Author: News Comunicação
Hospital Regional de Queimadas realiza primeiro mutirão de cirurgias do Opera Paraíba em 2022
A primeira etapa do Opera Paraíba no Hospital Regional de Queimadas foi realizada com sucesso neste final de semana. No sábado e domingo vários profissionais se uniram num esforço coletivo para realização de cirurgias de Colecistectomia, Histerectomia, Herniorrafia e Hernioplastia que contemplou 29 pacientes, de 13 municípios da região do entorno de Campina Grande. No dia 12 foram realizadas 16 procedimentos cirúrgicos e no dia 13, outras 13 cirurgias foram realizadas na unidade. “Todos os procedimentos foram realizados sem intercorrência e os pacientes depois da cirurgia ficaram em observação e deverão ter alta nesta segunda-feira”, afirma o diretor geral do hospital de Queimadas, Dr. Flávio Daniel que também integra a equipe de cirurgiões do hospital que integra a rede estadual de saúde.
Todas as 16 cirurgias previstas para acontecer no sábado foram realizadas. No domingo também estava programado mais 16 procedimentos, totalizando 32 neste mutirão, mas, houve faltas e também impeditivos por problemas clínicos de um paciente que estava hipertenso e de dois pacientes que positivaram para Covid, o que totalizou 13 cirurgias.
Nesta primeira etapa do Opera Paraíba foram atendidos pacientes das cidades de Gado Bravo, Natuba, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Aroeiras. Boqueirão, Umbuzeiro, Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Cabaceiras e Caturité. “É com muita alegria que retomamos as ações do Opera Paraíba em nossa unidade atendendo pacientes que esperavam por cirurgias eletivas e que estão tendo a oportunidade de terem suas necessidades atendidas”, reitera a Diretora Administrativa do Hospital, Eva Maria.
Dr. Flávio Daniel lembra ainda a satisfação da equipe do Hospital de Queimadas em fazer parte da rede de hospitais do Estado que atendem pelo Opera Paraíba. “Esse Programa vem diminuindo o sofrimento de muitos paraibanos que precisavam destas cirurgias e estavam numa fila que diminui, substancialmente, a cada edição e nós de Queimadas estamos muito felizes em poder dar nossa contribuição para a redução desta fila”, finaliza o diretor geral do Hospital, lembrado que ao longo do ano passado o Hospital Geral de Queimadas realizou 416 cirurgias no Programa Opera Paraíba.
.






Hospital Regional de Patos realiza 21 cirurgias e 156 atendimentos no final de semana
Hospital Regional de Patos realiza 21 cirurgias e 156 atendimentos no final de semana
Das 18h da última sexta-feira (11) até a meia-noite deste domingo (13), no plantão do final de semana, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, realizou 21 cirurgias e atendeu 156 pacientes na Urgência e Emergência. Somente de vítimas de sinistros de trânsito, o hospital atendeu 27 pessoas, sendo 23 homens e quatro mulheres. A maioria delas vítimas de sinistros com motocicletas, com 23 casos, seguido de duas com bicicleta e ainda duas vítimas de atropelamentos.
Em relação aos dados do final de semana anterior, o hospital apresentou uma queda de 27% nos atendimentos de urgência e emergência e de 19% no número de cirurgias, mas o número de sinistros de trânsito permaneceu estável. O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca que, mesmo apresentando queda de atendimentos em relação ao final de semana anterior, a unidade está com uma demanda maior que a média que vinha apresentando. “Mesmo com essa redução de atendimentos, ainda estamos com uma demanda maior que a média que vínhamos tendo nas últimas semanas, isso se deve ao aumento dos acidentes e das doenças respiratórias principalmente”, afirma ele.
Dos 21 procedimentos cirúrgicos realizados, 16 foram de emergência e cinco eletivos. Foram seis cirurgias ortopédicas, cinco geral, cinco vascular e mais cinco oncológicas. O plantão de maior movimento foi o do sábado, quando 74 pessoas foram atendidas, seguido do plantão de domingo quando deram entrada mais 55 pessoas. E das 18h até a meia-noite da sexta-feira, mais 27 pessoas passaram pela Urgência e Emergência da unidade. Das 27 pessoas vítimas de sinistros no trânsito, cinco precisaram permanecer internadas após os primeiros atendimentos. Patos registrou o maior número de vítimas de sinistros de trânsito, com 14 ocorrências, mas o hospital atendeu pacientes acidentados de outros oito municípios: Catingueira, Desterro, Imaculada, Malta, Matureia, Santa Luzia, Santa Teresinha e Teixeira.
Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal (19), queda da própria altura (14), sintomas de síndrome gripal (7), náusea e vômito (4), dificuldade de respirara (4), dor de cabeça (4), acidentes com animal peçonhento ou raivoso (4), dor na coluna (4), dor no peito (4), entre outros motivos.
- Das 21 cirurgias realizadas no plantão do final de semana, 16 foram de emergência
- Durante o plantão do final de semana foram realizadas 21 cirurgias no Complexo de Patos
Prefeitura de São José de Piranhas em parceria com ALPB promoverá evento para debater destinação das águas da Transposição no sertão
No próximo dia 15 de março, o município de São José de Piranhas, será sede de um evento que pretende reunir prefeitos, lideranças políticas e sindicais, agentes sociais e institucionais, para debater a destinação e o uso racional das águas da Transposição do Rio São Francisco. A ideia é, inicialmente, se debruçar sobre projetos nas áreas de piscicultura e agricultura familiar que fomentem o desenvolvimento, gerem empregos e renda para a região que já está sendo beneficiada com a chegada das águas. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São José de Piranhas em parceria com a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB. O prefeito Chico Mendes e o deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente, estiveram essa semana em Brasília e convidaram a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior e o presidente da Codevasf, Marcelo Andrade para participarem do evento.
“Esse encontro será de suma importância, pois ele debaterá a questão da utilização das águas da Transposição que estão nos reservatórios de Boa Vista e Engenheiro Ávidos com foco no desenvolvimento econômico e social da região do sertão paraibano”, afirma Jeová. O parlamentar lembra que é preciso definir estratégias não apenas para o uso racional das águas, mas, sobretudo, levando em consideração o enorme potencial de possibilidades que surgem a partir desta mudança de cenário hídrico.
“As águas da Transposição não devem ser destinadas apenas para suprir as necessidades humanas, mas, também, para impulsionar o desenvolvimento de atividades econômicas das regiões que foram contempladas com essa imensidão de recursos hídricos”, reforça o prefeito Chico Mendes, o anfitrião do evento, que será realizado no ginásio poliesportivo da cidade, Marcondes Cruz de Lacerda, a partir das 8h e durante todo o dia.
- Prefeito Chico Mendes, técnico do ministério da agricultura, deputado Jeová Campos e vice-prefeito, Sandoval Vieira Lins es
Presidente da Unida e da Asplan elogia decisão da Câmara em aprovar projeto que altera regras de registro de agrotóxicos
“Foi um avanço para agricultura e para a sociedade brasileira que passa a ter uma legislação mais atual e ágil, já que a legislação que atualmente regula o tema foi editada em 1989 e não atende mais as necessidades técnicas de avaliação dos produtos. O Brasil vai avançar mais ainda com essa mudança”, disse hoje (11), o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais. Engenheiro agrônomo e produtor rural, José Inácio se refere à aprovação do PL 6299/02 pela Câmara dos Deputados, ocorrida em sessão na última terça-feira (09), por 301 votos a favor, 150 contra e duas abstenções. O PL revoga a lei atual sobre agrotóxicos (Lei 7.802/89), mantendo alguns de seus dispositivos e revogando outros. O texto, agora, será encaminhado para apreciação do Senado Federal.
O dirigente canavieiro lembra que essa proposta, que moderniza a atual legislação e garante maior segurança alimentar ao brasileiro, além do processo de uso de novas moléculas para produção de pesticidas, é necessária e oportuna. “Era preciso rever essa questão e diminuir a burocracia que atrasava a regulamentação de novos produtos. Hoje, essa análise é feita em oito anos e passará a ser de até dois anos”, destaca José Inácio.
