Author: administrador

Hospital de Catolé do Rocha registra mais de 400 atendimentos no plantão do final de semana

O plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede hospitalar estadual, em Catolé do Rocha, entre a sexta-feira (6) e o domingo (8), registrou 404 atendimentos ambulatoriais e de urgência, 12 cirurgias eletivas e três partos. No período, o hospital realizou ainda 304 exames laboratoriais, 73 Raios-X e 34 tomografias. Após atendimento médico, 26 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores.

Dos 404 pacientes atendidos, 61 foram de pessoas que se queixavam de dores diversas. A segunda maior causa de atendimento no período foi de pacientes para aplicação de medicação própria, com 21 casos, e de sintomas de síndrome gripal, com 17 casos.

O hospital registrou ainda, entre a noite da sexta-feira (6) e a meia-noite de domingo (8), 16 pacientes com cefaleia, 15 casos de odinofagia (dor ao engolir), 14 com crise de ansiedade, 12 casos de faringite, 10 de diarreia, outros 10 de lombalgia, além de atender sete vítimas de sinistro de trânsito com moto e outro por veículo. No plantão foram feitas ainda 21 avaliações ortopédicas, 18 avaliações de exames, uma avaliação cirúrgica, outra cardíaca e uma pediátrica.

Além de três partos, o hospital realizou cirurgias de hernioplastia (cirurgia de hérnia), colecistectomia (remoção da vesícula biliar), colpoperineoplastia (cirurgia reconstrutiva que visa reparar a região vaginal e perineal), histerectomia (remoção total ou parcial do útero), abdômen agudo perfurativo (intervenção cirúrgica de emergência realizada para tratar a perfuração de um órgão no trato gastrointestinal), apendicectomia (remoção do apêndice) e cistostomia (procedimento cirúrgico que cria uma abertura na bexiga para drenar a urina).

 

Hospital de Catolé do Rocha atendeu 404 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de Catolé realizou 12 cirurgias e três partos no plantão do final de semana
Um dos atendimentos no ambulatório médico do Hospital de Catolé do Rocha neste final de semana

Hospital de Coremas registra mais de 260 atendimentos no final de semana

Os serviços de Urgência e Emergência e do Ambulatório Médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, foram procurados, entre a noite da sexta-feira (6) e a deste domingo (8), por 264 pessoas. Foram 92 atendimentos na sexta-feira, mais 91 no sábado e outros 81 no domingo. O que chamou atenção da equipe foram os casos de atendimentos por crise nervosa – durante o plantão foram 25 ocorrências.

A maior demanda de atendimentos, com 60 registros, foi de pessoas com queixas de dores, seguido de quadros com sintomas de síndrome gripal, com 35 ocorrências. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 17 casos de amigdalite, 12 de cefaleia, além de 10 pessoas com diarreia, seis com dengue e três com reação alérgica.

Durante o plantão do final de semana, oito pessoas precisaram ficar internadas após a consulta médica para observação e cuidados posteriores, por causa de Pneumonia Adquirida da Comunidade, síndrome gripal, infecção urinária, neoplasia de laringe, complicações por causa de hiperglicemia e infecção bacteriana de pele (celulite).

A diretora-geral do hospital, Josielma Oliveira, chama atenção para o quadro crescente de pessoas que procuram o serviço por causa de crise nervosa. “Estamos observando que a cada final de semana o número de pessoas que nos procuram com crise de ansiedade e estresse tem aumentado nos últimos tempos e, particularmente, neste final de semana, registramos 25 casos em nosso serviço”, observa ela, lembrando que a crise de ansiedade interfere no ritmo cardíaco, provoca dores de cabeça e musculares, dificulta a respiração, entre outros sintomas.

