Author: administrador
Hospital de Patos tem prescrição de medicamento 100% eletrônica para toda a unidade o que garante maior segurança para pacientes
A prescrição 100% eletrônica para medicamentos, padronizada no hospital inteiro, já é uma realidade no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). Isso, graças ao projeto do Hospital Oswaldo Cruz de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP)- pelo PROADI-SUS do Ministério da Saúde, que também trabalhou os processos da cadeia medicamentosa da unidade. Nesta quinta-feira (29), a Farmacêutica Tatiana Francelino, representante do Hospital Oswaldo Cruz, fez um a visita técnica no hospital e identificou avanços nos processos e fluxos da cadeia medicamentosa.
“Agora, vamos seguir com a implantação do protocolo de sepse e a dispensação rápida do antimicrobiano para que o paciente tenha ainda mais segurança de receber todos os cuidados no tempo certo. No geral, foi muito positiva a evolução que vimos aqui no Hospital Regional de Patos na nossa visita. Fiquei muito feliz com os avanços”, disse Tatiana.
A farmacêutica explica que a prescrição eletrônica para 100% dos pacientes, padronizadas no hospital inteiro, permite uma assistência mais segura e evita erros como ilegibilidade ou falta de informações. “Também constatamos na visita que os medicamentos de alta vigilância estão todos identificados, sinalizando os riscos para os profissionais de Enfermagem, o que proporciona uma administração ainda mais segura desses medicamentos”, complementou Tatiana Francelino.
A Responsável Técnica da Enfermagem do Hospital, Josineide Ramalho, reitera a importância do projeto nos processos de melhoria contínua da unidade. “Todos os avanços do projeto foram imprescindíveis na melhoria da assistência prestada aos nossos pacientes, impactando diretamente na agilidade dos processos da assistência, gerando uma resposta mais ágil, eficiente e humanizada, o que caracteriza a missão de nossa instituição, além de aperfeiçoar os fluxos de trabalho, gerando mais satisfação e dando mais segurança à equipe”, destaca Josineide. Além destas melhorias, ela lembra que com esse projeto o hospital conseguiu avançar com outros protocolos em áreas como a Urgência e Emergência, Bloco Cirúrgico e ainda nas UTIs.







Equipe do Projeto AMAR faz vistoria técnica no Hospital Regional de Patos onde será construído um espaço e instalado acelerador linear
A equipe do Projeto AMAR realizou, na última terça-feira (27), uma visita técnica ao Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), onde será instalado o acelerador linear com bracterapia que vai possibilitar que os pacientes oncológicos assistidos pela unidade, através do Hospital do Bem, possam ter uma assistência completa, também com a disponibilidade de Radioterapia. Em fase final de elaboração de projeto, a obra vai abrigar o novo equipamento. O imóvel será construído ao lado do Hospital do Bem, numa área onde funcionava o estacionamento interno da unidade. Somente na cidade de Patos, o Governo da Paraíba, com apoio do BID, investirá cerca de R$ 30 milhões com o projeto AMAR.
“O projeto AMAR chega para melhorar a assistência em saúde no Estado da Paraíba, não somente em infraestrutura, mas também na aquisição de equipamentos médicos hospitalares e equipamentos de informática, possibilitando modificações significativas em várias unidades de saúde, sendo a de Patos, com a construção do espaço e aquisição do acelerador linear uma das mais significativas”, destaca a representante do Projeto, Rosa Márcia.
A oncologista do Hospital do Bem, Nayarah Xavier, reitera a importância da implantação do serviço de Radioterapia. “Estou há cinco anos no Hospital do Bem, desde sua inauguração, e é muito gratificante saber que teremos também um acelerador linear que vai impactar positivamente a vida dos pacientes. Hoje, a gente já modifica positivamente a vida deles, com a quimioterapia e outros serviços, e somando-se a radioterapia a gente poderá ampliar a gama de assistência e ofertar um tratamento completo no âmbito de nossa unidade”, afirma a médica. Atualmente, os pacientes que precisam fazer radioterapia são encaminhados para unidades referência em Campina Grande ou João Pessoa.
