O final de semana no Hospital Geral de Queimadas foi bem movimentado, especialmente, no bloco cirúrgico da unidade que no sábado (26) e domingo (27) ficou praticamente reservado para a realização dos procedimentos do Programa Opera Paraíba. E nesta quinta etapa, deste ano, foram realizadas 24 cirurgias, entre Herniorrafias (hérnias) e Colecistectomia (uma operação em que se efetua a remoção da vesícula biliar), de pacientes de 12 municípios da região. Com esses 24 procedimentos, já somam 118 cirurgias somente nos três primeiros meses do ano em Queimadas.
A agricultura Daniele Josefa Alves, de 26 anos, da cidade de Umbuzeiro, foi uma das pacientes que fizeram a cirurgia de vesícula. Segundo ela, há um ano foi identificada a necessidade do procedimento de retirada de pedra na vesícula, mas, por conta própria ela foi adiando. “Eu sabia que tinha que me operar, mas fui adiando. Até que surgiu essa chance agora e eu vim”, disse ela, elogiando o serviço e o atendimento.
A também agricultora da cidade de Riacho de Santo Antônio, Raiane Cintia Ferreira Batista, de 33 anos, recebeu o diagnóstico há cerca de dois meses e já pôde fazer a cirurgia. “Foi tudo rápido, graças a Deus. Quando tive a crise e soube que tinha que me operar, logo foi tudo resolvido e estou aqui já operada”, disse ela que tirou uma pedra na vesícula.
A doméstica, Dulcinete Vieira de Carvalho, de 75 anos, da cidade de Boqueirão, retirou uma pedra na vesícula. Ela já convivia com o problema há mais de um ano. “Eu sou acomodada e não fiz a cirurgia antes porque não me interessei, mas, se eu soubesse que era assim, já teria feito antes”, disse ela, numa referência à atenção e cuidado que recebeu da equipe do hospital.
No sábado estavam programadas 12 cirurgias, mas foram realizadas 11, em função de uma paciente não apresentar quadro clínico favorável para realização do procedimento. Foram quatro Herniorrafias e sete Colecistectomia. No domingo, todas as 13 cirurgias programadas foram feitas, sem nenhuma intercorrência, sendo oito Colecistectomia e cinco Herniorrafias. “Apenas uma das 25 cirurgias programadas para essa etapa do Opera em nossa unidade não foi feita, e assim mesmo em função do quadro da paciente”, explica o diretor geral do Hospital de Queimadas, Dr. Flávio Daniel, que integra a equipe de cirurgiões da unidade e participa dos mutirões do Opera Paraíba.
Desta vez, o Opera Paraíba em Queimadas realizou cirurgias em pacientes das cidades de Aroeiras, Alcantil, Barra de Santana, Boqueirão, Cabaceiras, Natuba, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, Umbuzeiro e Queimadas.
Retrospectiva
No primeiro mutirão de cirurgias do Opera Paraíba em Queimadas, realizado no dia 14 de fevereiro, foram realizadas 29 cirurgias, na segunda etapa, no dia 21 de fevereiro, foram mais oito procedimentos, na terceira etapa, no dia 28 de fevereiro, foram mais 27 cirurgias eletivas e, neste último final de semana, outras 30 cirurgias foram feitas, totalizando 94 procedimentos. As cirurgias acontecem sempre nos finais de semana para não atrapalhar a rotina da unidade. Ano passado o Hospital de Queimadas realizou 416 cirurgias eletivas somente com o Programa Opera Paraíba.