O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, passou por uma extensa modificação no seu padrão de medição de energia elétrica. O serviço, feito em conjunto com a concessionária de energia da Paraíba, a Energisa, foi concluído nesta terça-feira (18). Com essa ação, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, modernizou-se as instalações internas, o que vai resolver problemas com oscilações de tensão, ampliando a vida útil de equipamentos e melhorando a dinâmica do hospital como um todo.
A Engenheira Eletricista da SES, Rosilene Farias, que coordenou os serviços de padronização da rede elétrica do hospital, lembra que o prédio é antigo e também as instalações. “O hospital de Coremas estava com sua rede elétrica interna e a rede de alimentação geral, desconforme com as normas gerais atuais. A instalação interna estava bastante desgastada, o que prejudicava o funcionamento dos equipamentos com constantes oscilações de tensão, colocando em risco os equipamentos e numa situação iminente de curtos circuitos”, destaca.
Num primeiro momento, segundo ela, a SES fez um levantamento na unidade para identificar o que era necessário atualizar e modernizar. “Começamos a correção pelos circuitos terminais, que foi a padronização dos circuitos de ar condicionado, desmembrando os circuitos de modo a que cada equipamento tivesse seu circuito próprio, restabelecendo o pleno e seguro funcionamento destes equipamentos, adequando-os as atuais normas elétricas brasileiras”, disse ela.
O transformador existente na unidade tem uma potência de 112,5 kVA, mas encontrava-se com o padrão de medição com condutores menores do que a capacidade do equipamento. “Isso motivou a notificação à concessionária de energia elétrica, a Energisa, para regularização desta desconformidade, o que aconteceu nesta terça-feira e, a partir daí, foi ativado um novo padrão de medição elétrica compatível com o transformador da unidade”, explica Rosilene. Para tanto, foram modificados os cabos elétricos, a caixa de medição e a proteção geral do transformador, deixando-o compatível, assegurando o fornecimento de uma corrente elétrica de melhor qualidade.
Para a diretora geral do hospital, Josielma Oliveira, a ação vai trazer inúmeros benefícios. “A gente convivia com muita oscilação de tensão, o que ocasionava queimas constantes de luzes, quebra e comprometimento de uso de equipamentos. E isso interferia na nossa dinâmica, o que não vai mais acontecer a partir desta padronização da rede”, destaca a diretora, lembrando que o hospital de Coremas foi fundado em 1985 e, nestes 38 anos de funcionamento, nunca tinha passado por uma intervenção na rede elétrica de tal dimensão. “Estamos muito felizes, pois, hoje, ligamos tudo sem ter o menor problema e o melhor é saber que daqui em diante não haverá mais oscilação de energia”, comemorou Josielma.






