Author: News Comunicação
Aumento dos casos de Covid faz Hospital de Patos reabrir duas enfermarias de isolamento
Ao mesmo tempo em que a Secretaria de Saúde do Estado anunciou que já está trabalhando para reativar leitos destinados a Covid em todas regiões da Paraíba, mediante o novo aumento dos casos da doença, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) já se adiantou e reativou, essa semana, duas enfermarias de isolamento, uma masculina e uma feminina, com 12 leitos, sendo sete masculinos e seis femininos.
O diretor técnico do hospital, Dr. Pedro Augusto, explica que apesar o aumento de casos confirmados da doença em nível ambulatorial, na unidade não há ainda uma demanda muito grande para casos graves e de internação. “Dos nossos 12 leitos, por exemplo, apenas quatro estavam ocupados nesta quinta- feira e o máximo que a gente teve de ocupação nos últimos dias foram oito leitos”, afirma o médico.
Ainda segundo ele, a maioria dos pacientes admitidos no setor Covid é de pessoas que chegam ao hospital por outras demandas, a exemplo de acidentes, e que por causa da obrigatoriedade da realização da testagem para Covid, que passou a ser protocolo da unidade, esses pacientes positivam e precisam ser isolados. “Pacientes com sintomas Covid que foram internados por causa do agravamento da doença foram muito poucos, o que comprova a eficácia da vacina na redução das internações hospitalares”, reitera Dr. Pedro.
Além de Patos, os hospitais de Pombal, Cajazeiras, Piancó, e Campina Grande estão reativando leitos que haviam sido destinados a internações de outras doenças. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (07), ao programa F5online, da Rádio Pop FM, pela secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega. Ela disse que a SES está monitorando o crescimento dos casos com internações. “Em maio verificamos um aumento leve, em junho tivemos 170 internações e agora em julho poderemos ter o dobro dessas internações”, revelou a secretária, lembrando que está programado uma vacinação em massa nos dias 30 de julho, dia 27 de agosto e 24 de setembro. “Vamos atualizar a vacinação de Covid e de todas previstas no calendário que está em um nível muito baixo”, destacou ela.



Hospital de Patos muda fluxo no Pronto Socorro e melhora e agiliza atendimento à população
A partir desta sexta-feira (08), o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) começa a operar com nova dinâmica em seu Pronto Socorro. A mudança que vai possibilitar melhorar e agilizar o atendimento aos pacientes, inclui a criação de uma nova Área Verde, que vai contar com um médico 24h, além de uma equipe composta por uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem. Essa área será reservada a pacientes que apresentam sintomas leves. Neste novo espaço, os pacientes são prontamente atendidos pelo médico que os avalia e a equipe dá os encaminhamentos necessários agilizando, inclusive, a administração da medicação prescrita.
Além desta mudança, a nova dinâmica muda o fluxo da antiga Área Amarela que passa a ser a Área Laranja que vai funcionar como uma unidade semi-intensiva, que também terá aparelhos de ventilação mecânica, para atender pacientes que aguardam vaga nas UTIs e que terão o suporte necessário enquanto aguardam os leitos de terapia intensiva, tendo à disposição o apoio e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
“Com essas mudanças, passamos a ter três UTIs, que somando dá 20 leitos, e mais 12 leitos na Área Laranja com ventilação mecânica, dispondo de 32 leitos de internamento com ventilação mecânica e ainda os quatro leitos da Área Vermelha, que são de estabilização, totalizando 36 leitos para pacientes graves”, explica o Diretor Clínico do Hospital, Dr. Pedro Augusto. Ele lembra que essas mudanças já fazem parte do Projeto Lean que visa a implantação de melhorias na Urgência e Emergência, propiciando maior rotatividade de leitos.
Na área Amarela continuam os pacientes que apresentam quadros que requer maior atenção, a realização de exames específicos para fechamento de diagnóstico e que aguardarão definição de necessidade de internação ou não. A Área Vermelha continua a ser um espaço para pacientes críticos, que precisam de monitorização e assistência mais especializada.










Novo mamógrafo digital e aparelhos de ultrasson já estão à disposição dos pacientes do Hospital de Patos
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) recebeu, no último dia 22, dois novos aparelhos de ultrassonografia, ambos da Marca GE. Um deles foi instalado no setor de Urgência e Emergência e o outro no Hospital do Bem. Ambos já estão em pleno uso pela unidade e à disposição dos pacientes. Além destes equipamentos, um novo mamógrafo digital que chegou no último dia 24, também já está realizando exames na unidade.
Apenas nos últimos seis meses, a unidade incorporou ao seu patrimônio novos equipamentos que ultrapassam os R$ 8 milhões em investimentos, com destaque para um novo Angiográfo, um novo tomógrafo de 64 canais, uma torre de videolaparoscopia, um novo aparelho de endoscopia.