 

Hospital de Coremas atendeu 264 pessoas no plantão do final de semana
Hospital de Coremas atendeu 264 pessoas no plantão do final de semana
Um dos atendimentos no ambulatório médico
Um dos atendimentos no Raio-X

Hospital de Patos realiza 49 cirurgias e atende 266 pacientes no plantão do final de semana

O plantão deste final de semana no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos, ficou marcado pela realização de 49 cirurgias e pelo atendimento de 266 pessoas na urgência e emergência. Deste total, 44 pacientes precisaram ser internados para observação e cuidados posteriores a avaliação médica. Neste universo de atendimentos, 17 pessoas foram de vítimas de sinistros de trânsito com motos.

Das 49 cirurgias realizadas entre as 18h da sexta-feira (6) e a meia-noite deste domingo (8), 42 procedimentos foram eletivos, sendo a maioria deles oncológicos, com 40 casos, e sete foram cirurgias de urgência. Além das cirurgias oncológicas, foram realizadas sete procedimentos ortopédicos e dois gerais, neste último caso, numa das cirurgias, houve também a necessidade de um procedimento vascular.

O plantão de maior procura pelo serviço foi o da sexta-feira, quando aconteceram 93 atendimentos, seguido do sábado com o atendimento de outras 87 pessoas. No domingo mais 86 pessoas passaram por avaliação médica na urgência da unidade. O motivo que mais levou pessoas ao hospital foi queixa de dores, com 52 casos, seguido de quedas, com 42 atendimentos. O hospital atendeu ainda 10 casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), sete pessoas mordidas por animais, três com Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de um caso de agressão física, entre outras ocorrências.

Das 17 pessoas vítimas de sinistros no trânsito, Patos foi onde teve mais vítimas, com oito ocorrências, mas o hospital atendeu pacientes acidentados das cidades de Cacimba de Areia, Catingueira, Matureia, Santa Luzia, Sousa, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.

“Foi um final de semana bastante movimentado, haja vista o alto número de procedimentos cirúrgicos, o que exigiu ainda mais organização e empenho de nossa equipe, mas conseguimos atender toda a demanda sem nenhuma intercorrência o que só reforça a capacidade resolutiva da unidade e a importância dos serviços para a população dos municípios aos quais somos referência”, finaliza o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes.

 

44 pessoas precisaram ser internadas durante o plantão do final de semana
Das 49 cirurgias, 40 foram oncológicas
Das 49 cirurgias, sete foram de urgência
Hospital de Patos atendeu 266 pessoas durante o plantão do final de semana
Hospital de Patos realizou 49 cirurgias durante o final de semana
Uma das cirurgias realizadas no final de semana no Hospital de Patos
Urgência do Hospital de Patos atendeu 266 pessoas no final de semana

Asplan participa da BioCana Conferência com palestra sobre produção de insumos biológicos e sua eficácia no manejo de pragas

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) teve destacada participação na BioCana Conferência, evento realizado no dia 5 de junho, em Recife (PE), com a apresentação do Gerente de Desenvolvimento Agronômico, o Engenheiro Agrônomo, Luis Augusto, sobre a experiência da Associação com o uso de bioinsumos no manejo de pragas de cana-de-açúcar. Além de abordar o contexto histórico da Estação de Camaratuba, onde são produzidos os bioinsumos há mais de três décadas, Luis apresentou dados de eficiência do uso destes controladores biológicos – Metarhizium anisopliae e Cotesia Flavipes.
Em 2024, a Estação mantida pela Asplan produziu 195.342 copos de Flavipes, o equivalente para uma cobertura de 48,8 mil hectares, em campos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e 8.750 kg do fungo Metarhizium. “Muito antes deste assunto de insumos biológicos entrar na pauta do dia do setor agrícola e de indústrias produtoras, a Asplan já produzia esse material dando sua contribuição no controle biológico de pragas na cana-de-açúcar desde 1993”, explicou Luis.
Durante sua apresentação, além do histórico da Asplan, que atua na defesa do produtor canavieiro paraibano há mais de seis décadas, Luis apresentou como funciona a Estação de Camaratuba, que é mantida pela Associação e onde são produzidos os insumos biológicos, abordou ainda as pragas mais importantes no país, falou sobre métodos de controle, sobre ciclo biológico, perdas causadas pela Broca da Cana e mostrou os resultados da aplicação dos insumos produzidos pelas fabricas de bioinsumos da Estação.
O mercado de bioinsumos, segundo Luis, só cresce mundialmente, tanto que muitas multinacionais estão entrando neste mercado ou ampliando suas produções, comprando ou fundindo-se com outras empresas que desenvolvem bioinsumos. Dados da CropLife Brasil (CLB), uma associação civil sem fins lucrativos que representa empresas especializadas em pesquisa e desenvolvimento de soluções para a produção agrícola sustentável, apresentados em 2024, atestam que a indústria de produtos biológicos agrícolas comercializou R$ 5 bilhões na safra 2022/2023 com o setor no Brasil registrando uma taxa média anual de crescimento de 21% nos últimos três anos, percentual quatro vezes acima da global.
Luis Augusto representou a Asplan no II BioCana Conferência que aconteceu em Recife
Luis Augusto e o Coordenador da BioCana Conferência
A palestra de Luis Augusto foi sobre a produção e uso dos insumos biológicos

