Author: News Comunicação

Confiança no processo e nos resultados já alcançados na primeira prova foram a tônica do segundo aulão do Enem do Colégio AZ

O Colégio AZ João Pessoa realizou, nesta quinta-feira (25), o seu último aulão com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos terceiro anistas e os que estão fazendo o exame por experiência participaram de uma aula diferente no Cinépolis do Manaíra Shopping e saíram confiantes do resultado que alcançarão nas provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias, disciplinas da última prova que será realizada neste domingo (28). As provas de Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa, foram feitas no último dia 21 e os alunos confirmaram o sucesso esperado, afinal, tiveram uma boa equipe de professores e aporte do colégio, além de farto e exclusivo material didático para se prepararem para as provas.

No aulão desta quinta-feira (25), além de conteúdos e dicas, teve mensagens de apoio dos professores. O professor de Matemática, Felipe Allen, por exemplo, após falar sobre plano cartesiano, juros simples e compostos, notação científica, cálculo de tempo de meia-vida dos compostos, contextualizando a matemática com física, química e as vezes até geografia, deixou um recado importante para seus alunos. “Não olhem para a grama do outro. Ela será sempre mais verde. Preocupem-se em planejar o futuro de vocês. Em uma geração de redes sociais, muitos ficam a ver apenas a vida do outros e não se preocupam em agir para fazer a sua própria vida”, disse ele, acreditando que o maior erro do jovem de hoje é a comparação com o outro. “Cada cabeça é um mundo. O melhor planejamento será sempre o seu para sua vida”, disse ele.

Outro professor de Matemática, Jorge Oliveira, destacou a necessidade de respirar e ter calma. “No geral, 14% das questões de Matemática são das quatro operações básicas que aprendemos já no fundamental. O problema maior está na interpretação. Tenham calma”, disse ele. Ao final de sua aula, mais uma mensagem de força. “Vocês são alunos que têm foco nos estudos. Estão desde o ano passado sofrendo com essa pandemia, estudos online, mas vai dar tudo certo”, disse Jorge.

A aluna Amanda Sarmento da 3ª Série fez prova no último domingo e disse que ficou muito satisfeita. Ela agradeceu à equipe GEO/AZ por tê-la conduzida até esse momento. “Eu estudo no GEO desde o Fundamental, então minha base de conhecimento foi formada aqui. Tudo o que foi construído. Acredito que me levará ao sucesso após essas provas”, comentou ela, destacando que realizou uma prova muito “tranquila” de Linguagens e Ciências Humanas. “Só achei cansativa, mas muito tranquila porque eu estudei o conteúdo”, explicou.

Assim como ela, outros alunos também foram bem-sucedidos nas primeiras provas, o que revela que tiveram uma boa base na escola para enfrentar os desafios do Enem. “A prova foi muito cansativa, diferente do ano anterior, mas foi muito boa. Gostei demais”, comentou Lívia Bernardino, também da 3ª Série. Ela acrescentou que está há 13 anos no GEO e que o resultado dela também se deve à equipe que a acompanhou durante todo esse tempo. “Eu fui preparada a vida toda para esse momento. Só tenho a agradecer a todos e ir para a última prova ainda mais confiante”, frisou a aluna.

Paulo Henrique também gostou da prova de Linguagens e Ciências Humanas. Ele acredita que o Colégio ajudou muito com o método de realização de simulados constantes. “Com os simulados a gente pôde ver os erros e acertos e aprendeu mais”, afirmou o aluno, citando no método PDCA- Plan; Do; Check; Act – aplicado pelo AZ e utilizado para o controle e melhoria contínua de processos. Ana Júlia, que vai tentar para Odontologia, também que elogiou a equipe e o colégio. “A escola nos preparou muito bem para esse momento. Espero que eu consiga êxito ao final. Estou confiante”, disse a aluna.

Ao final do aulão, a equipe pedagógica e de professores se despediu dos estudantes com um momento de reflexão conduzido pela professora de Português, Janaína Cunha. “Charles Chaplin dizia que a vida é uma peça de teatro que não permite ensaio. Então viva, ame. Tem gente que está no palco e outras na plateia. Mas, quem ama vocês, está com vocês no placo, vivendo junto. Sentindo junto. A escola está com vocês no palco”, disse ela aos alunos. Em seguida ela cantou uma música “Clareou”, de Diogo Nogueira encerrando o momento que também contou com a participação da diretora geral da escola, Veronica Monteiro. “Nossos alunos estão preparados, pois tiveram acesso a uma bagagem de conhecimentos muito ampla. Agora é torcer para que eles consigam excelentes resultados”, destaca ela.

