Author: News Comunicação
Jeová diz que votará favorável aos pleitos dos policiais militares mas faz críticas à politização do movimento
“Qualquer proposta sensata que venha a melhorar a vida dos policiais militares da Paraíba eu votarei a favor, mas, concordo com a fala da deputada Estela de que não podemos circunscrever essa questão da relação do Governo com servidores públicos a uma categoria apenas”, disse hoje (08), o deputado estadual Jeová Campos, durante sessão na ALPB. O parlamentar se referia as matérias que tramitam na Casa que recaem sobre o futuro dos servidores públicos paraibanos, inclusive de Policiais Militares. Em sua fala, Jeová ainda criticou a postura do líder da Oposição, Cabo Gilberto que, segundo ele, está politizando o movimento dos policiais paraibanos com o intuito de enfraquecer o governo.
“Quero dizer ao líder da oposição, deputado Cabo Gilberto, que fique tranquilo, pois vou votar favorável a todas as propostas que melhorem a vida dos agentes de segurança pública, agora eu quero também dizer ao parlamentar que não trate a polícia da Paraíba como partido político, porque a polícia paraibana é um bem querer, uma necessidade, é um desejo de toda a sociedade paraibana e, sem dúvida nenhuma, uma importante categoria dos servidores da Paraíba. Eu tenho familiares na corporação e já disse a eles e agora estou dizendo aqui que vocês não aceitem serem tratados como partido político. Infelizmente, Cabo Gilberto quer transformar a PM num partido político e eu tenho que dizer publicamente que eu não aceito isso”, afirmou Jeová.
Na Polícia Militar não pode existir partido político, reiterou Jeová, o que tem que existir é o partido da segurança pública, o partido do povo paraibano para coibir o crime, para fazer repressão ao crime, mas, essa categoria, para qual eu tiro o chapéu, não pode ser massa de manobra do líder da oposição que está querendo formar um palanque com a categoria para derrubar o governo. “Eu tenho muitas críticas ao atual governo, mas não acho salutar essa conduta do líder da oposição que está incentivando a realização desta greve branca. O governo se tira pelo voto, não desta forma”, finalizou o parlamentar, reafirmando que vai votar em todas as propostas em favor dos militares da Paraíba.
- Deputado Jeová Campos disse que votará a favor dos pleitos dos policiais mas criticou politização do movimento
PL que tramita na ALPB assegura à pacientes com Lupús os mesmos direitos e benefícios sociais de deficientes físicos e intelectuais
Os pacientes diagnosticados com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) poderão, na Paraíba, para efeito jurídico, ter os mesmos direitos e garantias dos benefícios sociais que pacientes atestados com deficiências físicas e intelectuais. Essa equiparação está sendo proposta pelo deputado Jeová Campos, através do Projeto de Lei nº 3.388 /2021. A matéria está tramitando na ALPB e estava na pauta desta segunda-feira (07) da CCJ, mas, por falta de quórum não houve a apreciação. O Lupús é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão.
O PL, no Art. 1º, estabelece que as pessoas portadoras da doença ficam com os mesmos direitos e garantias dos benefícios sociais das pessoas com deficiência física ou intelectual previstos na Constituição Federal. O §2º do referido projeto determina que fica assegurado também o atendimento prioritário às pessoas portadoras de Lúpus pelos estabelecimentos públicos e privados sediados no Estado da Paraíba, bem como fica assegurado às mesmas o direito ao uso de vagas de estacionamentos reservadas às pessoas com necessidades especiais.
O §3º do Projeto de Lei considera estabelecimentos públicos as agências bancárias, casas lotéricas, educandários, hospitais, clinicas, postos de saúde, farmácias, padarias, supermercados, hipermercados, atacadistas, postos de combustível, bem como todo e qualquer estabelecimento que ofereça atendimento ao público. E para fazer jus ao atendimento prioritário, a pessoa portadora do Lúpus Eritematoso Sistêmico deverá estar munida de documento firmado por profissional médico que ateste a sua condição.
O Art. 5º do PL ainda determina que os estabelecimentos deverão promover a ampla divulgação do conteúdo da lei em suas dependências e que o descumprimento do disposto na lei, sujeitará ao infrator imposição de multa em valor equivalente a 100 (cem) UFR PB vigente na data da aplicação da penalidade
- PL do deputado Jeová Campos amplia direitos de pacientes com Lupús
Hospital de Patos registra aumento de 48% nos atendimentos de urgência no final de semana
O plantão de final de semana no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve muitas ocorrências. Entre às 18h da sexta-feira (04) e a meia noite deste domingo (06), a unidade realizou 26 cirurgias, sendo 20 de emergência e seis eletivas e teve um aumento de 48% nos atendimentos de urgência e emergência e de 29% nos sinistros de trânsito, em relação ao final de semana passado. Neste período, 213 pessoas deram entrada na unidade.
