Grupo A.Cândido encerra etapa 2025 do projeto ‘Líderes em Ação’ trabalhando a temática ‘Comunicação’

No quinto e último módulo do projeto “Líderes em Ação” de 2025, realizado no último sábado (22), em João Pessoa, os profissionais líderes das empresas de transporte urbano e fretamento do Grupo A.Cândido, que atuam na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará trabalharam a temática ‘Comunicação Assertiva no Trabalho’. Gerentes, supervisores, coordenadores e chefes de setor estiveram reunidos com os diretores do Grupo, Alberto Pereira, Lorena Dantas e Larissa Nascimento e com o consultor de Desenvolvimento Humano, Maurício Xavier para debater como o Grupo se comunica nos dias atuais e o impacto que essa comunicação tem no âmbito das suas empresas.
“Na era da comunicação as empresas não estão preocupadas em fazer você falar bem, mas a falar certo. Não queremos oradores, queremos profissionais que falem certo, pouco e objetivamente. Comunicação boa tem a ver com clareza, objetividade e assertividade. As empresas precisam de líderes que dominem a comunicação e tenham responsabilidade com o que se está dizendo”, destacou o consultor, lembrando que o colaborador do Grupo A.Cândido não fala o que quer, quando quer e se quiser. “Numa empresa a gente fala em nome da empresa”, reforçou ele.
Maurício lembrou ainda que o mundo exige dos profissionais cada vez mais conhecimento e além disso uma postura adequada no ambiente de trabalho, sobretudo ao comunicar-se. “O que você está construindo com sua comunicação? No Grupo A.Cândido todos têm que ter uma comunicação clara, objetiva e responsável para construir confiança, confiabilidade e relações mais acolhedoras”, reforçou ele, lembrando que a comunicação da liderança precisa ser norteadora.
 “Há estudos que mostram que 90% da insatisfação de funcionários parte da liderança e não da empresa em si e nesse aspecto a comunicação tem papel primordial dai porque ela tem que ser feita com respeito, educação, objetividade e gentileza”, disse Maurício. Um detalhe importante foi lembrado pelo consultor. “A gente se comunica na empresa falando em nome do Grupo e isso não pode ser esquecido. O canal do Whatzapp também precisa ser utilizado de forma corporativa e isso se aplica a qualquer canal de comunicação. Mensagens curtas e claras, evitar áudios longos, respeitar o horário de trabalho são posturas que se espera dos líderes do Grupo”, reforçou Maurício.
“Se comunicar no Grupo A.Cândido é se comunicar com acolhimento, segurança e confiabilidade. Se todos se comunicarem assim, estaremos cumprindo nossa missão e preservando nossos valores. A gente tem que saber como se comunicar senão a gente cria muros ao invés de pontes”, disse Larissa, destacando que ano que vem terão mais novidades. “Vamos continuar nesta jornada transformando nossas empresas a partir das pessoas que as integram porque se eu quero ter a equipe mais qualificada do mercado, eu tenho que ser a gestora mais qualificada do mercado, o motorista tem que ser o melhor, o supervisor, o gerente, todos têm que ser”, disse Larissa Nascimento.
“Esse processo de avanços prescinde de tempo, necessita persistência e determinação e a gente não consegue isso sozinho. Cada módulo deste projeto foi pensado no futuro, num planejamento de longo prazo e para atingirmos os objetivos precisamos estar juntos e focados “, destacou Lorena Dantas, agradecendo a dedicação de todos os líderes que estiveram nos cinco módulos do projeto.
Alberto Nascimento lembrou que a atividade de transporte prescinde de união e, portanto, também de boa comunicação. “Não atuamos isoladamente, pois para o motorista sair da garagem ele precisou do mecânico, do trabalho do serviços gerais que limpou o ônibus, do tráfego que organizou a liberação dos carros, para receber salário é preciso o RH e a Contabilidade e assim por diante, então sempre atuamos em conjunto e nesta missão desafiadora, que é a de transportar gente, além de precisar estar unidos e alinhados também precisamos nos comunicar bem”, reforçou o diretor.
Para a gerente de RH de Natal, Maria Clara, o projeto foi enriquecedor. “Vivenciamos aqui momentos de alinhamento, de debates e tenho certeza que 2026 será incrível porque essa base na liderança está formada”, destacou ela. Para o Diretor Jurídico do Grupo, advogado Marcos Neto, essas reuniões foram muito importantes. “Elas foram fundamentais tanto para reafirmação da cultura do Grupo, como para conscientizar as lideranças sobre suas respectivas missões para que tenhamos empresas que façam o acolhimento, que transporte com segurança e que sejam absolutamente sustentáveis”, afirmou.
Alberto Pereira, diretor do Grupo A.Cândido
Larissa Nascimento, diretora do Grupo A.Cândido
Larissa Nascimento, Maria Clara e Lorena Dantas.
Líderes do Grupo A.Cândido que participaram da turma da manhã do treinamento do último sábado (22)
Lorena Dantas, Alberto Pereira e Larissa Nascimento, diretores do Grupo
Lorena Dantas, diretora do Grupo A.Cândido
Marcos Neto reforçou importância dos valores do Grupo
Maria Clara achou importante o projeto
O consultor Maurício Melo conduziu os cinco encontros do projeto
O encontro de Líderes aconteceu no sábadop, dia 22, na Blu’nelle, em João Pessoa
O projeto reuniu lideranças das empresas da PB, PE, RN e CE
Rolar para cima