Author: administrador

Grupo A.Cândido segue contribuindo com a renovação da frota de João Pessoa com a aquisição de mais 13 novos ônibus

Os 13 novos ônibus que passam a integrar a frota de João Pessoa e que foram apresentados pelo prefeito Cícero Lucena, numa solenidade na manhã desta quinta-feira (29), na sede da SEMOB, simbolizam a importância do Grupo A.Cândido no segmento de transporte público da capital paraibana. Isto porque, os veículos foram adquiridos pelo Grupo e entram em operação nas linhas circulares 1500 e 5100, ambas operadas pela empresa Transnacional, que integra o Grupo, que também é representado pelas empresas de ônibus Santa Maria e Reunidas.
Com essa entrega, já somam 45 novos ônibus em circulação na cidade somente este ano. “Estar aqui é para mim motivo de alegria pela certeza de estar fazendo o que está certo. A renovação de frota é um compromisso da gestão e faz parte do compromisso que assumi de cuidar da cidade de João Pessoa. Hoje e cada dia mais estou feliz e orgulhoso de nossa cidade está se destacando, de ver pessoas querendo vir morar aqui. Trabalhamos em projetos que tenham o objetivo de melhorar a qualidade de vida de nossa cidade e ter uma frota nova e eficiente atende esse objetivo”, disse o prefeito Cícero Lucena.
Segundo o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa – Sintur-JP, Isaac Moreira, até o final do ano mais 15 veículos convencionais serão incorporados à frota da capital, totalizando 70 novos ônibus, ou seja, 60 convencionais e 10 “Geladinhos”. “Isso representa uma renovação de 45% da frota atual com veículos modernos e sustentáveis. Seguimos avançando com nosso compromisso de renovação da frota e de melhoria na qualidade do transporte coletivo de nossa cidade. João Pessoa se consolida como a terceira frota mais nova de toda a região Nordeste”, destacou ele. Todos os ônibus são equipados com motores Euro 6, tecnologia de última geração que reduz significativamente a emissão de poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população, além de outros diferenciais.
 “Já temos a terceira frota mais nova do Nordeste e seguimos contribuindo com investimentos que melhoram a mobilidade urbana de nossa cidade. Nosso Grupo, onde quer que atue, tem o compromisso em contribuir com um serviço de qualidade e eficiente e a renovação de frota é uma importante contribuição neste sentido, além de termos operadores bem treinados, qualificados e comprometidos com uma direção responsável e segura”, afirmou o diretor do Gripo A.Cândido, Alberto Pereira que estava presente à solenidade, junto com a empresária Larissa Nascimento, também diretora do Grupo que atua além da Paraíba, nos mercados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Sergipe.
Prefeito Cícero Lucena durante entrega dos novos ônibus
Prefeito Cícero Lucena e empresário Alberto Pereira testam elevador do ônibus
Prefeito Cícero Lucena reiterou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de João Pessoa
Todos os ônibus são equipados com plataformas elevatórias
Os novos ônibus têm tecnologia Euro 6, de última geração
Os novos ônibus circularão nas linhas 1500 e 5100
João Pessoa tem a terceira frota mais nova de toda a região Nordeste
Empresários Alberto Pereira e Larissa Nascimento com o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Moreira e Alisson Ricarte

Maternidade de Coremas se antecipa à Lei com assistência humanizada a mães em luto por perda de bebê

Um atendimento mais humanizado e respeitoso com as mulheres que vivenciam uma perda gestacional. Essa é a proposta do Projeto Renascer, implantado pelo Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, no mês de abril. A iniciativa antecipou-se à Lei 15.139, que cria a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental e que foi sancionada nesta semana pela Presidência da República.

De acordo com a diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, a paciente que enfrenta a perda do bebê durante a gestação, no parto ou após o nascimento, tem um apoio multiprofissional para o enfrentamento desse luto. “Médicos, enfermeiros, técnicos e todos os profissionais que têm contato com a paciente já fazem a abordagem com um acolhimento diferenciado para quem vivencia o luto maternal”, explica Josielma.

“Aqui, em nossa maternidade, formamos uma equipe e sinalizamos o leito com o símbolo do projeto (uma borboleta) e damos um acolhimento diferenciado a essa mãe que passa por um momento de perda e precisa de um olhar mais atento e acolhedor”, acrescenta a diretora, principal mentora da ideia implantada na unidade.