O plantão de maior movimento foi o do sábado, quando 97 pessoas foram atendidas, seguido do plantão de domingo quando deram entrada mais 83 pessoas. E das 18h até a meia noite da sexta-feira, mais 33 pessoas passaram pela Urgência e Emergência da unidade. Das 27 pessoas vítimas de sinistros no trânsito, nove precisaram permanecer internadas após os primeiros atendimentos. Foram 25 acidentados com motos e outros dois por atropelamento. Patos foi onde teve mais vítimas, com seis ocorrências, mas o hospital atendeu pacientes acidentados de outros 15 municípios.
Além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 26 casos, queda da própria altura (24), dor abdominal (18), dor no peito (10), queda de nível (7), náusea e vômito (6), agressão animal (6), dor no pé (5), agressão física (5), dor nos testículos (5), entre outros motivos.
Das 26 cirurgias realizadas no plantão do final de semana, a maior parte delas foi vascular, seguida de procedimentos de cirurgia geral, com oito casos, cinco cirurgias oncológicas e outras quatro ortopédicas. “Foi um final de semana bastante movimentado, haja vista o alto número de procedimentos cirúrgicos, sendo a maioria de emergência. Também tivemos um aumento de quase 50% no volume de atendimentos na urgência e emergência em relação ao final de semana passado, o que exigiu ainda mais de nossa equipe, que conseguiu atender toda essa demanda”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.
- Das 26 cirurgias realizadas no Complexo neste final de semana, 20 foram de emergência
- Neste final de semana foram realizadas 26 cirurgias no Complexo de Patos
- Quatro cirurgias ortopédicas foram realizadas no plantão do final de semana
No Dia Mundial do Câncer oncologista do Hospital do Bem destaca importância da prevenção e identificação precoce da doença
O Dia Mundial do Câncer, lembrado dia 4 de fevereiro, é uma iniciativa global da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e busca chamar atenção sobre a importância da prevenção e controle do câncer, além de levar questões atuais sobre a doença à população em geral. A oncologista do Hospital do Bem, Dra. Nayarah Xavier, que acompanha a rotina da unidade desde sua inauguração, reitera a importância de se identificar a doença em seu estágio inicial. “Nem sempre um diagnóstico precoce de câncer aumenta as chances de cura. Mas, como regra geral, o prognóstico de uma doença localizada costuma ser mais favorável do que na avançada e quanto mais cedo for descoberta a doença, melhores são as chances de sucesso no tratamento”, destaca a médica, lembrando que isso também melhora a qualidade de vida, já que possibilita a intervenção antes da necessidade de um tratamento mais invasivo.
A equipe do Hospital do Bem, unidade oncológica que faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), e vem prestado relevantes serviços aos doentes que moram no sertão paraibano diagnosticados com câncer de pele, útero, mama e próstata tem, sistematicamente, abordado com pacientes, acompanhantes e colaboradores a importância da identificação precoce do diagnóstico. “Realizamos, ao longo do ano, várias ações para chamar atenção sobre a importância da prevenção”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. Ele lembra que além da importância de se diagnosticar a doença em sua fase inicial, é preciso que o paciente tenha o tratamento adequado para seu tipo de câncer e o mais rápido possível.
No Hospital do Bem, por exemplo, quando o paciente chega à unidade para consulta com os exames já feitos e o diagnóstico fechado, ele começa o tratamento de imediato. “Já tivemos pacientes que começaram a quimioterapia no mesmo dia que fizeram a consulta no ambulatório. Mas, isso varia de paciente para paciente e depende de alguns fatores, tais como, quadro clínico do paciente, tipo de lesão, disponibilidade de espaço na sala de quimioterapia, mas, nossos pacientes esperam o mínimo possível para começar o tratamento seja ele medicamentoso ou cirúrgico”, afirma Francisco. Quando o paciente não tem os exames conclusivos, todos os encaminhamentos são feitos pela própria unidade para que se feche o diagnóstico e se comece o tratamento.
