Author: News Comunicação
Setembro Amarelo: Hospital de Patos realiza ação alusiva ao Dia Mundial para Prevenção do Suicídio
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio do mundo. No Brasil, aproximadamente 13 mil pessoas morrem por suicídio por ano. Uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio no mundo e essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Portanto, o tema Saúde Mental, muito bem trabalhado durante o Setembro Amarelo, é uma assunto que precisa ser discutido e debatido por toda a sociedade. Na véspera do Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, comemorado em 10 de setembro, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) realizou uma ação para chamar atenção sobre essa questão e divulgar as atividades propostas pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, para o Setembro Amarelo deste ano. O Hospital de Patos é referência no sertão para casos de Psiquiatria, tanto que tem leitos para casos psiquiátricos.
A ação, realizada na recepção do Hospital do Bem, na manhã desta quinta-feira (9), foi planejada pelo setor de Psicologia e Serviço Social, com apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital. “A campanha do Setembro Amarelo é um marco para trazermos o assunto à tona e a divulgação desta campanha é de suma importância para ajudarmos na prevenção e orientação da população sobre como ajudar alguém que passa por algum sofrimento psicológico que pode acarretar o suicídio e, principalmente, sobre como e onde procurar ajuda. A doença mental tem tratamento, controle e com o devido acompanhamento, as pessoas têm sua qualidade de vida de volta”, afirma à psicóloga, Pryscilla Guedes.
Na ação realizada nesta quinta-feira, foram distribuídos informativos sobre a campanha de 2021 e também broches alusivos ao tema para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade e ainda aconteceu uma Roda de Conversa. Houve ainda um momento musical com a participação da psicóloga, Jecyane Ertha e do Fisioterapeuta, Hudlesson Geyne.
A coordenadora do Serviço Social do Complexo, Suênia Mota, reiterou a importância das pessoas debaterem a temática suicídio sem preconceitos ou julgamentos. “Essa não é uma questão que deva ser tratada com superficialidade, dada à complexidade que envolve um suicídio ou tentativa de suicido, principalmente, porque toda morte é uma tragédia para a família, amigos e colegas e desta forma é mais ainda”, lembra Suênia.
E quem participou da ação pôde ainda ler recadinhos de valorização da vida num quadro de mensagens, especialmente, confeccionado para a ocasião. “Fizemos as mensagens e colocamos à disposição das pessoas presentes para que elas distribuíssem os recadinhos para quem elas desejarem”, destacou Suênia.




Mãe de aluna destaca diferenciais dos recursos e ferramentas digitais da metodologia AZ
O uso das ferramentas digitais que já faziam parte da rotina dos alunos antes da pandemia foi ampliado em função da necessidade de se buscar novas soluções para preencher a ausência das aulas presenciais. E nos colégios onde essas ferramentas já eram amplamente utilizadas, a exemplo das Escolas AZ, a dinâmica dos estudos foi melhor direcionada e aproveitada. A mãe da estudante Ana Flávia, do Colégio GEO, agora AZ João Pessoa, do 6º ano do Ensino Fundamental, a secretária executiva, Luciana Alves, não esconde sua satisfação com o método de ensino AZ. “A metodologia, a plataforma e os livros do AZ são riquíssimos e super atualizados. A plataforma, por exemplo, com suas vídeos aulas, são um diferencial à parte neste processo de uso das ferramentas digitais”, afirma Luciana.
Ela destaca que quando o aluno entra na plataforma, as vídeos aulas são algo que ajudam muito no aprendizado. “O aluno que assiste aula do professor, seja em casa ou na escola, se ele tiver alguma dúvida vai à plataforma e assiste a vídeo aula, que normalmente, é curta e consegue entender melhor o assunto e tirar dúvidas. As vídeo aulas são muito dinâmicas e bem explicativas”, atesta ela. Ainda segundo Luciana, até nas aulas de Matemática a plataforma surpreende. “Minha filha tinha medo desta disciplina porque ela achava que misturar letras com números seria muito difícil, mas quando ela conheceu os recursos da plataforma, ela achou muito mais fácil”, disse Luciana, reiterando que essa facilidade se estende a ela que, enquanto mãe, também encontra nos conteúdos digitais do AZ facilidades para orientar sua filha nas tarefas de casa.