Uso correto de EPIs foi tema do penúltimo dia de atividades da SIPAT da Unitrans

Quando as empresas entendem a importância de ações que promovam a saúde e a segurança no trabalho, elas criam ambientes seguros e com condições adequadas para que o trabalhador exerça satisfatoriamente sua função. Agindo sempre assim, a Unitrans trouxe para esta quinta-feira (25), no penúltimo dia de sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), a palestra “Uso de EPIs no ambiente de trabalho”. O engenheiro de Segurança do Trabalho, Irlan Targino, falou sobre as obrigações do empregador e do empregado contidas na Norma Regulamentadora – NR 06 e apresentou alguns equipamentos ao público, ressaltando a extrema importância de usá-los conforme suas finalidades.

O engenheiro abriu sua participação na SIPAT explicando o que são Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. Ele ressaltou que para além do que próprio nome já diz, é preciso que o trabalhador compreenda que cada EPI é de uso exclusivo, pessoal e intransferível. “Não posso emprestar ao colega”, destacou. Irlan também lembrou que cada EPI é confeccionado para uma proteção específica. “São dimensionados uma atividade, finalidade que a ele se destina a proteger. Não posso pegar uma luva, por exemplo, e usar de apoio para torção de uma peça”, continuou.

Nesse sentido, Irlan Targino separou os equipamentos por grupos de proteção. Ele mostrou os que são de proteção de cabeça (capacete); visão (viseira/óculos); membros superiores – mãos (luvas e creme para proteção química); membros inferiores – pés (botas); vias respiratórias (máscara); assim como citou que também existem os de proteção de tronco (colete) e protetores auditivos.

Sobre a NR 06, o palestrante frisou que a obrigação do empregador é a de adquirir os EPIs, disponibilizá-los ao trabalhador e orientá-los no uso. Já o trabalhador deve estar atento, principalmente, ao uso correto do equipamento. “Nós funcionários temos um hábito de postergar, não utilizar os EPIs de forma certa por conta de hábitos adquiridos no passado e isso precisa acabar para se ter segurança e saúde no trabalho”, disse ele, lembrando que a NR também coloca como obrigação do empregado a comunicação à empresa de alguma avaria no equipamento para que haja a substituição, além da obrigação do funcionário fazer a limpeza, conservação e a guarda de seu EPI.

Irlan citou algumas funções dentro da Unitrans e relacionou aos EPIs. Botas, por exemplo, precisam ser utilizadas pelo pessoal que circula nas oficinas, lava-jato e no abastecimento. Colete de sinalização deve ser usado pelo pessoal que transita no pátio. A proteção de mãos (luvas) para pintor, lanterneiro, abastecimento e lavador. Nos olhos, a viseira deve ser usada principalmente pelo mecânico, pintor e lanterneiro, assim como as máscaras de proteção respiratória. “Pintor lanterneiro e quem estiver fazendo alguma atividade onde tenha surgimento de neblina ou poeira deve usar”, orientou o engenheiro concluindo com a proteção auditiva para mecânico, moleiro, borracheiro, todos que estão transitando na área de oficina.

Ao final, Irlan deixou a mensagem de que o foco da Segurança no Trabalho é o acidente zero, a doença zero. Para ele, é preciso lembrar que todos têm sua parcela de responsabilidade na prevenção. “É preciso ter consciência da importância e uso correto desses equipamentos porque estamos lidando com segurança. Foco em acidente zero, doença zero, no trabalho de forma saudável”, concluiu ele.

Câncer de próstata: o preconceito sobre o exame e sua cura foram temas do terceiro dia da SIPAT da Unitrans

Como Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde do homem e tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da Unitrans não poderia deixar de abordar o assunto. Assim, nesta quarta-feira (24), esse foi o tema trazido pelo médico Tarcísio Campos aos colaboradores da empresa de ônibus urbanos de João Pessoa. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele e o médico convidado chamou a atenção para o exame precoce, tendo em vista que esse tipo de câncer é confundido com outras infecções, mas que tem cura.

Dr. Tarcísio abriu sua palestra frisando que em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado, no entanto, a partir dos 40 anos é necessário que o homem comece a realizar os exames de sangue para verificação da proteína antígeno prostático específico PSA, produzida pela próstata. “Fazer um check-up uma vez ao ano é a melhor forma de prevenir e evitar que o câncer de próstata seja tratado apenas em estágios mais avançados. O câncer de próstata atinge os homens, principalmente, a partir dos 50 anos e tem uma incidência muito grande. Um em cada seis homens a partir dessa idade vai desenvolver o câncer de próstata. É importante nesse mês do novembro para que a gente faça a nossa prevenção para uma qualidade de vida melhor”, alertou o médico, frisando que o câncer é uma desarrumação das células da próstata que leva ao aparecimento de tumores que podem ser benignos ou malignos, e que o tratamento vai depender do tempo em que foi diagnosticado (estágio de desenvolvimento tumoral).