Sobre os argumentos de que haverá um retrocesso com a aprovação da matéria, José Inácio diz que isso é discurso que não se sustenta na verdade e de quem não entende a importância destas mudanças. “O clima tropical do Brasil facilita o desenvolvimento de pragas e doenças, deixando as plantas suscetíveis a mais de 40 mil pragas diferentes. Esse argumento de que em outros países não se usa tal produto é verdade, mas, não porque eles não querem, simplesmente, porque não têm um clima como o nosso. O uso de pesticidas é completamente diferente de um país para o outro. O Brasil é o país que mais respeita a questão ambiental. Vendemos produtos para todo o mundo. O Brasil exporta melão, mamão, café, proteína animal e toda nossa produção é vistoriada com critérios internacionais rigorosos. Nossos alimentos são seguros e e vão continuar sendo”, reitera José Inácio.
Sobre dizer que pesticidas podem causar doenças graves, como câncer, isso é verdade, mas somente se eles forem usados sem nenhum controle, o que não acontece nos campos brasileiros. “O uso de pesticidas na agricultura de larga escala, que é a que produz os alimentos para manterem a população alimentada, é monitorado, fiscalizado, controlado e usado de forma segura e continuará assim”, reforça o produtor. José Inácio lembra que um estudo realizado pelo Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entre o período de 2013 e 2015, atesta que quase 99% das amostras de alimentos analisadas estavam livres de resíduos de defensivos que representam risco agudo para a saúde. No total deste estudo foram analisadas 12.051 amostras de cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes, totalizando 25 tipos de alimentos, monitoradas nos 27 Estados e no Distrito Federal.
Ainda sobre as críticas de que com o PL aprovado da forma como foi na Câmara apenas deixará somente a cargo do Ministério da Agricultura a responsabilidade das análises técnicas, José Inácio lembra que a Anvisa e o Ibama continuarão como corresponsáveis, junto com o Mapa por esse trabalho. “A proposta, de fato, centraliza no Ministério da Agricultura as tarefas de fiscalização e análise desses produtos para uso agropecuário, mas, não exclui a Anvisa e o Ibama de participarem deste processo. Essa nova lei trará avanços importantes para o Brasil como um todo, que poderá produzir de forma mais eficaz e levar comida mais segura e barata para a mesa da população brasileira”, destaca José Inácio, que espera agora que o Senado Federal tenham o mesmo entendimento que a Câmara e aprove a proposta. “Ser contra essa proposta é ser contra a tecnologia, ao progresso, ao desenvolvimento, a agricultura e a produção de alimentos”, finaliza o presidente da Unida e da Asplan.
*Com informações da Agência Câmara
- Presidente da Asplan, José Inácio, elogia postura da Câmara ao aprovar PL que trata sobre agrotóxicos
- Aprovação do Projeto aconteceu em sessão da Câmara no dia 8 de fevereiro Foto Paulo Sergio Câmara dos Deputados
Deputado reforça importância das Secretarias Municipais de Saúde do sertão regularem pacientes oncológicos para o Hospital do Bem
Funcionando desde 2018 em Patos, o Hospital do Bem, unidade oncológica que faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) vem prestando relevantes serviços aos pacientes com câncer no sertão. Nos primeiros anos atendendo quatro tipos de câncer – mama, Útero, Próstata e Pele –, desde o ano passado que a unidade, que integra a rede estadual de saúde, passou a atender outros tipos da doença, mas, mesmo assim, alguns municípios ainda encaminham pacientes com câncer para se tratar em Campina Grande ou João Pessoa, mesmo tendo um excelente serviço mais próximo de casa. “É preciso reforçar que nós temos um ótimo serviço em Patos, com uma grande estrutura de material e equipe técnica que acolhe e trata muito bem os pacientes oncológicos e que precisa ser mais conhecida”, disse hoje (10), o deputado estadual Jeová Campos.
O parlamentar faz esse alerta porque vivenciou em sua família o caso de um parente que tem câncer e mora em Cajazeiras, mas, ao invés da Secretaria de Saúde do município dele encaminhá-lo para Patos, fez o registro para tratamento em João Pessoa. “Esse meu parente, está desde setembro do ano passado com diagnóstico fechado, com todos os exames e laudos requisitados prontos, esperando para ser chamado para iniciar seu tratamento quimioterápico. Se ele tivesse sido regulado para Patos, ao invés de João Pessoa, provavelmente já estaria fazendo seu tratamento há tempo e talvez até estivesse terminando”, desabafou o parlamentar.