Francisco Guedes lembra a importância do Hospital do Bem e do quanto a disponibilidade de serviços oncológicos no sertão mudou a rotina, para muito melhor, dos pacientes do interior. “O Governo do Estado foi muito assertivo em trazer um hospital deste porte e com esse foco para o interior do estado e manter um serviço tão complexo e com uma qualidade desta, pois nossos protocolos são os mesmos dos melhores hospitais referência para pacientes com câncer do país, nossa equipe multiprofissional é bastante competente e comprometida e nossa estrutura também é muito boa e os nossos dados mostram que o serviço é muito importante para a região”, finalizou o diretor.
Dados do Hospital do Bem
Em quatro anos de atuação, atendendo os pacientes do sertão paraibano em quatro tipos de câncer: mama, útero, próstata e pele, o Hospital do Bem, que integra o CHRDJC, já realizou 25.441consultas oncológicas, 2.109 cirurgias, 10.097 sessões de quimioterapia e 1.755 internações. Além destes serviços a unidade também realizou, neste período de quatro anos, 363 punções de mama, 301 biópsias prostáticas, 360 biópsias de pele, 32 biópsias de ovário e 248 biópsias de colo uterino.
Somente no ano passado, o Hospital do Bem realizou 3889 sessões de quimioterapia e o ambulatório de oncologia da unidade realizou 8653 atendimentos. Foram feitos ainda 785 diagnósticos de Anatomia Patológica e Citopatologia, 32 biópsias de colo uterino, 99 biópsias Prostáticas, 58 de nódulos de mama, 18 de ovário e 254 de pele. O ano de 2021 ainda inclui a realização de 119 cirurgias mastológicas, sendo 39 Mastectomias Radicais com Linfadenectomia Axilar, 21 Mastectomias simples com Linfadenectomia Seletiva Guiada (linfonodo sentinela), seis procedimentos de Quadrantectomias com Linfadenectomia Seletiva Guiada, oito Linfadenectomias Axilar Unilateral e 45 Setorectomias de Mama em Oncologia.
- Dra. Nayarah Xavier, oncologista do Hospital do Bem, alerta para a importância da prevenção e tratamento precoce na cura do câncer
- Dra. Nayhara Xavier, oncologista do Bem, durante atendimento no ambulatório de oncologia
- Dra. Nayhara e uma das pacientes do Hospital do Bem
- Francisco Guedes, diretor geral do Complexo destaca importância do Hospital do Bem no sertão
- O Hospital do Bem fica na cidade de Patos
No Dia Mundial do Câncer deputado Jeová Campos faz um grito de alerta sobre a demora de atendimento aos pacientes com câncer na PB
“Não é possível uma pessoa ter um diagnóstico de câncer em junho do ano passado e até hoje não ter iniciado o seu tratamento quimioterápico”, desabafou nesta terça-feira (04), o deputado estadual Jeová Campos. Ele faz referência a um caso conhecido, mas que ficou corriqueiro na rede pública de saúde seja ela estadual ou municipal. E o alerta do parlamentar sobre a demora no atendimento aos pacientes com câncer na Paraíba acontece, justamente, no Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro. “Faço um grito de alerta às autoridades competentes em face da longa esperar que os pacientes com câncer na Paraíba estão tendo que enfrentar para iniciarem seus tratamentos”, reiterou o parlamentar.
Jeová lembrou que um dos aliados no sucesso do tratamento e cura dos pacientes com câncer é o diagnóstico precoce e o tratamento o mais rápido possível. “Essa é uma doença que avança com o tempo e o tempo de espera para começar o tratamento faz muita diferença em se curar ou morrer”, disse o deputado que conhece pessoas que estão há seis e quatro meses sem iniciar o tratamento mesmo com encaminhamento para os procedimentos. Segundo ele, o tempo médio de demora na Paraíba para começar o tratamento na rede pública é de quatro meses. “Isso é uma eternidade para quem tem um câncer. Os paraibanos hoje diagnosticados com câncer estão enfrentando longas filas e esperando muito tempo para iniciarem seus tratamentos”, disse ele, apelando para estado e prefeituras resolverem essa questão e para o Ministério Público ter um olhar para essa problemática atual.
O parlamentar fez uma observação positiva em relação ao trabalho do Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), e que vem prestado um serviço de qualidade, com excelentes resultados, aos doentes que moram no sertão paraibano diagnosticados com câncer. “O Hospital do Bem, inaugurado no governo Ricardo Coutinho, vem prestando um serviço muito bom e com excelentes resultados aos pacientes oncológicos, mas, a unidade só atende quatro tipos de câncer, ou seja, de pele, útero, mama e próstata. Todos os outros tipos de câncer só tem tratamento em hospitais de Campina Grande ou João Pessoa”, destaca o parlamentar, lembrando que o hospital do Bem atua com ambulatório, quimioterapia, cirurgias, biópsias e exames de imagem, mas ainda não tem radioterapia.