A ideia de sinalizar o leito é para que toda a equipe saiba a conduta que deve ser adotada com cada paciente. Segundo Josielma, a figura da borboleta foi escolhida por simbolizar mudança e evolução. “A borboleta sai do casulo, vira lagarta e depois cria asas e voa. Numa simbologia com esse processo, a mãe também passa por profundas transformações”, ressalta.

Foi esse acolhimento que fez a dona de casa Maria José dos Santos, 38 anos, moradora da zona rural da cidade de São José da Lagoa Tapada, superar com mais equilíbrio a perda de seu terceiro filho, no final de abril, aos sete meses de gestação. “A gente não fica bem quando passa por um problema desse, mas recebi tanta atenção e cuidado na maternidade que reduziu a minha tristeza. Eu já tenho dois filhos e esse seria o último. Deus preferiu assim e quem sou eu para questionar”, afirma a doméstica, que foi a primeira paciente a vivenciar as ações do Projeto Renascer na Maternidade de Coremas.

O Projeto Renascer é uma iniciativa que visa o acolhimento e apoio a famílias que vivenciam o luto perinatal, ou seja, a perda de um bebê durante a gravidez, parto ou puerpério. Este projeto oferece um espaço seguro para troca, escuta e conexão, com o objetivo de ajudar as famílias a lidarem com a dor e o sofrimento associados à perda.

 

Os leitos destinados às mães em luto são sinalizados com o símbolo do Projeto
O símbolo do Projeto Renascer da Maternidade de Coremas é uma borboleta
O Projeto possibilita ter um olhar mais empático para mães que passam pela perda de um bebê
O acolhimento com as mães nesta situação é feito por uma equipe multiprofissional
Com o Projeto, a mãe que perde seu bebê na Maternidade de Coremas tem o apoio de uma equipe multiprofissional
A diretora-geral do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, Josielma Oliveira foi a idealizadora do Projeto

Hospital de Coremas registra 206 atendimentos ambulatoriais e de urgência no final de semana

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas – unidade pertencente à rede estadual de saúde –, atendeu 206 pessoas na urgência e ambulatório médico no final de semana. Na última sexta-feira (23) foram realizados 68 atendimentos, no sábado (24) outras 67 pessoas foram atendidas na unidade e, no domingo (25), outras 71 pessoas deram entrada no hospital.

No período oito pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores para investigação de dor, Acidente Vascular Cerebral (AVC), tuberculose, cólica renal, crise hipertensiva, fartura exposta, intoxicação exógena e Infecções das vias aéreas superiores (IVAS).

Na urgência e ambulatório médico, a maior demanda de atendimento foi de pessoas com queixas de dores diversas, com 55 casos, seguida de pessoas com diarreia, com 18 casos, e 13 pessoas com sintomas de síndrome gripal. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 12 pessoas com crise nervosa, 10 com dificuldade de urinar, nove com amigdalite, oito com cefaleia, outras oito com febre, sete com reação alérgica e uma vítima de sinistro de trânsito com moto.

 

Hospital de Coremas atendeu 206 pessoas no plantão do final de semana

Hospital de Patos realiza 269 atendimentos e 26 cirurgias no plantão do final de semana

Entre as 18h da última sexta-feira (23) e a meia-noite desse domingo (25), 269 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos. Neste período, o hospital realizou 26 cirurgias, sendo 11 de urgência e 15 eletivas – uma delas foi amputação de membro inferior num paciente idoso que tinha problema vascular. Foram 11 procedimentos oncológicos, seis ortopédicos, cinco vasculares e quatro cirurgias gerais.

O plantão com maior número de atendimentos foi o da sexta-feira, quando foram atendidos 108 pacientes, seguido do sábado, quando mais 83 pessoas passaram por avaliação médica e cuidados da enfermagem. No domingo, outras 78 pessoas procuraram o serviço com demandas variadas, totalizando os 269 atendimentos no plantão do final de semana. Destes, 37 pacientes precisaram ser internados para continuidade da assistência.