O Diretor Administrativo do Complexo, Levi Firmino, explica que estes investimentos possibilitaram um salto de qualidade na prestação de serviços de exames de imagens na unidade nunca visto em outros tempos. “Recebemos num intervalos de apenas seis meses, todos esses equipamentos, incluindo esse tomógrafo da marca GE, de última geração que se encontra em fase final de instalação”, destaca o diretor. Ele lembra que após a conclusão da instalação do Tomógrafo, a equipe que ficará responsável pela operação do mesmo iniciará o treinamento com os técnicos da GE para começar a operar o aparelho. “A expectativa é que comecemos o segundo semestre já com o tomógrafo em pleno funcionamento”, reitera Levi.
Sobre o novo mamógrafo digital, o Diretor Administrativo lembra que esse equipamento chegou à unidade no último dia 24 e poucos dias depois já começou a seu utilizado. “O outro equipamento não pertencia ao Estado, ele era alugado, mas, esse que já está aqui é patrimônio da unidade e foi adquirido com recursos próprios do Governo Estadual”, destaca Levi.











Games Article content On Engadget
The blinking lighting and appliances and exciting jingles in casinos might encourage risky decision-making and potentially promote problem gambling behaviour, hints new research from the University of English Columbia. If you want to enjoy performing online video games merely you want a pc and an web relationship. Continue reading
Arraiá da Tetê festeja em ritmo de São João uma das mais tradicionais festas do NE
Arraiá da Tetê foi um sucesso
Além da animação, do ambiente detalhadamente decorado com motivos juninos, numa produção de André Luiz, de um repertório musical dos mais selecionados que privilegiou a autêntica música nordestina, tendo como primeira atração o DJ Rodrigo Svendsen, e depois Wando do Acordeon, passando pela participação do músico Mô Lima, que cantou algumas músicas em homenagem ao seu pai, Pinto do Acordeon, o Arraiá da Tetê 2022 consolidou sua marca com a sétima edição do evento que é uma das festas juninas mais animadas da capital paraibana. O salão do Restaurante Panorâmico do Clube Cabo Branco reuniu, na noite desta terça-feira (14), muita gente bonita, animada e alegre que dançou, festejou, se confraternizou e brindou essa festa autenticamente nordestina, entrando no clima junino em altíssimo alto astral.
Cenário
Logo na entrada, os convidados já se deparavam com um lindo bolo temático, com a assinatura da cake designer, Maria Helena Moura, que reproduziu imagens do cordel nordestino na iguaria multicolorida e deliciosa de três andares. Eles também se divertiram com uma janela estilosa, que serviu de moldura para muitas fotografias. No salão, mesas com toalhas coloridas e floridas, complementavam o cenário da festa que contou ainda com uma grande e diversificada mesa de frutas e coquetéis, que enalteceu a marca da Cachaça São Paulo, empresa parceira do evento. O empresário Múcio Fernandes e sua filha, Luciana, prestigiaram a festa e se divertiram também.
Primeira parte
Na primeira parte da festa, a anfitriã Thereza Madalena recepcionou seus convidados ao som do DJ Rodrigo Svendsen e depois fez questão de passar de mesa e mesa cumprimentando todos. Muita gente foi em grupos, inclusive, com vestidos multicoloridos, a exemplo das alunas da hidromassagem, da professora Julietty Shenya, que contou com mais de 20 integrantes, cada uma mais animada que a outra. Abrindo a segunda parte da festa e bem ao estilo glamoroso de Thereza, ela surgiu com novo figurinho, que a exemplo do primeiro, assinado pela estilista Edna Martins tinha muito brilho, cores fortes e saia rodada.
Homenagem a Pinto do Acordeon
Antes da segunda parte da festa, o cantor Mô Lima fez uma emocionante apresentação em memória de seu pai, Pinto do Acordeon, que era um dos homenageados da noite. Madalena, viúva e mãe do músico, acompanhou emocionada a homenagem. “Estou feliz e grata por você Thereza homenagear o meu marido, Pinto do Acordeon em seu Arraiá deste ano”, disse ela.
Segunda parte e homenagens
Na sequência, e vestida com uma criação de Isau Firmino, da Rataplan, Thereza anunciou as homenagens, que já é uma marca dos eventos promovidos por ela. Começando com o casal de noivos, a jornalista Ceres Leão e seu esposo, Kadu Martins, que também foram noivos numa das edições do Arraiá, antes do casamento oficial, e que nesta edição estavam acompanhados da filha, Kayla. Teve homenagem para as crianças Pietra, Bianca, Letícia e Ana Emília, para a madrinha deste ano, a Dra. Vanicleite Leite que recebeu a faixa da empresária, Patrícia Sales, ambas, com produções juninas lindíssimas e riquíssimas em detalhes de renda, brilho e cores. Houve ainda a homenagem para a Diretora do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha e a corretora, Karla Bezerra Cavalcante, como Destaques. A Rainha da festa foi a empresária, Maria Auxiliadora Cardoso, proprietária da Baú Chic.
