Author: administrador

Asplan reúne equipe de Segurança e Saúde no Trabalho para definir ações que melhor atendam os associados

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) reuniu, na manhã desta segunda-feira (16), a equipe de profissionais do setor de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para avaliar ações e definir novas estratégias que possam aprimorar as atividades do setor tanto no âmbito da sede, em João Pessoa, quanto nos atendimentos nas propriedades dos associados. Atualmente, a entidade tem cerca de 1.400 associados entre pequenos, médios e grandes produtores de cana-de-açúcar, sendo a maior parte deles de pequenos fornecedores.
Durante o encontro, explica a gerente Administrativo-Financeira da Asplan, Kiony Vieira, foram discutidas ações estratégicas para a criação de um software personalizado que irá facilitar a gestão do programa SST. “A proposta é integrar dados e aperfeiçoar processos, inclusive, para facilitar a tabulação e avaliação dos trabalhos executados”, esclarece Kiony.
Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Asplan, Alfredo Nogueira Neto, a reunião serviu para alinhar os pontos que tem no SST, para atender melhor o associado. “Vimos quais foram as novidades que foram alteradas do ano passado para cá no que diz respeito às normas, combinamos a logística interna de trabalho, com Dr. Tarcísio Campos na parte de Medicina do Trabalho, Natanael Leal na parte técnica e segurança do trabalho também e Andrea Guedes e Lucele Santos na parte de cadastro e Washington Luis na logística que são pontos fundamentais para melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento, visando uma atuação mais ágil e assertiva da equipe”, reforçou Alfredo.
Ainda segundo Kiony, a reunião também marcou o início da preparação da equipe de SST para as demandas da próxima safra 2025/2026, reforçando o compromisso da ASPLAN com a segurança, o bem-estar e a produtividade no campo. “Nosso campo de atuação é amplo e tem sempre como foco principal o nosso associado, inclusive e principalmente nesta questão de saúde e segurança”, finaliza Kiony.
Equipe dp SST da Asplan se reuniu para avaliar ações e definir estratégias para próxima safra

Tributar a LCA é prejudicar quem produz alimentos neste país afirma presidente da Asplan

“Quem produz neste país precisa de respeito, de mais crédito, de incentivo para o plantio e produção e não de mais impostos. Ao propor tributar as Letras de Crédito Agropecuário (LCA), o governo reduz o direcionamento de recursos para o crédito rural e prejudica o setor, uma vez que as LCA tem um papel decisivo para o financiamento do segmento produtivo. Ao taxá-lo, o governo diminui o interesse dos investidores e, consequentemente, a oferta de fontes de investimento”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais.
O dirigente canavieiro se reporta a proposta do Governo Federal de taxar o setor através da cobrança de 5% de Imposto de Renda sobre as LCAs, que hoje são isentas. “A LCA, que é um dos principais instrumentos de captação de recursos financeiros para os produtores rurais brasileiros, tem papel fundamental e cada vez mais importante para o financiamento do Plano Safra. Taxá-la vai significar menos recursos para o crédito rural e sem crédito rural não se produz alimento neste país”, reiterou José Inácio.
Além disso, outra preocupação do setor, segundo José Inácio recai sobre uma nota informativa da Secretaria do Tesouro Nacional que suspende as linhas de crédito equalizadas do Plano Safra vigente 24/25. “A expectativa recai agora sobre o próximo Plano Safra que deverá ser anunciado em julho próximo. Com as taxas de juros precificadas pelo mercado em torno de 15%, o setor produtivo terá ainda mais dificuldades de acesso ao crédito e precisará de mais recursos do Tesouro Nacional”, finalizou o presidente da Asplan.
Presidente da Asplan, José Inácio de Morais criticou proposta do governo de taxar a LCA

Hospital de Coremas atende mais de 220 pessoas no plantão do final de semana

Dos 224 atendimentos realizados no plantão deste final de semana (13 a 15), na Urgência e Ambulatório Médico do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, a maior causa atendida foi de pessoas se queixando de dores, com 44 casos, seguida de 23 registros de quadros de diarreia e 20 ocorrências de crise nervosa.