Neste universo de 269 atendimentos, 23 pessoas deram entrada por causa de sinistros de trânsito, sendo 16 com motocicletas, cinco com automóvel e duas por acidente com bicicletas. Das vítimas, 16 eram de Patos, as demais vieram das cidades de Cacimbas, Desterro, São José do Bonfim, Imaculada, Quixaba, Teixeira e Vista Serrana. O Hospital de Patos é referência para 89 municípios do sertão.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo sinistros de trânsito, os principais motivos dos atendimentos da unidade no plantão do final de semana foram de pessoas com queixas de dores, com 42 casos, seguidos de complicações por quedas, com 28 ocorrências, e de traumas diversos, com 25 registros. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, 12 pessoas que sofreram mordidas de animais, nove casos de dispneia e oito pessoas para vacinação, além de quatro pessoas que sofreram agressão física, duas com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), um paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma vítima de engasgo.

Uma das áreas do Pronto Socorro do Hospital de Patos neste final de semana
Uma das 26 cirurgias realizadas no final de semana no Hospital de Patos
Hospital de Patos realizou 26 cirurgias no final de semana
Hospital de Patos atendeu 269 pessoas na urgência neste final de semana
Das 269 pessoas atendidas na urgência no Hospital de Patos, 37 tiveram que ficar internadas
Das 26 cirurgias realizadas no final de semana, 11 foram de urgência

A flexibilização proposta pelo PL 2.159 não é um retrocesso ambiental ao contrário afirma o presidente da Asplan

“O Projeto de Lei 2.159/2021, que estabelece um novo marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil, não é um retrocesso como algumas pessoas estão falando, ao contrário, porque ao mesmo tempo em que mantém regras rígidas e penas até maiores para quem se exceder, permite a realização de projetos e obras importantesque destravarão o desenvolvimento do país”, afirmou nesta sexta-feira (23), o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais.
Segundo o dirigente canavieiro, o marco regulatório atual, com regras sobrepostas e algumas bem exageradas, trava iniciativas importantes e desestimula investimentos responsáveis. “É preciso acabar, de uma vez por todas, com essa falsa ideia de que o agronegócio ou alguém que queria empreender no setor primário no Brasil não esteja nem ai para o meio ambiente. Isso é uma falácia, algo fora da realidade, até porque vivemos em sintonia com a natureza, do que brota do solo e somos os primeiros a defender a preservação ambiental de nossos biomas”, reiterou José Inácio, lembrando que o PL em questão, na realidade, uniformiza e simplifica os procedimentos apenas para os empreendimentos de menor impacto no meio ambiente.
O PL foi aprovado no último dia 21 no Senado, com 54 votos favoráveis e 13 contrários, e como o texto foi alterado pelos senadores, ele retorna à Câmara dos Deputados para nova análise. A  proposta determina as diretrizes para o licenciamento ambiental e sua aplicação pelos órgãos responsáveis, além de flexibilizar a necessidade da licença em alguns casos.  O texto aprovado dispensa de licenciamento ambiental para atividades que não ofereçam risco ambiental ou que precisem ser executadas por questão de soberania nacional ou de calamidade pública. Também isenta de licenciamento os empreendimentos agropecuários para cultivo de espécies de interesse agrícola, além de pecuária extensiva, semi-intensiva e intensiva de pequeno porte.
A relatora do projeto, senadora Tereza Cristina (PP-MS), disse que o objetivo da proposta é licenciar as obras no país com mais clareza, eficiência e justiça. Segundo ela, o marco regulatório atual, com regras sobrepostas, trava iniciativas importantes e desestimula investimentos responsáveis. “A proposta não enfraquece o licenciamento ambiental, muito pelo contrário. Ela reafirma o compromisso com o rigor técnico, exige estudos de impacto ambiental, audiências públicas e avaliações trifásicas para grandes obras. E até dobra a pena para quem desrespeitar a legislação”, disse, salientando que hoje existem mais de 27 mil normas ambientais no país.
Atualmente, a legislação estabelece que o crime de construir ou reformar obras ou serviços poluidores sem licença ambiental gera pena de prisão de um a seis meses. Os senadores aumentaram a pena para seis meses a dois anos ou multa, ou ambas cumulativamente. “Crime ambiental continua sendo crime, não estamos mudando nada. E a supressão de qualquer vegetação nativa sem licença continua sendo proibida”, disse Tereza Cristina.
O Coordenador das Frentes Parlamentares da Economia Verde e do Cooperativismo, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) lembra que há um amplo movimento favorável à nova lei. “Catorze frentes parlamentares se somaram junto com 89 entidades pedindo celeridade. Ninguém está propondo abrandar exigências ambientais, ninguém está propondo retirar, mas sistematizar, organizar e ter prazo”, disse o parlamentar que criticou o atual modelo de licenciamento por represar investimentos e dificultar a geração de empregos no País.
O PL cria ainda a Licença Ambiental Especial (LAE), com dispensa de etapas e prioridade de análise para projetos prioritários do Poder Executivo e a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), baseada em autodeclaração do empreendedor.
*Com informações da Agência Brasil e Agência Câmara Notícias
Presidente da Asplan, José Inácio de Morais, defende aprovação do PL que muda regras da legislação ambiental