Quadrilha prá lá de animada
Depois das homenagens, foi a vez dos pares formarem a quadrilha e ganharem o salão. Num alavantú e anarriê conduzidos pela irreverência do Palhaço Pipi, que por sinal também estava lindo num figurino onde o brilho e o amarelo se destacavam, os casais se divertiram bastante. Os convidados de Thereza Madalena capricharam no visual, a maior parte deles estava com figurinos multicoloridos, estilosos e ricamente trabalhados, a exemplo dos casais Patrícia e Alberto Jorge e Alda e André Luiz. E teve também quem fosse comemorar o aniversário lá, como bem fez a médica Shirlane Frutuoso, que num look pra lá de bonito e em meio a numeroso grupo de amigos e familiares brindou o dom da vida em ritmo de forró.
Presença da São Braz
Antes de irem embora, na saída da festa, os convidados ainda puderam se deliciar com o gostinho inigualável do Café São Braz que, aliás, ficou disponível para degustação durante toda a festa numa mesa exclusiva da marca, estrategicamente colocada na porta principal e receberem, como lembrança, deliciosos bem-juninos da Marriage Doces Finos. Os deliciosos coquetéis preparados com a cachaça São Paulo também fizeram sucesso e foram acompanhamentos perfeitos para as variadas iguarias da festa que incluiu bolos, comidas típicas e pratos quentes.
Um brinde ao dom da vida e a alegria de viver
“Faço esse arraial com muito carinho, cuido dos mínimos detalhes para que meus convidados tenham uma noite alegre e divertida e foi isso que aconteceu hoje aqui. Todos saíram ainda mais alegres do que chegaram. Depois de dois anos de pandemia, brindar e comemorar a vida em ritmo de forró, no Arraiá da Tetê, é tudo de bom”, disse a anfitriã, agradecendo a Deus, a seu filho Wladimir, as pessoas que a ajudaram a realizar o Arraiá, a todos e todas que prestigiaram a festa e, especialmente, a irmã Madalena Thereza, seu apoio maior no dia a dia e na concretização de um evento que transcorreu super bem organizado, graças também ao apoio e profissionalismo do cerimonialista Filip Miranda e sua esposa Karina Marques, que junto com sua equipe deram um show de competência e simpatia.
Parceiros & Patrocinadores
Nos seus agradecimentos, Thereza Madalena destacou o trabalho da News Comunicação, da jornalista Eliane Sobral, que criou todo o material publicitário do evento e cuidou de sua divulgação na Imprensa e agradeceu a empresa Technology Eventos, que colocou um painel de led no salão onde ficou sendo projetado as marcas dos parceiros do Arraiá. Ela também destacou o apoio de seus patrocinadores: Unitrans, Café São Braz, Feira Brasil Mostra Brasil, Uniesp, Unidas Mercedes-Benz e Cachaça São Paulo e agradeceu os fotógrafos Dalva Rocha e Osmar Santos, e a DVD Stúdio, de Norberto Oliveira, que registraram os momentos e ainda o apoio da TV Master, emissora onde a apresentadora atua e do vice-presidente do Clube Cabo Branco, Gilberto Ruy, que foi um super parceiro do evento.
Arraiá da Tetê festeja em ritmo de São João uma das mais tradicionais festas do NE
Além da animação, do ambiente detalhadamente decorado com motivos juninos, numa produção de André Luiz, de um repertório musical dos mais selecionados que privilegiou a autêntica música nordestina, tendo como primeira atração o DJ Rodrigo Svendsen, e depois Wando do Acordeon, que fez uma apresentação primorosa, passando pela participação do músico Mô Lima, que cantou algumas músicas em homenagem ao seu pai, Pinto do Acordeon, o Arraiá da Tetê 2022 consolidou sua marca com a sétima edição do evento que é uma das festas juninas mais animadas da capital paraibana. O salão do Restaurante Panorâmico do Clube Cabo Branco reuniu, na noite desta terça-feira (14), muita gente bonita, animada e alegre que dançou, festejou, se confraternizou e brindou essa festa autenticamente nordestina, entrando no clima junino em altíssimo alto astral.