Ele destacou ainda que por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. “Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura e os homens têm que ter um comportamento diferente de antigamente. A gente sabe que com o envelhecimento da população esses canceres estão cada vez mais sendo diagnosticados. Antes, os homens morriam com outra doença sem saber se tinha ou não esse câncer. Hoje, tem casa vez mais homens se tratando e se curando. Os homens hoje tem uma expectativa de vida que passa dos 78 anos, então é preciso que se cuidem para viver com qualidade”, disse ele.

A partir dos 40 anos os exames laboratoriais começam a ser feitos para acompanhar a funcionalidade da próstata. O médico explicou que o exame “PSA” é pedido para medir o quantitativo da proteína e o médico verificará se tem crescimento desse número. “Se você faz esse exame e dá 0, 7 ; 0,8 e no outro ano dá 2, 3, 4 isso vai mostrar que sua próstata está alterando a funcionalidade. Então é necessário que você faça anualmente, a partir dos 40 anos esse controle. E é obrigatório a partir dos 50 porque é nessa faixa que a maior parte dos canceres são diagnosticados”, afirmou Dr. Tarcísio.

O médico esclareceu que os sintomas de câncer de próstata não são específicos e, por isso, são confundidos com infecção urinária ou outras infecções do trato urinário. Assim, mais uma vez ele chamou a atenção para a necessidade do acompanhamento dos exames de PSA. “Eles estão relacionados com a proteína e com as queixas”, disse.

Portanto, dando alterado o PSA é importante que se verifique outros sintomas como quantidade de urina produzida, ou seja, se o jato de urina continua forte, e o volume está normal. “Quando a próstata começa a aumentar ela faz um bloqueio entre a bexiga, a uretra e o canal peniano. Esse bloqueio faz com que diminua o volume e a força do jato. Quando ele termina de urinar, continua saindo a urina e continua molhando tudo”, comentou, citando também casos mais avançados em que o homem se queixa de dores ao urinar e em alguns estágios há também a retenção e a infecção urinária, que vão chamar atenção.

Esses sintomas quando não associados ao PSA e ao exame clínico, segundo Dr. Tarcísio, seriam muito facilmente confundidos com infecção urinária. Por isso, o melhor é a prevenção. Ele explicou que o exame do toque é rápido, indolor e é feito em consultório, ambulatório com o urologista. A via de acesso é através do reto. É desagradável, mas o médico assegura que é indolor e rápido: 40 segundos e pronto. O médico verifica se a próstata está aumentada, se apresenta algum endurecimento, formação de nódulos, enfim, vê toda a morfologia.

“Ela é uma azeitona de 20 gramas fácil de ser alcançada no exame e não trará nenhum prejuízo porque não é um procedimento invasivo. É melhor que fazer depois uma cirurgia, muitas vezes radical, porque tem que retirar toda a próstata, embora seja uma cirurgia via endoscópica ou aberta”, garantiu ele, finalizando sua palestra recomendando a prevenção. “Tem cura. Vamos nos cuidar e fazer exames precocemente”, orientou ele agradecendo a oportunidade de falar aos colaboradores da Unitrans.

Paraibano Daniel Azevedo estreia no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão sendo campeão nos 100 metros Costas

O atleta paraibano campeão brasileiro e sul americano de Natação, Daniel Azevedo, agora é também Campeão Brasileiro Juvenil na modalidade 100 metros Costas. A estreia dele no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Verão – Troféu Carlos Campos Sobrinho nesta quarta-feira (24) não poderia ser melhor, pois além de conquistar a medalha de Ouro com o tempo de 58,99, ele também conseguiu reduzir seu tempo de prova que era 59,90. Em segundo lugar ficou o nadador Luiggi Cunha e em terceiro o atleta Leonardo Cavenaghi, ambos de São Paulo, que dividiram o pódio com Daniel. O campeonato está sendo disputado na piscina do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS).

“Eu gostei muito da prova e foi muito bom constatar que todo o esforço e intensidade de treinamentos dos últimos dias me deu o preparo necessário para que eu tivesse esse excelente resultado e ainda conseguisse reduzir meu tempo na prova. Eu estou muito feliz”, disse Daniel, que subiu ao pódio para receber sua medalha de campeão com um banner do Governo da Paraíba, em retribuição ao apoio que recebe como atleta do Programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado, e um boné do Colégio AZ João Pessoa, onde ele estuda a 2ª Série do Ensino Médio.