No material didático do AZ, destaca a mãe de Ana Flávia, também há outros diferenciais. “No decorrer dos livros, tem lá os conceitos, as definições e em cada capítulo, tem ao lado um glossário e um QR Code para o aluno ampliar e se aprofundar naquele assunto e não ficar somente no que está nas páginas dos livros, ampliando o universo do conhecimento para além do que está nos livros”, explica Luciana.
Além da metodologia, ela também destaca programas como o ‘My Life’ como sendo diferenciais do AZ importantes na vida dos estudantes. “Eu custei a entender o objetivo do ‘My Life’, mas minha filha teve uma atividade que a estimulava a se auto definir não apenas dentro do próprio mundo dela, mas, também da coletividade, aprofundando questões mais filosóficas e isso me chamou muita atenção. Eu defino o ‘My Life’ como uma espécie de engatinhar para o mercado de trabalho e acho isso fantástico”, afirma Luciana que lamenta que Ana Flávia terá que mudar de escola em 2022, uma vez que a família, por causa da transferência de seu esposo, o militar Paulo Roberto, está se mudando no final do ano para Brasília.
A diretora geral do Colégio AZ João Pessoa, Veronica Monteiro, destaca que as escolas, em geral, ainda estavam muito ligadas ao modelo tradicional de ensino e pouco utilizavam o uso da tecnologia para um aprendizado personalizado e mais efetivo, mas, a pandemia mudou essa realidade e que ela foi melhor trabalhada nas escolas AZ, que já dispunham de soluções digitais. “Isso nos deu uma dianteira e mais tranquilidade para enfrentar esse processo de aulas remotas e agora híbridas”, afirma a diretora, lembrando que as escolas AZ dispõem de monitorias online, banco de questões em vídeo com mais de 160 mil itens, aplicação de provas e simulados online, correção online de redações, além da disponibilidade de conteúdos em mais de 49 mil videoaulas e vídeos de resolução que permitem o aluno desenvolver um ritmo individualizado e dirigido de estudos. “As escolas AZ ainda dispõem de dashboard (painel de controle) para acompanhamento da jornada de aprendizagem dos estudantes, de forma personalizada, com todos os conteúdos digitais totalmente alinhados à BNCC, às matrizes do Enem e dos principais vestibulares do país”, destaca a diretora. Veronica reforça que somente 9,9% das escolas privadas do país, segundo o INEP, têm em todas as suas salas de aula lousas digitais e o AZ João Pessoa está inserido neste seleto grupo.


Diretoria, associados e funcionários da Asplan se juntam a milhares de brasileiros para referendar apoio ao país e a Bolsonaro neste Dia 7
“Foi lindo de se ver, um verdadeiro ato de patriotismo e de apoio a um presidente que defende o Brasil e, mais que isso, fomos às ruas e num imenso grito nacional dissemos que a força do povo é e sempre será soberana”. Foi desta forma que o presidente da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais avaliou o movimento das manifestações do Dia da Independência, neste sete de Setembro, em todo o país. José Inácio lembrou ainda que na capital paraibana também houve mobilizações significativas. Na sede da Asplan, em João Pessoa, por exemplo, diretores, associados e funcionários, antes de se juntarem a outros patriotas na Praça da Independência e depois seguirem para o Busto de Tamandaré, houve hasteamento de bandeira com o Hino Nacional e inflamados discursos em defesa da soberania nacional.
“Temos obrigação cívica de ir às ruas hoje e mostrar de que lado estamos e o que defendemos. O Brasil não pode retroceder”, disse José Inácio, em discurso na sede da Asplan, durante cerimônia cívica de hasteamento de bandeiras que aconteceu no estacionamento externo da Asplan. Ele lembrou que o STF não pode continuar a julgar e prender cidadãos da maneira que bem entender, reforçando a fala do presidente Bolsonaro, que também externou a sua indignação com essa conduta. “Que Deus continue abençoando nosso país e todos os brasileiros, nos livrando de regimes ditatoriais e pseudo socialistas. Viva a família, a honestidade, os valores morais e essa nação de homens e mulheres fortes”, reforçou o dirigente canavieiro, lembrando que o país continue sempre andando para frente.