O hospital, integrante da rede estadual de saúde, atendeu 65 pessoas na sexta-feira (13), outras 82 no sábado (14) e mais 77 pacientes no domingo (15). Neste período, além dos casos citados acima, a unidade registrou 19 atendimentos de pessoas com síndrome gripal, 14 com crise de amigdalite, além de 13 pessoas com febre e outras 13 com mal-estar, três vítimas de sinistros de trânsito com moto, entre outras demandas.

Durante o plantão do final de semana, 11 pacientes precisaram ser internados após avaliação médica para observação e cuidados posteriores às consultas, por diversas causa, entre as quais infecção do trato urinário, pneumonia adquirida da comunidade, por complicações com câncer metastático, dor abdominal, crise asmática e hiperglicemia.

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho funciona de portas abertas para a demanda que surgir dentro do espectro de assistência ofertada pelo hospital que é urgência e emergência para baixa complexidade, clínica médica e maternidade.

 

 

Hospital de Coremas atendeu 224 pacientes este final de semana, inclusive crianças

Bebês que receberam atendimento especializado em Catolé do Rocha têm alta nesta segunda-feira

Os bebês M.I.B.S, de apenas 51 dias, e J.K.S, de cinco meses, que foram internados neste final de semana com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, receberam alta nesta segunda-feira (16). Ambos se beneficiaram da disponibilidade do recém-criado serviço pediátrico especializado da Secretaria de Estado de Saúde (SES) implantado em várias unidades que integram a rede hospitalar do Governo da Paraíba. A iniciativa faz parte de uma série de medidas de contingência adotadas em razão do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave de origem viral.

“Minha filha, muito rápido, começou a apresentar um cansaço muito grande e eu levei para o hospital infantil daqui de Catolé e chegando lá os médicos fizeram alguns exames e acharam melhor fazer a regulação para o Hospital Regional, onde ela teria um acompanhamento melhor e quando eu cheguei aqui, rapidamente, ela estabilizou, melhorou e só tenho a agradecer por ter trazido ela para cá. A gente vê como a criança chega e percebe a evolução rapidamente com a assistência que recebemos aqui. Volto para casa aliviada”, afirma a professora Ana Lays Barreto, mãe da bebê M.I.B.S.

Neste final de semana, além da filha de Ana Lays, a unidade recebeu, via regulação do Hospital de Itaporanga, o filho da agricultora Vitória Lauany da Silva, J.K.S., um bebê de cinco meses também com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Meu filho começou a apresentar cansaço e febre alta há 15 dias. Levei para o hospital de Itaporanga, onde ele foi medicado, mas dois dias depois os sintomas voltaram. Levei então ao hospital de Piancó, onde ele ficou internado dois dias e melhorou, mas depois apresentou uma piora, então levei novamente ao hospital de Itaporanga e de lá eles regularam para cá, onde ele melhorou o cansaço e a saturação e hoje está muito bem a ponto de recebermos alta agora à tarde”, afirmou a mãe.

A assistência a essas crianças, explica o diretor-geral do Hospital de Catolé, o médico Fábio Cardoso, é de suma importância. “Essas ações visam conter o avanço das doenças respiratórias, que afetam principalmente crianças e idosos, públicos mais vulneráveis e com baixa adesão à vacinação contra a influenza, com a abertura de leitos pediátricos para atender esse público. No nosso caso, abrimos 10 leitos para essa demanda”, afirma Fábio. Ele lembra, no entanto, que esses leitos são exclusivos para atendimento via regulação estadual. “A criança tem que ser regulada para poder ser atendida por esse serviço especializado de pediatria”, reitera ele.

Vale salientar que a campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada até 31 de julho, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários, com foco especial em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas e idosos com 60 anos ou mais.

 

 

 

Vitória Luany, mãe do bebê de cinco meses, elogiou serviço do Hospital de Catolé
Um dos bebês sendo atendido
O serviço especializado de pediatria do Hospital de Catolé só atende via regulação do Estado
Equipe de Pediatria com um dos bebês que tiveram alta nesta segunda-feira (16)
Atendimento pediatrico especializado no Hospital de Catolé do Rocha
A professora Ana Lays com sua filha de 51 dias durante internação no Hospital de Catolé do Rocha
Hospital de Catolé do Rocha abriu 10 leitos de Pediatria para atender as crianças reguladas

Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 350 pessoas e realiza 18 cirurgias no final de semana

O plantão do final de semana no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade que integra a rede de saúde do Governo do Paraíba, em Catolé do Rocha, realizou 359 atendimentos na urgência e ambulatórios médicos, 18 cirurgias, quatro partos e uma curetagem e 28 internações. No período, o hospital realizou ainda 389 exames laboratoriais, 23 Raios-X e 28 tomografias.