Hospital de Patos encerra Semana da Enfermagem com curso sobre ‘Ressuscitação Cardiopulmonar’

Entre os dias 12 e 20 de maio, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) realizou sua Semana de Enfermagem. A programação incluiu palestras, dinâmicas e cursos direcionadas a equipe de Enfermagem da unidade que conta com 132 Enfermeiros e 204 Técnicos em Enfermagem. E no encerramento das atividades, nesta terça-feira (20), foi realizado um curso sobre “Ressuscitação Cardiopulmonar – RCP”, ministrada pelo Enfermeiro e Coordenador do Pronto Socorro da unidade, Allan Martins Ferreira.
Segundo o profissional, com o curso a equipe ficou mais alinhada no que diz respeito ao atendimento e as novas diretrizes que visam a assistência às vítimas de emergência cardiovascular. “A parada cardiorrespiratória é hoje um grande mal para a saúde pública e prescinde de protocolos de atendimento, que inclui terapia medicamentosa, terapia elétrica, reconhecimento das principais cardiopatias graves e interpretação diagnóstica precoce para favorecer a sobrevida do paciente. Com esse curso nossa equipe reviu protocolos de suporte básico e avançado com o que há de mais atual para atuar com esse tipo de situação”, afirmou Allan Martins.
A abertura da Semana contou com a participação do diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, e do diretor administrativo, Esaú Nóbrega, além de outras autoridades ligadas a saúde. Na ocasião, todos enalteceram a importância da enfermagem para o serviço e os diferenciais da equipe do Complexo no trato com os pacientes.
No primeiro dia de atividades foi realizado a palestra “A essência que não se apaga: O brilho silencioso da Enfermagem”, com a médica Caliandra Santos de Vasconcelos que falou da importância da profissão e dos profissionais no cuidado com os pacientes. No mesmo dia, à tarde, houve um curso sobre “Avaliação de Feridas Complexas e suas Complicações”, com a enfermeira Estoma Terapeuta, Aretusa Delfino. A programação seguiu no dia 13, com a realização do curso “Qualificação no Tratamento de Feridas de Difícil Cicatrização”, em duas turmas, também conduzido pela enfermeira, Aretusa Delfino e também com a palestra sobre “Abordagem Nutricional na prevenção e tratamento de lesão por pressão”, ministrada pelo nutricionista, Thiago Viana. O momento contou com a participação de integrantes da Comissão de Pele do hospital. Na ocasião foi mostrado os resultados de casos clínicos de pacientes que evidenciam a importância do trabalho da Comissão de Pele aliado ao suporte de uma nutrição adequada na positiva evolução dos mesmos.
 “Cuidar de Si e Cuidar do Outro: Valorização Pessoal e Autocuidado” foi o tema da palestra do Psicólogo, Pedro Henrique de Souza Reis, realizada na quarta-feira (14). Em sua abordagem, o profissional falou da importância do se olhar, do cuidar com foco nos enfermeiros que cuidam de tanta gente e, por vezes, negligenciam o autocuidado tão importante na vida de todos nós. Foi uma manhã de reflexão, de exercícios e, sobretudo, de muito aprendizado!