O vice-presidente da entidade, Raimundo Nonato, que estava acompanhado da esposa Glória e do filho Neto Siqueira, também diretor da Associação, reforçou o discurso de José Inácio. “Estamos atravessando um momento muito delicado em nosso país e estamos muito felizes em participar deste momento aqui, pois, estamos unidos e demonstrando um grande patriotismo. Estamos aqui com as nossas famílias, com símbolos da bandeira nacional, demonstrando o grande amor a esse país e a preocupação com o futuro de nossos filhos e netos”, disse Nonato, lembrando que os valores que são fundamentais precisam ser defendidos e essa defesa passa, obrigatoriamente, pelo apoio ao atual governo que muito tem feito pelo nosso país, especialmente, para o agronegócio”, disse Nonato, lembrando a celebre frase reiteradamente usada por Bolsonaro: “O Brasil acima de todos e Deus acima de tudo”!
O diretor tesoureiro da Asplan, Oscar Gouveia, mesmo se reestabelecendo de um tratamento de saúde fez questão de participar do ato cívico na sede da entidade. “Essa demonstração de patriotismo é muito importante e deve servir de exemplo para outras categorias”, disse Oscar, lembrando que é preciso lutar não contra o STF mas, contra os membros do STF que estão tendo um comportamento atípico. “Vou me resguardar de ir para as ruas priorizando minha saúde, mas, não poderia deixar de vir aqui, prestar meu irrestrito apoio a esse ato patriótico e necessário para que tenhamos um país melhor e parabenizar nosso presidente por essa iniciativa de reunir todos nós aqui” disse ele. A gerente administrativa da Asplan, Kiony Vieira, falou em nome dos funcionários. “Estamos aqui com muita alegria, pois compactuamos dos mesmos pensamentos e defendemos nosso país, nossa família, nossos empregos e nossa soberania” disse ela.
O hasteamento da bandeira do Brasil foi feita de forma conjunta pelo presidente e vice-presidente da Asplan, respectivamente, José Inácio e Raimundo Nonato, e na intenção do país e de todos os brasileiros. Após a solenidade no prédio sede da entidade, todos rumaram para a Praça da Independência, quando se juntaram a outros patriotas e seguiram para o Busto de Tamandaré onde houve a concentração e discursos do ato pró-Bolsonaro em João Pessoa. “Foi um evento grandioso, à altura do que nosso país merece. Somos brasileiros e temos que ter orgulho disso”, finalizou José Inácio.
Além da capital paraibana e cidades do interior do estado, outros locais realizaram manifestações similares, com destaque para Brasília e São Paulo, com a participação do presidente Bolsonaro, que fez eloquentes discursos, além de Rio de Janeiro, Recife e outras capitais brasileiras.
- A concentração se deu no prédio sede, em João Pessoa
- Antes dos discursos, uma oração
- Concentração na sede da Asplan
- Diretor tesoureiro da Asplan, Oscar Gouveia
- Diretores, associados e funcionários da Asplan
- Diretoria da Asplan com Kiony Vieira
- Funcionários também participaram voluntariamente das ações
- Funcionáros da Asplan na manifestação
- Kiony Vieira, gerente administrativa, falou em nome dos funcionários
- Na sede da Asplan
- O Busto de Tamandaré onde aconteceu a manifestação em João Pessoa
- O diretor da Asplan, Pedro Neto e família prestigiou as ações deste 7 de Setembro
- O hasteamento das bandeiras ocorreu no pátio extreno da Asplan
- O pátio da Asplan
- O prédio sede da Asplan ficou verde e amarelo
- Presidente Bolsonaro durante discurso em Brasília no dia 7. Foto Facebook
- Presidente da Asplan, José Inácio de Morais
- Raimundo Nonato e Glória e Neto Siqueira com esposa e filha
- Todos juntos em defesa do Brasil
- Todos os associados e funcionários vestiram trajes que remontavam a bandeira nacional
- Vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato
Asplan enaltece importância dos produtores e dos paraibanos participarem do ato cívico deste 07 de Setembro
“Mostrar ser patriota, vestir uma camisa amarela e portar uma bandeira do Brasil e ir às ruas neste 07 de Setembro, feriado do Dia da Independência é, sobretudo, demonstrar que se ama esse país, que se defende valores que são importantíssimos, como a família e a sociedade, e é também uma forma dos brasileiros mostrem que apoiam esse governo e que estão do lado do presidente Bolsonaro que muito tem feito para moralizar esse país e recolocá-lo no caminho do desenvolvimento”, disse hoje (06), o presidente da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais. O dirigente canavieiro, que representa cerca de 1.800 produtores paraibanos, destaca que a entidade vai prestigiar os atos cívicos deste feriado nacional, através da participação de seus associados, em atividades em João Pessoa e em outras cidades do interior paraibano.
