Author: News Comunicação
O Clube Cabo Branco foi tomado pela militância que mostrou força e unidade em torno das candidaturas de Veneziano e Ricardo
“Foi uma festa muito bonita, com uma militância alegre, que deu uma demonstração de força e unidade em torno das candidaturas de Veneziano, Ricardo e demais companheiros. Foi uma festa democrática, que nos encheu de alegria e entusiasmo”, disse o deputado estadual Jeová Campos (PT), logo após sair da Convenção do PT, MDB e demais partidos, na manhã desta sexta (5).
A convenção oficializou a chapa ao governo da Paraíba com Veneziano Vital do Rêgo (MDB) como candidato a governador, tendo Maísa Cartaxo como vice, e o ex-governador Ricardo Coutinho ao Senado Federal, que tem na primeira suplência Jeová Campos, e na segunda, o empresário, Alexandre Santiago. A Convenção aconteceu na sede do Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa.
“Esse é um momento muito importante da política no país, nós precisamos derrotar o fascismo, enfrentar de forma firme e determinada a questão da fome, combater a carestia, a miséria, o Brasil precisa voltar a sorrir. O presidente Lula tem uma missão que é recuperar o Brasil para os brasileiros. Veneziano tem a missão de recolocar a Paraíba no caminho do desenvolvimento e Progresso e Ricardo terá atuação no Senado para ajudar a Paraíba nesta retomada e nós vamos junto defendendo tudo isso”, finalizou Jeová.





Hospital Regional de Queimadas teve quase oito mil atendimentos em julho
Durante o mês de Julho, o Hospital Regional de Queimadas registrou 7.885 atendimentos, dos quais 1.092 foram serviços de urgência. Entre os dias 1º e 31 do mês passado, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda 325 cirurgias, sendo 106 delas de Catarata, através do Programa Opera Paraíba. O hospital que é referência para a população de 14 municípios da região disponibiliza consultas, cirurgias, partos, exames, internações, além de atendimentos de urgência e emergência.
Referência também em obstetrícia, em Julho, nasceram no hospital 76 bebês, sendo 30 através de partos normais e outros 46 de procedimentos cirúrgicos. Neste período foram realizadas 179 consultas obstétricas e 23 ginecológicas. Na parte de pediatria, o hospital registrou 469 atendimentos a crianças e adolescentes, dos quais 40 precisaram de internações para cuidados posteriores. Entre os dias 1º e 31 de julho, o hospital também realizou quase cinco mil exames (4.750), entre Raios X, Ultrassonografias e exames laboratoriais.



Produtores canavieiros da Paraíba ganham importante equipamento para avaliação de suas lavouras
A partir da próxima semana, a equipe do Departamento Técnico da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) inicia os ajustes em campo para, em breve, começar a atuar com a ajuda de um importante aliado para identificar à qualidade dos canaviais, as falhas que possam existir neles, a existência de ervas daninhas nas lavouras, entre outros detalhes. Trata-se de um drone, de última geração, com câmara térmica (infravermelho). O treinamento teórico da equipe da Associação que vai manusear o equipamento terminou nesta quinta-feira (04).
Participaram do curso, realizado pela empresa Drone Air, o Tecnólogo em Geoprocessamento, Thybério Luna, o Agrônomo, Alfredo Nogueira, e o Auxiliar de Topógrafo, Elton Batista. Durante dois dias, o instrutor Alessandro Silva mostrou todos os detalhes operacionais e técnicos do equipamento, com aulas teóricas e práticas.
“Na próxima semana, a gente começa a realizar os ajustes técnicos em campo e, a partir daí, faremos um cronograma de visitas às propriedades para uso do drone como ferramenta de apoio aos nossos associados”, destaca Thybério. Ele relata um episódio recente de uma indústria paraibana que com o uso do drone identificou uma falha em meio ao seu canavial e interviu no local antes que esse problema causasse maiores estragos na plantação.
“É isso que buscamos com essa nova ferramenta. Ajudar aos nossos associados a identificarem, através das imagens captadas, falhas e problemas de forma mais ágil, rápida e eficaz”, reitera o diretor do DETEC da Asplan, Neto Siqueira. Ele adianta que o associado que tiver interesse em fazer uso deste novo serviço, deve solicitar um agendamento no Departamento Técnico. “Como temos muitos associados é há toda uma logística para utilização do equipamento, precisamos dessa ordenação”, justifica ele.