As cirurgias eletivas realizadas foram de hernioplasia (procedimento cirúrgico recomendado para tratamento da hérnia), histerectomia (remoção do útero) além de cirurgias ortopédicas de correção de fratura de fêmur, de radio, de maléolo, de supracondiliana (tratamento cirúrgico de fraturas supracondilianas do úmero) e de transtocateriana (procedimento cirúrgico para tratar fraturas do fêmur proximal da região do quadril).

Na urgência e ambulatório médico, a maior causa de atendimento no plantão do final de semana foi de pessoas para administração de medicação própria, com 37 casos, seguido de pacientes com queixas de dores, com 36 casos, e de 17 registros de queixas de cefaleia. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 14 vítimas de sinistros de trânsito, sendo 11 com motos, dois com automóvel e uma com bicicleta, além de uma vítima de acidente de trabalho. Ainda durante o final de semana, a unidade realizou nove avaliações ortopédicas, sete avaliações de exames, além de quatro cirúrgicas.

 

 

 

Hospital de Catolé atendeu 359 pessoas no plantão o final de semana
Uma das cirurgias ortopédicas realizadas no plantão deste final de semana em Catolé
Um dos três partos cesarianos realizados no plantão do final de semana no Hospital de Catolé
Hospital de Catolé realizou 18 cirurgias neste final de semana, entre elas três partos
Cirurgia realizada no plantão do final de semana no Hospital de Catolé do Rocha

Atendimento a quase 300 pessoas movimenta Hospital Regional de Patos no final de semana

A Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, registrou o atendimento a 291 pessoas, entre os dias 13 e 15 deste mês, durante o plantão do final de semana. Foram 107 na sexta-feira (13), mais 92 pessoas no sábado (14) e outros 92 registros de entrada na unidade no plantão do domingo (15). Neste período, o hospital realizou ainda 14 cirurgias.

Dos 14 procedimentos cirúrgicos, 11 foram de urgência e três eletivos. Foram sete cirurgias ortopédicas, quatro vasculares e três cirurgias gerais. Durante o plantão, além das 14 pessoas operadas, o hospital precisou internar após avaliação médica 58 pacientes, entre os quais vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio (IAM) e pessoas que se acidentaram em sinistros de trânsito.

Na emergência, durante o plantão, as causas mais recorrentes de procura pelo serviço foram de pessoas com queixas de dores diversas, com 57 casos, seguidas de pessoas que sofreram quedas, com 44 registros, e de vítimas de sinistros de trânsito com moto, com 18 ocorrências. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 11 pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM), 10 pessoas com dispneia, outras 10 que foram mordidas por animais e oito que sofreram pancadas, além de três casos de acidente vascular cerebral (AVC), três casos de tentativa de suicídio e dois de agressão física.

Das 24 vítimas de sinistros de trânsito atendidas neste final de semana na unidade, 17 foram com moto, seis com automóvel e uma com bicicleta. Além da cidade de Patos, o hospital atendeu acidentados vindos de Matureia, Piancó, Condado e Santa Luzia.

 

 

291 pacientes foram atendidos na urgência e emergência do Hospital de Patos neste final de semana
58 pacientes precisaram ser internados após atendimento na urgência neste final de semana
Uma das 14 cirurgias realizadas no Hospital de Patos neste final de semana
Hospital de Patos realizou 14 cirurgias no final de semana
Das 14 cirurgias realizadas no Hospital de Patos no final de semana, 11 foram de urgência

Asplan apresenta equipe que ajudará fornecedor de cana a se adequar as normas do RenovaBio para receber CBIOs