Condomínio Cabo Branco Privé promove plantio coletivo de mudas nativas da Mata Atlântica e ajuda a preservar o meio ambiente

O Condomínio Cabo Branco Privé, localizado no bairro Portal do Sol, em João Pessoa, dá um bom exemplo de iniciativa em relação à preservação ambiental e respeito à natureza, no próximo sábado, dia 7 de junho. Nesta data, a atual administração do condomínio, com apoio da Comissão Interna de Meio Ambiente, promove um plantio coletivo de 100 mudas de espécies da Mata Atlântica. A ação acontece às 16h e é aberta a moradores e visitantes do condomínio que já preserva duas grandes áreas próprias de vegetação nativa de Mata Atlântica.
“A ação surgiu como proposta de inserir o condomínio em atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente e é uma forma que a atual administração encontrou para estimular a comunidade, especialmente, crianças e jovens a semearem o futuro, afinal, cada um de nós pode fazer a sua parte”, afirma a síndica Doralice Honório Dantas. Ela lembra que a ação vai ser acompanhada pelo Engenheiro Agrônomo e especialista ambiental, Anderson Fontes, profissional responsável pelo Plano de Manejo Arbóreo do Condomínio que está sendo realizado desde setembro de 2024 e que consiste na identificação das árvores e plantas das duas reservas do condomínio para balizar futuros projetos de manejo arbóreo, com a finalidade de não apenas manter, mas, sobretudo preservar as árvores e plantas das áreas verdes, incluindo as matas, os jardins comuns e canteiros centrais da comunidade.
Ainda segundo Doralice, a atividade do dia 7 está inserida num projeto maior de  educação ambiental direcionado para os moradores com foco principal nas crianças e adolescentes que vai incluir ações de plantios das árvores, explicação sobre o bioma da reserva nativa e suas espécies, caminhadas educativa, entre outras atividades ligadas à natureza.
Uma das reservas do condominio Cabo Branco Privé
O Condomínio Cabo Branco Privé mantém preservadas duas reservas de Mata Atlântica
No próximo sábado o condomínio promove o plantio de 100 mudas em suas reservas
Há muita diversidade de espécies nas duas reservas do Condomìnio Cabo Branco Privé localizado no Portal do Sol
Entrada de uma das reservas do Condomínio Cabo Branco Privé
Cartaz da ação do dia 7 de junho do Cabo Branco Prívé
A síndica do Cabo Branco Privé, Doralice Honório, destaca a questão ambiental como uma das prioridades de sua gestão
Uma das reservas de mata atlântica do condomínio Cabo Branco Privé

Asplan cumpre seu papel social ao apoiar eventos de disseminação de conhecimentos afirma Dr. Tarcísio Campos