Logo na entrada, os convidados já se deparavam com um lindo bolo temático, com a assinatura da cake designer, Maria Helena Moura, que reproduziu imagens do cordel nordestino na iguaria multicolorida e deliciosa de três andares. Eles também se divertiram com uma janela estilosa, que serviu de moldura para muitas fotografias. No salão, mesas com toalhas coloridas e floridas, complementavam o cenário da festa que contou ainda com uma grande e diversificada mesa de frutas e coquetéis, que enalteceu a marca da Cachaça São Paulo, empresa parceira do evento. O empresário Múcio Fernandes e sua filha, Luciana, prestigiaram a festa e se divertiram também.
Na primeira parte da festa, a anfitriã Thereza Madalena recepcionou seus convidados ao som do DJ Rodrigo Svendsen e depois fez questão de passar de mesa e mesa cumprimentando todos. Muita gente foi em grupos, inclusive, com vestidos multicoloridos, a exemplo das alunas da hidromassagem, da professora Julietty Shenya, que contou com mais de 20 integrantes, cada uma mais animada que a outra. Abrindo a segunda parte da festa e bem ao estilo glamoroso de Thereza, ela surgiu com novo figurinho, que a exemplo do primeiro, assinado pela estilista Edna Martins tinha muito brilho, cores fortes e saia rodada.
Antes da segunda parte da festa, o cantor Mô Lima fez uma emocionante apresentação em memória de seu pai, Pinto do Acordeon, que era um dos homenageados da noite. Madalena, viúva e mãe do músico, acompanhou emocionada a homenagem. “Estou feliz e grata por você Thereza homenagear o meu marido, Pinto do Acordeon em seu Arraiá deste ano”, disse ela.
Na sequência, e vestida com uma criação de Isau Firmino, da Rataplan, Thereza anunciou as homenagens, que já é uma marca dos eventos promovidos por ela. Começando com o casal de noivos, a jornalista Ceres Leão e seu esposo, Kadu Martins, que também foram noivos numa das edições do Arraiá, antes do casamento oficial, e que nesta edição estavam acompanhados da filha, Kayla. Teve homenagem para as crianças Pietra, Bianca, Letícia e Ana Emília, para a madrinha deste ano, a Dra. Vanicleite Leite que recebeu a faixa da empresária, Patrícia Sales, ambas, com produções juninas lindíssimas e riquíssimas em detalhes de renda, brilho e cores. Houve ainda a homenagem para a Diretora do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha e a corretora, Karla Bezerra Cavalcante, como Destaques. A Rainha da festa foi a empresária, Maria Auxiliadora Cardoso, proprietária da Baú Chic.
Depois das homenagens, foi a vez dos pares formarem a quadrilha e ganharem o salão. Num alavantú e anarriê conduzidos pela irreverência do Palhaço Pipi, que por sinal também estava lindo num figurino onde o brilho e o amarelo se destacavam, os casais se divertiram bastante. Os convidados de Thereza Madalena capricharam no visual, a maior parte deles estava com figurinos multicoloridos, estilosos e ricamente trabalhados, a exemplo dos casais Patrícia e Alberto Jorge e Alda e André Luiz. E teve também quem fosse comemorar o aniversário lá, como bem fez a médica Shirlane Frutuoso, que num look pra lá de bonito e em meio a numeroso grupo de amigos e familiares brindou o dom da vida em ritmo de forró.
Antes de irem embora, na saída da festa, os convidados ainda puderam se deliciar com o gostinho inigualável do Café São Braz que, aliás, ficou disponível para degustação durante toda a festa numa mesa exclusiva da marca, estrategicamente colocada na porta principal e receberem, como lembrança, deliciosos bem-juninos da Marriage Doces Finos. Os deliciosos coquetéis preparados com a cachaça São Paulo também fizeram sucesso e foram acompanhamentos perfeitos para as variadas iguarias da festa que incluiu bolos, comidas típicas e pratos quentes.
“Faço esse arraial com muito carinho, cuido dos mínimos detalhes para que meus convidados tenham uma noite alegre e divertida e foi isso que aconteceu essa noite aqui. Todos saíram ainda mais alegres do que chegaram. Depois de dois anos de pandemia, brindar e comemorar a vida em ritmo de forró, no Arraiá da Tetê, é tudo de bom”, disse a anfitriã, agradecendo a Deus, a seu filho Wladimir, as pessoas que a ajudaram a realizar o Arraiá, a todos e todas que prestigiaram a festa e, especialmente, a irmã Madalena Thereza, seu apoio maior no dia a dia e na concretização de um evento que transcorreu super bem organizado, graças também ao apoio e profissionalismo do cerimonialista Filip Miranda e sua esposa Karina Marques, que junto com sua equipe deram um show de competência e simpatia.