O Engenheiro do Complexo de Patos, Robson Viana, acompanhou a visita técnica desta terça-feira que contou com a participação do Gerente de Obras do Projeto AMAR, Rafael Nóbrega e do Engenheiro do Projeto, Nelson Filho. Eles vistoriaram a área onde será edificado o imóvel que abrigará o acelerador. “Essa é uma obra bem complexa, com exigências de materiais e acabamento diferenciados em função das exigências técnicas de uso do equipamento”, lembrou Robson.





Hospital de Patos realizou 262 atendimentos e 33 cirurgias neste feriadão de São João
O plantão do feriado de São João, que compreendeu o período entre a quinta-feira (22) ate o domingo (25), foi bem movimentado na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). A unidade registrou o atendimento a 262 pessoas, das quais, 36 vítimas de sinistros de trânsito. Os dados deste final de semana prolongado mostram ainda que a unidade realizou 33 cirurgias, sendo 21 delas de urgência e 12 eletivas.
O maior número de atendimentos foi no plantão do sábado, quando 87 pessoas deram entrada no hospital, seguido do plantão de sexta-feira, quando outras 80 pessoas foram atendidas. No domingo mais 73 pessoas passaram pela Urgência e Emergência da unidade e entre as 18h da quinta-feira até a meia noite do mesmo dia, outras 22 pessoas foram atendidas,
Das 36 vítimas de sinistros de trânsito boa parte, ou seja, 26 delas, foram pessoas que estavam em motocicletas. Outras cinco estavam em carros, quatro foram vítimas de atropelamento e uma de acidente com bicicleta. A maior parte das vítimas de sinistros de trânsito foi da cidade de Patos, com 16 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Catingueira, Conceição, Coremas, Desterro, Emas, Imaculada, Malta, Matureia, São Bentinho, São Bento, Vista Serrana, Santa Luzia e Sousa.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste feriadão de São João foram de pacientes com dores diversas, quedas, pancadas, hipotenção, hipertensão, intoxicação, fratura, cefaleia, mordida de animais, entre outros motivos.
Dos 33 procedimentos cirúrgicos, a maior parte foi de Cirurgias Ortopédicas, com 15 casos, sete de Cirurgias Gerais, cinco Vasculares, duas Oncológicas, duas Buco-Maxilo, uma torácica e uma Urológica.
“Foi um plantão de feriadão, portanto, mais extenso, mas dentro da normalidade, inclusive mantendo a média de atendimentos de finais de semana normais e ainda tivemos o apoio do Posto Médico instalado no Terreiro do Forró que resolveu lá mesmo muitas das demandas que viriam para cá caso não tivéssemos esse aporte de assistência externo”, destaca o Diretor Geral do Complexo, Francisco Guedes.






Posto Médico do Governo do Estado no São João de Patos realizou 133 atendimentos e 17 transferências nos cinco dias de festa
A boa retaguarda de atendimento médico montada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Posto de Pronto Atendimento no Terreiro do Forró, em Patos, garantiu assistência médica a 133 pacientes e contabilizou 17 transferências. Esse foi o balanço dos atendimentos do Posto entre os dias 19 e 23 de junho, nos cinco dias de festas oficiais promovida pela Prefeitura Municipal. O Posto Médico funcionou das 20h às 3h da manhã, com equipe multidisciplinar do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, que integra a rede estadual de saúde.
No Posto instalado no Terreiro do Forró, onde se apresentaram as atrações musicais do São João, as principais causas de atendimentos foram intoxicação alcoólica, crise de ansiedade, vômito, náusea, agressão física, dor de cabeça, crise hipertensiva, vertigem, sincope, hipotenção, lombalgia, hipoglicemia, epigastralgia, processo alérgico, libação alcoólica, acidente com objeto perfuro/cortante, infarto com supra, abdômen agudo e crise asmática.
No local havia disposição de insumos e equipamentos, medicamentos, macas e cadeiras e uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e duas ambulâncias de apoio, sendo uma do Programa Coração Paraibano, com equipes que removeram os 17 pacientes que precisaram de assistência mais complexa.