Nesta quinta-feira, Daniel volta a competir nos 200 Costas como um dos favoritos da prova. Essa é uma modalidade que o atleta se identifica muito bem e que obtém sempre boas performances nos campeonatos que participa. “Eu já estava animado e com esse resultado de hoje fico ainda mais confiante. Vou dar o meu melhor como sempre faço”, afirmou Daniel que tem apenas 16 anos e uma história de sucesso nas piscinas desde pequeno. Ele integra o time do Clube Acqua R1 e é acompanhado pelo treinador Stephano Vieira que, infelizmente, não pôde viajar para dar o suporte ao atleta nesta competição

Alunos do Colégio AZ João Pessoa têm novo encontro para aulão de revisão do ENEM no Cinépolis do Manaíra shopping

No próximo domingo, os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) farão provas  de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas. E para dar aquela aquecida para o teste e relembrar conteúdos, os alunos do Colégio AZ João Pessoa têm nesta quinta-feira uma oportunidade e tanto com o Aulão de Revisão que acontecerá no Cinépolis do Manaíra Shopping, das 8h às 12h. No último dia 18 foi realizado o primeiro aulão.

A diretora geral do Colégio AZ João Pessoa, Verônica Monteiro, destaca que o aulão é uma excelente oportunidade de rever conteúdo de uma forma mais dinâmica e descontraida. “É natural essa ansiedade toda que toma conta dos alunos nos dias que antecedem as provas, então pensamos na realização destes aulões especiais, fora da escola e num ambiente diferente, para que nossos alunos revisem questões importantes e recebam algumas dicas que podem fazer a diferença no dia da prova”, destaca ela, que junto com professores estará no local para recepcionar os estudantes.

Vale salientar que tanto o primeiro quanto esse outro aulão do AZ obedecem aos decretos governamentais vigentes e aos protocolos de segurança sanitária orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, respeita distanciamento, mantém o uso de máscaras e de álcool 70%. O AZ tem 152 alunos do terceiro ano que estão inscritos nas provas do ENEM. Há também outros alunos que estão fazendo por experiência.

Diretora_Geral_do_Colégio_AZ_João_Pessoa,_Veronica_Monteiro,_destaca_importância_do_aulão O_último_aulão_do_AZ_preparatório_para_o_Enem_acontece_nesta_quinta,_no_Cinepólis_do_Manaíra_Shopping

Diversas personalidades serão homenageadas pela ALPB durante evento de entrega da Medalha Padre Rolim em Cajazeiras

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por iniciativa do deputado Jeová Campos, concederá nove medalhas “Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim” nesta próxima sexta-feira (26), em evento no ginásio da Fafic-Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Carlos Queiroz, em Cajazeiras, a partir das 17h. Uma das homenageadas é a professora Carmelita Gonçalves, de 97 anos, “Tia Carmelita” como é carinhosamente chamada. Além dela, que marcou a história de Cajazeiras com a fundação do Colégio Nossa Senhora do Carmo, outras personalidades receberão o devido reconhecimento pela sua contribuição nas áreas educacional e religiosa no Estado da Paraíba, a exemplo de reitores, ex-reitores, diretores educacionais, professores e educadores vocacionados de base e de exercício.

Dona Carmelita Gonçalves foi um nome indicado para a Medalha Padre Rolim porque a educadora reflete a herança do Padre Rolim, o grande precursor e construtor da educação no alto sertão paraibano. Desde criança que ela teve interesse de entrar para ordem dos Carmelitas Descalças, mas após a morte de seu pai, o rumo de sua vida foi modificado e ela ficou em Cajazeiras ajudando na criação dos seus irmãos. Nunca se casou. Ao concluir o Curso Normal em 1943, fundou nesse mesmo ano a Escola Nossa Senhora do Carmo, passando a Colégio no ano de 1986. Até hoje é professora de língua portuguesa e diretora do Colégio, e se destaca no ensino da cidade, sendo um dos mais indicados na região.

“O Padre Rolim, na sua obstinação educacional, arregimentou jovens para lhes abrigar sob o mesmo teto e lhes transmitir as primeiras letras, marco inicial do mais importante educandário do Estado da Paraíba. Por isto, o Parlamento paraibano faz justiça quando reconhece a importância desses homens e mulheres na missão de desenvolver a Paraíba e estou extremamente feliz de ter sido o idealizador desta honraria”, comentou o deputado, citando outras personalidades sertanejas que receberão a Medalha Padre Rolim como o Professor Doutor Thompson Fernandes Mariz; Professor Antônio Fernandes; ao Padre Gervásio Fernandes de Queiroga; Monsenhor Agripino Ferreira; Dra Sheylla Nadjane; Irmã Olívia; Irmã Regina; e a Sra. Ana Costa Goldfarb. A propositura de Jeová tem como coautor o também deputado Junior Araújo.