Ferramenta de conectividade garante acesso a imagens da propriedade para melhor orientar produtores na aplicação de fertilizantes
Imagina poder se guiar via imagens de satélite para melhor acompanhar e monitorar a necessidade de aplicação de fertilizantes. Essa realidade não é mais novidade e já é vivenciada há algum tempo no campo com resultados muito positivos e nesta quarta-feira (03), um grupo de produtores de cana-de-açúcar participou de uma apresentação sobre uma nova tecnologia. Representantes da Yara Internacional estiveram na Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) para mostrar como a Atfarm, uma Ferramenta de Conectividade de marca própria, também pode ser uma boa aliada do produtor, orientando-o a melhor definir e direcionar a aplicação de fertilizantes.
O Engenheiro Agrônomo e Senior Technical Sales Consultant da Yara Internacional, Ênio Meneses, o Animal and Nutrition Sales Representantive, Damião Souza e o agrônomo José Augusto Neto foram os responsáveis por essa apresentação. “Em relação a essa ação, podemos dizer que tratou-se de uma apresentação prática de da Yara Internacional, para mostrar a Atfarm”, destaca Ênio. Segundo ele, essa ferramenta foi disponibilizada para cadastramento dos associados da ASPLAN, com objetivo de liberar acessos de imagens via satélite para acompanhamento e monitoramento de talhões para geração de mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados com alta qualidade.
Ele adiantou ainda que clientes Yara terão acesso mais amplo às informações e treinamentos da equipe de negócios da empresa, mas que os produtores canavieiros paraibanos associados que não sejam ainda clientes da Yara também podem conhecer a tecnologia e testar suas vantagens. Sobre os fertilizantes nitrogenados com alta qualidade ele destaca o YaraBela, YaraMila e YaraVita.
Para o diretor do Departamento Técnico da Asplan, Neto Siqueira, que assistiu a apresentação na manhã desta quarta-feira, o treinamento foi muito importante. “Essa é mais uma ferramenta para agricultura de precisão que é fundamental para tecnificar, ainda mais, nossos canaviais. É a tecnologia ajudando o produtor a melhorar produtividade, gerir melhor os custos e avançar na otimização de resultados”, destaca o diretor do DETEC.




Foi um evento lindo, cheio de boa energia que acendeu a militância que vai reconstruir a PB e o Brasil diz Jeová sobre evento com Lula em CG
Não teve forró, mas teve sanfona entoando o Hino Nacional Brasileiro no Parque do Povo. Não era festa junina em Campina Grande, mas tinha muita gente, alegria e energia boa. No lugar de expressões formando armas e incitando à violência, teve mãos que formaram corações e muita tranquilidade. Essa foi à tônica do ‘Movimento Vamos Juntos pelo Brasil’ que trouxe à Paraíba, nesta terça-feira (02), a maior liderança viva da história política do Brasil: Luis Inácio Lula da Silva.
“Hoje foi um dia histórico, foi lindo e emocionante, foi um marco que acendeu a militância e deu início a caminhada da vitória que vai eleger Lula, presidente, Ricardo Senador, Veneziano, Governador e muitos outros companheiros que irão resgatar o verdadeiro sentido de se fazer política que deve ser exercida com o firme propósito de mudar a vida das pessoas para melhor, especialmente, as mais humildes”, disse o deputado estadual e primeiro suplente de Senador, na chapa de Ricardo Coutinho, Jeová Campos.
No evento, que teve falas do ex-governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado Federal, Ricardo Coutinho, do pré-candidato ao governo da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, dos senadores Randolfe Rodrigues e Lindbergh Farias e até uma dancinha improvisada da esposa de Lula, Janja, o candidato do PT e de outros sete partidos coligados, reiterou seu compromisso com o país, com o povo brasileiro, com a democracia, com os movimentos sociais, com a cultura, educação e saúde dos brasileiros. “Companheiros e companheiras o que vocês estão recebendo não é água da chuva, mas lágrimas de alegria dos anjos que estão comemorando antecipadamente o resultado destas eleições”, disse Lula abrindo seu discurso, num a referência a chuva que caia em meio à multidão que esteve no Parque do Povo.