Antes de se juntarem, por volta das 12h, a outros patriotas na Praça da Independência, local definido como a concentração dos manifestantes, a diretoria e associados da Asplan prepararam uma solenidade na sede da entidade, no Centro de João Pessoa. Lá, às 10h, no estacionamento, haverá o hasteamento da bandeira ao som do Hino Nacional. Após esse ato cívico, todos seguirão em comboio até a Praça da Independência para, em seguida, seguirem rumo ao Busto de Tamandaré, em Tambaú, onde haverá a concentração dos atos pró Brasil e Bolsonaro na capital paraibana.
“Nós não vamos perturbar a ordem pública, não vamos infringir normas, não vamos bloquear ruas, não vamos promover baderna, não vamos invadir prédios públicos, nem muito menos dilapidar patrimônio, nos vamos às ruas neste dia 07, Dia da Independência do Brasil, de forma organizada e pacífica, reiterar nosso apoio ao presidente Bolsonaro, nossa confiança neste governo e, acima de tudo, defender o nosso país”, finalizou José Inácio, reforçando o convite para os associados da Asplan participem do ato cívico desta terça-feira.
- A ação contou com o apoio da Asplan e outras entidades
Hospital de Patos atendeu 196 pessoas e realizou 15 cirurgias no final de semana
O plantão do final de semana (03 a 05) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou o atendimento a 196 pessoas, das quais 23 vítimas de acidentes de trânsito. Comparando os dados deste final de semana com o anterior, o hospital teve um aumento de 4% em relação aos atendimentos gerais de urgência e emergência e uma redução de 30% em relação aos acidentes de trânsito. Entre as 18h da sexta-feira (3) até a meia noite deste domingo (5) foram realizadas ainda 15 cirurgias.
O plantão de maior movimento foi o de domingo, com o atendimento de 84 pessoas, seguido do sábado, com mais 83 atendimentos e na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 29 pessoas deram entrada na unidade. Dos 23 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, a maioria, ou seja, 19 deles estavam em motocicletas. Mas houve ainda o registro de três acidentados com automóvel e um caso com bicicleta. Dos 23 acidentados, seis permaneceram internados para cuidados posteriores.
A maior parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com sete pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de São Bento, Santa Luzia, Matureia, Cajazeiras, São José de Caiana, Condado, São Mamede, Quixaba, Brejo do Cruz, Aguiar, Conceição e Princesa Isabel.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, dificuldade de respirar, dor no peito, acidente com animais peçonhentos ou raivosos, hipertensão, vacinação, convulsão, agressão animal, queda de nível, dor na perna, desmaios/rebaixamento da consciência, edema, entorse ou torção, dor pélvica, entre outros motivos.
Dos 15 procedimentos cirúrgicos, a maior parte foi de oncologia, com oito casos, seguido de cirurgia vascular, com quatro procedimentos, uma cirurgia geral, outra de ortopedia e uma de bucomaxilo.