O secretário de Estado de Saúde, Jhony Bezerra, que prestigiou a abertura do Posto em seu primeiro dia de funcionamento, destacou a importância da iniciativa. “Esta foi mais uma maneira de o Estado prestar assistência em saúde à população, sobretudo a que esteve concentrada nas tradicionais festas juninas do interior”, disse ele, lembrando que a Secretaria de Estado da Saúde esteve de forma presencial nos maiores festejos da Paraíba, a exemplo do São João de Patos, Bananeiras, Campina Grande, Monteiro, Piancó e Santa Luzia.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, avaliou como muito positiva a ação. “Foram dias de muitos desafios para a nossa equipe, de uma logística que exigiu bastante comprometimento de todos os envolvidos, mas, que deu muito certo e foi importante para a população que pôde contar com uma assistência médica de pronto atendimento no espaço onde era realizada a festa e isso fez toda a diferença na assistência prestada”, disse o diretor, agradecendo as equipes e profissionais que tornaram um sucesso essa iniciativa do Governo do Estado.
Francisco destacou ainda que a ação no Posto Médico não interferiu na rotina do hospital porque não houve alteração nas escalas da unidade em função deste trabalho externo. “Montamos a equipe sem mexer nas nossas escalas de plantões da semana, de forma que nada mudou em nossa rotina hospitalar. Isso, aliás, desafogou a nossa emergência já que muitos casos que viriam para a unidade foram resolvidos lá no Posto Médico”, finalizou o diretor do CHRDJC.









Emergência e Urgência do Hospital de Patos atendeu 180 pessoas neste final de semana
O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) deste final de semana registrou o atendimento de 180 pessoas. Entre às 18h da sexta-feira (16) até a meia noite deste domingo (18), a unidade realizou ainda 17 procedimentos cirúrgicos, sendo 13 e urgência e quatro eletivos. Foram oito cirurgias ortopédicas, sete gerais, uma vascular e outra buço-maxilo.
O plantão de maior movimento foi o do sábado, quando 84 pessoas deram entrada, seguido do de domingo, com outros 73 pacientes e das 18h a meia noite da sexta-feira, mais 23 pessoas foram atendidas, totalizando 180 atendimentos. Destas, 18 pessoas deram entrada por causa de sinistros de trânsito, sendo 13 por motocicletas, quatro de automóvel e uma de bicicleta.
A maior parte dos acidentados foi de Patos, com onze registros, mas o hospital atendeu ainda pacientes das cidades de Água Branca, Desterro, Santa Teresinha, São Mamede e Vista Serrana. Dos 18 acidentados, seis precisaram ficar internados para cuidados posteriores.
Na emergência, além dos casos envolvendo os sinistros de trânsito, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores, quedas, mal estar, mordida de animais, traumas, pancadas, entre outra intercorrências.




João Pessoa é a primeira capital do Nordeste a incorporar em sua frota urbana veículos com a tecnologia Euro 6
Na última quinta-feira (15), João Pessoa não ganhou apenas mais 20 ônibus zero quilômetro, que somados aos 20 veículos entregues mês passado, representam uma renovação de 20% da frota operante. A capital paraibana passou a dispor do que há de mais moderno em tecnologia veicular em transporte coletivo. Trata-se dos veículos Euro 6 com exclusiva tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz que foram adquiridos pelo Grupo A.Cândido, representante das empresas de transporte coletivo urbano Transnacional e Santa Maria.
A compra das unidades Euro 6 pelo Grupo A.Cândido coloca a Paraíba como segundo estado do Nordeste a contar com ônibus com a nova tecnologia – o primeiro é o estado do Ceará. Mas, como as primeiras unidades cearenses são de empresas que operam no setor metropolitano, João Pessoa se tornou a primeira capital nordestina a receber veículos Euro 6 e também a segunda capital brasileira a receber Euro 6, sendo a primeira o Rio de Janeiro.