- Deputado Jeová Campos chama atenção sobre a demora no tratamento de pacientes com câncer na PB
Deputado Jeová Campos diz que testagem em massa é importante e traz mais segurança para as pessoas
Desde março de 2020, logo no início da pandemia do Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo aos países para que aplicassem testes em massa e isolassem todos os infectados com o objetivo de quebrar a cadeia de transmissão. Isto porque esse procedimento permite que infectados assintomáticos ou com sintomas leves tomem conhecimento de suas condições clínicas e, consequentemente, permanecem isolados evitando a propagação do vírus. “A testagem em massa e identificação dos casos positivos é importante para que essas pessoas fiquem em isolamento evitando infectar outras pessoas”, afirma o deputado estadual Jeová Campos. Em recente publicação, o vereador pessoense Marcos Henriques também se manifestou favorável a testagem em massa com os mesmos argumentos do parlamentar paraibano.
“É grave a atual situação que estamos vivendo com o aumento de casos de Covid e de mortes por causa da doença com essa nova variante Ômicron, que é mais contagiante que a anterior, e também com muitos casos de Influenza. Isso tem levado a rede de saúde pública e também privada, em muitos casos, inclusive na Paraíba, a saturação de leitos porque tem muita gente adoecendo ao mesmo tempo”, reforça Jeová. Segundo o parlamentar, por mais esforços que as autoridades de saúde estejam fazendo, inclusive, remanejando leitos para pacientes Covid, como aconteceu recentemente no Complexo de Patos, ou abrindo novos leitos, a rede tem um limite de atendimento.
O vereador Marcus Henrique reforça a preocupação do deputado sobre a grave situação de contaminação da variante Ômicron e da Influenza. “Essa nova onda de transmissão que voltou a encher unidades de saúde, hospitais e UTIs gerou uma correria da população para fazer testagem em massa, o que provocou aglomerações e insatisfação por conta da falta de testes. Nosso mandato já procurou os órgãos responsáveis de saúde para buscar informações sobre as denúncias, quanto ao péssimo funcionamento de marcação de exames na rede pública de saúde, a ausência de busca ativa por parte das unidades de saúde e a preocupação pelo impacto que o contágio vem produzindo na população”, disse o vereador, lembrando que ‘a situação pede cuidado e atenção das autoridades, além de uma dinamização e eficiência do sistema de agendamento e testagem para a população”.
- Deputado Jeová e vereador Marcos defendem a testagem em massa da população na atual situação de aumento de casos de Covid
Jeová lamenta morte de Eliézer e diz que setor cultural paraibano perde um grande talento
“Estou triste porque perdi uma pessoa que eu admirava muito e porque vejo mais uma vida sendo levada por complicações da Covid, mais uma família enlutada pela partida de um ente querido. A cultura da Paraíba perdeu um de seus grandes talentos, mas, ficaram as obras e essas serão eternas”, disse hoje (02), o deputado Jeová Campos logo após tomar conhecimento do falecimento do roteirista e diretor de cinema Eliézer Rolim, aos 61 anos, por complicações de Covid, em um hospital de João Pessoa.
Jeová lembra que o cineasta deixa um legado, inclusive, no resgate da vida e obra do Padre Inácio de Sousa Rolim, cujo talento resultou no filme “O Sonho de Inacim”. “No final do ano passado, por ocasião da solenidade da ALPB para a entrega da Medalha Padre Rolim à personalidades que se destacarem nas áreas educacional e religiosa na Paraíba, Eliézer nos cedeu, sem qualquer restrição, imagens da sua grande obra, o filme “O Sonho de Inacim”, para a realização de um vídeo que nosso mandato produziu para ser exibido na abertura da Sessão Solene, no auditório da Fafic, em Cajazeiras”, recorda o deputado que também é da mesma região que Eliézer.
Para Jeová, é difícil dimensionar a perda da arte e cultura da Paraíba com a morte de Eliézer. “Ele era um apaixonado e dedicado pesquisador da vida e obra do Padre Inácio de Sousa Rolim, e entregou-se com abnegada dedicação a projetar na tela do cinema a importância do sacerdote e educador cuja existência se confunde com a própria história de Cajazeiras. Que sua partida seja marcada pelo encontro com Padre Rolim, que, agora, poderá abençoar o talentoso artista que deixa sua obra eternizada naquela que tão bem deixou sua marca: a sétima arte. Que Deus receba Eliézer Rolim em sua infinita bondade e misericórdia, e conforte os corações de amigos, admiradores e familiares”, disse o deputado.