Luta pelo ensino público superior

A ALPB aprovou por unanimidade as concessões das Medalhas no decorrer do ano. Ao professor Doutor e ex-Reitor, Thompson Mariz, a honraria reconhece sua luta em prol da expansão do ensino superior no sertão da Paraíba e toda a região sob a jurisdição da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. “Não só implantou a nova Universidade, mas fez uma grande Universidade. Nos idos dos tempos do governo Lula, na expansão das Universidades, ele teve o poder de fazer e o fez com muita competência. Fez o campus de Pombal, Cuité, Sumé, porque não dizer o novo campus de Cajazeiras, onde se tem o curso de Medicina, uma grande luta sertaneja e que está mudando a economia e a saúde da cidade”, disse o deputado, elogiando o educador.

O professor Antônio Fernandes, atual Reitor da UFCG será outro homenageado. Um de grandes feitos dele foi em 2009, quando assumiu a direção do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) e triplicou a capacidade de atendimento da unidade, bem como implantou a três programas de Residência Médica, sendo a primeira unidade hospitalar da rede estadual a possuir Residências em Saúde da Família, Pediatria e Clínica. Teve destaque como Diretor de Centro, como Diretor de unidades de saúde, integrante da comissão para fundação do Curso de Medicina da UFCG e como professor fundador de vários cursos da área de saúde nesta Universidade.

Religião e Educação

Os religiosos Padre Gervásio Fernandes de Queiroga; o Monsenhor Agripino Ferreira; e as Irmãs Regina e Olívia, também foram destaque em Cajazeiras no exercício da educação. Padre Gervásio, nas palavras do deputado Jeová Campos (que foi seu aluno na Faculdade de Direito), foi o primeiro professor Doutor da Unidade no sertão. Com um extenso currículo, o padre assumiu uma das primeiras Coordenações Diocesanas de Pastoral do Brasil, a da sua diocese, Cajazeiras, em janeiro de 1964. Foi professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), de 1970 a 1973, da Faculdade de Direito de Sousa, na mesma época, e da Universidade Federal da Paraíba no campus VI de Sousa de 1980 a 1992. Entre várias atividades em Cajazeiras e cidades do Rio Grande do Norte, fundou diversos grupos missionários, institutos seminaristas e até hoje continua assessorando, quando solicitado, bispos, sacerdotes ou religiosos.

Já o Monsenhor Agripino Ferreira de Assis ocupou inúmeras funções na estrutura organizacional da Diocese de Cajazeiras, destacando-se o período em que foi reitor do Seminário Nossa Senhora da Assunção (1992-2006), pároco da Catedral de Nossa Senhora da Piedade, Vigário Geral da Diocese, Administrador Diocesano e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). Como Vice-Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC, no período de 1996 a 2006; Tesoureira da Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras – FESC, da cidade de Cajazeiras; Diretor-Geral da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC, o Monsenhor Agripino Ferreira sempre foi um homem visão.

Entendendo que só através da educação é que se pode transformar e revolucionar uma sociedade, o Monsenhor, no ano de 2016, atendendo as demandas de mercado, iniciou o processo de expansão da FAFIC, tendo procedido à abertura do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, de Bacharelado em Ciência da Computação e Educação Física, ampliando as possibilidades de capacitação superior para toda a sociedade de Cajazeiras e região.

Homenagem às irmãs de grandes Colégios em Cajazeiras

As irmãos Olívia e Regina serão homenageadas por suas funções em Colégios importantes e de tradição religiosa em Cajazeiras. Olivia Boniatti desenvolve suas atividades no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Cajazeiras, há 20 anos, sendo uma figura bastante conhecida e respeitada pela sociedade, que reconhece os inúmeros serviços prestados para o desenvolvimento local. A irmã Olívia, como é popularmente conhecida em razão de ser membro da congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, da Província da América Latina e Caribe, com sede em Porto Alegre/RS, na qual ingressou no ano de 1963, antes de ser encaminhada para a cidade de Cajazeiras, atuou como secretária de escola de 1º e 2º Grau no Colégio Sagrada Família de Forquilhinha, em Criciúma- SC, por 16 anos.

Maria Regina Soares de Castro é conhecida popularmente como irmã Regina, desempenha suas atividades como diretora geral do Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Há 18 anos na cidade de Cajazeiras e desde então tem executado suas atividades para o auxílio do desenvolvimento educacional da região, a ALPB reconhecerá seu papel na educação local com a merecida homenagem.

Faculdade Santa Maria em destaque

Além das irmãs, outras duas mulheres receberão a Medalha Padre Rolim na sexta-feira (26). As duas exercem fortes funções na Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras. Uma será Ana Costa Goldfarb, Diretora Presidente da Faculdade Santa Maria. “A Santa Maria leva ensino e educação ao sertão e via de consequência, sendo fator de desenvolvimento e crescimento cultural e profissional ao povo que ali reside e merece nosso reconhecimento”, destaca Jeová.