“A Asplan também cumpre seu papel social quando apoia eventos desta natureza que ajudam de uma maneira muito especial a formação de futuros profissionais da Medicina, cedendo seus espaços para disseminação de conhecimentos”, disse o médico Tarcísio Campos que participou, no último sábado (31), do evento ‘Trânsito e Trauma: uma visão médica interdisciplinar’, realizado na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).
O momento, trabalhado dentro do contexto do Maio Amarelo, foi organizado pelas Ligas Acadêmica de Neuroanatomia Clínica e Cirúrgica (LINACC-PB), Acadêmica de Cardiointensivismo (LACIN-PB) e a Acadêmica de Trauma e Ortopedia (LIATO-PB) e destinado a acadêmicos de Medicina e outros cursos da área de saúde.
E como o foco era uma abordagem sobre a assistência às vítimas de sinistros de trânsito sob os aspectos neurológico, cardiointensivo, ortopédico e social, os temas tratados foram: ‘Protocolo Fast’‘Trauma de pelve: diagnóstico e manejo’ e ‘TCE com recursos limitados’ que foram abordados, respectivamente, pelos médicos Samir Tanure, intensivista, emergencista e Mestre em gestão de saúde pela Must University (EUA), Rafael Lara, especialista em cirurgia do joelho, Mestre e Doutor pela USP, pós-doutorado pela Fundação AO (Suíça) e Gustavo Patriota, pós-graduado em Neurointensivismo pelo Hospital Sírio Libanês e neurocirurgião no Instituto de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral.
Os três palestrantes enalteceram a importância do bom preparo dos profissionais, principalmente os que atuam em setores de trauma e emergência por lidarem com vidas humanas, da necessidade da busca incessante em qualquer estágio profissional na atualização dos conhecimentos, uma vez que a Medicina evolui constantemente, além de reiterarem algo tão elementar, mas, crucial que é o cuidar com responsabilidade, saber e competência dos pacientes. Todas as três palestras foram realizadas com apoio da projeção de slides que ilustraram o tema de cada abordagem.
 “Para nós, estudantes de Medicina, além de ampliarmos nosso conhecimento em diversas áreas, tivemos a oportunidade de acessar conteúdos e temas que muitas vezes não fazem parte da grade curricular da faculdade. Somado a isso, o evento proporcionou um excelente networking, permitindo interações com estudantes de diferentes períodos e com profissionais renomados. Foi uma grande honra fazer parte da comissão organizadora deste simpósio e foi muito gratificante ver esse importante projeto sair do papel e se tornar realidade” destacou Mariana Américo, que integrou a Comissão Organizadora do evento, formada ainda pelos estudantes Ryan Carreiro, Eduardo Alves, Renaly Macedo, Taciana Negri, Mayara Camelo e Henrique Estrela.
Os médicos Tarcísio Campos e Gustavo Patriota com os acadêmicos de Medicina que coordenaram o evento
O médico Samir Tanure abordou o tema Protocolo FAST
O médico Rafael Lara falou sobre ‘Diagnóstico e manjeo em trauma de pelve’
O médico Gustavo Patriota abordou ‘TCE com recursos limitados’
O médico do Trabalho da Asplan, Tarcísio Campos participou do evento
O evento foi promovido por três ligas acadêmicas e foi realizado no auditório da Asplan
A Asplan foi uma das apoiadoras do evento

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 380 atendimentos e 21 cirurgias no final de semana

OHospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, realizou 383 atendimentos, entre consultas médicas e urgência e emergência, entre as 18h da sexta-feira (30) e a meia-noite do domingo (1). Foram 160 atendimentos na sexta-feira, outros 131 no sábado e mais 92 no domingo.

Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda 21 cirurgias, sendo 16 eletivas e cinco partos cesarianos. Houve também um parto normal, totalizando seis nascimentos no período. As cirurgias eletivas foram de laqueadura, hernioplastia inguinal (procedimento cirúrgico usado para o tratamento da hérnia na parede abdominal). Colecistectomia (retirada da vesícula biliar), histerectomia (retirada do útero e do colo do útero) e laparotomia (abertura da cavidade abdominal para fins de investigação), além de uma ortopédica de correção de fratura de dedo.