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) promoveu, nesta quinta-feira (12), uma reunião com fornecedores de cana-de-açúcar, em sua sede em João Pessoa, para apresentar a equipe técnica que vai auxiliar os produtores a se adequarem as normas do Programa RenovaBio e ficarem aptos a receberem os Créditos de Carbono (CBIOs) equivalentes à matéria-prima entregue às indústrias produtoras de etanol. Foi também um momento para tirar dúvidas sobre o Programa. O presidente da entidade canavieira, José Inácio de Morais, e o vice-presidente, Pedro Campos Neto conduziram o momento acompanhados dos consultores Jeruza Cavalcanti e Gileno Machado, contratados para atuar junto à equipe técnica da entidade neste processo de inclusão dos fornecedores no RenovaBio.
Na abertura dos trabalhos, José Inácio, lembrou da luta de quase oito anos dos produtores para serem inseridos no RenovaBio. “Desde a implantação do Programa, em 2017, que a gente lutava para ser inserido, o que só foi possível com a aprovação do Projeto de Efraim Filho, este ano. Como agora é Lei, chegou o momento de habilitação dos produtores para terem direito aos CBIOs e estamos aqui para apresentar a equipe que vai ajudar nossos associados neste processo e falar como ele se dará”, destacou ele. José Inácio lembrou que o serviço de coleta e envio de dados às indústrias não incorrerá em nenhum pagamento extra para os fornecedores associados. “Esse é mais um serviço que a gente agrega para nossos associados, sem nenhuma taxa a mais”, frisou ele.
O vice-presidente da Asplan, Pedro Campos Neto, fez uma retrospectiva da implantação do Programa, reforçando que os fornecedores ficaram de fora dele até este ano. “Na época, disseram que iam aprovar o Programa como estava, deixando de fora os produtores que seriam inseridos oportunamente, mas, ficamos anos sem ter direito o que, efetivamente, aconteceu este ano”, reiterou Pedro Neto, lembrando da importância da participação do senador Efraim Filho na apresentação do PL que inseriu os produtores no Programa quando era deputado federal e na aprovação da matéria, no Senado. “O RenovaBio é o maior projeto de descarbonização do mundo e nós somos parte importante neste processo e nada mais justo que a gente participasse dele e estamos inseridos graças à luta de várias entidades, entre elas a Asplan, e o fundamental apoio de Efraim”, reforçou ele.
Sobre o CBIO, Pedro Neto lembrou que ele é gerado no campo, na indústria e equivale a uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida. “Ele é negociado na bolsa de valores e as empresas distribuidoras de combustível são obrigadas a comprar CBIOs oriundos das indústrias de etanol para compensar a venda de combustíveis fósseis. Por isso, quanto mais combustível fóssil a distribuidora vender, mais obrigação de comprar CBIOs ela terá”, explicou Pedro Neto. Ele frisou que todos os anos a ANP emite as metas de descarbonização que é baseada nas vendas de combustíveis de cada empresa e que o CBIO é comprado às usinas, através da bolsa. Hoje, cada CBIO equivale a cerca de R$ 60,00, mas já chegou a ser comercializado por R$ 220,00. “Hoje, os bancos estão entrando neste mercado de CBIOs o que já é um indicativo de boa lucratividade”, disse ele.
“Não se assustem com a complexidade deste processo, que estaremos aqui ajudando vocês, de forma individual, com apoio da equipe técnica para chancelar todos os dados que farão com que vocês sejam inseridos no Programa, seja como fornecedores padrão ou primário”, destacou Jeruza Cavalcanti. No primeiro caso, frisou ela, o fornecedor precisa apresentar o CAR e um comprovante da produção de cana. Para ser incluído como Primário é preciso de dados mais detalhados.
O consultor Gileno Machado reiterou que o fornecedor Primário participa ativamente do processo de CBIOs, recebendo mais créditos, porque apresenta dados específicos e detalhados de toda a produção de cana-de-açúcar, mostrando o que ele usou de insumos, energia elétrica, combustível, etc, durante os últimos três anos.  Ele lembrou também do laudo de elegibilidade do RenovaBio, reiterando que para efeito de cálculo para inserção no Programa, o produtor não pode ter suprimido de sua propriedade, ainda que legalmente, área de vegetação e transformado em área de plantio de cana, entre os anos de 2017 e 2025.
 “O importante é o fornecedor ficar tranquilo e seguro porque antes da gente passar qualquer informação para usina, todos os dados serão checados”, reiterou Gileno, lembrando que o primeiro passo será o preenchimento de um questionário padrão com os dados que balizarão esse início de chancela e de formatação dos dados do fornecedor para formar uma espécie de ‘kit’ que será entregue à usina’. Sobre produtores que têm mais de uma propriedade, a consultoria e a equipe técnica verão caso a caso qual cana será elegível.
O consultor lembrou ainda que a Lei define que as associações de classe são as responsáveis por fiscalizar a distribuição dos CBIOs feitas pelas usinas para o fornecedor, o que torna o trabalho da equipe técnica da Asplan ainda mais importante porque ela também fiscalizará as usinas para saber se elas estão pagando certo, fazendo as contas certas, descontando somente o que deve descontar e se ela está cumprindo os contratos.
Presidente e vice-presidente da Asplan, José Inácio e Pedro Campos Neto, respectivamente
Pedro Neto, Gileno, José Inácio e Jeruza explicaram a dinâmica do RenovaBio
Pedro Calos Neto explicou funcionamento e importância do RenovaBio
Os consultores Gileno e Jeruza irão auxiliar a equipe técnoca da Asplan no processo de inclusão no RenovaBio
O vice-presidente da Asplan, Pedro Campos Neto
O Parabéns para você para Kiony Vieira
O consultor Gileno ladeado por Pedro Campos Neto e José Inácio
Gileno, Pedro Neto, José Inácio, Jeruza e Thýberio no evento da Asplan
Evento aconteceu no auditório da Asplan, em João Pessoa
Evento teve o objetivo de esclarecer dúvidas dos produtores em relação a inclusão deles no RenovaBio
Equipe técnica da Asplan que irá trabalhar com o RenovaBio foi apresentada aos associados durante o eventto
Evento também comemorou aniversário de Kiony Vieira, gerente administrativa e financeira da Asplan
Equipe da Asplan que vai cuidar da inclusão dos dados dos fornecedores para o RenovaBio