Ele reiterou que a luta nestas eleições é contra o fascismo, contra aqueles que não se abalaram com a morte de milhares de pessoas na pandemia do Covid, contra os negacionistas, a fome que se instalou no país e contra o retrocesso. Lula agradeceu a Veneziano pela corajosa escolha de acolher sua candidatura, mesmo tendo seu partido candidato próprio e também a Ricardo Coutinho pela solidariedade e companheirismo de sempre, além do povo da Paraíba que sempre lhe confiou o voto e lhe deu expressiva vantagem em eleições passadas.
Lula lembrou de vários episódios que teve que enfrentar, mas, sustentou que a força do povo o fez resistir. “Eles nunca imaginavam que eu ia voltar com a vontade e força que tenho hoje, mas nenhum homem fica velho se tiver uma causa a defender e eu tenho várias causas a defender para o povo brasileiro”, disse ele. Lula falou de sua infância pobre, do sofrimento com a seca que o fez fugir do interior de Pernambuco num pau de arara com sua mãe, destacou a importância das águas da Transposição para o Nordeste, disse que não aceita ver tanta gente passando fome e que esse problema é também do Governo. “São políticas públicas que resolvem esse problema e nós vamos resolvê-lo como já fizemos no passado”, afirmou Lula.
Sobre a polêmica das urnas eletrônicas, Lula disse que Bolsonaro não tem medo das urnas, mas do povo brasileiro. “Ele vai dar dinheiro para várias categorias tentando enganar o povo, se vocês receberem dinheiro, comprem comida, alimentem o filho de vocês, mas, não se iludam, pois essa ajuda é só até dezembro”, disse Lula, prometendo não privatizar a Caixa, o Banco do Brasil, resgatar o poder de compra do salário mínimo, ampliar a geração de empregos, realizar obras estruturantes em todo o país, resgatar o respeito da comunidade internacional que foi perdido com o atual governo e estimular o empreendedorismo de pequenas e médias empresas através do BNDES.
“A gente vai voltar a sorrir. Eu não quero mentir para vocês. Posso parecer bem mais novo, mas eu tenho 76 anos de idade e acabei de casar. Um cara que tem essa idade, que se apaixonou na cadeia, que escreveu 580 cartas para sua amada, que jurou amor eterno e estou dizendo por que esse é o casamento que quero fazer com o povo brasileiro. Quero dedicar quatro anos de minha vida para provar que um torneiro mecânico é capaz de reconstruir um país destruído por doutores. Quero voltar a ver os aeroportos lotados de gente novamente. As pessoas mais humildes gostam de coisas boas também e merecem ter uma vida digna com oportunidades e no nosso governo voltarão a ter. Eu estou nessa porque quero ver esse país sorrir de novo. Eu tenho 76 anos, mas energia de 30 anos”, disse Lula. Ele encerrou o discurso dizendo que o candidato a governador dele na Paraíba é Veneziano e o Senador, é Ricardo Coutinho.

Jeová Campos cumpre primeiro compromisso político na cidade de Patos como suplente de Ricardo Coutinho ao Senado
O Sertão paraibano está dando demonstrações de que as candidaturas que estão apoiando a volta de Lula ao Palácio do Planalto e que defendem a Democracia ganham cada dia mais força e apoios. Na sexta-feira (29), isso ficou evidenciado em Cajazeiras, durante encontro com o pré-candidato ao Senado, Ricardo Coutinho (PT) que, naquele dia anunciou o nome do deputado estadual Jeová Campos (PT) para sua primeira suplência. E neste sábado (30), na cidade de Patos, isso mais uma vez foi destacado, durante plenária com a militância e apoiadores durante reunião do Comitê Popular de Luta e Defesa do Brasil Contra a Miséria. O evento que começou à tarde e acabou à noite, aconteceu na sede da Câmara Municipal e marcou o primeiro compromisso de campanha de Jeová como primeiro suplente ao Senado.
“Foi um encontro muito produtivo e bastante representativo, onde reiteramos o compromisso de defender e trabalhar pela candidatura de Lula, debatemos estratégias de ação e que reuniu expressivas lideranças e militância. Saio daqui confiante que estamos ampliando horizontes e ganhando importantes apoios nesta caminhada”, disse o deputado, agora candidato como primeiro suplente na chapa de Ricardo Coutinho ao Senado Federal.
Participaram do encontro a deputada paraibana Cida Ramos, a pré-candidata a deputada estadual, Ana Célia, os pré-candidatos a deputado estadual, Marcos Henriques, e a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Lenildo Morais, além de várias lideranças e representantes de entidades, sindicatos e ONGs da região.