No pronto atendimento, os casos mais recorrentes de atendimento no período foram de pessoas para aplicação de medicação própria, com 28 casos, seguido de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 27 registros, e de queixas de dores, com 23 ocorrências. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, pacientes com cefaleia, dorsalgia, lombalgia, além de 12 vítimas de sinistros de trânsito com moto, oito com crise de ansiedade, outros oito casos de diarreia e sete com amigdalite.

Durante o plantão o hospital realizou ainda 21 avaliações ortopédicas, 13 obstétricas, duas pediátricas e uma cardíaca, além de 381 exames laboratoriais, 71 Raios-X e 36 tomografias. Entre a sexta-feira e o domingo, 31 pessoas foram internadas por causas diversas, entre as quais, abdômen agudo, cálculo renal, diverticulite, dor torácica, hipotenção, incontinência urinária, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e torção testicular, além dos 21 pacientes que se submeteram às cirurgias.

 

 

Hospital de catolé realizou 21 cirurgias neste final de semana, sendo cinco partos cesarianos
Hospital de Catolé registrou 383 atendimentos neste final de semana
Uma das consultas médicas no ambulatório do Hospital de Catolé

Plantão do final de semana no Hospital de Coremas registra atendimento a mais de 200 pessoas

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (30) e esse domingo (1), 206 pessoas. Foram 68 atendimentos na sexta-feira, mais 67 no sábado e outros 71 no domingo, entre consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência.
Neste período, oito pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às avaliações médicas por causa de dor, Acidente Vascular Cerebral (AVC), tuberculose, cólica renal, crise hipertensiva, fratura exposta, tentativa de suicídio e por Infecção das Vias Aéreas Superiores (IVAS).
A causa de maior procura pelo serviço no período foi de pacientes com queixas de dores, com 55 ocorrências, seguido de casos de diarreia, com 18 registros, e de sintomas de síndrome gripal, com 13 entradas. Mas, entre outras intercorrências, o hospital atendeu ainda 12 pessoas com crise nervosa, dez com dificuldade de urinar, nove com amigdalite, oito com cefaleia (dor de cabeça), além de uma tentativa de suicídio e uma vítima de sinistro de trânsito com moto, entre outros casos.
Uma das consultas no ambulatório médico do Hospital de Coremas neste final de semana
Hospital de Coremas atendeu 206 pacientes este final de semana, inclusive crianças

Emergência e Urgência do Hospital de Patos registram atendimento a 280 pessoas no plantão do final de semana

O plantão deste final de semana na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou o atendimento de 280 pessoas. Foram 93 na sexta-feira (30), mais 87 no sábado (31) e outros 100 atendimentos no domingo, 1º de Junho. De acordo com o relatório de prestação de serviços da unidade deste total, 30 pessoas foram encaminhadas ao serviço por causa de sinistros de trânsito, 23 delas com acidentes com motos. No período, 61 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores ao pronto atendimento.
Durante esses três dias, o hospital realizou ainda 18 cirurgias, sendo 16 de urgência e duas eletivas. Foram sete cirurgias gerais, quatro ortopédicas, outras quatro vasculares e três procedimentos bucomaxilo.
Além das 23 vítimas de sinistros de trânsito por motos, deram entrada no hospital por causa de acidentes quatro pessoas que estavam em bicicletas e duas por acidente com automóvel. A maior parte delas era de Patos, mas a unidade recebeu acidentados das cidades de Junco do Seridó, Matureia, Água Branca, Catingueira, Condado, Desterro, Malta, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede e Teixeira.
Os principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram, além das vítimas de sinistros de trânsito, pacientes com dores diversas, com 44 casos, seguido de pessoas que sofreram quedas, com 29 registros e de queixas de dispneia, com nove pacientes. Mas, o hospital atendeu, entre outras demandas, nove pessoas com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), cinco que sofreram mordidas de animais, três pessoas com crise nervosa, duas com Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de duas pessoas que sofreram queimaduras graves num incêndio doméstico que receberam os primeiros atendimentos na unidade e depois foram transferidas para o Hospital de Trauma de Campina Grande, referência nestes casos, além de uma pessoa por tentativa de suicídio.
Uma das 18 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana
Hospital de Patos realizou 18 cirurgias no final de semana
Hospital de Patos atendeu na urgência 280 pessoas no plantão do final de semana
Das 18 cirurgias, quatro foram ortopédicas
Das 18 cirurgias realizadas neste final de semana, 16 foram de urgência
61 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica durante o plantão do final de semana