- Complexo de Patos registrou 196 atendimentos na Urgência e Emergência neste final de semana
Deputado convida brasileiros a gritar contra o desemprego, contra a carestia, a falta de emprego e por mais vacinas no ‘Fora Bolsonaro’
“Todos os brasileiros que têm compromisso com a nação e com a imensa maioria da população e lutam contra o desemprego, contra a carestia, contra os preços dos alimentos, do gás, da gasolina, e clamam por mais vacinas e pela defesa das instituições e da Constituição de 1988, estão convidados para participar dos atos do ‘Fora Bolsonaro’ neste 7 de Setembro”, disse hoje (06), o deputado estadual Jeová Campos. O parlamentar, que está licenciado para tratamento de saúde e que mesmo se recuperando de uma cirurgia na boca, feita semana passada, afirmou que não faltará ao ato, em João Pessoa. “Esse movimento simboliza a resistência popular ao um governo tirano e a defesa do Estado Democrático de Direito. Eu estarei lá”, reiterou o parlamentar.
Segundo Jeová, ele estará, a partir das 9h, na Praça das Muriçocas, local onde se concentrará a manifestação do grito ‘Fora Bolsonaro”, na capital paraibana. Mas, Jeová convoca também os cajazeirenses que defendem a democracia a participarem do ato público que acontecerá nas imediações da igreja São João Bosco, em Cajazeiras. “É muito importante essa participação, pois vamos mostrar nossa indignação de tudo isso que se formou a partir do Governo Bolsonaro e, mais que isso, vamos gritar em defesa de uma vida cidadã, onde as pessoas possam voltar a ter esperança e serem felizes”, reforçou Jeová.
Ele lembra que o ato público e o momento atual pedem uma participação popular mais efetiva. “Cada um de nós, que está indignado com tanta injustiça e afronta à democracia e aos poderes constituídos, precisa fazer a sua parte e gritar contra essa tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito. Amanhã, neste dia tão marcante para a história do Brasil, o grito ‘Fora Bolsonaro’ tem que reverberar em todo o país”, finalizou Jeová.
- Deputado Jeová Campos convoca amigos, correligionários e militantes a participarem do ato deste dia 07
Hospital do Bem já realizou mais de 16 mil consultas ambulatoriais, seis mil sessões de quimioterapia e mil cirurgias
Única unidade pública de Oncologia no interior de um estado do Nordeste, o Hospital do Bem – unidade de oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, completa neste início de setembro três anos de prestação de serviços e de atendimento aos pacientes com câncer no sertão paraibano. Os dados, que impressionam pela quantidade e qualidade de serviços, comprova que a unidade, que faz parte da rede estadual de assistência, está cumprindo sua missão de acolher e tratar os pacientes oncológicos no interior do Estado. De 03 de setembro de 2018 até 31 de agosto deste ano, o Bem realizou 16.398 consultas ambulatoriais, 6.224 sessões de quimioterapia e 1.465 cirurgias oncológicas.
O Hospital do Bem atendeu, neste período, pacientes referenciados de 103 municípios do sertão e alto sertão paraibano que antes só tinham a opção de tratamento do câncer em Campina Grande ou em João Pessoa para casos de câncer de pele, próstata, mama e colo de útero. Nestes três anos, a unidade realizou ainda 254 punções e 156 biópsias de mama, 216 biópsias de colo uterino, 14 biópsias de ovário, 106 biópsias de pele e ainda 202 biópsias prostática. O Hospital tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico.
O relatório de atendimentos destes três anos atesta que das demandas por especialidades nas consultas ambulatoriais, as de Oncologia Clínica foram as que tiveram maior procura com 10.007 casos, seguida das de Colo Uterino e Cirurgia, com 1993 casos, depois vem Mastologia, com 1.862 casos, Pele com 1.567 e Urologia com 969 registros.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca a importância do papel do Hospital do Bem no atendimento aos pacientes oncológicos do sertão e a vantagem deles terem assistência próximo de suas residências. “O tratamento oncológico além de exigir reiteradas ações, ainda debilita o paciente e ter a disponibilidade de dispor de um tratamento próximo de casa, com a qualidade dos que ofertamos em nossa unidade, cujos protocolos seguem os mesmos padrões de referência dos hospitais de ponta que tratam doentes de câncer no país, faz toda a diferença no sucesso do tratamento”, reforça Francisco, lembrando que antes do funcionamento da unidade, os pacientes oncológicos do interior viviam uma dura rotina de ter que se deslocar cerca de 350 km até a Capital ou Campina Grande, para realizarem seus tratamentos.