Magnum Tires realiza evento na Asplan para mostrar diferenciais de mercado e homenagear clientes da marca

Um momento de reconhecimento das parcerias e de homenagem a clientes da marca e também de apresentação de pneus e soluções para o setor agrícola. Essa foi à tônica de um momento promovido pela Magnun Tires na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), na noite desta terça-feira (10). Denominado ‘AgroTalk Magnum’ o evento contou com a presença do CEO da empresa, Apolo Vieira, do presidente da Asplan, José Inácio de Morais, de empresários, como os industriais, Gilvan Celso, da Miriri, e Eduardo Monteiro, do Grupo EQM, além de diretores e fornecedores da Asplan.
 O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, destacou a importância do setor produtivo e de parcerias com empresas que agregam valor aos negócios no campo. “Nós somos um segmento importante para a economia nacional e contar com parceiros que nos ajudam a melhorar nossos negócios é muito bom, a exemplo da Magnun que tem produtos de qualidade, com preços competitivos”, disse o dirigente canavieiro.
O diretor comercial da Magnum Tires, Antônio Carlos Araújo, destacou a parceria com segmento agro e mostrou os diferenciais de atuação da empresa que é brasileira, mas tem padrão de fabricação internacional, tem 33 anos de mercado, mantém 65 unidades no Brasil e produz pneus na China, Vietnã, Paquistão e Índia. “Temos uma equipe técnica no Brasil e exterior que desenvolve produtos de acordo com as demandas do mercado local, além de termos soluções especiais no pré e pós-venda”, disse ele, destacando como diferenciais a logística e qualidade dos pneus e câmeras de ar da marca. Além dele, o gestor do Segmento Agro Brasil, Wellington Moura também abordou os diferenciais de atuação e disponibilidade de produtos e serviços da Magnum Tires que responde, atualmente, por 10% do mercado nacional de pneus.
Em seguida foram feitas homenagens a clientes da marca que receberam uma placa de agradecimento pela confiança e parceria. As homenagens foram para os produtores canavieiros, Raimundo Nonato Siqueira e Oscar Gouvêa, ambos representados por seus filhos na ocasião – Neto Siqueira e Oscar Cunha -, para os industriais, Gilvan Celso (Miriri), Eduardo Monteiro (Grupo EQM) e Eduardo Ribeiro Coutinho (São João), Ugo Amorim (Tabu) e Neto Siqueira. Todos destacaram em seus discursos a qualidade dos pneus da Magnum e o bom atendimento e relacionamento da empresa com seus clientes. No final do evento, todos se confraternizaram durante um coquetel com música ao vivo que teve ainda degustação da cachaça Preciosa do Vale.
A Magnum Tires já detém 10% do mercado nacional de pneus
Antônio Carlos, Diretor Comercial da Magnum Tires
Clientes deram depoimentos em vídeos atestando a aprovação nos produtos e serviços da Magnum Tires
Depois das apresentações houve um coquetel com musica ao vivo
Empresário Armando Monteiro e José Inácio, presidente da Asplan
Evento foi bastante prestigiado
Evento foi promovido pela Magnum Tires com apoio da Asplan
Gilvan Celso, da Miriri, também foi homenageado
Houve degustação da cachaça Preciosa do Vale
Participantes do evento
Participantes do evento realizado na Asplan
Participantes do evento Agro Talk Magnum Tires realizado na sede da Asplan
Oscar Cunha recebeu a homenagem em nome de seu pai, Oscar Gouvêa
O superintendente do Senar, Sérgio Martins, recebeu a placa em nome de Mário Borba
O empresário Eduardo Monteiro, do Grupo EQM, foi um dos homenageados
O diretor técnico da Asplan, Neto Siqueira foi um dos homenageados
Neto Siqueira e convidados do evento
Industriais e fornecedores de cana participaram do evento promovido pela Magnum Tires na As´lan
Presidente da Asplan, José Inácio e convidados
Presidente da Asplan, José Inácio, enalteceu a importância de parcerias com empresas como a Magnum Tires
Representante da Tabu, Ugo Amorim
Representante da usina São João que foi homenageada

