Não se trata apenas de dirigir, mas de transportar com qualidade e contribuir com o aumento da segurança e conforto dos passageiros de ônibus, além de fazer a diferença no dia a dia, contribuindo com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, através da diminuição da emissão de poluentes no ar. Esses são pilares do Programa Operador Sustentável, uma iniciativa do Grupo A.Cândido, que é desenvolvido em empresas de transporte público urbano e metropolitano na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e que reconhece e premia os motoristas que vão além do dirigir e fazem algo mais. E na noite desta quarta-feira (16), o Grupo reuniu em um jantar e premiou 35 profissionais de João Pessoa que mais se destacaram dentro dos objetivos do Programa no 1º semestre. Foram 29 motoristas de transporte urbano e metropolitano e seis do fretamento.
Os diretores do Grupo, Alberto Pereira, Lorena Dantas e Larissa Nascimento deram as boas-vindas aos profissionais e seus acompanhantes e destacaram a importância daquele momento. “O Operador Sustentável é um Programa de preservação da natureza porque a gente com uma condução mais eficiente e econômica conseguimos preservar muitas árvores e diminuir a emissão de gás carbônico e vocês, nossos motoristas destaques, são protagonistas deste momento e peça fundamental para que isso aconteça”, destacou Lorena lembrando a evolução das empresas e motoristas ao longo dos cinco anos do Programa.
“A gente está em João Pessoa hoje, sábado passado (12) estávamos em Recife, ontem (16) em Campina Grande e quero registrar nossa alegria de estar aqui com vocês que são uma sementinha no meio de mais de mil motoristas e vocês se destacaram. Tenham orgulho de estarem aqui porque isso significa que vocês fazem a diferença. Se vocês estão aqui é porque vocês fizeram o algo a mais. Todos os nossos motoristas são profissionais, mas vocês foram além disso”, reforçou Larissa.
“Nosso Grupo cresce a cada ano e vocês fazem parte deste crescimento e temos a satisfação de estar aqui, reforçando a importância de cada um fazer sua parte para crescermos juntos”, reforçou Alberto. Também falaram na ocasião, o gerente da Unitrans, Rogério Vieira, Alisson Ricarti, Ângela do Fretamento João Pessoa e Isaac Júnior, do Sintur. Todos reforçaram a importância do Programa e do engajamento dos profissionais para fortalecê-lo. “Esse é um dos Programas mais importantes do setor de transporte coletivo que conheço e vocês são exemplos de profissionais que orgulham todos nós”, reiterou Isaac.
“O Programa nos exige mais responsabilidade, mas com foco, determinação e compromisso é possível fazer a diferença e estar entre os destaques”, afirmou Douglas Lima de Azevedo, que atua no Fretamento há seis anos e foi um dos seis homenageados da categoria. “Só depende da gente porque a empresa nos dá as condições necessárias. Não vou dizer que é fácil, mas é possível ter o privilégio de estar aqui, basta que cada um se esforce e dê o seu melhor”, disse Oriston da Silva, que atua na linha 5110, está há 22 anos no Grupo e há 12 na Santa Maria. “Esse Programa nos estimula a dirigir melhor, a sermos melhores profissionais e a contribuir com o meio ambiente, então só tem coisas positivas. E se muitos conseguem, qualquer um pode também, mas é preciso ter foco e consciência de que melhorar também depende de cada um”, falou Silvio Roberto Araújo que atua há 19 anos no Grupo e, atualmente, está na Transnacional, na linha 5101. Ele entrou no Grupo como cobrador, foi promovido para manobreiro e há 13 anos atua como motorista.
Sobre o Programa
De acordo com estudos feitos por técnicos que acompanham o Programa, por ano, graças a essa iniciativa somente as empresas participantes de João Pessoa (PB) deixam de emitir 1.200 toneladas de Carbono na atmosfera e as de Campina Grande, algo em torno de 360 toneladas. O Programa surgiu na empresa Santa Maria Transportes e fretamento LTDA, em 2013, com outro nome. A partir de 2019, ele se expandiu para todas as empresas de transporte público urbano e metropolitano do Grupo A. Cândido na Paraíba e no Rio Grande do Norte e depois foi implantado nas garagens da Transnacional Locações na Paraíba, em João Pessoa, e em Pernambuco, nas praças de Jaboatão e Goiana.
“Esse é um Programa que não impacta apenas no âmbito das empresas de transporte, mas atinge também o nosso público e o meio ambiente, pois ao evitar freadas e arrancadas bruscas, curvas acentuadas, o operador torna a viagem mais tranquila e agradável para o passageiro. Ao reduzir o consumo de óleo diesel e de pneus, reduzimos também as emissões e descartes no meio ambiente”, finaliza o diretor do Grupo, Alberto Pereira.











