No último sábado (18), os profissionais líderes das empresas de transporte urbano e fretamento do Grupo A.Cândido que atuam na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará voltaram a se reunir, desta vez, para trabalhar o tema “Gestão por resultados”. No penúltimo momento do projeto “Encontro de líderes” – já aconteceram três – gerentes, supervisores, coordenadores e chefes de setor se reuniram em João Pessoa com os diretores do Grupo, Alberto Pereira, Lorena Dantas e Larissa Nascimento e com o consultor de Desenvolvimento Humano, Maurício Xavier para refletir sobre tomada de decisões, responsabilização, modelo de gestão, padronização de processos e resultados.
“Todo o trabalho que nós estamos construindo é em prol do negócio, em prol do cliente, em prol da gente ter resultados cada vez melhores. E neste aspecto estamos escolhendo os melhores processos, adaptando-os a realidade de cada empresa, para termos um modelo de gestão universal do Grupo. Vamos ter organogramas por áreas, padronização de processos para termos previsibilidade, ou seja, o que faço e como faço. E dentro deste contexto, queremos ter líderes que tomem decisões não pelo que ele achar, mas por indicadores que são fundamentados para tomadas de decisões assertivas, sem causar prejuízos para a empresa, nem para seus clientes”, destacou o consultor em sua fala de abertura.
“É uma alegria e satisfação ter todos vocês aqui para dar continuidade a esse trabalho que vai assegurar que a gente continue sendo a melhor empresa do ramo de transporte, seja no urbano ou fretamento. Nós somos líderes de mercado e queremos continuar sendo. Nós começamos no urbano, há muitos anos, em 1973, com meu pai, Seu Argemiro, e mais recentemente, há 20 anos no fretamento, e desde o início fazemos tudo com muito amor e responsabilidade. E esse trabalho de consultoria e de formação de líderes está dentro deste propósito de continuar sendo referência no mercado”, disse o diretor Alberto Pereira no início dos trabalhos.
“A gente vem de um caminho de jornada de conhecimento. Começamos com o papel da liderança, passamos do líder, gestor de pessoas, gestor de processos e chegamos agora em gestão de resultados. E falando em resultado, o que a gente quer de resultado após todos esses encontros? Ter a equipe mais qualificada do mercado atendendo a nossa missão, que é essa de continuar sendo referência em transporte. E a gente agradece a vocês pela disponibilidade. A ideia é que cresçamos juntos e isso acontece quando vocês dão o melhor de si e a gente abre oportunidades”, ressaltou Lorena.
“Está sendo uma jornada incrível. Nesses dois últimos meses, muitos setores trabalharam bastante no desenvolvimento do que foi proposto, na estruturação dos processos, na revisão dos processos. Os setores que ainda não iniciaram, que ainda irão finalizar, a gente tem até dezembro para terminar esse projeto. E hoje, é um tema muito importante, um tema que acho que quem trabalha comigo sabe que eu adoro, que é resultado. E o resultado só é possível se a gente fizer tudo aquilo que a gente aprendeu até agora, que a gente revisou, o foco nas pessoas, nos processos e agora a gente caminha para o foco no resultado. Então que seja um dia incrível, que a gente esteja aberto a aprender, porque todo mundo consegue aprender alguma coisa e todo mundo consegue ensinar alguma coisa. Então, que a gente possa fazer do dia de hoje um momento de muita troca e muito aprendizado”, destacou Larissa, lembrando que o Grupo tem, atualmente, 1.400 motoristas e 70% deles já são motoristas sustentáveis.
Sobre gestão por resultados, o consultor lembrou que 2025 é o ano de estruturação dos processos e que em 2026 começa a implantação. “O modelo de gestão universal do Grupo A.Cândido é uma proposta de várias mãos que está definindo processos em cada empresa, em todas as áreas, para que todo mundo saiba o que fazer e como fazer, e não apenas fazer, mas também medir os seus indicadores, olhando para eles e com a pontuação de melhoria, porque a gente tem muito o que melhorar. Se nós alcançamos esse resultado que a gente tem até agora, o resultado da gente pode ser muito melhor”, reiterou Maurício.
Em relação a competência, o consultor lembrou que ela está atrelada ao resultado. “A gente mostra a nossa competência pelo resultado que a gente apresenta para a empresa. O resultado não é nosso, o resultado é da equipe. É fruto do trabalho dela. Agora o não resultado é do líder. Se ele alcançar resultado, o resultado é da equipe. E se ele não alcançar, de quem é? É dele. Porque ele tem que parar e dizer: o que eu deixei de fazer? O que eu não poderia ter feito? O que eu não vi? O que eu não acompanhei? E esse é o grande desafio da liderança de equipe. E fazer o certo é trabalhar de acordo com o processo. Aqui nessa empresa a gente não faz o que quer, quando quer e se quiser. A gente faz o que tem que ser feito”, reiterou ele.
O consultor lembrou ainda da última etapa do modelo de gestão, que são as reuniões de acompanhamento. “A gente não pode ter nenhuma área que não faça, principalmente, as reuniões de resultados, cada líder tem que ter seus indicadores e tem que avaliar o resultado que está dando para a empresa”, reforçou ele, lembrando que tudo o que acontece no dia a dia impacta nos resultados da empresa. “Os sistemas são interligados e não tem como um setor não impactar o outro. Tudo é sistémico e entender o papel de cada um dentro deste sistema é fundamental para a obtenção de bons resultados”, reforçou Maurício
Para o Coordenador Corporativo de Qualidade, Adilson Soares, o treinamento foi muito bom. “Com indicadores corretos, os gestores podem tomar uma decisão mais assertiva e nós reforçamos isso aqui no dia de hoje. As empresas que não adotam essa metodologia de indicadores de desempenho estão fadadas ao fracasso e a sair do mercado”, disse ele. Para o gerente operacional da Santa Maria, Rogério Vieira, esse módulo do projeto foi enriquecedor. “Essa metodologia de acompanhamento de resultados e definição de processos com certeza vai melhorar ainda mais nossa atuação no mercado. Até porque evoluir é uma questão fundamental para quem quer se manter rentável e sendo um referencial de empresa”, disse ele. Antônio Muniz, Supervisor de Manutenção, disse que esse encontro foi um divisor de águas para ele. “Eu já sabia que a questão da padronização dos processos e a necessidade da gestão de todos eles é fundamental para dar sustentabilidade ao negócio e hoje saio daqui com essa visão ainda mais aguçada”, disse ele.
A proposta do ‘Líderes em Ação’ é tornar a liderança do Grupo a mais qualificada do mercado, garantindo a sustentabilidade do negócio de modo sistematizado, com olhar nos custos, indicadores, buscando fazer sempre o melhor na área de atuação das empresas. “O grande líder de hoje é aquele que está aberto a aprender, a cooperar com o crescimento de todos, a mostrar resultados, a deixar o ego de lado, fazendo o certo e ele tem que conhecer os processos, porque é ele quem conduz as pessoas para os resultados e é isso que iremos cobrar de nossas lideranças”, finalizou o consultor, lembrando que em dezembro acontecerá o último módulo do projeto.



