Os novos ônibus da Transnacional irão circular, a partir desta segunda-feira (19), nas linhas 202-Geisel/Av. São Judas Tadeu, 204-Cristo Redentor, 301-Mangabeira/Pedro II, 302-Cidade Verde, 517-Mangabeira/Epitácio Pessoa, 1500-Circular, 3200-Circula e 5100-Circular. Na Santa Maria os veículos circularão na 116-Colinas do Sul, 523-Colinas do Sul/Epitácio Pessoa, 1510-Circular (UFPB/Unipê) e 5110-Circular (Epitácio Pessoa).
O Diretor do Grupo A.Cândido, Alberto Pereira, destaca a importância da renovação de frota com esses veículos de tecnologia inovadora e lembra que o Grupo já desenvolve um Programa que também contribuiu com a redução de emissão de poluentes. “Nós já desenvolvemos o Programa Operador Sustentável que estimula a adoção de boas práticas de dirigibilidade pelos nossos operadores que agora ganham um reforço significativo de proteção ao meio ambiente com a incorporação destes novos veículos que trazem essa tecnologia Euro 6”, reitera o empresário.
Essas novas versões de motores a diesel Euro 6 foram desenvolvidas para a realidade brasileira, sendo amplamente testadas em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e ainda em ruas e estradas. Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova e cerca de 250 protótipos de motores.
Sobre a tecnologia BlueTec 6
Ela é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes. Os veículos com tecnologia BlueTec 6 também são equipados com um novo On Board Diagnostics (OBD). O objetivo é evitar adulterações e facilitar o reparo de falhas relacionadas a emissões. Esse componente detecta falhas e alerta o motorista, armazena códigos de falhas e restringe o desempenho do motor.
Com informações do





Complexo de Patos montará Posto Médico no Terreiro do Forró com funcionamento durante os cinco dias da festa de São João
Um dos maiores polos de diversão e festa da Paraíba durante o período junino, a cidade de Patos atrai milhares de pessoas que vêm comemorar o São João na cidade. E, neste ano, de forma pioneira, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) vai montar no Terreiro do Forró, onde é realizado o evento, um Posto Médico para atendimento de baixa complexidade com suporte veicular para remoção para o hospital caso haja necessidade de procedimentos mais complexos. A iniciativa de disponibilizar o serviço é do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, e contemplará outros polos festivos na Paraíba, a exemplo de Campina Grande.
No local, quem precisar de atendimento contará com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos, coordenadores de enfermagem, segurança, além da equipe completa de uma ambulância que ficará de prontidão para fazer a remoção de pessoas para o hospital que precisem de socorro mais complexos. Nesta quinta-feira, o Diretor Geral do Complexo, Francisco Guedes, se reuniu com as coordenadoras de Enfermagem e com o Diretor Técnico do hospital, Dr. Pedro Augusto para definir a formação da equipe e logística de funcionamento do serviço.
Dr. Pedro Augusto explica a importância da disponibilidade deste serviço no Terreiro do Forró. “Essa área da festa tem um giro populacional muito grande e isso, por si só, já é um fator preponderante para a necessidade de socorro circunstancial. E este ano, além do posto da Prefeitura, as pessoas que irão participar da festa terão ainda outra opção de atendimento médico, noutra área do Terreiro do Forró, com suporte para assistência clínica e primeiros socorros”, afirma o médico, lembrando que a equipe terá condições de tratar de dores, intoxicação alcoólica, assistência a traumas, como cortes, crises hipertensivas e outras intercorrências. O posto ficará localizado próximo ao Coreto 1.
Diariamente, o posto será reabastecido com medicamentos e materiais para pronto atendimento e que cerca de 15 pessoas comporão, por dia, a equipe que irá ficar lotada no posto, que funcionará sem interrupção das 19h até às 3 horas da madrugada. “A orientação da SES foi que montássemos esse serviço para funcionar nas noites de festas e já estamos com equipe e logística definida, escalas fechadas e prontos para começar na segunda, no primeiro dia da festa”, disse o diretor. O São João de Patos acontecerá do dia 19 a 23 de junho, com atrações nacionais, regionais e locais.
Patrimônio Cultural
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta quarta-feira (14), Projeto de Lei que reconhece o São João de Patos como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba. O PL Nº 617/2023 é de autoria da deputada estadual, Francisca Motta e segue agora para sanção do governador.