O Hospital do Bem só atende pacientes regulados, ou seja, com consultas e procedimentos já agendados previamente, via Secretarias de Saúde dos municípios, através da Central de Regulação do Estado. A oncologista do Hospital do Bem, Dra. Nayarah Castro, que desde o início de implantação do serviço em Patos acompanha o dia a dia da unidade, fala da emoção de ter acompanhado tantos casos de cura ao longo destes três anos e da felicidade em constatar que o Hospital do Bem cumpre o seu papel. “Aqui nós não tratamos apenas a doença, nós acolhemos os pacientes oncológicos e junto com eles damos o nosso melhor para que as pessoas não percam a esperança e a fé na vida. E os resultados que tivemos nestes três anos mostram o quanto nosso trabalho vem fazendo a diferença na vida de nossos pacientes”, disse a médica.
A oncologista reitera que o Hospital do Bem vai muito além de tratar o paciente. “Nós, aqui, tratamos o paciente com o que a Medicina e os protocolos mais atuais determinam, mas, vamos além disso, acolhemos as pessoas com humanização e carinho e não apenas os nossos pacientes, mas, seus familiares que se envolvem também com a doença porque não há como ficar indiferente a um quadro de câncer, seja ele qual for. Como já fui paciente oncológico, agrego essa visão ao meu conhecimento científico e acadêmico e entendo como um paciente se sente ao receber o diagnóstico, isso também diferencia a nossa conduta”, finaliza a médica que é a responsável pelo ambulatório da unidade.
- A realização de biópsias e uma das ações do Hospital do Bem
- A sala de quimioterapia do Hospital do Bem tem capacidade para atender 10 pacientes simultâneos
- Ao alcançarem a cura, os pacientes do Hospital do Bem tocam um sino localizado no hall da unidade
- As sessões de quimioterapia do Hospital do Bem não foram suspensas no período da pandemia
- Dr. Wostenildo Crispim é um dos cirurgiões do Complexo
- Dra. Nayhara Castro e um dos pacientes tratados no Hospital do Bem
- Dra. Nayhara Castro está no Bem desde o início das atividades da unidade
- Dra. Nayhara durante atendimento no ambulatório de oncologia do Hospital do Bem, em Patos
- Equipe do Hospital do Bem durante uma das ações do lenço que é feita anualmente
- Francisco Guedes, diretor geral do Complexo
- O espaço para quimioterapia da unidade tem capacidadae para 10 atendimentos simultâneos
- O Hospital do Bem fica localizado na cidade de Patos
- O Hospital do Bem foi inaugurado em setembro de 2018
- O Hospital do Bem realizou 6.224 sessões de quiomioterapia em três anos de atividades
- O Hospital do Bem trata pacientes oncológicos de quatro tipos de câncer
- O protocolo de quimioterapia do Bem segue o mesmo padrão de todos os hospitais oncológicos do Brasil
- Profissionais do Hospital do Bem
- Setor de quimioterapia do Hospital do Bem
- Toda cura de paciente da unidade é comemorada com o toque do sino
- Uma das ações do Hospital é a doação de perucas
- Uma das pacientes do Hospital do Bem durante quimioterapia
- Uma das pacientes que recebeu alta com a Dra. Nayhara
Confiança na escola fez pai de aluna confirmar renovação de matrícula poucas horas depois de aberto o processo para vagas 2022
Poucas horas depois que o Colégio GEO, agora AZ João Pessoa, abriu o processo de pré-matrículas, para veteranos, e de matrícula, para alunos novatos para o ano letivo de 2022, o Sr. Carlos Antônio Cavalcanti, reservou a vaga de sua filha, Lívia Cavalcanti, que hoje cursa o 9º ano do Fundamental, na unidade Tambaú, e vai ingressar na 1ª Serie do Ensino Médio, a partir do próximo ano. A confiança na escola e a segurança de contar com uma boa equipe pedagógica, segundo o bancário pernambucano, da cidade de Itambé, são questões que ele levou em consideração para continuar acreditando na escola, que passa por uma mudança de marca este ano. Ele foi o primeiro pai a renovar matrícula para 2022.