Parceiros e Patrocinadores
Nos seus agradecimentos, Thereza Madalena destacou o trabalho da News Comunicação, da jornalista Eliane Sobral, que criou todo o material publicitário do evento e cuidou de sua divulgação na Imprensa e agradeceu a empresa Technology Eventos, que colocou um painel de led no salão onde ficou sendo projetado as marcas dos parceiros do Arraiá. Ela também destacou o apoio de seus patrocinadores: Unitrans, Café São Braz, Feira Brasil Mostra Brasil, Uniesp, Unidas Mercedes-Benz e Cachaça São Paulo e agradeceu os fotógrafos Dalva Rocha e Osmar Santos, e a DVD Stúdio, de Norberto Oliveira, que registraram os momentos e ainda o apoio da TV Master, emissora onde a apresentadora atua e do vice-presidente do Clube Cabo Branco, Gilberto Ruy, que foi um super parceiro do evento.
A privatização da Eletrobras pode inviabilizar o Projeto das Águas da Transposição denuncia deputado Jeová Campos
“A privatização da Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.) terá impacto direto na gestão das águas da Transposição do Rio São Francisco porque os futuros donos da Eletrobras vão querer controlar os rios, que são importantes patrimônio da nação brasileira”, alertou hoje (10), o deputado estadual paraibano, Jeová Campos. Presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, Jeová argumenta que se isso ocorrer, o capital especulativo passará a ser o dono das grandes geradoras de energia que são as usinas hidrelétricas tendo, inclusive, o controle da vazão dos rios. “Ai, eles terminarão tendo o controle da gestão das águas, inviabilizando o projeto da Transposição”, reitera o parlamentar.
Acreditando na eleição de Lula, segundo apontam as pesquisas de opinião que dão larga vantagem ao candidato petista, o parlamentar paraibano disse que defenderá junto ao presidente Lula a revogação dessa decisão. “Essa privatização, quer entregar o patrimônio nacional a preço de banana, pois estamos nos referindo a uma empresa que valeria hoje, no mínimo, R$ 400 bilhões, e querem ‘vender’ esse empresa estratégica, cujo patrimônio foi avaliado pelo governo em R$ 67 bilhões, mas, na verdade equivale a pelo menos R$ 130,4 bilhões”, denuncia Jeová, lembrando que nenhum país cuja matriz energética tem a hidroeletricidade como parte significativa privatizou seu setor elétrico, a exemplo dos EUA, China, Canadá, Suécia, Rússia e outros países.
O deputado lembra ainda que essa venda ofende os interesses da soberania brasileira e do povo brasileiro. “Essa privatização como as demais significará a entrega ao capital especulativo estrangeiro da principal fonte de energia nacional que a elétrica. Esse é um crime de lesa pátria e só há uma forma de resolver isso. É o eleitor no dia 2 de Outubro retirar do poder, definitivamente, Bolsonaro e toda a sua equipe liderada por Paulo Guedes”, afirma Jeová, lembrando que a pressa por privatizar, a falta de transparência e os valores envolvidos que são muito abaixo do que a empresa vale, por si só, já seriam justificativas convincentes para colocar em suspeição essa operação.
A diferença de avaliação entre o preço real e o estipulado pelo governo foi, inclusive, um dos argumentos do ministro Vital do Rêgo, do TCU, para votar contra a privatização da empresa nos moldes definidos pelo governo, o que, infelizmente, foi aprovada pelo tribunal. Em seu voto discordante, o ministro apontou equívocos nas estimativas de preço de energia em longo prazo, no risco hidrológico e na taxa de desconto do fluxo de caixa, elementos que, segundo ele, foram desconsiderados no cálculo de precificação realizado pelo governo. O representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários, Ikaro Chaves, chama atenção para outra questão. A de que a privatização também deve significar aumento na conta de luz para o consumidor.
Qual a proposta
Na proposta de privatização da Eletrobras, o governo pretende vender novas ações para reduzir sua participação no capital social, criando uma empresa sem controle definido. A privatização da Eletrobras se dá por meio de uma capitalização na Bolsa de Valores. Com isso, a participação do governo na empresa é reduzida para cerca de 45%. A principal mudança com a privatização é que a iniciativa privada passará a deter a maior parte do capital acionário, consequentemente, o controle da empresa que tem 105 usinas, entre elas 36 hidrelétricas, incluindo a Belo Monte, 10 termelétricas, duas termonucleares, 20 eólicas e uma solar.