Ciência, responsabilidade social e ação prática relacionadas aos sinistros de trânsito são temas de evento realizado em João Pessoa

Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte por violência no Brasil, com cerca de 30 mil óbitos anuais, representando uma grande perda para a sociedade e um enorme desafio para o sistema de saúde, gerando custos elevados e sobrecarregando os serviços de urgência e emergência. E é para debater essa questão não apenas como teoria, mas como realidade cotidiana de quem vivencia essa situação em hospitais da Paraíba, que três ligas acadêmicas, com apoio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), promovem um evento neste sábado (31), com especialistas que abordarão as implicações dos impactos destes acidentes na vida das pessoas dentro do contexto do Maio Amarelo.
O evento ‘Trânsito e Trauma: uma visão médica interdisciplinar’ acontece das 8h ao meio-dia, no auditório da Asplan, na Rua Rodrigues de Aquino, 267, no Centro, é aberto preferencialmente aos profissionais de saúde. Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 40,00. Os valores arrecadados serão doados ao Lar de Idosos da Mata do Amém. O momento foi organizado pelas Ligas Acadêmica de Neuroanatomia Clínica e Cirúrgica (LINACC-PB), Acadêmica de Cardiointensivismo (LACIN-PB) e a Acadêmica de Trauma e Ortopedia (LIATO-PB).
“Teremos a participação de especialistas e gente que realmente entende do assunto e quer promover conhecimento com responsabilidade. Esse momento será uma excelente oportunidade de acadêmicos, residentes, profissionais e leigos acompanharem abordagens e debaterem os impactos dos acidentes de trânsito sob diferentes pontos de vista: neurológico, cardiointensivo, ortopédico e social”, afirma a estudante de Medicina, Mariana Tavares, uma das organizadoras do evento. Ela lembra que mais do que conhecimento técnico, a proposta é promover uma reflexão. “No final das contas, cada vida salva no trânsito também passa por nós, profissionais da saúde que precisamos estar preparados, atualizados e, acima de tudo, conscientes do nosso papel e responsabilidades”, reitera ela, agradecendo o apoio da Asplan que cedeu o auditório para realização das atividades.
Além do Médico do Trabalho da Asplan, Tarcisio Campos, participarão do momento os profissionais Samir Tanure, intensivista, emergencista e Mestre em gestão de saúde pela Must University (EUA), que vai falar sobre ‘Protocolo Fast’, Rafael Lara, especialista em cirurgia do joelho, Mestre e Doutor pela USP, pós-doutorado pela Fundação AO (Suíça), que vai abordar o tema ‘Trauma de pelve: diagnóstico e manejo’, além do médico Gustavo Patriota, pós-graduado em Neurointensivismo pelo Hospital Sírio Libanês e neurocirurgião no Instituto de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, que vai abordar ‘TCE com recursos limitados’.
Além de Mariana, a comissão organizadora do evento é formada por Ryan Carreiro, Eduardo Alves, Renaly Macedo, Taciana Negri, Mayara Camelo e Henrique Estrela.
Dr. Samir Tanure será um dos palestrantes
Dr. Rafael Lara abordará trauma de pelve
Cartaz do evento ue acontece na Asplan
Dr. Gustavo Patriota falará sobre TCE com recursos limitados