“Ana é uma mulher de visão futurista e grande empreendedora. Quando ninguém tinha essa visão, a professora Ana já considerava o investimento em educação no sertão uma realidade. Hoje, a Faculdade Santa Maria, é uma Instituição de Ensino Superior que oferta 12 cursos de graduação nas áreas de saúde, ciências sociais aplicadas, humanas, e engenharia”, reitera o parlamentar.

A outra é a Dra. Sheylla Nadjane, que é a atual Diretora Pedagógica da Faculdade Santa Maria e Diretora da Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Santa Maria. É Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina do ABC, Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba, possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba, finalizando as homenagens.

“Essas homenagens será um momento histórico e bonito que a ALPB irá realizar. A Assembleia faz um resgate importante sobre essa questão da Educação da Paraíba. Pe. Rolim tem essa marca e tanto outros e em nome dos homenageados quero convidar a todos que puderem comparecer a essa sessão histórica, tão bela e para mim um verdadeiro louvor, uma celebração divina para algo que é tão importante: a Educação”, finalizou Jeová.

SIPAT da Unitrans foca nas ISTs e DSTs mostrando que o uso de preservativo ainda é o melhor caminho da prevenção

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) da Unitrans chegou ao seu segundo dia nesta terça-feira (23) com um tema que ainda hoje, apesar da facilidade de acesso às informações a respeito, as pessoas ainda têm muitas dúvidas: ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A enfermeira Hevillyn Cecília, em sua palestra, falou com detalhes o que caracteriza cada uma delas e como o homem e a mulher podem realizar a prevenção na rede pública de saúde.

Muitas dúvidas pairam nas cabeças das pessoas quando se fala a respeito do tema. Uma causa verrugas, outra ferimento, tem aquelas silenciosas que nada mostram, e tem a AIDS, a mais temível delas. No entanto, o pouco que as pessoas sabem através de campanhas e de orientação médica é justamente o que as protege de “pegar” uma IST ou DST: o uso do preservativo ou camisinha, popularmente falando.

Na palestra da SIPAT, a enfermeira Hevillyn Cecília falou sobre a camisinha e tudo o que esse pedacinho de borracha pode fazer. Ela explicou que uma das infecções mais conhecidas é a do vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), que tem uma afinidade pelas células de defesa do corpo humano e causa um déficit nos leucócitos e dá espaço para doenças oportunistas. Assim, Hevillyn também diferenciou o HIV da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

“Quando o indivíduo tem apenas o vírus do HIV ele tem o vírus incubado com carga viral em desenvolvimento. Com o HIV, ele pode viver toda a vida e não evoluir para a Aids, o que é difícil se não procurar tratamento. Já quando a pessoa tem a Aids, ela possui o vírus do HIV e associado a ele possui um quadro de alguma doença oportunista ou estágio avançado da doença. Ou seja, o HIV causa a Aids”, destacou ela.

A enfermeira prosseguiu comentando sobre as demais problemáticas de não se utilizar preservativo nas relações sexuais. “Tendo ou não parceiro fixo, é necessário se manter seguro porque tem vírus que passa muito tempo incubado e a pessoa nem sabe que carrega como é o caso do HPV”, explicou Hevillyn. O HPV – Papilomavírus Humano – é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). “Ele causa verrugas em casos leves, mas os subtipos evoluem para casos de câncer”, disse ela, indicando o citopatológico para as mulheres e a consulta ao urologista aos homens.

Outro vírus que pouco se fala é o da Hepatite B. “Pouco se fala porque temos vacina, mas é importante também saber que não é só por transfusão de sangue”, alertou ela, destacando que a candidíase também pode ser um problema quando ela for do tipo sexualmente transmissível porque ela chega acometer outras áreas como língua e esôfago. E ainda falou sobre a infecção por bactérias como a sífilis. “Mesmo com tantas campanhas ainda temos muitos números de infectados. Essa sempre deixa uma lesão que pode se curar, mas que mantem o vírus no indivíduo”, lamentou ela.

A enfermeira ressaltou, portanto, que não há nada mais importante e saudável que o uso do preservativo e a procura pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Atenção Básica para o cuidado preventivo. “Qualquer cidadão pode e deve procurar a atenção básica para a realização de exames anuais. Eles são os que detectam precocemente essas complicações. Muitas delas tem cura. Outras temos como fazer o controle da sintomatologia”, esclareceu a enfermeira que deu prosseguimento a programação da SIPAT 2021 da Unitrans que, em respeito as regras sanitárias impostas pela pandemia do Covid-19, está sendo realizada de modo remoto.