Representantes de entidades canavieiras se reúnem em Brasília para pedir aos parlamentares mais celeridade na tramitação do PL do CBIOs
Projeto de Lei 3.941/2020, que inclui o produtor rural fornecedor de matéria- prima dentro da Política Nacional e Biocombustíveis (RenovaBio), ainda tramita no Congresso e os representantes das entidades canavieiras estão se mobilizando para pedir mais celeridade dos parlamentares na apreciação da matéria. Nesta quarta-feira (14), o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, se reuniu, em Brasília, com o senador Efraim Morais e deputados para solicitar especial atenção ao PL. O senador paraibano é o autor do Projeto de inclusão dos produtores no recebimento de CBIOs.
“Nós tivemos reuniões muito importantes, nas quais lembramos aos parlamentares a importância da aprovação do PL, e tivemos respostas positivas em relação a esse pleito”, destaca José Inácio, lembrando que o Projeto, atualmente, encontra-se para ser votado na Comissão de Minas e Energia da Câmara, mas, ainda sem data para essa apreciação. “Esperamos que o PL passe nas comissões temáticas que e entre na pauta da Câmara o mais rápido possível, pois já estamos esperando há mais de três anos e não é justo que estejamos de fora do CBIOs por muito mais tempo”, disse o dirigente canavieiro que estava acompanhado de representantes de outras entidades ligadas ao setor, a exemplo da Associação de Pernambuco e da CNA.
José Inácio reitera que é preciso reparar essa injustiça com os produtores. “Grande parte das metas de descarbonização ocorre no campo, por meio de ações realizadas pelo produtor rural preservacionista, partindo da forma de cultivo da matéria-prima até o cumprimento da manutenção da sua Reserva Legal e das Áreas de Proteção Permanente em sua propriedade e não é justo que a gente, que desempenha esse importante papel, continue fora deste programa de recebimento do CBIOs”, afirma o dirigente da Asplan. O PL 3.941/2020 inclui o produtor pessoa física ou jurídica, que cultiva em terras próprias ou de terceiros, que explore a atividade agropecuária e destine a sua produção as usinas que fabricaram etanol exclusivamente ou não.
Homenagem
Além de participar de reuniões com parlamentares, o presidente da Asplan também prestigiou a Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao 25º Aniversário de fundação do jornal Folha de Pernambuco. “A Folha é um veículo de comunicação estratégico não apenas para Pernambuco, mas, para todo o Nordeste, e desempenha um importante papel no cenário da comunicação, como uma referência em jornalismo de qualidade, de forma que não poderia deixar de prestigiar esse momento ao lado do meu conterrâneo, o presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro”, finalizou José Inácio.





‘Arraiá do Bem’ reúne pacientes e funcionários do Hospital de Patos durante comemoração junina
Nesta quarta-feira (14), pacientes e funcionários do Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos com assistência oncológica, passaram uma tarde diferente. No lugar de tratamento medicamentoso, ambulatorial, cirúrgico ou quimioterápico eles participaram de um bom arrasta pé, com muito forró pé de serra, comidas típicas e bastante animação. O ‘Arraiá do Bem’ aconteceu num espaço cedido pelo Patos Shopping que foi decorado, especialmente, para a ocasião.
A oncologista da unidade, Dra. Nayarah Xavier, que estava vestida à caráter, recebia os pacientes e acompanhantes na entrada do espaço com calorosos abraços. Uma destas pacientes, a Sra. Rozita Liberato Ximenes, que veio acompanhada do neto, Geraldo Carlos, fez tratamento na unidade contra um câncer de pulmão. Atualmente, em remissão da doença, fazendo imunoterapia, ela destaca a importância do tratamento que recebeu da unidade. “A equipe do hospital é maravilhosa. Hoje, levo uma vida sem nenhuma restrição, tenho saúde e disposição e credito isso ao tratamento que recebi do hospital”, disse Dona Rozita, que mora em Patos e uma vez por mês vai ao hospital apenas pegar o medicamento Ggfitinibe, que é específico para a mutação que ela apresenta.