Na tarde da quarta-feira (14) foi trabalhado a Empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos e emoções como se fossem os nossos, durante a palestra com o psicólogo, Adão Germano dos Santos Neto sobre “Empatia que Cura: A Dimensão Emocional no Cuidar de Vidas”.  “Quando trazemos isso para o ambiente hospitalar, nas ações da Enfermagem, temos a exata noção do CUIDAR que CURA. E foi dentro deste contexto da dimensão emocional de cuidar de vidas que abordei esse assunto levando os profissionais a vivenciarem esse sentimento”, disse o psicólogo.
“A Semana da Enfermagem, em parceria com a PB Saúde, foi um sucesso. Iniciamos essa jornada de ampliação de conhecimento no Dia do Enfermeiro, 12 de Maio, e encerramos nesta terça-feira (20), Dia do Técnico de Enfermagem. Queremos agradecer a todos os profissionais de Enfermagem pelo empenho e dedicação. Esperamos que essa semana tenha sido inspiradora e enriquecedora”, finalizou a Chefe do Núcleo de Enfermagem do CHRDJC, Lorena Maria. A programação foi encerrada com um coffe break de homenagem aos Técnicos de Enfermagem, pelo dia 20, data da categoria. Ao longo da semana também houve a distribuição de brindes para os profissionais.
A chama simbolizando a vida e a esperança tão presente no exercício da enfermagem
A chefe do Núcleo de Enfermagem do hospital, Lorena Maria Oliveira de Andrade lembrou a importância da comemoração
A dinâmica foi sobre o brilho que nunca se apaga, entendendo o brilho como a luz da enfermagem
A programação da Semana da Enfermagem é direcionada a todos os profissionais do Complexo
Diretor geral do hospital, Francisco Guedes participou da abertura da Semana
Dra Caliandra Santos fez a palestra de abertura da Semana
Enfermeira Mariana representou o Coren e a PB Saúde na solenidade de abertura da Semana
Houve uma dinâmica durante a palestra
Liliane Sena da PB Saúde também prestigiou o evento
O nutricionista Thiago Viana fez palestra no dia 13
O curso sobre avaliação de feridas complexas e suas complicações
A enfermeira Estoma terapeuta, Aretusa Delfino, foi a ministrante do curso da tarde
, Aretusa Delfino durante o curso direcionado a enfermeiros
Uma lembrancinha foi distribuida com todos os presentes
Uma das profissionais do Hospital de Patos
O Hospital de Patos tem 132 enfermeiros e 204 técnicos em seu quadro
O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes prestigiou a abertura da Semana
No final foi servido um coffe break
Palestra do nutricionista Thiago Viana
Aretusa Delfino durante um dos cursos ministrados por ela
Estomaterapeuta e Enfermeira Aretusa Delfino ministrou cursos sobre avaliação e cuidado de lesões e feridas
Houve dinâmicas também durante a Semana
Psicólogo Pedro Henrique falou sobre o cuidar de si e cuidar do outro
Dinâmica sobre empatia
Psicólogo Adão Germano abordou a empatia
A parada cardiorespiratória, segundo Allan, é uma das grandes demandas da saúde pública
Curso marcou o encerramento das atividades da Semana de Enfermagem
Enfermeiros do hospital treinaram os protocolos mais modernos de assistência cardiorespiratória
O Coordenador do Pronto Socorro, Allan Martins ministrou o curso
O curso sobre Ressuscitação Cardiopulmonar encerrou a Semana de Enfermagem do Hospital de Patos
Um dos cursos ofertados durante a Semana de Enfermagem