Opera Paraíba em Patos contabiliza a realização de 362 cirurgias de catarata

O segundo mutirão do Programa Opera Paraíba em Patos terminou nesta terça-feira, depois de quatro dias seguidos de procedimentos, com a realização de 362 cirurgias de Catarata, em pacientes de 24 municípios da 6ª Região de Saúde do Estado. Estavam agendadas 400 cirurgias, mas 38 pessoas não realizaram o procedimento. Destas, seis faltaram no dia marcado e outros 32 pacientes estavam com seus exames alterados, o que impedia o procedimento, ou não apresentavam Catarata, mas, Retinopatia, Glaucoma ou Pterígio.

No sábado, primeiro dia da ação, foram operados 90 pacientes. No domingo, mais 92 pessoas foram beneficiadas com a cirurgia de Catarata. Na segunda-feira, outros 93 pacientes foram operados e, nesta terça-feira, quando foi encerrado o mutirão, mais 87 procedimentos foram realizados.

Os pacientes beneficiados com a ação foram encaminhados pela Central Estadual de Regulação, sob a supervisão da 6ª Gerência de Saúde. Além do procedimento cirúrgico, os pacientes também fizeram exames de Ceratometria, Biometria e Fundoscopia. Os oftalmologistas Sidney Toscano, Manoel Frazão e Daniel Medeiros foram os médicos responsáveis pelos procedimentos deste mutirão que contou com total apoio da equipe do Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC).

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, comemorou o sucesso da ação. “Realizamos todos os procedimentos sem nenhuma intercorrência e os que não foram feitos não dependeu da equipe, nem da unidade, de forma que só tenho a agradecer a todos os profissionais que se envolveram nesta ação que foi muito importante para essas 362 pessoas que foram beneficiadas e que agora têm mais qualidade de vida com a recuperação da visão”, disse o diretor.

“Foi uma ação excelente que fortaleceu ainda mais a parceria dos municípios e do Complexo Hospitalar de Patos com a Gerência Regional de Saúde. Não houve tumulto, não houve espera, todos os pacientes que vieram foram atendidos, em alguns momentos conseguimos até adiantar procedimentos tamanha foi a organização e eficiência da equipe e tudo aconteceu dentro do que era esperado. Os profissionais que atuaram estão de parabéns por terem realizado um Opera Paraíba que, de fato, cumpriu o seu papel e propósito”, disse a responsável pela 6ª Gerência Regional de Saúde, Liliane Sena.

Nestes quatro dias de mutirão foram beneficiados pacientes das cidades de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe d’Água, Malta, Maturéia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Teresinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana. O Programa Opera Paraíba tem a meta de reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde do Estado em um ano.

Projeto de fachada e interiores do Colégio AZ João Pessoa valoriza arquitetura existente e cria espaços de convivência e lazer

O desafio era imenso e estimulante. Transformar o ambiente externo e interno da escola modernizando a identidade do espaço que formou gerações de paraibanos, mas preservando a arquitetura existente e ao mesmo tempo criando espaços de convivência e lazer mais modernos e harmoniosos que traduzissem a identidade da nova escola. Eis a tônica do projeto arquitetônico da Escola AZ João Pessoa que começa a ser executado ainda este ano para que, em 2022, os alunos AZ já desfrutem deste novo espaço de aprendizado, cultura, lazer e convivência.

A nova arquitetura escolar que vai marcar externamente a paisagem urbana de quem passar pela avenida Sen. Ruy Carneiro, em Manaíra, e internamente impactar positivamente toda a comunidade escolar do AZ João Pessoa, explica a diretora geral da escola, Veronica Monteiro, tem o foco de integrar espaço e projeto pedagógico com criatividade e modernidade. “Esse é o caminho para uma arquitetura escolar moderna que torna o ambiente escolar mais acolhedor, onde o aluno além de ser estimulado a estudar possa também sentir mais alegria e entusiasmo em estar no ambiente escolar”, destaca ela.

O projeto assinado pelo escritório SZarquitetura destaca as cores do AZ em sua fachada principal, com nuances de azul turquesa. Nas laterais da escola e também no pátio interno há uma profusão de tons quentes e vibrantes, mescladas com cores frias, tanto no mobiliário, quanto nas paredes e piso, que também aparecem nos muros externos em tiras verticais. As paletas de cores escolhidas foram inspiradas no colorido dos adereços dos festejos populares da região Nordeste.

O novo pátio interno, que replica a mesma linguagem visual das fachadas externas, com faixas verticais coloridas nas paredes, cria um espaço multi e diversificado que se propõe a dar vida e movimento ao ambiente que pode ser usado para estudos, para lazer nos intervalos das aulas, em eventos, etc. Há parquinho infantil, espaço de lounge jovem com pinturas no solo delimitando ambientes, balanços suspensos, ambiente com mesas para refeição da cantina e também com área de estudo compartilhada e aberta, vários nichos e isso tudo com mobiliário colorido e em sintonia com as cores da marca da nova escola.