Além dos pacientes e funcionários, o ‘Arraiá do Bem’ também contou com a presença de prefeitos e gestores de saúde de municípios para os quais o hospital é referência. O prefeito de Santa Terezinha, Arimateia Camboim foi um dos que prestigiou o evento. “Primeiro quero parabenizar a direção do hospital pela iniciativa de comemorar os festejos juninos com seus pacientes e depois enaltecer a importância do trabalho desenvolvido pelo Hospital do Bem na assistência oncológica aos nossos pacientes. Com essa unidade aqui ganharam todos, os pacientes com um tratamento adequado e próximo de suas casas e nós gestores que temos uma assistência mais próxima de nossas cidades”, destacou o prefeito.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderlei, também prestigiou o momento, embora tenha chegado no finalzinho da festa em função de compromissos anteriores. “O Bem, o próprio nome já diz tudo. É uma unidade referência no tratamento oncológico no sertão que desempenha um papel muito importante não apenas para os pacientes de Patos mas, para todos os municípios do sertão para os quais ele é referência”, destacou Nabor, parabenizando a iniciativa de comemorar os festejos juninos com os pacientes.
“A proposta era levar alegria para nossos pacientes e nada mais oportuno que comemorar o São João, uma festividade que muito nos representa e nos alegra”, disse o diretor geral do CHRDJC, Francisco Guedes. Na ocasião, ele agradeceu a sua equipe que trabalhou muito para organizar e decorar o ambiente da festa, a Nutrição do hospital que preparou as iguarias típicas que foram degustadas à vontade durante a comemoração e a direção do Patos Shopping que cedeu o espaço para a comemoração.
E foi em ritmo de forró que funcionárias e pacientes se confraternizaram, dançaram e se alegraram no ‘Arraiá do Bem’, que teve ainda uma apresentação da quadrilha ‘Cactus do Sertão’, da cidade de Santa Luzia, do músico e cantor, Hudy Show, que trabalha no hospital como Fisioterapeuta e ainda de um trio de forró pé de serra. O Grupo ‘Amigas Viva a Vida’ que mantém uma casa de apoio para pacientes com câncer em Patos também participou do evento.















Feriadão aumentou demanda na Urgência e Emergência do Complexo de Patos que contabilizou 314 atendimentos
Com uma média de 70 atendimentos/dia nos finais de semana, com o feriadão de Corpus Christi a Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um aumento considerável de registros de entrada. O boletim de atendimentos da unidade entre a quinta-feira (08) e até a meia-noite deste domingo (11), quando se encerrou o feriadão, mostra que 314 pessoas deram entrada no hospital, sendo 28 delas vítimas de sinistro de trânsito. Neste período foram realizadas 39 cirurgias, sendo 22 de urgência e 17 eletiva.
Das 39 cirurgias realizadas, 15 foram ortopédicas, sete vascular, outras sete geral, seis oncológicas, duas torácicas, uma buço-maxilo e uma cirurgia reparadora. O plantão de maior movimento foi o de domingo, quando 80 pessoas foram atendidas, seguido do de sábado, quando outras 74 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência do Complexo. Na quinta-feira foram atendidas 92 pessoas e na sexta-feira da Paixão, plantão de menor movimento do feriadão, outras 68 pessoas deram entrada na unidade por causas diversas.
Dos 28 acidentados, 24 deles se envolveram com sinistros de motocicleta, mas o hospital atendeu ainda uma vítima de atropelamento, outra de acidente envolvendo automóvel e ainda dois acidentados com bicicletas. Dos acidentados, 23 homens e 16 mulheres, a maior parte deles foi da cidade de Patos, com 17 pessoas no total, mas, o hospital também atendeu pessoas das cidades de Bonito de Santa Fé, Cacimbas, Matureia, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Bento, São José de Espinharas, São José do Bonfim, Teixeira, São Mamede e Malta.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste feriadão de Corpus Christi foram de pacientes com dores diversas, dispneia retirada de corpo estranho, hipotensão, fratura, pancada, picadas de animais, hipertensão, AVC, entre outros fatores.