A concessão da Medalha Epitácio Pessoa ao empresário Roberto Cavalcanti de Morais é uma justa e merecida homenagem

“A concessão da Medalha Epitácio Pessoa ao empresário Roberto Cavalcanti de Morais é uma justa e merecida homenagem tanto em reconhecimento ao trabalho deste cidadão do bem, um homem digno, e um grande empreendedor, respeitado no cenário nacional, que acreditou na Paraíba, investiu em negócios no Estado, gerou e continua gerando postos de trabalho e que elevou o nome da Paraíba, através da empresa Doce Mel, para fora do estado, do Nordeste e do país”, afirmou nesta segunda-feira (19), o presidente da União Nordestina de Produtores de Cana (Unida) e Vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Campos Neto, durante solenidade de outorga da honraria, que é a maior comenda que a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) concede a alguém.
A propositura de concessão da medalha, uma iniciativa do deputado Walber Virgulino, foi aprovada por unanimidade pelos deputados paraibanos, em 2024. Em seu discurso, o parlamentar justificou a iniciativa enaltecendo a importância da comenda e afirmando que as poucas medalhas que ele propôs têm uma razão de ser. “Não faço isso com frequência, mas, abro exceção para personalidades que de fato merecem tal distinção, como o Sr. Roberto Cavalcanti de Morais, que é um homem honrado e que tem uma atuação marcante para a Paraíba e que vem se destacando no Vale do Mamanguape, com sua empresa Doce Mel, produzindo e exportando frutas para vários países do mundo”, disse Walber Virgulino.
“Eu aprendo com meu pai todos os dias, porque ele ensina sem se impor e lidera com humildade, que conquista pelo exemplo, e não pelo poder. Ele é um homem íntegro, ética para ele nunca foi uma escolha, mas uma trajetória natural. Tanto na vida pessoal, quanto na empresa, ele mostrou que é possível fazer diferente. Crescer, inovar, e contribuir com o desenvolvimento da Paraíba sem abrir mão dos valores que realmente importam. Meu pai ajudou a trans formar o agronegócio de nossa região com um trabalho sério, com visão de futuro e acima de tudo com respeito pelas pessoas. Ele nunca enxergou números antes das pessoas. Talvez seja essa a característica mais marcante dele: o cuidado com as pessoas. Eu cresci vendo isso. Em casa e na empresa. Sempre esteve disponível a ensinar. O brilho nos olhos dele é real. Ele é um exemplo de caráter e generosidade. Ele provou que é possível crescer sem passar por cima de ninguém”, disse a filha, Amanda Cavalcanti, que precedeu o filho mais velho do empresário, Roberto Júnior, que reforçou as falas de sua irmã, enaltecendo a trajetória de seu genitor.
“Eu amo a Paraíba, acredito muito no potencial deste estado, quero colaborar no que puder para crescer mais ainda. Estamos em vários estados graças a minha família e a minha equipe de colaboradores. Eu sempre procurei na vida segui o que Jesus Cristo falou que é a nossa maior missão que é amar e servir, além de ser justo. Eu sempre procurei ajudar a quem pudesse. Agradeço meus colaboradores que são também minha família. Agradeço de coração. Essa homenagem só aumenta minha responsabilidade. Estou emocionado, mas agradeço a Deus e a todos vocês. Muito obrigado. Que Deus ilumine a vida de todos vocês”, disse o homenageado Roberto Cavalcanti de Morais já com a medalha em seu peito.
Sessão solene de entrega da medalha Epitpacio Pessoa ao empresário Roberto Cavalcanti de Morais, diretor da Doce Mel
Roberto Cavalcanti de Morais e o deputado Walber Virgulino, autor da propositura
Pedro Campos Neto, presidente da Unida e Vice-presidente da Asplan falou durante a solenidade
Empresário Roberto Cavalcanti de Morais e Pedro Campos Neto amigos de longas datas

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 430 atendimentos e 27 cirurgias no fim de semana

O plantão do final de semana (16 a 18) no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou 433 atendimentos na urgência e emergência e ambulatório médico. No período, o hospital realizou ainda 27 cirurgias, sendo oito delas partos cesarianos, mais dois partos normais e uma curetagem. Foram feitos ainda 465 exames laboratoriais, 75 exames de Raios-X, além de 39 tomografias.

Os principais motivos de procura pelo serviço foram de pacientes se queixando de dor, com 77 ocorrências, seguido de 54 casos de aplicação de medicação própria, e de 26 registros de cefaleia. O hospital atendeu ainda, entre outros motivos, 15 pessoas com diarreia, outras 15 com lombalgia, e dez com mialgia, além de nove vítimas de sinistros de trânsito com moto e uma de agressão física.

Durante o plantão do final de semana, 44 pessoas tiveram que ser internadas após consulta médica para cuidados posteriores por motivos diversos, entre os quais, por causa de abdômen agudo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), dor torácica, hipoglicemia, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), infecção do trato urinário, pneumonia e Traumatismo Cranioencefálico (TCE), além dos pacientes que fizeram cirurgias e as parturientes, num total de 10, sendo oito partos cirúrgicos e dois normais.

No ambulatório médico, além das consultas, durante o final de semana foram realizadas 21 avaliações ortopédicas, 14 endócrinas, 13 obstétricas, quatro avaliações de exames, duas avaliações cardíacas e uma pediátrica.

As cirurgias eletivas realizadas durante o plantão do final de semana foram de fratura de fêmur, fratura de clavícula e de tíbia, além de laqueaduras (procedimento cirúrgico de esterilização feminina), exerese de granuloma (remoção cirúrgica de um granuloma), histerectomia (retirada do útero e do colo do útero), hernioplastia (cirurgia de hérnia), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), apendicectomia (retirada de apêndice), colperineoplastia (cirurgia ginecológica que tem como objetivo reparar e restaurar a anatomia e a função da região vaginal e do períneo) e abcesso.