Renovabio e suas perspectivas será tema de evento promovido pela Asplan nesta quinta-feira

O RenovaBio, programa do governo brasileiro que visa aumentar o uso de biocombustíveis, tem perspectivas positivas para o futuro, com foco em maior descarbonização, investimentos em infraestrutura e a expansão de novas fontes de biocombustíveis como o biogás e o etanol de segunda geração, mas não é somente esses ganhos. Para as indústrias produtoras de biocombustíveis, o Programa promove um aumento da previsibilidade do mercado, a possibilidade de gerar e comercializar Créditos de Descarbonização (CBIOs), além do incentivo à produção sustentável. Já para os produtores de matéria-prima, a exemplo da cana-de-açúcar, há um ganho real já que parte da comercialização dos CBIOs é direcionada a eles proporcionalmente a quantidade de cana entregue às usinas. E para entender um pouco mais sobre essa sistemática do Renovabio, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) promove nesta quinta-feira (12), um evento em sua sede, em João Pessoa, a partir das 10h.
A partir do tema ‘Renovabio: uma nova perspectiva para os fornecedores de cana-de-açúcar’, a Associação vai trazer especialistas no assunto para atualizar seus associados sobre o Programa, como os palestrantes Jeruza Cavalcanti e Gileno Machado, das consultorias PGA e VertESG, além do vice-presidente da entidade e presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do MAPA, Pedro Campos Neto, que fará uma participação especial. Representantes dos departamentos Técnico, Jurídico, Administrativo/Financeiro e Contábil da Asplan também participarão dos debates.
“A proposta é trazer as informações mais atualizadas para nossos associados sobre o Programa, principalmente, no que diz respeito ao recebimento de CBIOs. Vamos orientá-los a como proceder para ter acesso aos créditos que lhes é devido”, afirma o presidente da Asplan, José Inácio de Morais. Ele lembra que a Asplan já contratou uma consultoria para ajudar a equipe daentidade a ajudar os associados a se organizarem melhor para terem direito a parte que lhes compete do CBIOs. “Será uma renda importante dentro do processo produtivo, mas, muito além da renda também estaremos contribuindo com o meio ambiente com regras e práticas ainda mais sustentáveis que fazem parte do Programa”, reitera José Inácio, lembrando que o setor produtivo ficou de fora do Programa durante quase seis anos, mas que agora precisa usufruir de algo que lhe pertence por direito.
Cinco anos do Programa
Em cinco anos da operacionalização do Programa, instituído pela Lei nº 13.576, de 26/12/2017, o Renovabio vem contribuindo de forma relevante para a redução da intensidade de carbono da matriz de transporte brasileira e assegurando a previsibilidade para o mercado de combustíveis. “Hoje, os números do RenovaBio são expressivos. Aproximadamente 80% das usinas de etanol, 60% dos produtores de biodiesel e 40% dos produtores de biometano autorizados pela ANP estão certificados no Programa. Desde seu início, mais de 147 milhões de CBIOs foram gerados, evitando a emissão – e esse número é muito relevante – de 147 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Isso é absolutamente notável e coloca o Brasil numa posição de destaque no cenário internacional de transição energética. É um programa de que todos devemos ter muito orgulho”, destacou o Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia, em evento realizado em outubro de 2024, que celebrou os cinco anos de existência do Renovabio.
Asplan realiza evento sobre o RenovaBio neste dia 12 de junho