“Eu sempre me antecipo na renovação da matrícula, porque além de assegurar as vantagens dos descontos que a escola oferta para quem confirma a matrícula antecipadamente, a gente fica tranquilo em relação à vaga. Educação é uma questão primordial para mim e quero para minha filha a melhor escola que ela possa ter”, disse o Sr. Carlos, lembrando que os tempos não estão fáceis, mas, que ofertar um bom colégio para sua filha é uma questão prioritária para ele. Ele conta que desde que mudou de Itambé para João Pessoa, há três anos, que Lívia estuda no GEO e que a escolha do colégio não foi por acaso. “Tive excelentes indicações da escola e não me arrependi da decisão, tanto que já renovei a matrícula dela para 2022”, disse ele, na expectativa de que o AZ venha a surpreendê-lo ainda mais. “Confesso que conheço muito pouco do AZ, mas acredito que o Grupo manterá e até melhorará a qualidade do ensino ofertado, atualmente. É nisso que estamos apostando”, disse ele.
Desde quinta-feira (02), o processo de renovação de matrículas para os alunos veteranos e de reserva de vagas para os novatos está aberto. Para quem já é aluno, o pai ou responsável nem precisa sair de casa para confirmar a vaga para 2022, basta acessar matriculadigital.sebsa.com.br e fazer a rematrícula on-line. “Basta clicar no campo matrícula, inserir o CPF do responsável financeiro e criar uma senha de acesso”, explica a diretora geral do AZ João Pessoa, Veronica Monteiro, reiterando que o melhor momento para fazer a rematrícula é agora. “Quem realizar a rematrícula até 30 de Setembro garante a isenção do índice de reajuste na primeira parcela. E quem optar por fazer o pagamento da primeira parcela à vista, além da isenção do reajuste, ganha um desconto de 5%”, destaca a diretora, lembrado que há ainda outras vantagens.
Para os alunos novatos, o pai ou responsável deve entrar no site da escola azjoaopessoa.com.br e fazer o agendamento da visita. Pode ser presencial ou online. No dia e horários marcados, ele vai até a escola e formaliza a matrícula. O pai também pode ligar para o número (83) 3048-5828, falar com uma atendente e agendar a visita.
- A estudante Lívia, com seus pais e irmãos
- Os pais da estudante Lívia, Carlos e Aline, já reservaram a vaga da filha no AZ João Pessoa
Esse é um tempo e um governo que nós não merecemos afirma deputado Jeová Campos
“Todas as reformas, a começar pela da Seguridade Social, do Sistema de Previdência e do Sistema de Aposentadoria dos Trabalhadores, foram cruéis com a população brasileira, especialmente, com a classe trabalhadora que teve a postergação de sua aposentadoria, através de critérios prorrogativos, tendo dificultado o acesso aos benefícios que estavam assegurados na Constituição Federal de 1988. Esse é um tempo e um governo que nós não merecemos”, disse hoje (03), o deputado estadual paraibano, Jeová Campos, atualmente, licenciado de suas atividades na ALPB, por questões de saúde.
Para o parlamentar, a classe média e os pobres brasileiros, a cada dia que passa deste (des)governo, diminui mais a sua participação na riqueza do país. “E esse achatamento de condição social caminha na contramão dos 1% dos mais ricos que continuam sem pagar imposto sobre as grandes fortunas, que não pagam impostos sobre lucros e dividendos e que vivem um verdadeiro paraíso fiscal. No Brasil atual, cada dia ricos ficam mais ricos e pobres ficam cada vez mais pobres, infelizmente essa é uma realidade cruel”, afirmou Jeová.
Ele lembra que o Governo Bolsonaro defende a Reforma Trabalhista sob o falso argumento da ‘geração de emprego’. “Esse argumento, que só atende as exigências do mercado financeiro e suprimi, cada vez mais, o direito dos trabalhadores, não se sustenta. Esse projeto defendido pelo ministro Paulo Guedes e que altera, profundamente a CLT, mais uma vez, vai retirar direitos dos trabalhadores”, lembra o parlamentar, argumentando que a pretensão deste governo é vender o que resta do patrimônio do povo brasileiro. “Começaram pela Petrobras, e agora querem privatizar até a água, isto porque quando se vende o sistema Eletrobrás, também se abre espaço para a privatização da água”, argumenta Jeová.