As mudanças também acontecem na entrada principal da escola que terá um ambiente de espera e recepção mais amplo, com nova dinâmica para circulação, com outro posicionamento de balcão de atendimento, tudo isso equipado com mobiliário moderno e jovem. Neste espaço, o colorido também estará presente, acrescido de tons cinza e grafite, complementado pelos tons suaves da madeira e as cores marcantes do amarelo e azul. Um expositor com desenho personalizado na forma de hexágonos, formando nichos para exposição de peças e produtos da marca AZ, com mobiliário confortável composto por sofás, poltronas e mesas de apoio, além de TVs estrategicamente distribuídas, dará outra acolhida aos alunos, colaboradores, pais e visitantes.

Veronica Monteiro explica que o projeto arquitetônico conseguiu expressar e traduzir o que é o AZ João Pessoa e qual sua proposta de trabalho. “Somos uma escola de vanguarda, inovadora, diferenciada, moderna, antenada com a tecnologia, culturamente engajada e precisávamos ter essa definição também na estrutura da escola e o projeto arquitetônico é muito coerente com tudo isso”, finalizou a diretora, lembrando que as matrículas para 2022 já podem ser feitas pelo www.azjoaopessoa.com.br.

Jeová Campos diz que Jair Bolsonaro está levando o Brasil para o “inferno” com a 4ª maior taxa de desemprego do mundo

O ranking da Austin Rating que apontou o Brasil, nesta segunda-feira (22), como tendo a 4ª maior taxa de desemprego do mundo, foi tema da fala do deputado estadual Jeová Campos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (23). Segundo o levantamento da Consultoria, o Brasil agora é o pior entre os integrantes do G20 no que se refere ao desemprego. A taxa de 13,2% de desocupação é inferior apenas que o registrado em Costa Rica (15,2%), Espanha (14,6%) e Grécia (13,8%). O deputado Jeová, que se encontra em Brasília e participou da sessão de forma remota, chamou de “tragédia” o que está acontecendo no país governado por Jair Bolsonaro e afirmou que a situação se observa em todos os sentidos. “Esse governo está levando o país a um verdadeiro ‘inferno’. É lamentável tudo isso”, disse o parlamentar.

Dos países que compõem o G20, apenas três ainda não divulgaram números oficiais de desemprego no terceiro trimestre (junho, julho e agosto): África do Sul, Arábia Saudita e Argentina. Até que haja uma mudança no momento dessa divulgação, o Brasil segue como o pior desempenho do grupo. A taxa de 13,2% de desocupação, antes da chegada da Covid-19 estava abaixo de 12%. “Não é prazeroso você acordar com notícias como essa. O Brasil tem a 4ª maior taxa de desemprego do mundo entre 44 países e tem o dobro da taxa média global, que é 6,5%. Além disso, o Brasil é campeão do desemprego nos países do G20. Isso é uma tragédia. Esse governo assumiu a presidência com o fundamento de salvar o Brasil, mas tá levando o país ao caos. O que faz em todos os sentidos. É só olhar o número de mortes em decorrência da Covid. Infelizmente, você fica sem compreender”, desabafou o Jeová Campos.

Para o deputado, o país não está conseguindo acompanhar o crescimento da economia como o restante dos países. “Temos um Governo que não está em sintonia com seu povo. Estamos tendo uma recuperação extremamente lenta, sem incentivo estatal, a população nas ruas a pedir comida e ele ainda fez campanha contrária à imunização para que saíssemos dessa pandemia”, frisou Jeová, já sabendo também que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o Brasil feche 2021 com uma taxa de desemprego de 13,8%, o que coloca a economia brasileira na 14ª pior do mundo.

Jeová destacou que a situação é ainda mais grave quando se pensa na condução de uma solução para tirar o país da clausura (de todas as formas) e fazer com ele volte a crescer. Ele lembrou que o ex-presidente Lula é recebido como estadista onde for até os dias de hoje mesmo sem ser mais presidente, enquanto que Bolsonaro não tem o respeito da comunidade internacional. “A incompetência deste Governo para lidar com a pandemia, em especial a imunização da população, fez com que a nação perdesse o respeito da comunidade internacional”, disse Jeová, lembrando que, recentemente, teve contato com um primo que estava com Covid, mas, pelo fato de estar vacinado, fez o teste e não acusou o contágio. “Eu e outras pessoas não tivemos problema algum porque estávamos vacinados, imunizados com duas doses”, reiterou ele, lembrando que o atual presidente tem uma postura antiquada e muitas vezes amoral sobre a importância da imunização, do uso de máscaras e da não aglomeração em tempos de pandemia.