Hospital Regional de Queimadas tem significativo aumento do número de atendimentos em Maio comparado a Abril
O balanço de atividades do Hospital Regional de Queimadas, referente ao período de 1º a 31 de maio, mostra que a unidade, que integra a rede estadual de saúde, teve um aumento significativo de atendimentos comparado ao mês anterior. Enquanto que em abril, o hospital realizou 6623 atendimentos, entre cirurgias, partos, internações, atendimentos ambulatoriais e de urgência, exames de imagens e laboratoriais, no mês de maio a unidade registrou 8.394, ou seja, 1.771 casos a mais que o registrado em abril. O hospital é referência para 14 municípios da região metropolitana de Campina Grande, inclusive, em obstetrícia.
Em maio, houve 70 partos na unidade, sete a mais que no mês anterior, sendo 23 normais e 47 cesáreos. O quantitativo de cirurgias, 236 no total, também foi maior que no mês anterior, quando foram realizados 145 procedimentos cirúrgicos. Desta vez, foram 78 cirurgias eletivas, nove de emergência, 102 pequenas cirurgias e 47 cesáreas. Foram feitas ainda durante o mês 63 transferências para outros serviços.
Durante o mês de maio foram feitos 1640 atendimentos de urgência, 683 atendimentos ambulatoriais, 148 consultas obstétricas e 21 consultas ginecológicas. Foram feitas ainda 70 internações clínicas e outras 55 pediátricas. A unidade realizou 3947 exames laboratoriais, 1043 exames a mais que os realizado em abril, que foi 2904 no total. O quantitativo de Raios-X também foi maior em maio (994) comparado a abril (744). Ao longo do mês de maio, 514 pacientes ficaram em observação de 24h na unidade por causas diversas, também um quantitativo maior que o mês anterior, quando 373 ficaram em observação.
O diretor geral do Hospital Geral de Queimadas, Dr. Flávio Daniel, atribuiu o aumento significativo de demanda da unidade a retomada da vida social e do aumento da circulação das pessoas com o fim da pandemia. “Agora, todos estão podendo circular mais tranquilamente o que aumenta as ocorrências de acidentes e também a procura por serviços que antes iam sendo adiados em função das medidas restritivas impostas pela pandemia do Covid”, afirma o médico, enaltecendo que mesmo com esse aumento expressivo de demanda, em função da unidade está plenamente abastecida de insumos, medicamentos e suprimentos todos os serviços foram prestados sem nenhuma intercorrência ou atraso.






Os 65 anos da Asplan e a atuação do presidente da Associação Canavieira são reconhecidos pela ALPB durante Sessão Especial
Há 65 anos, a Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) acompanha o dia a dia dos produtores canavieiros paraibanos, dando-lhes o apoio necessário para que a cultura mais significativa do Estado continue gerando empregos, divisas, desenvolvimento e progresso. E nesta quarta-feira (08), a importância desta entidade, que congrega cerca de 1.800 associados, foi reconhecida pela Assembleia Legislativa com a realização de uma Sessão Especial. E a solenidade também marcou o reconhecimento do trabalho, da trajetória, da liderança e da contribuição do atual presidente da Asplan, José Inácio de Morais, para o desenvolvimento da Paraíba, outorgando-lhe a mais alta comenda da ALPB, a Medalha de Epitácio Pessoa. A propositura de homenagem à Asplan foi do deputado Tovar Correia Lima, que presidiu os trabalhos, enquanto que o deputado João Gonçalves, que secretariou a sessão, foi o autor da outorga da Medalha. A solenidade, bastante prestigiada, aconteceu no auditório da Asplan, em João Pessoa.
Antes de a sessão legislativa ser iniciada, o cerimonialista e jornalista, Aldo Schueller, apresentou a Asplan e falou sobre o homenageado, que é filho, neto e bisneto de produtores canavieiros e está em seu terceiro mandato à frente da Associação paraibana. Na sequência, o deputado Tovar Correia Lima chamou as autoridades que compuseram a mesa, pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas do Covid, como manda o Regimento da Casa em todo início de sessão e, em seguida, chamou o músico Mô Lima para executar o Hino Nacional com sua sanfona, o que emocionou a todos e já deu o tom do que seria essa dupla homenagem.
O primeiro parlamentar a falar foi o deputado Trocolli Júnior que enalteceu as qualidades do líder setorial e do cidadão, José Inácio. “Essa é uma homenagem justíssima e eu estou muito feliz de ver a ALPB reconhecer um homem de palavra e honesto, trabalhador e que muito contribui com a economia paraibana”, disse Trocolli. Coube ao deputado Tovar, em seguida, falar sobre a importância da Asplan e justificar a propositura de sua autoria em homenagem a entidade. “É uma honra participar deste momento e ter sido o autor desta sessão, pois a Asplan é uma entidade séria, muito importante não apenas para o segmento produtivo, mas, para toda a Paraíba. Nosso estado tem uma dívida de gratidão com todos vocês que integram essa associação, pois vocês tiram riqueza da terra e nos devolvem com a geração de empregos, divisas, com progresso e desenvolvimento”, enfatizou Tovar, destacando números e dados que enaltecem o setor sucroenergético paraibano, a exemplo da geração de cerca de 44 mil empregos em épocas de safra.