Biografia
Atuando no cinema como produtor, roteirista e diretor, Eliézer recebeu diversos prêmios e é conhecido nacionalmente pelas suas obras. No cinema, ganhou destaque como realizador dos filmes ‘Eu Sou o Servo’, ‘O Sonho de Inacim’ e ‘Beiço de Estrada’. Ele também recebeu premiação por produções teatrais, com as peças ‘Seca’, ‘Beiço de Estrada’, ‘O Barraco’, ‘Até Amanhã’, ‘Drops do Halley’, ‘Como Nasce um Cabra da Peste’, entre tanta outras. Em 2019, o filme ‘Beiço de Estrada’, foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema Brasileiro, que aconteceu em Milão, na Itália.
- Roteirista e diretor de cinema Eliézer Rolim morre aos 61 anos, por complicações de Covid
Asplan oferece vários serviços aos seus associados e ainda possui uma das melhores estruturas do Centro de João Pessoa para locações
A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), conhecida como a Casa do Produtor Canavieiro, trabalha para apoiar, defender e fortalecer seus associados e o setor produtivo. O bom atendimento, a informação relevante e um debate de pautas atualizadas, além do atendimento das necessidades de seus associados garantem o bom funcionamento da entidade e a credibilidade que ela tem não apenas na Paraíba, nem no Nordeste, mas no país. Mas, a Asplan tem outros diferenciais, a exemplo do conjunto de serviços que oferta aos associados para ajudá-los no seu dia a dia e tornar o setor cada vez mais competitivo, além da oferta de salas e espaços que podem ser alugados.
Dentre os serviços que a Asplan oferece aos seus associados estão as assessorias jurídicas nas áreas civil, trabalhista e agrária; a Assistência Técnica; a Assistência Agronômica; o acompanhamento e fiscalização do processamento da cana nas unidades industriais em épocas de safra; a produção de insumos biológicos nos laboratórios da Estação Experimental de Camaratuba para o controle de pragas; Assessoria de Imprensa para produção e divulgação de notícias do interesse dos produtores; Assistência Social, com Medicina do Trabalho e odontologia em consultório próprio, plano de saúde com valores mais acessíveis e ainda Assistência Financeira.
Com a Assistência Agronômica, por exemplo, o associado tem orientações para o plantio, os tratos culturais, aquisição de variedades e outros serviços. Já na Assessoria Técnica, o associado tem à sua disposição profissionais que o ajudarão na elaboração de projetos, além de serviços como o de georeferenciamento, geoprocessamento e assessoria no licenciamento ambiental. Na Assessoria Financeira, o associado pode ter o acompanhamento de projetos elaborados para liberação de recursos financeiros.
Na Assistência Social a Asplan oferece serviços médicos, ambulatoriais, odontológicos e exames laboratoriais. Em 2021, a entidade contabilizou 4.334 atendimentos gratuitos no setor social. Destes, 3.133 foram atendimentos no setor médico, incluindo exames laboratoriais e de enfermagem, e 1.201foram atendimentos e procedimentos odontológicos.
“Nossa Associação presta relevantes serviços para os produtores de cana da Paraíba que vão além da mera assistência enquanto entidade. Aqui, formamos uma família e como tal queremos ver todos os membros da melhor forma possível. Nossa marca é a união e convergência. Todos aqui trabalham com o único foco: o fornecedor de cana. E me sinto muito feliz de fazer parte desta Associação”, afirma o presidente da entidade, José Inácio de Morais que está em seu terceiro mandado.
Prédio com espaços para alugar
Além de todos esses serviços elencados disponíveis ao associado, o prédio da Asplan – que fica localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 267, no Centro de João Pessoa, próximo à Praça dos Três Poderes – ainda possui dois auditórios que podem ser alugados para o público em geral (um grande e outro de médio/pequeno porte), com espaço para coworking. O salão de festas e eventos também está disponível para locação do público, assim como as salas e escritórios tanto no prédio sede, quanto no anexo que também pertence à Associação. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3241-6424.