“Essa conta está muito cruel e o povo está sendo, cada vez mais, escravizado pelos banqueiros e pelo tal mercado financeiro. É preciso romper com isso tudo e dizer não a aprovação destas medidas absurdas, não a esse governo que retira direitos básicos e recoloca o Brasil na linha da fome e da pobreza, que precariza às universidades públicas, estimula que a população se arme, enquanto faz pouco caso da saúde, negligenciando com a questão do combate a pandemia, desestimulando até o uso de máscaras. Pelos mortos nessa pandemia, pelos milhares de pessoas que estão passando fome e estão desempregadas, precisamos dizer não a esse governo, a essa política segregacionista e negacionista. O ‘Fora Bolsonaro’ tem que ecoar, cada vez mais forte, nos quatro cantos deste país”, finaliza Jeová.
- Deputado Jeová Campos criticou reformas e disse que povo brasileiro está cada dia mais pobre
DETEC da Asplan se reúne com representantes da Yara para conhecer programa que aumenta rentabilidade e desempenho da lavoura
Aumentar a rentabilidade dos produtores e melhorar a sustentabilidade agrícola. Essa é a proposta do Digital Farming, um programa de Sistema de Recomendações da Yara Fertilizantes que agora estará à disposição dos canavieiros da Paraíba. E nesta quinta-feira (02), representantes da empresa, que é líder em nutrição de plantas, se reuniram com a equipe do Departamento Técnico da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), para divulgar as vantagens de uso desta tecnologia. A reunião aconteceu na sede da Associação, em João Pessoa, e contou com a participação do diretor técnico do DETEC, Neto Siqueira.
“A Yara possui esse software que foi desenvolvido pela empresa e que realiza a recomendação de adubação e calagem, com base na análise de solo de cada produtor e que alinha as necessidades nutricionais de cada área, com todo o portfólio da Yara, relacionando também com os diferentes estágios da cultura que no nosso caso é a cana, mas, pode ser qualquer outra”, explica Neto.
O diretor do DETEC lembra ainda que para ter acesso às vantagens desta tecnologia disponibilizada pela Yara, o produtor trará uma amostra de seu solo para ser analisada por um laboratório parceiro do DETEC/ASPLAN e, em seguida, receberá uma recomendação genérica do Departamento recomendando as doses dos nutrientes e receberá também essa recomendação da Yara, onde ela fará a sugestão com base no seu portfólio. “Com essas observações, o produtor ficará livre para escolher se compra da Yara ou de outra empresa fornecedora, mas, terá um indicativo muito bom de como proceder para melhorar sua produtividade”, reitera Neto Siqueira, lembrando que essa análise fica a cargo da Asplan e não da Yara.
O agrônomo da Asplan, Luis Augusto, destaca ainda a vantagem de que o software da Yara foi criado utiĺizando uma ampla base de dados e diversos experimentos, além de trabalhos de campo e científicos realizados em cada região produtora do país, nas mais diversas culturas. “Esse universo de informações cruzadas, dá ao produtor uma excelente coordenada de como investir em nutrientes, tirando deles a maior vantagem possível”, afirma Luis.
O representante da Yara, Eduardo Saldanha, reforça que o principal objetivo do Sistema de Recomendações da Yara é fornecer, por meio da interpretação de resultados de análise de solo, indicações muito exatas do estado da fertilidade do solo, e a partir daí, poder recomendar um programa de adubação muito mais assertivo, no que diz respeito a suprir as necessidades nutricionais da cultura, tanto em macro, quanto micronutrientes. “Tudo isso, aliado ao fato de uso de fertilizantes e dados de alta performance, tanto de fertilizantes sólidos, quanto fertilizantes foliares ou bioestimulantes”, reforçou Saldanha, lembrado que para ter acesso ao sistema, o produtor precisa vir através da Asplan.
- A reunião do DETEC com a Yara aconteceu na sede da Asplan, em João Pessoa
- Eduardo Saldanha, da Yara, apresentou o Programa durante a reunião





















