Coube ao diretor financeiro da Asplan, Oscar Gouveia, fazer uma apresentação do homenageado. “José Inácio é um amigo irmão, sempre atento e solidário ao próximo, revelando-se um ser humano carismático e possuidor de um grande coração. Outra qualidade é sua fé, sempre presente nas suas ações. É nosso privilégio ter à frente de nossa associação um líder nato, de competência inigualável, incansável na busca de soluções, sendo um negociador habilidoso e com uma visão ampla e geral sobre os aspectos ligados ao universo canavieiro. É um profundo conhecer dessa cultura, como também do agronegócio. Apesar de não ter raízes ancestrais na Paraíba, foi aqui que criou vínculos e fincou raízes, sendo querido, admirado e respeitado por todos com quem ele convive. Ampliou horizontes e fronteiras de suas propriedades tendo a cana como principal cultura de suas atividades”, afirmou o Sr. Oscar.
Ainda sobre o homenageado, ele destacou: “Macaparana se orgulha deste filho e nós também e nos honramos com sua presença e atuação tão significativa em nosso estado, no nosso setor, na nossa associação e hoje estamos reafirmando todo o nosso prazer em participar desta solenidade que muito nos honra e envaidece. Sua retidão, competência e serviços prestados a nossa classe deixarão sua marca e exemplo a todas as gerações futuras seguidoras da prática canavieira”, finalizou ele que também falou sobre a importância da cultura canavieira em seus diversos segmentos e o compromisso da Asplan de atender e preservar os interesses de seus associados.
O deputado João Gonçalves falou em seguida enaltecendo as qualidades e diferencias do presidente da Asplan, José Inácio. “Não é porque José Inácio é meu amigo há mais de 40 anos que propus essa homenagem, isso por si só, não o faria merecedor desta grande honraria”, brincou o parlamentar. “José Inácio é merecedor desta Medalha porque ele é um líder respeitado, um cidadão de referência, um ser humano correto, um acervo vivo do agronegócio paraibano, um empresário de sucesso que emprega muita gente, já deixou sua marca na Secretaria de Agricultura como secretário-executivo e tem relevantes serviços prestados à Paraíba em mais de 40 anos que mora aqui”, destacou o parlamentar que entregou a Medalha junto com a esposa do homenageado Ana Izabel de Oliveira Araújo.
O Deputado Estadual do Rio Grande do Norte, Hermano Morais, primo do homenageado também se pronunciou. “Estou trazendo aqui meu abraço fraterno ao meu primo que está recebendo a maior comenda da Assembleia da Paraíba e, em nome de nossa família, quero agradecer essa homenagem que também se estende a Asplan pelos seus 65 anos de existência e bons serviços prestados ao desenvolvimento da Paraíba. Estamos muito orgulhosos deste reconhecimento”, disse o parlamentar, que também agradeceu o apoio que a Asplan deu para a revitalização da Associação de Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte.
O deputado Wallber Virgulino que prestigiou a sessão também se pronunciou destacando a importância da Asplan. “Essa é uma entidade que gera empregos e comemorar os 65 anos de atividades desta associação muito me alegra porque sempre estive do lado de quem produz”, enfatizou o parlamentar que pediu para subscrever a propositura do deputado Tovar.
O secretário de Agricultura do Estado, Rafael Lopes de Oliveira, que representou o governador João Azevêdo na solenidade, também falou e destacou a representatividade da Asplan no cenário econômico da Paraíba. “É um entidade que tem um peso significativo no desenvolvimento da Paraíba e na balança comercial do estado”, disse ele que, na ocasião, assinou o Certificado de Registro da Cooperativa dos Associados da Asplan – Coasplan.
A deputada Pollyana Dutra, o superintendente do INCRA, Kleber de Oliveira, o dirigente da Faepa, Mário Borba, o diretor da Giasa, Bruno Tavares de Mello, que representou as indústrias sucroenergéticas e Jorge Coelho da Famup, além do ex-senador Efraim Morais, completaram a composição da mesa de autoridades da Sessão Especial, mas, não fizeram discursos. A solenidade, que contou ainda com a presença do consultor da Unida, Gregório Maranhão, de diretores, associados e funcionários da entidade foi encerrada com uma bela apresentação do artista, músico e repentista Oliveira de Panelas, que cantou em versos, rimas e prosas os diferenciais da Asplan e do homenageado.