obras vão trazer avanços significativos para os pacientes do Hospital Regional de Patos

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, tem atualmente quatro obras em execução: a ampliação do hospital que vai ganhar um novo bloco cirúrgico com seis salas e mais um UTI com 10 leitos; as obras de revitalização da fachada e instalações internas do Hospital do Bem; as obras para implantação do acelerador linear e a da construção da subestação de rede elétrica que vai ampliar a capacidade da unidade dos atuais 300 kVA para 1000 kVA. O acelerador linear vai possibilitar trazer para o sertão os serviços de radioterapia e braquiterapia, ampliando assim a assistência aos pacientes oncológicos da região.
Na obra de ampliação do hospital já foram concluídos os serviços de alvenaria, revestimento interno, pintura interna e instalações prediais. Atualmente está sendo instalada a rede de gases medicinais, feita a climatização dos ambientes e iniciado o acabamento da fachada. A empresa executora da obra é a R&H Engenharia Ltda e a previsão de conclusão é novembro deste ano.
Essa ampliação, explica o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, vai possibilitar melhorar o atendimento a população dos 89 municípios para os quais o Complexo é referência em Urgência e Emergência, Clínica Médica, Cirurgias e Oncologia, através do Hospital do Bem. “Atualmente, o Hospital de Patos tem um bloco cirúrgico com três salas para atender as urgências e emergências do hospital, além das cirurgias eletivas e oncológicas do Hospital do Bem que também são realizadas no mesmo bloco”, explica ele.
O Governo do Estado está investindo R$ 6,2 milhões na obra que foi contratada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento – SUPLAN e está sendo executada com recursos do tesouro estadual, com contrapartida do Governo Federal. A construção acontece em terreno do próprio hospital, numa área atrás do prédio do Hospital do Bem.
Já a reforma do Hospital do Bem, cuja previsão de conclusão é começo de agosto, encontra-se na fase de execução da nova parede em Drywall com reforma das fachadas lateral e frontal. Além da fachada, a intervenção inclui revisão e revitalização da infraestrutura de climatização do hospital, além da parte de energia e sistema hídrico.
As obras para instalação do acelerador linear estão na fase de fundação e inicio da construção da superestrutura que exige normas técnicas específicas para adequação, instalação e funcionamento do equipamento. A construção tanto do espaço para acomodação do acelerador, quanto da subestação de energia estão sendo feitas em terreno do próprio hospital, numa área ao lado do prédio da unidade oncológica. A previsão de entrega da subestação é novembro deste ano e do acelerador linear em dezembro de 2026.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) responde pelas obras de reforma do Hospital do Bem e da subestação de energia elétrica, a Suplan é responsável pela obra do novo bloco cirúrgico e da UTI e o Projeto Amar responde pela obra do acelerador linear que está estimada em R$ 10 milhões, sem considerar o custo do equipamento.
Obra do prédio onde funcionará o novo bloco cirurgico e UTIs do Hospital de Patos
As obras onde funcionarão o novo bloco e a UTI está na parte de acabamentos
A pintura externa do prédio onde funcionará o novo bloco e UTI já começou
A subestação de energia elétrica vai ampliar a capacidade do hospital de 300kVA para 1000kVA
Já começou a pintura externa do prédio que vai abrigar o novo bloco cirúrgico e a UTI do Hospital de Patos
Neste local será instalado o acelerador linear de Patos
As obras do espaço onde será instalado o acelerador linear estão na fase de fundação
Hospital do Bem, de Patos, passa por reforma e revitalização
A fundação do espaço onde será instalado o acerelerador linear já com eçou a ser feita
As obras do Hospital do Bem serão concluídas no começo de agosto
As obras do Hopital do Bem serão concluídas no começo de agosto