“O parente a que me refiro, depois que soube que em Patos ele poderia ter tratamento, voltou a Secretaria Municipal de Cajazeiras e pediu o redirecionamento de seu caso para Patos, o que já foi feito, com agendamento de consulta na mesma semana no ambulatório do Hospital do Bem, para essa sexta-feira (11) e, a depender desta consulta ele já deve começar a quimioterapia”, contou Jeová, agradecendo a agilidade do Hospital do Bem em marcar a consulta. “Semana passada, eu fiz uma declaração criticando o tempo de espera dos pacientes com câncer da Paraíba para terem acesso ao serviço de quimioterapia e agora estou aqui elogiando a agilidade da Central de Regulação e do Hospital do Bem. A gente tem que fazer críticas onde cabem ressalvas e elogiar quando o serviço público funciona bem”, reiterou o deputado.
Sobre o Hospital do Bem
Inaugurado em setembro de 2018, o Hospital do Bem não funciona de portas abertas. Os pacientes precisam ser regulados através das Secretarias Municipais de Saúde que fazem o agendamento através da Central de Regulação do Estado. A regulação se dá de forma ágil e rápida, uma vez que tudo é feito através de um sistema remoto. Uma vez regulado pelo sistema é marcado a consulta com o médico daquela especialidade e após a consulta é definido o tratamento e suas etapas. Além de atendimento ambulatorial, o paciente do Hospital do Bem dispõe de serviços de quimioterapia, internação, cirurgia e exames de imagens, além de punções e biópsias. A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico, que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h.
- O espaço para quimioterapia da unidade tem capacidadae para 10 atendimentos simultâneos
- O Hospital do Bem fica na cidade de Patos
- O Hospital do Bem trata pacientes oncológicos de quatro tipos de câncer
- O protocolo de quimioterapia do Bem segue o mesmo padrão de todos os hospitais oncológicos do Brasil
Deputado Jeová Campos critica aprovação de projeto que altera regras de registro de agrotóxicos e diz que Lula revogará
“O Brasil já liberou mais de dois mil agrotóxicos nos últimos quatro anos e essa lei chega para incentivar ainda mais o uso desenfreado de veneno na produção de alimentos no Brasil. Isso é um absurdo e se ela também for aprovada no Senado e sancionada por Bolsonaro, certamente terá vida breve, pois Lula, que será nosso próximo presidente, com certeza, não vai concordar com tal descalabro que compromete a saúde do brasileiro que, cada vez mais, adoece com câncer também causado por uso indiscriminado de agrotóxicos em nossos alimentos”, afirmou hoje (10), o deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Jeová Campos.
O parlamentar se referia ao Projeto de Lei 6299/02 aprovado nesta terça-feira (09) pela Câmara dos Deputados, por 301 votos a favor, 150 contra e duas abstenções. O PL revoga a lei atual sobre agrotóxicos (Lei 7.802/89), mantendo alguns de seus dispositivos e revogando outros fixando prazo para a obtenção de registro de agrotóxicos no Brasil, centralizando no Ministério da Agricultura as tarefas de fiscalização e análise desses produtos para uso agropecuário e ainda prevê a concessão de registro temporário se o prazo não for cumprido.
“De fato a legislação que rege essa matéria é antiga, data de 1989 e não atende mais as necessidades técnicas de avaliação dos produtos, mas, daí a liberar o uso de agrotóxicos desta forma, centralizar decisões importantes apenas no Ministério da Agricultura, que hoje defende o agronegócio, é como bem disse a Miriam Leitão: é entregar o galinheiro para a raposa tomar conta”, afirmou Jeová, lembrado que esse ‘PL do Veneno’ é um retrocesso na política nacional de produção de alimentos. “Esse governo está acabando com o país e agora quer comprometer a saúde dos brasileiros e nós não podemos aceitar isso calados”, criticou o parlamentar, destacando que se o PL for aprovado no Senado do jeito que está uma série de exigências que tornam mais seguro a produção de alimentos no país deixam de existir em detrimento da saúde do povo. “Vamos lutar contra isso, mas, se for aprovado e sancionado, Lula revogará em 2023”, finaliza Jeová.