Discurso do presidente da Asplan
José Inácio de Morais falou durante 25 minutos, se emocionou ao falar dos pais, se empolgou ao falar de política, relembrou a trajetória e feitos da entidade que preside pela terceira vez, citando nominalmente seus antecessores, falou de sua origem na cidade de Macaparana (PE) e de sua história na Paraíba, fez uma declaração de amor em público para a esposa Ana, seus filhos e netos, e disse que a Medalha que recebia era partilhada com todos que integram a Asplan e o setor produtivo.
“Nasci em Macaparana, terra que me orgulha, de grandes políticos, vários governadores, e tive a sorte de nascer em uma família tendo meu pai agricultor e minha mãe professora e vim para a Paraíba e a Paraíba mudou o meu destino mesmo. Eu poderia ter ficado por lá, provavelmente, seria político, mas, o destino quis que eu viesse estudar em Areia e fazer o que eu mais gosto que é plantar cana e viver da agricultura. E aqui eu tive a felicidade de fincar minhas raízes, mas, tive também a sabedoria de voltar para Macaparana e trazer a moça mais bonita de lá, minha esposa Ana. Constitui minha família, que me honra demais, meus filhos e netos e virei presidente desta Associação”, disse ele.
O homenageado lembrou fatos destes 65 anos da Asplan. “São mais de seis décadas e isso não é fácil de conquistar. Aqui, nós temos muitos desafios. Mas, faço questão de voltar no tempo, lembrando que a associação foi criada pelo IAA, numa época de transição e se não fosse a Associação a classe média da agricultura quase toda tinha perdido as suas terras, com uma reforma agrária ao contrário. Com as regras do IAA fez com que o pequeno produtor pudesse continuar plantando sua cana e vendendo às usinas. O tempo passou e passamos por vários governos e em 1975 tivemos o Proálcool. Do início de nossa história até os dias atuais, enfrentamos várias crises, mas, sobrevivemos a todas elas. Chegamos a década de 90 e o presidente Fernando Henrique quase privatiza nosso banco de fomento, o Banco do Brasil, hoje temos outros bancos nos financiando e junto do agro, porque somos nós que carregamos esse país nas costas, embora sejamos tão criticados, mas, somos nós que produzimos riquezas”, reiterou ele.
Fez duras críticas ao que denominou ‘pseudoambientalistas’. “Eles não produzem nada e ainda fazem denúncias infundadas como a que denunciou que a água de João Pessoa estava contaminada. Tivemos que entrar numa cota e contratar um estudo, junto com outras empresas, para averiguar essa questão num custo de R$ 600 mil e depois de uma exaustiva pesquisa constaram que os produtores rurais não tinham relação com a poluição. Nós produtores produzimos com responsabilidade e não devemos nada a ninguém. Estamos fazendo o dever de casa e temos que nos orgulhar disso”, disse José Inácio que também se queixou da violência no campo.
“Como produtores nos preocupamos na questão da segurança, do meio ambiente, com a questão financeira, com os trabalhadores e a Asplan nos ajuda nisso tudo. Essa Associação sempre teve a sorte de contar com o trabalho de grandes homens, desde o primeiro presidente até os dias atuais. Eu quero agradecer a todos aqui, dizer da honra de ser presidente desta Casa, aos prefeitos que estão aqui que sabem da importância da cana para seus municípios A cana-de-açúcar gera emprego e renda no campo e onde não há cultivo há desemprego. Essa medalha muito me honra e divido ela com todos vocês aqui, especialmente, para todos que integram a Asplan”, afirmou ele, encerrando seu discurso com uma frase sempre pronunciada pelo presidente Jair Bolsonaro: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!”.
FOTOS: Walmar Pessoa, Washington Luis e Eliane Sobral













































Looks da Calzature para arrasar nas festas juninas
A empresária Fátima Lisboa, da Calzature, esteve no Programa de TV da apresentadora Thereza Madalena, no último sábado, mostrando looks super lindos e atuais de botas e bolsas para quem quiser arrasar nas festas juninas, inclusive, no Arraiá da Tetê, uma das prévias mais animadas, que acontece no próximo dia 14, a partir das 18h, no Restaurante Panorâmico do Clube Cabo Branco, em João Pessoa. E quem ainda não adquiriu o convite e senha para a sétima edição do Arraiá da Tetê, pode fazer pelos fones 99342-3075, 98809-0103 ou 3247-3557 ou enviar o pagamento via PIX (058.819.514-68) e receber sua senha, comodamente, na entrada do evento. O convite individual é R$ 130,00 e além do acesso à festa, está incluso comidas típicas e outras iguarias, além de sorteios e bebidas.
















