- A Asplan tem assistência com Médico do Trabalho
- A Asplan tem um espaço para eventos que dispõe de um amplo auditório e hall social
- A Asplan tem várias salasa disponíveis para aluguel, tanto no prédio sedem quanto no anexo
- O Associado conta com o apoio do laboratório de sacarose que analisa qualidade da cana
- O Auditório da Asplan tem capacidade para 250 pessoas
- O Departamento Técnico presta relevantes serviços aos associados
- O mini auditório comporta até 50 pessoas
- O prédio sede da Asplan está numa localização privilegiada no centro da capital paraibana
- Os associados e dependentes têm assistência odontológica gratuita na sede da entidade
- Profissionais da equipe de assessoria jurídica da Asplan
- Recepção do salão de eventos
Deputado Jeová Campos já adiantou que vai votar pela realização de sessões online na ALPB
“Não podemos ignorar que estamos passando por um pico pandêmico não apenas pelo aumento dos casos de Covid, nem de mortes, mas, também de Influenza e fingir que tudo está normal, por isso, vou manter a coerência e vou votar a favor de que as sessões sejam realizadas de forma online não apenas para resguardar a saúde dos deputados, mas, de todas as pessoas que trabalham na ALPB”. Essa é a posição do deputado estadual Jeová Campos e é desta forma que ele vai se manifestar no grupo de parlamentares, atendendo a uma solicitação do presidente da Casa, Adriano Galdino, que no final da sessão de abertura dos trabalhos legislativos, nesta terça-feira (01), pediu que os deputados decidissem como eles atuarão a partir da próxima sessão, na semana que vem.
A solicitação do presidente da ALPB se deu logo após o pronunciamento do governador João Azevedo, e apresentação de ofícios de entidades representantes de servidores da Casa que pedem que as sessões sejam realizadas de forma remota em função do atual momento de aumento de casos de Covid e outras doenças do trato respiratório. Ainda na sessão, o deputado João Gonçalves já adiantou que também votará de acordo com as entidades que pedem o adiamento dos trabalhos presenciais.
O deputado Jeová Campos lembra ainda que o trabalho executado de forma remota não impediu a ALPB de ter, ano passado, cumprindo com todas as suas atribuições e prerrogativas. “Votamos as matérias, continuamos trabalhando e legislando, defendendo o povo paraibano, mas, com a devida proteção que o momento exigia e que exige agora com o aumento de casos da doença, inclusive, do número de mortes”, lembra Jeová. Ele destaca que com a vacinação os casos graves diminuíram, mas a disseminação do vírus não. “O vírus voltou a circular e com uma variante, a Ômicron, que é mais contagiosa ainda. Por isso, devemos evitar aglomerações e ambientes fechados como os da ALPB”, finaliza o parlamentar.
- Deputado Jeová Campos já adiantou que vai votar pela realização de sessões remotas
Hospital Regional de Patos realiza 16 cirurgias e atende 144 pessoas no final de semana
O balanço de atendimentos do plantão do final de semana, referente ao período das 18h da última sexta-feira (28) até a meia-noite deste domingo (30), do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registra a realização de 16 cirurgias, sendo nove de emergência e sete eletivas, e o atendimento a 144 pacientes, dos quais 21 decorrentes de sinistros de trânsito. Comparando os dados deste final de semana com o passado, a unidade teve uma queda de 20% nos atendimentos de urgência e emergência e de 16% nos sinistros de trânsito.
O plantão de maior movimento foi o do domingo, quando 68 pessoas foram atendidas, seguido do sábado, com mais 58 pacientes. Na sexta-feira, outras 18 pessoas foram atendidas, entre as 18h e a meia-noite. Dos 21 pacientes que deram entrada vítimas de sinistros de trânsito, a maioria deles foi com acidentes envolvendo motos, com 19 casos, além de dois casos de bicicleta. A cidade de Patos teve o maior número de vítimas, com oito casos no total, mas o hospital também atendeu pacientes acidentados vindos das cidades de Belém do Brejo do Cruz, Coremas, Desterro, Emas, Imaculada, Itaporanga, Malta, Santa Teresinha, Teixeira e São José do Bonfim.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, sintomas de síndrome gripal, contusão diversa/pancada, dor no peito, agressão física, náusea e vômito, dor de cabeça e dor no tórax, entre outros motivos. Das 16 cirurgias realizadas, seis foram oncológicas, quatro ortopédicas, outras quatro vascular e ainda duas cirurgias geral.
- O Complexo de Patos realizou 16 cirurgias no plantão deste final de semana

