- Deputado Jeová Campos critica aprovação de PL que muda regras sobre agrotóxicos no Brasil
Complexo de Patos tem apresentado altas taxas de ocupação em todas as áreas da unidade
O caso do Sr. João Freire de Oliveira, de 61 anos, que estava aguardando uma vaga no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), desde a última segunda-feira (07), e conseguiu ser transferido da UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda nesta quarta-feira (09), ilustra bem a situação da alta demanda vivenciada pela unidade e que tem lotado enfermarias e UTIs nas últimas semanas. E a lotação dos leitos não se restringe aos casos de pacientes com Covid. “Por mais esforços que a nossa equipe faça para remanejar leitos e colocar leitos extras, é preciso reiterar que nossa capacidade é de 156 leitos, dos quais 130 se destinam a internação em vários setores da unidade, incluindo os pacientes com Covid, e 26 leitos destinados a Urgência e Emergência”, afirma o diretor geral do CHRDJC, Francisco Guedes, lembrando que quando não há mais leitos disponíveis, só é possível admitir novos pacientes com a alta dos que estão internos.
O diretor técnico do Complexo, Dr. Pedro Augusto, lembra que a unidade teve um ambiente tranquilo em novembro e dezembro, mas, que em janeiro e até agora em fevereiro começou o agravamento de uma situação epidemiológica com o aumento dos casos de Covid e da gripe Influenza, além de uma crescente demanda por pacientes que necessitam de cirurgias e internações em função de outras doenças e problemas. “No plantão do último final de semana, por exemplo, a gente teve um aumento de quase 50% nos atendimentos de Urgência e Emergência em relação ao final de semana anterior e realizamos 26 cirurgias, sendo 20 de emergência e boa parte deste pacientes precisaram ficar internados para cuidados posteriores”, explica o médico.
Outras questões que também limitam a disponibilidade e rotatividade de leitos é a longa permanência de pacientes em UTIs e Enfermarias. “Atualmente, temos pacientes que estão na UTI à 39 dias, 38 dias, 30 dias, 26 dias e até um paciente que completou 107 dias de internação na UTI Covid”, afirma a Chefe do Núcleo Médico do Complexo, Dra. Jaquelline Andrade que acompanha o fluxo nas UTIs cotidianamente. Nas enfermarias também têm pacientes que já estão no hospital há 22 dias, 20 dias, 19 dias, 18 dias e 15 dias. “Só a vacância e rotatividade de leitos nas situações de alta médica, de transferência ou de óbitos”, reitera a médica.
O diretor do Complexo explica que várias ações internas já foram adotadas para minimizar essa questão da falta de leitos frente à essa alta demanda de pacientes que necessitam de internação. “Uma das enfermarias do Hospital do Bem com 11 leitos, foi direcionada para acolher os pacientes da Ortopedia, essa semana colocamos cinco leitos extras na área vermelha, aumentando a capacidade de atendimento para nove pacientes, já que lá já existiam quatro leitos, redirecionamos pacientes de clínica cirúrgica para o setor de ortopedia, entre outras ações”, destaca Francisco Guedes, lembrando que os últimos dias não têm sido tempos fáceis. “Todos os dias a gente tem que se reinventar para poder atender a população em suas necessidades, mas é preciso que todos entendam que qualquer unidade de saúde, seja ela pública ou privada, tem suas limitações, mas estamos fazendo o nosso melhor”, reitera ele.
O censo de ocupação de leitos da noite desta terça-feira (08) mostrava que todos os sete leitos da Clínica Médica Masculina e todos os cinco leitos da Clínica Médica Feminina também estavam ocupados. Os 12 leitos de Ortopedia do Complexo e os outros 11 que funcionam no Hospital do Bem também estavam lotados. Os 10 leitos de UTI Covid também estavam ocupados na noite desta terça-feira, assim como os 11 leitos da área amarela (sendo um deles extra) também permanecia lotado. Os seis leitos de cirurgia geral e vascular masculino e os seis leitos de cirurgia geral e vascular feminino também estavam com sua capacidade máxima ocupada neste dia 8/02.
No setor Covid
Em relação a ocupação de leitos Covid no Complexo, o boletim da manhã desta quinta-feira (10) mostra que dos 10 leitos de UTI Covid, nove estão ocupados e dos 32 leitos de enfermaria Covid dezessete estão ocupados e mais dois pacientes já estão regulados para serem internados no setor de isolamento Covid da unidade.