 

Uma das urgências do plantão do final de semana no Hospital de Catolé
Hospital de Catolé realizou 433 consultas médicas neste final de semana
Hospital de Catolé realizou 19 cirurgias eletivas neste final de semana
Hospital de Catolé realizou dez partos neste final de semana, oito deles cirúrgicos

Mais de 200 pessoas procuram os serviços do Hospital de Coremas durante o final de semana

Entre a noite da sexta-feira (16) e desse domingo (18), 202 pessoas utilizaram os serviços de Urgência e Emergência e ambulatório médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, da rede estadual de saúde, em Coremas. A maior demanda de atendimentos, com 50 casos no total, ocorreu em pacientes que se queixavam de dores diversas, seguida de pessoas com sintomas de síndrome gripal, com 15 ocorrências; e de pacientes com crise hipertensiva, com 13 registros.

A unidade atendeu ainda 12 casos de pessoas que deram entrada no hospital por causa de cefaleia, 11 com crise nervosa, outras 11 com amigdalite, nove com vômito e oito pessoas com diarreia. O hospital atendeu também, entre outras demandas, quatro pacientes com dificuldade de urinar, outros quatro com intoxicação exógena, três pessoas vítimas de sinistro de trânsito com moto e outras três com reação alérgica.

O plantão de maior movimento foi o do sábado (17), quando foram atendidas 72 pessoas, seguido de sexta-feira (16), quando aconteceu 71 atendimentos. No domingo (18), outras 59 pessoas deram entrada no hospital totalizando os 202 atendimentos. Neste período 14 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica, entre os motivos, febre, pneumonia, faringite aguda, neoplasia de mama, dor torácica, crise hipertensiva, cólica nefrética, intoxicação exógena, asma e complicações com diabetes melitus.

 

Hospital de Coremas atendeu 202 pessoas no plantão do final de semana
Uma das consultas no ambulatório médico do Hospital de Coremas neste final de semana
Um dos atendimentos realizados no Hospital de Coremas neste final de semana
Hospital de Coremas também trabalha com consulta pediátrica
Hospital de Coremas realizou 202 consultas médicas durante o plantão do final de semana

Hospital de Patos realiza mais de 250 atendimentos e 28 cirurgias no final de semana

Um total de 255 pessoas deu entrada na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, entre a noite da sexta-feira (16) e a meia-noite desse domingo (18). No período, a unidade realizou 28 cirurgias, sendo 12 de urgência e 16 eletivas. Foram 15 procedimentos oncológicos, quatro vasculares, outros quatro ortopédicos, três cirurgias gerais e duas buco-maxilo.

O plantão com maior número de atendimentos foi o do domingo (18), quando foram atendidos 96 pacientes. Na sexta-feira (16) deram entrada na unidade 87 pessoas e no sábado (17) mais 72 pessoas foram atendidas na urgência do hospital que é referência para 89 municípios do sertão paraibano. Durante o final de semana, 51 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica na urgência.

Neste universo de 255 atendimentos, 13 entradas foram de pessoas que sofreram sinistros de trânsito, sendo 12 com motocicletas e uma com automóvel. A quase totalidade dos acidentados era da cidade de Patos, que teve 12 vítimas, mas o hospital recebeu ainda um paciente de São José de Espinharas.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo sinistros de trânsito, os principais motivos dos atendimentos da unidade no plantão do final de semana foram de pessoas com queixas de dores, com 43 casos, seguidos de complicações por quedas, com 29 ocorrências, e de traumas diversos, com 16 registros. O hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, 13 pessoas que sofreram mordida de animais, sete que sofreram pancadas, cinco casos de agressão física, outros cinco de Infarto Agudo do Miocárdio, três casos de picada de cobra, outros três pessoas foram socorridas por tentativa de suicídio e uma por causa de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

Hospital de Patos realizou 28 cirurgias no final de semana, sendo 15 delas oncológicas
Das 28 cirurgias realizadas no plantão, 12 foram de urgência
Cirurgião durante um dos 28 procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital de Patos no final de semana
Hospital de Patos atendeu 255 pessoas na urgência durante o plantão do final de semana
Hospital de Patos atendeu 255 pessoas durante o plantão do final de semana
51 pessoas precisaram ser internadas durante o plantão do final de semana no Hospital de Patos