo.






A flexibilização proposta pelo PL 2.159 não é um retrocesso ambiental ao contrário afirma o presidente da Asplan
Hospital de Patos encerra Semana da Enfermagem com curso sobre ‘Ressuscitação Cardiopulmonar’































A concessão da Medalha Epitácio Pessoa ao empresário Roberto Cavalcanti de Morais é uma justa e merecida homenagem




Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 430 atendimentos e 27 cirurgias no fim de semana
O plantão do final de semana (16 a 18) no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou 433 atendimentos na urgência e emergência e ambulatório médico. No período, o hospital realizou ainda 27 cirurgias, sendo oito delas partos cesarianos, mais dois partos normais e uma curetagem. Foram feitos ainda 465 exames laboratoriais, 75 exames de Raios-X, além de 39 tomografias.
Os principais motivos de procura pelo serviço foram de pacientes se queixando de dor, com 77 ocorrências, seguido de 54 casos de aplicação de medicação própria, e de 26 registros de cefaleia. O hospital atendeu ainda, entre outros motivos, 15 pessoas com diarreia, outras 15 com lombalgia, e dez com mialgia, além de nove vítimas de sinistros de trânsito com moto e uma de agressão física.
Durante o plantão do final de semana, 44 pessoas tiveram que ser internadas após consulta médica para cuidados posteriores por motivos diversos, entre os quais, por causa de abdômen agudo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), dor torácica, hipoglicemia, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), infecção do trato urinário, pneumonia e Traumatismo Cranioencefálico (TCE), além dos pacientes que fizeram cirurgias e as parturientes, num total de 10, sendo oito partos cirúrgicos e dois normais.
No ambulatório médico, além das consultas, durante o final de semana foram realizadas 21 avaliações ortopédicas, 14 endócrinas, 13 obstétricas, quatro avaliações de exames, duas avaliações cardíacas e uma pediátrica.
As cirurgias eletivas realizadas durante o plantão do final de semana foram de fratura de fêmur, fratura de clavícula e de tíbia, além de laqueaduras (procedimento cirúrgico de esterilização feminina), exerese de granuloma (remoção cirúrgica de um granuloma), histerectomia (retirada do útero e do colo do útero), hernioplastia (cirurgia de hérnia), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), apendicectomia (retirada de apêndice), colperineoplastia (cirurgia ginecológica que tem como objetivo reparar e restaurar a anatomia e a função da região vaginal e do períneo) e abcesso.




Mais de 200 pessoas procuram os serviços do Hospital de Coremas durante o final de semana
Entre a noite da sexta-feira (16) e desse domingo (18), 202 pessoas utilizaram os serviços de Urgência e Emergência e ambulatório médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, da rede estadual de saúde, em Coremas. A maior demanda de atendimentos, com 50 casos no total, ocorreu em pacientes que se queixavam de dores diversas, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 15 ocorrências; e de pacientes com crise hipertensiva, com 13 registros.
A unidade atendeu ainda 12 casos de pessoas que deram entrada no hospital por causa de cefaleia, 11 com crise nervosa, outras 11 com amigdalite, nove com vômito e oito pessoas com diarreia. O hospital atendeu também, entre outras demandas, quatro pacientes com dificuldade de urinar, outros quatro com intoxicação exógena, três pessoas vítimas de sinistro de trânsito com moto e outras três com reação alérgica.
O plantão de maior movimento foi o do sábado (17), quando foram atendidas 72 pessoas, seguido de sexta-feira (16), quando aconteceu 71 atendimentos. No domingo (18), outras 59 pessoas deram entrada no hospital totalizando os 202 atendimentos. Neste período 14 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica, entre os motivos, febre, pneumonia, faringite aguda, neoplasia de mama, dor torácica, crise hipertensiva, cólica nefrética, intoxicação exógena, asma e complicações com diabetes melitus.





Hospital de Patos realiza mais de 250 atendimentos e 28 cirurgias no final de semana
Um total de 255 pessoas deu entrada na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, entre a noite da sexta-feira (16) e a meia-noite desse domingo (18). No período, a unidade realizou 28 cirurgias, sendo 12 de urgência e 16 eletivas. Foram 15 procedimentos oncológicos, quatro vasculares, outros quatro ortopédicos, três cirurgias gerais e duas buco-maxilo.
O plantão com maior número de atendimentos foi o do domingo (18), quando foram atendidos 96 pacientes. Na sexta-feira (16) deram entrada na unidade 87 pessoas e no sábado (17) mais 72 pessoas foram atendidas na urgência do hospital que é referência para 89 municípios do sertão paraibano. Durante o final de semana, 51 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica na urgência.
Neste universo de 255 atendimentos, 13 entradas foram de pessoas que sofreram sinistros de trânsito, sendo 12 com motocicletas e uma com automóvel. A quase totalidade dos acidentados era da cidade de Patos, que teve 12 vítimas, mas o hospital recebeu ainda um paciente de São José de Espinharas.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo sinistros de trânsito, os principais motivos dos atendimentos da unidade no plantão do final de semana foram de pessoas com queixas de dores, com 43 casos, seguidos de complicações por quedas, com 29 ocorrências, e de traumas diversos, com 16 registros. O hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, 13 pessoas que sofreram mordida de animais, sete que sofreram pancadas, cinco casos de agressão física, outros cinco de Infarto Agudo do Miocárdio, três casos de picada de cobra, outros três pessoas foram socorridas por tentativa de suicídio e uma por causa de Acidente Vascular Cerebral (AVC).