- Cinco leitos extras foram colocados na Área Vermelha para atender a alta demanda de pacientes
- Complexo de Patos está com alta taxa de ocupação
- Diretor geral do Complexo, Francisco Guedes está atento a essa alta taxa de ocupação e junto com sua equipe tem buscado soluções para atender a demanda
Deputado Jeová Campos cumpre agenda em Brasília com pautas sobre recursos hídricos, educação e saúde
O deputado estadual Jeová Campos anunciou na sessão da ALPB, desta terça-feira (08), que vai cumprir agenda em Brasília, no restante desta semana. Em pauta, a questão do aproveitamento das águas da Transposição do Rio São Francisco e ainda a situação do Hospital Universitário Júlio Bandeira ( HUJB ) , de Cajazeiras. “É preciso aprofundar o debate sobre o que fazer com as águas da Transposição do Rio São Francisco e também defender que o hospital universitário infantil continue a atender de portas abertas”, disse Jeová ao anunciar a viagem
“Se antes a nossa luta era para a chegada das águas, que agora é real, o momento pede agora uma política de governo para aproveitar essa riqueza hídrica, seja na pesca, na agricultura, enfim, pouco adianta ter água corrente no Rio Piranhas e não ter projetos para aproveitar essa riqueza de forma inteligente e que promova o desenvolvimento e progresso”, disse o parlamentar que vai bater em ministérios afins para ver se há algum encaminhamento neste sentido pelo Governo Federal e sugerir algumas ações neste sentido.
Segundo o deputado, ele vai aproveitar essa agenda em Brasília para ir à sede do Ministério da Educação para tratar desta questão do Hospital Universitário de Cajazeiras. “Não tem sentido a unidade deixar de prestar os serviços de pronto atendimento às crianças de Cajazeiras e região. Isso representa um retrocesso para a saúde da região e prejuízo para as crianças que não mais terão pronto atendimento em Pediatria na unidade”, afirmou Jeová, que vai sugerir aos ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Saúde, Marcelo Queiroga, que contratem, em caráter de urgência, médicos Pediatras para o hospital.
O presidente da ALPB, Adriano Galdino, aproveitou que Jeová vai à Brasília e pediu ao parlamentar para solicitar do Governo Federal a liberação das águas do São Francisco. “As águas do São Francisco estão inundando cidades com as cheias e aqui na Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará está faltando água. Boqueirão está somente com 28% de água. Não tem sentido nenhum o Rio com esse volume enorme de água e o Governo Federal segurando essa água porque não quer pagar os custos com gastos de energia para mover os equipamentos de bombeamento. Veja se consegue sensibilizar o ministro para liberar isso o quanto antes”, disse Galdino, desejando a Jeová uma boa viagem e assegurando que os requerimentos do parlamentar serão votados em plenário.
- Deputado Jeová Campos cumpre agenda em Brasília até sexta-feira
ALPB aprova Moção de Aplauso a estudante Yasmin Lucena autora de artigo sobre a importância da leitura
Recentemente, a jovem estudante paraibana Yasmim Lucena Lins, de apenas 13 de idade, surpreendeu a todos com um brilhante artigo, intitulado ‘A Importância da Leitura na Formação do Individuo e da Sociedade’. E, nesta terça-feira (08), os deputados estaduais aprovaram uma Moção de Aplauso reconhecendo o talento desta estudante paraibana. A iniciativa em homenagear a estudante foi do deputado Jeová Campos e foi aprovada, por unanimidade, durante sessão nesta terça-feira (08).
“Yasmin Lucena Lins, como dito acima, tem apenas 13 de idade, mas possui uma capacidade de entendimento de um jovem de idade mais adulta. Não temos dúvida que tudo isto é fruto de uma educação de qualidade. O Professor e Filósofo Paulo Freire destacava que a ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo, portanto, a homenageada deve ter o reconhecimento deste Poder Legislativo Estadual Paraibano pelo que representa para a educação paraibana”, justificou Jeová.