Deputado Jeová Campos convida militância para encontro com Lula em Campina Grande no dia 02 de agosto
“Todas as pessoas que acreditam e defendem a democracia, que lutam contra as injustiças sociais, a carestia, a fome e que querem de volta um país soberano e de inclusão social, devem se irmanar no próximo dia 02 de agosto, em torno deste grande projeto que tem como referência Luis Inácio Lula da Silva”, afirmou o deputado estadual paraibano, Jeová Campos (PT). Um dos coordenadores da campanha de Lula no estado, o parlamentar confirmou nesta terça-feira (26) que por uma questão de logística o ex-presidente Lula (PT) não virá mais para João Pessoa, no dia 4, como havia sido anteriormente divulgado.
“Por uma questão de logística, já que a agenda de Lula inclui outros compromissos neste dia, a visita do candidato do Partido dos Trabalhadores e das forças democráticas à Presidência da República à Paraíba acontecerá em Campina Grande e não mais em João Pessoa”, reiterou Jeová, convidando toda a militância para fazer uma festa bem bonita no Parque do Povo. “Vamos receber o candidato que pode resgatar nosso país e fazer o povo voltar a sorrir. Vamos receber com alegria e entusiasmo o melhor presidente da história do Brasil”, finalizou Jeová.

Time da Transnacional ganha de 5×0 do Nacional e continua na disputa nacional da Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society
O placar de 5×0 já é um bom indicativo, mas, poderia ter sido ainda maior caso os jogadores da Transnacional não tivessem perdido boas chances de finalizar a jogada, mas, garantiu a vitória folgada para o time de futebol da empresa de ônibus de João Pessoa que jogou na fase do ‘mata-mata’ nacional da Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society em Campina Grande, contra o time da Nacional, no último domingo (24). A equipe vencedora continua apta a disputar a etapa nacional da competição que agora vai ser disputada com times de outros estados, sendo a primeira partida contra um time da cidade de Caruaru (PE). Essa competição é direcionada, exclusivamente, para os trabalhadores do setor de transporte. Vale destacar que tanto a Transnacional, quanto a Nacional são empresas que integram o Grupo Empresarial A. Cândido, que atua não apenas na Paraíba, mas em outros estados do Nordeste.
“Fizemos uma boa campanha em todas as etapas da competição, inclusive, ganhando todos os jogos das quartas de final e da semifinal e estávamos confiantes na vitória que poderia ter tido com um placar ainda mais folgado caso a gente não perdesse várias oportunidades de finalizar o gol, mas, o resultado final refletiu a condição do time e o talento dos jogadores e o bom é que continuamos na disputa”, destaca o técnico da Transnacional, Péricles Ferreira (Pepé). Segundo Pepé, a fase agora é de enfrentamento de equipes campeã contra campeã de outros estados. “sabemos que o próximo jogo será contra uma equipe de Caruaru, mas ainda não divulgaram qual será a equipe, nem quando acontecerá o jogo”, destaca o técnico da Transnacional.
A equipe campeã foi formada pelos jogadores: Matheus, Elves, Gera, Vaniclécio (Clécio), Josuel (Sininho), Júlio, Washington, Manel, Marcinho, Joalizon e Gilmar, além dos goleiros Vitor e Luís. Além do técnico Pepé, a equipe contou ainda cokm apoio do Auxiliar Técnico, João Paulo Simão. Os gols foram marcados por Washignton que marcou dois, Josuel que marcou mais dois e outro de Vaniclécio.
Retrospectiva e Fases
Na fase de grupo da etapa local, o time da Transnacional disputou jogos com o time da Brinks, vencendo de 10×0 e com o São Sebastião, com um placar de 4×0. Nas quartas de final, o time enfrentou a equipe da Preserve, vencendo de 4×1 e na semifinal, a disputa foi com o time da empresa Santa Maria, que também integra o Grupo A. Cândido, com um placar de 4×0 e na final foi contra a equipe da Fedex J&J por um placar de 4×1, sagrando-se campeão da fase local, etapa João Pessoa. A diretora da Transnacional, Lorena Dantas, parabenizou os jogadores.