A seguir, a íntegra do artigo:
“A leitura auxilia a vida desde o momento em que aprende[1]se os primeiros símbolos, portanto, esta não está vinculada somente a livros, mas também à imagens do cotidiano. O hábito de ler, seja por prazer, estudar ou para se informar, gera inúmeros benefícios como: estimulação da criatividade e da imaginação, maior conhecimento da norma culta e da língua escrita, formação de senso crítico e de interpretação e dinamismo do raciocínio, Contudo, muitos não desenvolvem tal costume, devido estrutura de ensino fraco, baixo estímulo ou a maior familiaridade com a tecnologia.
Para além disso, estudiosos apontam que o ato de ler é muito importante e prazeroso na medida em que reduz o estresse ao mesmo tempo que estimula reflexões. Por este motivo, esta prática deve ser desenvolvida desde a infância, assim teremos mais facilidade no desenvolvimento educacional dos indivíduos e da sociedade, sendo que tanto leitura quanto escrita são práticas sociais de suma importância que proporcionam o desenvolvimento do intelecto, cognição e comunicação humana.
Por ano, o brasileiro lê em média 2,43 livros, segundo pesquisas vários fatores contribuem para a falta de costume em ler, como analfabetismo, desigualdade social e falta de estrutura educacional que atinge 11,8 milhões de brasileiros de acordo com o IBGE. O estudo revelou que 30% da população nunca comprou um livro. Deste modo, leitura e informação são fundamentais na formação de uma sociedade consciente, sendo elas o meio de construirmos nossas próprias idéias e conceitos, criarmos e discernimos fatos e opiniões. A leitura nos completa, orienta, ajuda a discutir, fundamentar e questionar ideias, conceitos e normas. Somos o que somos enquanto sociedade, aprendendo cada vez mais a nos construir, através de leituras ou estudos éticos responsáveis pela nossa formação como cidadãos a optar a agir em nosso contexto social, pois um país rico é um país de leitores”.
- Estudante paraibana Yasmim Lucena Lins recebe Voto de Aplauso da ALPB por artigo que escreveu
Jeová chama atenção para a atual problemática de falta de pediatras para atendimento no Hospital Universitário Infantil de Cajazeiras
“Hoje, em Cajazeiras, estamos vivendo um momento bastante sensível no que diz respeito ao atendimento às crianças. E qual é o problema? É o reduzido número de pediatras de plantão, por causa do afastamento de alguns profissionais por conta do Covid e por outros motivos, mas, o fato é que por conta disso estão querendo reduzir o atendimento à população e acabar com o pronto-atendimento. Sinceramente, isso é um retrocesso profundo que prejudicará as crianças de Cajazeiras e região”, disse hoje (08) o deputado estadual Jeová Campos, durante sessão da ALPB.
O parlamentar disse que ao deixar de ser uma unidade de portas abertas, mesmo que momentaneamente, a saúde infantil de Cajazeiras voltará aos velhos tempos. “Vamos retroceder ao tempo em que nossas crianças não tinham esse atendimento e que precisavam se deslocar para unidades de outras cidades para serem atendidas. Isso não tem sentido”, reiterou Jeová, destacando que sua fala não era nenhuma crítica ao reitor da UFCG, Antônio Fernandes, mas o relato de uma situação preocupante. “Tenho admiração e respeito por Antônio, mas não posso me calar diante desta situação. Estou colocando o problema aqui e também o meu mandato para juntos encontrarmos uma solução para que o hospital universitário não deixe de atender como hospital de portas abertas, porque se fecharmos essa porta estaremos comprometendo a saúde das crianças do sertão da Paraíba”, disse Jeová, sugerindo a contratação emergencial de profissionais para assegurar esse serviço.
O parlamentar lembrou que o Hospital Infantil Júlio Maria Bandeiro de Melo foi criado em 1971, inicialmente, como uma fundação mantida pelo antigo INPS e que apesar de todas as limitações técnicas, o hospital tinha à frente um homem generoso, de coração cristão que fazia do sacerdócio da Medicina a sua vida. “Dr. Júlio Maria Bandeiro de Melo criou o hospital das crianças de Cajazeiras, que passou por muitas dificuldades até a chegada da UFCG, que fez a incorporação da unidade, o transformado em hospital federal e sendo um hospital federal pôde ter um atendimento mais qualificado”, finalizou Jeová.
- Deputado Jeová chamou atenção para situação do hospital infantil de Cajazeiras

