O Futebol 7 Society é uma modalidade em que cada equipe conta com sete jogadores em campo – seis na linha e um no gol. As partidas contam com dois árbitros e têm duração de dois tempos de 25 minutos corridos cada, além de dez minutos de intervalo para descanso e orientação dos times. A modalidade surgiu, oficialmente, em 1996. As partidas da Copa SEST SENAT seguem as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol 7 Society vigentes e são disputadas em duas etapas: a local e a nacional.
Na fase local, as unidades fizeram um campeonato regional, com partidas jogadas no período de abril a julho de 2022. Na fase nacional, os campeões dos campeonatos regionais, representando as unidades, disputam entre si,em regime de eliminatória simples (mata-mata). Quem for passando vai carimbando o time para participar da grande final que será disputada no dia 6 de novembro de 2022, em Ponta Grossa (PR).
Asplan participa da Global Agribusiness Fórum 2022
A quinta edição do Global Agribusiness Fórum (GAF), que está acontecendo nesta segunda-feira (25) e amanhã, no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo, tem a participação da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), através do 1º vice-presidente da entidade, Pedro Neto. O evento que debate o tema central “Segurança Alimentar, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade”, foi aberto pelo presidente Jair Bolsonaro, que acompanhado de vários ministros e autoridades, reiterou a importância do agronegócio para a economia e desenvolvimento do Brasil.
Neste ano, na quinta edição do evento, estão sendo debatidos vários temas ligados ao mundo agro, a exemplo dos desafios agrícolas de alimentar o mundo até 2050; biotecnologia, segurança alimentar e sustentabilidade; economia circular e redução de resíduos alimentares; ambiente de negócios e acesso ao mercado; perspectiva global até 2050; o desafio da produção sustentável em uma época de conflito; o futuro do comércio mundial; os biocombustíveis e o futuro da mobilidade; e a complementaridade entre agricultura familiar e empresarial, entre outros.
“Esse evento é considerado um dos principais encontros do agro em nível internacional, reúne representantes de toda a cadeia produtiva e de comercialização, que debatem questões de importância para o desenvolvimento e crescimento do setor e é importante que a Asplan tenha alguém acompanhando esses fóruns até para que a gente se alinhe ao que está acontecendo não apenas no Brasil, mas no resto do mundo”, afirma Pedro Neto, destacando que ‘o Brasil terá status de Arábia Saudita dos alimentos, num futuro próximo’. “Temos bastante área, tecnologia, conhecimento e tradição no campo e produção agrícola diferenciada e isso nos conduzirá, sem dúvida, a essa posição”, reitera o dirigente da Asplan.
Sobre o evento
O Global Agribusiness Fórum é promovido pela Sociedade Brasileira Rural (SRB), Associação dos Produtores de Milho do Brasil (Abramilho), Aliança Internacional do Milho (Maizall), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Fórum Nacional Sucroenergético, União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e consultoria agrícola Datagro.


161 atendimentos, 17 cirurgias e 27 acidentados marcam plantão do final de semana na Emergência e Urgência do Hospital de Patos
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) neste final de semana foi marcado por 161 atendimentos, 17 cirurgias, sendo 16 delas de emergência, e 27 pessoas acidentadas. O maior volume de atendimentos foi no plantão do dia 23, quando 73 pessoas foram atendidas. No domingo, outras 66 pessoas deram entrada na unidade e das 18h até a meia noite da sexta-feira, outros 22 atendimentos foram registrados. Apesar dos dados expressivos, em relação aos atendimentos o hospital teve queda de 14% na urgência e emergência e de 7% nos sinistros de trânsito em relação aos números do final de semana passado.
Das 27 pessoas que deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, 20 delas foram decorrentes de acidentes com motos e sete por acidentes com automóvel. Dos acidentados, cinco precisaram ficar internados para cuidados posteriores. A maior parte dos acidentados foi da cidade de Patos, com 10 pessoas no total, mas o hospital recebeu pacientes de Água Branca, Cacimbas, Ibiara, Mãe D´água, Nova Olinda, Olho D’água, Santa Luzia, São José do Bonfim, Sousa, Desterro, Piancó, Princesa Isabel e até um acidentado vindo da cidade de Afogados da Ingazeira, localizada em Pernambuco.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos e automóveis, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, contusão diversa/pancada, acidente com animal peçonhento ou raivoso, náusea e vômito, dificuldade de respirar, queda de nível, dor no peito, entre outros motivos.












